Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Recursão (Recursividade)

Exercício Resolvido de Python - Um método recursivo que conta de 0 até 10

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Exercícios Resolvidos de Python - Um método recursivo que conta de 0 até 10

Pergunta/Tarefa:

Escreva um método recursivo que conta e exibe os valores de 0 até 10. Seu método deverá possuir a seguinte assinatura:

def contar_recursivamente(n):
  # sua implementação aqui
Veja que o método deverá receber o valor 0 e efetuar novas chamadas a si mesmo até que os valores de 0 a 10 sejam exibidos. O ponto de parada da recursividade é a exibição do valor 10.

Sua saída deverá ser parecida com:

0  1  2  3  4  5  6  7  8  9  10
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Python:

# método recursivo que conta de 0 até 10
def contar_recursivamente(n):
  # vamos exibir o número atual
  print(n, " ", end =" ")
    
  # devemos prosseguir com a recursividade?
  if n < 10:
    # incrementa o valor de n
    n = n + 1  
    contar_recursivamente(n) # e faz uma nova chamada recursiva

# método principal
def main():
  # efetua uma chamada ao método recursivo fornecendo o primeiro valor
  contar_recursivamente(0)
  
if __name__== "__main__":
  main()



JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como converter uma string para letras minúsculas em JavaScript usando a função toLowerCase() do objeto String

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Nesta dica mostrarei como usar a função toLowerCase() do JavaScript para transformar todos os caracteres de uma palavra, frase ou texto para letras minúsculas. Esta função faz parte do objeto String.

Veja um página HTML completa demonstrando o exemplo:

<!doctype html>
<html>
<head>
  <title>Strings em JavaScript</title>
</head>
<body>

<script type="text/javascript">
  var frase = "Veja Esta Frase.";
  document.write("String original: " +
    frase + "<br>");
  
  // agora vamos transformar todos os caracteres
  // da string para letras minúsculas
  frase = frase.toLowerCase();
  document.write("Em letras minúsculas: " +
    frase + "<br>");
</script>
  
</body>
</html>

Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado:

String original: Veja Esta Frase.
Em letras minúsculas: veja esta frase.


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Exercícios Resolvidos de Java - Como inverter a ordem dos elementos de um array usando apenas uma variável temporária

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Pergunta/Tarefa:

Considere o seguinte trecho de código:

// declara, constrói e inicializa um array de 10 inteiros
int valores[] = {6, 3, 90, 1, 54, 7, 12, 32, 9, 4};
int temp;
Escreva um programa Java GUI ou console que inverta a ordem dos elementos do vetor valores usando apenas a variável temp, ou seja, não é permitido usar nenhum método disponível em classes Java. Sua saída deverá ser algo como:

Ordem inicial:

6   3   90   1   54   7   12   32   9   4   

Ordem invertida:

4   9   32   12   7   54   1   90   3   6
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

package estudos;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // declara, constrói e inicializa um array de 10 inteiros
    int valores[] = {6, 3, 90, 1, 54, 7, 12, 32, 9, 4};
    int temp;
    
    // vamos mostar a ordem inicial dos elementos no vetor
    System.out.print("Ordem inicial: ");
    for(int i = 0; i < valores.length; i++){
      System.out.print(valores[i] + "   ");  
    }
    
    // vamos inverter a ordem dos elementos no array
    int inicio = 0, fim = valores.length - 1;  
    while(inicio < fim){
      temp = valores[inicio];
      valores[inicio] = valores[fim];
      valores[fim] = temp;
      // incrementa e decrementa as variáveis de controle
      inicio++; 
      fim--;
    }
    
    // vamos mostar a ordem invertida dos elementos do vetor
    System.out.print("\nOrdem invertida: ");
    for(int i = 0; i < valores.length; i++){
      System.out.print(valores[i] + "   ");  
    }
    
    System.out.println();
  }
}



Java ::: Projetos Java Completos - Códigos Fonte Completos Java ::: Jogos (Games)

Como criar um Jogo da Velha em Java - Jogo completo com código fonte comentado - Versão console

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Faça o download do código-fonte Jogo da Velha em Java

Sobre o Jogo da Velha em Java

O Jogo da Velha, também conhecido como Tic-Tac-Toe, é um dos joguinhos mais fáceis de se programar em Java. Além disso, ele possibilita uma boa oportunidade de se entender matrizes, a estrutura switch, os laços for e while, assim como a estrutura básica presente em praticamente todos os games.

O Jogo da Velha em Java Console

Neste código fonte eu demonstro como o Jogo da Velha pode ser criado em Java usando o modo console, ou seja, em formato texto. Penso que o entendimento da lógica é mais fácil em modo console. Uma vez que você tenha aprendido todos os passos envolvidos, você poderá reproduzí-lo em modo gráfico sem muitas dificuldades.

A versão do jogo apresentado nesta dica é um jogador humano, ou seja, você, contra o computador. Não coloquei inteligência artificial nem aprendizado de máquina nos movimentos do computador. Usei apenas jogadas sorteadas. Fica como desafio você implementar jogadas inteligentes por parte do computador como forma de deixar o jogo ainda mais interessante. Por enquanto o objetivo é só o aprendizado mesmo.

Antes de continuarmos, veja uma imagem demonstrando o jogo:



Me mostra um pouco do código

Para mostrar a simplicidade do código, veja o método que registra a jogada do jogador humano:

// este método registra a jogada do jogador humano
private static void jogadaHumano(char[][] tabuleiro) {
  int jogada; // para registrar a jogada do jogador humano
	
  // repete até que a jogada seja válida
  while (true) {
    // lê a jogada do humano
    System.out.print("\nSua jogada (1 a 9): ");
    jogada = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    // este movimento é válido?
    if (movimentoValido(tabuleiro, jogada)){
      break;
    } 
    else{ // não é válido
      System.out.println("O número " + jogada + " não é um movimento válido.");
    }  
  }
 
  // vamos registrar esse movimento 
  registrarMovimento(tabuleiro, jogada, 'X');
}
Como posso obter este código fonte?

Os links para você baixar todas as versões deste projeto estão abaixo:

1) JOGOVELHAJC - Jogo da Velha em Java Console - NetBeans IDE - Faça o Download.

Não se esqueça: Uma boa forma de estudar o código é fazendo pequenas alterações e rodando para ver os resultados. Outra opção é começar um projeto Java do zero e ir adicionando trechos do código fonte para melhor entendimento de suas partes.


VBA ::: Dicas & Truques ::: Rotinas de Conversão

Como converter números em strings em VBA usando a função CStr()

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A função CStr() do VBA pode ser usada quando queremos converter valores numéricos do tipo Integer ou Double em uma string. Em geral isso é necessário quando queremos aplicar funções de strings a valores numéricos, por exemplo, testar se um determinado dígito faz parte de um número.

Veja um trecho de código no qual usamos a função CStr() para converter valores Integer e Double em string e mostrar o resultado:

' Procedimento para converter Integer e Double em string
Sub ConverterNumeroString()
  ' vamos declarar duas variáveis numéricas
  Dim codigo As Integer
  Dim preco As Double
  
  codigo = 58
  preco = 32.15
  
  Dim resultado As String
  resultado = "O código do produto é: " + CStr(codigo) + _
    " e o preço é: " + CStr(preco)
  
  ' mostramos o resultado
  MsgBox resultado
End Sub

Ao executar este código VBA nós teremos o seguinte resultado:

O código do produto é: 58 e o preço é: 32,15


C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como retornar um caractere a partir de seu código ASCII em C# usando o método ToChar() da classe Convert

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A classe Convert, do namespace System, possui vários métodos que possibilitam a conversão entre tipos base. Um destes métodos nos permitem informar um número inteiro e obter o caractere ou letra correspondente.

Veja um techo de código no qual informamos o valor 65 e obtemos, como retorno, a letra "A":

using System;

namespace Estudos {
  class Program {
    static void Main(string[] args) {
      int codigo = 65;
      char letra = Convert.ToChar(codigo);

      Console.WriteLine("A letra para o código ASCII {0} é {1}", 
        codigo, letra);

      Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}

Ao executarmos este código C# nós teremos o seguinte resultado:

A letra para o código ASCII 65 é A


Java ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas

Como calcular a área de um círculo em Java dado o raio do círculo

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A área de um círculo pode ser calculada por meio do produto entre a constante PI e a medida do raio ao quadrado (r2). Comece analisando a figura abaixo:



Sendo assim, temos a seguinte fórmula:



Onde A é a área, PI equivale a 3,14 (aproximadamente) e r é o raio do círculo.

O raio é a medida que vai do centro até um ponto da extremidade do círculo. O diâmetro é a medida equivalente ao dobro da medida do raio, passando pelo centro do círculo e dividindo-o em duas partes. A medida do diâmetro é 2 * Raio.

Veja agora um código Java completo que calcula a área de um círculo mediante a informação do raio:

package arquivodecodigos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    double area, raio;
 
    Scanner in = new Scanner(System.in);
    System.out.print("Informe o raio do círculo: ");
    raio = Float.parseFloat(in.nextLine());
    area = Math.PI * Math.pow(raio, 2);
    System.out.println("A area do círculo de raio " +
      raio + " é igual a " + area);

    System.exit(0);
  }
}

Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

Informe o raio do círculo: 5
A area do círculo de raio 5.0 é igual a 78.53981633974483

A circunferência é um conjunto de pontos que estão a uma mesma distância do centro. Essa distância é conhecida como raio. A circunferência é estudada pela Geometria Analítica e, em geral, em um plano cartesiano. O círculo, que é formado pela circunferência e pelos infinitos pontos que preenchem seu interior, é estudado pela Geometria Plana, pois ele ocupa um espaço e pode ter sua área calculada, diferentemente da circunferência.


Python ::: NumPy Python Library (Biblioteca Python NumPy) ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como repetir os elementos de um vetor ou matriz usando a função repeat() da NumPy do Python

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A função repeat() da biblioteca NumPy do Python é usada quando queremos repetir os elementos de um vetor ou matriz um determinado número de vezes. Em sua forma mais simples esta função pede um array e um número inteiro indicando a quantidade de repetições.

Veja o código Python completo para o exemplo:

# vamos importar a biblioteca NumPy
import numpy as np

def main():
  # vamos criar um vetor contendo 5 elementos
  vetor = np.array([5, 3, 9, 1, 4])

  # agora vamos aplicar a função repeat() a este vetor
  novo_vetor = np.repeat(vetor, 3)

  # vamos mostrar o resultado
  print("O vetor original é: {0}".format(vetor))
  print("O novo vetor é: {0}".format(novo_vetor))

if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado:

O vetor original é: [5 3 9 1 4]
O novo vetor é: [5 5 5 3 3 3 9 9 9 1 1 1 4 4 4]

Veja agora o efeito desta função em uma matriz de 2 linhas por 3 colunas:

# vamos importar a biblioteca NumPy
import numpy as np

def main():
  # vamos criar uma matriz de 2 linhas e 3 colunas
  matriz = np.array([(1, 2, 3), (4, 5, 6)])

  # agora vamos aplicar a função repeat() a esta matriz
  nova_matriz = np.repeat(matriz, 3, 0)

  # vamos mostrar o resultado
  print("A matriz original é:\n\n{0}".format(matriz))
  print("A nova matriz é:\n\n{0}".format(nova_matriz))

if __name__== "__main__":
  main()

Note que informei o valor 0 para o terceiro parâmetro da função repeat(). Isso faz com que os elementos da matriz sejam repetidos no eixo x. Veja:

A matriz original é:

[[1 2 3]
 [4 5 6]]

A nova matriz é:

[[1 2 3]
 [1 2 3]
 [1 2 3]
 [4 5 6]
 [4 5 6]
 [4 5 6]]


Se trocarmos o valor 0 por 1, o resultado será:

A matriz original é:

[[1 2 3]
 [4 5 6]]

A nova matriz é:

[[1 1 1 2 2 2 3 3 3]
 [4 4 4 5 5 5 6 6 6]]



PostgreSQL ::: Dicas & Truques ::: Comandos DDL (Data Definition Language - Linguagem de Definição de Dados)

Como excluir uma tabela no PostgreSQL usando o comando DDL DROP TABLE

Quantidade de visualizações: 7936 vezes
Em algumas situações precisamos excluir uma tabela em uma base de dados PostgreSQL. Isso pode ser feito por meio do comando DDL DROP TABLE. Este comando remove a tabela da base de dados completamente, incluindo índices, regras (rules), triggers e restrições (constraints). Para disparar um comando DROP TABLE, você precisa ser um super usuário ou possuir privilégios sobre a tabela e o schema na qual ela reside.

Em geral excluímos tabelas usando a ferramenta pgAdmin. No entanto, é importante conhecer e dominar este comando de forma a conseguirmos excluir tabelas a partir da janela de Query do pgAdmin, do SQL Shell (psql) ou usando uma linguagem de programação.

Veja um comando DDL DROP TABLE usado para excluir uma tabela chamada produtos:

DROP TABLE produtos;

Se o comando for executado com sucesso, o PostgreSQL nos exibirá a seguinte mensagem:

Query returned successfully with no result in 31 ms.
Se tentarmos excluir uma tabela que não existe na base de dados, o PostgreSQL abortará a operação com a seguinte mensagem de erro:

ERRO:  tabela "produtos" não existe

********** Error **********

ERRO: tabela "produtos" não existe
SQL state: 42P01
Por este motivo, é interessante usar a cláusula IF EXISTS em conjunto com o comando DROP TABLE. Veja:

DROP TABLE IF EXISTS produtos;

Agora o PostgreSQL trocará a mensagem de erro por uma mensagem de advertência:

NOTA:  tabela "produtos" não existe, ignorando

Query returned successfully with no result in 14 ms.



C# ::: Windows Forms ::: Formulários e Janelas

C# Windows Forms - Como obter a quantidade de controles em um formulário usando a propriedade Controls.Count

Quantidade de visualizações: 8287 vezes
Em algumas situações nós precisamos saber quantos controles existem atualmente em um formulário Windows Forms. Isso pode ser feito com uma chamada à propriedade Count da classe ControlCollection. Um objeto da classe ControlCollection é retornado quando acessamos a propriedade Controls de um formulário (e presente também em outros controles que podem conter controles filhos).

Veja um trecho de código no qual obtemos a quantidade de controles em um formulário ao clicarmos em um botão:

private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
  // vamos obter a quantidade de controles no formulário
  int quantControles = this.Controls.Count;

  // vamos exibir o resultado
  MessageBox.Show("O formulário contém " + quantControles + 
    " controles.");
}

Note que a coleção ControlCollection retorna apenas os controles visuais no formulário, ou seja, componentes tais como Timer, DirectoryEntry, etc, não são incluídos.

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