Python ::: NumPy Python Library (Biblioteca Python NumPy) ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como multiplicar um vetor ou uma matriz por um escalar no NumPy do Python - Python NumPy para Engenharia

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Esta dica de Python e NumPy é direcionada, principalmente, aos estudantes de Engenharia Civil, que se deparam, logo no início do curso, com o estudo da Geometria Analítica e gostariam de entender melhor a multiplicação de vetores por um escalar. Lembre-se de que um escalar é um valor único, enquanto vetores e matrizes são estruturas que guardam vários valores ao mesmo tempo.

Nosso primeiro exemplo será feito em cima de um vetor com os seguintes valores: [3, -5, 4, 1, 9]. O escalar usado será o valor 2, ou seja, temos que multiplicar cada valor no vetor pelo valor 2 e, dessa forma, obtermos um novo vetor.

Veja como a linguagem Python facilita esta operação:

# importamos a bibliteca NumPy
import numpy as np

def main():
  # declara e cria o vetor
  vetor = np.array([3, -5, 4, 1, 9])
  
  # agora vamos multiplicar este vetor pelo escalar 2
  escalar = 2
  novoVetor = vetor * escalar

  # vamos exibir o resultado
  print("Vetor inicial: ", vetor)
  print("Valor do escalar: ", escalar)
  print("Novo vetor: ", novoVetor)

if __name__== "__main__":
  main()

Este código Python vai gerar o seguinte resultado:

Vetor inicial: [3 -5 4 1 9]
Valor do escalar: 2
Novo vetor: [6 -10 8 2 18]

Veja agora como podemos efetuar a mesma operação em uma matriz de 2 linhas e 3 colunas (recorde que, em Python, uma matriz nada mais é que um vetor de vetores, ou seja, cada elemento do vetor contém outro vetor):

# importamos a bibliteca NumPy
import numpy as np

def main():
  # declara e cria a matriz
  matriz = np.array([(4, 12, 50), (5, 3, 1), (11, 9, 7)])
  
  # agora vamos multiplicar esta matriz pelo escalar 2
  escalar = 2
  novaMatriz = matriz * escalar

  # vamos exibir o resultado
  print("Matriz inicial: ", matriz)
  print("Valor do escalar: ", escalar)
  print("Nova matriz: ", novaMatriz)

if __name__== "__main__":
  main()

Ao executarmos este código Python nós teremos o seguinte resultado:

Matriz inicial: [[4 12 50]
[5 3 1]
[11 9 7]]
Valor do escalar: 2
Nova matriz: [[8 24 100]
[10 6 2]
[22 18 14]]


Java ::: Java para Engenharia ::: Física - Mecânica

Como calcular a velocidade de um corpo dado sua massa e sua energia cinética usando a linguagem Java

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A Energia cinética é uma das formas da energia mecânica e definida como a energia de movimento, pois está relacionada com o estado de movimento de um corpo.

Variando de acordo com o movimento e a massa do corpo, esse tipo de energia tem sua existência condicionada à velocidade, uma vez que nos corpos em repouso ela não existe, pois a velocidade é nula.

Essa vertente de energia depende da relação entre corpo e o ponto referencial do observador. Se houver velocidade, haverá energia cinética. Portanto, não trata-se de uma energia invariável, mas sim de um tipo de energia mecânica que é determinada em função da massa do corpo em movimento, medida em quilogramas (kg), e da velocidade desenvolvida por ele, medida em metros por segundo (m/s).

A fórmula para obtenção da velocidade de um corpo, quando temos a sua energia cinética e a sua massa é:

\[\text{v} = \sqrt{\frac{E_c}{\frac{1}{2}\text{m}}}\]

Onde:

m ? massa do corpo (em kg).

Ec ? energia cinética (em joule, J).

v ? velocidade do corpo (em m/s).

Vamos ver um exemplo agora? Observe o seguinte enunciado:

1) Determine qual é a velocidade em que se move um corpo de 20kg cuja energia cinética é igual a 400J.

Note que o exercício já nos dá os valores em suas unidades de medidas no SI (Sistema Internacional de Medidas). Tudo que temos a fazer é converter a fórmula para código Java. Veja:

package arquivodecodigos;

public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    // energia cinética
    double energia_cinetica = 400; // em joule
    // massa do corpo
    double massa = 20; // em kg
    
    // e então calculamos a velocidade do corpo
    double velocidade = Math.sqrt(energia_cinetica / (0.5 * massa));
  
    // mostramos o resultado
    System.out.println("A velocidade do corpo é: " + velocidade + "m/s");     
  }
} 

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

A velocidade do corpo é: 6.324555320336759m/s

Não se esqueça de que a velocidade retornada estará em metros por segundo.


PHP ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos

Programação Orientada a Objetos em PHP - Como usar o modificador de acesso public em suas classes PHP

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Quando estamos desenvolvendo a lógica de nossas classes PHP, é sempre uma boa idéia definirmos quais propriedades e métodos poderão ser acessados pelas demais classes e partes do código que formam o sistema. Este controle de acesso é feito por modificadores de acesso. Nesta dica veremos como usar o modificador public.

O modificador public serve para indicar que as propriedades ou métodos (funções) de uma classe podem ser acessados sem restrições por código fora da classe. Veja um exemplo:

<?
  class Pessoa{
    public $nome;
  }

  $pessoa = new Pessoa;
  $pessoa->nome = "Osmar J. Silva";
  echo $pessoa->nome;
?>

Aqui podemos acessar a propriedade $nome tanto para leitura como escrita sem nenhuma restrição. Tenha em mente que a ausência de um modificador de acesso antes de uma propriedade ou método automaticamente faz com que este acesso seja public.

Veja agora um trecho de código no qual definimos um método public (público) em uma classe e o acessamos a partir de um código externo:

<?
  class Matematica{
    public function somar($a, $b){
      return $a + $b;
    }
  }

  $mat = new Matematica;
  echo $mat->somar(5, 7);
?>


Lembre-se de que as sub-classes de uma classe que possui propriedades e métodos public herdam toda esta funcionalidade.


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Exercícios Resolvidos de Java - Como declarar e construir um array de int em Java e usar o laço for para solicitar ao usuário que informe os valores dos elementos

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Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java console que declara e constrói um array, ou seja, um vetor de 10 elementos do tipo int. Em seguida use um laço for para solicitar ao usuário que informe 10 valores inteiros e armazene tais valores nos elementos do array:

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o 1º valor: 5
Informe o 2º valor: 7
Informe o 3º valor: 11
Informe o 4º valor: 3
Informe o 5º valor: 9
Informe o 6º valor: 4
Informe o 7º valor: 20
Informe o 8º valor: 1
Informe o 9º valor: 6
Informe o 10º valor: 63

Os valores informados foram:

O 1º valor foi: 5
O 2º valor foi: 7
O 3º valor foi: 11
O 4º valor foi: 3
O 5º valor foi: 9
O 6º valor foi: 4
O 7º valor foi: 20
O 8º valor foi: 1
O 9º valor foi: 6
O 10º valor foi: 63
Dica: Use um objeto da classe Scanner para obter a entrada do usuário.

Resposta/Solução:

Como a solução deste exercício depende de valores informados pelo usuário, a classe Scanner deverá ser usada. Desta forma, você deverá importá-la, usando a linha:

import java.util.Scanner;
Lembre-se de que os imports devem estar entre a declaração de pacote (package) e a declaração da classe. Veja a solução comentada no código abaixo:

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // para este exercício você deverá importar a classe
    // Scanner. Ela está no pacote java.util.*;

    // vamos construir um objeto da classe Scanner para ler a
    // entrada do usuário
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);

    // vamos declarar e construir um array de 10 inteiros
    int valores[] = new int[10];

    // agora vamos solicitar ao usuário que informe os 10 valores para
    // os elementos do array. O mais recomendável neste caso é usar um
    // laço for que repetirá 10 vezes e, a cada repetição, solicitaremos
    // um valor
    for (int i = 0; i < valores.length; i++) {
      System.out.print("Informe o " + (i + 1) + "º valor: ");
      valores[i] = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    }

    // para finalizar vamos exibir os valores informados pelo usuário e
    // presentes nos elementos do array
    System.out.println("\nOs valores informados foram:\n");

    for (int i = 0; i < valores.length; i++) {
      System.out.println("O " + (i + 1) + "º valor foi: " + valores[i]);
    }
  }
}



Python ::: Estruturas de Dados ::: Lista Ligada Simples

Como excluir um nó no final de uma lista encadeada simples em Python

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Nesta dica mostrarei como podemos escrever um método remover_final() que remove e retorna o nó no final de uma lista encadeada simples em Python, ou seja, excluí o último nó da lista.

É importante observar que o método exclui o último nó e o retorna completo, inclui o valor que está incluído nele. Se a lista estiver vazia o método retorna o valor None para indicar lista vazia.

Vamos começar então com o código para a classe No da lista singularmente ligada (que salvei em um arquivo no_lista_singularmente_ligada.py):

# classe No para uma lista singularmente encadeada ou
# ligada - Singly Linked List
class No:
  # construtor da classe No
  def __init__(self, info, proximo):
    self.info = info
    self.proximo = proximo

  # método que permite definir o conteúdo do nó
  def set_info(self, info):
    self.info = info

  # método que permite obter a informação de um nó 
  def get_info(self):
    return self.info

  # método que permite definir o campo próximo deste nó
  def set_proximo(self, proximo):
    self.proximo = proximo

  # método que permite obter o campo próximo deste nó
  def get_proximo(self):
    return self.proximo

  # retorna True se este nó apontar para outro nó
  def possui_proximo(self):
    return self.proximo != None

Veja que o código para a classe Nó não possui muitas firulas. Temos apenas um campo info, que guardará o valor do nó, e um campo próximo, que aponta para o próximo nó da lista, ou null, se este for o único nó ou o último nó da lista ligada.

Veja agora o código para a classe ListaLigadaSimples (lista_ligada_simples.py), com os métodos inserir_inicio(), remover_final() e exibir():

# importa a classe No
from no_lista_singularmente_ligada import No

# classe ListaLigadaSimples   
class ListaLigadaSimples:
  # construtor da classe
  def __init__(self):
    self.inicio = None # nó inicial da lista

  # método que deleta um nó no final de uma lista ligada
  # este método retorna o nó excluído
  def remover_final(self):
    # a lista está vazia?  
    if self.inicio == None:
      return None
    else:
      # vamos excluir e retornar o primeiro nó da lista
      removido = self.inicio
      
      # a lista possui apenas um nó?
      if self.inicio.get_proximo() == None:
        # a lista agora ficará vazia
        self.inicio = None
      else:
        # começamos apontando para o início da lista   
        no_atual = self.inicio
        no_anterior = self.inicio

        # enquanto o próximo do nó atual for diferente de nulo
        while no_atual.get_proximo() != None:
          # avançamos o nó anterior
          no_anterior = no_atual
          # saltamos para o próximo nó
          no_atual = no_atual.get_proximo()

        # na estamos na posição de exclusão
        removido = no_atual
        no_anterior.set_proximo(None)
    
    # retorna o nó removido
    return removido

  # método que permite inserir um novo nó no início da lista
  def inserir_inicio(self, info):
    # cria um novo nó contendo a informação e que
    # não aponta para nenhum outro nó
    novo_no = No(info, None)
    
    # a lista ainda está vazia?
    if self.inicio == None:
      # o novo nó será o início da lista  
      self.inicio = novo_no
    else:
      # o novo nó aponta para o início da lista
      novo_no.set_proximo(self.inicio)
      # o novo nó passa a ser o início da lista
      self.inicio = novo_no


  # método que permite exibir todos os nós da lista
  # ligada simples (lista singularmente encadeada)
  def exibir(self):
    # aponta para o início da lista
    no_atual = self.inicio
    # enquanto o nó não for nulo
    while no_atual != None:
      # exibe o conteúdo do nó atual  
      print(no_atual.get_info())
      # pula para o próximo nó
      no_atual = no_atual.get_proximo()

E agora o código main() que insere alguns valores no início da nossa lista singularmente encadeada e testa o método remover_final():

# importa a classe ListaLigadaSimples
from lista_singularmente_ligada import ListaLigadaSimples

# método principal  
def main():
  # cria uma nova lista encadeada simples
  lista = ListaLigadaSimples()

  print("Insere o valor 12 no início da lista")
  lista.inserir_inicio(12)
  print("Conteúdo da lista: ")
  lista.exibir()
  print("Insere o valor 30 no início da lista")
  lista.inserir_inicio(30)
  print("Conteúdo da lista: ")
  lista.exibir()
  print("Insere o valor 27 no início da lista")
  lista.inserir_inicio(27)
  print("Conteúdo da lista: ")
  lista.exibir()

  print("Remove um nó no final da lista")
  removido = lista.remover_final()
  if removido == None:
    print("Não foi possível remover. Lista vazia")
  else:
    print("Nó removido:", removido.get_info())  
  print("Conteúdo da lista: ")
  lista.exibir()

if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado:

c:\estudos_python>python estudos.py
Insere o valor 12 no início da lista
Conteúdo da lista:
12
Insere o valor 30 no início da lista
Conteúdo da lista:
30
12
Insere o valor 27 no início da lista
Conteúdo da lista:
27
30
12
Remove um nó no final da lista
Nó removido: 12
Conteúdo da lista:
27
30


Delphi ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Delphi para iniciantes - Como escrever uma função que retorna uma matriz de Integer

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Em algumas situações precisamos retornar uma matriz a partir de uma função. Nesta dica eu mostro como isso pode ser feito. O primeiro passo é declarar um novo tipo. Veja:

type // vamos declarar um novo tipo
  TMatrizInteiros = array of Integer;

Aqui o tipo TMatrizInteiros representa uma matriz de inteiros. Veja a unit completa para o exemplo:

unit Unit1;

interface

uses
  Windows, Messages, SysUtils, Variants, Classes, Graphics, Controls, Forms,
  Dialogs, StdCtrls;

type
  TForm1 = class(TForm)
    Button1: TButton;
    Memo1: TMemo;
    procedure Button1Click(Sender: TObject);
  private
    { Private declarations }
  public
    { Public declarations }
  end;

type // vamos declarar um novo tipo
  TMatrizInteiros = array of Integer;

var
  Form1: TForm1;

implementation

{$R *.dfm}

// função usada para construir e retornar uma
// matriz de Integer
function obterValores: TMatrizInteiros;
var
  tempArray: TMatrizInteiros;
  i: integer;
begin
  // vamos definir o tamanho da matriz
  SetLength(tempArray, 10);

  // vamos inicializar a matriz com os números pares de 0 até 18
  // note que em matrizes abertas o índice inicial é sempre 0
  for i := Low(tempArray) to High(tempArray) do
    begin
      tempArray[i] := i * 2;
    end;

  Result := tempArray; // vamos retornar a matriz
end;

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  valores: TMatrizInteiros; // uma matriz do tipo TMatrizInteiros
  i: Integer;
begin
  valores := obterValores();

  // que já temos a matriz, vamos exibir os valores de
  // seus elementos
  for i := 0 to High(valores) do
    begin
      Memo1.Lines.Add(IntToStr(valores[i]));
    end;
end;

end.

Note que a função retornará uma matriz aberta (open array). Desta forma, seu índice inicial será sempre 0.


Revit C# ::: Dicas & Truques ::: Revit C# Windows Forms

Como criar um formulário Windows Forms a partir do Revit C#

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Nesta dica mostrarei os passos necessários para se criar uma aplicação Revit C# contendo uma formulário Windows Forms. O objetivo é demonstrar como o usuário pode interagir com os elementos do formulário para acessar e manipular objetos do Revit a partir de códigos C#.

Antes de continuarmos, veja a janela Windows Forms que criamos logo abaixo:



Veja que temos um formulário contendo 6 Labels e 6 TextBox contendo as coordenadas inicias e finais de uma linha geométrica usada para criar um novo eixo na área de desenho do Revit. Ao informar as coordenadas e clicar o botão Desenhar Eixo, um novo objeto da classe Grid da Revit API é criado e desenhado no documento atual.

Este código é muito útil para iniciantes em programação Revit C# porque mostra como acessar o documento ativo usando ActiveUIDocument e em seguida passar este objeto para uma outra classe C#. De posse deste objeto nós podemos realizar várias tarefas, entre elas criar uma nova linha geométrica usando Line.CreateBound() e, em seguida, criar um novo Grid usando Grid.Create().

Veja o código completo para uma macro chamada Estudos do tipo Aplicativo. Se tiver dificuldades para executar, chama a gente nos contatos na parte superior do site que teremos prazer em ajudá-lo.

Eis a listagem do código C#:

using System;
using Autodesk.Revit.UI;
using Autodesk.Revit.DB;
using Autodesk.Revit.UI.Selection;
using System.Collections.Generic;
using System.Linq;
using System.Windows.Forms;

namespace Estudos {
  [Autodesk.Revit.Attributes.Transaction(Autodesk.Revit.Attributes.
    TransactionMode.Manual)]
  [Autodesk.Revit.DB.Macros.AddInId("ED8EC6C4-9489-48F7-B04E-B45B5D1BEB12")]
  public partial class ThisApplication {
    private void Module_Startup(object sender, EventArgs e) {
      JanelaPrincipal janela = new JanelaPrincipal();
      janela.uidoc = this.ActiveUIDocument;
      janela.ShowDialog();
    }

    private void Module_Shutdown(object sender, EventArgs e) {
      // para fazer alguma limpeza de memória ou algo assim
    }

    #region Revit Macros generated code
    private void InternalStartup() {
    this.Startup += new System.EventHandler(Module_Startup);
    this.Shutdown += new System.EventHandler(Module_Shutdown);
    }
    #endregion
  }
  
  // classe para representar o formulário
  public class JanelaPrincipal : System.Windows.Forms.Form {
    public UIDocument uidoc;
    public System.Windows.Forms.TextBox txtX0;
    public System.Windows.Forms.TextBox txtY0;    
    public System.Windows.Forms.TextBox txtZ0;
    public System.Windows.Forms.TextBox txtX1;
    public System.Windows.Forms.TextBox txtY1;    
    public System.Windows.Forms.TextBox txtZ1;
    
    // construtor da classe
    public JanelaPrincipal() {
      this.Text = "Meu Formulário Revit C# Windows Forms"; // título da janela 
      this.Width = 390; // largura da janela
      this.Height = 240; // altura da janela
      // define a posição atual da janela
      this.StartPosition = FormStartPosition.CenterScreen;
      
      // vamos criar quatro labels e quatro caixas de texto
      Label label1 = new Label();
      label1.Text = "X Inicial:";
      label1.Location = new System.Drawing.Point(20, 20);
      label1.Height = 15;
      label1.Width = 80;

      Label label2 = new Label();
      label2.Text = "Y Inicial:";
      label2.Location = new System.Drawing.Point(120, 20);
      label2.Height = 15;
      label2.Width = 80;
      
      Label label3 = new Label();
      label3.Text = "Z Inicial:";
      label3.Location = new System.Drawing.Point(220, 20);
      label3.Height = 15;
      label3.Width = 80;
      
      txtX0 = new System.Windows.Forms.TextBox();   
      txtX0.Location = new System.Drawing.Point(20, 40);
      txtX0.Width = 80;
      txtX0.Height = 15;
      
      txtY0 = new System.Windows.Forms.TextBox();   
      txtY0.Location = new System.Drawing.Point(120, 40);
      txtY0.Width = 80;
      txtY0.Height = 15;
      
      txtZ0 = new System.Windows.Forms.TextBox();   
      txtZ0.Location = new System.Drawing.Point(220, 40);
      txtZ0.Width = 80;
      txtZ0.Height = 15;
      
      Label label4 = new Label();
      label4.Text = "X Final:";
      label4.Location = new System.Drawing.Point(20, 80);
      label4.Height = 15;
      label4.Width = 80;

      Label label5 = new Label();
      label5.Text = "Y Final:";
      label5.Location = new System.Drawing.Point(120, 80);
      label5.Height = 15;
      label5.Width = 80;
      
      Label label6 = new Label();
      label6.Text = "Z Final:";
      label6.Location = new System.Drawing.Point(220, 80);
      label6.Height = 15;
      label6.Width = 80;
      
      txtX1 = new System.Windows.Forms.TextBox();   
      txtX1.Location = new System.Drawing.Point(20, 97);
      txtX1.Width = 80;
      txtX1.Height = 15;
      
      txtY1 = new System.Windows.Forms.TextBox();   
      txtY1.Location = new System.Drawing.Point(120, 97);
      txtY1.Width = 80;
      txtY1.Height = 15;
      
      txtZ1 = new System.Windows.Forms.TextBox();   
      txtZ1.Location = new System.Drawing.Point(220, 97);
      txtZ1.Width = 80;
      txtZ1.Height = 15;
      
      // botão que desenha o eixo nas coordenadas indicadas      
      Button button1 = new Button();
      button1.Text = "Desenhar Eixo";
      button1.Location = new System.Drawing.Point(95, 160);
      button1.Width = 150;
      button1.Click += new System.EventHandler(DesenharEixo);
                
      // botão que fecha a janela      
      Button button2 = new Button();
      button2.Text = "Fechar";
      button2.Location = new System.Drawing.Point(265, 160);
      button2.Width = 80;
      button2.Click += new System.EventHandler(FecharJanela);
      
      // adiciona os controles à janela
      this.Controls.Add(label1);
      this.Controls.Add(label2);
      this.Controls.Add(label3);
      this.Controls.Add(label4);
      this.Controls.Add(label5);
      this.Controls.Add(label6);
      this.Controls.Add(txtX0);
      this.Controls.Add(txtY0);
      this.Controls.Add(txtZ0);
      this.Controls.Add(txtX1);
      this.Controls.Add(txtY1);
      this.Controls.Add(txtZ1);
      this.Controls.Add(button1);
      this.Controls.Add(button2);
    }
    
    // função usada para desenhar um novo eixo no documento atual
    private void DesenharEixo(object sender, System.EventArgs e) {
      // primeiro obtemos uma referência ao documento atual
      Document doc = uidoc.Document;
			
      // criamos a linha geométrica para posicionar o eixo 	
      XYZ inicio = new XYZ(Double.Parse(txtX0.Text), Double.Parse(txtY0.Text),
        Double.Parse(txtZ0.Text));
      XYZ final = new XYZ(Double.Parse(txtX1.Text), Double.Parse(txtY1.Text),
        Double.Parse(txtZ1.Text));
     
      // construímos a linha
      Line linhaGeometrica = Line.CreateBound(inicio, final);

      // iniciamos uma nova transação
      using(Transaction t= new Transaction(doc)) {
	t.Start("Criar um novo Grid");
	Grid grid = Grid.Create(doc, linhaGeometrica);
	t.Commit();
      }
    }
    
    // função usada para fechar a janela
    private void FecharJanela(object sender, System.EventArgs e) {
      this.Close();  
    }
  }
}

Não se esqueça de adicionar referências a System.Windows.Forms e System.Drawing. Basta, dentro do SharpDevelop, ir no menu Projeto -> Adicionar Referência.


Delphi ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como converter todo o conteúdo de uma string para letras minúsculas usando a função AnsiLowerCase() do Delphi

Quantidade de visualizações: 12936 vezes
Algumas vezes precisamos converter todo o conteúdo de uma string para letras minúsculas. Em Delphi isso pode ser feito com o auxílio da função AnsiLowerCase(). Esta função recebe uma string e retorna outra string com todos os caracteres minúsculos. Veja o exemplo:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  nome: string;
begin
  nome := 'OSMAR';

  // vamos converter a string para letras minúsculas
  nome := AnsiLowerCase(nome);

  // exibe o resultado
  ShowMessage(nome);
end;

Note que esta função suporta caracteres de mais de um byte e com acentuações.

Para questões de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como retornar o código ASCII ou Unicode associado a um caractere em JavaScript usando a função charCodeAt()

Quantidade de visualizações: 409 vezes
O método charCodeAt() é usado para obter o código ASCII ou Unicode de um caractere em uma determinada posição em uma string. Esta função está disponível no objeto String do JavaScript.

Veja um página HTML completa demonstrando o seu uso:

<!doctype html>
<html>
<head>
  <title>Strings em JavaScript</title>
</head>
<body>

<script type="text/javascript">
  var palavra = "Arquivo";
  document.write("O código Unicode da letra \"A\" é " +
    palavra.charCodeAt(0));  
</script>
  
</body>
</html>

Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado:

O código ASCII ou Unicode da letra "A" é 65


Delphi ::: Data Controls (Controles de Dados) ::: TDBGrid

Como obter o índice da linha da célula atual em um TDBGrid do Delphi

Quantidade de visualizações: 9933 vezes
Como obter o índice da linha da célula atual (com foco) em um TDBGrid do Delphi

Em algumas situações precisamos obter o índice da linha da célula atual, ou seja, a célula que detém o foco no momento em um TDBGrid. Isso pode ser feito por meio da propriedade Row da classe TCustomGrid (e publicada na classe TStringGrid). Como esta propriedade não está publicada na classe TDBGrid (Delphi 2009), o que fazemos é um casting para a classe TStringGrid.

Veja um trecho de código no qual usamos o evento Click de um botão para informar o índice da linha da célula atual:

procedure TForm3.Button3Click(Sender: TObject);
var
  indice: Integer;
begin
  // vamos obter o índice da linha da célula atual
  indice := TStringGrid(DBGrid1).Row;
  ShowMessage('O índice da linha da célula atual é: ' +
    IntToStr(indice));
end;

Execute o código e clique no botão. Você verá uma mensagem parecida com:

"O índice da linha da célula atual é: 4".

Lembre-se de que o índice da linha fixa do DBGrid é 0.

Esta dica foi escrita e testada no Delphi 2009.

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