PHP ::: Dicas & Truques ::: Variáveis e Constantes

Como verificar se uma variável contém um valor numérico válido - Usando a função is_numeric() do PHP - Revisado

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Em várias situações nós precisamos verificar se uma variável ou constante possui um valor numérico válido. Para isso podemos usar a função is_numeric() da linguagem PHP. Esta função retorna um valor true se o argumento for um valor númerico válido e false em caso contrário.

Veja um exemplo completo de seu uso:

<?
  /*
  Este trecho de código mostra como usar a função
  is_numeric para verificar se o valor de uma variável
  é um valor numérico válido
  */
   
  $valor = 34; // válido
  // $valor = "45,3"; // inválido
  // $valor = "45.4"; // válido
  // $valor = ".5"; // válido
  if(is_numeric($valor))
    echo "$valor é um valor numérico válido";
  else
    echo "$valor NÃO é um valor numérico válido";
?>

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

34 é um valor numérico válido

Esta dica foi revisada e testada no PHP 8.


Python ::: NumPy Python Library (Biblioteca Python NumPy) ::: Números Aleatórios, Números Randômicos, Amostras Aleatórias, Amostras Randômicas

Como gerar um número randômico em Python usando a função rand() do módulo random da NumPy

Quantidade de visualizações: 705 vezes
Em algumas situações nós precisamos gerar um número aleatório na faixa de 0 e 1 (não incluído). Para isso nós podemos usar a função rand() do módulo random da biblioteca NumPy do Python. Veja um exemplo:

# importamos o módulo random da biblioteca NumPy
import numpy as np

# método principal
def main():
  # vamos gerar um número decimal aleatório de 0 (incluído) 
  # à 1 (não incluído) 
  valor = np.random.rand()
  print("O número sorteado foi: {0}".format(valor)) 
  
if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado:

O número sorteado foi: 0.2037063569952866

Note que o número retornado pela função rand() é um float com uma precisão semelhante ao double em outras linguagens de programação.

Veja agora uma modificação deste código para gerar 10 números aleatórios:

# importamos o módulo random da biblioteca NumPy
import numpy as np

# método principal
def main():
  # vamos gerar 10 números decimais aleatórios de 0 (incluído) 
  # à 1 (não incluído) 
  for i in range(10):
    valor = np.random.rand()
    print("O número sorteado foi: {0}".format(valor)) 
  
if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado:

O número sorteado foi: 0.57920714427429
O número sorteado foi: 0.06329414607318185
O número sorteado foi: 0.12184477988071851
O número sorteado foi: 0.5410663009618577
O número sorteado foi: 0.790229323250604
O número sorteado foi: 0.4733277307431061
O número sorteado foi: 0.7669969432159425
O número sorteado foi: 0.6934927410217504
O número sorteado foi: 0.13216036543343856
O número sorteado foi: 0.6958612722883786


VB.NET ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como testar se uma variável do tipo string ainda é null ou vazia em VB.NET usando a função IsNullOrEmpty()

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Em algumas situações nós precisamos verificar se uma variável do tipo String ainda é null ou vazia. Para isso nós podemos usar o método IsNullOrEmpty(). Note que null em VB.NET é representado pela palavra-chave Nothing.

Veja o código completo para o exemplo:

Imports System

Module Program
  Sub Main(args As String())
    Dim var1 As String ' ainda não foi inicializada...é null
    Dim var2 As String = Nothing ' é null
    Dim var3 As String = "" ' está vazia

    If String.IsNullOrEmpty(var1) Then
      Console.WriteLine("A variável var1 ainda é null ou vazia")
    End If

    If String.IsNullOrEmpty(var2) Then
      Console.WriteLine("A variável var2 ainda é null ou vazia")
    End If

    If String.IsNullOrEmpty(var3) Then
      Console.WriteLine("A variável var3 ainda é null ou vazia")
    End If

    Console.WriteLine(vbCrLf & "Pressione qualquer tecla para sair...")
    ' pausa o programa
    Console.ReadKey()
  End Sub
End Module

Ao executar este código VB.NET nós teremos o seguinte resultado:

A variável var1 ainda é null ou vazia
A variável var2 ainda é null ou vazia
A variável var3 ainda é null ou vazia


Delphi ::: Dicas & Truques ::: Rotinas de Conversão

Como converter um valor inteiro em um caractere usando a função Chr() do Delphi

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Em algumas situações precisamos converter um valor inteiro em um caractere, ou seja, uma letra, símbolo, dígito, etc. Para isso podemos usar a função Chr() do Delphi. Esta função recebe um valor inteiro e retorna seu caractere correspondente de acordo com a tabela ASCII.

Vamos ver um exemplo? Eis um trecho de código que declara uma variável do tipo Integer e depois a converte para um caractere:

procedure TForm3.Button2Click(Sender: TObject);
var
  valor: Integer;
  letra: Char;
begin
  // vamos atribuir à variável valor o número 70
  valor := 70;

  // vamos converter este valor para um caractere
  // o resultado será a letra F
  letra := Chr(valor);

  // vamos mostrar o resultado
  ShowMessage(letra);
end;

Ao executar este código teremos o valor 70 convertido para a letra "F". Note que também é possível converter um valor inteiro em um caractere usando uma conversão forçada (cast) para o tipo Char. Veja:

procedure TForm3.Button2Click(Sender: TObject);
var
  valor: Integer;
  letra: Char;
begin
  // vamos atribuir à variável valor o número 70
  valor := 70;

  // vamos converter este valor para um caractere
  // o resultado será a letra F
  letra := Char(valor);

  // vamos mostrar o resultado
  ShowMessage(letra);
end;

Neste segundo trecho de código nós conseguimos o mesmo resultado do código anterior, mas, sem usar a função Chr().


C++ ::: Dicas & Truques ::: Input e Output (Entrada e Saída)

Como exibir a saída em um programa C++ usando o objeto cout

Quantidade de visualizações: 788 vezes
O objeto cout, presente no arquivo de cabeçalho iostream, é usado quando precisamos exibir a saída em nossos programas C++. Por ser um objeto da classe ostream, o objeto cout nos oferece muitos métodos, funções e propriedades que permitem um melhor controle sobre a formatação de saída.

Como o objeto cout é associada com o fluxo padrão de saída em um programação C++, as informações a serem exibidas na tela são fornecidas a ele por meio do operador de inserção (<<).

Veja um trecho de código no qual usamos o objeto cout para exibir o valor da constante matemática PI:

#include <string>
#include <iostream>
#include <math.h>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  // vamos obter o valor da constante PI
  double pi = M_PI;

  // vamos usar o objeto cout para exibir o resultado
  cout << "O valor de PI é: " << pi << endl;

  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS; 
}

Ao executarmos este código C++ nós teremos o seguinte resultado:

O valor de PI é: 3.14159

Vamos ver mais um exemplo? Eis um código C++ que usa o objeto cin para ler dois valor informados pelo usuário e depois usa o objeto cout para exibir a soma dos dois valores:

#include <string>
#include <iostream>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  int a, b, soma;	
	
  // vamos ler dois valores
  cout << "Informe o primeiro valor: ";
  cin >> a;
  cout << "Informe o segundo valor: ";
  cin >> b;
 
  // vamos somar os dois valores
  soma = a + b;
  
  // e agora mostramos o resultado
  cout << "A soma dos valores é: " << soma << endl;

  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS; 
}

Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado:

Informe o primeiro valor: 8
Informe o segundo valor: 5
A soma dos valores é: 13


C ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas

Como calcular o cosseno de um ângulo em C usando a função cos() do header math.h - Calculadora de cosseno em C

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Em geral, quando falamos de cosseno, estamos falando do triângulo retângulo de Pitágoras (Teorema de Pitágoras). A verdade é que podemos usar a função cosseno disponível nas linguagens de programação para calcular o cosseno de qualquer número, mesmo nossas aplicações não tendo nenhuma relação com trigonometria.

No entanto, é sempre importante entender o que é a função cosseno. Veja a seguinte imagem:



Veja que temos um triângulo retângulo com as medidas já calculadas para a hipotenusa e os dois catetos, assim como os ângulos entre eles.

Assim, o cosseno é a razão entre o cateto adjascente e a hipotenusa, ou seja, o cateto adjascente dividido pela hipotenusa. Veja a fórmula:

\[\text{Cosseno} = \frac{\text{Cateto adjascente}}{\text{Hipotenusa}} \]

Então, se dividirmos 30 por 36.056 (na figura eu arredondei) nós teremos 0.8320, que é a razão entre o cateto adjascente e a hipotenusa (em radianos).

Agora, experimente calcular o arco-cosseno de 0.8320. O resultado será 0.5881 (em radianos). Convertendo 0.5881 radianos para graus, nós obtemos 33.69º, que é exatamente o ângulo em graus entre o cateto adjascente e a hipotenusa na figura acima.

Pronto! Agora que já sabemos o que é cosseno na trigonometria, vamos entender mais sobre a função cos() da linguagem C. Esta função, que faz parte do header math.h, recebe um valor numérico double e retorna um valor double, ou seja, também numérico) entre -1 até 1 (ambos inclusos). Veja:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <math.h>
 
int main(int argc, char *argv[]){
  // vamos calcular o cosseno de três números
  printf("Cosseno de 0 = %f\n", cos(0));
  printf("Cosseno de 1 = %f\n", cos(1));
  printf("Cosseno de 2 = %f\n", cos(2));
 
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado:

Cosseno de 0 = 1.000000
Cosseno de 1 = 0.540302
Cosseno de 2 = -0.416147

Note que calculamos os cossenos dos valores 0, 1 e 2. Observe como os resultados conferem com a curva da função cosseno mostrada abaixo:




C# ::: Windows Forms ::: Formulários e Janelas

Como definir a cor de fundo de um formulário C# Windows Forms usando a propriedade BackColor

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A cor de fundo de um formulário Windows Forms pode ser definida em tempo de design ou execução usando-se a propriedade BackColor. Em tempo de design só precisamos clicar no formulário, acionar a janela de propriedades e escolher a cor de fundo desejada.

Em tempo de execução, a cor de fundo pode ser definida com um código parecido com:

private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
  // vamos definir a cor de fundo para o formulário
  this.BackColor = Color.LightSalmon;
}

É possível obter o valor da propriedade BackColor do formulário da seguinte forma:

private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
  // vamos obter o valor da propriedade BackColor
  Color corFundo = this.BackColor;

  // vamos mostrar o resultado
  MessageBox.Show("A cor de fundo é: " + corFundo.Name);
}



Portugol ::: Dicas & Truques ::: Cadeias e Caracteres

Como remover todos os espaços de um nome, frase ou texto usando a função substituir() da biblioteca Texto do Portugol

Quantidade de visualizações: 159 vezes
Como remover espaços de um nome, frase ou texto usando a função substituir() da biblioteca Texto do Portugol

Nesta dica mostrarei como podemos usar a função substituir() da biblioteca Texto do Portugol para remover todas as ocorrências de espaços em um nome, frase ou texto. Esta técnica é muito interessante quando queremos processar e salvar dados informados pelos usuários em um arquivo texto.

Veja o código Portugol completo para o exemplo:

programa {
  // vamos incluir a biblioteca Texto
  inclua biblioteca Texto --> texto
  
  funcao inicio() {
    // vamos declarar uma variável para guardar um nome
    cadeia nome, novo_nome

    // vamos pedir para o usuário informar o seu nome
    escreva("Informe o seu nome: ")
    leia(nome)
    
    // agora vamos remover todos os espaços do nome informado
    novo_nome = texto.substituir(nome, " ", "")

    // e mostramos os resultados
    escreva("Você informou o nome: " + nome)
    escreva("\nSem os espaços: " + novo_nome) 
  }
}

Ao executar este código Portugol nós teremos o seguinte resultado:

Informe o seu nome: Marcela de Oliveira Macedo Cunha
Você informou o nome: Marcela de Oliveira Macedo Cunha
Sem os espaços: MarceladeOliveiraMacedoCunha


C# ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos

Como usar herança em C# - Programação Orientada a Objetos em C#

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Herança é uma dos três princípios fundamentais da programação orientada a objetos porque ela permite a criação de hierarquia nos objetos que compõem o sistema. Em C#, uma classe que tem seus dados e métodos herdados por outra é chamada de classe base ou super classe e a classe que herda tais dados é chamada de classe derivada ou sub-classe.

O que um aluno, um professor e um funcionário possuem em comum? Todos eles são pessoas e, portanto, compartilham alguns dados comuns. Todos têm nome, idade, endereço, etc. E, o que diferencia um aluno de uma outra pessoa qualquer? Um aluno possui uma matrícula; Um funcionário possui um código de funcionário, data de admissão, salário, etc; Um professor possui um código de professor e informações relacionadas à sua formação.

É aqui que a herança se torna uma ferramenta de grande utilidade. Podemos criar uma classe Pessoa, que possui todos os atributos e métodos comuns a todas as pessoas e herdar estes atributos e métodos em classes mais específicas, ou seja, a herança parte do geral para o mais específico. Comece criando uma classe Pessoa como mostrado no código a seguir:

class Pessoa{
  public string nome;
  public int idade;
}

Esta classe possui os atributos nome e idade. Estes atributos são comuns a todas as pessoas. Veja agora como podemos criar uma classe Aluno que herda estes atributos da classe Pessoa e inclui seu próprio atributo, a saber, seu número de matrícula. Eis o código:

 
class Aluno: Pessoa{
  public string matricula;
}

Observe que, em C#, os dois-pontos são usados para indicar a herança. A classe Aluno agora possui três atributos: nome, idade e matricula. Veja uma aplicação demonstrando este relacionamento:

static void Main(string[] args){
  // cria um objeto da classe Aluno
  Aluno aluno = new Aluno();

  aluno.nome = "Osmar J. Silva";
  aluno.idade = 36;
  aluno.matricula = "AC33-65";

  // Exibe o resultado
  Console.WriteLine("Nome: " + aluno.nome + "\n" +
    "Idade: " + aluno.idade + "\n" +
    "Matrícula: " + aluno.matricula);

  Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
  Console.ReadKey();
}

A herança nos fornece um grande benefício. Ao concentrarmos características comuns em uma classe e derivar as classes mais específicas a partir desta, nós estamos preparados para a adição de novas funcionalidades ao sistema. Se mais adiante uma nova propriedade comum tiver que ser adicionada, não precisaremos efetuar alterações em todas as classes. Basta alterar a superclasse e pronto. As classes derivadas serão automaticamente atualizadas.


Python ::: Python para Engenharia ::: Engenharia Civil - Cálculo Estrutural

Como calcular os esforços solicitantes majorados em pilares usando Python - Python para Engenharia Civil

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Quando estamos dimensionando pilares em concreto armado em geral, a primeira coisa que devemos fazer é calcular os esforços solicitantes, ou seja, as cargas que estão chegando ao pilar.

No caso dos pilares intermediários, ou seja, pilares que residem fora dos cantos e extremidades da estrutura e que, por isso, recebem a carga em seu centro geométrico, considera-se a compressão centrada. Dessa forma, chamamos de Nk o somatório de todas as cargas verticais atuantes na estrutura e podemos desprezar as excentricidades de 1ª ordem.

De acordo com a NBR 6118 (ABNT, 2014), para a situação de projeto, essa força normal Nk deve ser majorada pelos coeficientes &#947;n e &#947;f, resultando em uma força normal de projeto chamada Nd.

O coeficiente &#947;n deve majorar os esforços solicitantes finais de cálculo de acordo com a menor dimensão do pilar. A norma diz que a menor dimensão que um pilar pode ter é 19cm, mas, em alguns casos, podemos ter a menor dimensão de até 14cm, precisando, para isso, majorar os esforços solicitantes. Nos comentários do código Python eu mostro como esse cálculo é feito, de acordo com a NBR 6118 (ABNT, 2014), é claro.

O coeficiente &#947;f, na maioria dos casos, possui o valor 1,4 e entra no cálculo para converter a força normal Nk em força normal de projeto Nd.

A fórmula para o cálculo dos esforços solicitantes majorados em pilares intermediários é:

\[ Nd = \gamma n \cdot \gamma f \cdot Nk \]

Onde:

&#947;n majora os esforços de acordo com a menor dimensão do pilar de acordo com a NBR 6118 (ABNT, 2014).

&#947;f em geral possui o valor 1.4 para majorar os esforços em estruturas de concreto armado.

Nk é a força normal característica aplicada ao pilar, em kN.

Nd é a força normal de projeto, em kN.

Vamos então ao código Python, que solicitará ao usuário os valores de suas dimensões hx e hy (em centímetros) e a carga, ou seja, a força normal característica chegando no pilar em kN e vamos mostrar a força normal de projeto Nd:

# método principal
def main():
  # vamos pedir as dimensões do pilar
  hx = float(input("Informe a dimensão do pilar na direção x (em cm): "))
  hy = float(input("Informe a dimensão do pilar na direção y (em cm): "))

  # vamos pedir a carga total no pilar em kN
  Nk = float(input("Informe a carga total no pilar (em kN): "))

  # vamos obter o menor lado do pilar (menor dimensão da seção transversal)
  if (hx < hy):
    b = hx
  else:
    b = hy
  
  # agora vamos calcular a área do pilar em centímetros quadrados
  area = hx * hy

  # a área está de acordo com a norma NBR 6118 (ABNT, 2014)
  if (area < 360):
    print("A área do pilar não pode ser inferior a 360cm2")
    return

  # vamos calcular a força normal de projeto Nd
  yn = 1.95 - (0.05 * b) # de acordo com a norma NBR 6118 (ABNT, 2014) Tabela 13.1
  yf = 1.4 # regra geral para concreto armado
  Nd = yn * yf * Nk

  # e mostramos os resultados
  print("\nA área do pilar é: {0} cm2".format(round(area, 2)))
  print("A menor dimensão do pilar é: {0} cm".format(round(b, 2)))
  print("O valor do coeficiente yn é: {0}".format(round(yn, 2)))
  print("A força normal de projeto Nd é: {0} kN".format(round(Nd, 2)))

if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado:

Informe a dimensão do pilar na direção x (em cm): 40
Informe a dimensão do pilar na direção y (em cm): 19
Informe a carga total no pilar (em kN): 841.35

A área do pilar é: 760.0 cm2
A menor dimensão do pilar é: 19.0 cm
O valor do coeficiente yn é: 1.0
A força normal de projeto Nd é: 1177.89 kN

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