![]() |
|
||||
![]() Planilha Web - Planilhas e Calculadoras online para estudantes e profissionais de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica. |
|||||
Ruby ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas |
Como calcular o cosseno de um ângulo em Ruby usando o método cos() da biblioteca Math - Calculadora de cosseno em RubyQuantidade de visualizações: 977 vezes |
Em geral, quando falamos de cosseno, estamos falando do triângulo retângulo de Pitágoras (Teorema de Pitágoras). A verdade é que podemos usar a função cosseno disponível nas linguagens de programação para calcular o cosseno de qualquer número, mesmo nossas aplicações não tendo nenhuma relação com trigonometria. No entanto, é sempre importante entender o que é a função cosseno. Veja a seguinte imagem: ![]() Veja que temos um triângulo retângulo com as medidas já calculadas para a hipotenusa e os dois catetos, assim como os ângulos entre eles. Assim, o cosseno é a razão entre o cateto adjascente e a hipotenusa, ou seja, o cateto adjascente dividido pela hipotenusa. Veja a fórmula: \[\text{Cosseno} = \frac{\text{Cateto adjascente}}{\text{Hipotenusa}} \] Então, se dividirmos 30 por 36.056 (na figura eu arredondei) nós teremos 0.8320, que é a razão entre o cateto adjascente e a hipotenusa (em radianos). Agora, experimente calcular o arco-cosseno de 0.8320. O resultado será 0.5881 (em radianos). Convertendo 0.5881 radianos para graus, nós obtemos 33.69º, que é exatamente o ângulo em graus entre o cateto adjascente e a hipotenusa na figura acima. Pronto! Agora que já sabemos o que é cosseno na trigonometria, vamos entender mais sobre a função cos() da linguagem Ruby. Esta método, que faz parte da biblioteca Math, recebe um valor numérico e retorna um valor, também numérico) entre -1 até 1 (ambos inclusos). Veja: puts "Cosseno de 0 = " + Math.cos(0).to_s puts "Cosseno de 1 = " + Math.cos(1).to_s puts "Cosseno de 2 = " + Math.cos(2).to_s Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: Cosseno de 0 = 1.0 Cosseno de 1 = 0.5403023058681398 Cosseno de 2 = -0.4161468365471424 Note que calculamos os cossenos dos valores 0, 1 e 2. Observe como os resultados conferem com a curva da função cosseno mostrada abaixo: ![]() |
Java ::: Dicas & Truques ::: Formulários e Janelas |
Como definir um ícone para a janela do aplicativo Java Swing usando o método setIconImage() da classe JFrameQuantidade de visualizações: 16767 vezes |
Este exemplo mostra como definir um ícone para uma janela JFrame do Java Swing. Antes de testar o código, certifique-se de ter uma imagem chamada icon.gif no diretório de execução do aplicativo (ou no local que você especificar). Veja o código completo para o exemplo: import java.awt.*; import javax.swing.*; public class Estudos extends JFrame{ public Estudos() { super("A classe JFrame"); // Define o ícone para a janela ImageIcon icone = new ImageIcon("icon.gif"); setIconImage(icone.getImage()); setSize(350, 250); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços de Repetição |
Exercícios Resolvidos de Java - Laços - Faça um programa para calcular o valor das seguintes expressõesQuantidade de visualizações: 2227 vezes |
Exercício Resolvido de Java - Laços - Faça um programa para calcular o valor das seguintes expressões Pergunta/Tarefa: Faça um programa para calcular o valor das seguintes expressões: 1) __$S_1 = \frac{1}{1} + \frac{3}{2} + \frac{5}{3} + \frac{7}{4} + \text{...} + \frac{99}{50} __$ 2) __$S_2 = \frac{2^1}{50} + \frac{2^2}{49} + \frac{2^3}{48} + \text{...} + \frac{2^\text{50}}{1} __$ 3) __$S_3 = \frac{1}{1} - \frac{2}{4} + \frac{3}{9} - \frac{4}{16} + \frac{5}{25} - \text{...} - \frac{10}{100} __$ Resposta/Solução: Em ambas as expressões nós temos o último termo nos informando os valores limites. Dessa forma, basta fixarmos um laço for ou laço while com estes limites. Veja a resolução deste exercício em código Java console: package arquivodecodigos; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // primeira expressão int numerador = 1; int denominador = 1; double resultado = 0.0; // laço while para montar os termos e fazer a somatória while(numerador <= 99){ resultado = resultado + ((numerador * 1.0) / denominador); numerador = numerador + 2; denominador++; } // agora mostramos o resultado System.out.println("Primeira expressão: " + resultado); // segunda expressão int expoente = 1; denominador = 50; resultado = 0.0; // laço while para montar os termos e fazer a somatória while(denominador >= 1){ resultado = resultado + ((Math.pow(2, expoente) * 1.0) / denominador); expoente++; denominador--; } // agora mostramos o resultado System.out.println("Segunda expressão: " + resultado); // terceira expressão numerador = 1; denominador = 1; resultado = 0.0; int sinal = 1; // laço while para montar os termos e fazer a somatória while(numerador <= 10){ if(sinal > 0){ // somar resultado = resultado + ((numerador * 1.0) / denominador); } else{ // subtrair resultado = resultado - ((numerador * 1.0) / denominador); } numerador++; denominador = numerador * numerador; sinal = sinal * -1; } // agora mostramos o resultado System.out.println("Terceira expressão: " + resultado); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Primeira expressão: 95.5007946616706 Segunda expressão: 1.5608286920413398E15 Terceira expressão: 0.6456349206349207 |
Java ::: Classes e Componentes ::: JButton |
Como definir a cor do texto de um botão JButton do Java SwingQuantidade de visualizações: 9592 vezes |
Nesta dica eu mostrarei como é possível definir a cor do texto de um componente JButton do Java Swing. Para isso nós usamos o método setForeground() da classe JButton, fornecendo a cor desejada, por exemplo, Color.RED. Veja um exemplo Java Swing completo: package arquivodecodigos; import java.awt.*; import javax.swing.*; public class Estudos extends JFrame{ public Estudos() { super("Estudos Swing"); Container c = getContentPane(); c.setLayout(new FlowLayout(FlowLayout.LEFT)); // Cria um JButton com a cor do texto vermelho JButton btn1 = new JButton("Clique Aqui!"); btn1.setForeground(Color.RED); // Cria um JButton com a cor de fundo verde JButton btn2 = new JButton("Clique Aqui!"); btn2.setForeground(Color.GREEN); // Adiciona os botões à janela c.add(btn1); c.add(btn2); setSize(350, 250); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } |
C# ::: Coleções (Collections) ::: ArrayList |
Como passar uma ArrayList para um método C#Quantidade de visualizações: 9450 vezes |
Em algumas situações nós precisamos fornecer uma ArrayList para um método C# e manipulá-la a partir deste método. Nesta dica eu mostro como isso pode ser feito. Veja que, dentro do método Main da aplicação nós criamos um novo objeto da classe ArrayList e inserimos 5 números inteiros nela. Em seguida nós efetuamos uma chamada ao método exibirArrayList() passando a lista como referência, ou seja, qualquer alteração que fizermos na ArrayList dentro do método afetará também o objeto criado fora do método. Veja o código completo para o exemplo: using System; using System.Collections; namespace Estudos { class Program { static void Main(string[] args) { // Cria o ArrayList ArrayList lista = new ArrayList(); // Adiciona 5 inteiros lista.Add(30); lista.Add(2); lista.Add(98); lista.Add(1); lista.Add(7); // passa o ArrayList para um método que exibirá // seus valores exibirArrayList(lista); Console.WriteLine("\n\nPressione qualquer tecla para sair..."); // pausa o programa Console.ReadKey(); } // método que receberá e exibirá o conteúdo do ArrayList static void exibirArrayList(ArrayList mLista) { foreach (int valor in mLista) { Console.Write("{0} ", valor); } } } } Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: 30 2 98 1 7 |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico |
Exercício Resolvido de Java - Um programa Java que calcula qual o menor número possível de notas de 100, 50, 10, 5 e 1 em que o valor a ser sacado pode ser decompostoQuantidade de visualizações: 15960 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java que lê um valor inteiro e simule o comportamento de um caixa eletrônico, ou seja, calcule qual o menor número possível de notas de 100, 50, 10, 5 e 1 em que o valor a ser sacado pode ser decomposto. Seu programa deverá exibir uma saída parecida com: Informe o valor do saque (valor inteiro): 139 O valor do saque pode ser expresso em: 1 notas de 100 0 notas de 50 3 notas de 10 1 notas de 5 4 notas de 1 Resposta/Solução: Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console (lendo a entrada do usuário por meio do uso da classe Scanner): public static void main(String[] args){ // não se esqueça de adicionar um import para a classe Scanner // import java.util.Scanner; // vamos criar um objeto da classe Scanner Scanner entrada = new Scanner(System.in); // variáveis que vão guardar a quantidade de notas de 100, 50, 10, 5 e 1; int cem = 0, cinquenta = 0, dez = 0, cinco = 0, um = 0; int valor; // guarda o valor lido int temp; // variável auxiliar // vamos solicitar o valor a ser sacado System.out.print("Informe o valor do saque (valor inteiro): "); // vamos ler o valor do saque valor = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // inicializa a variável temporária temp = valor; // quantas notas de 100? if(temp >= 100){ cem = valor / 100; temp = valor % 100; } // quantas notas de 50? if(temp >= 50){ cinquenta = temp / 50; temp = temp % 50; } // quantas notas de 10? if(temp >= 10){ dez = temp / 10; temp = temp % 10; } // quantas notas de 5? if(temp >= 5){ cinco = temp / 5; temp = temp % 5; } // quantas notas de 1? if(temp >= 1){ um = temp / 1; } // vamos exibir o resultado System.out.println("O valor do saque pode ser expresso em:"); System.out.printf("%d notas de 100\n", cem); System.out.printf("%d notas de 50\n", cinquenta); System.out.printf("%d notas de 10\n", dez); System.out.printf("%d notas de 5\n", cinco); System.out.printf("%d notas de 1\n", um); } |
Java ::: Java para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear |
Como converter Coordenadas Cartesianas para Coordenadas Polares usando Java - Java para EngenhariaQuantidade de visualizações: 2225 vezes |
Nesta nossa série de Java para Geometria Analítica e Álgebra Linear, mostrarei um código 100% funcional para fazer a conversão entre coordenadas cartesianas e coordenadas polares. Esta operação é muito frequente em computação gráfica e é parte integrante das disciplinas dos cursos de Engenharia (com maior ênfase na Engenharia Civil). Na matemática, principalmente em Geometria e Trigonometria, o sistema de Coordenadas no Plano Cartesiano, ou Espaço Cartesiano, é um sistema que define cada ponto em um plano associando-o, unicamente, a um conjuntos de pontos numéricos. Dessa forma, no plano cartesiano, um ponto é representado pelas coordenadas (x, y), com o x indicando o eixo horizontal (eixo das abscissas) e o y indicando o eixo vertical (eixo das ordenadas). Quando saímos do plano (espaço 2D ou R2) para o espaço (espaço 3D ou R3), temos a inclusão do eixo z (que indica profundidade). Já o sistema de Coordenadas Polares é um sistema de coordenadas em duas dimensões no qual cada ponto no plano é determinado por sua distância a partir de um ponto de referência conhecido como raio (r) e um ângulo a partir de uma direção de referência. Este ângulo é normalmente chamado de theta (__$\theta__$). Assim, um ponto em Coordenadas Polares é conhecido por sua posição (r, __$\theta__$). Antes de prosseguirmos, veja uma imagem demonstrando os dois sistemas de coordenadas: ![]() A fórmula para conversão de Coordenadas Cartesianas para Coordenadas Polares é: __$r = \sqrt{x^2+y2}__$ __$\theta = \\arctan\left(\frac{y}{x}\right)__$ E aqui está o código Java completo que recebe as coordenadas cartesianas (x, y) e retorna as coordenadas polares (r, __$\theta__$): package arquivodecodigos; import java.util.Scanner; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos ler as coordenadas cartesianas System.out.print("Valor de x: "); double x = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); System.out.print("Valor de y: "); double y = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); // vamos calcular o raio double raio = Math.sqrt(Math.pow(x, 2) + Math.pow(y, 2)); // agora calculamos o theta (ângulo) em radianos double theta = Math.atan2(y, x); // queremos o ângulo em graus também double angulo_graus = 180 * (theta / Math.PI); // e exibimos o resultado System.out.println("As Coordenadas Polares são:\n" + "raio = " + raio + ", theta = " + theta + ", ângulo em graus = " + angulo_graus); } } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: Valor de x: -1 Valor de y: 1 As Coordenadas Polares são: raio = 1.4142135623730951, theta = 2.356194490192345, ângulo em graus = 135.0 Veja que as coordenadas polares equivalentes são (__$\sqrt{2}__$, __$\frac{3\pi}{4}__$), com o theta em radianos. Sim, os professores das disciplinas de Geometria Analítica e Álgebra Linear, Física e outras gostam de escrever os resultados usando raizes e frações em vez de valores reais. |
C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Métodos, Procedimentos e Funções |
Exercício Resolvido de C - Escreva um programa que solicite dois números do tipo inteiro distintos ao usuário e que apresente na tela o maior delesQuantidade de visualizações: 691 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa que solicite dois números do tipo inteiro distintos ao usuário e que apresente na tela o maior deles. Esse programa deve possuir uma função para verificar qual é o maior número. Atenção: seu código deverá assegurar que os dois números informados pelo usuário sejam diferentes. Exiba uma mensagem na tela caso isso acontecer. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o primeiro número inteiro: 6 Informe o segundo número inteiro: 3 O maior número é: 6 Veja a resolução comentada deste exercício em C: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <locale.h> // protótipo da função que receberá dois números inteiros // e retornará o maior deles int maior_numero(int num1, int num2); // função principal do programa int main(int argc, char *argv[]){ setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português // variáveis usadas na resolução do problema int num1, num2, maior; // vamos pedir para o usuário informar os dois números printf("Informe o primeiro número inteiro: "); scanf("%d", &num1); printf("Informe o segundo número inteiro: "); scanf("%d", &num2); // os números são iguais? if(num1 == num2){ printf("Erro. Os dois números são iguais."); } else{ // vamos chamar a função para obter o número maior maior = maior_numero(num1, num2); printf("O maior número é: %d", maior); } printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } // função que receberá dois números inteiros e retornará // o maior deles int maior_numero(int num1, int num2){ // o primeiro número é maior que o segundo? if(num1 > num2){ return num1; } else{ return num2; } } |
Ruby ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como retornar o dia do mês em Ruby usando um objeto da classe Time e os métodos day e mdayQuantidade de visualizações: 6291 vezes |
Muitas vezes precisamos obter o dia do mês de uma determinada data. Para isso a classe Time do Ruby nos fornece os métodos day e mday. Estes método retornam um número inteiro na faixa 1..31. Veja uma demonstração destes métodos no trecho de código a seguir: # obtém o dia do mês usando o método day agora = Time.new dia = agora.day # exibe o resultado puts "Dia do mês usando a função day: " + dia.to_s # obtém o dia do mês usando o método mday agora = Time.new dia = agora.mday # exibe o resultado puts "Dia do mês usando a função mday: " + dia.to_s Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: Dia do mês usando a função day: 21 Dia do mês usando a função mday: 21 |
jQuery ::: Dicas & Truques ::: Manipulação e Conteúdo Dinâmico |
jQuery para iniciantes - Como obter valores de elementos de formulários HTML usando a função val() do jQueryQuantidade de visualizações: 8654 vezes |
Nesta dica eu mostro como podemos usar o método val() da biblioteca jQuery para obter o conteúdo dos elementos de formulários HTML. Veja, por exemplo, como obter o conteúdo de uma caixa de texto com o id "nome": <script type="text/javascript"> <!-- function obterTexto(){ var texto = $('#nome').val(); window.alert(texto); } //--> </script> Lembre-se de que este método atuará apenas no primeiro da possível série de elementos retornados sob uma determinada condição. O retorno val() do jQuery é uma string. |
Você também poderá gostar das dicas e truques de programação abaixo |
Nossas 20 dicas & truques de programação mais recentes |
Últimos Projetos e Códigos Fonte Liberados Para Apoiadores do Site |
Python - Como criar o jogo Pedra, Papel, Tesoura em Python - Jogo completo em Python com código comentado |
Últimos Exercícios Resolvidos |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
1º lugar: Java |