Você está aqui: Python ::: Pygame ::: Aplicações com código fonte completo

Como desenhar grids no Pygame para a criação de jogos como Jogo da Velha, Damas, Xadrez, Campo Minado e Sudoku

Quantidade de visualizações: 1532 vezes
Nesta dica mostrarei um código Pygame completo contendo a base inicial para a crição de jogos de tabuleiro, ou seja, jogos baseados em grades, tais como Jogo da Velha, Damas, Xadrez, Campo Minado e Sudoku.

Embora baseado em códigos encontrados em livros de jogos em Python, o código que apresento está todo em português, com as variáveis em português e cheio de comentários. Basta mexer em algumas variáveis de configuração e você conseguirá montar o tabuleiro que você deseja e, o melhor, detectar eventos em cada uma das células da grade.

Veja, por exemplo, uma grade para o Jogo da Velha:



Note que a célula está colorida de azul. Se clicarmos nela novamente, a cor volta ao branco. Se clicar novamente ela fica azul mais uma vez. O mesmo acontece com todas as células da grade.

Veja o código completo para este mini-projeto em Pygame e Python:

Este trecho de código ou resolução de exercício faz parte do Super Pack 12.000 Dicas e Truques de Programação e 1.500 Exercícios Resolvidos em Java, Python, VisuAlg, Portugol, Delphi, C#, C, C++, VB.NET, Golang, Pascal, Ruby, PHP, e várias outras linguagens.

Aprenda a programar resolvendo problemas do mundo real. Tudo em português, com comentários em português.

Quero Ser Apoiador(a)


Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Python

Veja mais Dicas e truques de Python

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 25 usuários muito felizes estudando em nosso site.