Python ::: NumPy Python Library (Biblioteca Python NumPy) ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como multiplicar um vetor ou uma matriz por um escalar no NumPy do Python - Python NumPy para EngenhariaQuantidade de visualizações: 4389 vezes |
Esta dica de Python e NumPy é direcionada, principalmente, aos estudantes de Engenharia Civil, que se deparam, logo no início do curso, com o estudo da Geometria Analítica e gostariam de entender melhor a multiplicação de vetores por um escalar. Lembre-se de que um escalar é um valor único, enquanto vetores e matrizes são estruturas que guardam vários valores ao mesmo tempo. Nosso primeiro exemplo será feito em cima de um vetor com os seguintes valores: [3, -5, 4, 1, 9]. O escalar usado será o valor 2, ou seja, temos que multiplicar cada valor no vetor pelo valor 2 e, dessa forma, obtermos um novo vetor. Veja como a linguagem Python facilita esta operação: # importamos a bibliteca NumPy import numpy as np def main(): # declara e cria o vetor vetor = np.array([3, -5, 4, 1, 9]) # agora vamos multiplicar este vetor pelo escalar 2 escalar = 2 novoVetor = vetor * escalar # vamos exibir o resultado print("Vetor inicial: ", vetor) print("Valor do escalar: ", escalar) print("Novo vetor: ", novoVetor) if __name__== "__main__": main() Este código Python vai gerar o seguinte resultado: Vetor inicial: [3 -5 4 1 9] Valor do escalar: 2 Novo vetor: [6 -10 8 2 18] Veja agora como podemos efetuar a mesma operação em uma matriz de 2 linhas e 3 colunas (recorde que, em Python, uma matriz nada mais é que um vetor de vetores, ou seja, cada elemento do vetor contém outro vetor): # importamos a bibliteca NumPy import numpy as np def main(): # declara e cria a matriz matriz = np.array([(4, 12, 50), (5, 3, 1), (11, 9, 7)]) # agora vamos multiplicar esta matriz pelo escalar 2 escalar = 2 novaMatriz = matriz * escalar # vamos exibir o resultado print("Matriz inicial: ", matriz) print("Valor do escalar: ", escalar) print("Nova matriz: ", novaMatriz) if __name__== "__main__": main() Ao executarmos este código Python nós teremos o seguinte resultado: Matriz inicial: [[4 12 50] [5 3 1] [11 9 7]] Valor do escalar: 2 Nova matriz: [[8 24 100] [10 6 2] [22 18 14]] |
Java ::: Java para Engenharia ::: Física - Mecânica |
Como calcular a velocidade de um corpo dado sua massa e sua energia cinética usando a linguagem JavaQuantidade de visualizações: 1150 vezes |
A Energia cinética é uma das formas da energia mecânica e definida como a energia de movimento, pois está relacionada com o estado de movimento de um corpo. Variando de acordo com o movimento e a massa do corpo, esse tipo de energia tem sua existência condicionada à velocidade, uma vez que nos corpos em repouso ela não existe, pois a velocidade é nula. Essa vertente de energia depende da relação entre corpo e o ponto referencial do observador. Se houver velocidade, haverá energia cinética. Portanto, não trata-se de uma energia invariável, mas sim de um tipo de energia mecânica que é determinada em função da massa do corpo em movimento, medida em quilogramas (kg), e da velocidade desenvolvida por ele, medida em metros por segundo (m/s). A fórmula para obtenção da velocidade de um corpo, quando temos a sua energia cinética e a sua massa é: \[\text{v} = \sqrt{\frac{E_c}{\frac{1}{2}\text{m}}}\] Onde: m ? massa do corpo (em kg). Ec ? energia cinética (em joule, J). v ? velocidade do corpo (em m/s). Vamos ver um exemplo agora? Observe o seguinte enunciado: 1) Determine qual é a velocidade em que se move um corpo de 20kg cuja energia cinética é igual a 400J. Note que o exercício já nos dá os valores em suas unidades de medidas no SI (Sistema Internacional de Medidas). Tudo que temos a fazer é converter a fórmula para código Java. Veja: package arquivodecodigos; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // energia cinética double energia_cinetica = 400; // em joule // massa do corpo double massa = 20; // em kg // e então calculamos a velocidade do corpo double velocidade = Math.sqrt(energia_cinetica / (0.5 * massa)); // mostramos o resultado System.out.println("A velocidade do corpo é: " + velocidade + "m/s"); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: A velocidade do corpo é: 6.324555320336759m/s Não se esqueça de que a velocidade retornada estará em metros por segundo. |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
Programação Orientada a Objetos em PHP - Como usar o modificador de acesso public em suas classes PHPQuantidade de visualizações: 7501 vezes |
Quando estamos desenvolvendo a lógica de nossas classes PHP, é sempre uma boa idéia definirmos quais propriedades e métodos poderão ser acessados pelas demais classes e partes do código que formam o sistema. Este controle de acesso é feito por modificadores de acesso. Nesta dica veremos como usar o modificador public. O modificador public serve para indicar que as propriedades ou métodos (funções) de uma classe podem ser acessados sem restrições por código fora da classe. Veja um exemplo: <? class Pessoa{ public $nome; } $pessoa = new Pessoa; $pessoa->nome = "Osmar J. Silva"; echo $pessoa->nome; ?> Aqui podemos acessar a propriedade $nome tanto para leitura como escrita sem nenhuma restrição. Tenha em mente que a ausência de um modificador de acesso antes de uma propriedade ou método automaticamente faz com que este acesso seja public. Veja agora um trecho de código no qual definimos um método public (público) em uma classe e o acessamos a partir de um código externo: <? class Matematica{ public function somar($a, $b){ return $a + $b; } } $mat = new Matematica; echo $mat->somar(5, 7); ?> Lembre-se de que as sub-classes de uma classe que possui propriedades e métodos public herdam toda esta funcionalidade. |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Exercícios Resolvidos de Java - Como declarar e construir um array de int em Java e usar o laço for para solicitar ao usuário que informe os valores dos elementosQuantidade de visualizações: 13373 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java console que declara e constrói um array, ou seja, um vetor de 10 elementos do tipo int. Em seguida use um laço for para solicitar ao usuário que informe 10 valores inteiros e armazene tais valores nos elementos do array: Sua saída deverá ser parecida com: Informe o 1º valor: 5 Informe o 2º valor: 7 Informe o 3º valor: 11 Informe o 4º valor: 3 Informe o 5º valor: 9 Informe o 6º valor: 4 Informe o 7º valor: 20 Informe o 8º valor: 1 Informe o 9º valor: 6 Informe o 10º valor: 63 Os valores informados foram: O 1º valor foi: 5 O 2º valor foi: 7 O 3º valor foi: 11 O 4º valor foi: 3 O 5º valor foi: 9 O 6º valor foi: 4 O 7º valor foi: 20 O 8º valor foi: 1 O 9º valor foi: 6 O 10º valor foi: 63 Resposta/Solução: Como a solução deste exercício depende de valores informados pelo usuário, a classe Scanner deverá ser usada. Desta forma, você deverá importá-la, usando a linha: import java.util.Scanner; package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // para este exercício você deverá importar a classe // Scanner. Ela está no pacote java.util.*; // vamos construir um objeto da classe Scanner para ler a // entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos declarar e construir um array de 10 inteiros int valores[] = new int[10]; // agora vamos solicitar ao usuário que informe os 10 valores para // os elementos do array. O mais recomendável neste caso é usar um // laço for que repetirá 10 vezes e, a cada repetição, solicitaremos // um valor for (int i = 0; i < valores.length; i++) { System.out.print("Informe o " + (i + 1) + "º valor: "); valores[i] = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); } // para finalizar vamos exibir os valores informados pelo usuário e // presentes nos elementos do array System.out.println("\nOs valores informados foram:\n"); for (int i = 0; i < valores.length; i++) { System.out.println("O " + (i + 1) + "º valor foi: " + valores[i]); } } } |
Python ::: Estruturas de Dados ::: Lista Ligada Simples |
Como excluir um nó no final de uma lista encadeada simples em PythonQuantidade de visualizações: 1266 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos escrever um método remover_final() que remove e retorna o nó no final de uma lista encadeada simples em Python, ou seja, excluí o último nó da lista. É importante observar que o método exclui o último nó e o retorna completo, inclui o valor que está incluído nele. Se a lista estiver vazia o método retorna o valor None para indicar lista vazia. Vamos começar então com o código para a classe No da lista singularmente ligada (que salvei em um arquivo no_lista_singularmente_ligada.py): # classe No para uma lista singularmente encadeada ou # ligada - Singly Linked List class No: # construtor da classe No def __init__(self, info, proximo): self.info = info self.proximo = proximo # método que permite definir o conteúdo do nó def set_info(self, info): self.info = info # método que permite obter a informação de um nó def get_info(self): return self.info # método que permite definir o campo próximo deste nó def set_proximo(self, proximo): self.proximo = proximo # método que permite obter o campo próximo deste nó def get_proximo(self): return self.proximo # retorna True se este nó apontar para outro nó def possui_proximo(self): return self.proximo != None Veja que o código para a classe Nó não possui muitas firulas. Temos apenas um campo info, que guardará o valor do nó, e um campo próximo, que aponta para o próximo nó da lista, ou null, se este for o único nó ou o último nó da lista ligada. Veja agora o código para a classe ListaLigadaSimples (lista_ligada_simples.py), com os métodos inserir_inicio(), remover_final() e exibir(): # importa a classe No from no_lista_singularmente_ligada import No # classe ListaLigadaSimples class ListaLigadaSimples: # construtor da classe def __init__(self): self.inicio = None # nó inicial da lista # método que deleta um nó no final de uma lista ligada # este método retorna o nó excluído def remover_final(self): # a lista está vazia? if self.inicio == None: return None else: # vamos excluir e retornar o primeiro nó da lista removido = self.inicio # a lista possui apenas um nó? if self.inicio.get_proximo() == None: # a lista agora ficará vazia self.inicio = None else: # começamos apontando para o início da lista no_atual = self.inicio no_anterior = self.inicio # enquanto o próximo do nó atual for diferente de nulo while no_atual.get_proximo() != None: # avançamos o nó anterior no_anterior = no_atual # saltamos para o próximo nó no_atual = no_atual.get_proximo() # na estamos na posição de exclusão removido = no_atual no_anterior.set_proximo(None) # retorna o nó removido return removido # método que permite inserir um novo nó no início da lista def inserir_inicio(self, info): # cria um novo nó contendo a informação e que # não aponta para nenhum outro nó novo_no = No(info, None) # a lista ainda está vazia? if self.inicio == None: # o novo nó será o início da lista self.inicio = novo_no else: # o novo nó aponta para o início da lista novo_no.set_proximo(self.inicio) # o novo nó passa a ser o início da lista self.inicio = novo_no # método que permite exibir todos os nós da lista # ligada simples (lista singularmente encadeada) def exibir(self): # aponta para o início da lista no_atual = self.inicio # enquanto o nó não for nulo while no_atual != None: # exibe o conteúdo do nó atual print(no_atual.get_info()) # pula para o próximo nó no_atual = no_atual.get_proximo() E agora o código main() que insere alguns valores no início da nossa lista singularmente encadeada e testa o método remover_final(): # importa a classe ListaLigadaSimples from lista_singularmente_ligada import ListaLigadaSimples # método principal def main(): # cria uma nova lista encadeada simples lista = ListaLigadaSimples() print("Insere o valor 12 no início da lista") lista.inserir_inicio(12) print("Conteúdo da lista: ") lista.exibir() print("Insere o valor 30 no início da lista") lista.inserir_inicio(30) print("Conteúdo da lista: ") lista.exibir() print("Insere o valor 27 no início da lista") lista.inserir_inicio(27) print("Conteúdo da lista: ") lista.exibir() print("Remove um nó no final da lista") removido = lista.remover_final() if removido == None: print("Não foi possível remover. Lista vazia") else: print("Nó removido:", removido.get_info()) print("Conteúdo da lista: ") lista.exibir() if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: c:\estudos_python>python estudos.py Insere o valor 12 no início da lista Conteúdo da lista: 12 Insere o valor 30 no início da lista Conteúdo da lista: 30 12 Insere o valor 27 no início da lista Conteúdo da lista: 27 30 12 Remove um nó no final da lista Nó removido: 12 Conteúdo da lista: 27 30 |
Delphi ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Delphi para iniciantes - Como escrever uma função que retorna uma matriz de IntegerQuantidade de visualizações: 13640 vezes |
Em algumas situações precisamos retornar uma matriz a partir de uma função. Nesta dica eu mostro como isso pode ser feito. O primeiro passo é declarar um novo tipo. Veja:type // vamos declarar um novo tipo TMatrizInteiros = array of Integer; Aqui o tipo TMatrizInteiros representa uma matriz de inteiros. Veja a unit completa para o exemplo: unit Unit1; interface uses Windows, Messages, SysUtils, Variants, Classes, Graphics, Controls, Forms, Dialogs, StdCtrls; type TForm1 = class(TForm) Button1: TButton; Memo1: TMemo; procedure Button1Click(Sender: TObject); private { Private declarations } public { Public declarations } end; type // vamos declarar um novo tipo TMatrizInteiros = array of Integer; var Form1: TForm1; implementation {$R *.dfm} // função usada para construir e retornar uma // matriz de Integer function obterValores: TMatrizInteiros; var tempArray: TMatrizInteiros; i: integer; begin // vamos definir o tamanho da matriz SetLength(tempArray, 10); // vamos inicializar a matriz com os números pares de 0 até 18 // note que em matrizes abertas o índice inicial é sempre 0 for i := Low(tempArray) to High(tempArray) do begin tempArray[i] := i * 2; end; Result := tempArray; // vamos retornar a matriz end; procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var valores: TMatrizInteiros; // uma matriz do tipo TMatrizInteiros i: Integer; begin valores := obterValores(); // que já temos a matriz, vamos exibir os valores de // seus elementos for i := 0 to High(valores) do begin Memo1.Lines.Add(IntToStr(valores[i])); end; end; end. Note que a função retornará uma matriz aberta (open array). Desta forma, seu índice inicial será sempre 0. |
Revit C# ::: Dicas & Truques ::: Revit C# Windows Forms |
Como criar um formulário Windows Forms a partir do Revit C#Quantidade de visualizações: 745 vezes |
Nesta dica mostrarei os passos necessários para se criar uma aplicação Revit C# contendo uma formulário Windows Forms. O objetivo é demonstrar como o usuário pode interagir com os elementos do formulário para acessar e manipular objetos do Revit a partir de códigos C#. Antes de continuarmos, veja a janela Windows Forms que criamos logo abaixo: ![]() Veja que temos um formulário contendo 6 Labels e 6 TextBox contendo as coordenadas inicias e finais de uma linha geométrica usada para criar um novo eixo na área de desenho do Revit. Ao informar as coordenadas e clicar o botão Desenhar Eixo, um novo objeto da classe Grid da Revit API é criado e desenhado no documento atual. Este código é muito útil para iniciantes em programação Revit C# porque mostra como acessar o documento ativo usando ActiveUIDocument e em seguida passar este objeto para uma outra classe C#. De posse deste objeto nós podemos realizar várias tarefas, entre elas criar uma nova linha geométrica usando Line.CreateBound() e, em seguida, criar um novo Grid usando Grid.Create(). Veja o código completo para uma macro chamada Estudos do tipo Aplicativo. Se tiver dificuldades para executar, chama a gente nos contatos na parte superior do site que teremos prazer em ajudá-lo. Eis a listagem do código C#: using System; using Autodesk.Revit.UI; using Autodesk.Revit.DB; using Autodesk.Revit.UI.Selection; using System.Collections.Generic; using System.Linq; using System.Windows.Forms; namespace Estudos { [Autodesk.Revit.Attributes.Transaction(Autodesk.Revit.Attributes. TransactionMode.Manual)] [Autodesk.Revit.DB.Macros.AddInId("ED8EC6C4-9489-48F7-B04E-B45B5D1BEB12")] public partial class ThisApplication { private void Module_Startup(object sender, EventArgs e) { JanelaPrincipal janela = new JanelaPrincipal(); janela.uidoc = this.ActiveUIDocument; janela.ShowDialog(); } private void Module_Shutdown(object sender, EventArgs e) { // para fazer alguma limpeza de memória ou algo assim } #region Revit Macros generated code private void InternalStartup() { this.Startup += new System.EventHandler(Module_Startup); this.Shutdown += new System.EventHandler(Module_Shutdown); } #endregion } // classe para representar o formulário public class JanelaPrincipal : System.Windows.Forms.Form { public UIDocument uidoc; public System.Windows.Forms.TextBox txtX0; public System.Windows.Forms.TextBox txtY0; public System.Windows.Forms.TextBox txtZ0; public System.Windows.Forms.TextBox txtX1; public System.Windows.Forms.TextBox txtY1; public System.Windows.Forms.TextBox txtZ1; // construtor da classe public JanelaPrincipal() { this.Text = "Meu Formulário Revit C# Windows Forms"; // título da janela this.Width = 390; // largura da janela this.Height = 240; // altura da janela // define a posição atual da janela this.StartPosition = FormStartPosition.CenterScreen; // vamos criar quatro labels e quatro caixas de texto Label label1 = new Label(); label1.Text = "X Inicial:"; label1.Location = new System.Drawing.Point(20, 20); label1.Height = 15; label1.Width = 80; Label label2 = new Label(); label2.Text = "Y Inicial:"; label2.Location = new System.Drawing.Point(120, 20); label2.Height = 15; label2.Width = 80; Label label3 = new Label(); label3.Text = "Z Inicial:"; label3.Location = new System.Drawing.Point(220, 20); label3.Height = 15; label3.Width = 80; txtX0 = new System.Windows.Forms.TextBox(); txtX0.Location = new System.Drawing.Point(20, 40); txtX0.Width = 80; txtX0.Height = 15; txtY0 = new System.Windows.Forms.TextBox(); txtY0.Location = new System.Drawing.Point(120, 40); txtY0.Width = 80; txtY0.Height = 15; txtZ0 = new System.Windows.Forms.TextBox(); txtZ0.Location = new System.Drawing.Point(220, 40); txtZ0.Width = 80; txtZ0.Height = 15; Label label4 = new Label(); label4.Text = "X Final:"; label4.Location = new System.Drawing.Point(20, 80); label4.Height = 15; label4.Width = 80; Label label5 = new Label(); label5.Text = "Y Final:"; label5.Location = new System.Drawing.Point(120, 80); label5.Height = 15; label5.Width = 80; Label label6 = new Label(); label6.Text = "Z Final:"; label6.Location = new System.Drawing.Point(220, 80); label6.Height = 15; label6.Width = 80; txtX1 = new System.Windows.Forms.TextBox(); txtX1.Location = new System.Drawing.Point(20, 97); txtX1.Width = 80; txtX1.Height = 15; txtY1 = new System.Windows.Forms.TextBox(); txtY1.Location = new System.Drawing.Point(120, 97); txtY1.Width = 80; txtY1.Height = 15; txtZ1 = new System.Windows.Forms.TextBox(); txtZ1.Location = new System.Drawing.Point(220, 97); txtZ1.Width = 80; txtZ1.Height = 15; // botão que desenha o eixo nas coordenadas indicadas Button button1 = new Button(); button1.Text = "Desenhar Eixo"; button1.Location = new System.Drawing.Point(95, 160); button1.Width = 150; button1.Click += new System.EventHandler(DesenharEixo); // botão que fecha a janela Button button2 = new Button(); button2.Text = "Fechar"; button2.Location = new System.Drawing.Point(265, 160); button2.Width = 80; button2.Click += new System.EventHandler(FecharJanela); // adiciona os controles à janela this.Controls.Add(label1); this.Controls.Add(label2); this.Controls.Add(label3); this.Controls.Add(label4); this.Controls.Add(label5); this.Controls.Add(label6); this.Controls.Add(txtX0); this.Controls.Add(txtY0); this.Controls.Add(txtZ0); this.Controls.Add(txtX1); this.Controls.Add(txtY1); this.Controls.Add(txtZ1); this.Controls.Add(button1); this.Controls.Add(button2); } // função usada para desenhar um novo eixo no documento atual private void DesenharEixo(object sender, System.EventArgs e) { // primeiro obtemos uma referência ao documento atual Document doc = uidoc.Document; // criamos a linha geométrica para posicionar o eixo XYZ inicio = new XYZ(Double.Parse(txtX0.Text), Double.Parse(txtY0.Text), Double.Parse(txtZ0.Text)); XYZ final = new XYZ(Double.Parse(txtX1.Text), Double.Parse(txtY1.Text), Double.Parse(txtZ1.Text)); // construímos a linha Line linhaGeometrica = Line.CreateBound(inicio, final); // iniciamos uma nova transação using(Transaction t= new Transaction(doc)) { t.Start("Criar um novo Grid"); Grid grid = Grid.Create(doc, linhaGeometrica); t.Commit(); } } // função usada para fechar a janela private void FecharJanela(object sender, System.EventArgs e) { this.Close(); } } } Não se esqueça de adicionar referências a System.Windows.Forms e System.Drawing. Basta, dentro do SharpDevelop, ir no menu Projeto -> Adicionar Referência. |
Delphi ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como converter todo o conteúdo de uma string para letras minúsculas usando a função AnsiLowerCase() do DelphiQuantidade de visualizações: 12936 vezes |
Algumas vezes precisamos converter todo o conteúdo de uma string para letras minúsculas. Em Delphi isso pode ser feito com o auxílio da função AnsiLowerCase(). Esta função recebe uma string e retorna outra string com todos os caracteres minúsculos. Veja o exemplo:procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var nome: string; begin nome := 'OSMAR'; // vamos converter a string para letras minúsculas nome := AnsiLowerCase(nome); // exibe o resultado ShowMessage(nome); end; Note que esta função suporta caracteres de mais de um byte e com acentuações. Para questões de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como retornar o código ASCII ou Unicode associado a um caractere em JavaScript usando a função charCodeAt()Quantidade de visualizações: 409 vezes |
O método charCodeAt() é usado para obter o código ASCII ou Unicode de um caractere em uma determinada posição em uma string. Esta função está disponível no objeto String do JavaScript. Veja um página HTML completa demonstrando o seu uso: <!doctype html> <html> <head> <title>Strings em JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> var palavra = "Arquivo"; document.write("O código Unicode da letra \"A\" é " + palavra.charCodeAt(0)); </script> </body> </html> Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado: O código ASCII ou Unicode da letra "A" é 65 |
Delphi ::: Data Controls (Controles de Dados) ::: TDBGrid |
Como obter o índice da linha da célula atual em um TDBGrid do DelphiQuantidade de visualizações: 9933 vezes |
Como obter o índice da linha da célula atual (com foco) em um TDBGrid do Delphi Em algumas situações precisamos obter o índice da linha da célula atual, ou seja, a célula que detém o foco no momento em um TDBGrid. Isso pode ser feito por meio da propriedade Row da classe TCustomGrid (e publicada na classe TStringGrid). Como esta propriedade não está publicada na classe TDBGrid (Delphi 2009), o que fazemos é um casting para a classe TStringGrid. Veja um trecho de código no qual usamos o evento Click de um botão para informar o índice da linha da célula atual: procedure TForm3.Button3Click(Sender: TObject); var indice: Integer; begin // vamos obter o índice da linha da célula atual indice := TStringGrid(DBGrid1).Row; ShowMessage('O índice da linha da célula atual é: ' + IntToStr(indice)); end; Execute o código e clique no botão. Você verá uma mensagem parecida com: "O índice da linha da célula atual é: 4". Lembre-se de que o índice da linha fixa do DBGrid é 0. Esta dica foi escrita e testada no Delphi 2009. |
Nossas 20 dicas & truques de programação mais populares |
JavaScript - Como calcular o cateto oposto dadas as medidas da hipotenusa e do cateto adjascente em JavaScript |
Você também poderá gostar das dicas e truques de programação abaixo |
JavaScript - Como obter o código da tecla pressionada em um elemento HTML usando o evento onkeypress do JavaScript C - Como calcular a energia cinética de um corpo dado sua massa e sua velocidade usando a linguagem C |
Nossas 20 dicas & truques de programação mais recentes |
Últimos Projetos e Códigos Fonte Liberados Para Apoiadores do Site |
Python - Como criar o jogo Pedra, Papel, Tesoura em Python - Jogo completo em Python com código comentado |
Últimos Exercícios Resolvidos |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
1º lugar: Java |