Você está aqui: Firebird ::: Dicas & Truques ::: Tipos de Dados

Como usar o tipo de dados INTEGER do Firebird

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O tipo de dados INTEGER do Firebird é usado quando precisamos armazenar valores inteiros (sem a parte fracionária) na faixa de -2.147.483.648 até 2.147.483.647. Este tipo ocupa 4 bytes (32 bits) de memória.

O uso mais frequente do tipo INTEGER é como chave primária ou chave estrangeira em tabelas que conterão milhões ou bilhões de registros. Este cenário é comum em sistemas de gerenciamento de clientes, pedidos, vendas, transações financeiras, etc.

Veja um exemplo de comando DDL CREATE TABLE qua cria um tabela com um campo do tipo INTEGER:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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CREATE TABLE CLIENTES (
  ID     INTEGER NOT NULL,
  NOME   VARCHAR(40) NOT NULL,
  EMAIL  VARCHAR(40) NOT NULL
);

Veja que o campo ID é do tipo INTEGER enquanto os campos NOME e EMAIL são do tipo VARCHAR(40). Para inserir dados nesta tabela podemos usar o seguinte comando DML INSERT INTO:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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INSERT INTO clientes VALUES(20, 'OSMAR J. SILVA', 
  'osmar@arquivodecodigos.net');

É importante observar que o Firebird se recusará a gravar os dados caso o valor fornecido para um campo do tipo INTEGER esteja fora da faixa permitida. Veja a seguinte query:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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INSERT INTO clientes VALUES(21474836472, 'OSMAR J. SILVA',
  'osmar@arquivodecodigos.net');

Aqui nós estamos fornecendo o valor 21474836472 (muito acima da faixa positiva permitida). O Firebird não permitirá a inserção do registro, exibindo a seguinte mensagem de erro:

Arithmetic overflow or division by zero has occurred.
arithmetic exception, numeric overflow, or string truncation.
numeric value is out of range.

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JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como retornar o caractere associado a um código ASCII ou Unicode em JavaScript usando a função fromCharCode() do objeto String

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Nesta dica mostrarei como podemos retornar o caractere a partir de seu código ASCII ou Unicode em JavaScript. Para isso nós vamos usar a função fromCharCode() do objeto String.

Veja a página HTML completa para o exemplo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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<!doctype html>
<html>
<head>
  <title>Strings em JavaScript</title>
</head>
<body>

<script type="text/javascript">
  var codigo = 102;
  document.write("O caractere para o código " 
    + codigo + " é: " + String.fromCharCode(codigo));  
</script>
  
</body>
</html>

Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado:

O caractere para o código 102 é: f


Ruby ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como criar um array de strings em Ruby usando a notação %w

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Como criar um array de strings em Ruby usando a notação %w

Nesta dica mostrarei como podemos criar um vetor de strings em Ruby usando a notação %w(..). Ao usarmos esta sintáxe, cada elemento do array é separado por um espaço. Veja como usamos a barra invertida "\" para um elemento composto de mais de uma palavra.

Veja o código completo para o exemplo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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# define um array de cidades
cidades = %w(Goiânia Salvador Rio\ de\ Janeiro São\ Paulo)

# exibe os elementos do array
cidades.each do |cidade|
  puts cidade
end

Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado:

Goiânia
Salvador
Rio de Janeiro
São Paulo


C++ ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como retornar uma substring de uma string em C++ usando a função substr()

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Este exemplo usa a função substr() para obter uma substring a partir de uma string. A assinatura para essa função é:

string substr(size_t pos = 0, size_t n = npos) const;
Veja que só precisamos fornecer a posição do caractere inicial da substring (pos) e a quantidade de caracteres que serão retornados (n).

Se a posição inicial da substring for maior que o tamanho da string, uma exceção do tipo out_of_range será atirada. Nenhum erro é indicado se o tamanho da substring exceder o tamanho da string.

Veja o código C++ completo para o exemplo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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#include <string>
#include <iostream>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  // vamos criar uma string	
  string frase = "Gosto de Java e C++";
  cout << "A frase e: " << frase << endl;
  
  // agora vamos obter uma parte da frase
  string sub = frase.substr(9, 4);

  // e mostramos o resultado
  cout << "A substring retornada e: " << sub << endl; // retorna "Java"
	  
  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}

Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado:

A frase é: Gosto de Java e C++
A substring retornada é: Java


Java ::: Dicas & Truques ::: Mouse e Teclado

Como ligar ou desligar a tecla Caps Lock do seu teclado usando Java

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Nesta dica mostrarei como ligar ou desligar a tecla Caps Lock (tudo maiúsculo) do seu teclado usando o método setLockingKeyState() da classe Toolkit, do pacote java.awt. Note que passei o valor true para ligar o Caps Lock e false para desligar.

Veja o código completo para o exemplo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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import java.awt.Toolkit;
import java.awt.event.*;
 
public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    Toolkit tk = Toolkit.getDefaultToolkit();    
     
    // Liga a tecla Caps Lock
    tk.setLockingKeyState(KeyEvent.VK_CAPS_LOCK, true);
     
    // Para desligar basta usar:
    // tk.setLockingKeyState(KeyEvent.VK_CAPS_LOCK, false);    
 
    System.exit(0);
  }
}

Esta dica foi testada no Java 8 e Windows 10.


Portugol ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas

Como calcular o coeficiente angular de uma reta em Portugol dados dois pontos no plano cartesiano

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O Coeficiente Angular de uma reta é a variação, na vertical, ou seja, no eixo y, pela variação horizontal, no eixo x. Sim, isso mesmo. O coeficiente angular de uma reta tem tudo a ver com a derivada, que nada mais é que a taxa de variação de y em relação a x.

Vamos começar analisando o seguinte gráfico, no qual temos dois pontos distintos no plano cartesiano:



Veja que o segmento de reta AB passa pelos pontos A (x=3, y=6) e B (x=9, y=10). Dessa forma, a fórmula para obtenção do coeficiente angular m dessa reta é:

\[\ \text{m} = \frac{y_2 - y_1}{x_2 - x_1} = \frac{\Delta y}{\Delta x} = tg \theta \]

Note que __$\Delta y__$ e __$\Delta x__$ são as variações dos valores no eixo das abscissas e no eixo das ordenadas. No triângulo retângulo que desenhei acima, a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto oposto e a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto adjascente.

Veja agora o trecho de código na linguagem Portugol que solicita as coordenadas x e y dos dois pontos, efetua o cálculo e mostra o coeficiente angular m da reta que passa pelos dois pontos:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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// Calcular o coeficiente angular de uma reta em Portugol

programa {
  // vamos incluir a biblioteca Matematica
  inclua biblioteca Matematica --> mat
  
  funcao inicio() {
    // coordenadas dos dois pontos
    real x1, y1, x2, y2
    // guarda o coeficiente angular
    real m

    // x e y do primeiro ponto
    escreva("Coordenada x do primeiro ponto: ")
    leia(x1)
    escreva("Coordenada y do primeiro ponto: ")
    leia(y1)

    // x e y do segundo ponto
    escreva("Coordenada x do segundo ponto: ")
    leia(x2)
    escreva("Coordenada y do segundo ponto: ")
    leia(y2)

    // vamos calcular o coeficiente angular
    m = (y2 - y1) / (x2 - x1)

    // mostramos o resultado
    escreva("O coeficiente angular é: ", m) 
  }
}

Ao executar este código Portugol Webstudio nós teremos o seguinte resultado:

Coordenada x do primeiro ponto: 3
Coordenada y do primeiro ponto: 6
Coordenada x do segundo ponto: 9
Coordenada y do segundo ponto: 10
O coeficiente angular é: 0.6666666666666666

No entanto, fique atento às propriedades do coeficiente angular da reta:

1) O coeficiente angular é positivo quando a reta for crescente, ou seja, m > 0;

2) O coeficiente angular é negativo quando a reta for decrescente, ou seja, m < 0;

3) Se a reta estiver na horizontal, ou seja, paralela ao eixo x, seu coeficiente angular é zero (0).

4) Se a reta estiver na vertical, ou seja, paralela ao eixo y, o coeficiente angular não existe.


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Portugol

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