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Java ::: Pacote java.awt.event ::: KeyEvent |
Java Swing - Como usar o método getKeyCode() da classe KeyEvent para detectar as teclas de Espaço, Enter ou EscQuantidade de visualizações: 6264 vezes |
Em algumas situações nós precisamos detectar o pressionamento das teclas de Espaço, Enter ou Esc. Para isso podemos usar o método getKeyCode() da classe KeyEvent e testar se o código equivale a uma das constantes KeyEvent.VK_SPACE (espaço), KeyEvent.VK_ENTER (Enter) ou KeyEvent.VK_ESCAPE (Esc). Veja um trecho de código no qual testamos se alguma destas três teclas foi pressionada: package estudos; import java.awt.Container; import java.awt.FlowLayout; import java.awt.event.KeyEvent; import java.awt.event.KeyListener; import javax.swing.JFrame; import javax.swing.JOptionPane; public class Janela extends JFrame implements KeyListener{ public Janela(){ super("Eventos do Teclado"); Container c = getContentPane(); FlowLayout layout = new FlowLayout(FlowLayout.LEFT); c.setLayout(layout); // vamos adicionar o objeto listener addKeyListener(this); setSize(350, 250); setVisible(true); } @Override public void keyPressed(KeyEvent e){ // a tecla Space foi pressionada? if(e.getKeyCode() == KeyEvent.VK_SPACE){ JOptionPane.showMessageDialog(null, "A tecla de espaço foi pressionada"); } // a tecla Enter foi pressionada? else if(e.getKeyCode() == KeyEvent.VK_ENTER){ JOptionPane.showMessageDialog(null, "A tecla Enter foi pressionada"); } // a tecla Esc foi pressionada? else if(e.getKeyCode() == KeyEvent.VK_ESCAPE){ JOptionPane.showMessageDialog(null, "A tecla Esc foi pressionada"); } else{ JOptionPane.showMessageDialog(null, "Outra tecla foi pressionada"); } } @Override public void keyReleased(KeyEvent e){ // sem implementação } @Override public void keyTyped(KeyEvent e){ // sem implementação } public static void main(String args[]){ Janela j = new Janela(); j.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } É importante observar que as teclas Space, Enter e Esc podem ser detectadas somente nos eventos keyPressed e keyReleased. |
C ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como acessar os caracteres de uma string individualmente usando índices na linguagem CQuantidade de visualizações: 9688 vezes |
Como em C uma string é vetor (array) de caracteres, tais caracteres podem ser acessados por meio de seu índice no vetor (um valor inteiro começando em 0). Este trecho de código mostra como esta tarefa pode ser realizada:#include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <string.h> int main(int argc, char *argv[]){ char palavra[] = "Arquivo"; // vamos acessar o primeiro caractere da string char letra = palavra[0]; printf("O primeiro caractere e %c\n", letra); // vamos acessar o quinto caractere da string letra = palavra[4]; printf("O quinto caractere e %c\n", letra); puts("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executarmos este códigos nós teremos o seguinte resultado: O primeiro caractere e A O quinto caractere e i |
Ruby ::: Fundamentos da Linguagem ::: Passos Iniciais |
Como retornar a versão do Ruby instalada na sua máquina usando ruby -v ou a constante RUBY_DESCRIPTIONQuantidade de visualizações: 9497 vezes |
Se você quiser saber a versão do Ruby instalada em seu computador, ou a versão do interpretador sendo usado no momento, basta abrir uma janela de comando e disparar o comando:ruby -v Você terá um resultado parecido com o seguinte: ruby 2.7.4p191 (2021-07-07 revision a21a3b7d23) [x64-mingw32] Se você estiver na tela do Interactive Ruby, você pode simplesmente digitar RUBY_DESCRIPTION e pressionar Enter. O resultado será o mesmo exibido em uma janela de comando usando ruby -v. Podemos também usar a constante RUBY_DESCRIPTION dentro de um script Ruby. Veja: # Este exemplo mostra como obter a versão do Ruby # usando a constante RUBY_DESCRIPTION # guarda a versão em uma variável versao = RUBY_DESCRIPTION # mostra na tela puts "A versão do Ruby é: #{versao}" Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: A versão do Ruby é: ruby 2.7.4p191 (2021-07-07 revision a21a3b7d23) [x64-mingw32] |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como renomear um diretório em PHP usando a função rename()Quantidade de visualizações: 11809 vezes |
Diretórios podem ser renomeados usando a função rename() da linguagem PHP. Esta função recebe o nome atual do diretório e o novo nome e retorna um valor boolean (true ou false) informando o sucesso ou não da operação. Antes de usar esta função verifique se você possui as permissões adequadas para renomear o diretório. Veja um trecho de código no qual renomeamos um diretório no diretório public_html: <?php // renomeia o diretório "recentes" para "atuais" $diretorio_antigo = "/site/public_html/recentes"; $diretorio_novo = "/site/public_html/atuais"; if(rename($diretorio_antigo, $diretorio_novo)){ echo "Diretório renomeado com sucesso."; } else{ echo "Não foi possível renomear o diretório."; } ?> Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: Diretório renomeado com sucesso. Seja cuidadoso. Se você não tiver as permissões adequadas para renomear um diretório, a seguinte mensagem de erro será exibida: Warning: rename(imagens,imagens_novas) [function.rename]: Permission denied in /site/public_html/testes.php on line 9 Não foi possível renomear o diretório. |
HTML5 ::: HTML5 + JavaScript ::: Canvas |
Como carregar uma imagem (ou foto) no objeto Canvas do HTML5Quantidade de visualizações: 2655 vezes |
O objeto Canvas do HTML5 nos permite carregar uma imagem ou foto em tempo de execução e desenhá-la em sua superfície. Para isso, comece criando um objeto Image para guardar a imagem temporariamente na memória:var imagem = new Image(); // vamos carregar a logo do nosso site imagem.src = "https://www.arquivodecodigos.com.br/logo.jpg"; O passo seguinte é adicionar um "ouvidor" de evento neste objeto Image para que ele nos avise quando a imagem estiver 100% carregada. Veja: // vamos adicionar um "ouvidor" de evento no objeto Image imagem.addEventListener('load', desenharImagem); Pronto! Veja que agora, quando o evento load do objeto Image disparar, a função desenharImagem será chamada e a imagem será então desenhada no Canvas. Veja: function desenharImagem(){ // obtemos uma referência ao elemento Canvas var canvas = document.getElementById("canvas1"); // obtemos o contexto de desenho var contexto = canvas.getContext("2d"); // e finalmente desenhamos a imagem contexto.drawImage(imagem, 0, 0); } E aqui está o código completo para o exemplo: <html> <head> <title>O objeto Canvas do HTML5</title> </head> <body> <Canvas id="canvas1" width="500" height="350"></Canvas> <script type="text/javascript"> var imagem = new Image(); // vamos carregar a logo do nosso site imagem.src = "https://www.arquivodecodigos.com.br/logo.jpg"; // vamos adicionar um "ouvidor" de evento no objeto Image imagem.addEventListener('load', desenharImagem); function desenharImagem(){ // obtemos uma referência ao elemento Canvas var canvas = document.getElementById("canvas1"); // obtemos o contexto de desenho var contexto = canvas.getContext("2d"); // e finalmente desenhamos a imagem contexto.drawImage(imagem, 0, 0); } </script> </body> </html> Ao executar a página nós teremos o seguinte resultado: ![]() |
Python ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como calcular a diferença de dias entre duas datas em PythonQuantidade de visualizações: 1593 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar retornar a diferença de dias entre duas datas na linguagem Python usando o objeto Date, do módulo DateTime. Note o uso do construtor date() para construir as duas datas e em seguida passamos estas duas datas para uma função personalizada numero_dias(), que retorna a quantidade de dias entre elas. Veja o código completo para o exemplo: # vamos importar o objeto Date from datetime import date def main(): # vamos criar a data inicial e a data final d1 = date(2022, 11, 10) d2 = date(2022, 12, 23) # vamos calcular a diferença de dias diferenca = numero_dias(d1, d2) # e mostramos o resultado print("A primeira data é: {0}".format(d1)) print("A segunda data é: {0}".format(d2)) print("A diferença de dias entre as duas datas é: {0} dias".format( diferenca)) # função que recebe duas datas e retorna a diferença # de dias entre elas def numero_dias(data1, data2): return (data2 - data1).days if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: A primeira data é: 2022-11-10 A segunda data é: 2022-12-23 A diferença de dias entre as duas datas é: 43 dias |
C# ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle |
Como usar a instrução switch do C#Quantidade de visualizações: 26547 vezes |
A instrução switch da linguagem C# é útil quando queremos testar condições nas quais o uso de if..else if..else poderia ser considerado excessivo ou não aplicável. Esta instrução recebe uma variável como argumento e testa seu valor por meio de cláusulas case. Veja o exemplo: static void Main(string[] args){ Console.Write("Digite um número inteiro: "); int valor = int.Parse(Console.ReadLine()); switch(valor){ case 1: Console.WriteLine("Você digitou o valor 1"); break; case 2: Console.WriteLine("Você digitou o valor 2"); break; case 3: Console.WriteLine("Você digitou o valor 3"); break; default: Console.WriteLine("Valor incorreto."); break; } Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } Note que a instrução switch possui uma cláusula default para os casos nos quais o valor da variável não estiver presente em nenhuma das cláusulas case. Observe também o uso da instrução break para evitar a avaliação das cláusulas seguintes àquela na qual o valor desejado foi encontrado. Qualquer objeto, valor ou tipo referência que puder ser convertido em um valor inteiro, caractere, enumeração (enum) ou string pode ser usado como argumento para uma instrução switch. Veja: static void Main(string[] args){ Console.Write("Digite uma letra: "); char letra = Char.Parse(Console.ReadLine().ToLower()); switch(letra){ case "a": Console.WriteLine("Você digitou a letra a"); break; case "b": Console.WriteLine("Você digitou a letra b"); break; case "c": Console.WriteLine("Você digitou a letra c"); break; default: Console.WriteLine("Letra inválida."); break; } Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } É possível haver cláusulas case vazias. Neste caso, o bloco de instruções é executado caso o valor da variável seja encontrado em qualquer uma das cláusulas. Veja: static void Main(string[] args){ Console.Write("Digite uma letra: "); char letra = Char.Parse(Console.ReadLine().ToLower()); switch(letra){ case "a": case "b": Console.WriteLine("Você digitou a ou b"); break; case "c": case "d": Console.WriteLine("Você digitou c ou d"); break; case "e": Console.WriteLine("Você digitou a letra e"); break; default: Console.WriteLine("Letra inválida."); break; } Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } |
C++ ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como renomear um diretório em C++ usando a função rename()Quantidade de visualizações: 8425 vezes |
Em algumas situações nossos códigos C++ precisam renomear diretórios. Isso pode ser feito com o auxílio da função rename() ou _rename(), disponível no header io.h or stdio.h (trazido da linguagem C). Veja a assinatura desta função:int rename(const char *oldname, const char *newname); Se o diretório for renomeado com sucesso a função retornará o valor 0. O retorno será -1 se um erro ocorrer. Neste caso a variável global errno será definido como um dos seguintes valores: a) EINVAL - Invalid argument - Os nomes dos diretórios contém caracteres inválidos; b) ENOENT - No such file or directory - O caminho do diretório é inválido; c) EACCESS - Acesso negado - Algum outro programa está usando este diretório e mantém controle sobre o mesmo. Veja um trecho de código no qual renomeamos um diretório: #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // vamos renomear este diretório char dir_antigo[] = "C:\\Dev-Cpp\\estudos"; char dir_novo[] = "C:\\Dev-Cpp\\estudos2"; // vamos testar se o diretório for renomeado com sucesso if(rename(dir_antigo, dir_novo) != 0){ cout << "Erro: " << strerror(errno) << endl; } else{ cout << "Diretório renomeado com sucesso" << endl; } system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } É possível usar a versão Unicode de rename() ou _rename(). O método _wrename, também presente em io.h or stdio.h é útil quando precisamos internacionalizar nossas aplicações. Veja o exemplo: #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // vamos renomear este diretório wchar_t dir_antigo[] = L"C:\\Dev-Cpp\\estudos"; wchar_t dir_novo[] = L"C:\\Dev-Cpp\\estudos2"; // vamos testar se o diretório for renomeado com sucesso if(_wrename(dir_antigo, dir_novo) != 0){ cout << "Erro: " << strerror(errno) << endl; } else{ cout << "Diretório renomeado com sucesso" << endl; } system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado: Diretório renomeado com sucesso |
Python ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como retornar o dia do mês em Python como um decimal no intervalo 01-31 usando strftime("%d")Quantidade de visualizações: 8209 vezes |
Como retornar o dia do mês em Python como um decimal no intervalo 01-31 usando strftime("%d") Este exemplo mostra como usar a função strftime() e o sinalizador ("%d") para retornar o dia do mês a partir de um datetime. Observe que o dia do mês será retornado como um decimal no intervalo 01-31. from datetime import datetime def main(): # Obtém um datetime da data e hora atual hoje = datetime.today() # Exibe o dia do mês como um decimal print(hoje.strftime("O dia do mês é: %d")) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: O dia do mês é: 26 |
C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Data e Hora |
Exercícios Resolvidos de C - Escreva um programa C que peça para o usuário informar um ano e informe o dia da semana que o ano começou (domingo, segunda-feiraQuantidade de visualizações: 331 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa C que pede para o usuário informar um ano e então mostre em qual dia da semana o ano começou, por exemplo, domingo, segunda-feira, terça-feira, quarta-feira, etc. Sua saída deverá ser parecida com: Informe um ano: 2022 O ano informado começou em um(a) Sábado Informe um ano: 2023 O ano informado começou em um(a) Domingo Informe um ano: 2024 O ano informado começou em um(a) Segunda-feira Informe um ano: 2025 O ano informado começou em um(a) Quarta-feira Veja a resolução comentada deste exercício usando C: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> // função principal do programa int main(int argc, char *argv[]) { // variáveis usadas na resolução do problema char dias_semana[][20] = {"Domingo", "Segunda-feira", "Terça-feira", "Quarta-feira", "Quinta-feira", "Sexta-feira", "Sábado"}; int ano, dia_inicial; // vamos pedir para o usuário informar o ano printf("Informe um ano: "); scanf("%d", &ano); // vamos calcular o número equivalente ao dia da semana que o // ano iniciou: 0:Domingo, 1:Segunda-feira, 2:Terça-feira, etc // note que as divisões abaixo são divisões por inteiro, ou seja, // sem a parte fracionária dia_inicial = (ano + (ano - 1) / 4) - ((ano - 1) / 100) + ((ano - 1) / 400); dia_inicial = dia_inicial % 7; // e mostramos o resultado printf("O ano informado começou em um(a) %s", dias_semana[dia_inicial]); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } |
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