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JavaFX ::: Pacote javafx.scene.control ::: TextField (Classe TextField) |
Como usar caixas de texto TextField em suas aplicações JavaFXQuantidade de visualizações: 2064 vezes |
Um objeto da classe TextField, do pacote javafx.scene.control, e disponível no JavaFX desde a versão 2.0, é usado para obter dados dos usuários de nossas aplicações. Este controle visual possibilita a digitação de dados (texto) no formato de uma linha apenas. Veja a posição desta classe na hierarquia de classes do JavaFX: java.lang.Object javafx.scene.Node javafx.scene.Parent javafx.scene.layout.Region javafx.scene.control.Control javafx.scene.control.TextInputControl javafx.scene.control.TextField A classe TextField implementa as Styleable, EventTarget e Skinnable e sua sub-classe direta é PasswordField. Veja o código completo para uma aplicação JavaFX que possui um Label, um TextField e um Button dispostos em um gerenciador de layout HBox: package estudosjavafx; import javafx.application.Application; import javafx.geometry.Insets; import javafx.scene.Scene; import javafx.scene.control.Button; import javafx.scene.control.Label; import javafx.scene.control.TextField; import javafx.scene.layout.HBox; import javafx.stage.Stage; public class EstudosJavaFX extends Application { public static void main(String[] args){ launch(args); } @Override public void start(Stage primaryStage){ // vamos criar um rótulo, um botão e uma // caixa de texto Label label = new Label("Seu nome:"); // vamos deixar o texto do Label em negrito label.setStyle("-fx-font-weight: bold;"); // vamos aumentar o tamanho da fonte label.setStyle("-fx-font-size: 150%;"); TextField nomeTxt = new TextField(); Button btn = new Button("Enviar"); // agora criamos um laytou HBox e colocamos // os componentes nele HBox hBox = new HBox(); hBox.getChildren().add(label); hBox.getChildren().add(nomeTxt); hBox.getChildren().add(btn); // vamos definir o espaço interno do HBox hBox.setPadding(new Insets(10, 10, 10, 10)); // vamos definir o espaço entre os // componentes do HBox hBox.setSpacing(10); // criamos a cena e fornecemos o layout a ela // e definimos a largura e altura da cena Scene scene = new Scene(hBox, 400, 300); // adicionamos a cena ao palco principal primaryStage.setScene(scene); // e mostramos o palco primaryStage.show(); } } Ao executar este exemplo JavaFX nós teremos o seguinte resultado: ![]() |
C++ ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle |
Como criar um laço for infinito em C++ - C++ do básico ao profissionalQuantidade de visualizações: 9735 vezes |
É possível criar um laço for infinito em C++ simplesmente omitindo as partes início, condição e incremento/decremento. Veja:#include <string> #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]) { // um laço for infinito (cuidado! se você não // fornecer uma forma de parar o negócio vai // travar int valor = 0; for(;;){ cout << valor << "\n"; valor++; // vamos parar o laço aqui if(valor > 20) break; } cout << "\n\n"; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } |
C ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como inverter (reverter) o conteúdo de uma string em C usando uma função str_reverse() personalizadaQuantidade de visualizações: 24076 vezes |
O código abaixo mostra como você pode implementar uma função que inverte o conteúdo de uma string. Veja que o argumento para um função é um ponteiro para a string a ser invertida:#include <stdio.h> #include <stdlib.h> // função que reverte uma string void str_reverse(char* str) { char ch; int i, j; for(i = 0, j = strlen(str) - 1; i < j; ++i, --j) { ch = str[i]; str[i] = str[j]; str[j] = ch; } } int main(int argc, char *argv[]) { char nome[] = "Osmar J. Silva"; // original printf("Original: %s\n", nome); // inverte str_reverse(nome); printf("Invertido: %s\n", nome); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: Original: Osmar J. Silva Invertido: avliS .J ramsO Pressione qualquer tecla para continuar... |
PHP ::: PHP + MySQL ::: MySQL Improved Extension (mysqli) |
Código completo: Como listar os campos de uma tabela MySQL, seus tipos de dados e detalhes adicionais - O comando DML SHOW FULL COLUMNS FROM - RevisadoQuantidade de visualizações: 12200 vezes |
O comando DML do MySQL (e MariaDB) SHOW FULL COLUMNS FROM [nome_tabela] é usado quando queremos obter informações sobre os campos de uma determinada tabela. Entre essas informações temos Field (nome do campo), Type (tipo de dados), Collation (o conjunto de caracteres usado), Null (se o campo aceita nulo ou não), Key (se é uma chave e o tipo da chave), Default (o valor padrão), Extra (informação extra, tal como auto-incremento), Privileges (privilégio do usuário logado) e Comment (comentário). Veja um trecho de código PHP no qual nos conectamos a uma base de dados MySQL usando a extensão mysqli e obtemos as informações dos campos de uma tabela chamada "usuarios". Note como o resultado é exibido em uma tabela HTML. Veja o código a seguir: <? // vamos efetuar a conexão com o banco $con = new mysqli("localhost", "root", "osmar1234", "estudos"); // conexão efetuada com sucesso? if($con->connect_errno){ echo "Não foi possível efetuar a conexão: " . $mysqli->connect_error; exit(); // vamos sair daqui } // obtém os nomes dos campos da tabela, seus tipos e // detalhes adicionais $query = mysqli_query($con, "SHOW FULL COLUMNS FROM usuarios"); // títulos da tabela HTML $titulos = array('Campo', 'Tipo', 'Collation', 'Null', 'Chave', 'Padrão', 'Extra'); echo '<table border="1"><tr>'; for($i = 0; $i < count($titulos); $i++){ echo '<td>' . $titulos[$i] . '</td>'; } echo '</tr>'; while($result = mysqli_fetch_array($query)){ echo '<tr>'; for($i = 0; $i < count($titulos); $i++){ echo '<td>' . $result[$i] . ' </td>'; } echo '</tr>'; } echo '</table>'; mysqli_close($con); // fecha a conexão ?> Esta dica foi revisada, atualizada e testada com o PHP 8. |
Delphi ::: VCL - Visual Component Library ::: TListBox |
Como retornar a quantidade de itens em uma TListBox do Delphi usando a propriedade Items.CountQuantidade de visualizações: 13197 vezes |
Em algumas situações nós precisamos obter a quantidade de itens em uma TListBox. Isso pode ser feito por meio da propriedade Count do objeto Items, uma instância da classe TStrings. Esta propriedade contém um valor inteiro que representa a quantidade de elementos na ListBox. Veja:procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var quant: Integer; begin // vamos adicionar dois itens na TListBox ListBox1.Items.Add('Item 1'); ListBox1.Items.Add('Item 2'); // vamos obter a quantidade de itens quant := ListBox1.Items.Count; // exibe o resultado ShowMessage('Quantidade de elementos: ' + IntToStr(quant)); end; É possível também obter a quantidade de itens em uma TListBox acessando a propriedade Count da classe TCustomListBox. Esta propriedade é herdada pela classe TListBox. Veja: quant := ListBox1.Count; Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
C ::: C para Engenharia ::: Física - Mecânica |
Como calcular o tempo de queda livre de um corpo dada a altura da queda e a aceleração da gravidade usando a linguagem CQuantidade de visualizações: 3013 vezes |
Galileu Galilei fez experimentos para comprovar que o tempo de queda dos objetos não depende de sua massa. Esse importante estudioso abandonava objetos de massas diferentes do alto da torre de Pisa e verificava que o tempo para atingirem o solo sempre era o mesmo para todos os casos. No Movimento Uniformemente Variado (MUV), o tempo de queda livre de um corpo, quando temos a altura na qual o objeto é abandonado, pode ser calculado por meio da fórmula: \[ \text{t} = \sqrt{\frac{\text{2} \cdot \text{H}}{\text{g}}} \] Onde: t ? tempo da queda (em segundos). H ? altura em metros na qual o corpo é abandonado. g ? aceleração da gravidade (m/s2). Vamos ver um exemplo? Veja o seguinte enunciado: 1) Um tijolo é largado de uma construção há 10 metros de altura. Calcule o tempo de sua queda, ou seja, o tempo imediatamente antes de o corpo (o tijolo) tocar o chão. Veja que temos a altura de 10 metros e já sabemos que a aceleração da gravidade terrestre é 9.80665. Assim, tudo que temos que fazer é jogar esses valores na fórmula. Veja o código C completo para este cálculo: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <math.h> int main(int argc, char *argv[]){ // gravidade terrestre em m/s2 float gravidade = 9.80665; // altura da queda float altura = 10; // em metros // vamos calcular o tempo da queda (em segundos) float tempo_queda = sqrt((2 * altura) / gravidade); // mostramos o resultado printf("O tempo da queda livre é: %f segundos", tempo_queda); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: O tempo da queda livre é: 1.428087 segundos. |
Delphi ::: Dicas & Truques ::: Rotinas de Conversão |
Como converter uma string em um valor numérico inteiro em Delphi usando as funções StrToInt(), TryStrToInt() e StrToIntDef()Quantidade de visualizações: 33682 vezes |
Em algumas situações precisamos converter strings em valores numéricos do tipo inteiro. Isso acontece quando recebemos valores de caixas de texto e precisamos usuá-los em cálculos. Vamos começar com a função StrToInt() da unit SysUtils. Esta função recebe uma string representando um valor inteiro válido e retorna um valor inteiro. Veja o exemplo: procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var valor1, valor2, soma: Integer; begin // vamos receber as strings dos TEdits e converter // seus valores para inteiros valor1 := StrToInt(Edit1.Text); valor2 := StrToInt(Edit2.Text); // vamos obter a soma dos dois valores soma := valor1 + valor2; // vamos exibir o resultado. Note o uso de IntToStr() para // converter o valor inteiro em string ShowMessage('A soma é: ' + IntToStr(soma)); end; Note que, se a string sendo convertida possuir um valor inteiro inválido, uma exceção do tipo EConvertError será lançada. Podemos evitar isso usando a função TryStrToInt(). Esta função recebe dois argumentos: a string a ser convertida e a variável do tipo Integer que receberá o valor. O resultado será true se a conversão for feita com sucesso e false em caso contrário. Veja: procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var valor: Integer; begin // vamos tentar converter o valor da caixa de texto // em um inteiro if TryStrToInt(Edit1.Text, valor) then ShowMessage('Conversão efetuada com sucesso.') else ShowMessage('Erro na conversão'); end; Há ainda uma terceira possibilidade: usar a função StrToIntDef(). Esta função funciona exatamente da mesma forma que StrToInt(), exceto que agora, se houver um erro de conversão, um valor inteiro padrão será retornado. Veja: procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var valor: Integer; begin // vamos converter o valor da caixa de texto // em um inteiro. Se a conversão não puder ser feita // o valor 10 será atribuído à varial valor valor := StrToIntDef(Edit1.Text, 10); // vamos exibir o resultado ShowMessage(IntToStr(valor)); end; Caso você precise trabalhar com inteiros de 64 bits, poderá usar as funções StrToInt64(), StrToInt64Def() e TryStrToInt64(). Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços de Repetição |
Exercícios Resolvidos de Java - Usando um laço for para solicitar ao usuário que informe 10 valores inteiros e mostrar quantos valores negativos foram informadosQuantidade de visualizações: 10208 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java console que usa o laço for para solicitar que o usuário digite 10 valores inteiros. Em seguida seu programa deverá contar quantos valores negativos foram informados. Dica: Use um objeto da classe Scanner para obter a entrada do usuário. Resposta/Solução: A resolução deste exercício envolve a criação de uma variável auxiliar para contar a quantidade de valores negativos lidos, do tipo int, e que deverá ser inicializada com o valor 0. Veja: int negativos = 0; // guardará a quantidade de valores negativos public static void main(String[] args){ // para este exercício você deverá importar a classe // Scanner. Ela está no pacote java.util.*; // vamos construir um objeto da classe Scanner para ler a // entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); int valor; // guarda o valor lido int negativos = 0; // guardará a quantidade de valores negativos // vamos pedir ao usuário que informe 10 valores inteiros for(int i = 0; i < 10; i++){ System.out.print("Informe o " + (i + 1) + "º valor: "); valor = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // vamos verificar se o valor informado é negativo if(valor < 0){ negativos++; } } // vamos exibir a quantidade de números negativos lidos System.out.println("\nVocê informou " + negativos + " valores negativos.\n"); } |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico |
Exercícios Resolvidos de Java - Um programa que lê um salário e concede um aumento de 20% para os salários inferiores a R$ 800,00Quantidade de visualizações: 4882 vezes |
Exercícios Resolvidos de Java - Um programa que lê um salário e concede um aumento de 20% para os salários inferiores a R$ 800,00 Pergunta/Tarefa: A empresa XYZ decidiu conceder um aumento de 20% aos funcionários com salários inferiores a R$ 800,00. Faça um programa Java que solicita o salário do funcionário e mostre o valor do salário reajustado ou uma mensagem, caso o funcionário não tenha direito ao aumento. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o salário: 520 O salário informado foi: 520.0 O salário reajustado é: 530.4 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java: package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos solicitar o salário do funcionário System.out.print("Informe o salário: "); double salario = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); System.out.println("O salário informado foi: " + salario); // vamos conceder o aumento ao salário inferior a 800,00 if(salario < 800.00){ double novoSalario = salario + (salario * (2.0 / 100.00)); System.out.println("O salário reajustado é: " + novoSalario); } else{ System.out.println("Não tem direito ao reajuste."); } System.out.println("\n"); } } |
C ::: Dicas & Truques ::: Recursão (Recursividade) |
Como somar os elementos de um vetor em C usando uma função recursiva - Linguagem C para iniciantesQuantidade de visualizações: 5505 vezes |
Em algumas ocasiões ficamos imaginando o que pode ser feito com os métodos e funções recursivas. A resposta é: praticamente tudo. Veja abaixo um programa C completo no qual eu mostro como escrever uma função recursiva que recebe um array e mostra a soma de seus elementos (lembre-se de que um array é o mesmo que vetor, ou seja, uma matriz de uma linha e várias colunas): #include <stdio.h> #include <stdlib.h> // função recursiva para somar todos os elementos de um array int somar(int indice, int tamanho, int vetor[]){ // o caso base...hora de encerrar a recursividade if(indice == (tamanho - 1)){ return vetor[indice]; } else{ // ainda não é o caso base? vamos fazer uma nova chamada à função somar() return vetor[indice] + somar(indice + 1, 10, vetor); } } // função principal do programa int main(int argc, char *argv[]){ // vamos declarar um array de 10 elementos int valores[10]; int i, soma; // vamos pedir ao usuário para informar os valores para o vetor for(i = 0; i < 10; i++){ printf("Informe o valor do elemento %d: ", i); scanf("%d", &valores[i]); } // vamos efetuar uma chamada à função recursiva somar(); // nota que estamos passando o índice inicial, o tamanho do // array e o array em si soma = somar(0, 10, valores); printf("\nA soma dos elementos è: %d", soma); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executarmos este código C nós teremos o seguinte resultado: Informe o valor do elemento 0: 7 Informe o valor do elemento 1: 3 Informe o valor do elemento 2: 1 Informe o valor do elemento 3: 3 Informe o valor do elemento 4: 8 Informe o valor do elemento 5: 9 Informe o valor do elemento 6: 4 Informe o valor do elemento 7: 3 Informe o valor do elemento 8: 2 Informe o valor do elemento 9: 6 A soma dos elementos é: 46 |
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