PHP ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como retornar o dia da semana em PHP na forma abreviada e em português usando a função gmstrftime() e o sinalizador "%a"Quantidade de visualizações: 234 vezes |
Como retornar o dia da semana em PHP na forma abreviada e em português usando a função gmstrftime() e o sinalizador "%a" Nesta dica mostrarei um código que retorna o nome do dia da semana de forma abreviada e em português usando a função gmstrftime() combinada com o sinalizador "%a". O resultado será agora como "seg", "ter", "qua", etc. Veja o código PHP completo para o exemplo: <?php // obtemos o locale padrão $locale_anterior = setlocale(LC_ALL, NULL); // ajustamos o locale para português brasileiro setlocale(LC_ALL, "pt_BR"); // obtemos o dia da semana $dia_semana = gmstrftime("%a", time()); // voltamos o locale anterior setlocale(LC_ALL, $locale_anterior); // e mostramos o resultado echo "O dia da semana é: " . $dia_semana; ?> Ao executar este código PHP nós teremos o seguinte resultado: O dia da semana é: dom |
LISP ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas |
Como calcular a área de um círculo em LISP dado o raio do círculoQuantidade de visualizações: 1096 vezes |
A área de um círculo pode ser calculada por meio do produto entre a constante PI e a medida do raio ao quadrado (r2). Comece analisando a figura abaixo:![]() Sendo assim, temos a seguinte fórmula: ![]() Onde A é a área, PI equivale a 3,14 (aproximadamente) e r é o raio do círculo. O raio é a medida que vai do centro até um ponto da extremidade do círculo. O diâmetro é a medida equivalente ao dobro da medida do raio, passando pelo centro do círculo e dividindo-o em duas partes. A medida do diâmetro é 2 * Raio. Veja agora um código Common Lisp completo que calcula a área de um círculo mediante a informação do raio: ; Vamos definir as variáveis que vamos ; usar no programa (defvar raio) (defvar area) ; Este o programa principal (defun AreaCirculo() ; Vamos ler o raio do círculo (princ "Informe o raio do círculo: ") ; talvez o seu compilador não precise disso (force-output) ; atribui o valor lido à variável raio (setq raio (read)) ; calcula a área do círculo (setq area (* pi (expt raio 2))) ; E mostramos o resultado (format t "A área do círculo de raio ~F é ~F" raio area) ) ; Auto-executa a função AreaCirculo() (AreaCirculo) Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: Informe o raio do círculo: 5 A area do círculo de raio 5 é igual a 78.539816 A circunferência é um conjunto de pontos que estão a uma mesma distância do centro. Essa distância é conhecida como raio. A circunferência é estudada pela Geometria Analítica e, em geral, em um plano cartesiano. O círculo, que é formado pela circunferência e pelos infinitos pontos que preenchem seu interior, é estudado pela Geometria Plana, pois ele ocupa um espaço e pode ter sua área calculada, diferentemente da circunferência. |
C# ::: LINQ ::: LINQ to Objects |
Como retornar o menor elemento em um array de int em C# usando a função Min() do LINQQuantidade de visualizações: 1359 vezes |
Nesta dica mostrarei, em um exemplo bem simples, como podemos usar o método Min() do LINQ (Language-Integrated Query) do C# para retornar o menor elemento de um vetor de inteiros. Note que temos um vetor de int com os valores {5, 2, 8, 3, 0, 1} e o valor 0 deverá ser retornado como sendo o menor. Veja o código completo para o exemplo: using System; using System.Linq; namespace Estudos { class Principal { static void Main(string[] args) { // vamos construir um vetor de inteiros int[] valores = {5, 2, 8, 3, 0, 1}; // vamos obter o menor elemento do vetor int menor = valores.Min(); // vamos mostrar o resultado Console.WriteLine("O menor valor é: {0}", menor); Console.WriteLine("\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: O menor valor é: 0 Fique atento ao fato de que o método Min() pode atirar uma exceção do tipo InvalidOperation se o array ou coleção estiver vazia ou não incluir nenhum elemento que se encaixe nas condições testadas. Veja o resultado ao chamarmos este método em um vetor vazio: System.InvalidOperationException HResult=0x80131509 Message=Sequence contains no elements Source=System.Linq StackTrace: at System.Linq.ThrowHelper.ThrowNoElementsException() at System.Linq.Enumerable.Min(IEnumerable`1 source) at Estudos.Principal.Main(String[] args) in C:\estudos_c#\Estudos\Principal.cs:line 11 |
C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como testar a ocorrência de uma substring em uma string do C# usando o método Contains() da classe StringQuantidade de visualizações: 171 vezes |
Nesta dica mostrarei como usar o método Contains() da classe String do C# para verificar se uma letra ou palavra está contida em uma frase ou texto. Se a substring for encontrada, a função Contains() retorna um valor true (verdadeiro), e false (falso) em caso contrário. Veja o exemplo completo: using System; namespace Estudos { class Program { static void Main(string[] args) { string frase = "Gosto de programar em C#"; // a frase contém a palavra "programar"? if (frase.Contains("programar")) { Console.WriteLine("A palavra pesquisada está contida na string"); } // a palavra pesquisada não foi encontrada na string else { Console.WriteLine("A palavra pesquisada NÃO está contida na string"); } Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: A palavra pesquisada está contida na string Tenha em mente que o método Contains() da classe String do C# diferencia letras maiúsculas de letras minúsculas. |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Cookies |
Cookies em JavaScript - Como verificar a existência de um cookie usando JavaScriptQuantidade de visualizações: 108 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos criar uma função obterCookie() que recebe o nome de um cookie e nos retorna seu valor ou null. Se o retorno for diferentes de null então sabemos que o cookie existe e podemos prosseguir com alguma operação. Em outras dicas dessa seção você pode aprofundar seu conhecimento de cookies em JavaScript. Veja o código JavaScript completo para o exemplo, incluindo o código HTML: <html> <head> <title>Estudando JavaScript</title> <script type="text/javascript"> // função que permite obter um cookie function obterCookie(nome){ if(document.cookie.length > 0){ c_start = document.cookie.indexOf(nome + "="); if(c_start != -1){ c_start = c_start + nome.length + 1; c_end = document.cookie.indexOf(";", c_start); if(c_end == -1){ c_end = document.cookie.length; } return unescape(document.cookie.substring( c_start, c_end)); } } return null; } </script> </head> <body> <script type="text/javascript"> // verifica se o cookie "nome_visitante" existe var nome_visitante = obterCookie('nome_visitante'); if(nome_visitante != null){ document.writeln("O cookie nome_visitante existe"); } else{ document.writeln("O cookie nome_visitante não existe"); } </script> </body> </html> Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado: O cookie nome_visitante existe |
Java ::: Pacote java.util ::: Iterator |
Como usar objetos da interface Iterator do Java em suas aplicaçõesQuantidade de visualizações: 2963 vezes |
Um objeto da interface Iterator<E>, no pacote java.util, é usado para percorrer os elementos de uma coleção. Um Iterator é usado com frequencia em substituição a um Enumeration. Há duas diferenças principais entre os dois: a) Um Iterator permite a remoção de elementos na coleção sendo percorrida no momento. b) Os métodos do Iterator são mais curtos e apresentam melhoria em relação aos métodos do Enumeration. As subinterfaces conhecidas de Iterator<E> são ListIterator<E> e XMLEventReader. As classes conhecidas que implementam esta interface são BeanContextSupport.BCSIterator, EventReaderDelegate e Scanner. Veja um trecho de código no qual usamos um Iterator para percorrer e exibir os valores dos elementos de uma ArrayList: package estudos; import java.util.ArrayList; import java.util.Iterator; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // vamos criar uma ArrayList ArrayList<String> pessoas = new ArrayList(); pessoas.add("Osmar"); pessoas.add("Carlos"); pessoas.add("Fernanda"); // vamos obter um Iterator para a lista e percorrer todos os elementos for(Iterator<String> pessoa = pessoas.iterator(); pessoa.hasNext();){ System.out.println(pessoa.next()); } } } Ao executar este exemplo nós teremos o seguinte resultado: Osmar Carlos Fernanda |
Java ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como usar a classe GregorianCalendar do Java em suas aplicaçõesQuantidade de visualizações: 13672 vezes |
[Baseado na documentação Java] - A classe GregorianCalendar (do pacote java.util) é uma classe concreta derivada de Calendar que fornece o sistema de calendário padrão usado em praticamente todos os países. Veja sua posição na hierarquia de classes Java:java.lang.Object java.util.Calendar java.util.GregorianCalendar As interfaces implementadas por esta classe são Serializable, Cloneable e Comparable<Calendar>.[br][br] A classe GregorianCalendar é um calendário híbrido que suporta tanto o sistema de calendário juliano (Julian) quanto o gregoriano (Gregorian), com suporte para uma única descontinuidade, a qual corresponde por padrão à data gregoriana quando o calendário gregoriano foi instituido (15 de outubro de 1582 em alguns países, mais tarde em outros). Esta data pode ser alterada por meio de uma chamada ao método setGregorianChange(). Veja um trecho de código no qual criamos uma instância da classe GregorianCalendar usando a data e hora atual, o fuso horário (time zone) e localização (locale) padrão: import java.util.*; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ Calendar agora = new GregorianCalendar(); System.out.println(agora.toString()); } } Observe como instanciamos um objeto da classe GregorianCalendar e o tratamos como um objeto da classe Calendar. Esta forma de referenciar um objeto da classe derivada a partir de uma interface ou superclasse é muito comum em Java. |
Java ::: Pacote java.awt.event ::: KeyEvent |
Java Swing - Como obter o código da tecla pressionada usando o método getKeyCode() da classe KeyEvent do JavaQuantidade de visualizações: 4499 vezes |
O método getKeyCode() da classe KeyEvent é usado quando queremos obter o código da tecla pressionada durante um evento KEY_PRESSED ou KEY_RELEASED. Para o evento KEY_TYPED, o keyCode é VK_UNDEFINED. Veja um trecho de código no qual usamos o método getKeyCode() para obter e informar o código da tecla pressionada durante um evento keyPressed: package estudos; import java.awt.Container; import java.awt.FlowLayout; import java.awt.event.KeyEvent; import java.awt.event.KeyListener; import javax.swing.JFrame; import javax.swing.JOptionPane; public class Janela extends JFrame implements KeyListener{ public Janela(){ super("Eventos do Teclado"); Container c = getContentPane(); FlowLayout layout = new FlowLayout(FlowLayout.LEFT); c.setLayout(layout); // vamos adicionar o objeto listener addKeyListener(this); setSize(350, 250); setVisible(true); } @Override public void keyPressed(KeyEvent e){ // vamos obter o código da tecla pressionada int codigo = e.getKeyCode(); JOptionPane.showMessageDialog(null, "O código da tecla pressionada é: " + codigo); } @Override public void keyReleased(KeyEvent e){ // sem implementação } @Override public void keyTyped(KeyEvent e){ // sem implementação } public static void main(String args[]){ Janela j = new Janela(); j.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } Ao executar este código e pressionarmos uma tecla nós teremos o seguinte resultado: O código da tecla pressionada é: 65 É importante observar que o código da tecla pode ser obtido somente nos eventos keyPressed e keyReleased. Para o evento keyTyped o retorno do método getKeyCode() é VK_UNDEFINED. |
Java ::: Pacote java.util ::: Iterator |
Como usar o método next() da interface Iterator do Java para obter o próximo elemento da iteraçãoQuantidade de visualizações: 4225 vezes |
O método next() da interface Iterator é usado quando queremos acessar o próximo elemento de uma iteração. Veja sua assinatura:E next() Veja que o tipo retornado equivale ao tipo do elemento usado na declaração do iterador. Veja um exemplo: package estudos; import java.util.ArrayList; import java.util.Iterator; public class Estudos{ public static void main(String[] args) { // vamos criar uma ArrayList ArrayList<String> pessoas = new ArrayList(); pessoas.add("Osmar"); pessoas.add("Carlos"); pessoas.add("Fernanda"); // vamos obter um iterador para a lista Iterator<String> pessoa = pessoas.iterator(); // vamos obter o próximo elemento (neste caso, o primeiro) String s1 = pessoa.next(); System.out.println(s1); // vamos obter o próximo elemento (o segundo) String s2 = pessoa.next(); System.out.println(s2); // vamos obter o próximo elemento (o terceiro) String s3 = pessoa.next(); System.out.println(s3); // vamos obter o próximo elemento (vai dar erro. não há um quarto elemento) String s4 = pessoa.next(); System.out.println(s4); } } Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: Osmar Carlos Fernanda Exception in thread "main" java.util.NoSuchElementException at java.util.ArrayList$Itr.next(ArrayList.java:834) at estudos.Estudos.main(Estudos.java:30) Java Result: 1 Veja que o método next() atira uma exceção do tipo NoSuchElementException se o iterador não possuir mais elementos. |
C# ::: Namespace System.Drawing ::: Graphics |
Como desenhar texto usando o método DrawString() da classe Graphics do C#Quantidade de visualizações: 6041 vezes |
Em algumas situações precisamos desenhar uma string (texto) no formulário ou algum outro controle. Para isso podemos usar o método DrawString() da classe Graphics. A assinatura mais comumente usada deste método é:Graphics.DrawString(String, Font, Brush, Single, Single) private void button1_Click(object sender, EventArgs e){ // vamos obter o Graphics do formulário Graphics g = this.CreateGraphics(); // vamos desenhar a string "Arquivo de Códigos" g.DrawString("Arquivo de Códigos", this.Font, new SolidBrush(Color.Red), 40, 60); // vamos liberar o objeto Graphics g.Dispose(); } Aqui a string será desenhada usando a fonte do formulário e na cor vermelha e sólida. Se quiséssemos definir a fonte, o código ficaria algo assim: g.DrawString("Arquivo de Códigos", new Font("Verdana", 30), new SolidBrush(Color.Red), 40, 60); As coordenadas x e y nas quais o desenho ocorrerá podem ser informadas como um objeto da estrutura PointF. Veja: g.DrawString("Arquivo de Códigos", new Font("Verdana", 30), new SolidBrush(Color.Red), new PointF(80f, 120f)); |
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