Você está aqui: Firebird ::: Dicas & Truques ::: Tipos de Dados

Como usar os tipos de dados DATE, TIME e TIMESTAMP do Firebird

Quantidade de visualizações: 29515 vezes
No dialeto 3 (SQL DIALECT 3), o tipo de dados DATE do Firebird armazena apenas a data sozinha, ou seja, sem as horas. Esta forma de guardar apenas a data resulta em uma ocupação de 4 bytes (32 bits) na memória. A data armazenada pode variar de 01/01/0001 até 31/12/9999.

No dialeto 1, (SQL DIALECT 1), o tipo DATE é o equivalente ao tipo TIMESTAMP do dialeto 3 (o tipo TIMESTAMP passou a existir somente a partir do dialeto 3).

Veja um comando DDL CREATE TABLE que cria uma tabela do Firebird contendo um campo do tipo DATE:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

CREATE TABLE ALUNOS (
  ID          INTEGER NOT NULL,
  NOME        VARCHAR(40) NOT NULL,
  NASCIMENTO  DATE NOT NULL
);

Aqui o campo ID é do tipo INTEGER, NOME é do tipo VARCHAR(40) e NASCIMENTO é do tipo DATE. Veja agora um comando DML INSERT INTO que insere um novo registro nesta tabela. Fique atento à forma como o valor da data é informado:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

INSERT INTO ALUNOS VALUES(1, 'OSMAR J. SILVA', '1981-11-28');

Veja que a data, assim como o valor para o campo NOME, foi informada entre aspas simples e seguindo o formato YYYY-MM-DD, ou seja, o ano, mês e dia separados por hifens. Para obter os dados inseridos pela query anterior, podemos usar o seguinte comando DML SELECT FROM:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

SELECT * FROM ALUNOS;

Esta query resulta na exibição dos seguintes dados:

ID  NOME	     NASCIMENTO
1   OSMAR J. SILVA   28/11/1981


O tipo de dados TIME, disponível apenas a partir do dialeto 3 (SQL DIALECT 3) nos permite armazenar as horas, sem a data. Este tipo ocupa 4 bytes (32 bits) de memória e pode conter valores na faixa de 00:00 até 23:59:59.9999. Veja um comando DDL CREATE TABLE que cria uma tabela do Firebird contendo um campo do tipo TIME:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

CREATE TABLE COMPROMISSOS (
  ID         INTEGER NOT NULL,
  DESCRICAO  VARCHAR(80) NOT NULL,
  DATA       DATE NOT NULL,
  HORA       TIME NOT NULL
);

Veja que esta tabela possui 4 campos: ID do tipo INTEGER, DESCRICAO do tipo VARCHAR(80), DATA do tipo DATE e HORA do tipo TIME. Eis um comando DML INSERT INTO que mostra como inserir um registro nesta tabela:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

INSERT INTO COMPROMISSOS VALUES(10, 'ALMOÇO COM A ESPOSA',
  '2010-12-10', '19:00:00');

Note que, assim como fazemos com campos do tipo DATE, os valores para campos do tipo TIME também devem ser informados entre aspas simples. Veja um comando DML SELECT FROM que lista o registro inserido na query anterior:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

SELECT * FROM COMPROMISSOS;


Esta query produz o seguinte resultado:

ID  DESCRICAO	          DATA	        HORA
10  ALMOÇO COM A ESPOSA	  10/12/2010	19:00:00


O tipo TIMESTAMP, disponível apenas a partir do dialeto 3 (SQL DIALECT 3) nos permite armazenar a data e hora juntas. Este tipo ocupa 8 bytes (64 bits) de memória e é equivalente ao tipo DATE do dialeto 1. Veja um comando DDL CREATE TABLE que cria uma tabela do Firebird contendo um campo do tipo TIMESTAMP:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

CREATE TABLE COMPROMISSOS (
  ID         INTEGER NOT NULL,
  DESCRICAO  VARCHAR(80) NOT NULL,
  DATA_HORA  TIMESTAMP NOT NULL
);

Veja que esta tabela possui três campos: ID é do tipo INTEGER, DESCRICAO é do tipo VARCHAR(80) e DATA_HORA é do tipo TIMESTAMP. Eis um comando DML INSERT INTO que mostra como inserir um registro nesta tabela:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

INSERT INTO COMPROMISSOS VALUES(20, 'ALMOÇO COM A ESPOSA', 
  '2010-10-23 19:00:00');

Note que os valores para campos do tipo TIMESTAMP também devem ser informados entre aspas simples. Para finalizar, Veja um comando DML SELECT FROM que lista o registro inserido na query anterior:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

SELECT * FROM COMPROMISSOS;

Esta query produz o seguinte resultado:

ID  DESCRICAO	          DATA_HORA
20  ALMOÇO COM A ESPOSA	  23/10/2010 19:00:00


Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Python ::: Python para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear

Como calcular vetor unitário em Python - Python para Física e Engenharia

Quantidade de visualizações: 481 vezes
Um vetor unitário ou versor num espaço vetorial normado é um vetor (mais comumente um vetor espacial) cujo comprimento ou magnitude é 1. Em geral um vetor unitário é representado por um "circunflexo", assim: __$\hat{i}__$.

O vetor normalizado __$\hat{u}__$ de um vetor não zero __$\vec{u}__$ é o vetor unitário codirecional com __$\vec{u}__$.

O termo vetor normalizado é algumas vezes utilizado simplesmente como sinônimo para vetor unitário. Dessa forma, o vetor unitário de um vetor __$\vec{u}__$ possui a mesma direção e sentido, mas magnitude 1. Por magnitude entendemos o módulo, a norma ou comprimento do vetor.

Então, vejamos a fórmula para a obtenção do vetor unitário:

\[\hat{u} = \dfrac{\vec{v}}{\left|\vec{v}\right|}\]

Note que nós temos que dividir as componentes do vetor pelo seu módulo de forma a obter o seu vetor unitário. Por essa razão o vetor nulo não possui vetor unitário, pois o seu módulo é zero, e, como sabemos, uma divisão por zero não é possível.

Veja agora o código Python que pede as coordenadas x e y de um vetor 2D ou R2 e retorna o seu vetor unitário:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

# vamos precisar do módulo Math
import math

# função principal do programa
def main():
  # vamos ler os valores x e y
  x = float(input("Informe o valor de x: "))
  y = float(input("Informe o valor de y: "))
     
  # o primeiro passo é calcular a norma do vetor
  norma = math.sqrt(math.pow(x, 2) + math.pow(y, 2))
    
  # agora obtemos as componentes x e y do vetor unitário
  u_x = x / norma
  u_y = y / norma
    
  # mostra o resultado
  print("O vetor unitário é: (x = {0}; y = {1})".format(u_x, u_y))
  
if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado:

Informe o valor de x: -4
Informe o valor de y: 6
O vetor unitário é: (x = -0.5547001962252291; y = 0.8320502943378437)

Veja agora uma modificação deste código para retornarmos o vetor unitário de um vetor 3D ou R3, ou seja, um vetor no espaço:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

# vamos precisar do módulo Math
import math

# função principal do programa
def main():
  # vamos ler os valores x, y e z
  x = float(input("Informe o valor de x: "))
  y = float(input("Informe o valor de y: "))
  z = float(input("Informe o valor de z: "))
     
  # o primeiro passo é calcular a norma do vetor
  norma = math.sqrt(math.pow(x, 2) + math.pow(y, 2) + math.pow(z, 2))
    
  # agora obtemos as componentes x, y e z do vetor unitário
  u_x = x / norma
  u_y = y / norma
  u_z = z / norma
    
  # mostra o resultado
  print("O vetor unitário é: (x = {0}; y = {1}; z = {2})".format(
    u_x, u_y, u_z))
  
if __name__== "__main__":
  main()

Ao executarmos este novo código nós teremos o seguinte resultado:

Informe o valor de x: 3
Informe o valor de y: 7
Informe o valor de z: 5
O vetor unitário é: (x = 0.329292779969071; y = 0.7683498199278324; z = 0.5488212999484517)


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico

Exercício Resolvido de Java - Como calcular o Índice de Massa Corporal em Java - Como calcular IMC em Java

Quantidade de visualizações: 11129 vezes
Pergunta/Tarefa:

O índice de massa corporal (IMC) é uma medida internacional usada para calcular se uma pessoa está no peso ideal.

Ele foi desenvolvido pelo polímata Lambert Quételet no fim do século XIX. Trata-se de um método fácil e rápido para a avaliação do nível de gordura de cada pessoa, ou seja, é um preditor internacional de obesidade adotado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O IMC é determinado pela divisão da massa do indivíduo pelo quadrado de sua altura, em que a massa está em quilogramas e a altura em metros. A fórmula é a seguinte:



A classificação é feita de acordo com as seguintes regras:

a) < 16 - Magreza grave
b) 16 a < 17 - Magreza moderada
c) 17 a < 18,5 - Magreza leve
d) 18,5 a < 25 - Saudável
e) 25 a < 30 - Sobrepeso
f) 30 a < 35 - Obesidade Grau I
g) 35 a < 40 - Obesidade Grau II (severa)
h) >= 40 - Obesidade Grau III (mórbida)

Escreva um programa Java que leia o peso e a altura de uma pessoa e retorna seu IMC classificado de acordo com a tabela acima.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe seu peso: 82
Informe sua altura: 1.85
Seu IMC é: 23.959094229364496
Sua classificação é Saudável
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);  
    
    // vamos solicitar o peso e a altura da pessoa
    System.out.print("Informe seu peso: ");
    double peso = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    System.out.print("Informe sua altura: ");
    double altura = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); 
    
    // vamos calcular o IMC
    double imc = peso / (altura * altura);
    System.out.println("Seu IMC é: " + imc);
    
    // vamos mostrar a classificação
    if(imc < 16){
      System.out.println("Sua classificação é Magreza grave");  
    }
    else if((imc >= 16) && (imc < 17)){
      System.out.println("Sua classificação é Magreza moderada");  
    }
    else if((imc >= 17) && (imc < 18.5)){
      System.out.println("Sua classificação é Magreza leve");  
    }
    else if((imc >= 18.5) && (imc < 25)){
      System.out.println("Sua classificação é Saudável");  
    }
    else if((imc >= 25) && (imc < 30)){
      System.out.println("Sua classificação é Sobrepeso");  
    }
    else if((imc >= 30) && (imc < 35)){
      System.out.println("Sua classificação é Obesidade Grau I");  
    }
    else if((imc >= 35) && (imc < 40)){
      System.out.println("Sua classificação é Obesidade Grau II");  
    }
    else{
      System.out.println("Sua classificação é Obesidade Grau III (mórbida)");   
    }
    
    System.out.println("\n");
  }
}



Haskell ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Haskell Básico

Exercícios Resolvidos de Haskell - Como escrever uma função que recebe dois números inteiros e retorna a sua soma

Quantidade de visualizações: 529 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva uma função Haskell que recebe dois números inteiros e retorne a sua soma. A função deverá ser chamada a partir da função main do programa. O usuário deverá informar os dois números a serem somados.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o primeiro número: 8
Informe o segundo número: 3
A soma dos dois números é: 11
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Haskell:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

import System.IO
import Text.Printf

-- declaração da função somar
somar :: Int->Int->Int

-- definição da função somar
-- recebe dois inteiros e retorna a
-- soma como um inteiro
somar a b = a + b

-- função principal do programa
main = do
  -- vamos desabilitar o buffer de quebra de linha 
  hSetBuffering stdout NoBuffering
  
  -- vamos pedir para o usuário informar dois números
  -- inteiros
  putStr "Informe o primeiro número: "
  n1 <- readLn::IO Int
  putStr "Informe o segundo número: "
  n2 <- readLn::IO Int
  
  -- agora vamos chamar a função somar e obter
  -- a soma dos dois números fornecidos
  let soma = somar n1 n2
  
  -- agora mostramos o resultado
  printf "A soma dos dois números é: %d" soma



JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Cookies

Cookies em JavaScript - Como registrar a quantidade de vezes que o usuário visitou a sua página HTML

Quantidade de visualizações: 8306 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos cookies em JavaScript para gravar e exibir para o usuário a quantidade de vezes que ele visitou o nosso site ou página. Veja que, no código, nós temos duas funções: gravarCookie(), que recebe o nome, o valor e a direção do cookie em dias, e obterCookie(), que recebe o nome do cookie e retorna o seu valor.

O resultado ficará parecido ao que temos na figura abaixo:



E agora o código JavaScript completo para o exemplo, incluindo a página HTML:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

<html>
<head>
<title>Estudando JavaScript</title>

<script type="text/javascript">
  // função que permite gravar um cookie
  function gravarCookie(nome, valor, diasDuracao){
    var dataExpiracao = new Date();
    dataExpiracao.setTime(dataExpiracao.getTime() 
      + (diasDuracao * 24 * 3600 * 1000));
    document.cookie = nome + "=" + escape(valor) +
      ((diasDuracao == null) ? "" : "; expires=" + dataExpiracao);
  }
   
  // função quer permite obter um cookie
  function obterCookie(nome){    
    if(document.cookie.length > 0){
      var c_start = document.cookie.indexOf(nome + "=");
      if(c_start != -1){ 
        c_start = c_start + nome.length + 1; 
        c_end = document.cookie.indexOf(";", c_start);
        
        if(c_end == -1){
          c_end = document.cookie.length;
        }
        
        return unescape(document.cookie.substring(
          c_start, c_end));
      } 
    }
    return null;
  }
</script>

</head>
<body>
  
</HEAD>
<BODY>
 
<script type="text/javascript">
  // verifica se o visitante já esteve aqui
  var vezes = obterCookie('visitas');
  if(vezes != null){
    document.write("<h1>Esta é a sua " + vezes + "ª visita.</h1>");
    gravarCookie("visitas", ++vezes, 30);
  }
  else{ // é a primeira vez. grave a visita
    // grava um cookie que durará 30 dias
    gravarCookie("visitas", 1, 30); 
    document.write("<h1>Esta é a sua primeira visita ao site</h1>");
  }
</script>
 
</body>
</html>



C++ ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como usar vetores e matrizes (arrays) na linguagem C++

Quantidade de visualizações: 37273 vezes
Vetores e matrizes, também chamados de arrays em programação, são grupos consecutivos de locais na memória que possuem o mesmo tipo de dados, ou seja, um vetor ou matriz em C++ pode conter apenas elementos do mesmo tipo.

Um vetor é uma matriz de um coluna e várias linhas, enquanto uma matriz é a matriz propriamente dita, ou seja, que possui várias linhas e várias colunas.

Veja um trecho de código no qual temos um vetor contendo 5 elementos do tipo int:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

#include <iostream>
 
using namespace std;
 
int main(int argc, char *argv[])
{
  // declara e inicializa a matriz
  int valores[5] = {65, 3, 8, 41, 12};
 
  // exibe os elementos da matriz
  for(int i = 0; i < 5; i++){
    cout << "Posição: " << i <<
      " - Valor: " << valores[i] << endl;
  }
 
  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return 0;
}

Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

Posição: 0 - Valor: 65
Posição: 1 - Valor: 3
Posição: 2 - Valor: 8
Posição: 3 - Valor: 41
Posição: 4 - Valor: 12
Pressione qualquer tecla para continuar. . .

Aqui nós usamos a técnica de declarar e inicializar o vetor em uma mesma linha. Em seguida usamos um laço para percorrer todos os elementos. Veja que os elementos do vetor são acessados usando um índice que começa em 0 e vai até a quantidade de elementos menos 1.

Veja agora um trecho de código que declara um vetor e inicializa seus elementos usando um laço for:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

#include <iostream>
 
using namespace std;
 
int main(int argc, char *argv[])
{
  // declara a matriz
  int valores[5];
 
  // inicializa os elementos usando um laço
  for(int i = 0; i < 5; i++){
    valores[i] = 2 * i;
  }
 
  // exibe os elementos da matriz
  for(int i = 0; i < 5; i++){
    cout << "Posição: " << i <<
      " - Valor: " << valores[i] << endl;
  }
 
  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return 0;
}

Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

Posição: 0 - Valor: 0
Posição: 1 - Valor: 2
Posição: 2 - Valor: 4
Posição: 3 - Valor: 6
Posição: 4 - Valor: 8
Pressione qualquer tecla para continuar. . .

É importante notar que, se não inicializados, os valores dos elementos de um vetor poderão guardar valores aleatórios. Jamais confie que eles terão o valor 0 por padrão.


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C++

Veja mais Dicas e truques de C++

Dicas e truques de outras linguagens

Códigos Fonte

Programa de Gestão Financeira Controle de Contas a Pagar e a Receber com Cadastro de Clientes e FornecedoresSoftware de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento
Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidadesControle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades
Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: Delphi
6º lugar: C
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2024 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 69 usuários muito felizes estudando em nosso site.