Java ::: Java Swing - JTable e classes relacionadas ::: JTable

Como inserir novas colunas em uma JTable do Java Swing em tempo de execução usando o método addColumn() da classe DefaultTableModel

Quantidade de visualizações: 422 vezes
Em algumas situações nós precisamos adicionar uma ou mais colunas em uma JTable do Java Swing. Entre as formas possíveis, uma é por meio do uso da função addColumn() da classe DefaultTableModel. Este método recebe, no exemplo abaixo, uma String contendo o nome da coluna a ser criada.

Veja o código completo para a aplicação Java Swing:

import javax.swing.*;
import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
import javax.swing.table.*;

public class Estudos extends JFrame{
  public Estudos(){
    super("Exemplo de uma tabela simples");
		
    final DefaultTableModel modelo = new 
       DefaultTableModel();
    
    // constrói a tabela
    JTable tabela = new JTable(modelo);
    
    // Cria duas colunas
    modelo.addColumn("Nome");
    modelo.addColumn("Idade");
    
    JButton btn = new JButton("Adicionar Colunas");
    btn.addActionListener(
      new ActionListener(){
      	public void actionPerformed(ActionEvent e){
      	  String titulo = JOptionPane.showInputDialog(
            null, "Informe o título da nova coluna:");
      	  
      	  // Adiciona uma coluna
          modelo.addColumn(titulo);
        }
      }	
    ); 
    
    tabela.setPreferredScrollableViewportSize(
        new Dimension(350, 50));
	
    Container c = getContentPane();
    c.setLayout(new FlowLayout());
			
    JScrollPane scrollPane = new JScrollPane(tabela);
    c.add(scrollPane);
    c.add(btn);
    	
    setSize(400, 300);
    setVisible(true);
  }
	
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}



Java ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas

Como calcular o ponto de interseção de duas retas em Java - Java para Geometria Analítica e Álgebra Linear

Quantidade de visualizações: 1251 vezes
Duas retas podem encontrar-se em 0, 1 ou 2 pontos. No primeiro caso, elas são chamadas paralelas; no segundo, elas são chamadas concorrentes e o ponto de encontro entre elas é chamado ponto de interseção; no terceiro caso, se duas retas possuem dois pontos em comum, então elas obrigatoriamente apresentam todos os pontos em comum e são chamadas coincidentes.

Nesta dica mostrarei como podemos encontrar o ponto de interseção (ou intersecção) de duas retas usando Java. Mas, antes de vermos o código, dê uma olhada na seguinte imagem:



Note que temos os pontos A e B correspondentes ao segmento de reta AB e os pontos C e D correspondentes ao segmento de reta CD. Nossa tarefa é encontrar o ponto exato de intersecção entre esses dois segmentos de reta.

Veja o código Java completo que nos auxilia na resolução deste problema:

package estudos;

// Classe usada para representar um ponto no
// plano 2d (Plano Cartesiano)
class Ponto{
  double x, y;
  
  // construtor da classe
  public Ponto(double x, double y){
    this.x = x;
    this.y = y;
  }
}

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // vamos construir os quatro pontos
    Ponto A = new Ponto(5, 7);
    Ponto B = new Ponto(9, -4);
    Ponto C = new Ponto(-8, 2);
    Ponto D = new Ponto(11, 6);
    
    // vamos obter a representação do segmento AB    
    double a1 = B.y - A.y;
    double b1 = A.x - B.x;
    double c1 = (a1 * A.x) + (b1 * A.y);
       
    // vamos obter a representação do segmento CD
    double a2 = D.y - C.y;
    double b2 = C.x - D.x;
    double c2 = (a2 * C.x) + (b2 * C.y);
    
    // obtém o determinante
    double determinante = (a1 * b2) - (a2 * b1);
    
    // as duas retas são paralelas?
    if(determinante == 0){
      System.out.println("\nAs duas retas são paralelas.\n");
    }
    else{
      // e construímos o ponto de intersecção
      double x = ((b2 * c1) - (b1 * c2)) / determinante;
      double y = ((a1 * c2) - (a2 * c1)) / determinante;
      Ponto inters = new Ponto(x, y);
    
      System.out.printf("O ponto de interseção é: x = %.2f; y = %.2f",
        inters.x, inters.y);
    }
    
    System.out.println();
  }
} 

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

O ponto de interseção é: x = 5,76; y = 4,90

De fato, se você olhar a imagem novamente e desenhar este ponto, verá que ele se situa exatamente na intersecção das retas indicadas.


Delphi ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas

Como calcular o coeficiente angular de uma reta em Delphi dados dois pontos no plano cartesiano

Quantidade de visualizações: 1375 vezes
O Coeficiente Angular de uma reta é a variação, na vertical, ou seja, no eixo y, pela variação horizontal, no eixo x. Sim, isso mesmo. O coeficiente angular de uma reta tem tudo a ver com a derivada, que nada mais é que a taxa de variação de y em relação a x.

Vamos começar analisando o seguinte gráfico, no qual temos dois pontos distintos no plano cartesiano:



Veja que o segmento de reta AB passa pelos pontos A (x=3, y=6) e B (x=9, y=10). Dessa forma, a fórmula para obtenção do coeficiente angular m dessa reta é:

\[\ \text{m} = \frac{y_2 - y_1}{x_2 - x_1} = \frac{\Delta y}{\Delta x} = tg \theta \]

Note que __$\Delta y__$ e __$\Delta x__$ são as variações dos valores no eixo das abscissas e no eixo das ordenadas. No triângulo retângulo que desenhei acima, a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto oposto e a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto adjascente.

Veja agora o trecho de código na linguagem Delphi que solicita as coordenadas x e y dos dois pontos, efetua o cálculo e mostra o coeficiente angular m da reta que passa pelos dois pontos:

procedure TForm4.Button2Click(Sender: TObject);
var
  x1, y1, x2, y2, m: Double;
begin
  // x e y do primeiro ponto
  x1 := 3;
  y1 := 6;

  // x e y do segundo ponto
  x2 := 9;
  y2 := 10;

  // agora vamos calcular o coeficiente angular
  m := (y2 - y1) / (x2 - x1);

  // e mostramos o resultado
  Memo1.Lines.Add('O coeficiente angular é: ' +
    FloatToStr(m));
end;

Ao executar este código em linguagem Delphi nós teremos o seguinte resultado:

O coeficiente angular é: 0,666666666666667

Veja agora como podemos calcular o coeficiente angular da reta que passa pelos dois pontos usando o Teorema de Pitágoras. Note que agora nós estamos tirando proveito da tangente do ângulo Theta (__$\theta__$), também chamado de ângulo Alfa ou Alpha (__$\alpha__$):

procedure TForm4.Button2Click(Sender: TObject);
var
  x1, y1, x2, y2, tangente: Double;
  cateto_oposto, cateto_adjascente, tetha: Double;
begin
  // incluir a unit Math

  // x e y do primeiro ponto
  x1 := 3;
  y1 := 6;

  // x e y do segundo ponto
  x2 := 9;
  y2 := 10;

  // vamos obter o comprimento do cateto oposto
  cateto_oposto := y2 - y1;
  // e agora o cateto adjascente
  cateto_adjascente := x2 - x1;
  // vamos obter o ângulo tetha, ou seja, a inclinação da hipetunesa
  // (em radianos, não se esqueça)
  tetha := ArcTan2(cateto_oposto, cateto_adjascente);
  // e finalmente usamos a tangente desse ângulo para calcular
  // o coeficiente angular
  tangente := Tan(tetha);

  // e mostramos o resultado
  Memo1.Lines.Add('O coeficiente angular é: ' +
    FloatToStr(tangente));
end;

Ao executar este código você verá que o resultado é o mesmo. No entanto, fique atento às propriedades do coeficiente angular da reta:

1) O coeficiente angular é positivo quando a reta for crescente, ou seja, m > 0;

2) O coeficiente angular é negativo quando a reta for decrescente, ou seja, m < 0;

3) Se a reta estiver na horizontal, ou seja, paralela ao eixo x, seu coeficiente angular é zero (0).

4) Se a reta estiver na vertical, ou seja, paralela ao eixo y, o coeficiente angular não existe.


C# ::: Dicas & Truques ::: Gráficos

Como desenhar gráficos em C# usando GDI+ - Computação gráfica em C# - Passos inicias

Quantidade de visualizações: 17252 vezes
Qualquer um que queira iniciar os estudos e desenhos de gráficos em C# usando Windows Forms deve obrigatoriamente entender um pouco de GDI e GDI+. GDI é o acrônimo de Graphics Device Interface e GDI+ é o seu sucessor em versões mais recentes do Microsoft Windows. Com a indepedência do GDI+ podemos desenhar em um formulário, na tela ou impressora sem qualquer modificação no código. O próprio GDI+ se encarrega dos detalhes da implementação de cada um destes diferentes dispositivos.

O GDI+ é uma interface de programação de aplicações (API) que forma o sub-sistema do sistema operacional Microsoft Windows XP. Esta API é a responsável pela exibição de informações na tela e impressoras. O GDI+ é uma DLL Win32 chamada de gdiplus.dll que é distribuída com o Windows XP e versões mais recentes do Windows. Esta DLL está também disponível para uso em versões do Windows anteriores ao XP.

A plataforma .NET encapsula as funcionalidades do GDI+ nos seguintes namespaces: System.Drawing, System.Drawing.Drawing2D, System.Drawing.Imaging, System.Drawing.Text e System.Drawing.Printing.

Antes de iniciar seus desenhos em C# e Windows Forms, é importante entender o sistema de coordenadas do GDI+. Este sistema usa a medida de pixels ("picture elements"), que é a menor unidade de resolução no display de um monitor. Assim, o canto superior esquerdo de um controle GUI (um formulário, um painel, botão, etc) tem as coordenadas (0, 0), ou seja, x = 0 e y = 0. Lembre-se de que x é o eixo horizontal e y é o eixo vertical.

A classe Graphics, do pacote System.Drawing, é quem fornece boa parte dos métodos que usamos para desenhar em C# e Windows Forms. Veja sua posição na hierarquia de classes da plataforma .NET:

System.Object 
  System.MarshalByRefObject 
    System.Drawing.Graphics

Um objeto desta classe pode ser obtido com uma chamada ao método CreateGraphics() a partir de um objeto que herda de System.Windows.Forms.Control ou gerenciando o evento Paint do controle e acessando a propriedade Graphics da classe System.Windows.Forms.PaintEventArgs.

Veja um trecho de código no qual desenhamos uma linha horizontal no formulário a partir do clique de um botão:

private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
  // vamos obter o Graphics do formulário
  Graphics g = this.CreateGraphics();

  // vamos desenhar uma linha horizontal de 300 pixels na
  // cor preta e espessura de 1 pixel
  g.DrawLine(new Pen(Color.Black, 1), new Point(20, 80), 
    new Point(320, 80));

  // vamos liberar o objeto Graphics
  g.Dispose();
}



Python ::: NumPy Python Library (Biblioteca Python NumPy) ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como multiplicar um vetor ou uma matriz por um escalar no NumPy do Python - Python NumPy para Engenharia

Quantidade de visualizações: 4390 vezes
Esta dica de Python e NumPy é direcionada, principalmente, aos estudantes de Engenharia Civil, que se deparam, logo no início do curso, com o estudo da Geometria Analítica e gostariam de entender melhor a multiplicação de vetores por um escalar. Lembre-se de que um escalar é um valor único, enquanto vetores e matrizes são estruturas que guardam vários valores ao mesmo tempo.

Nosso primeiro exemplo será feito em cima de um vetor com os seguintes valores: [3, -5, 4, 1, 9]. O escalar usado será o valor 2, ou seja, temos que multiplicar cada valor no vetor pelo valor 2 e, dessa forma, obtermos um novo vetor.

Veja como a linguagem Python facilita esta operação:

# importamos a bibliteca NumPy
import numpy as np

def main():
  # declara e cria o vetor
  vetor = np.array([3, -5, 4, 1, 9])
  
  # agora vamos multiplicar este vetor pelo escalar 2
  escalar = 2
  novoVetor = vetor * escalar

  # vamos exibir o resultado
  print("Vetor inicial: ", vetor)
  print("Valor do escalar: ", escalar)
  print("Novo vetor: ", novoVetor)

if __name__== "__main__":
  main()

Este código Python vai gerar o seguinte resultado:

Vetor inicial: [3 -5 4 1 9]
Valor do escalar: 2
Novo vetor: [6 -10 8 2 18]

Veja agora como podemos efetuar a mesma operação em uma matriz de 2 linhas e 3 colunas (recorde que, em Python, uma matriz nada mais é que um vetor de vetores, ou seja, cada elemento do vetor contém outro vetor):

# importamos a bibliteca NumPy
import numpy as np

def main():
  # declara e cria a matriz
  matriz = np.array([(4, 12, 50), (5, 3, 1), (11, 9, 7)])
  
  # agora vamos multiplicar esta matriz pelo escalar 2
  escalar = 2
  novaMatriz = matriz * escalar

  # vamos exibir o resultado
  print("Matriz inicial: ", matriz)
  print("Valor do escalar: ", escalar)
  print("Nova matriz: ", novaMatriz)

if __name__== "__main__":
  main()

Ao executarmos este código Python nós teremos o seguinte resultado:

Matriz inicial: [[4 12 50]
[5 3 1]
[11 9 7]]
Valor do escalar: 2
Nova matriz: [[8 24 100]
[10 6 2]
[22 18 14]]


QGIS ::: PyQGIS API ::: Shapefiles, Camadas Vetoriais, Dados Vetoriais

Como exibir todos os atributos das feições de uma camada vetorial no QGIS usando getFeatures() e attributes() da PyQGIS API

Quantidade de visualizações: 850 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos acessar todos os atributos das feições (features) de uma camada vetorial no QGIS usando getFeatures() e attributes() do objeto QgsVectorLayer da PyQGIS API.

Depois de carregar o shapefile contendo todos os municípios do Estado de Goiás, usei a getFeatures() para retornar um iterador QgsFeatureIterator que nos permite acessar as features individuais da camada.

Então, de posse das feições individuais, nós usamos a função attributes() para retornar o QgsFeature correspondente e exibir seu conteúdo.

Veja o código PyQGIS completo para o exemplo:

# vamos criar um novo objeto QgsVectorLayer com o local do nosso shapefile
camada = QgsVectorLayer("C:\\GO\\GO_Municipios_2022.shp",
  "Municípios Estado de Goiás", "ogr")

# vamos testar se a camada é válida  
if not camada.isValid():
  print("Não foi possível carregar a camada %s" % camada.name())
else:
  # vamos adicionar a camada à relação de camadas  
  QgsProject.instance().addMapLayer(camada)
  
  # vamos obter as feições
  feicoes = camada.getFeatures()
  
  # agora percorremos as feições e obtemos os seus
  # atributos, todos de uma só vez ou individual,
  # como mostro em outras dicas
  for f in feicoes:
    # vamos obter os atributos desta feição
    atributos = f.attributes()
    # e mostramos o resultado
    print(atributos)

Ao rodar esse código PyQGIS no QGIS nós teremos o seguinte resultado:

['5200050', 'Abadia de Goiás', 'GO', 143.357]
['5200100', 'Abadiânia', 'GO', 1044.555]
['5200134', 'Acreúna', 'GO', 1566.742]
['5200159', 'Adelândia', 'GO', 115.385]
['5200175', 'Água Fria de Goiás', 'GO', 2023.636]
['5200209', 'Água Limpa', 'GO', 458.836]
['5200258', 'Águas Lindas de Goiás', 'GO', 191.817]
['5200308', 'Alexânia', 'GO', 846.876]
['5200506', 'Aloândia', 'GO', 102.094]
['5200555', 'Alto Horizonte', 'GO', 500.342]
['5200605', 'Alto Paraíso de Goiás', 'GO', 2594.998]
['5200803', 'Alvorada do Norte', 'GO', 1268.347]
['5200829', 'Amaralina', 'GO', 1343.742]
['5200852', 'Americano do Brasil', 'GO', 133.834]
['5200902', 'Amorinópolis', 'GO', 406.93]
['5201108', 'Anápolis', 'GO', 935.672]
['5201207', 'Anhanguera', 'GO', 55.569]
['5201306', 'Anicuns', 'GO', 976.038]
['5201405', 'Aparecida de Goiânia', 'GO', 279.954]
['5201454', 'Aparecida do Rio Doce', 'GO', 603.254]
['5201504', 'Aporé', 'GO', 2899.237]
['5201603', 'Araçu', 'GO', 149.776]
['5201702', 'Aragarças', 'GO', 661.677]
['5201801', 'Aragoiânia', 'GO', 218.125]
['5202155', 'Araguapaz', 'GO', 2188.1]
['5202353', 'Arenópolis', 'GO', 1075.535]
['5202502', 'Aruanã', 'GO', 3054.773]
['5202601', 'Aurilândia', 'GO', 565.514]
['5202809', 'Avelinópolis', 'GO', 170.228]
['5203104', 'Baliza', 'GO', 1780.173]
['5203203', 'Barro Alto', 'GO', 1080.268]
['5203302', 'Bela Vista de Goiás', 'GO', 1274.034]
['5203401', 'Bom Jardim de Goiás', 'GO', 1901.137]
['5203500', 'Bom Jesus de Goiás', 'GO', 1405.605]
['5203559', 'Bonfinópolis', 'GO', 121.915]
['5203575', 'Bonópolis', 'GO', 1635.319]
['5203609', 'Brazabrantes', 'GO', 125.326]
['5203807', 'Britânia', 'GO', 1458.459]
['5203906', 'Buriti Alegre', 'GO', 901.932]
['5203939', 'Buriti de Goiás', 'GO', 202.576]
['5203962', 'Buritinópolis', 'GO', 246.075]
['5204003', 'Cabeceiras', 'GO', 1126.434]
['5204102', 'Cachoeira Alta', 'GO', 1657.226]
['5204201', 'Cachoeira de Goiás', 'GO', 424.49]
['5204250', 'Cachoeira Dourada', 'GO', 528.281]
['5204300', 'Caçu', 'GO', 2254.34]
['5204409', 'Caiapônia', 'GO', 8627.961]
['5204508', 'Caldas Novas', 'GO', 1608.523]
['5204557', 'Caldazinha', 'GO', 251.72]
['5204607', 'Campestre de Goiás', 'GO', 272.734]
['5204656', 'Campinaçu', 'GO', 1978.386]
['5204706', 'Campinorte', 'GO', 1064.541]
['5204805', 'Campo Alegre de Goiás', 'GO', 2450.111]
['5204854', 'Campo Limpo de Goiás', 'GO', 156.113]
['5204904', 'Campos Belos', 'GO', 735.126]
['5204953', 'Campos Verdes', 'GO', 443.125]
['5205000', 'Carmo do Rio Verde', 'GO', 419.821]
['5205059', 'Castelândia', 'GO', 299.228]
['5205109', 'Catalão', 'GO', 3826.37]
['5205208', 'Caturaí', 'GO', 205.065]
['5205307', 'Cavalcante', 'GO', 6948.78]
['5205406', 'Ceres', 'GO', 213.07]
['5205455', 'Cezarina', 'GO', 417.08]
['5205471', 'Chapadão do Céu', 'GO', 2184.076]
['5205497', 'Cidade Ocidental', 'GO', 389.984]
['5205513', 'Cocalzinho de Goiás', 'GO', 1785.339]
['5205521', 'Colinas do Sul', 'GO', 1707.519]
['5205703', 'Córrego do Ouro', 'GO', 458.077]
['5205802', 'Corumbá de Goiás', 'GO', 1064.833]
['5205901', 'Corumbaíba', 'GO', 1864.277]
['5206206', 'Cristalina', 'GO', 6153.921]
['5206305', 'Cristianópolis', 'GO', 221.624]
['5206404', 'Crixás', 'GO', 4673.039]
['5206503', 'Cromínia', 'GO', 364.918]
['5206602', 'Cumari', 'GO', 568.365]
['5206701', 'Damianópolis', 'GO', 417.625]
['5206800', 'Damolândia', 'GO', 86.057]
['5206909', 'Davinópolis', 'GO', 482.857]
['5207105', 'Diorama', 'GO', 685.382]
['5207253', 'Doverlândia', 'GO', 3227.558]
['5207352', 'Edealina', 'GO', 598.218]
['5207402', 'Edéia', 'GO', 1469.099]
['5207501', 'Estrela do Norte', 'GO', 301.139]
['5207535', 'Faina', 'GO', 1949.685]
['5207600', 'Fazenda Nova', 'GO', 1279.107]
['5207808', 'Firminópolis', 'GO', 422.34]
['5207907', 'Flores de Goiás', 'GO', 3695.106]
['5208004', 'Formosa', 'GO', 5804.292]
['5208103', 'Formoso', 'GO', 843.42]
['5208152', 'Gameleira de Goiás', 'GO', 588.328]
['5208301', 'Divinópolis de Goiás', 'GO', 828.874]
['5208400', 'Goianápolis', 'GO', 166.642]
['5208509', 'Goiandira', 'GO', 569.917]
['5208608', 'Goianésia', 'GO', 1547.319]
['5208707', 'Goiânia', 'GO', 729.296]
['5208806', 'Goianira', 'GO', 213.772]
['5208905', 'Goiás', 'GO', 3108.423]
['5209101', 'Goiatuba', 'GO', 2479.591]
['5209150', 'Gouvelândia', 'GO', 827.373]
['5209200', 'Guapó', 'GO', 514.178]
['5209291', 'Guaraíta', 'GO', 205.533]
['5209408', 'Guarani de Goiás', 'GO', 1221.054]
['5209457', 'Guarinos', 'GO', 593.188]
['5209606', 'Heitoraí', 'GO', 228.615]
['5209705', 'Hidrolândia', 'GO', 952.122]
['5209804', 'Hidrolina', 'GO', 583.756]
['5209903', 'Iaciara', 'GO', 1547.183]
['5209937', 'Inaciolândia', 'GO', 689.201]
['5209952', 'Indiara', 'GO', 955.419]
['5210000', 'Inhumas', 'GO', 614.887]
['5210109', 'Ipameri', 'GO', 4382.863]
['5210158', 'Ipiranga de Goiás', 'GO', 244.209]
['5210208', 'Iporá', 'GO', 1027.249]
['5210307', 'Israelândia', 'GO', 579.19]
['5210406', 'Itaberaí', 'GO', 1461.916]
['5210562', 'Itaguari', 'GO', 142.652]
['5210604', 'Itaguaru', 'GO', 241.029]
['5210802', 'Itajá', 'GO', 2082.736]
['5210901', 'Itapaci', 'GO', 952.998]
['5211008', 'Itapirapuã', 'GO', 2047.874]
['5211206', 'Itapuranga', 'GO', 1281.404]
['5211305', 'Itarumã', 'GO', 3437.367]
['5211404', 'Itauçu', 'GO', 383.066]
['5211503', 'Itumbiara', 'GO', 2447.014]
['5211602', 'Ivolândia', 'GO', 1260.841]
['5211701', 'Jandaia', 'GO', 863.087]
['5211800', 'Jaraguá', 'GO', 1848.947]
['5211909', 'Jataí', 'GO', 7178.792]
['5212006', 'Jaupaci', 'GO', 528.783]
['5212055', 'Jesúpolis', 'GO', 115.211]
['5212105', 'Joviânia', 'GO', 446.258]
['5212204', 'Jussara', 'GO', 4092.34]
['5212253', 'Lagoa Santa', 'GO', 463.289]
['5212303', 'Leopoldo de Bulhões', 'GO', 476.137]
['5212501', 'Luziânia', 'GO', 3962.107]
['5212600', 'Mairipotaba', 'GO', 468.029]
['5212709', 'Mambaí', 'GO', 858.27]
['5212808', 'Mara Rosa', 'GO', 1695.463]
['5212907', 'Marzagão', 'GO', 225.518]
['5212956', 'Matrinchã', 'GO', 1150.503]
['5213004', 'Maurilândia', 'GO', 389.959]
['5213053', 'Mimoso de Goiás', 'GO', 1380.701]
['5213087', 'Minaçu', 'GO', 2854.137]
['5213103', 'Mineiros', 'GO', 9042.844]
['5213400', 'Moiporá', 'GO', 452.314]
['5213509', 'Monte Alegre de Goiás', 'GO', 3119.86]
['5213707', 'Montes Claros de Goiás', 'GO', 2900.397]
['5213756', 'Montividiu', 'GO', 1869.581]
['5213772', 'Montividiu do Norte', 'GO', 1337.232]
['5213806', 'Morrinhos', 'GO', 2846.299]
['5213855', 'Morro Agudo de Goiás', 'GO', 282.333]
['5213905', 'Mossâmedes', 'GO', 684.882]
['5214002', 'Mozarlândia', 'GO', 1738.516]
['5214051', 'Mundo Novo', 'GO', 2141.534]
['5214101', 'Mutunópolis', 'GO', 955.069]
['5214408', 'Nazário', 'GO', 281.147]
['5214507', 'Nerópolis', 'GO', 204.713]
['5214606', 'Niquelândia', 'GO', 9846.293]
['5214705', 'Nova América', 'GO', 209.432]
['5214804', 'Nova Aurora', 'GO', 307.335]
['5214838', 'Nova Crixás', 'GO', 7308.681]
['5214861', 'Nova Glória', 'GO', 411.753]
['5214879', 'Nova Iguaçu de Goiás', 'GO', 625.625]
['5214903', 'Nova Roma', 'GO', 2136.725]
['5215009', 'Nova Veneza', 'GO', 122.354]
['5215207', 'Novo Brasil', 'GO', 649.349]
['5215231', 'Novo Gama', 'GO', 192.285]
['5215256', 'Novo Planalto', 'GO', 1254.491]
['5215306', 'Orizona', 'GO', 1971.265]
['5215405', 'Ouro Verde de Goiás', 'GO', 208.804]
['5215504', 'Ouvidor', 'GO', 411.318]
['5215603', 'Padre Bernardo', 'GO', 3142.615]
['5215652', 'Palestina de Goiás', 'GO', 1318.047]
['5215702', 'Palmeiras de Goiás', 'GO', 1537.196]
['5215801', 'Palmelo', 'GO', 59.809]
['5215900', 'Palminópolis', 'GO', 393.326]
['5216007', 'Panamá', 'GO', 432.204]
['5216304', 'Paranaiguara', 'GO', 1153.415]
['5216403', 'Paraúna', 'GO', 3786.578]
['5216452', 'Perolândia', 'GO', 1033.657]
['5216809', 'Petrolina de Goiás', 'GO', 530.49]
['5216908', 'Pilar de Goiás', 'GO', 906.048]
['5217104', 'Piracanjuba', 'GO', 2374.232]
['5217203', 'Piranhas', 'GO', 2045.088]
['5217302', 'Pirenópolis', 'GO', 2200.369]
['5217401', 'Pires do Rio', 'GO', 1077.641]
['5217609', 'Planaltina', 'GO', 2558.924]
['5217708', 'Pontalina', 'GO', 1434.289]
['5218003', 'Porangatu', 'GO', 4825.287]
['5218052', 'Porteirão', 'GO', 606.262]
['5218102', 'Portelândia', 'GO', 553.411]
['5218300', 'Posse', 'GO', 2076.99]
['5218391', 'Professor Jamil', 'GO', 356.292]
['5218508', 'Quirinópolis', 'GO', 3786.026]
['5218607', 'Rialma', 'GO', 268.291]
['5218706', 'Rianápolis', 'GO', 157.379]
['5218789', 'Rio Quente', 'GO', 244.655]
['5218805', 'Rio Verde', 'GO', 8374.255]
['5218904', 'Rubiataba', 'GO', 750.659]
['5219001', 'Sanclerlândia', 'GO', 509.402]
['5219100', 'Santa Bárbara de Goiás', 'GO', 140.957]
['5219209', 'Santa Cruz de Goiás', 'GO', 1109.007]
['5219258', 'Santa Fé de Goiás', 'GO', 1164.186]
['5219308', 'Santa Helena de Goiás', 'GO', 1142.337]
['5219357', 'Santa Isabel', 'GO', 812.756]
['5219407', 'Santa Rita do Araguaia', 'GO', 1357.197]
['5219456', 'Santa Rita do Novo Destino', 'GO', 970.448]
['5219506', 'Santa Rosa de Goiás', 'GO', 166.44]
['5219605', 'Santa Tereza de Goiás', 'GO', 789.544]
['5219704', 'Santa Terezinha de Goiás', 'GO', 1206.6]
['5219712', 'Santo Antônio da Barra', 'GO', 450.336]
['5219738', 'Santo Antônio de Goiás', 'GO', 135.022]
['5219753', 'Santo Antônio do Descoberto', 'GO', 943.948]
['5219803', 'São Domingos', 'GO', 3335.999]
['5219902', 'São Francisco de Goiás', 'GO', 416.535]
['5220009', "São João d'Aliança", 'GO', 3334.455]
['5220058', 'São João da Paraúna', 'GO', 286.979]
['5220108', 'São Luís de Montes Belos', 'GO', 829.62]
['5220157', 'São Luiz do Norte', 'GO', 583.832]
['5220207', 'São Miguel do Araguaia', 'GO', 6150.179]
['5220264', 'São Miguel do Passa Quatro', 'GO', 537.347]
['5220280', 'São Patrício', 'GO', 172.763]
['5220405', 'São Simão', 'GO', 415.015]
['5220454', 'Senador Canedo', 'GO', 247.005]
['5220504', 'Serranópolis', 'GO', 5521.774]
['5220603', 'Silvânia', 'GO', 2349.924]
['5220686', 'Simolândia', 'GO', 346.811]
['5220702', "Sítio d'Abadia", 'GO', 1611.851]
['5221007', 'Taquaral de Goiás', 'GO', 205.665]
['5221080', 'Teresina de Goiás', 'GO', 784.793]
['5221197', 'Terezópolis de Goiás', 'GO', 107.407]
['5221304', 'Três Ranchos', 'GO', 284.034]
['5221403', 'Trindade', 'GO', 712.69]
['5221452', 'Trombas', 'GO', 802.905]
['5221502', 'Turvânia', 'GO', 482.317]
['5221551', 'Turvelândia', 'GO', 935.659]
['5221577', 'Uirapuru', 'GO', 1154.305]
['5221601', 'Uruaçu', 'GO', 2142.484]
['5221700', 'Uruana', 'GO', 522.904]
['5221809', 'Urutaí', 'GO', 623.821]
['5221858', 'Valparaíso de Goiás', 'GO', 61.488]
['5221908', 'Varjão', 'GO', 517.402]
['5222005', 'Vianópolis', 'GO', 954.115]
['5222054', 'Vicentinópolis', 'GO', 733.794]
['5222203', 'Vila Boa', 'GO', 1052.593]
['5222302', 'Vila Propício', 'GO', 2181.593]

Note que mostrei todos os atributos das 246 feições (features) do meu shapefile. E cada feição representa um dos municípios do Estado de Goiás. Veja que os atributos são o código do município, seu nome, a sigla do estado e sua área (em metros quadrados). Deixei a listagem completa para facilitar alguém que queira fazer trabalhos relacionados a isso.


Ruby ::: Fundamentos da Linguagem ::: Métodos, Procedimentos e Funções

Como criar funções em Ruby - Como criar e usar funções na linguagem Ruby

Quantidade de visualizações: 7864 vezes
Funções ou métodos em Ruby são definidos usando-se a palavra chave def e finalizando com a palavra end. Veja:

# define o método
def escrever
  puts "Estou estudando Ruby"  
end

# efetua uma chamada ao método
escrever

Para definir uma método que aceita parâmetros, as variáveis devem ser colocadas entre parênteses. Estas variáveis são locais e portanto acessíveis somente no corpo do método. Veja:

# define o método
def escrever(texto, quant)
  quant.times do
    puts texto
  end
end

# efetua uma chamada ao método
escrever("Estou estudando Ruby", 5)

Ao executar este último exemplo nós teremos o seguinte resultado:

Estou estudando Ruby
Estou estudando Ruby
Estou estudando Ruby
Estou estudando Ruby
Estou estudando Ruby


Python ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como pesquisar uma substring em uma string usando a função find() da linguagem Python

Quantidade de visualizações: 12403 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos usar o método find() do objeto string da linguagem Python para pesquisar uma
substring em uma string. A assinatura dessa função é:

find(substring[, start[, end]])


onde substring é a substring a ser pesquisada e start e end são argumentos opcionais que definem os índices de início e fim da pesquisa.

Se a substring não for encontrada, o valor -1 é retornado. Se for encontrada, o índice do primeiro caractere é retornado.

Veja um exemplo completo do seu uso:

def main():
  frase = "Gosto de Python e JavaScript"

  indice = frase.find("Python")
  if indice != -1:
    print("A palavra foi encontrada no índice", indice)
  else:
    print("A palavra não foi encontrada")

if __name__== "__main__":
  main()

Ao executarmos este código Python nós teremos o seguinte resultado:

A palavra foi encontrada no índice 9.


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Strings e Caracteres

Exercícios Resolvidos de Java - Como retornar o código ASCII associado a um caractere em Java - Ler um caractere e retornar o código ASCII correspondente

Quantidade de visualizações: 571 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java que pede para o usuário informar um caractere (letra ou número) e mostre o código ASCII correspondente.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe um caractere: A
Você informou o caractere: A
O código ASCII correspondente é: 65
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício em Java:

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // para ler a entrada do usuário
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos pedir para o usuário informar uma letra, símbolo ou pontuação
    System.out.print("Informe um caractere: ");
    
    // vamos ler o caractere informado
    char caractere = entrada.nextLine().charAt(0);
    
    // agora vamos obter o código ASCII correspondente
    int codigo = (int)caractere;
    
    // e mostramos o resultado
    System.out.println("Você informou o caractere: " + caractere);
    System.out.println("O código ASCII correspondente é: " + codigo);
  }
}

O Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação (do inglês American Standard Code for Information Interchange - ASCII, pronunciado [áski]) é um sistema de representação de letras, algarismos e sinais de pontuação e de controle, através de um sinal codificado em forma de código binário (cadeias de bits formada por vários 0 e 1), desenvolvido a partir de 1960, que representa um conjunto de 128 sinais: 95 sinais gráficos (letras do alfabeto latino, algarismos arábicos, sinais de pontuação e sinais matemáticos) e 33 sinais de controle, utilizando 7 bits para representar todos os seus símbolos.


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Dados - Listas Ligadas

Exercícios Resolvidos de Java - Como inserir no final de uma lista ligada em Java - Escreva um programa Java que pede para o usuário informar vários

Quantidade de visualizações: 953 vezes
Pergunta/Tarefa:

Este exercício Java demonstra como inserir um nó no final de uma lista ligada. Escreva um programa Java que cria uma lista ligada, ou seja, uma lista dinamicamente encadeada, e pede para o usuário informar vários valores inteiros, colocando os valores sempre no final da lista.

Seu código deverá interromper a leitura dos valores quando o usuário informar o valor -1. Quando isso acontecer, mostre todos os valores contidos na lista ligada, na mesma ordem que foram inseridos (o último valor lido será o último da lista).

Sua saída deve ser parecida com:

Inserindo valores no final da lista

Informe o valor (-1 para sair): 3
Informe o valor (-1 para sair): 9
Informe o valor (-1 para sair): 1
Informe o valor (-1 para sair): 5
Informe o valor (-1 para sair): 2
Informe o valor (-1 para sair): -1

Valores na lista: 3 -> 9 -> 1 -> 5 -> 2 -> null
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:

package estudos;
  
import java.util.Scanner;

// classe interna usada para representar um
// nó na lista ligada
class No {
  int valor; // valor do nó
  No proximo; // aponta para o novo nó
 
  // construtor da classe No
  No(int valor, No proximo) {
    this.valor = valor;
    this.proximo = proximo;
  }
}

public class Estudos { 
  public static void main(String args[]){
    // para ler a entrada do usuário
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos criar uma referência para o início da lista
    No inicio = null;
    
    // agora vamos pedir para o usuário informar
    // valores inteiros. O valor -1 sai do laço
    int valor;
    System.out.println("Inserindo valores no final da lista\n");
    do {
      System.out.print("Informe o valor (-1 para sair): ");
      valor = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
      if (valor != -1) {
        inicio = inserirFinal(inicio, valor);
      }
    } while(valor != -1);
    
    // vamos exibir os valores na lista ligada
    System.out.print("\nValores na lista: ");
    exibirLista(inicio);
  }
  
  // função que permite adicionar um nó no final da
  // lista ligada
  public static No inserirFinal(No inicio, int valor) {
    // vamos apontar para o nó inicial
    No atual = inicio;
    // criamos um novo nó
    No novo = criarNo(valor);
 
    // a lista ligada ainda está vazia?
    if (atual == null){
      // inicio recebe o novo nó
      inicio = novo;
    }    
    else { // temos um ou mais nós na lista ligada
      // vamos localizar o último nó
      while (atual.proximo != null) {
        atual = atual.proximo;
      }
      
      // encontramos o último nó. Agora vamos inserir
      // o novo nó depois dele
      atual.proximo = novo;
    }
    
    // e retornamos o início da lista
    return inicio;
  }
  
  // função usada para construir e retornar um novo nó
  public static No criarNo(int valor) {
    // cria o novo nó
    No no = new No(valor, null);
    // retorna o nó criado
    return no;
  }
  
  // função usada para percorrer a lista ligada e
  // exibir os valores contidos em seus nós
  public static void exibirLista(No inicio) {
    // vamos apontar para o início da lista
    No temp = inicio;
    
    // a lista está vazia?
    if (temp == null) {
      System.out.println("A lista está vazia.");
    }
    else {
      // esse laço se repete enquanto tempo for
      // diferente de null
      while (temp != null) {
        // vamos mostrar o valor desse nó
        System.out.print(temp.valor + " -> ");
        // avança para o próximo nó
        temp = temp.proximo;
      }
    
      // mostra o final da lista
      System.out.println("null");
    }
  }
}


Carregar Publicações Anteriores


Nossas 20 dicas & truques de programação mais populares

Você também poderá gostar das dicas e truques de programação abaixo

Nossas 20 dicas & truques de programação mais recentes

Últimos Projetos e Códigos Fonte Liberados Para Apoiadores do Site

Últimos Exercícios Resolvidos

E-Books em PDF

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 22 usuários muito felizes estudando em nosso site.