Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Recursão (Recursividade) |
Exercício Resolvido de Python - Um método recursivo que conta de 0 até 10Quantidade de visualizações: 1311 vezes |
Exercícios Resolvidos de Python - Um método recursivo que conta de 0 até 10 Pergunta/Tarefa: Escreva um método recursivo que conta e exibe os valores de 0 até 10. Seu método deverá possuir a seguinte assinatura: def contar_recursivamente(n): # sua implementação aqui Sua saída deverá ser parecida com: 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Veja a resolução comentada deste exercício usando Python: # método recursivo que conta de 0 até 10 def contar_recursivamente(n): # vamos exibir o número atual print(n, " ", end =" ") # devemos prosseguir com a recursividade? if n < 10: # incrementa o valor de n n = n + 1 contar_recursivamente(n) # e faz uma nova chamada recursiva # método principal def main(): # efetua uma chamada ao método recursivo fornecendo o primeiro valor contar_recursivamente(0) if __name__== "__main__": main() |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como converter uma string para letras minúsculas em JavaScript usando a função toLowerCase() do objeto StringQuantidade de visualizações: 1 vezes |
Nesta dica mostrarei como usar a função toLowerCase() do JavaScript para transformar todos os caracteres de uma palavra, frase ou texto para letras minúsculas. Esta função faz parte do objeto String. Veja um página HTML completa demonstrando o exemplo: <!doctype html> <html> <head> <title>Strings em JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> var frase = "Veja Esta Frase."; document.write("String original: " + frase + "<br>"); // agora vamos transformar todos os caracteres // da string para letras minúsculas frase = frase.toLowerCase(); document.write("Em letras minúsculas: " + frase + "<br>"); </script> </body> </html> Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado: String original: Veja Esta Frase. Em letras minúsculas: veja esta frase. |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Exercícios Resolvidos de Java - Como inverter a ordem dos elementos de um array usando apenas uma variável temporáriaQuantidade de visualizações: 9632 vezes |
Pergunta/Tarefa: Considere o seguinte trecho de código: // declara, constrói e inicializa um array de 10 inteiros int valores[] = {6, 3, 90, 1, 54, 7, 12, 32, 9, 4}; int temp; Ordem inicial: 6 3 90 1 54 7 12 32 9 4 Ordem invertida: 4 9 32 12 7 54 1 90 3 6 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console: package estudos; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // declara, constrói e inicializa um array de 10 inteiros int valores[] = {6, 3, 90, 1, 54, 7, 12, 32, 9, 4}; int temp; // vamos mostar a ordem inicial dos elementos no vetor System.out.print("Ordem inicial: "); for(int i = 0; i < valores.length; i++){ System.out.print(valores[i] + " "); } // vamos inverter a ordem dos elementos no array int inicio = 0, fim = valores.length - 1; while(inicio < fim){ temp = valores[inicio]; valores[inicio] = valores[fim]; valores[fim] = temp; // incrementa e decrementa as variáveis de controle inicio++; fim--; } // vamos mostar a ordem invertida dos elementos do vetor System.out.print("\nOrdem invertida: "); for(int i = 0; i < valores.length; i++){ System.out.print(valores[i] + " "); } System.out.println(); } } |
Java ::: Projetos Java Completos - Códigos Fonte Completos Java ::: Jogos (Games) |
Como criar um Jogo da Velha em Java - Jogo completo com código fonte comentado - Versão consoleQuantidade de visualizações: 7146 vezes |
Faça o download do código-fonte Jogo da Velha em Java Sobre o Jogo da Velha em Java O Jogo da Velha, também conhecido como Tic-Tac-Toe, é um dos joguinhos mais fáceis de se programar em Java. Além disso, ele possibilita uma boa oportunidade de se entender matrizes, a estrutura switch, os laços for e while, assim como a estrutura básica presente em praticamente todos os games. O Jogo da Velha em Java Console Neste código fonte eu demonstro como o Jogo da Velha pode ser criado em Java usando o modo console, ou seja, em formato texto. Penso que o entendimento da lógica é mais fácil em modo console. Uma vez que você tenha aprendido todos os passos envolvidos, você poderá reproduzí-lo em modo gráfico sem muitas dificuldades. A versão do jogo apresentado nesta dica é um jogador humano, ou seja, você, contra o computador. Não coloquei inteligência artificial nem aprendizado de máquina nos movimentos do computador. Usei apenas jogadas sorteadas. Fica como desafio você implementar jogadas inteligentes por parte do computador como forma de deixar o jogo ainda mais interessante. Por enquanto o objetivo é só o aprendizado mesmo. Antes de continuarmos, veja uma imagem demonstrando o jogo: ![]() Me mostra um pouco do código Para mostrar a simplicidade do código, veja o método que registra a jogada do jogador humano: // este método registra a jogada do jogador humano private static void jogadaHumano(char[][] tabuleiro) { int jogada; // para registrar a jogada do jogador humano // repete até que a jogada seja válida while (true) { // lê a jogada do humano System.out.print("\nSua jogada (1 a 9): "); jogada = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // este movimento é válido? if (movimentoValido(tabuleiro, jogada)){ break; } else{ // não é válido System.out.println("O número " + jogada + " não é um movimento válido."); } } // vamos registrar esse movimento registrarMovimento(tabuleiro, jogada, 'X'); } Os links para você baixar todas as versões deste projeto estão abaixo: 1) JOGOVELHAJC - Jogo da Velha em Java Console - NetBeans IDE - Faça o Download. Não se esqueça: Uma boa forma de estudar o código é fazendo pequenas alterações e rodando para ver os resultados. Outra opção é começar um projeto Java do zero e ir adicionando trechos do código fonte para melhor entendimento de suas partes. |
VBA ::: Dicas & Truques ::: Rotinas de Conversão |
Como converter números em strings em VBA usando a função CStr()Quantidade de visualizações: 464 vezes |
A função CStr() do VBA pode ser usada quando queremos converter valores numéricos do tipo Integer ou Double em uma string. Em geral isso é necessário quando queremos aplicar funções de strings a valores numéricos, por exemplo, testar se um determinado dígito faz parte de um número. Veja um trecho de código no qual usamos a função CStr() para converter valores Integer e Double em string e mostrar o resultado: ' Procedimento para converter Integer e Double em string Sub ConverterNumeroString() ' vamos declarar duas variáveis numéricas Dim codigo As Integer Dim preco As Double codigo = 58 preco = 32.15 Dim resultado As String resultado = "O código do produto é: " + CStr(codigo) + _ " e o preço é: " + CStr(preco) ' mostramos o resultado MsgBox resultado End Sub Ao executar este código VBA nós teremos o seguinte resultado: O código do produto é: 58 e o preço é: 32,15 |
C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como retornar um caractere a partir de seu código ASCII em C# usando o método ToChar() da classe ConvertQuantidade de visualizações: 274 vezes |
A classe Convert, do namespace System, possui vários métodos que possibilitam a conversão entre tipos base. Um destes métodos nos permitem informar um número inteiro e obter o caractere ou letra correspondente. Veja um techo de código no qual informamos o valor 65 e obtemos, como retorno, a letra "A": using System; namespace Estudos { class Program { static void Main(string[] args) { int codigo = 65; char letra = Convert.ToChar(codigo); Console.WriteLine("A letra para o código ASCII {0} é {1}", codigo, letra); Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } Ao executarmos este código C# nós teremos o seguinte resultado: A letra para o código ASCII 65 é A |
Java ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas |
Como calcular a área de um círculo em Java dado o raio do círculoQuantidade de visualizações: 37293 vezes |
A área de um círculo pode ser calculada por meio do produto entre a constante PI e a medida do raio ao quadrado (r2). Comece analisando a figura abaixo:![]() Sendo assim, temos a seguinte fórmula: ![]() Onde A é a área, PI equivale a 3,14 (aproximadamente) e r é o raio do círculo. O raio é a medida que vai do centro até um ponto da extremidade do círculo. O diâmetro é a medida equivalente ao dobro da medida do raio, passando pelo centro do círculo e dividindo-o em duas partes. A medida do diâmetro é 2 * Raio. Veja agora um código Java completo que calcula a área de um círculo mediante a informação do raio: package arquivodecodigos; import java.util.Scanner; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ double area, raio; Scanner in = new Scanner(System.in); System.out.print("Informe o raio do círculo: "); raio = Float.parseFloat(in.nextLine()); area = Math.PI * Math.pow(raio, 2); System.out.println("A area do círculo de raio " + raio + " é igual a " + area); System.exit(0); } } Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: Informe o raio do círculo: 5 A area do círculo de raio 5.0 é igual a 78.53981633974483 A circunferência é um conjunto de pontos que estão a uma mesma distância do centro. Essa distância é conhecida como raio. A circunferência é estudada pela Geometria Analítica e, em geral, em um plano cartesiano. O círculo, que é formado pela circunferência e pelos infinitos pontos que preenchem seu interior, é estudado pela Geometria Plana, pois ele ocupa um espaço e pode ter sua área calculada, diferentemente da circunferência. |
Python ::: NumPy Python Library (Biblioteca Python NumPy) ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como repetir os elementos de um vetor ou matriz usando a função repeat() da NumPy do PythonQuantidade de visualizações: 888 vezes |
A função repeat() da biblioteca NumPy do Python é usada quando queremos repetir os elementos de um vetor ou matriz um determinado número de vezes. Em sua forma mais simples esta função pede um array e um número inteiro indicando a quantidade de repetições. Veja o código Python completo para o exemplo: # vamos importar a biblioteca NumPy import numpy as np def main(): # vamos criar um vetor contendo 5 elementos vetor = np.array([5, 3, 9, 1, 4]) # agora vamos aplicar a função repeat() a este vetor novo_vetor = np.repeat(vetor, 3) # vamos mostrar o resultado print("O vetor original é: {0}".format(vetor)) print("O novo vetor é: {0}".format(novo_vetor)) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: O vetor original é: [5 3 9 1 4] O novo vetor é: [5 5 5 3 3 3 9 9 9 1 1 1 4 4 4] Veja agora o efeito desta função em uma matriz de 2 linhas por 3 colunas: # vamos importar a biblioteca NumPy import numpy as np def main(): # vamos criar uma matriz de 2 linhas e 3 colunas matriz = np.array([(1, 2, 3), (4, 5, 6)]) # agora vamos aplicar a função repeat() a esta matriz nova_matriz = np.repeat(matriz, 3, 0) # vamos mostrar o resultado print("A matriz original é:\n\n{0}".format(matriz)) print("A nova matriz é:\n\n{0}".format(nova_matriz)) if __name__== "__main__": main() Note que informei o valor 0 para o terceiro parâmetro da função repeat(). Isso faz com que os elementos da matriz sejam repetidos no eixo x. Veja: A matriz original é: [[1 2 3] [4 5 6]] A nova matriz é: [[1 2 3] [1 2 3] [1 2 3] [4 5 6] [4 5 6] [4 5 6]] Se trocarmos o valor 0 por 1, o resultado será: A matriz original é: [[1 2 3] [4 5 6]] A nova matriz é: [[1 1 1 2 2 2 3 3 3] [4 4 4 5 5 5 6 6 6]] |
PostgreSQL ::: Dicas & Truques ::: Comandos DDL (Data Definition Language - Linguagem de Definição de Dados) |
Como excluir uma tabela no PostgreSQL usando o comando DDL DROP TABLEQuantidade de visualizações: 7936 vezes |
Em algumas situações precisamos excluir uma tabela em uma base de dados PostgreSQL. Isso pode ser feito por meio do comando DDL DROP TABLE. Este comando remove a tabela da base de dados completamente, incluindo índices, regras (rules), triggers e restrições (constraints). Para disparar um comando DROP TABLE, você precisa ser um super usuário ou possuir privilégios sobre a tabela e o schema na qual ela reside. Em geral excluímos tabelas usando a ferramenta pgAdmin. No entanto, é importante conhecer e dominar este comando de forma a conseguirmos excluir tabelas a partir da janela de Query do pgAdmin, do SQL Shell (psql) ou usando uma linguagem de programação. Veja um comando DDL DROP TABLE usado para excluir uma tabela chamada produtos: DROP TABLE produtos; Se o comando for executado com sucesso, o PostgreSQL nos exibirá a seguinte mensagem: Query returned successfully with no result in 31 ms. ERRO: tabela "produtos" não existe ********** Error ********** ERRO: tabela "produtos" não existe SQL state: 42P01 DROP TABLE IF EXISTS produtos; Agora o PostgreSQL trocará a mensagem de erro por uma mensagem de advertência: NOTA: tabela "produtos" não existe, ignorando Query returned successfully with no result in 14 ms. |
C# ::: Windows Forms ::: Formulários e Janelas |
C# Windows Forms - Como obter a quantidade de controles em um formulário usando a propriedade Controls.CountQuantidade de visualizações: 8287 vezes |
Em algumas situações nós precisamos saber quantos controles existem atualmente em um formulário Windows Forms. Isso pode ser feito com uma chamada à propriedade Count da classe ControlCollection. Um objeto da classe ControlCollection é retornado quando acessamos a propriedade Controls de um formulário (e presente também em outros controles que podem conter controles filhos). Veja um trecho de código no qual obtemos a quantidade de controles em um formulário ao clicarmos em um botão: private void button1_Click(object sender, EventArgs e){ // vamos obter a quantidade de controles no formulário int quantControles = this.Controls.Count; // vamos exibir o resultado MessageBox.Show("O formulário contém " + quantControles + " controles."); } Note que a coleção ControlCollection retorna apenas os controles visuais no formulário, ou seja, componentes tais como Timer, DirectoryEntry, etc, não são incluídos. |
Nossas 20 dicas & truques de programação mais populares |
Java - Exercícios Resolvidos de Java - Como converter decimal em binário em Java usando o laço while C# - Como retornar a quantidade de elementos que podem ser armazenados na List do C# sem redimensioná-la Revit Python Shell - Como copiar grupos no Revit usando a função Create.PlaceGroup() e o Revit Python Shell wxWidgets - Como usar a classe wxFrame para criar a janela principal de suas aplicações C++ wxWidgets |
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VB.NET - Como retornar o tamanho de uma string em VB.NET usando a propriedade Length da classe String Java - Java Swing - Como obter a quantidade de colunas em uma JTable usando o método getColumnCount() CSS - Como definir uma imagem de fundo para a página HTML em CSS usando a propriedade background-image VisuAlg - Como calcular o coeficiente angular de uma reta em VisuAlg dados dois pontos no plano cartesiano |
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Python - Como criar o jogo Pedra, Papel, Tesoura em Python - Jogo completo em Python com código comentado |
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