Delphi ::: VCL - Visual Component Library ::: TListBox |
Como selecionar um item de uma ListBox do Delphi em tempo de execução usando a propriedade ItemIndexQuantidade de visualizações: 15557 vezes |
É possível selecionar, em tempo de execução, um dos itens de uma ListBox. Para isso, só precisamos definir um valor para a propriedade ItemIndex. Veja: procedure TForm1.Button2Click(Sender: TObject); begin // vamos selecionar o segundo item na ListBox ListBox1.ItemIndex := 1; // o índice do primeiro item é 0 // note que este código não funciona para ListBoxes de // seleção múltipla end; Note que este código não se aplica às ListBoxes de seleção múltipla. Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
C ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como escrever uma função strtolower() para transformar uma palavra inteira em letras minúsculas usando a linguagem CQuantidade de visualizações: 9991 vezes |
O C padrão não possui uma função para transformar todas as letras de uma palavra em minúsculas, embora alguns compiladores a forneça. O que temos é a função: int tolower(int c); que permite transformar um caractere em seu correspondente minúsculo. Podemos tirar vantagem disso e escrever uma função strtolower() personalizada. Veja a listagem logo abaixo: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> void strtolower(char *string){ while(*string){ *string = tolower(*string); string++; } } int main(int argc, char *argv[]) { char frase[] = "PROGRAMANDO EM C"; strtolower(frase); printf("%s\n\n", frase); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: programando em c Pressione qualquer tecla para continuar... |
C# ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Exercícios Resolvidos de C# - Como verificar quantas vezes um valor é encontrado em um vetor - Como usar vetores e matrizes em C#Quantidade de visualizações: 403 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa C# que declara, constrói e inicializa um vetor de 10 inteiros. Em seguida peça para que o usuário informe um valor a ser pesquisado. Faça uma varredura no vetor e informe quantas vezes o valor pesquisado é encontrado: // declara, constrói e inicializa um vetor de 10 inteiros int[] valores = {4, 21, 9, 8, 12, 21, 4, 4, 1, 10}; Informe um valor: 4 O valor foi encontrado: 3 vezes Informe um valor: 8 O valor foi encontrado: 1 vezes Informe um valor: 3 O valor foi encontrado: 0 vezes Veja a resolução comentada deste exercício usando C#: using System; namespace Estudos { class Principal { // função principal do programa C# static void Main(string[] args) { // declara, constrói e inicializa um vetor de 10 inteiros int[] valores = { 4, 21, 9, 8, 12, 21, 4, 4, 1, 10 }; // vamos ler um valor inteiro Console.Write("Informe um valor: "); int pesquisa = Int32.Parse(Console.ReadLine()); // vamos verificar quantas vezes o valor informado está // contido no vetor int repeticoes = 0; for (int i = 0; i < valores.Length; i++) { if (valores[i] == pesquisa) { repeticoes++; // encontrou? vamos contar esta ocorrência } } // vamos mostrar o resultado Console.WriteLine("O valor foi encontrado: " + repeticoes + " vezes"); Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } |
C++ ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como testar se um número é primo em C++Quantidade de visualizações: 3178 vezes |
O Número Primo é o número maior que 1 e que só pode ser dividido por 1 e por ele mesmo, ou seja, números primos não podem ser divididos por outros números, a não ser por ele mesmo e pelo número 1. Dessa forma, 2, 3, 5, 7, 11, 13, 17, etc, são todos números primos. É importante observar que 0 e 1 não são números primos, e que o número 2 é o único número primo par. Veja agora um código C++ completo que pede para o usuário informar um número inteiro positivo e mostra uma mensagem indicando se o número informado é primo ou não: #include <iostream> #include <cstdlib> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ int numero; bool primo = true; // vamos solicitar um número inteiro positivo cout << "Informe um número inteiro positivo: "; cin >> numero; // o número é negativo? if(numero < 0){ cout << "Número inválido.\n\n"; } // é 0 ou 1? else if((numero == 0) || (numero == 1)){ cout << "Número válido, mas não é primo.\n\n"; } // passou até aqui. Vamos testar se o número é primo else{ for (int i = 2; i <= (numero / 2); i++){ // se passar no teste, não é primo if (numero % i == 0) { primo = false; break; } } if(primo){ cout << "O número informado é primo\n\n"; } else{ cout << "O número informado não é primo\n\n"; } } system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado: Informe um número inteiro positivo: 9 O número informado não é primo |
VB.NET ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como calcular juros simples e montante em VB.NETQuantidade de visualizações: 8668 vezes |
O regime de juros será simples quando o percentual de juros incidir apenas sobre o valor principal. Sobre os juros gerados a cada período não incidirão novos juros. Valor Principal ou simplesmente principal é o valor inicial emprestado ou aplicado, antes de somarmos os juros. Transformando em fórmula temos: J = P . i . n Onde: J = juros P = principal (capital) i = taxa de juros n = número de períodos Imaginemos uma dívida de R$ 2.000,00 que deverá ser paga com juros de 5% a.m. pelo regime de juros simples e o prazo para o pagamento é de 2 meses. O cálculo em VB.NET pode ser feito assim: Module Module1 Sub Main() Dim principal As Double = 2000.0 Dim taxa As Double = 0.08 '8% Dim meses As Integer = 2 Dim juros As Double = principal * taxa * meses Console.WriteLine("O total de juros a ser pago é: " _ & juros) Console.WriteLine() Console.WriteLine("Pressione uma tecla para sair...") Console.ReadKey() End Sub End Module O montante da dívida pode ser obtido das seguintes formas: a) Montante = Principal + Juros b) Montante = Principal + (Principal x Taxa de juros x Número de períodos) M = P . (1 + (i . n)) Veja o código: Module Module1 Sub Main() Dim principal As Double = 2000.0 Dim taxa As Double = 0.08 '8% Dim meses As Integer = 2 Dim juros As Double = principal * taxa * meses Dim montante As Double = principal * (1 + (taxa * meses)) Console.WriteLine("O total de juros a ser pago é: " _ & juros) Console.WriteLine("O montante a ser pago é: " & montante) Console.WriteLine() Console.WriteLine("Pressione uma tecla para sair...") Console.ReadKey() End Sub End Module |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico |
Exercícios Resolvidos de Java - Como calcular lucro mensal de uma empresa em Java - O lucro de uma empresa é dado por L(x) = 10x - 5000, onde x é a quantidadeQuantidade de visualizações: 764 vezes |
Pergunta/Tarefa: O lucro de uma empresa é dado por L(x) = 10x - 5000, onde x é a quantidade de produtos vendidos num determinado mês e 5000 são os custos de execução do trabalho da empresa. Escreva um programa Java que leia a quantidade de produtos vendidos como um número inteiro e calcule e mostre o lucro mensal dessa empresa. Sua saída deverá ser parecida com: Informe a quantidade de produtos vendidos: 950 O lucro da empresa foi: R$ 4500.0 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java: package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // variáveis usadas na resolução do problema int quant_produtos_vendidos; double lucro; // para ler a entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos pedir a quantidade de produtos vendidos System.out.print("Informe a quantidade de produtos vendidos: "); quant_produtos_vendidos = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // vamos calcular o lucro da empresa lucro = (10 * quant_produtos_vendidos) - 5000; // e mostramos o resultado System.out.println("O lucro da empresa foi: R$ " + lucro); } } |
Python ::: Dicas & Truques ::: HTTP Web Server |
Como criar um servidor web em Python usando as classes BaseHTTPRequestHandler e HTTPServerQuantidade de visualizações: 676 vezes |
Nesta dica mostrarei como criar um web server em Python, ou seja, o nosso próprio servidor web. Para isso nós vamos criar uma classe ServidorWeb que herda de BaseHTTPRequestHandler, que nos fornece todos os métodos necessários para tratar requisições HTTP, tais como GET e POST. Note que definir o nome do host como "localhost" e a porta como "8080". Veja o código completo para o nosso web server em Python: # precisamos importar os objetos BaseHTTPRequestHandler e HTTPServer # do módulo http.server from http.server import BaseHTTPRequestHandler, HTTPServer # precisamos também do módulo time import time # vamos criar a classe ServidorWeb, que herda de # BaseHTTPRequestHandler class ServidorWeb(BaseHTTPRequestHandler): # vamos implementar o método que responde às requisições GET def do_GET(self): self.send_response(200) self.send_header("Content-type", "text/html") self.end_headers() self.wfile.write(bytes("<html><head><title>Meu Servidor Web</title></head>", "utf-8")) self.wfile.write(bytes("<p>Requsição: %s</p>" % self.path, "utf-8")) self.wfile.write(bytes("<body>", "utf-8")) self.wfile.write(bytes("<p>Exemplo de Web Server em Python</p>", "utf-8")) self.wfile.write(bytes("</body></html>", "utf-8")) # função principal do programa def main(): # agora criamos um objeto HTTPServer host = "localhost" porta = 8080 servidorWeb = HTTPServer((host, porta), ServidorWeb) print("Servidor iniciado em http://%s:%s" % (host, porta)) # tentamos levantar o servidor try: servidorWeb.serve_forever() except KeyboardInterrupt: pass # liberamos o servidor web servidorWeb.server_close() print("O servidor web foi parado.") if __name__== "__main__": main() Ao executar este código você verá a seguinte mensagem: Servidor iniciado em http://localhost:8080 A partir daí você pode abrir o seu navegador neste endereço e já verá a página web que definimos no corpo do método do_GET() da classe ServidorWeb. Agora é só explorar as dicas dessa seção para aprender ainda mais sobre redes, soquetes e servidores web usando a linguagem Python. |
C# ::: Windows Forms ::: CheckBox |
C# Windows Forms - Como usar a classe CheckBox em seus formulários C# Windows FormsQuantidade de visualizações: 12977 vezes |
Um objeto da classe System.Windows.Forms.CheckBox representa um controle Windows CheckBox. Este controle é uma caixa que pode ser marcada ou desmarcada. Além disso, este controle pode conter uma imagem, texto, ou ambos. Veja a posição da classe CheckBox na hierarquia de classes da plataforma .NET: System.Object System.MarshalByRefObject System.ComponentModel.Component System.Windows.Forms.Control System.Windows.Forms.ButtonBase System.Windows.Forms.CheckBox Você pode ter quantas CheckBox quiser em seus formulários. Elas não precisam necessariamente estar relacionadas. Em tempo de design podemos colocar uma CheckBox em um formulário simplesmente acessando o ToolBox -> Common Controls e arrastando o controle CheckBox para a posição desejada no formulário. Por padrão, uma CheckBox aparecerá desmarcada, ou seja, sua propriedade Checked será false. O texto ao lado da CheckBox pode ser modificado por meio da propriedade Text. Em tempo de execução podemos verificar se uma CheckBox está marcada com um código semelhante ao mostrado abaixo (estou assumindo que seu formulário possui um Button e uma CheckBox): private void button1_Click(object sender, EventArgs e){ // vamos verificar se a CheckBox está marcada ou desmarcada if(checkBox1.Checked) MessageBox.Show("A CheckBox está marcada"); else MessageBox.Show("A CheckBox está desmarcada"); } Caso precise modificar a propriedade Checked de uma CheckBox em tempo de execução, você poderá escrever algo parecido com: private void button1_Click(object sender, EventArgs e){ // vamos marcar a CheckBox checkBox1.Checked = true; } |
Dart ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas |
Como calcular o ponto de interseção de duas retas em Dart - Geometria Analítica e Álgebra Linear em DartQuantidade de visualizações: 1747 vezes |
Duas retas podem encontrar-se em 0, 1 ou 2 pontos. No primeiro caso, elas são chamadas paralelas; no segundo, elas são chamadas concorrentes e o ponto de encontro entre elas é chamado ponto de interseção; no terceiro caso, se duas retas possuem dois pontos em comum, então elas obrigatoriamente apresentam todos os pontos em comum e são chamadas coincidentes. Nesta dica mostrarei como podemos encontrar o ponto de interseção (ou intersecção) de duas retas usando Dart. Mas, antes de vermos o código, dê uma olhada na seguinte imagem: ![]() Note que temos os pontos A e B correspondentes ao segmento de reta AB e os pontos C e D correspondentes ao segmento de reta CD. Nossa tarefa é encontrar o ponto exato de intersecção entre esses dois segmentos de reta. Veja o código Dart completo que nos auxilia na resolução deste problema: // Vamos importar a biblioteca dart:io import "dart:io"; // Classe usada para representar um ponto no // plano 2d (Plano Cartesiano) class Ponto{ double x, y; // construtor da classe Ponto(double x, double y){ this.x = x; this.y = y; } } void main(){ // vamos construir os quatro pontos Ponto A = new Ponto(5, 7); Ponto B = new Ponto(9, -4); Ponto C = new Ponto(-8, 2); Ponto D = new Ponto(11, 6); // vamos obter a representação do segmento AB double a1 = B.y - A.y; double b1 = A.x - B.x; double c1 = (a1 * A.x) + (b1 * A.y); // vamos obter a representação do segmento CD double a2 = D.y - C.y; double b2 = C.x - D.x; double c2 = (a2 * C.x) + (b2 * C.y); // obtém o determinante double determinante = (a1 * b2) - (a2 * b1); // as duas retas são paralelas? if(determinante == 0){ print("\nAs duas retas são paralelas.\n"); } else{ // e construímos o ponto de intersecção double x = ((b2 * c1) - (b1 * c2)) / determinante; double y = ((a1 * c2) - (a2 * c1)) / determinante; Ponto inters = new Ponto(x, y); print("O ponto de interseção é: " + "x = ${x.toStringAsFixed(2)}; y = ${y.toStringAsFixed(2)}"); } } Ao executar este código Dart nós teremos o seguinte resultado: O ponto de interseção é: x = 5,76; y = 4,90 De fato, se você olhar a imagem novamente e desenhar este ponto, verá que ele se situa exatamente na intersecção das retas indicadas. |
C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear |
Exercício Resolvido de C - Como calcular o quadrante de uma coordenada cartesiana em CQuantidade de visualizações: 1653 vezes |
Pergunta/Tarefa: O Plano Cartesiano, ou Sistema de Coordenadas Cartesianas, é formado por duas retas reais perpendiculares, ou seja, o ângulo entre elas é de 90 graus. Essas retas determinam um único plano, que é denominado como sistema ortogonal de coordenadas cartesianas ou somente plano cartesiano. No ano de 1637, René Descartes teve a brilhante ideia de relacionar álgebra e geometria, dando início à conhecida geometria analítica, método que possibilita descrever a geometria utilizando uma menor quantidade de diagramas e desenhos. Apesar de os créditos dessa descoberta serem dados a Descartes, Pierre de Fermat já conhecia e utilizava alguns conceitos de geometria analítica, logo o plano cartesiano. Há quatro quadrantes no Sistema de Coordenadas Cartesianas, conforme a figura a seguir: ![]() Como podemos ver, no primeiro quadrante, tanto o x quanto o y são positivos. No segundo quadrante o x é negativo e o y é positivo. No terceiro quadrante, tanto o x quanto o y são negativos. Por fim, no quarto quadrante, o x é positivo e o y é negativo. Escreva um programa C que pede para o usuário informar os valores x e y de uma coordenada cartesiana e informe em qual quadrante essa coordenada se situa. Se os valores de x e y forem zero, informe que o ponto se situa na origem do plano cartesiano. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o valor x da coordenada: 12 Informe o valor y da coordenada: -7 A coordenada (12,-7) está no Quarto Quadrante (+,-) Veja a resolução comentada deste exercício em C: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <locale.h> // função principal do programa int main(int argc, char *argv[]){ // variáveis usadas na resolução do problema int x, y; setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português // vamos pedir para o usuário informar as coordenadas printf("Informe o valor x da coordenada: "); scanf("%d", &x); printf("Informe o valor y da coordenada: "); scanf("%d", &y); // a coordenada está no primeiro quadrante? if (x > 0 && y > 0){ printf("A coordenada (%d,%d) está no Primeiro Quadrante (+,+)", x, y); } // a coordenada está no segundo quadrante? else if (x < 0 && y > 0){ printf("A coordenada (%d,%d) está no Segundo Quadrante (-,+)", x, y); } // a coordenada está no terceiro quadrante? else if (x < 0 && y < 0){ printf("A coordenada (%d,%d) está no Terceiro Quadrante (-,-)", x, y); } // a coordenada está no quarto quadrante? else if (x > 0 && y < 0){ printf("A coordenada (%d,%d) está no Quarto Quadrante (+,-)", x, y); } // a coordenada está na origem else{ printf("A coordenada (%d,%d) está na origem", x, y); } printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } |
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