Ruby ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como concatenar strings em Ruby usando o operador +

Quantidade de visualizações: 9601 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos usar o operador + (operador de adição ou soma) para concatenar strings na linguagem Ruby. Veja:

frase1 = "Gosto muito de Ruby"
frase2 = " e de Java"

# vamos concatenar as duas strings
res = frase1 + frase2

# exibe o resultado
puts res

Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado:

Gosto muito de Ruby e de Java


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços de Repetição

Exercícios Resolvidos de Java - Um laço for que conta de 0 até 10

Quantidade de visualizações: 13616 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva uma aplicação console Java que usa o laço for para contar de 0 até 10. Faça dois exemplos. No primeiro você deverá escrever os valores na horizontal e no segundo você deverá escrever os valores na vertical:

Resposta/Solução:

Este exercício é um dos primeiros sobre o uso de laços nos cursos de Java e você pode fazer usando o Bloco de Notas, Netbeans, Eclipse ou sua IDE favorita. Veja o código que usa o laço for para contar de 0 até 10 e exibir os valores na horizontal:

public static void main(String[] args){
  // laço for que conta de 0 até 10 e exibe os valores na horizontal
  for(int i = 0; i <= 10; i++){
    System.out.print(i + "  ");
  }
}

Quando você executar este código, os valores deverão ser impressos da seguinte forma:

0  1  2  3  4  5  6  7  8  9  10

Agora, veja como uma pequena modificação faz com que os valores sejam impressos na vertical:

public static void main(String[] args){
  // laço for que conta de 0 até 10 e exibe os valores na vertical
  for(int i = 0; i <= 10; i++){
    System.out.println(i + "  ");
  }
}

Agora os valores serão exibidos da seguinte forma:

0  
1  
2  
3  
4  
5  
6  
7  
8  
9  
10



Ruby ::: Fundamentos da Linguagem ::: Passos Iniciais

Como retornar a versão do Ruby instalada na sua máquina usando ruby -v ou a constante RUBY_DESCRIPTION

Quantidade de visualizações: 9372 vezes
Se você quiser saber a versão do Ruby instalada em seu computador, ou a versão do interpretador sendo usado no momento, basta abrir uma janela de comando e disparar o comando:

ruby -v

Você terá um resultado parecido com o seguinte:

ruby 2.7.4p191 (2021-07-07 revision a21a3b7d23) [x64-mingw32]

Se você estiver na tela do Interactive Ruby, você pode simplesmente digitar RUBY_DESCRIPTION e pressionar Enter. O resultado será o mesmo exibido em uma janela de comando usando ruby -v.

Podemos também usar a constante RUBY_DESCRIPTION dentro de um script Ruby. Veja:

# Este exemplo mostra como obter a versão do Ruby
# usando a constante RUBY_DESCRIPTION
 
# guarda a versão em uma variável
versao = RUBY_DESCRIPTION

# mostra na tela
puts "A versão do Ruby é: #{versao}"

Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado:

A versão do Ruby é: ruby 2.7.4p191 (2021-07-07 revision a21a3b7d23) [x64-mingw32]


Delphi ::: VCL - Visual Component Library ::: TListBox

Como excluir o item ou itens selecionados em uma TListBox do Delphi usando a função DeleteSelected

Quantidade de visualizações: 13396 vezes
Em algumas ocasiões nós precisamos excluir o item ou os itens selecionados em uma TListBox. Isso pode ser feito com o auxílio do método DeleteSelected da classe TListBox. Veja um trecho de código no qual excluímos apenas o item selecionado:

procedure TForm3.FormCreate(Sender: TObject);
begin
  // vamos adicionar alguns itens na ListBox
  ListBox1.Items.Add('Goiânia');
  ListBox1.Items.Add('Curitiba');
  ListBox1.Items.Add('Brasilia');
end;

procedure TForm3.Button1Click(Sender: TObject);
begin
  // vamos excluir o item selecionado
  ListBox1.DeleteSelected;
end;

É possível conseguir o mesmo resultado usando o método Delete() do objeto Items (do tipo TStrings). Veja:

procedure TForm3.Button1Click(Sender: TObject);
begin
  // vamos excluir o item selecionado
  ListBox1.Items.Delete(ListBox1.ItemIndex);
end;

Note que o método Delete() do objeto Items exige o índice do elemento a ser removido. Com o método DeleteSelected da classe TListBox esta exigência não existe. Além disso, o método DeleteSelected permite excluir mais de um elemento selecionado, ou seja, ele excluir todos os elementos selecionados. Veja:

procedure TForm3.FormCreate(Sender: TObject);
begin
  // vamos adicionar alguns itens na ListBox
  ListBox1.Items.Add('Goiânia');
  ListBox1.Items.Add('Curitiba');
  ListBox1.Items.Add('Brasilia');

  // para que este exemplo funcione corretamente, a ListBox
  // deverá permitir seleção múltipla
  ListBox1.MultiSelect := True;
end;

procedure TForm3.Button1Click(Sender: TObject);
begin
  // vamos excluir todos os itens selecionados
  ListBox1.DeleteSelected;
end;

Execute este código, selecione mais de um item e clique no botão para verificar o resultado.

Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


Java ::: Dicas & Truques ::: Timers

Java Swing Exemplo completo: Como usar um timer para atualizar a hora atual em uma JLabel

Quantidade de visualizações: 17149 vezes
Este exemplo mostra como criar uma janela JFrame contendo dois botões JButton, um label JLabel e um timer (java.awt.Timer). Quando o timer dispara, o texto da label é atualizado para refletir a hora atual.

Veja o resultado na imagem abaixo:



E aqui está o código Java Swing completo para o exemplo:

package arquivodecodigos;

import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
import javax.swing.*;
import java.util.Calendar;
import java.text.DecimalFormat;
 
public class Estudos extends JFrame{
  JLabel hora;  
  Timer timer; 
  DecimalFormat formato;
 
  public Estudos() {
    super("Usando timers em Java");
     
    Container c = getContentPane();
    c.setLayout(new FlowLayout(FlowLayout.LEFT));
 
    formato = new DecimalFormat("00"); 
 
    // Cria o timer
    timer = new Timer(1000, new ActionListener(){
      @Override
      public void actionPerformed(ActionEvent e){
        atualizarHoras();
      }
    });
 
    // Cria um botão com o texto "Iniciar"
    JButton iniciar = new JButton("Iniciar");
    iniciar.addActionListener(
      new ActionListener(){
        @Override
        public void actionPerformed(ActionEvent e){
          timer.start(); // inicia o timer
        }
      }
    );    
 
    // Cria um botão com o texto "Parar"
    JButton parar = new JButton("Parar");
    parar.addActionListener(
      new ActionListener(){
        @Override
        public void actionPerformed(ActionEvent e){
          timer.stop(); // pára o timer
        }
      }
    );
     
    // JLabel que exibirá a hora atual
    hora = new JLabel("00:00:00");
 
    // Adiciona os botões à janela
    c.add(iniciar);
    c.add(parar);
 
    // adiciona o label à janela
    c.add(hora);  
 
    setSize(350, 250);
    setVisible(true);
  }
   
  private void atualizarHoras(){
    // Cria uma instância de Calendar
    Calendar agora = Calendar.getInstance();    
 
    // horas, minutos e segundos
    int horas = agora.get(Calendar.HOUR);  
    int minutos = agora.get(Calendar.MINUTE);
    int segundos = agora.get(Calendar.SECOND);
    hora.setText(formato.format(horas) + ":" + 
      formato.format(minutos) + ":" + 
      formato.format(segundos));
  }
 
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}



Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços de Repetição

Exercício Resolvido de Java - Calculando e exibindo os números primos entre 2 e 100

Quantidade de visualizações: 8595 vezes
Pergunta/Tarefa:

Um inteiro é um número primo se ele for divisível somente por 1 e por ele mesmo. Assim, 2, 3, 5 e 7 são primos, enquanto 4, 6, 8 e 9 não são. Note que o número 1 não é primo.

Escreva um programa (algorítmo) Java que usa um laço for, while ou do...while para calcular e exibir os números primos entre 2 (incluindo) e 100 (incluindo).

Sua saída deverá ser parecida com:

Numeros primos entre 2 e 100: 
2 3 5 7 11 13 17 19 23 29 31 37 41 43 47 53 59 61 67 71 73 79 83 89 97
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

package estudos;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // limite dos números primos (incluindo)
    int limite = 100;
               
    // Lembre-se! O número 1 não é primo
    System.out.println("Numeros primos entre 2 e " + limite + ": ");
  
    // laço que percorre os valores de 2 até o limite desejado
    for(int i = 2; i <= limite; i++){
       boolean primo = true;
                       
       // se o valor de i for 7, a variável j do laço contará
       // de 2 até 7 / 2 (divisão inteira), ou seja, 3. Se o 
       // módulo de 7 por qualquer um dos valores neste intervalo 
       // for igual a 0, então o número não é primo
       for(int j = 2; j <= (i / 2); j++){
         if(i % j == 0){
           primo = false; // não é primo
           break;
         }
       }
    
       if(primo){
         System.out.print(i + " ");
       }
    }
    
    System.out.println();
  }
}



Android Java ::: android.widget ::: Button

Como detectar um clique em um botão do Android usando o evento onClick no XML de layout

Quantidade de visualizações: 2282 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos detectar um clique em um botão usando o evento onClick diretamente no arquivo XML de layout. No entanto, para usar este artifício, algumas regras devem ser seguidas:

a) O método chamado pelo clique do botão deverá ser public e retornar void;
b) O único parâmetro do método deverá conter apenas um objeto da classe View, representando a view na qual o evento onclick ocorreu.

Veja um exemplo completo no qual detectamos o clique no botão e exibimos uma mensagem AlertDialog contendo apenas um botão OK. Comece analisando o XML de layout (o nome do botão foi definido no arquivo strings.xml):

<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
<LinearLayout xmlns:android="
  http://schemas.android.com/apk/res/android"
  android:orientation="vertical"
  android:layout_width="fill_parent"
  android:layout_height="fill_parent">
  tools:context=".MainActivity">

  <Button xmlns:android="
    http://schemas.android.com/apk/res/android"
    android:id="@+id/button_send"
    android:layout_width="wrap_content"
    android:layout_height="wrap_content"
    android:text="@string/btn_enviar"
    android:onClick="enviarMensagem"
    />

</LinearLayout>

Veja agora o código Java no MainActivity.java:

package com.example.estudosandroid;

import androidx.appcompat.app.AppCompatActivity;
import android.content.DialogInterface;
import android.os.Bundle;
import android.view.View;
import android.app.AlertDialog;

public class MainActivity extends AppCompatActivity {
  @Override
  protected void onCreate(Bundle savedInstanceState) {
    super.onCreate(savedInstanceState);
    setContentView(R.layout.activity_main);
  }

  // método público que será chamado ao clicarmos no botão
  public void enviarMensagem(View view) {
    AlertDialog dialogo = new 
      AlertDialog.Builder(MainActivity.this).create();
    dialogo.setTitle("Aviso");
    dialogo.setMessage("Esta é uma mensagem de aviso");
    dialogo.setButton(AlertDialog.BUTTON_NEUTRAL, "OK",
      new DialogInterface.OnClickListener() {
        public void onClick(DialogInterface dialog, 
          int which){
          dialog.dismiss(); // fecha o AlertDialog
        }
      }
    );

    dialogo.show();
  }
}



Python ::: Dicas & Truques ::: Unidades de Medida

Como converter pés em metros em Python - Conversão de medidas em Python - Pés para metros

Quantidade de visualizações: 316 vezes
A conversão de uma medida em pés para milímetros, centímetros, metros ou quilômetros é uma tarefa que estamos constantemente realizando. Nesta dica mostrarei como isso pode ser feito na linguagem Python.

O que é um pé ou pés?

O pé (foot) ou pés (feet) é uma unidade de medida do sistema imperial de medidas, usado até hoje nos Estados Unidos e em alguns outros países que ainda não adotaram o sistema métrico. Um pé equivale a 12 polegadas (inches). Uma polegada, por sua vez, equivale a 2,54 centímetros ou 25,4 milímetros.

Qual a fórmula para a conversão de pés para metros?

Antes de passarmos para o código Python, veja a fórmula para a conversão de pés (feet) em metros (meters):

\[Metros = Pés \times 0.3048\]

Como podemos ver na fórmula, para obtermos a medida em metros nós só precisamos multiplicar a medida em pés por 0.3048.

Veja agora o código Python que pede para o usuário informar a medida em pés e retorna o equivalente em metros:

# função principal do programa
def main():
  # vamos pedir para o usuário informar a medida em pés
  pes = float(input("Informe a medida em pés: "))

  # agora vamos converter a medida em pé para metros
  metros = 0.3048 * pes

  # e mostramos o resultado
  print("A medida em metros é: {0}m".format(metros))
  
if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado:

Informe a medida em pés: 50
A medida em metros é: 15.24m


C# ::: Windows Forms ::: TextBox

C# Windows Forms - Como criar uma caixa de texto TextBox do tipo senha (password)

Quantidade de visualizações: 14449 vezes
Algumas vezes precisamos fazer com que um TextBox se comporte como uma caixa de texto do tipo senha. Para isso só precisamos manipular sua propriedade PasswordChar. Esta propriedade pode ser definida em tempo de design (usando a janela de propriedades Properties) ou em tempo de execução. Veja:

private void button2_Click(object sender, EventArgs e){
  // vamos definir o caractere a ser usado como máscara para a
  // digitação dos caracteres de senha
  textBox1.PasswordChar = '*';
}

Em tempo de execução o valor da propriedade PasswordChar pode ser obtido da seguinte forma:

private void button2_Click(object sender, EventArgs e){
  // vamos definir o caractere a ser usado como máscara para a
  // digitação dos caracteres de senha
  textBox1.PasswordChar = '*';

  // vamos obter o caractere usado como máscara para a digitação
  // dos caracteres de senha
  char letra = textBox1.PasswordChar;
  MessageBox.Show("O caractere usado para a propriedade PasswordChar é: " +
    letra);
}

É possível também forçar o TextBox a usar o caractere de senha usado pelo Windows. Para isso só precisamos fornecer o valor true para a propriedade UseSystemPasswordChar. Veja:

private void button2_Click(object sender, EventArgs e){
  // queremos que o caractere usado como máscara para a digitação
  // de senhas seja o mesmo do sistema
  textBox1.UseSystemPasswordChar = true;
}



Portugol ::: Dicas & Truques ::: Cadeias e Caracteres

Como converter uma palavra, frase ou texto para letras minúsculas usando a função caixa_baixa() da biblioteca Texto do Portugol

Quantidade de visualizações: 144 vezes
Em algumas situações nós precisamos converter uma letra, palavra, frase ou texto em letras minúsculas. Na linguagem Portugol isso pode ser feito usando-se a função caixa_baixa() da biblioteca Texto.

Veja um código Portugol completo no qual pedimos para o usuário informar o seu nome e mostramos o resultado convertido para letras minúsculas:

programa {
  // vamos incluir a biblioteca Texto
  inclua biblioteca Texto --> texto
  
  funcao inicio() {
    // vamos declarar uma variável para guardar o nome de uma pessoa
    cadeia nome, nome_minusculo

    // vamos pedir para o usuário informar o seu nome
    escreva("Informe o seu nome: ")
    leia(nome)

    // vamos converter o nome para letras minúsculas
    nome_minusculo = texto.caixa_baixa(nome)

    // vamos mostrar o resultado
    escreva("O seu nome em letras minúsculas é: " + nome_minusculo)
  }
}

Ao executar este código Portugol nós teremos o seguinte resultado:

Informe o seu nome: Fabiana de Carvalho Gomes
O seu nome em letras minúsculas é: fabiana de carvalho gomes

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