Você está aqui: Portugol ::: Projetos Portugol Completos - Códigos Fonte Completos Portugol ::: Jogos (Games)

Como criar o jogo Pedra, Papel, Tesoura em Portugol - Jogo completo em Portugol com código comentado

Quantidade de visualizações: 154 vezes
Faça o download do código-fonte Pedra, Papel, Tesoura em Portugol

Nesta dica mostrarei como criar o famoso joguinho Pedra, Papel, Tesoura na linguagem Portugol. Trata-se de um código bem simples e que vou comentar linha a linha, para que você extraia todo o conteúdo necessário para deixar a sua lógica de programação ainda mais afiada.

Nesta versão eu mostrarei como jogar Pedra, Papel, Tesoura contra o computador. Depois de entender todo o código você não terá dificuldade para implementar uma versão que lhe permitirá jogar contra seus amigos.

Antes de vermos o código, eis uma amostra do jogo em execução:

====== PEDRA, PAPEL, TESOURA ======
....................................
Faça sua jogada (Pedra = 1; Papel = 2; Tesoura = 3; Sair = -1): 1

Você escolheu: Pedra
O computador escolheu: Tesoura
Você ganhou. Pedra amassa Tesoura

====== PEDRA, PAPEL, TESOURA ======
....................................
Faça sua jogada (Pedra = 1; Papel = 2; Tesoura = 3; Sair = -1): 2

Você escolheu: Papel
O computador escolheu: Pedra
Você ganhou. Papel embrulha Pedra

====== PEDRA, PAPEL, TESOURA ======
....................................
Faça sua jogada (Pedra = 1; Papel = 2; Tesoura = 3; Sair = -1): 3

Você escolheu: Tesoura
O computador escolheu: Pedra
Você perdeu. Pedra amassa Tesoura

====== PEDRA, PAPEL, TESOURA ======
....................................
Faça sua jogada (Pedra = 1; Papel = 2; Tesoura = 3; Sair = -1): -1

Obrigado por jogar Pedra, Papel, Tesoura
Suas vitórias: 2
Vitórias do Computador: 1
Empates: 0

Programa finalizado. Tempo de execução: 41842 milissegundos


Quais técnicas de programação vou aprender com o código desse jogo?

O joguinho Pedra, Papel, Tesoura é ótimo para estudantes de programação que estão iniciando em Portugol e que gostariam de aprimorar sua lógica de programação, afinal, se você desenvolver uma boa lógica de programação, você conseguirá desenvolver soluções em qualquer linguagem.

Além de entender como funciona o desenvolvimento de jogos em Portugol, você reforçará o seu conhecimento de laços, estrutura condicional se...senão, entrada e saída e fluxo e desvio do algorítmo.

Veja, por exemplo, um trecho de código no qual testamos se o jogador escolheu Pedra, Papel ou Tesoura, e também a escolha feita pelo computador:

// o jogador escolheu Pedra?
senao se (jogador == 1) {
  // o computador escolheu Papel?
  se (computador == 2) {
    escreva("Você perdeu. Papel embrulha Pedra\n")
    vitorias_computador++ // aumenta as vitórias do computador
  }
  senao { // o computador escolheu Tesoura
    escreva("Você ganhou. Pedra amassa Tesoura\n")
    vitorias_jogador++ // aumenta as vitórias do jogador
  }
}
// o jogador escolheu Papel?
senao se (jogador == 2) {
  // o computador escolheu Tesoura?
  se (computador == 3) {
    escreva("Você perdeu. Tesoura corta Papel\n")
    vitorias_computador++ // aumenta as vitórias do computador
  }
  senao { // o computador escolheu Pedra
    escreva("Você ganhou. Papel embrulha Pedra\n")
    vitorias_jogador++ // aumenta as vitórias do jogador
  }
}
// o jogador escolheu Tesoura?
senao {
  // o computador escolheu Pedra?
  se (computador == 1) {
    escreva("Você perdeu. Pedra amassa Tesoura\n")
    vitorias_computador++ // aumenta as vitórias do computador
  }  
Como posso obter este código fonte?

Os links para você baixar todas as versões deste projeto estão abaixo:

1) PEDPAPTESJC - Jogo Pedra, Papel, Tesoura em Portugol - Portugol Web Studio - Faça o download do código-fonte Pedra, Papel, Tesoura em Portugol.

Não se esqueça: Uma boa forma de estudar o código é fazendo pequenas alterações e rodando para ver os resultados. Outra opção é começar um projeto Portugol do zero e ir adicionando trechos do código fonte para melhor entendimento de suas partes.

Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Portugol

Veja mais Dicas e truques de Portugol

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 17 usuários muito felizes estudando em nosso site.