C# ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: C# Básico

Exercício Resolvido de C# - Como ler um número inteiro e imprimir seu sucessor e seu antecessor em C#

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Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa C# para ler um número inteiro e imprimir seu sucessor e seu antecessor. O usuário poderá informar um valor positivo ou negativo.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe um número inteiro: 16
O número informado foi: 16
O antecessor é 15
O sucessor é: 17
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando C#:

using System;

namespace Estudos {
  class Principal {
    static void Main(string[] args) {
      // vamos pedir ao usuário que informe um número inteiro
      Console.Write("Informe um número inteiro: ");
      int numero = Int32.Parse(Console.ReadLine());

      // vamos calcular o sucessor do número informado
      int sucessor = numero + 1;

      // vamos calcular o antecessor do número informado
      int antecessor = numero - 1;

      // e agora mostramos os resultados
      Console.WriteLine("O número informado foi: {0}", numero);
      Console.WriteLine("O antecessor é {0}", antecessor);
      Console.WriteLine("O sucessor é: {0}", sucessor);

      Console.WriteLine("\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}



Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico

Exercícios Resolvidos de Java - Uma locadora de charretes cobra R$ 10,00 de taxa para cada 3 horas de uso destas

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Exercício Resolvido de Java - Uma locadora de charretes cobra R$ 10,00 de taxa para cada 3 horas de uso destas

Pergunta/Tarefa:

Uma locadora de charretes cobra R$ 10,00 de taxa para cada 3 horas de uso destas e R$ 5,00 para cada 1 hora abaixo destas 3 horas.

Faça um programa (algorítmo) Java que leia a quantidade de horas que a charrete foi usada, calcule e escreva o valor a ser pago pelo cliente.

Sua saída deverá ser parecida com:

Quantidade de horas que a charrete foi usada: 7
Valor total a ser pago: R$ 25,00
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

package exercicio;

import java.text.NumberFormat;
import java.util.Scanner;

public class Exercicio {
  public static void main(String[] args) {
    // vamos fazer a leitura usando a classe Scanner
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos ler a quantidade de horas que a charrete foi usada
    System.out.print("Quantidade de horas que a charrete foi usada: ");
    int horas = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    
    // vamos calcular o valor por 3 horas exatas
    int valor = horas / 3;
    
    // valor a ser pago para cada hora abaixo de 3
    int restante = horas % 3;
    
    // finalmente calculamos o valor total a ser pago
    double valor_total = (valor * 10.0) + (restante * 5);
    
    // e exibimos o resultado
    NumberFormat formato = NumberFormat.getCurrencyInstance();
    System.out.println("Valor total a ser pago: " + formato.format(valor_total));
  }
}



C# ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Como testar se um diretório existe em C# usando a propriedade Exists da classe DirectoryInfo

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Em algumas situações nós precisamos verificar se um diretório existe em C#, talvez para ler ou gravar dados neste arquivo. Isso pode ser feito por meio da propriedade Exists da classe DirectoryInfo.

Esta propriedade retorna um valor true se o diretório existir e false em caso contrário.

Veja o código completo para o exemplo:

using System;
using System.IO;

namespace Estudos {
  class Principal {
    static void Main(string[] args) {
      // vamos criar uma nova instância da classe DirectoryInfo
      DirectoryInfo dir = new DirectoryInfo(@"C:\estudos_csharp\imagens");

      // vamos testar se o diretório existe
      if (dir.Exists) {
        Console.Write("Diretório existe");
      }
      else {
        Console.Write("Diretório não existe");
      }

      Console.WriteLine("\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}

Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado:

O diretório existe.


PostgreSQL ::: Dicas & Truques ::: Comandos DDL (Data Definition Language - Linguagem de Definição de Dados)

Como criar uma tabela no PostgreSQL usando o comando DDL CREATE TABLE

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O comando DDL CREATE TABLE do PostgreSQL é usado quando queremos criar uma nova tabela em uma determinada base de dados (e schema). Em geral criamos novas tabelas usando a ferramenta pgAdmin. No entanto, é importante conhecer e dominar este comando de forma a conseguirmos criar tabelas a partir da janela de Query do pgAdmin, do SQL Shell (psql) ou usando uma linguagem de programação.

O comando DDL CREATE TABLE contém uma série de cláusulas opcionais. Muitas delas são abordadas nas dicas desta seção. Apenas o nome da tabela a ser criada é obrigatório. Veja o comando CREATE TABLE a seguir:

CREATE TABLE produtos();

Este comando criará uma tabela vazia e sem nenhum campo no schema public da base de dados na qual estamos conectados no momento. É claro que uma tabela sem nenhum campo não possui nenhuma utilidade (a não ser que decidamos adicionar os campos mais tarde). Sendo assim, veja um comando CREATE TABLE que cria uma tabela chamada usuarios com os campos: id, nome, senha, data_cadastro:

CREATE TABLE usuarios(
  id serial NOT NULL,
  nome varchar(20) NOT NULL,
  senha varchar(20) NOT NULL,
  data_cadastro date NOT NULL,
  PRIMARY KEY (id)
);

Ao dispararmos o comando, o PostgreSQL nos exibirá a seguinte mensagem:

NOTA: CREATE TABLE criará sequência implícita "usuarios_id_seq" para coluna serial "usuarios.id"
NOTA: CREATE TABLE / PRIMARY KEY criará índice implícito "usuarios_pkey" na tabela "usuarios"
Query returned successfully with no result in 121 ms.

Isso é sinal de que a tabela foi criada com sucesso. Para verifirmos e exibirmos os dados da tabela recém-criada, podemos disparar o seguinte comando DML SELECT:

SELECT column_name, data_type, is_nullable, character_maximum_length 
FROM INFORMATION_SCHEMA.COLUMNS WHERE table_name = 'usuarios';

Como resultado teremos:

column_name    data_type           is_nullable   character_maximum_length
id             integer             NO     
nome           character varying   NO            20
senha          character varying   NO            20
data_cadastro  date                NO
Note que o campo id da tabela é do tipo auto-incremento de 4 bytes e foi marcado como chave-primária. Os campos nome e senha são varchar de 20 caracteres e o campo data_cadastro é do tipo date.

É importante termos em mente a mensagem de erro que o PostgreSQL exibirá quando tentamos criar uma tabela com um nome de uma já existente na mesma base de dados e schema:

NOTA:  CREATE TABLE criará sequência implícita "usuarios_id_seq1" 
para coluna serial "usuarios.id"
ERRO:  relação "usuarios" já existe

********** Error **********

ERRO: relação "usuarios" já existe
SQL state: 42P07
Para evitar este erro, o PostgreSQL nos fornece a cláusula IF NOT EXISTS. Esta cláusula faz com que o comando CREATE TABLE verifique antes se uma tabela com o mesmo nome já existe. Veja:

CREATE TABLE IF NOT EXISTS usuarios(
  id serial NOT NULL,
  nome varchar(20) NOT NULL,
  senha varchar(20) NOT NULL,
  data_cadastro date NOT NULL,
  PRIMARY KEY (id)
);

Agora o PostgreSQL trocará a mensagem de erro pela seguinte mensagem de advertência:

NOTA:  relação "usuarios" já existe, ignorando

Query returned successfully with no result in 14 ms.



C++ ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Como renomear um arquivo em C++ usando a função rename()

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Em algumas situações nossos códigos C++ precisam renomear arquivos. Isso pode ser feito com o auxílio da função rename() ou _rename(), disponível no header io.h or stdio.h (trazido da linguagem C). Veja a assinatura desta função:

int rename(const char *oldname, const char *newname);
Se o arquivo for renomeado com sucesso a função retornará o valor 0. O retorno será -1 se um erro ocorrer. Neste caso a variável global errno será definido como um dos seguintes valores:

a) EINVAL - Invalid argument - Os nomes dos arquivos contém caracteres inválidos;

b) ENOENT - No such file or directory - O caminho do arquivo é inválido;

c) EACCESS - Acesso negado - Algum outro programa está usando este arquivo e mantém controle sobre o mesmo.

Veja um trecho de código C++ no qual renomeamos um arquivo:

#include <iostream>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  // vamos renomear este arquivo
  char arq_antigo[] = "C:\\Dev-Cpp\\arquivo.txt";
  char arq_novo[] = "C:\\Dev-Cpp\\arquivo2.txt";

  // vamos testar se o arquivo foi renomeado com sucesso
  if(rename(arq_antigo, arq_novo) != 0){
    cout << "Erro: " << strerror(errno) << endl;
  }
  else{
    cout << "Arquivo renomeado com sucesso" << endl;
  }

  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}

É possível usar a versão Unicode de rename() ou _rename(). O método _wrename, também presente em io.h or stdio.h é útil quando precisamos internacionalizar nossas aplicações. Veja o exemplo:

#include <iostream>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  // vamos renomear este arquivo
  wchar_t arq_antigo[] = L"C:\\Dev-Cpp\\arquivo.txt";
  wchar_t arq_novo[] = L"C:\\Dev-Cpp\\arquivo2.txt";

  // vamos testar se o arquivo foi renomeado com sucesso
  if(_wrename(arq_antigo, arq_novo) != 0){
    cout << "Erro: " << strerror(errno) << endl;
  }
  else{
    cout << "Arquivo renomeado com sucesso" << endl;
  }

  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}



Delphi ::: Classes, Controles e Componentes ::: TRegistry (Registro do Windows)

Como excluir chaves no registro do Windows usando Delphi a função DeleteKey() da classe TRegistry do Delphi

Quantidade de visualizações: 14121 vezes
Em algumas situações precisamos excluir determinadas chaves do registro do Windows. Para isso podemos usar o método DeleteKey() da classe TRegistry. Este método recebe uma string especificando a chave a ser excluída e retorna um valor Boolean, informando o sucesso da operação.

Veja um trecho de código no qual tentamos excluir uma chave com o nome de "Arquivo de Códigos" localizada sob a chave raiz HKEY_CURRENT_USER:

procedure TForm3.Button5Click(Sender: TObject);
var
  reg: TRegistry;
begin
  // uses Registry

  // vamos criar uma instância da classe TRegistry
  reg := TRegistry.Create;

  // a chave raiz padrão é HKEY_CURRENT_USER mas, por via das dúvidas
  // vamos reafirmar isso
  reg.RootKey := HKEY_CURRENT_USER;

  // vamos verificar se a chave que estamos querendo excluir
  // existe
  if reg.KeyExists('Arquivo de Códigos') then
    begin
      // a chave foi encontrada? vamos excluir
      if reg.DeleteKey('Arquivo de Códigos') then
        begin
          ShowMessage('A chave foi excluída com sucesso.');
        end
      else
        begin
          ShowMessage('Não consegui excluir a chave especificada');
        end;
    end
  else
    begin
      ShowMessage('A chave que você deseja excluir não foi encontrada.');
    end;

  // vamos liberar o registro
  reg.Free;
end;


Note que este método remove a chave e todas as informações associadas a ela. Porém, se a chave possuir sub-chaves, estas deverão ser removidas individualmente antes de excluirmos a chave mãe.

Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


PHP ::: Dicas & Truques ::: Expressões Regulares

Expressões Regulares em PHP - Como usar expressões regulares em PHP

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Expressões regulares são padrões pré-definidos que permitem pesquisar ou substituir uma substring em uma string. Isso quer dizer que expressões regulares são uma ferramenta muito útil para validar CEPs, números de telefones, cartões de crédito, endereços de e-mail, entre outros.

Várias linguagens de programação suportam expressões regulares, entre estas Perl, JavaScript, Java, C#, Python e VB.NET. Porém, o domínio destas expressões é privilégio de poucos. Talvez por sua complexidade ou até mesmo pelo fato de que alguns programadores se contentam em aprender apenas as características básicas de uma linguagem de programação. Quando precisam escrever um programa realmente avançado, vão em busca de códigos prontos e que satisfaçam suas necessidades depois de algumas pequenas alterações.

O PHP suporta dois tipos de expressões regulares: PCRE (Perl-Compatible Regular Expression) e POSIX Extended. O grupo de dicas apresentadas nesta seção de nosso site abrange estes dois tipos de expressões regulares.

Algumas funções de expressões regulares PCRE são: preg_grep(), preg_last_error(), preg_match_all(), preg_match(), preg_quote(), preg_replace_callback(), preg_replace() e preg_split(). Estas funções são abordadas com mais detalhes nesta seção.

Algumas funções de expressões regulares POSIX Regex são: ereg_replace(), ereg(), eregi_replace(), eregi(), split(), spliti(), sql_regcase().

Veja um trecho de código que usa a função eregi() para verificar se uma URL começa com http ou https:

<?
  $url = "http://www.arquivodecodigos.com.br";

  // vamos verificar se a URL começa com http ou https
  if(eregi("^http|https", $url))
    echo "A URL começa com o padrão analisado";
  else
    echo "A URL NÃO começa com o padrão analisado";
?>



PHP ::: PHP + MySQL ::: MySQL Improved Extension (mysqli)

Como estabelecer uma conexão PHP + MySQL (Improved Extension (mysqli)) no modo Programação Orientada a Objetos - Atualizado

Quantidade de visualizações: 10219 vezes
Nesta dica eu mostro como fazer uma conexão PHP + MySQL usando a extensão mysqli no modo POO (Programação Orientada a Objetos). Este modelo difere do modelo procedimental porque, em orientação a objetos, nós criamos um novo objeto da classe mysqli, em vez de simplesmente chamar a função mysqli_connect().

Veja o código completo:

<?
  // constrói um novo objeto mysqli chamado conexao
  $conexao = new mysqli("localhost", "root",
    "osmar1234", "estudos");
 
  // testa se a conexão foi efetuada com sucesso
  if(mysqli_connect_errno()){
    die("Houve um erro de conexão: " . mysqli_connect_error());
  } 
  else{
    print "Conexão com " . $conexao->host_info 
      . " efetuada com sucesso.";
  } 

  // fecha a conexão com o banco de dados
  $conexao->close(); // fecha a conexão
?>

Se os parâmetros de conexão estiverem corretos, o seguinte resultado será exibido:

Conexão com localhost via TCP/IP efetuada com sucesso.

Esta dica foi revisada e atualizada para o PHP 8.


PHP ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como acessar os caracteres de uma string individualmente em PHP usando índices

Quantidade de visualizações: 217 vezes
Em algumas situações nós gostaríamos de acessar os caracteres individuais de uma palavra, frase ou texto em PHP. Isso pode ser feito por meio da notação de índices, ou seja, usando [].

Veja um exemplo abaixo:

<?php
  $nome = "Carlos de Jesus";
  echo "O primeiro caractere é " . $nome[0];
?>

Ao executar este código PHP nós teremos o seguinte resultado:

O primeiro caractere é C


C# ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle

Como usar o laço foreach da linguagem C#

Quantidade de visualizações: 26564 vezes
O laço foreach é usado quando queremos percorrer todos os elementos de um array (matriz) ou de coleções de dados, tais como uma ArrayList. Veja um exemplo:

static void Main(string[] args){
  // declara e inicializa um array de inteiros
  int[] valores = new int[5]{3, 2, 5, 11, 13};

  // usa o laço foreach para percorrer todos
  // os elementos
  foreach(int valor in valores){
    Console.WriteLine("{0}", valor);
  }

  Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
  Console.ReadKey();
}

Aqui nós usamos este laço para percorrer todos os elementos do array. Note que, durante cada iteração do laço, uma referência ao elemento atual é guardada na variável valor. Agora uma advertência: a referência retornada pelo laço foreach é somente leitura. Observe o seguinte trecho de código:

// declara e inicializa um array de inteiros
int[] valores = new int[5]{3, 2, 5, 11, 13};

// tenta alterar o valor da referência ao
// elemento atual
foreach(int valor in valores){
  valor = 10;
}

Ao tentarmos compilar este código teremos a seguinte mensagem:

Cannot assign to 'valor' because it is 
a 'foreach iteration variable'


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