JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como usar o objeto Date em JavaScript - Curso de JavaScript para iniciantesQuantidade de visualizações: 7426 vezes |
O objeto Date é um tipo de dados embutido na linguagem JavaScript. Objetos Date são criados, em sua forma mais simples (construtor sem argumentos), da seguinte forma:<html> <head> <title>Estudos JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> // vamos criar um novo objeto Date var hoje = new Date(); // vamos exibir a representação deste objeto Date document.write("Data e hora atual: " + hoje); </script> </body> </html> Ao executarmos este código teremos um resultado parecido com: Data e hora atual: Fri Mar 18 10:02:02 UTC-0300 2011 Note que a representação textual de um objeto Date é a data atual no formato curto (em inglês), as horas e a diferença em relação ao horário UTC (Universal Time Coordinated, sucessor do GMT - Greenwich Mean Time). Uma vez criado um objeto Date, podemos usar vários de seus métodos para operar sobre seus valores de datas e horas. A maioria dos métodos serve simplesmente para obter ou definir os valores dos campos ano, mês, dia, horas, minutos, segundos e milisegundos, usando a hora local ou UTC. O método toString() e suas variantes nos permitem converter datas e horas para os formatos comumente exibidos aos usuários. Veja um exemplo: <script type="text/javascript"> // vamos criar um novo objeto Date var hoje = new Date(); // vamos exibir a representação deste objeto Date document.write("Data e hora atual: " + hoje.toLocaleString()); </script> Ao executarmos este código teremos um resultado parecido com: Data e hora atual: sexta-feira, 18 de março de 2011 15:44:07 Aqui nós usamos o método toLocaleString() do objeto Date para exibir a data e hora de acordo com as configurações regionais do computador local. Os métodos getTime() e setTime() obtém ou definem a representação interna do objeto Date como o número de milisegundos decorridos desde a meia-noite do dia 1º de janeiro de 1970 (GMT). Neste formato padrão de milisegundos, a data e hora são representadas por um único inteiro, o que facilita os cálculos envolvendo datas e horas. O padrão ECMAScript exige que o objeto Date seja capaz de representar qualquer data e hora, na precisão de milisegundos, na faixa de 100 milhões de anos antes ou depois de 01/01/1970. |
Delphi ::: Data Controls (Controles de Dados) ::: TDBGrid |
Como criar colunas persistentes o controle TDBGrid do DelphiQuantidade de visualizações: 11469 vezes |
Quando conectamos um TDBGrid a uma fonte de dados TDataSource, automaticamente ocorre a criação de colunas no grid, cada uma correspondendo a um dos campos da tabela para a qual o TDataSet (e suas classes derivadas) está apontando. Estas colunas criadas automaticamente são chamadas de DINÂMICAS, ou contrário das colunas PERSISTENTES. Porém, na maioria das vezes, nós queremos personalizar a aparência das colunas em tempo de design (o que também pode ser feito em tempo de execução). Queremos alinhar ou alterar os títulos, mudar a fonte e cores, etc. Fazemos isso clicando com o botão direito no controle DBGrid e acessando a opção Columns Editor (ou dando duplo clique na propriedade Columns). Isso fará com que a propriedade State do objeto TDBGridColumns do DBGrid seja mudada para csCustomized, o que indica que o Delphi montará as colunas baseado em nossas configurações e não mais automaticamente de acordo com os nomes dos campos da tabela. Siga os seguintes passos para criar colunas persistentes para o controle DBGrid: a) Selecione o DBGrid no formulário; b) Acesse o editor Columns dando duplo-clique na propriedade Columns no Object Inspector; Isso bastará para que o list box de Columns exiba as colunas persistentes já existentes. Quando o editor Columns é mostrado pela primeira vez, esta lista estará vazia porque o grid está em seu estado padrão, contendo apenas colunas dinâmicas. Podemos criar colunas persistentes para todos os campos do dataset de uma só vez, ou podemos criar as colunas persistentes para cada campo individualmente. Siga os passos abaixo para criar colunas persistentes para todos os campos: a) Chame o editor Columns e escolha a opção Add All Fields. Note que se o grid não estiver associado a nenhum data source, a opção Add All Fields estará desabilitada. Associe o grid com o data source que estiver conectado a um dataset ativo antes de escolher a apção Add All Fields. b) Se o grid já possuir colunas persistentes, uma caixa de diálogo perguntará se você quer excluir as colunas existentes ou apenas acrescentar as novas colunas. Se você escolher Yes, todas as colunas persistentes serão removidas e todos os campos do dataset atual serão inseridos como colunas, obedecendo sua ordem no dataset. Neste caso os títulos das colunas serão os nomes dos campos na tabela. Se você escolher No, as colunas persistentes serão mantidas e as novas colunas serão adicionadas. C) Clique o botão Close para aplicar as colunas persistentes no DBGrid e fechar a caixa de diálogo. Siga os passos abaixo para criar colunas persistentes individualmente: a) Escolha o botão Add no editor Columns. A nova columa será selecionada na list box. Esta nova coluna receberá um número sequencial e um nome padrão (por exemplo, 0 - TColumn). Para associar um campo da tabela com esta nova coluna, ajuste sua propriedade FieldName no Object Inspector. b) Para definir o título para a nova coluna, expanda a propriedade Title no Object Inspector e ajuste sua propriedade Caption. c) Feche o editor Columns para aplicar as colunas persistentes no grid e fechar a caixa de diálogo. Se o um DBGrid possui apenas colunas dinâmicas, nós podemos excluí-las em tempo de execução simplesmente mudando o valor da propriedade Columns.State para csCustomized. Veja: procedure TForm3.Button3Click(Sender: TObject); begin // vamos alterar o valor da propriedade State para csCustomized DBGrid1.Columns.State := csCustomized; end; Este trecho de código faz com que as colunas dinâmicas sejam excluídas e colunas persistentes sejam criadas para cada um dos campos do dataset ao qual o grid está ligado. Após isso, novas colunas podem ser adicionadas em tempo de execução usando código parecido com: procedure TForm3.Button3Click(Sender: TObject); begin // vamos alterar o valor da propriedade State para csCustomized DBGrid1.Columns.State := csCustomized; // vamos adicionar uma nova coluna DBGrid1.Columns.Add; end; Esta dica foi escrita e testada no Delphi 2009. |
Delphi ::: Dicas & Truques ::: Rotinas de Conversão |
Como converter uma string em um valor numérico inteiro em Delphi usando as funções StrToInt(), TryStrToInt() e StrToIntDef()Quantidade de visualizações: 33564 vezes |
Em algumas situações precisamos converter strings em valores numéricos do tipo inteiro. Isso acontece quando recebemos valores de caixas de texto e precisamos usuá-los em cálculos. Vamos começar com a função StrToInt() da unit SysUtils. Esta função recebe uma string representando um valor inteiro válido e retorna um valor inteiro. Veja o exemplo: procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var valor1, valor2, soma: Integer; begin // vamos receber as strings dos TEdits e converter // seus valores para inteiros valor1 := StrToInt(Edit1.Text); valor2 := StrToInt(Edit2.Text); // vamos obter a soma dos dois valores soma := valor1 + valor2; // vamos exibir o resultado. Note o uso de IntToStr() para // converter o valor inteiro em string ShowMessage('A soma é: ' + IntToStr(soma)); end; Note que, se a string sendo convertida possuir um valor inteiro inválido, uma exceção do tipo EConvertError será lançada. Podemos evitar isso usando a função TryStrToInt(). Esta função recebe dois argumentos: a string a ser convertida e a variável do tipo Integer que receberá o valor. O resultado será true se a conversão for feita com sucesso e false em caso contrário. Veja: procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var valor: Integer; begin // vamos tentar converter o valor da caixa de texto // em um inteiro if TryStrToInt(Edit1.Text, valor) then ShowMessage('Conversão efetuada com sucesso.') else ShowMessage('Erro na conversão'); end; Há ainda uma terceira possibilidade: usar a função StrToIntDef(). Esta função funciona exatamente da mesma forma que StrToInt(), exceto que agora, se houver um erro de conversão, um valor inteiro padrão será retornado. Veja: procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var valor: Integer; begin // vamos converter o valor da caixa de texto // em um inteiro. Se a conversão não puder ser feita // o valor 10 será atribuído à varial valor valor := StrToIntDef(Edit1.Text, 10); // vamos exibir o resultado ShowMessage(IntToStr(valor)); end; Caso você precise trabalhar com inteiros de 64 bits, poderá usar as funções StrToInt64(), StrToInt64Def() e TryStrToInt64(). Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
Dart ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Exercício Resolvido de Dart - Escreva um programa Dart para mover todos os zeros para o final do vetor, sem alterar a ordem dos elementos já presentes no arrayQuantidade de visualizações: 670 vezes |
Pergunta/Tarefa: Dado o seguinte vetor de inteiros: // vamos declarar e construir um vetor (List) de 8 inteiros List<int> valores = [0, 3, 0, 5, 7, 4, 0, 9]; Sua saída deverá ser parecida com: Vetor na ordem original: 0 3 0 5 7 4 0 9 Vetor com os zeros deslocados para o final: 3 5 7 4 9 0 0 0 Veja a resolução comentada deste exercício usando Dart: // Vamos importar a biblioteca dart:io import "dart:io"; void main(){ // vamos declarar e construir um vetor (List) de 8 inteiros List<int> valores = [0, 3, 0, 5, 7, 4, 0, 9]; // vamos mostrar o vetor na ordem original print("Vetor na ordem original:\n"); for(int i = 0; i < valores.length; i++){ stdout.write("${valores[i]} "); } // vamos inicializar j como 0 para que ele aponte para // o primeiro elemento do vetor int j = 0; // agora o laço for percorre todos os elementos do vetor, // incrementanto a variável i e deixando o j em 0 for(int i = 0; i < valores.length; i++){ // encontramos um valor que não é 0 if(valores[i] != 0){ // fazemos a troca entre os elementos nos índices // i e j int temp = valores[i]; valores[i] = valores[j]; valores[j] = temp; // e avançamos o j para o elemento seguinte j++; } } // agora mostramos o resultado print("\n\nVetor com os zeros deslocados para o final:\n"); for(int i = 0; i < valores.length; i++){ stdout.write("${valores[i]} "); } } Não se esqueça: A resolução do exercício deve ser feita sem a criação de um vetor, array ou lista adicional, e os elementos diferentes de zero devem permanecer na mesma ordem que eles estavam antes. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Threads |
Threads em Java - Como usar a interface Runnable da Java API em suas aplicaçõesQuantidade de visualizações: 17883 vezes |
A interface pública Runnable deve ser implementada em nossas classes quando queremos que instâncias destas possam ser executadas por uma thread. Esta interface está no pacote java.lang e entre as classes que a implementam podemos citar AsyncBoxView.ChildState, FutureTask, RenderableImageProducer, Thread e TimerTask. Esta interface apresenta apenas um método, a saber: public void run(); Este interface foi idealizada para fornecer um protocolo comum para objetos que têm como objetivo executar determinadas porções de código enquanto ativos. Por exemplo, Runnable é implementada pela classe Thread. Estar ativa significa que uma thread foi iniciada e ainda não finalizou sua tarefa. Além disso, a interface Runnable fornece meios para que uma classe esteja ativa sem fazer sub-classe de Thread. Uma classe que implementa Runnable pode ser executada sem fazer sub-classe de Thread criando-se uma instância de Thread e fornecendo tal classe como alvo. Na maioria dos casos, a interface Runnable deve ser usada se estivermos planejando apenas sobrescrever o método run() e nenhum outro método da classe Thread. Isso é importante, uma vez que não devemos extender classes a menos que tenhamos a intenção de modificar ou extender o comportamento fundamental da classe. Veja uma aplicação na qual temos uma classe que implementa Runnable. Note como criamos instâncias de Thread e fornecemos nossa classe como alvo: // criamos uma classe que servirá como thread class MinhaThread implements Runnable{ private String nome; public MinhaThread(String nome){ this.nome = nome; } public void run(){ for(int i = 1; i <= 20; i++){ System.out.println(nome + ": " + i); } } } public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // vamos criar duas threads MinhaThread mt1 = new MinhaThread("Thread 1"); Thread t1 = new Thread(mt1); t1.start(); MinhaThread mt2 = new MinhaThread("Thread 2"); Thread t2 = new Thread(mt2); t2.start(); System.exit(0); } } |
Delphi ::: Dicas & Truques ::: Imagens e Processamento de Imagens |
Como capturar um screenshot da área de trabalho e salvá-lo como um Bitmap usando DelphiQuantidade de visualizações: 13677 vezes |
Em algumas situações precisamos capturar um screenshot da área de trabalho (Windows Desktop) e salvá-lo como um Bitmap. Esta dica mostra como isso pode ser feito. Note que aqui estamos salvando o bitmap gerado no mesmo diretório do executável. Caso queira salvar o resultado em outra pasta ou diretório, consulte minhas dicas sobre a manipulação de arquivos e diretórios usando Delphi. Veja o código (coloquei no evento OnClick de um botão: procedure TForm2.Button1Click(Sender: TObject); var DCDesk: HDC; bmp: TBitmap; begin // vamos criar o Bitmap bmp := TBitmap.Create; // vamos definir o tamanho do bitmap bmp.Height := Screen.Height; bmp.Width := Screen.Width; // aqui nós obtemos um handle para o contexto de dispositivo // de exibição do Desktop DCDesk := GetWindowDC(GetDesktopWindow); // vamos copiar a imagem do desktop para o bitmap criado // anteriormente BitBlt(bmp.Canvas.Handle, 0, 0, Screen.Width, Screen.Height, DCDesk, 0, 0, SRCCOPY); // salvamos o bitmap bmp.SaveToFile('screenshot.bmp'); // liberamos o handle do desktop ReleaseDC(GetDesktopWindow, DCDesk); // e finalmente liberamos o bitmap bmp.Free; ShowMessage('Screenshot criado com sucesso.'); end; Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Strings e Caracteres |
Exercícios Resolvidos de Python - Como retornar o código ASCII associado a um caractere em Python - Ler um caractere e retornar o código ASCII correspondenteQuantidade de visualizações: 679 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Python que pede para o usuário informar um caractere (letra ou número) e mostre o código ASCII correspondente. Sua saída deverá ser parecida com: Informe um caractere: A Você informou o caractere: A O código ASCII correspondente é: 65 Veja a resolução comentada deste exercício em Python: # função principal do programa def main(): # vamos pedir para o usuário informar uma letra, símbolo ou pontuação caractere = input("Informe um caractere: ") # agora vamos obter o código ASCII correspondente codigo = ord(caractere) # e mostramos o resultado print("Você informou o caractere: {0}".format(caractere)) print("O código ASCII correspondente é: {0}".format(codigo)) if __name__== "__main__": main() O Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação (do inglês American Standard Code for Information Interchange - ASCII, pronunciado [áski]) é um sistema de representação de letras, algarismos e sinais de pontuação e de controle, através de um sinal codificado em forma de código binário (cadeias de bits formada por vários 0 e 1), desenvolvido a partir de 1960, que representa um conjunto de 128 sinais: 95 sinais gráficos (letras do alfabeto latino, algarismos arábicos, sinais de pontuação e sinais matemáticos) e 33 sinais de controle, utilizando 7 bits para representar todos os seus símbolos. |
C++ ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Métodos, Procedimentos e Funções |
Exercício Resolvido de C++ - Uma função C++ que recebe um valor inteiro e informa se o mesmo é um número primoQuantidade de visualizações: 8961 vezes |
Exercícios Resolvidos de C++ - Uma função C++ que recebe um valor inteiro e informa se o mesmo é um número primo Pergunta/Tarefa: Um inteiro é um número primo se ele for divisível somente por 1 e por ele mesmo. Assim, 2, 3, 5 e 7 são primos, enquanto 4, 6, 8 e 9 não são. Escreva uma função C++ que recebe um valor inteiro e informe se o mesmo é um número primo. Você deverá usar a seguinte assinatura para a função: bool primo(int valor){ // implementação aqui } Informe um valor inteiro: 7 O numero informado é primo Veja a resolução comentada deste exercício em C++: #include <cstdlib> #include <iostream> using namespace std; // protótipo da função primo() bool primo(int); int main(int argc, char *argv[]){ int numero; setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português cout << "Informe um valor inteiro: "; cin >> numero; // vamos verificar se o valor informado é um número primo if(primo(numero)){ cout << "O numero informado é primo\n" << endl; } else{ cout << "O numero informado NÃO é primo\n" << endl; } system("PAUSE"); return EXIT_SUCCESS; } bool primo(int valor){ // se o valor fornecido for 7, a variável i do laço contará // de 2 até 7 / 2 (divisão inteira), ou seja, 3. Se o // módulo de 7 por qualquer um dos valores neste intervalo // for igual a 0, então o número não é primo for(int i = 2; i <= (valor / 2); i++){ if(valor % i == 0){ return false; // não é primo } } return true; } |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como somar os elementos de um array em JavaScript usando a função reduce()Quantidade de visualizações: 542 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar a função reduce() do JavaScript para somar todos os elementos de um vetor de inteiros. Lembre-se de que a função reduce() foi introduzida no ECMAScript5 (ES5), também chamado de JavaScript 2009. Veja a página HTML completa para o exemplo: <!doctype html> <html> <head> <title>Estudos JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> // vamos criar um vetor de inteiros var valores = new Array(7, 2, 1, 3, 5); document.write("Valores do array: " + valores + "<br>"); // agora vamos usar a função para somar // os elementos do vetor var res = valores.reduce((soma, valor) => soma + valor, 0); document.write("A soma dos elementos é: " + res); </script> </body> </html> Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado: Valores do array: 7,2,1,3,5 A soma dos elementos é: 18 Neste exemplo eu coloquei a função que será executada para cada elemento do array diretamente dentro do corpo da função reduce(). Podemos também colocar esta função do lado de fora. Veja: <script type="text/javascript"> // função que será chamada pela função reduce() function somar_elementos(soma, valor) { return soma + valor; } // vamos criar um vetor de inteiros var valores = new Array(7, 2, 1, 3, 5); document.write("Valores do array: " + valores + "<br>"); // agora vamos usar a função para somar // os elementos do vetor var res = valores.reduce(somar_elementos, 0); document.write("A soma dos elementos é: " + res); </script> |
C++ ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como inicializar os valores dos elementos de um vetor C++ usando valores randômicos - RevisadoQuantidade de visualizações: 9773 vezes |
Esta dica mostra como atribuir números aleatórios aos elementos de um array (vetor). Veja que cada elemento recebe um valor randômico na faixa de 0 a 100:#include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]) { // declara uma matriz de 10 elementos int valores[10]; // vamos inicializar os elementos da matriz // usando valores aleatórios de 0 a 100 srand(time(NULL)); for(int i = 0; i < 10; i++){ valores[i] = rand() % 100; } // exibe o resultado for(int i = 0; i < 10; i++){ cout << "Índice: " << i << " - Valor: " << valores[i] << endl; } system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Ao executarmos este código nós teremos um resultado parecido com: Indice: 0 - Valor: 46 Indice: 1 - Valor: 11 Indice: 2 - Valor: 28 Indice: 3 - Valor: 74 Indice: 4 - Valor: 49 Indice: 5 - Valor: 50 Indice: 6 - Valor: 27 Indice: 7 - Valor: 98 Indice: 8 - Valor: 11 Indice: 9 - Valor: 81 |
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