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![]() Planilha Web - Planilhas e Calculadoras online para estudantes e profissionais de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica. |
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JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Formatação de datas, strings e números |
Como exibir apenas dois dígitos após o ponto decimal em JavaScript usando a função toFixed() do objeto NumberQuantidade de visualizações: 12787 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar a função toFixed() do objeto Number da linguagem JavaScript para convertermos um valor de ponto flutuante em uma string (em texto). Durante a conversão nós vamos especificar que queremos apenas dois dígitos depois do ponto decimal. Veja o código JavaScript completo para o exemplo: <!DOCTYPE html> <head> <meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1" /> <title>Estudos JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> // vamos obter o valor de // PI 3.141592653589793 var valor = Math.PI; document.write("PI: " + valor); // agora vamos converter o valor de PI para // string e arredondar para o número de // decimais desejados var res = valor.toFixed(2); document.write("<br>Resultado: " + res); </script> </body> </html> Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado: PI: 3.141592653589793 Resultado: 3.14 |
Python ::: NumPy Python Library (Biblioteca Python NumPy) ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como criar arrays (vetores e matrizes) usando o objeto ndarray da biblioteca Numpy do PythonQuantidade de visualizações: 3177 vezes |
O objeto ndarray é a parte mais importante da biblioteca Numpy do Python. É por meio dele que criamos vetores e matrizes. Quando falamos vetores, estamos nos referindo às matrizes de apenas uma dimensão, ou seja, uma linha e várias colunas. A forma mais comum de se criar arrays na Numpy é usando funções presentes na biblioteca. Veja: # importamos a bibliteca NumPy import numpy as np def main(): # vamos usar o método arange() para construir um # vetor de 10 elementos, começando de 0 até 9 vetor = np.arange(10) # vamos mostrar o vetor gerado print(vetor) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: [0 1 2 3 4 5 6 7 8 9] Depois que criamos o vetor, seus elementos individuais podem ser acessados usando-se o nome da variável usada para representar todo o valor e o índice do elemento que queremos acessar (começando em 0). Veja: # importamos a bibliteca NumPy import numpy as np def main(): # vamos usar o método arange() para construir um vetor de # 10 elementos, começando de 0 até 9 vetor = np.arange(10) # vamos mostrar o vetor inteiro print("Vetor gerado: ", vetor) # vamos mostrar o valor do terceiro elemento print("Terceiro elemento: ", vetor[2]) if __name__== "__main__": main() Este código produzirá o seguinte resultado: Vetor gerado: [0 1 2 3 4 5 6 7 8 9] Terceiro elemento: 2 Uma outra forma de criarmos vetores usando a Numpy, é fornecendo os elementos do vetor como uma list. Veja: # importamos a bibliteca NumPy import numpy as np def main(): # vamos criar um vetor passando uma list valores = np.array([4, 12, 50, 8, 32]) # vamos mostrar o resultado print("Elementos no vetor:", valores) if __name__== "__main__": main() Este código vai gerar o seguinte resultado: Elementos no vetor: [ 4 12 50 8 32] Agora vamos usar essa mesma abordagem para criar uma matriz de duas dimensões (bidimensional): # importamos a bibliteca NumPy import numpy as np def main(): # vamos criar uma matriz bidimensional passando # duas lists dentro de uma list valores = np.array([(4, 12, 50), (5, 3, 1)]) # vamos mostrar o resultado print("Elementos no vetor:", valores) if __name__== "__main__": main() Veja o resultado da execução desse código: Elementos no vetor: [[12 12 50] [ 5 3 1]] Em mais dicas dessa seção você aprenderá mais sobre as funções de criação e manipulação de vetores e matrizes usando a biblioteca NumPy do Python. |
C++ ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como substituir substrings em strings C++ usando a função replace()Quantidade de visualizações: 10908 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar a função replace() da classe String do C++ para substituir parte de uma palavra, frase ou texto, ou seja, substituir uma substring em uma string. Para isso nós vamos usar a seguinte assinatura da função replace():string& replace(size_t pos1, size_t n1, const string& str); Veja o código C++ completo para o exemplo: #include <string> #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // vamos criar uma string string frase = "Gosto de Java"; cout << "A frase e: " << frase << endl; // vamos substituir Java por C++ frase.replace(9, 4, "PHP"); // e mostramos o resultado cout << "Depois da substituicao: " << frase << endl; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado: A frase é: Gosto de Java Depois da substituição: Gosto de PHP |
Python ::: wxPython ::: Controles Visuais Básicos do wxPython |
Como obter o texto de um botão wx.Button do wxPython e exibí-lo em uma mensagem wx.MessageDialog usando a função GetLabel()Quantidade de visualizações: 6962 vezes |
Como obter o texto de um botão wx.Button do wxPython e exibí-lo em uma mensagem wx.MessageDialog usando a função GetLabel() O texto (rótulo) de um wx.Button do framework wxPython pode ser obtido com uma chamada à função GetLabel(). O exemplo abaixo mostra uma aplicação completa e detalha como clicar em um botão, obter seu texto e exibí-lo em uma caixa de mensagem: # vamos importar a biblioteca wxPython import wx class Janela(wx.Frame): def __init__(self): wx.Frame.__init__(self, None, -1, "Usando wx.Button", size=(350, 200)) # Cria um painel panel = wx.Panel(self) # Cria um botão e o adiciona no painel self.btn = wx.Button(panel, label="Clique Aqui", pos=(10, 10), size=(100, 25)) # Anexa um evento ao botão self.Bind(wx.EVT_BUTTON, self.OnBtnClick, self.btn) # Método que será chamado ao clicar o botão def OnBtnClick(self, event): texto_btn = self.btn.GetLabel() dlg = wx.MessageDialog(None, u"O texto do botão é: " + texto_btn, "Usando wx.Button", wx.OK | wx.ICON_INFORMATION) result = dlg.ShowModal() dlg.Destroy() if __name__ == "__main__": app = wx.App() janela = Janela() janela.Show(True) app.MainLoop() |
Java ::: Estruturas de Dados ::: Árvore Binária e Árvore Binária de Busca |
Estruturas de dados em Java - Como fazer a travessia de uma árvore binária de busca em Java usando o percurso em-ordem (in-order, In-ordem ou ordem simétrica)Quantidade de visualizações: 5111 vezes |
Antes de discutirmos o percurso in-order, veja a árvore binária de busca na figura abaixo:![]() Esta árvore possui 9 nós e obedece à regra de que os nós com valores menores que o nó pai ficam à sua esquerda, e aqueles com nós maiores que o nó pai, ficam à sua direita. O percurso em ordem é usado quando queremos exibir os valores dos nós da árvore binária de busca em ordem ascendente. Neste tipo de percurso nós visitamos primeiramente a sub-árvore da esquerda, então o nó atual e finalmente a sub-árvore à direita do nó atual. É importante notar que esta travessia é feita por meio de um método recursivo. Veja o código completo para o exemplo: Código para No.java: package arvore_binaria; public class No { private int valor; // valor armazenado no nó private No esquerdo; // filho esquerdo private No direito; // filho direito // construtor do nó public No(int valor){ this.valor = valor; this.esquerdo = null; this.direito = null; } public int getValor() { return valor; } public void setValor(int valor) { this.valor = valor; } public No getEsquerdo() { return esquerdo; } public void setEsquerdo(No esquerdo) { this.esquerdo = esquerdo; } public No getDireito() { return direito; } public void setDireito(No direito) { this.direito = direito; } } Código para ArvoreBinariaBusca.java: package arvore_binaria; public class ArvoreBinariaBusca { private No raiz; // referência para a raiz da árvore // método usado para inserir um novo nó na árvore // retorna true se o nó for inserido com sucesso e false // se o elemento // não puder ser inserido (no caso de já existir um // elemento igual) public boolean inserir(int valor){ // a árvore ainda está vazia? if(raiz == null){ // vamos criar o primeiro nó e definí-lo como a raiz da árvore raiz = new No(valor); // cria um novo nó } else{ // localiza o nó pai do novo nó No pai = null; No noAtual = raiz; // começa a busca pela raiz // enquanto o nó atual for diferente de null while(noAtual != null){ // o valor sendo inserido é menor que o nó atual? if(valor < noAtual.getValor()) { pai = noAtual; // vamos inserir do lado esquerdo noAtual = noAtual.getEsquerdo(); } // o valor sendo inserido é maior que o nó atual else if(valor > noAtual.getValor()){ pai = noAtual; // vamos inserir do lado direito noAtual = noAtual.getDireito(); } else{ return false; // um nó com este valor foi encontrado } } // cria o novo nó e o adiciona como filho do nó pai if(valor < pai.getValor()){ pai.setEsquerdo(new No(valor)); } else{ pai.setDireito(new No(valor)); } } return true; // retorna true para indicar que o novo nó foi inserido } // método que permite disparar a travessia em-ordem public void emOrdem(){ emOrdem(raiz); } // sobrecarga do método emOrdem com uma parâmetro (esta é a versão // recursiva do método) private void emOrdem(No raiz){ if(raiz == null){ // condição de parada return; } // visita a sub-árvore da esquerda emOrdem(raiz.getEsquerdo()); // visita o nó atual System.out.print(raiz.getValor() + " "); // visita a sub-árvore da direita emOrdem(raiz.getDireito()); } } E agora o código para a classe principal: package arvore_binaria; import java.util.Scanner; public class ArvoreBinariaTeste { public static void main(String[] args) { Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos criar um novo objeto da classe ArvoreBinariaBusca ArvoreBinariaBusca arvore = new ArvoreBinariaBusca(); // vamos inserir 9 valores na árvore for(int i = 0; i < 9; i++){ System.out.print("Informe um valor inteiro: "); int valor = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // vamos inserir o nó e verificar o sucesso da operação if(!arvore.inserir(valor)){ System.out.println("Não foi possível inserir." + " Um elemento já contém este valor."); } } // vamos exibir os nós da árvore usando o percurso in-order System.out.println("\nPercurso in-order:"); arvore.emOrdem(); System.out.println("\n"); } } Ao executar este código teremos o seguinte resultado: Informe um valor inteiro: 8 Informe um valor inteiro: 3 Informe um valor inteiro: 10 Informe um valor inteiro: 1 Informe um valor inteiro: 6 Informe um valor inteiro: 14 Informe um valor inteiro: 4 Informe um valor inteiro: 7 Informe um valor inteiro: 13 Percurso in-order: 1 3 4 6 7 8 10 13 14 |
Python ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas |
Como calcular o cosseno de um ângulo em Python usando a função cos() do módulo Math - Calculadora de cosseno em PythonQuantidade de visualizações: 2641 vezes |
Como calcular o cosseno de um ângulo em Python usando a função cos() do módulo Math - Calculadora de cosseno em Python Em geral, quando falamos de cosseno, estamos falando do triângulo retângulo de Pitágoras (Teorema de Pitágoras). A verdade é que podemos usar a função cosseno disponível nas linguagens de programação para calcular o cosseno de qualquer número, mesmo nossas aplicações não tendo nenhuma relação com trigonometria. No entanto, é sempre importante entender o que é a função cosseno. Veja a seguinte imagem: ![]() Veja que temos um triângulo retângulo com as medidas já calculadas para a hipotenusa e os dois catetos, assim como os ângulos entre eles. Assim, o cosseno é a razão entre o cateto adjascente e a hipotenusa, ou seja, o cateto adjascente dividido pela hipotenusa. Veja a fórmula: \[\text{Cosseno} = \frac{\text{Cateto adjascente}}{\text{Hipotenusa}} \] Então, se dividirmos 30 por 36.056 (na figura eu arredondei) nós teremos 0.8320, que é a razão entre o cateto adjascente e a hipotenusa (em radianos). Agora, experimente calcular o arco-cosseno de 0.8320. O resultado será 0.5881 (em radianos). Convertendo 0.5881 radianos para graus, nós obtemos 33.69º, que é exatamente o ângulo em graus entre o cateto adjascente e a hipotenusa na figura acima. Pronto! Agora que já sabemos o que é cosseno na trigonometria, vamos entender mais sobre a função cos() da linguagem Python. Esta função, que faz parte do módulo Math, recebe um valor numérico float e retorna um valor float, ou seja, também numérico) entre -1 até 1 (ambos inclusos). Veja: # vamos importar o módulo Math import math as math def main(): # vamos calcular o cosseno de três números print("Cosseno de 0 = %f" % math.cos(0)) print("Cosseno de 1 = %f" % math.cos(1)) print("Cosseno de 2 = %f" % math.cos(2)) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: Cosseno de 0 = 1.000000 Cosseno de 1 = 0.540302 Cosseno de 2 = -0.416147 Note que calculamos os cossenos dos valores 0, 1 e 2. Observe como os resultados conferem com a curva da função cosseno mostrada abaixo: ![]() |
C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Exercícios Resolvidos de C - Como retornar o primeiro elemento de um vetor em CQuantidade de visualizações: 417 vezes |
Pergunta/Tarefa: Dado o vetor: [9, 5, 3, 2, 4, 8] Escreva um programa C que mostra como acessar e retornar o primeiro elemento de um vetor (array) em C. Sua saída deverá ser parecida com: O primeiro elemento do array é: 9 Veja a resolução comentada deste exercício usando C: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> // função principal do programa int main(int argc, char *argv[]){ // vamos criar um array de inteiros int valores[] = {9, 5, 3, 2, 4, 8}; // agora vamos retornar o primeiro elemento do vetor int primeiro = valores[0]; // e mostramos o resultado printf("O primeiro elemento do array é: %d", primeiro); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } |
Java ::: Dicas & Truques ::: Expressões Regulares |
Como remover espaços em excesso de uma string usando expressões regulares em JavaQuantidade de visualizações: 12742 vezes |
Nesta dica mostrarei como é possível usar expressões regulares em Java para remover espaços em excesso de uma string, tanto no início, meio e fim. Note que vamos deixar apenas um espaço entre as palavras da frase. Veja o código completo para o exemplo: package arquivodecodigos; import java.util.regex.*; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ String padrao = "\\s{2,}"; Pattern regPat = Pattern.compile(padrao); String frase = " Esta frase contém espaços "; Matcher matcher = regPat.matcher(frase); String res = matcher.replaceAll(" ").trim(); System.out.println("Com espaços: " + frase); System.out.println("Sem espçaos: " + res); } } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: Com espaços: Esta frase contém espaços Sem espaços: Esta frase contém espaços |
Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como comparar strings em Java usando o método equals() da classe StringQuantidade de visualizações: 370 vezes |
Em várias ocasiões nós precisamos efetuar a comparação de textos, frases ou palavras em Java. Para isso nós podemos usar o método equals() da classe String. Esta função recebe as duas strings a serem testadas e retorna true se as duas strings forem iguais e false em caso contrário. Veja um exemplo de seu uso: // Este exemplo mostra como comparar duas strings // em Java usando o método equals() package arquivodecodigos; public class Estudos{ public static void main(String[] args) { // vamos declarar duas strings String s1 = "Gosto de Java"; String s2 = "Gosto de java"; // e agora vamos verificar se as duas são iguais if(s1.equals(s2)){ System.out.println("As duas strings são iguais"); } else{ System.out.println("As duas strings são diferentes"); } System.exit(0); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: As duas strings são diferentes. É importante ter em mente que o método equals() diferencia maiúsculas de minúsculas. |
Java ::: Classes e Componentes ::: JTable |
Java Swing - Como colorir as células de uma JTable individualmente ao passar o mouse sobre elasQuantidade de visualizações: 230 vezes |
Nesta dica eu mostro como é possível aplicar uma cor diferente às células individuais de uma JTable ao passar o mouse em cima delas. O efeito visual é muito interessante, principalmente quando temos uma JTable com muitos dados. No exemplo eu construí a aplicação Java Swing na mão mesmo, sem usar nenhum editor visual. É um ótimo exercício para realmente entender as partes que compoem uma aplicação Java Swing. Veja o código Java completo: import javax.swing.*; import java.awt.*; import java.awt.event.*; import javax.swing.table.*; import javax.swing.event.*; public class Estudos extends JFrame{ int linha, coluna; public Estudos(){ super("JTable"); // colunas da tabela String[] colunas = {"Cidade", "Estado", "Habitantes"}; // conteúdo da tabela Object[][] conteudo = { {"Goiânia", "GO", "43.023.432"}, {"São Paulo", "SP", "5.343.234"}, {"Rio de Janeiro", "RJ", "6.434.212"}, {"Jussara", "GO", "87.454"}, {"Barra do Garças", "MT", "64.344"} }; // constrói a tabela final JTable tabela = new JTable(conteudo, colunas); tabela.setPreferredScrollableViewportSize(new Dimension(350, 50)); class CellListener extends MouseMotionAdapter{ public void mouseMoved(MouseEvent e){ JTable tb = (JTable)e.getSource(); linha = tb.rowAtPoint(e.getPoint()); coluna = tb.columnAtPoint(e.getPoint()); tb.repaint(); } } class ColorirCelula extends JLabel implements TableCellRenderer{ public ColorirCelula(){ setOpaque(true); } public Component getTableCellRendererComponent( JTable table, Object value, boolean isSelected, boolean hasFocus, int row, int column){ if(row == linha && column == coluna){ this.setBackground(Color.yellow); } else{ this.setBackground(table.getBackground()); } this.setText(value.toString()); return this; } } Container c = getContentPane(); c.setLayout(new FlowLayout()); tabela.addMouseMotionListener(new CellListener()); tabela.setDefaultRenderer(Object.class, new ColorirCelula()); JScrollPane scrollPane = new JScrollPane(tabela); c.add(scrollPane); setSize(400, 300); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } Ao executarmos esta aplicação Java Swing nós teremos o seguinte resultado: ![]() |
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Java - Como converter Metros Quadrados em Quilômetros Quadrados em Java - Java para Física e Engenharia C++ - Programação Orientada a Objetos em C++ - Como criar e usar métodos estáticos em suas classes C++ Excel - Como converter graus em radianos no Excel usando a função RADIANOS() - Trigonometria no Excel |
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