PHP ::: Dicas & Truques ::: Variáveis e Constantes |
Como verificar se uma variável contém um valor numérico válido - Usando a função is_numeric() do PHP - RevisadoQuantidade de visualizações: 22471 vezes |
Em várias situações nós precisamos verificar se uma variável ou constante possui um valor numérico válido. Para isso podemos usar a função is_numeric() da linguagem PHP. Esta função retorna um valor true se o argumento for um valor númerico válido e false em caso contrário. Veja um exemplo completo de seu uso: <? /* Este trecho de código mostra como usar a função is_numeric para verificar se o valor de uma variável é um valor numérico válido */ $valor = 34; // válido // $valor = "45,3"; // inválido // $valor = "45.4"; // válido // $valor = ".5"; // válido if(is_numeric($valor)) echo "$valor é um valor numérico válido"; else echo "$valor NÃO é um valor numérico válido"; ?> Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: 34 é um valor numérico válido Esta dica foi revisada e testada no PHP 8. |
Python ::: NumPy Python Library (Biblioteca Python NumPy) ::: Números Aleatórios, Números Randômicos, Amostras Aleatórias, Amostras Randômicas |
Como gerar um número randômico em Python usando a função rand() do módulo random da NumPyQuantidade de visualizações: 705 vezes |
Em algumas situações nós precisamos gerar um número aleatório na faixa de 0 e 1 (não incluído). Para isso nós podemos usar a função rand() do módulo random da biblioteca NumPy do Python. Veja um exemplo:# importamos o módulo random da biblioteca NumPy import numpy as np # método principal def main(): # vamos gerar um número decimal aleatório de 0 (incluído) # à 1 (não incluído) valor = np.random.rand() print("O número sorteado foi: {0}".format(valor)) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: O número sorteado foi: 0.2037063569952866 Note que o número retornado pela função rand() é um float com uma precisão semelhante ao double em outras linguagens de programação. Veja agora uma modificação deste código para gerar 10 números aleatórios: # importamos o módulo random da biblioteca NumPy import numpy as np # método principal def main(): # vamos gerar 10 números decimais aleatórios de 0 (incluído) # à 1 (não incluído) for i in range(10): valor = np.random.rand() print("O número sorteado foi: {0}".format(valor)) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: O número sorteado foi: 0.57920714427429 O número sorteado foi: 0.06329414607318185 O número sorteado foi: 0.12184477988071851 O número sorteado foi: 0.5410663009618577 O número sorteado foi: 0.790229323250604 O número sorteado foi: 0.4733277307431061 O número sorteado foi: 0.7669969432159425 O número sorteado foi: 0.6934927410217504 O número sorteado foi: 0.13216036543343856 O número sorteado foi: 0.6958612722883786 |
VB.NET ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como testar se uma variável do tipo string ainda é null ou vazia em VB.NET usando a função IsNullOrEmpty()Quantidade de visualizações: 15463 vezes |
Em algumas situações nós precisamos verificar se uma variável do tipo String ainda é null ou vazia. Para isso nós podemos usar o método IsNullOrEmpty(). Note que null em VB.NET é representado pela palavra-chave Nothing. Veja o código completo para o exemplo: Imports System Module Program Sub Main(args As String()) Dim var1 As String ' ainda não foi inicializada...é null Dim var2 As String = Nothing ' é null Dim var3 As String = "" ' está vazia If String.IsNullOrEmpty(var1) Then Console.WriteLine("A variável var1 ainda é null ou vazia") End If If String.IsNullOrEmpty(var2) Then Console.WriteLine("A variável var2 ainda é null ou vazia") End If If String.IsNullOrEmpty(var3) Then Console.WriteLine("A variável var3 ainda é null ou vazia") End If Console.WriteLine(vbCrLf & "Pressione qualquer tecla para sair...") ' pausa o programa Console.ReadKey() End Sub End Module Ao executar este código VB.NET nós teremos o seguinte resultado: A variável var1 ainda é null ou vazia A variável var2 ainda é null ou vazia A variável var3 ainda é null ou vazia |
Delphi ::: Dicas & Truques ::: Rotinas de Conversão |
Como converter um valor inteiro em um caractere usando a função Chr() do DelphiQuantidade de visualizações: 14352 vezes |
Em algumas situações precisamos converter um valor inteiro em um caractere, ou seja, uma letra, símbolo, dígito, etc. Para isso podemos usar a função Chr() do Delphi. Esta função recebe um valor inteiro e retorna seu caractere correspondente de acordo com a tabela ASCII. Vamos ver um exemplo? Eis um trecho de código que declara uma variável do tipo Integer e depois a converte para um caractere: procedure TForm3.Button2Click(Sender: TObject); var valor: Integer; letra: Char; begin // vamos atribuir à variável valor o número 70 valor := 70; // vamos converter este valor para um caractere // o resultado será a letra F letra := Chr(valor); // vamos mostrar o resultado ShowMessage(letra); end; Ao executar este código teremos o valor 70 convertido para a letra "F". Note que também é possível converter um valor inteiro em um caractere usando uma conversão forçada (cast) para o tipo Char. Veja: procedure TForm3.Button2Click(Sender: TObject); var valor: Integer; letra: Char; begin // vamos atribuir à variável valor o número 70 valor := 70; // vamos converter este valor para um caractere // o resultado será a letra F letra := Char(valor); // vamos mostrar o resultado ShowMessage(letra); end; Neste segundo trecho de código nós conseguimos o mesmo resultado do código anterior, mas, sem usar a função Chr(). |
C++ ::: Dicas & Truques ::: Input e Output (Entrada e Saída) |
Como exibir a saída em um programa C++ usando o objeto coutQuantidade de visualizações: 788 vezes |
O objeto cout, presente no arquivo de cabeçalho iostream, é usado quando precisamos exibir a saída em nossos programas C++. Por ser um objeto da classe ostream, o objeto cout nos oferece muitos métodos, funções e propriedades que permitem um melhor controle sobre a formatação de saída. Como o objeto cout é associada com o fluxo padrão de saída em um programação C++, as informações a serem exibidas na tela são fornecidas a ele por meio do operador de inserção (<<). Veja um trecho de código no qual usamos o objeto cout para exibir o valor da constante matemática PI: #include <string> #include <iostream> #include <math.h> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // vamos obter o valor da constante PI double pi = M_PI; // vamos usar o objeto cout para exibir o resultado cout << "O valor de PI é: " << pi << endl; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Ao executarmos este código C++ nós teremos o seguinte resultado: O valor de PI é: 3.14159 Vamos ver mais um exemplo? Eis um código C++ que usa o objeto cin para ler dois valor informados pelo usuário e depois usa o objeto cout para exibir a soma dos dois valores: #include <string> #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ int a, b, soma; // vamos ler dois valores cout << "Informe o primeiro valor: "; cin >> a; cout << "Informe o segundo valor: "; cin >> b; // vamos somar os dois valores soma = a + b; // e agora mostramos o resultado cout << "A soma dos valores é: " << soma << endl; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado: Informe o primeiro valor: 8 Informe o segundo valor: 5 A soma dos valores é: 13 |
C ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas |
Como calcular o cosseno de um ângulo em C usando a função cos() do header math.h - Calculadora de cosseno em CQuantidade de visualizações: 11153 vezes |
Em geral, quando falamos de cosseno, estamos falando do triângulo retângulo de Pitágoras (Teorema de Pitágoras). A verdade é que podemos usar a função cosseno disponível nas linguagens de programação para calcular o cosseno de qualquer número, mesmo nossas aplicações não tendo nenhuma relação com trigonometria. No entanto, é sempre importante entender o que é a função cosseno. Veja a seguinte imagem: ![]() Veja que temos um triângulo retângulo com as medidas já calculadas para a hipotenusa e os dois catetos, assim como os ângulos entre eles. Assim, o cosseno é a razão entre o cateto adjascente e a hipotenusa, ou seja, o cateto adjascente dividido pela hipotenusa. Veja a fórmula: \[\text{Cosseno} = \frac{\text{Cateto adjascente}}{\text{Hipotenusa}} \] Então, se dividirmos 30 por 36.056 (na figura eu arredondei) nós teremos 0.8320, que é a razão entre o cateto adjascente e a hipotenusa (em radianos). Agora, experimente calcular o arco-cosseno de 0.8320. O resultado será 0.5881 (em radianos). Convertendo 0.5881 radianos para graus, nós obtemos 33.69º, que é exatamente o ângulo em graus entre o cateto adjascente e a hipotenusa na figura acima. Pronto! Agora que já sabemos o que é cosseno na trigonometria, vamos entender mais sobre a função cos() da linguagem C. Esta função, que faz parte do header math.h, recebe um valor numérico double e retorna um valor double, ou seja, também numérico) entre -1 até 1 (ambos inclusos). Veja: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <math.h> int main(int argc, char *argv[]){ // vamos calcular o cosseno de três números printf("Cosseno de 0 = %f\n", cos(0)); printf("Cosseno de 1 = %f\n", cos(1)); printf("Cosseno de 2 = %f\n", cos(2)); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: Cosseno de 0 = 1.000000 Cosseno de 1 = 0.540302 Cosseno de 2 = -0.416147 Note que calculamos os cossenos dos valores 0, 1 e 2. Observe como os resultados conferem com a curva da função cosseno mostrada abaixo: ![]() |
C# ::: Windows Forms ::: Formulários e Janelas |
Como definir a cor de fundo de um formulário C# Windows Forms usando a propriedade BackColorQuantidade de visualizações: 9344 vezes |
A cor de fundo de um formulário Windows Forms pode ser definida em tempo de design ou execução usando-se a propriedade BackColor. Em tempo de design só precisamos clicar no formulário, acionar a janela de propriedades e escolher a cor de fundo desejada. Em tempo de execução, a cor de fundo pode ser definida com um código parecido com: private void button1_Click(object sender, EventArgs e){ // vamos definir a cor de fundo para o formulário this.BackColor = Color.LightSalmon; } É possível obter o valor da propriedade BackColor do formulário da seguinte forma: private void button1_Click(object sender, EventArgs e){ // vamos obter o valor da propriedade BackColor Color corFundo = this.BackColor; // vamos mostrar o resultado MessageBox.Show("A cor de fundo é: " + corFundo.Name); } |
Portugol ::: Dicas & Truques ::: Cadeias e Caracteres |
Como remover todos os espaços de um nome, frase ou texto usando a função substituir() da biblioteca Texto do PortugolQuantidade de visualizações: 159 vezes |
Como remover espaços de um nome, frase ou texto usando a função substituir() da biblioteca Texto do Portugol Nesta dica mostrarei como podemos usar a função substituir() da biblioteca Texto do Portugol para remover todas as ocorrências de espaços em um nome, frase ou texto. Esta técnica é muito interessante quando queremos processar e salvar dados informados pelos usuários em um arquivo texto. Veja o código Portugol completo para o exemplo: programa { // vamos incluir a biblioteca Texto inclua biblioteca Texto --> texto funcao inicio() { // vamos declarar uma variável para guardar um nome cadeia nome, novo_nome // vamos pedir para o usuário informar o seu nome escreva("Informe o seu nome: ") leia(nome) // agora vamos remover todos os espaços do nome informado novo_nome = texto.substituir(nome, " ", "") // e mostramos os resultados escreva("Você informou o nome: " + nome) escreva("\nSem os espaços: " + novo_nome) } } Ao executar este código Portugol nós teremos o seguinte resultado: Informe o seu nome: Marcela de Oliveira Macedo Cunha Você informou o nome: Marcela de Oliveira Macedo Cunha Sem os espaços: MarceladeOliveiraMacedoCunha |
C# ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
Como usar herança em C# - Programação Orientada a Objetos em C#Quantidade de visualizações: 26915 vezes |
Herança é uma dos três princípios fundamentais da programação orientada a objetos porque ela permite a criação de hierarquia nos objetos que compõem o sistema. Em C#, uma classe que tem seus dados e métodos herdados por outra é chamada de classe base ou super classe e a classe que herda tais dados é chamada de classe derivada ou sub-classe. O que um aluno, um professor e um funcionário possuem em comum? Todos eles são pessoas e, portanto, compartilham alguns dados comuns. Todos têm nome, idade, endereço, etc. E, o que diferencia um aluno de uma outra pessoa qualquer? Um aluno possui uma matrícula; Um funcionário possui um código de funcionário, data de admissão, salário, etc; Um professor possui um código de professor e informações relacionadas à sua formação. É aqui que a herança se torna uma ferramenta de grande utilidade. Podemos criar uma classe Pessoa, que possui todos os atributos e métodos comuns a todas as pessoas e herdar estes atributos e métodos em classes mais específicas, ou seja, a herança parte do geral para o mais específico. Comece criando uma classe Pessoa como mostrado no código a seguir: class Pessoa{ public string nome; public int idade; } Esta classe possui os atributos nome e idade. Estes atributos são comuns a todas as pessoas. Veja agora como podemos criar uma classe Aluno que herda estes atributos da classe Pessoa e inclui seu próprio atributo, a saber, seu número de matrícula. Eis o código: class Aluno: Pessoa{ public string matricula; } Observe que, em C#, os dois-pontos são usados para indicar a herança. A classe Aluno agora possui três atributos: nome, idade e matricula. Veja uma aplicação demonstrando este relacionamento: static void Main(string[] args){ // cria um objeto da classe Aluno Aluno aluno = new Aluno(); aluno.nome = "Osmar J. Silva"; aluno.idade = 36; aluno.matricula = "AC33-65"; // Exibe o resultado Console.WriteLine("Nome: " + aluno.nome + "\n" + "Idade: " + aluno.idade + "\n" + "Matrícula: " + aluno.matricula); Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } A herança nos fornece um grande benefício. Ao concentrarmos características comuns em uma classe e derivar as classes mais específicas a partir desta, nós estamos preparados para a adição de novas funcionalidades ao sistema. Se mais adiante uma nova propriedade comum tiver que ser adicionada, não precisaremos efetuar alterações em todas as classes. Basta alterar a superclasse e pronto. As classes derivadas serão automaticamente atualizadas. |
Python ::: Python para Engenharia ::: Engenharia Civil - Cálculo Estrutural |
Como calcular os esforços solicitantes majorados em pilares usando Python - Python para Engenharia CivilQuantidade de visualizações: 457 vezes |
![]() Quando estamos dimensionando pilares em concreto armado em geral, a primeira coisa que devemos fazer é calcular os esforços solicitantes, ou seja, as cargas que estão chegando ao pilar. No caso dos pilares intermediários, ou seja, pilares que residem fora dos cantos e extremidades da estrutura e que, por isso, recebem a carga em seu centro geométrico, considera-se a compressão centrada. Dessa forma, chamamos de Nk o somatório de todas as cargas verticais atuantes na estrutura e podemos desprezar as excentricidades de 1ª ordem. De acordo com a NBR 6118 (ABNT, 2014), para a situação de projeto, essa força normal Nk deve ser majorada pelos coeficientes γn e γf, resultando em uma força normal de projeto chamada Nd. O coeficiente γn deve majorar os esforços solicitantes finais de cálculo de acordo com a menor dimensão do pilar. A norma diz que a menor dimensão que um pilar pode ter é 19cm, mas, em alguns casos, podemos ter a menor dimensão de até 14cm, precisando, para isso, majorar os esforços solicitantes. Nos comentários do código Python eu mostro como esse cálculo é feito, de acordo com a NBR 6118 (ABNT, 2014), é claro. O coeficiente γf, na maioria dos casos, possui o valor 1,4 e entra no cálculo para converter a força normal Nk em força normal de projeto Nd. A fórmula para o cálculo dos esforços solicitantes majorados em pilares intermediários é: \[ Nd = \gamma n \cdot \gamma f \cdot Nk \] Onde: γn majora os esforços de acordo com a menor dimensão do pilar de acordo com a NBR 6118 (ABNT, 2014). γf em geral possui o valor 1.4 para majorar os esforços em estruturas de concreto armado. Nk é a força normal característica aplicada ao pilar, em kN. Nd é a força normal de projeto, em kN. Vamos então ao código Python, que solicitará ao usuário os valores de suas dimensões hx e hy (em centímetros) e a carga, ou seja, a força normal característica chegando no pilar em kN e vamos mostrar a força normal de projeto Nd: # método principal def main(): # vamos pedir as dimensões do pilar hx = float(input("Informe a dimensão do pilar na direção x (em cm): ")) hy = float(input("Informe a dimensão do pilar na direção y (em cm): ")) # vamos pedir a carga total no pilar em kN Nk = float(input("Informe a carga total no pilar (em kN): ")) # vamos obter o menor lado do pilar (menor dimensão da seção transversal) if (hx < hy): b = hx else: b = hy # agora vamos calcular a área do pilar em centímetros quadrados area = hx * hy # a área está de acordo com a norma NBR 6118 (ABNT, 2014) if (area < 360): print("A área do pilar não pode ser inferior a 360cm2") return # vamos calcular a força normal de projeto Nd yn = 1.95 - (0.05 * b) # de acordo com a norma NBR 6118 (ABNT, 2014) Tabela 13.1 yf = 1.4 # regra geral para concreto armado Nd = yn * yf * Nk # e mostramos os resultados print("\nA área do pilar é: {0} cm2".format(round(area, 2))) print("A menor dimensão do pilar é: {0} cm".format(round(b, 2))) print("O valor do coeficiente yn é: {0}".format(round(yn, 2))) print("A força normal de projeto Nd é: {0} kN".format(round(Nd, 2))) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: Informe a dimensão do pilar na direção x (em cm): 40 Informe a dimensão do pilar na direção y (em cm): 19 Informe a carga total no pilar (em kN): 841.35 A área do pilar é: 760.0 cm2 A menor dimensão do pilar é: 19.0 cm O valor do coeficiente yn é: 1.0 A força normal de projeto Nd é: 1177.89 kN |
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