Python ::: Python para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear |
Como calcular vetor unitário em Python - Python para Física e EngenhariaQuantidade de visualizações: 814 vezes |
Um vetor unitário ou versor num espaço vetorial normado é um vetor (mais comumente um vetor espacial) cujo comprimento ou magnitude é 1. Em geral um vetor unitário é representado por um "circunflexo", assim: __$\hat{i}__$. O vetor normalizado __$\hat{u}__$ de um vetor não zero __$\vec{u}__$ é o vetor unitário codirecional com __$\vec{u}__$. O termo vetor normalizado é algumas vezes utilizado simplesmente como sinônimo para vetor unitário. Dessa forma, o vetor unitário de um vetor __$\vec{u}__$ possui a mesma direção e sentido, mas magnitude 1. Por magnitude entendemos o módulo, a norma ou comprimento do vetor. Então, vejamos a fórmula para a obtenção do vetor unitário: \[\hat{u} = \dfrac{\vec{v}}{\left|\vec{v}\right|}\] Note que nós temos que dividir as componentes do vetor pelo seu módulo de forma a obter o seu vetor unitário. Por essa razão o vetor nulo não possui vetor unitário, pois o seu módulo é zero, e, como sabemos, uma divisão por zero não é possível. Veja agora o código Python que pede as coordenadas x e y de um vetor 2D ou R2 e retorna o seu vetor unitário: # vamos precisar do módulo Math import math # função principal do programa def main(): # vamos ler os valores x e y x = float(input("Informe o valor de x: ")) y = float(input("Informe o valor de y: ")) # o primeiro passo é calcular a norma do vetor norma = math.sqrt(math.pow(x, 2) + math.pow(y, 2)) # agora obtemos as componentes x e y do vetor unitário u_x = x / norma u_y = y / norma # mostra o resultado print("O vetor unitário é: (x = {0}; y = {1})".format(u_x, u_y)) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: Informe o valor de x: -4 Informe o valor de y: 6 O vetor unitário é: (x = -0.5547001962252291; y = 0.8320502943378437) Veja agora uma modificação deste código para retornarmos o vetor unitário de um vetor 3D ou R3, ou seja, um vetor no espaço: # vamos precisar do módulo Math import math # função principal do programa def main(): # vamos ler os valores x, y e z x = float(input("Informe o valor de x: ")) y = float(input("Informe o valor de y: ")) z = float(input("Informe o valor de z: ")) # o primeiro passo é calcular a norma do vetor norma = math.sqrt(math.pow(x, 2) + math.pow(y, 2) + math.pow(z, 2)) # agora obtemos as componentes x, y e z do vetor unitário u_x = x / norma u_y = y / norma u_z = z / norma # mostra o resultado print("O vetor unitário é: (x = {0}; y = {1}; z = {2})".format( u_x, u_y, u_z)) if __name__== "__main__": main() Ao executarmos este novo código nós teremos o seguinte resultado: Informe o valor de x: 3 Informe o valor de y: 7 Informe o valor de z: 5 O vetor unitário é: (x = 0.329292779969071; y = 0.7683498199278324; z = 0.5488212999484517) |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
PHP para iniciantes - Como converter segundos para horas no formato HH:MM:SS usando a função gmdate() do PHPQuantidade de visualizações: 188 vezes |
Nesta dica mostrarei o uso da função gmdate() da linguagem PHP para convertermos, de forma bem rápida, um determinado número de segundos em horas no formato HH:MM:SS. É claro que há uma infinidade de formas de se fazer isso em PHP. Porém, essa é uma das mais simples, pois não exige nenhum cálculo. Veja o código completo para o exemplo: <html> <head> <title>Estudando PHP</title> </head> <body> <?php $segundos = 134; echo "$segundos segundos equivale a " . gmdate("H:i:s", $segundos); ?> </body> </html> Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: 134 segundos equivale a 00:02:14 |
C# ::: Coleções (Collections) ::: List<T> |
Como inserir um novo elemento em uma posição N de uma List<T> do C# usando a função Insert()Quantidade de visualizações: 9081 vezes |
Em algumas situações gostaríamos de inserir um novo elemento em uma determinada posição de uma List<T>, ou seja, queremos ser capazes de inserir o novo elemento em qualquer posição, e não somente no final da lista. Para isso podemos usar o método Insert(). Veja sua assinatura:public void Insert( int index, T item ) static void Main(string[] args){ // vamos criar um objeto da classe List<T> List<int> valores = new List<int>(); // vamos inserir quatro valores na lista valores.Add(5); valores.Add(2); valores.Add(6); valores.Add(9); // vamos usar o laço foreach para percorrer os elementos na lista Console.WriteLine("Elementos na lista:"); foreach(int v in valores){ Console.WriteLine(v); } // vamos inserir um novo elemento no índice 2 valores.Insert(2, 20); // vamos usar o laço foreach para percorrer os elementos na lista novamente Console.WriteLine("Elementos na lista:"); foreach(int v in valores){ Console.WriteLine(v); } // vamos pausar a execução Console.ReadKey(); } Ao executarmos este código teremos o seguinte resultado: Elementos na lista: 5 2 6 9 Elementos na lista: 5 2 20 6 9 Este método pode lançar uma exceção do tipo ArgumentOutOfRangeException se o índice fornecido for menor que 0 ou superior à quantidade de itens na lista. |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Algorítmos Úteis |
Como testar se uma palavra (ou frase) é palíndroma em JavaScriptQuantidade de visualizações: 11756 vezes |
Palíndromo é uma palavra, frase ou número que permanece igual quando lida de trás para diante. Por extensão, palíndromo é qualquer série de elementos com simetria linear, ou seja, que apresenta a mesma sequência de unidades nos dois sentidos. Uma palavra palíndroma é aquela cuja sequência de letras é simétrica, permitindo uma leitura idêntica da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda: ovo, osso, reler, anilina. Veja um código JavaScript que pede para o usuário informar um palavra e, em seguida, informa se a palavra é palíndroma ou não: <!DOCTYPE html> <head> <meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1" /> <title>Estudos JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> function palin(pal){ var palindroma = true; pal = pal.toUpperCase(); for(var i = 0; i < (pal.length / 2); i++){ if(pal.charAt(i) != pal.charAt(pal.length - i - 1)){ palindroma = false; } } return palindroma; } // testa se uma palavra é palindroma var palavra = window.prompt("Informe a palavra", "palavra"); if(palin(palavra)){ alert("Esta palavra é palindroma"); } else{ alert("Esta palavra NÃO é palindroma"); } </script> </body> </html> |
Python ::: Python para Engenharia ::: Unidades de Medida |
Como converter Metros Quadrados em Quilômetros Quadrados em Python - Python para Física e EngenhariaQuantidade de visualizações: 403 vezes |
Em muitas situações nós temos uma medida de área em m2 e queremos transformá-la em km2, ou seja, converter Metros Quadrados para Quilômetros Quadrados. Para isso só precisamos dividir os metros quadrados por 1.000.000. Veja a fórmula: \[\text{Quilômetros Quadrados} = \frac{\text{Metros Quadrados}}{1.000.000} \] Agora veja o código Python que pede para o usuário informar a medida de área em metros quadrados e a converte para quilômetros quadrados. Note que mostrei como exibir o resultado em notação científica e sem notação científica: # função principal do programa def main(): # vamos ler a medida em metros quadrados m_quadrados = float(input("Informe os metros quadrados: ")) # agora calculamos os quilômetros quadrados km_quadrados = m_quadrados / 1000000.00 # e mostramos o resultado print("Você informou {0} metros quadrados.".format(m_quadrados)) print("Isso equivale a {0} quilômetros quadrados.".format(km_quadrados)) print(f"Sem notação científica: {km_quadrados:.6f}") if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: Informe os metros quadrados: 80 Você informou 80.0 metros quadrados. Isso equivale a 8.0E-5 quilômetros quadrados. Sem notação científica: 0,000080 |
PHP ::: Fundamentos da Linguagem ::: Tipos de Dados |
Como usar o tipo de dados object da linguagem PHPQuantidade de visualizações: 7844 vezes |
O PHP, especialmente a partir da versão 5.0, suporta a programação orientada a objetos (OOP). A programação OOP promove um design modular limpo, simplifica a depuração e manutenção e facilita a reutilização de códigos. As classes são os pontos cruciais de um design orientado a objetos. Uma classe é uma definição de uma estrutura que contém propriedades (variáveis) e métodos (funções). Classes são definidas com a palavra-chave class: class Pessoa{ public $nome = ''; function nome($novo_nome = NULL){ if(!is_null($novo_nome)){ $this->nome = $novo_nome; } return $this->nome; } } Uma vez que uma classe é definida, qualquer número de objetos podem ser construídos a partir dela por meio do uso da palavra-chave new, e as propriedades e métodos do objeto podem ser acessadas com a construção ->. Veja: $pessoa = new Pessoa; $pessoa->nome('Osmar J. Silva'); printf("Olá, %s<br>", $pessoa->nome); Se quisermos saber se uma variável é do tipo object, podemos usar a função is_object(). Veja: <? class Pessoa{ public $nome = ''; function nome($novo_nome = NULL){ if(!is_null($novo_nome)){ $this->nome = $novo_nome; } return $this->nome; } } $pessoa = new Pessoa; if(is_object($pessoa)){ echo 'A variável $pessoa é do tipo object.'; } ?> Ao executarmos este código PHP nós teremos o seguinte resultado: A variável $pessoa é do tipo object. |
Python ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como embaralhar os elementos de um array em Python usando random.shuffle()Quantidade de visualizações: 1207 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos embaralhar a ordem dos elementos de uma lista do Python. Para isso usaremos o método shuffle() do módulo random. Este método muda a ordem dos elementos no vetor original. Veja o código completo para o exemplo: # vamos importar o módulo random import random # função principal do programa def main(): # vamos criar uma lista de números inteiros numeros = [1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10] # vamos mostrar o vetor original print("Ordem original: {0}".format(numeros)) # agora vamos embaralhar a ordem dos elementos da lista random.shuffle(numeros) # e mostramos o resultado print("Após o embaralhamento: {0}".format(numeros)) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: Ordem original: [1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10] Após o embaralhamento: [3, 10, 6, 8, 9, 5, 7, 4, 1, 2] |
Java ::: Coleções (Collections) ::: Set (Conjunto) |
Java Collections - Como usar a interface Set em seus códigos JavaQuantidade de visualizações: 5126 vezes |
A interface Set estende a interface Collection mas não adiciona novos métodos ou constantes. Em vez disso, esta interface define que uma instância de Set não contenha elementos duplicados. Esta responsabilidade é transferida para as classes que implementam a interface. A classe abstrata AbstractSet é uma classe de conveniência que herda da classe também abstrata AbstractCollection e implementa a interface Set. A classe AbstractSet fornece implementações concretas para os métodos equals() e hashCode(). Estes métodos permitem a funcionalidade da não permissão de elementos duplicados nos conjuntos. As classes concretas mais conhecidas da interface Set são: HashSet - Esta classe é implementada em cima de uma tabela hash, ou seja, um array (matriz) na qual os elementos são armazenados em posições calculadas de acordo com o seu conteúdo. Uma característica interessante de HashSet é que os elementos raramente são retornados na mesma ordem na qual foram inseridos. LinkedHashSet - Esta classe estende a classe HashSet com uma implementação de lista ligada (linked list) que permite a ordenação dos elementos no conjunto. TreeSet - Esta classe é uma classe concreta que implementa a interface SortedSet. A interface SortedSet é uma sub-interface de Set que garante que os elementos no conjunto estejam ordenados. Além disso, esta interface fornece os métodos first() e last() para acessar o primeiro e o último elemento do conjunto. Há ainda os métodos headSet(toElement) e tailSet(fromElement) para retornar uma faixa do conjunto cujos elementos sejam "menores" que toElement e "maiores" que fromElement. Seja qual for a implementação de Set que você queira usar, é sempre uma boa idéia codificar em cima da interface. Isso facilita a troca de HashSet por TreeSet ou vice-versa sem grandes modificações no seu código. Veja um exemplo no qual usamos a classe concreta HashSet para representar um conjunto de cinco strings únicas: package estudos; import java.util.HashSet; import java.util.Iterator; import java.util.Set; public class Estudos{ public static void main(String[] args) { // vamos criar uma instância da classe HashSet Set<String> conjunto = new HashSet<>(); // vamos inserir cinco elementos no Set conjunto.add("Açucar"); conjunto.add("Macarrão"); conjunto.add("Feijão"); conjunto.add("Carne"); conjunto.add("Maionese"); // vamos exibir os elementos inseridos Iterator iterator = conjunto.iterator(); while(iterator.hasNext()){ System.out.println(iterator.next()); } } } Ao executar este trecho de código teremos um resultado parecido com: Macarrão Feijão Carne Açucar Maionese Note que raramente os elementos serão exibidos na ordem na qual eles foram inseridos. Experimente agora trocar a linha: Set<String> conjunto = new HashSet<>(); por Set<String> conjunto = new LinkedHashSet<>(); Execute o código novamente e verá que agora os elementos são exibidos na mesma ordem que foram inseridos. |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Cookies |
Cookies em JavaScript - Como obter o valor de um cookie usando JavaScriptQuantidade de visualizações: 106 vezes |
Nesta dica eu mostro como podemos escrever uma função JavaScript chamada obterCookie() que recebe o nome de um cookie e retorna o seu valor. Veja que, se o cookie com o nome informado não existir, o valor null é retornado. Veja o código JavaScript completo, incluindo o código HTML: <html> <head> <title>Estudando JavaScript</title> <script type="text/javascript"> // função que permite obter um cookie function obterCookie(nome){ if(document.cookie.length > 0){ c_start = document.cookie.indexOf(nome + "="); if(c_start != -1){ c_start = c_start + nome.length + 1; c_end = document.cookie.indexOf(";", c_start); if(c_end == -1){ c_end = document.cookie.length; } return unescape(document.cookie.substring( c_start, c_end)); } } return null; } </script> </head> <body> <script type="text/javascript"> // verifica se o cookie "nome_visitante" existe // e obtém seu valor var nome_visitante = obterCookie('nome_visitante'); if(nome_visitante != null){ document.writeln("O cookie nome_visitante existe. " + "Seu valor é: " + nome_visitante); } else{ document.writeln("O cookie nome_visitante não existe"); } </script> </body> </html> Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado: O cookie nome_visitante existe. Seu valor é: Osmar |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como inverter a ordem dos elementos de um array em JavaScript - Vetores e matrizes em JavaScriptQuantidade de visualizações: 11354 vezes |
Em algumas situações nós precisamos inverter a ordem dos elementos em um vetor (array) em JavaScript. Para isso nós podemos usar o método reverse() do objeto Array. Veja o código JavaScript completo para o exemplo, incluindo o documento HTML: <html> <head> <title>Estudando JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> var valores = new Array(1, 2, 3, 4, 5); document.write("Valores no vetor: " + valores + "<br>"); valores.reverse(); document.write("Fiz uma chamada ao método reverse()<br>"); document.write("Valores no vetor: " + valores); </script> </body> </html> Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: Valores no vetor: 1,2,3,4,5 Fiz uma chamada ao método reverse() Valores no vetor: 5,4,3,2,1 |
Nossas 20 dicas & truques de programação mais populares |
JavaScript - JavaScript para iniciantes - Como converter uma string em um valor numérico usando o método Number() do JavaScript JavaScript - Como testar se ao menos um elemento de um array satisfaz uma condição em JavaScript usando a função some() Java - Java Swing - Como obter a quantidade de colunas em uma JTable usando o método getColumnCount() |
Você também poderá gostar das dicas e truques de programação abaixo |
GNU Octave - GNU Octave para Álgebra Linear - Como calcular o determinante de uma matriz usando a função det() do GNU Octave Excel - Como gerar números aleatórios inteiros entre 1 e 10 no Excel usando as funções ALEATÓRIO() e INT() JavaScript - Como construir uma determinada data e hora usando o construtor do objeto Date do JavaScript |
Nossas 20 dicas & truques de programação mais recentes |
Últimos Projetos e Códigos Fonte Liberados Para Apoiadores do Site |
Python - Como criar o jogo Pedra, Papel, Tesoura em Python - Jogo completo em Python com código comentado |
Últimos Exercícios Resolvidos |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
1º lugar: Java |