PHP ::: Dicas & Truques ::: Gráficos e Cores

Computação gráfica em PHP - Como obter informações sobre a biblioteca GD instalada

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Nesta dica vou mostrar como é possível efetuar uma chamada ao método gd_info() da linguagem PHP para verificar quais recursos da biblioteca GD estão habilitados em nossa instalação do PHP.

Veja o código abaixo:

<?php
  // vamos efetuar uma chamada à função gd_info()
  $info = gd_info();
  // agora percorremos as entradas
  foreach($info as $chave => $valor){
    if($chave != "GD Version"){
      if($valor == true || $valor == false){
        if($valor == true){
          $valor = "Habilitado";
        }
        elseif($valor == false){
          $valor = "Desabilitado";
        }
      }
    }
     
    echo "$chave: $valor<br>";
  }
?>

Ao executarmos este código nós teremos um resultado parecido com:

GD Version: bundled (2.1.0 compatible)
FreeType Support: Habilitado
FreeType Linkage: Habilitado
GIF Read Support: Habilitado
GIF Create Support: Habilitado
JPEG Support: Habilitado
PNG Support: Habilitado
WBMP Support: Habilitado
XPM Support: Habilitado
XBM Support: Habilitado
WebP Support: Habilitado
BMP Support: Habilitado
TGA Read Support: Habilitado
JIS-mapped Japanese Font Support: Desabilitado

É sempre bom fazer este teste antes de usar as funções gráficas da GD no PHP.


VBA ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como retornar o código ASCII associado a um caractere em VBA usando a função Asc()

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Em algumas situações nós precisamos retornar o código ASCII associado a um determinado caractere. Em VBA nós podemos realizar essa tarefa usando a função Asc(), que recebe uma string representando uma letra, dígito ou símbolo e retorna o código numérico correspondente.

Veja um trecho de código VBA no qual informamos a letra "A" e obtemos, como retorno, o código ASCII 65:

' Macro VBA Excel usada para converter um caractere
' em seu código ASCII
Sub RetornarCodigoASCII()
  ' Variáveis usadas na resolução do problema
  Dim letra As String
  Dim codigo As Integer
  
  ' vamos pedir para o usuário informar um caractere
  letra = InputBox("Informe um caractere: ", "Código ASCII", 0)
  Debug.Print "Você informou o caractere: " & letra
  
  ' agora vamos obter o código ASCII correspondente
  codigo = Asc(letra)
  
  ' e mostramos o resultado
  Debug.Print "O código ASCII correspondente é: " & codigo
End Sub

Ao executarmos este código VBA nós teremos o seguinte resultado:

O código ASCII correspondente é: 65


C# ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos

Programação Orientada a Objetos em C# - Como criar uma classe C# e usar new para criar novas instâncias da mesma

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Esta dica mostra a você, rapidamente, como criar uma classe C# e usar a palavra-chave new para instanciar objetos a partir desta classe. Comece analisando o código para a classe Pessoa (Pessoa.cs):

public class Pessoa{ 
  public String nome;
  public int idade;
}

Salve o código como Pessoa.cs. Esta classe possui apenas duas propriedades: nome e idade. Lembre-se que uma classe é composta de propriedades e métodos (funções). Veja agora como criamos um objeto desta classe e acessamos sua propriedade nome:

 
static void Main(string[] args){ 
  // cria um objeto da classe Pessoa
  Pessoa p = new Pessoa();
  p.nome = "Osmar J. Silva";
  Console.WriteLine(p.nome);
} 

Observe o uso da palavra-chave new para reservar memória para o objeto da classe sendo criado na instrução:

 
Pessoa p = new Pessoa();

Observe também o uso do operador "." (ponto). Este operador é usado para acessarmos as propriedades e métodos presentes nos objetos das classes em C#.


C ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como escrever uma função na linguagem C que verifica se duas strings são iguais ou diferentes

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Esta dica mostra como escrever uma função em C que verifica se duas strings são iguais ou diferentes. O nome da função é str_equal(). Esta função aceita duas strings como argumentos e retorna 1 se estas forem iguais e 0 em caso contrário. Experimente, faça as devidas alterações e adicione mais esta função ao seu repertório de códigos C.

Veja o código completo para o exemplo:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <string.h>
 
// função personalizada que permite verificar
// se duas strings são iguais ou diferentes
int str_equal(const char *str1, const char *str2){
  while((*str1 == *str2) && (*str1)){
    str1++;
    str2++;
  }
 
  return((*str1 == 0) && (*str2 == 0));
}
 
int main(int argc, char *argv[]){
  char palavra1[] = "Java";
  char palavra2[] = "Java";
 
  if(str_equal(palavra1, palavra2) == 1)
    printf("As palavras sao iguais");
  else
    printf("As palavras sao diferentes");
 
  puts("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

As palavras são iguais


C++ ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Métodos, Procedimentos e Funções

Exercício Resolvido de C++ - Escreva um programa que solicite dois números do tipo inteiro distintos ao usuário e que apresente na tela o maior deles

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Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa que solicite dois números do tipo inteiro distintos ao usuário e que apresente na tela o maior deles. Esse programa deve possuir uma função para verificar qual é o maior número.

Atenção: seu código deverá assegurar que os dois números informados pelo usuário sejam diferentes. Exiba uma mensagem na tela caso isso acontecer.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o primeiro número inteiro: 6
Informe o segundo número inteiro: 3
O maior número é: 6
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício em C++:

#include <string>
#include <iostream>

using namespace std;

// protótipo da função que receberá dois números inteiros
// e retornará o maior deles
int maior_numero(int num1, int num2);

int main(int argc, char *argv[]){
  // variáveis usadas na resolução do problema
  int num1, num2, maior;
  
  // vamos pedir para o usuário informar os dois números
  cout << "Informe o primeiro número inteiro: ";
  cin >> num1;
  cout << "Informe o segundo número inteiro: ";
  cin >> num2;
  
  // os números são iguais?
  if(num1 == num2){
    cout << "Erro. Os dois números são iguais.\n" << endl;
  }
  else{
    // vamos chamar a função para obter o número maior
    maior = maior_numero(num1, num2);
    cout << "O maior número é: " << maior << "\n" << endl;	
  }
  
  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS; 
}

// função que receberá dois números inteiros e retornará
// o maior deles
int maior_numero(int num1, int num2){
  // o primeiro número é maior que o segundo?
  if(num1 > num2){
    return num1;
  }
  else{
    return num2;
  }
}



Delphi ::: VCL - Visual Component Library ::: TStringGrid

Como definir a altura padrão das linhas em um TStringGrid do Delphi usando a propriedade DefaultRowHeight

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A propriedade DefaultRowHeight é útil quando queremos obter ou definir a altura padrão das linhas de um TStringGrid. Por padrão, o valor desta propriedade é 24 pixels.

Veja no trecho de código abaixo como o valor desta propriedade é obtido:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
begin
  // vamos obter a altura padrão das linhas
  // do TStringGrid
  Memo1.Lines.Add('A altura padrão das linhas do TStringGrid é: ' +
    IntToStr(StringGrid1.DefaultRowHeight));
end;

Ao executar este trecho de código você terá o seguinte resultado:

A altura padrão das linhas do TStringGrid é: 24.

Podemos definir a altura padrão das linhas do TStringGrid em tempo de design ou execução simplemente definindo um valor inteiro para sua propriedade DefaultRowHeight. Veja:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
begin
  // vamos definir a altura padrão das linhas
  // do TStringGrid
  StringGrid1.DefaultRowHeight := 50;
end;

Quando novas linhas são adicionadas por meio da propriedade RowCount, suas alturas serão aquelas da propriedade DefaultRowHeight.


Java ::: Dicas & Truques ::: Timers

Java Swing Exemplo completo: Como usar um timer para atualizar a hora atual em uma JLabel

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Este exemplo mostra como criar uma janela JFrame contendo dois botões JButton, um label JLabel e um timer (java.awt.Timer). Quando o timer dispara, o texto da label é atualizado para refletir a hora atual.

Veja o resultado na imagem abaixo:



E aqui está o código Java Swing completo para o exemplo:

package arquivodecodigos;

import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
import javax.swing.*;
import java.util.Calendar;
import java.text.DecimalFormat;
 
public class Estudos extends JFrame{
  JLabel hora;  
  Timer timer; 
  DecimalFormat formato;
 
  public Estudos() {
    super("Usando timers em Java");
     
    Container c = getContentPane();
    c.setLayout(new FlowLayout(FlowLayout.LEFT));
 
    formato = new DecimalFormat("00"); 
 
    // Cria o timer
    timer = new Timer(1000, new ActionListener(){
      @Override
      public void actionPerformed(ActionEvent e){
        atualizarHoras();
      }
    });
 
    // Cria um botão com o texto "Iniciar"
    JButton iniciar = new JButton("Iniciar");
    iniciar.addActionListener(
      new ActionListener(){
        @Override
        public void actionPerformed(ActionEvent e){
          timer.start(); // inicia o timer
        }
      }
    );    
 
    // Cria um botão com o texto "Parar"
    JButton parar = new JButton("Parar");
    parar.addActionListener(
      new ActionListener(){
        @Override
        public void actionPerformed(ActionEvent e){
          timer.stop(); // pára o timer
        }
      }
    );
     
    // JLabel que exibirá a hora atual
    hora = new JLabel("00:00:00");
 
    // Adiciona os botões à janela
    c.add(iniciar);
    c.add(parar);
 
    // adiciona o label à janela
    c.add(hora);  
 
    setSize(350, 250);
    setVisible(true);
  }
   
  private void atualizarHoras(){
    // Cria uma instância de Calendar
    Calendar agora = Calendar.getInstance();    
 
    // horas, minutos e segundos
    int horas = agora.get(Calendar.HOUR);  
    int minutos = agora.get(Calendar.MINUTE);
    int segundos = agora.get(Calendar.SECOND);
    hora.setText(formato.format(horas) + ":" + 
      formato.format(minutos) + ":" + 
      formato.format(segundos));
  }
 
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}



PHP ::: Design Patterns (Padrões de Projeto) ::: Singleton Pattern

Como usar o padrão de projeto Singleton em suas aplicações PHP

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O padrão de projeto Singleton (ou Singleton Pattern) é um dos padrões de projeto mais conhecidos e implementados extensivamente nas linguagens Java e C#. Como o PHP, a partir de sua versão 5, suporta praticamente todos os recursos da programação orientada a objetos, este padrão pode ser implementado também nesta linguagem sem muitas dificuldades.

Uma das situações nas quais usamos o padrão Singleton é quando queremos que somente uma instância de uma determinada classe seja criada e que esta esteja disponível para todas as demais classes do sistema. Um exemplo disso é uma classe responsável por registrar logs do sistema, uma classe responsável por obter conexões com o banco de dados, ou ainda uma classe que concentra dados de configuração da aplicação.

Assim, a chave do padrão Singleton é um método estático, geralmente chamado de getInstance(), que retorna uma nova instância da classe se esta ainda não foi instanciada. Se a classe já tiver sido instanciada, o método getInstance() retorna a instância já existente.

Vamos ver um exemplo deste padrão em PHP. Observe o código a seguir:

<?
  // Uma classe Singleton responsável por gravar 
  // logs no sistema
  class Logger{
    // variável estática e privada que guarda a instância
    // atual da classe
    private static $instancia = NULL;    

    // Método estático que retorna uma instância já existente, ou
    // cria uma nova instância
    public static function getInstance(){
      if(self::$instancia == NULL){
         self::$instancia = new Logger();
      }
      return self::$instancia;
    }

    // Construtor privado para evitar que instâncias sejam
    // criadas usando new
    private function __construct(){
      // não precisamos fazer nada aqui
    }

    // Método clone() também privado para evitar a criação
    // de clones desta classe
    private function __clone(){
      // não precisamos fazer nada aqui
    }

    public function registrarLog($dados){
      echo "Vou registrar o log: " . $dados;
    }
  }

  // vamos registrar um novo log usando a classe Singleton
  Logger::getInstance()->registrarLog("Novo usuário cadastrado.");
?>

Ao executar este código teremos o seguinte resultado:

Vou registrar o log: Novo usuário cadastrado.


Python ::: Dicas & Truques ::: Livros, E-books, Apostilas e Cursos

E-Book 650 Dicas, Truques e _Exercícios Resolvidos_ de Python - PDF com 1.200 páginas

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jQuery ::: Dicas & Truques ::: AJAX

Apostila jQuery - Quais as diferenças entre os métodos ajax(), get() e post() do jQuery?

Quantidade de visualizações: 10885 vezes
Existem algumas diferenças substanciais entre os métodos ajax(), get() e post(). Conhecê-las e saber quando usar cada um destes métodos poderá tornar seus códigos mais dinâmicos e eficientes.

O método ajax() é o mais completo para requisições HTTP e pode ser usado com mais de um dezena de parâmetros. Este método é considerado um método de nível baixo (low level) já que permite um maior controle sobre a requisição AJAX. Além disso, se precisamos de mais flexibilidade, este é o método a ser usado.

Os métodos get() e post() são métodos de nível mais alto (higher level) e aceitam pouco mais que três parâmetros cada um. Use estes métodos quando não precisar de muito controle sobre a requisição AJAX. Estes métodos, por exemplo, não fornecem formas de tratar possíveis erros na requisição HTTP.

Nesta seção você encontrará exemplos de cada um desses métodos.

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