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Você está aqui: Python ::: Pygame ::: Círculos, Ovais e Elípses |
Como desenhar um círculo nas coordenadas do clique do mouse no Pygame do PythonQuantidade de visualizações: 1125 vezes |
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Nesta dica mostrarei como podemos tirar proveito da função pygame.draw.circle() da biblioteca Pygame para desenhar círculos nas coordenadas do clique do mouse na tela de desenho. Note que os círculos desenhados terão cores de preenchimento aleatório, assim o valor para o seu raio. Veja como usamos a função pygame.mouse.get_pos() para retornar as coordenadas x e y do mouse e usá-la para definir o local exato que o círculo será desenhado. Neste exemplo você aprenderá ainda como criar um vetor de cores e sortear uma cor para preencher o círculo sendo desenhado. Veja o código Pygame completo para o exemplo: ----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------
# vamos importar as bibliotecas necessárias
import pygame, sys
from pygame.locals import *
# vamos importar o módulo Random
import random
# inicializa a biblioteca
pygame.init()
# obtém a superfície do jogo e define o tamanho da tela
DISPLAYSURF = pygame.display.set_mode((600, 450))
# vamos definir o título da janela do jogo
pygame.display.set_caption('Meu jogo Pygame')
# vamos definir o branco como cor de fundo
cor_fundo = (255, 255, 255) # primeiro criamos uma cor (branca)
DISPLAYSURF.fill(cor_fundo) # e definimos a cor para a superfície da janela
# agora vamos criar algumas cores
VERMELHO = (255, 0, 0)
AZUL = (0, 0, 255)
VERDE = (0, 128, 0)
AMARELO = (255, 255, 0)
ROXO = (128, 0, 128)
MAGENTA = (255, 0, 255)
# e um vetor de cores
cores = [VERMELHO, AZUL, VERDE, AMARELO, ROXO, MAGENTA]
# e aqui nós entramos no loop do game
while True:
# monitoramos os eventos
for evento in pygame.event.get():
# se o evento foi um pedido para sair
if evento.type == QUIT:
# fechamos a tela do jogo
pygame.quit()
# e saimos do programa
sys.exit()
# é um evento de pressionamento do botão do mouse?
if evento.type == MOUSEBUTTONDOWN:
# vamos obter as coordenadas do mouse
posicao_mouse = pygame.mouse.get_pos()
# agora vamos desenhar um círculo de cor aleatória e raio
# aleatório, com x e y de acordo com as coordenadas do mouse
cor_preenchimento = cores[random.randint(0, len(cores) - 1)]
# vamos sortear o raio do círculo
raio = random.randint(10, 120)
# e finalmente desenhamos o círculo
pygame.draw.circle(DISPLAYSURF, cor_preenchimento,
(posicao_mouse[0], posicao_mouse[1]), raio, 0)
# redesenha a tela continuamente
pygame.display.update()
Execute a aplicação Pygame e clique em pontos aleatórios na tela. Você terá um resultado parecido com o mostrado na imagem abaixo: ![]() |
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