Você está aqui: C# ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas |
Como calcular o cosseno de um ângulo em C# usando a função Cos() da classe Math - Calculadora de cosseno em C#Quantidade de visualizações: 1590 vezes |
Em geral, quando falamos de cosseno, estamos falando do triângulo retângulo de Pitágoras (Teorema de Pitágoras). A verdade é que podemos usar a função cosseno disponível nas linguagens de programação para calcular o cosseno de qualquer número, mesmo nossas aplicações não tendo nenhuma relação com trigonometria. No entanto, é sempre importante entender o que é a função cosseno. Veja a seguinte imagem: Veja que temos um triângulo retângulo com as medidas já calculadas para a hipotenusa e os dois catetos, assim como os ângulos entre eles. Assim, o cosseno é a razão entre o cateto adjascente e a hipotenusa, ou seja, o cateto adjascente dividido pela hipotenusa. Veja a fórmula: \[\text{Cosseno} = \frac{\text{Cateto adjascente}}{\text{Hipotenusa}} \] Então, se dividirmos 30 por 36.056 (na figura eu arredondei) nós teremos 0.8320, que é a razão entre o cateto adjascente e a hipotenusa (em radianos). Agora, experimente calcular o arco-cosseno de 0.8320. O resultado será 0.5881 (em radianos). Convertendo 0.5881 radianos para graus, nós obtemos 33.69º, que é exatamente o ângulo em graus entre o cateto adjascente e a hipotenusa na figura acima. Pronto! Agora que já sabemos o que é cosseno na trigonometria, vamos entender mais sobre a função Cos() da linguagem C#. Esta função, que é um método da classe Math, recebe um valor numérico Double e retorna um valor Double, ou seja, também numérico) entre -1 até 1 (ambos inclusos). Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- using System; using System.Collections; namespace Estudos { class Program { static void Main(string[] args) { // vamos calcular o cosseno de três números Console.WriteLine("Cosseno de 0 = " + Math.Cos(0)); Console.WriteLine("Cosseno de 1 = " + Math.Cos(1)); Console.WriteLine("Cosseno de 2 = " + Math.Cos(2)); Console.WriteLine("\nPressione qualquer tecla para sair..."); // pausa o programa Console.ReadKey(); } } } Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: Cosseno de 0 = 1 Cosseno de 1 = 0,5403023058681397 Cosseno de 2 = -0,4161468365471424 Note que calculamos os cossenos dos valores 0, 1 e 2. Observe como os resultados conferem com a curva da função cosseno mostrada abaixo: |
Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos: |
Java ::: Dicas & Truques ::: Mouse e Teclado |
Como verificar se Num Lock está ativado no seu teclado usando o método getLockingKeyState() da classe Toolkit da linguagem JavaQuantidade de visualizações: 8139 vezes |
Nesta dica mostrarei como é possível verificar se Num Lock está ativado no seu teclado. Para isso nós podemos usar o método getLockingKeyState() da classe Toolkit, do pacote java.awt. Veja o exemplo completo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; import java.awt.Toolkit; import java.awt.event.*; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ Toolkit tk = Toolkit.getDefaultToolkit(); if(tk.getLockingKeyState(KeyEvent.VK_NUM_LOCK)){ System.out.println("Num Lock está ativado"); } else{ System.out.println("Num Lock não está ativado"); } System.exit(0); } } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: Num Lock não está ativado |
C ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Tenha cuidado com os limites dos índices de um vetor ou matriz na linguagem CQuantidade de visualizações: 9572 vezes |
Um erro muito comum em programas C ocorre quando não atentamos para os limites dos índices de um vetor ou matriz. Como sabemos, os índices iniciam em 0 e vão até o tamanho do vetor menos 1. Porém, ao contrário de outras linguagens, o C (compiladores sendo usados em 2007 e 2008) não evita que este limite seja ultrapassado. O resultado disso é que o programa acaba lendo posições de memória inexistentes ou pertecentes a outros programas. Veja um trecho de código no qual acessamos uma posição inválida no vetor valores. Este código foi testado no MinGW 3.4.2 e compilou e executou sem qualquer mensagem de advertência. ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { // array com 5 inteiros int valores[] = {23, 6, 45, 9, 3}; // acessa um índice além dos limites do array // lembre-se de que os índices iniciam em 0 int valor = valores[5]; // exibe o resultado printf("%d\n\n", valor); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado (o seu vai ser diferente, é claro): -858993460 Minha recomendação é: se você quer mesmo programar na linguagem C, crie uma forma de impedir o acesso à índices inválidos. Se isso acontecer, os resultados exibidos pelos seus programas poderão ser realmente inesperados. |
Java ::: Coleções (Collections) ::: LinkedList |
Java Collections - Como adicionar elementos no final de uma LinkedList usando os métodos add() e addLast()Quantidade de visualizações: 9022 vezes |
O trecho de código a seguir mostra como adicionar elementos no final de um lista ligada (objeto da classe LinkedList). Para isso podemos usar os métodos add() e addLast(). Ambos possuem a mesma funcionalidade. É claro que addLast() representa melhor a idéia de adicionar elementos no final da lista ligada. Veja ainda como usar um ListIterator para percorrer a lista e exibir os elementos. Outra técnica que você perceberá é o uso de unboxing dentro do laço while:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- import java.util.*; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // Cria uma LinkedList de inteiros LinkedList<Integer> valores = new LinkedList<Integer>(); // adiciona valores no final da lista ligada // usando os métodos add() e addLast(). Lembre-se // de que ambos fornecem a mesma funcionalidade valores.add(56); valores.addLast(3); valores.add(28); // obtém um ListIterator para percorrer toda a // lista ligada, começando no primeiro elemento ListIterator<Integer> iterador = valores.listIterator(0); while(iterador.hasNext()){ // note o unboxing aqui int valor = iterador.next(); System.out.println(valor); } } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: 56 3 28 |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como adicionar um ou mais elementos ao início de um vetor JavaScript usando o método unshift() do objeto Array - [Revisado]Quantidade de visualizações: 6883 vezes |
O método unshift(), presente no JavaScript desde sua versão 1.2, é usado quando queremos adicionar um ou mais elementos no início de um vetor (array). Veja:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <script type="text/javascript"> var valores = new Array(1, 2, 3, 4, 5); document.write("Valores no vetor: " + valores + "<br>"); valores.unshift(6); document.write("Novos valores no vetor: " + valores); </script> Aqui nós adicionamos o valor 6 no início do vetor. Veja agora como adicionar três valores no início do vetor: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <script type="text/javascript"> var valores = new Array(1, 2, 3, 4, 5); window.alert("Valores no vetor: " + valores); valores.unshift(6, 7, 8); window.alert("Novos valores no vetor: " + valores); </script> É importante observar que a função unshift() modifica o vetor original, e seu retorno é a nova quantidade de elementos no vetor. |
Dart ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle |
Exercícios Resolvidos de Dart - Ler os lados de um triângulo e informar se ele é isósceles, escaleno ou equiláteroQuantidade de visualizações: 911 vezes |
Pergunta/Tarefa: Um triângulo é uma forma geométrica (polígono) composta de três lados, sendo que cada lado é menor que a soma dos outros dois lados. Assim, para que um triângulo seja válido, é preciso que seus lados A, B e C obedeçam à seguinte regra: A < (B + C), B < (A + C) e C < (A + B). Escreva um programa Dart que leia os três lados de um triângulo e verifique se tais valores realmente formam um triângulo. Se o teste for satisfatório, informe se o triângulo é isósceles (dois lados iguais e um diferente), escaleno (todos os lados diferentes) ou equilátero (todos os lados iguais). Sua saída deverá ser parecida com: Informe o primeiro lado do triângulo: 30 Informe o segundo lado do triângulo: 40 Informe o terceiro lado do triângulo: 60 O triângulo é escaleno Veja a resolução comentada deste exercício usando Dart: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // Vamos importar a biblioteca dart:io import 'dart:io'; void main(){ // vamos ler o primeiro lado do triângulo stdout.write("Informe o primeiro lado do triângulo: "); int lado_a = int.parse(stdin.readLineSync()); // vamos ler o segundo lado do triângulo stdout.write("Informe o segundo lado do triângulo: "); int lado_b = int.parse(stdin.readLineSync()); // vamos ler o terceiro lado do triângulo stdout.write("Informe o terceiro lado do triângulo: "); int lado_c = int.parse(stdin.readLineSync()); // os lados informados formam um triângulo? if((lado_a < (lado_b + lado_c)) && (lado_b < (lado_a + lado_c)) && (lado_c < (lado_a + lado_b))){ // é um triângulo equilátero (todos os lados iguais)? if((lado_a == lado_b) && (lado_b == lado_c)){ stdout.write("\nO triângulo é equilátero\n"); } else{ // é isósceles (dois lados iguais e um diferente)? if((lado_a == lado_b) || (lado_a == lado_c) || (lado_c == lado_b)){ stdout.write("\nO triângulo é isósceles\n"); } else{ // é escaleno stdout.write("\nO triângulo é escaleno\n"); } } } else{ stdout.write("\nOs lados informados não formam um triângulo.\n"); } } |
Mais Desafios de Programação e Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Dart |
Veja mais Dicas e truques de Dart |
Dicas e truques de outras linguagens |
Códigos Fonte |
Software de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais |
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais |
Linguagens Mais Populares |
1º lugar: Java |