AutoCAD .NET API C# ::: Dicas & Truques ::: Polyline - Polilinha

Como selecionar uma polilinha no AutoCAD e mostrar as coordenadas de suas vértices usando a AutoCAD .NET C# API

Quantidade de visualizações: 462 vezes
Em várias situações nós precisamos efetuar cálculos usando os vértices de uma polilinha. Nesta dica eu mostro como podemos pedir para o usuário selecionar uma polilinha na área de desenho do AutoCAD e mostrar as coordenadas x e y de cada um dos vértices.

No código abaixo eu trato duas formas de polilinhas no AutoCAD: a polilinha 2D Polyline e a polilinha 3D, representada pelo objeto Polyline3d. Note que as formas de se extrair os vértices desses dois objetos são completamente diferentes.

Se a polilinha for 2D, seus vértices são extraído usando-se a função GetPoint2dAt(), que retorna um objeto Point2d. Se a polilinha for 3D, ela será representada por um objeto da classe Polyline3d, e seus vértices são retornados como objetos PolylineVertex3d a partir de uma chamada à função GetObject() da classe Transaction.

Veja o código AutoCAD .NET C# API completo para o exemplo:

using System;
using Autodesk.AutoCAD.Runtime;
using Autodesk.AutoCAD.ApplicationServices;
using Autodesk.AutoCAD.DatabaseServices;
using Autodesk.AutoCAD.Geometry;
using Autodesk.AutoCAD.EditorInput;

[assembly: CommandClass(typeof(PluginEstudos.Class1))]
namespace PluginEstudos {
  public class Class1 {
    [CommandMethod("estudos")]
    public void Estudos() {
      // vamos obter o documento atual
      Document doc = Application.DocumentManager.MdiActiveDocument;
      // vamos obter a base de dados
      Database db = doc.Database;

      // vamos pedir para o usuário selecionar uma polilinha
      PromptEntityResult resultado = doc.Editor.GetEntity(
        "Selecione uma polilinha: ");

      // a seleção foi feita com sucesso
      if (resultado.Status != PromptStatus.OK) {
        Application.ShowAlertDialog("Nenhum elemento selecionado.");
        return;
      }

      // iniciamos uma transação
      using (Transaction trans = db.TransactionManager.StartTransaction()) {
        // obtemos a polilinha selecionada
        DBObject objeto = trans.GetObject(resultado.ObjectId, OpenMode.ForRead);

        // vamos testar se a polilinha é do tipo leve ou otimizada
        Polyline polilinha2d = objeto as Polyline;
        if (polilinha2d != null) {
          // vamos percorrer todos os vértices, um de cada vez
          int numero_vertices = polilinha2d.NumberOfVertices;
          for (int i = 0; i < numero_vertices; i++) {
            // vamos obter um objeto Point2d ou Point3d
            Point2d ponto = polilinha2d.GetPoint2dAt(i);
            // e escrevemos na janela de comandos
            doc.Editor.WriteMessage("\nX = " + ponto.X.ToString("0.00") +
              "; Y = " + ponto.Y.ToString("0.00"));
          }
        }
        // é uma polilinha do tipo pesada, ou heavy
        else {
          Polyline3d polilinha3d = objeto as Polyline3d;
          if (polilinha3d != null) {
            // percorremos cada um dos vértices
            foreach (ObjectId id_vertice in polilinha3d) {
              PolylineVertex3d vertice3d = (PolylineVertex3d)trans.GetObject(
                id_vertice, OpenMode.ForRead);
              // e escrevemos na janela de comandos
              doc.Editor.WriteMessage("\nX = " + vertice3d.Position.X.ToString("0.00") +
                "; Y = " + vertice3d.Position.Y.ToString("0.00"));
            }
          }
        }

        // fechamos a transação
        trans.Commit();
      }
    }
  }
}

Ao executar este código AutoCAD .NET C# API nós teremos o seguinte resultado:

Command: Selecione uma polilinha:
X = 168.91; Y = 159.91
X = 415.17; Y = 126.24
X = 317.08; Y = 24.18
X = 80.53; Y = 104.29


Delphi ::: Classes, Controles e Componentes ::: TRegistry (Registro do Windows)

Como criar chaves no registro do Windows usando o método CreateKey() da classe TRegistry do Delphi

Quantidade de visualizações: 15161 vezes
Em algumas situações gostariámos de criar novas chaves e/ou sub-chaves no registro do Windows. Isso pode ser feito por meio do método CreateKey() da classe TRegistry. Este método recebe uma string especificando o nome da chave a ser criada e retorna um valor Boolean indicando se a chave foi criada com sucesso.

Veja um trecho de código no qual criamos uma chave chamada "Arquivo de Códigos" dentro da chave raiz HKEY_CURRENT_USER:

procedure TForm3.Button4Click(Sender: TObject);
var
  chave: String;
  reg: TRegistry;
begin
  // uses Registry

  // vamos definir o nome da chave a ser criada
  chave := 'Arquivo de Códigos';

  // vamos criar uma instância da classe TRegistry
  reg := TRegistry.Create;

  // a chave raiz padrão é HKEY_CURRENT_USER mas, por via das dúvidas
  // vamos reafirmar isso
  reg.RootKey := HKEY_CURRENT_USER;

  // vamos criar a chave informada
  if reg.CreateKey(chave) then
    begin
      ShowMessage('A chave foi criada com sucesso.');
    end
  else
    begin
      ShowMessage('Não foi possível criar a chave informada.');
    end;
    
  // vamos liberar o registro 
  reg.Free;
end;


Alguns aplicativos, por exemplo os da Adobe, Macromedia, Microsoft, etc, guardar informações relacionadas aos seus aplicativos na sub-chave SOFTWARE dentro da chave HKEY_LOCAL_MACHINE. Assim, vamos criar uma chave para um aplicativo fictício. Vamos chamar nossa chave de "Simulador Nota Fiscal Eletrônica 1.0". Note que, se esta chave já existir no registro nada acontecerá:

procedure TForm3.Button4Click(Sender: TObject);
var
  chave: String;
  reg: TRegistry;
begin
  // uses Registry

  // vamos definir o nome da chave a ser criada
  chave := 'Simulador Nota Fiscal Eletrônica 1.0';

  // vamos criar uma instância da classe TRegistry
  reg := TRegistry.Create;

  // vamos criar uma chave dentro de HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE
  reg.RootKey := HKEY_LOCAL_MACHINE;

  // vamos criar a chave informada
  if reg.CreateKey('\SOFTWARE\' + chave) then
    begin
      ShowMessage('A chave foi criada com sucesso.');
    end
  else
    begin
      ShowMessage('Não foi possível criar a chave informada.');
    end;
    
  // vamos liberar o registro 
  reg.Free;
end;


Execute este código e logo em seguida abra uma janela de terminal e digite regedit.exe. vá na seção
HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE e veja se a chave "Simulador Nota Fiscal Eletrônica 1.0" foi realmente criada.

Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


Python ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas

Como converter graus em radianos em Python - Trigonometria em Python

Quantidade de visualizações: 3111 vezes
Quando estamos trabalhando com trigonometria na linguagem Python, é importante ficarmos atentos ao fato de que todos os métodos e funções trigonométricas em Python recebem seus argumentos em radianos, em vez de graus.

Nesta dica veremos como converter graus em radianos (sem a chatice de ficar relembrando regra de três). Veja a fórmula abaixo:

\[Radianos = Graus \times \frac{\pi}{180}\]

Agora veja como esta fórmula pode ser escrita em código Python:

import math

# função principal do programa
def main():
  # valor em graus
  graus = 30
  # obtém o valor em radianos
  radianos = graus * (math.pi / 180)
  # mostra o resultado
  print(graus, "graus convertidos para",
    "radianos é", radianos)
 
if __name__== "__main__":
  main()

Ao executarmos este código Python nós teremos o seguinte resultado:

30 graus convertidos para radianos é 0.5235987755982988

Por fim, saiba que a linguagem Python nos oferece o método math.radians() que nos permite converter ângulos em graus para radianos. Meu propósito nesta dica foi mostrar a você como o cálculo de conversão pode ser escrito em Python. Em outras dicas dessa seção abordaremos o método math.radians().


Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como usar o método charAt() da classe String para obter o caractere em uma determinada posição de uma frase ou texto - Revisado

Quantidade de visualizações: 400 vezes
Em várias situações, principalmente quando estamos trabalhando com palavras e textos em Java, surge a necessidade de acessarmos as letras individuais de strings. Para isso podemos usar o método charAt() da classe String. Este método recebe um inteiro indicando o índice do caractere na String. Lembre-se de que os índices começam sempre em 0 em Java. O retorno do método charAt() é um char.

Veja um exemplo:

 
public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    String frase = "Programar em Java é muito bom";
     
    // Lembre-se: o indice começa em 0
    char letra = frase.charAt(2);
     
    System.out.println("O caractere no índice 2 é: " +
      letra);
     
    System.exit(0);
  }
} 

Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

O caractere no índice 2 é: o

Esta dica foi revisada e testada no Java 8.


Java ::: Java para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear

Como calcular vetor unitário em Java - Java para Física e Engenharia

Quantidade de visualizações: 533 vezes
Um vetor unitário ou versor num espaço vetorial normado é um vetor (mais comumente um vetor espacial) cujo comprimento ou magnitude é 1. Em geral um vetor unitário é representado por um "circunflexo", assim: __$\hat{i}__$.

O vetor normalizado __$\hat{u}__$ de um vetor não zero __$\vec{u}__$ é o vetor unitário codirecional com __$\vec{u}__$.

O termo vetor normalizado é algumas vezes utilizado simplesmente como sinônimo para vetor unitário. Dessa forma, o vetor unitário de um vetor __$\vec{u}__$ possui a mesma direção e sentido, mas magnitude 1. Por magnitude entendemos o módulo, a norma ou comprimento do vetor.

Então, vejamos a fórmula para a obtenção do vetor unitário:

\[\hat{u} = \dfrac{\vec{v}}{\left|\vec{v}\right|}\]

Note que nós temos que dividir as componentes do vetor pelo seu módulo de forma a obter o seu vetor unitário. Por essa razão o vetor nulo não possui vetor unitário, pois o seu módulo é zero, e, como sabemos, uma divisão por zero não é possível.

Veja agora o código Java que pede as coordenadas x e y de um vetor 2D ou R2 e retorna o seu vetor unitário:

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
     
    // vamos ler os valores x e y
    System.out.print("Informe o valor de x: ");
    double x = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    System.out.print("Informe o valor de y: ");
    double y = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
     
    // o primeiro passo é calcular a norma do vetor
    double norma = Math.sqrt(Math.pow(x, 2) + Math.pow(y, 2));
    
    // agora obtemos as componentes x e y do vetor unitário
    double u_x = x / norma;
    double u_y = y / norma;
    
    // mostra o resultado
    System.out.println("O vetor unitário é: (x = " + 
      u_x + "; y = " + u_y);
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Informe o valor de x: -4
Informe o valor de y: 6
O vetor unitário é: (x = -0.5547001962252291; y = 0.8320502943378437

Veja agora uma modificação deste código para retornarmos o vetor unitário de um vetor 3D ou R3, ou seja, um vetor no espaço:

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
     
    // vamos ler os valores x, y e z
    System.out.print("Informe o valor de x: ");
    double x = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    System.out.print("Informe o valor de y: ");
    double y = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    System.out.print("Informe o valor de z: ");
    double z = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
     
    // o primeiro passo é calcular a norma do vetor
    double norma = Math.sqrt(Math.pow(x, 2) 
      + Math.pow(y, 2) + Math.pow(z, 2));
    
    // agora obtemos as componentes x, y e z do vetor unitário
    double u_x = x / norma;
    double u_y = y / norma;
    double u_z = z / norma;
    
    // mostra o resultado
    System.out.println("O vetor unitário é: (x = " + 
      u_x + "; y = " + u_y + "; z = " + u_z);
  }
}

Ao executarmos este novo código nós teremos o seguinte resultado:

Informe o valor de x: 3
Informe o valor de y: 7
Informe o valor de z: 5
O vetor unitário é: (x = 0.329292779969071; y = 0.7683498199278324; z = 0.5488212999484517


Java ::: Dicas & Truques ::: Mouse e Teclado

Computação Gráfica em Java - Código completo Java Swing para um programa de desenho usando eventos do mouse

Quantidade de visualizações: 31511 vezes
Nesta dica apresento um código completo para um programa de desenho usando os eventos os mouse, feito em Java Swing. Veja que o único evento que tivemos que implementar foi mouseDragged, que é disparado quando o usuário arrasta o mouse com o botão direito ou esquerdo pressionado. Observe também a criação de uma classe JPanel personalizada que servirá como painel de desenho.

Fique atento à forma como subscrevemos o método paintComponent() na classe PainelDesenho para obtermos o objeto Graphics que nos permitirá desenhar na superfície do JPanel.

O resultado é exibido na imagem abaixo:



E aqui está o código completo para o exemplo:

package arquivodecodigos;

import javax.swing.*;
import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
 
public class Estudos extends JFrame{
  public Estudos(){
    super("Eventos do Mouse e Teclado");
 
    Container c = getContentPane();
    PainelDesenho painel = new PainelDesenho();
    c.add(painel, BorderLayout.CENTER);
    c.add(new JLabel("Arraste o mouse para desenhar..." ),
      BorderLayout.SOUTH );
     
    setSize(350, 250);
    setVisible(true);
  }
   
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}
 
class PainelDesenho extends JPanel{
  private int quantPontos = 0;
  private Point pontos[] = new Point[10000];
 
  public PainelDesenho(){
    this.setBackground(Color.WHITE);    
 
    this.addMouseMotionListener(
      new MouseMotionAdapter(){
        public void mouseDragged(MouseEvent e){
          if(quantPontos < pontos.length){
            pontos[quantPontos] = e.getPoint();
            quantPontos++;
            repaint();
          }                                              
        }                                
      }
    );
  }
 
  @Override
  public void paintComponent(Graphics g){
    super.paintComponent(g);
     
    for(int i = 0 ; i < quantPontos; i++)
      g.fillOval(pontos[i].x, pontos[i].y, 4, 4);
  }
}



Java ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle

Java para iniciantes - Como usar o laço do-while da linguagem Java

Quantidade de visualizações: 52956 vezes
O laço do-while é uma variação do laço while. A diferença é que, no laço do-while a condição de continuidade é testada após a execução do bloco de códigos desejado. Isso nos faz crer que este laço é executado no mínimo uma vez. Veja sua sintáxe:

do{
  // bloco de instruções
}while(condição);

Se a condição testada for verdadeira, o laço continua sua execução. Do contrário a execução do programa segue a partir do ponto onde o laço se encontra. Veja um exemplo:

import javax.swing.JOptionPane;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args) {
    int valor;
    int soma = 0;

    // Lê continuamente até o usuário informar 0
    do{
      // efetua a próxima leitura
      String str = JOptionPane.showInputDialog(null,
        "Informe um valor inteiro:\n(ou 0 para sair)",
         "Estudos", JOptionPane.QUESTION_MESSAGE);

      valor = Integer.parseInt(str);

      soma += valor;
    }while(valor != 0);

    JOptionPane.showMessageDialog(null, "A soma é: " + soma,
       "Estudos", JOptionPane.INFORMATION_MESSAGE);
  }
}

Use o laço do-while quando você tiver instruções dentro do laço que precisem ser executadas no mínimo uma vez.


PHP ::: Fundamentos da Linguagem ::: Tipos de Dados

PHP para iniciantes - Como usar o tipo de dados float do PHP

Quantidade de visualizações: 12640 vezes
Números de ponto-flutuante, ou float (também conhecido com double ou real) representam números com casas decimais. Assim como o tipo integer, a faixa de limite deste tipo depende da arquitetura da máquina na qual o PHP está sendo executado. A faixa de números de ponto-flutuante em PHP equivale à faixa do tipo de dados double de seu compilador C. Geralmente esta faixa está entre 1.7E-308 e 1.7E+308 com 15 dígitos de precisão. Se precisarmos de uma precisão ainda maior, podemos usar as extensões BC e GMP.

O PHP reconhece números de ponto-flutuante escritos de duas formas diferentes. Eis a que usamos mais comumente:

3.14
0.017
-7.1

E a forma usando notação científica:

0.314E1   // 0.314*101, ou 3.14
17.0E-3   // 17.0*10-3, ou 0.017

Valores de ponto-flutuante são apenas representações aproximadas de números. Por exemplo, em muitos sistemas, 3,5 é na verdade representado como 3,4999999999. Isso quer dizer que devemos ter cuidado ao comparar valores de ponto-flutuante usando ==. O mais correto é comparar usando várias casas decimais:

if(int($a * 1000) == int($b * 1000)){
 // comparação baseada em três casas decimais
}

Se quisermos verificar se uma variável é do tipo float, podemos usar as funções is_float() ou is_real(). Veja:

<?
  $valor = 0.6;

  if(is_float($valor)){
    echo 'A variável $valor é do tipo float';
  }
?>



C ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle

Como testar múltiplas condições usando a construção if...else if...else da linguagem C

Quantidade de visualizações: 12106 vezes
Em algumas situações precisamos usar a estrutura condicional if...else (se...senão) da linguagem C para testarmos múltiplas condições. Para estes casos, o C nos permite combinar if...else if...else várias vezes.

Veja o trecho de código a seguir:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
 
int main(int argc, char *argv[]){
  int valor = 20;
 
  if(valor == 15){
    printf("O valor a igual a 15");
  }
  else if(valor > 15){
    printf("O valor e maior que 15");
  }
  else{
    printf("O valor e menor que 15");
  }
 
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

O valor é maior que 15


Portugol ::: Dicas & Truques ::: Cadeias e Caracteres

Como testar se uma sub-cadeia está contida em uma cadeia de caracteres em Portugol usando a função posicao_texto()

Quantidade de visualizações: 437 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos verificar se uma substring está contida em uma string em Portugol. Para isso nós vamos usar a função posicao_texto() da biblioteca Texto.

A função posicao_texto() pede a sub-cadeia a ser pesquisada, a cadeia na qual a pesquisa será feita e o índice do primeiro caractere a partir do qual a sub-string será pesquisada.

Se a substring for encontrada, a função retorna a posição do primeiro caractere. Caso contrário o valor -1 será retornado.

Veja o código completo para um programa Portugol no qual testamos se uma palavra está contida em uma frase:

programa {
  // vamos importar a biblioteca Texto
  inclua biblioteca Texto --> tx
  
  funcao inicio() {
    // vamos criar uma frase
    cadeia frase = "Gosto de programar em Portugol"
    // vamos criar uma sub-cadeia
    cadeia palavra = "Portugol"

    // vamos verificar se a sub-cadeia está contida na cadeia
    se (tx.posicao_texto(palavra, frase, 0) != -1) {
      escreva("A substring está contida na string")   
    }
    senao {
      escreva("A substring não está contida na string") 
    }
  }
}

Ao executar este código Portugol nós teremos o seguinte resultado:

A substring está contida na string.

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