![]() |
|
||||
![]() Planilha Web - Planilhas e Calculadoras online para estudantes e profissionais de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica. |
|||||
Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Strings e Caracteres |
Exercício Resolvido de Python - Como testar se duas palavras são anagramas uma da outra - Solução usando dicionário/hash tableQuantidade de visualizações: 2642 vezes |
Exercícios Resolvidos de Python - Como testar se duas palavras são anagramas uma da outra - Solução usando dicionário/hash table Pergunta/Tarefa: Dadas duas palavras p1 e p2, escreva um código Python que informa se uma palavra é anagrama da outra. Um anagrama é uma espécie de jogo de palavras criado com a reorganização das letras de uma palavra ou expressão para produzir outras palavras ou expressões, utilizando todas as letras originais exatamente uma vez. Para esta solução você deverá, obrigatoriamente, usar um dicionário Python, ou seja, um objeto dict. O objetivo é construir duas tabelas de frequências dos caracteres de cada palavra. Dicionários em Python são similares às tabelas hash (hash tables) em outras linguagens de programação. Seu programa deverá exibir a seguinte saída: ![]() Resposta/Solução: Veja a resolução com código comentado em Python: # método que recebe duas palavras e retorna # verdadeiro se uma palavra for anagrama da # outra def anagramas(palavra1, palavra2): # o primeiro passo é verificar se os comprimentos das duas # palavras são iguais if(len(palavra1) != len(palavra2)): return False # agora criamos dois dictionaries para as frequencias de # cada uma das palavras freq_p1 = {} freq_p2 = {} # agora registramos as frequências de letras na primeira # palavra for letra in palavra1: # a letra já está no dicionário? if letra in freq_p1: freq_p1[letra] += 1 # aumenta a frequêcia desta letra else: freq_p1[letra] = 1 # ainda não estava no dicionário # agora registramos as frequências de letras na segunda # palavra for letra in palavra2: # a letra já está no dicionário? if letra in freq_p2: freq_p2[letra] += 1 # aumenta a frequêcia desta letra else: freq_p2[letra] = 1 # ainda não estava no dicionário # registradas as frequências de letras das duas palavras, # chegou a hora de compararmos os dois dicionários for chave in freq_p1: # esta chave não está no segundo dicionário ou # possui valores diferentes? if chave not in freq_p2 or freq_p1[chave] != freq_p2[chave]: return False # se chegou até aqui então uma palavra é anagrama da outra return True def main(): # vamos ler duas palavras e verificar se uma é anagrama da outra palavra1 = input("Informe a primeira palavra: ") palavra2 = input("Informe a segunda palavra: ") # vamos chamar o método que faz a verificação if(anagramas(palavra1, palavra2)): print("As duas palavras são anagramas") else: print("As duas palavras não são anagramas") if __name__== "__main__": main() |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como arredondar um valor numérico de ponto-flutuante para cima usando a função ceil() do objeto Math do JavaScriptQuantidade de visualizações: 14578 vezes |
A função ceil() do objeto Math do JavaScript nos permite arrendondar um valor float ou double para o próximo inteiro maior. Dessa forma, um valor 1.45 será convertido para 2. Veja o código completo para o exemplo: <html> <head> <title>Estudando JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> var valor = 2.85; document.write("O resultado do arredondamento de " + valor + " é " + Math.ceil(valor)); </script> </body> </html> Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: O resultado do arredondamento de 2.85 é 3 |
Python ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas |
Como converter radianos em graus na linguagem PythonQuantidade de visualizações: 5526 vezes |
Todos os métodos e funções trigonométricas em Python recebem seus argumentos em radianos, em vez de graus. Um exemplo disso é a função sin() do objeto math, no módulo math. Esta função recebe o ângulo em radianos e retorna o seu seno. No entanto, há momentos nos quais precisamos retornar alguns valores como graus. Para isso é importante sabermos fazer a conversão de radianos para graus. Veja a fórmula abaixo: \[Graus = Radianos \times \frac{180}{\pi}\] Agora veja como esta fórmula pode ser escrita em código Python: import math # função principal do programa def main(): # valor em radianos radianos = 1.5 # obtém o valor em graus graus = radianos * (180 / math.pi) # mostra o resultado print(radianos, "radianos convertidos para", "graus é", graus) if __name__== "__main__": main() Ao executarmos este código Python nós teremos o seguinte resultado: 1.5 radianos convertidos para graus é 85.94366926962348 Para fins de memorização, 1 radiano equivale a 57,2957795 graus. Por fim, saiba que a linguagem Python nos oferece o método math.degrees() que nos permite converter ângulos radianos em graus. Meu propósito nesta dica foi mostrar a você como o cálculo de conversão pode ser escrito em Python. Em outras dicas dessa seção abordaremos o método math.degrees(). |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços de Repetição |
Exercícios Resolvidos de Java - Usando laços for aninhados para desenhar uma pirâmide de números em Java (com o usuário informando a quantidade de linhas)Quantidade de visualizações: 8983 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java que solicita ao usuário um número inteiro. Este número inteiro deverá estar entre 1 e 12 e será usado como a quantidade de linhas em uma pirâmide de números. Você deverá usar laços for aninhados para controlar as linhas e montar a estrutura desejada. Sua saída deverá ser parecida com: Informe a quantidade de linhas: 5 1 2 1 2 3 2 1 2 3 4 3 2 1 2 3 4 5 4 3 2 1 2 3 4 5 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console: package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // vamos fazer a leitura usando a classe Scanner Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos solicitar a quantidade de linhas System.out.print("Informe a quantidade de linhas: "); int numLinhas = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // não queremos aceitar quantidades de linhas menores que 1 // ou maiores que 12 if((numLinhas < 1) || (numLinhas > 12)){ System.out.println("O número de linhas deve estar entre 1 e 12"); System.exit(0); } // este laço externo controla as linhas System.out.println(); for(int linha = 1; linha <= numLinhas; linha++){ // este laço gera os espaços antes de cada número nas // linhas da pirâmide for (int coluna = 1; coluna <= (numLinhas - linha); coluna++){ System.out.print(" "); // três espaços aqui } // aqui nós exibimos os números de cada linha do lado // esquerdo da pirâmide, até o centro for(int i = linha; i >= 1; i--){ // o número da linha é maior ou igual a 10? se for // colocamos um espaço antes do número if(i >= 10){ System.out.print(" " + i); } else{ // o número da linha é menor que 10? vamos //colocar dois espaços antes do número System.out.print(" " + i); } } // e finalmente exibimos os números de cada linha no // lado direito da pirâmide for (int i = 2; i <= linha; i++){ // o número da linha é maior ou igual a 10? se for // colocamos um espaço antes do número if(i >= 10){ System.out.print(" " + i); } else{ // o número da linha é menor que 10? vamos // colocar dois espaços antes do número System.out.print(" " + i); } } // gera uma nova linha System.out.println(); } System.out.println(); } } |
Ruby ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como retornar o tamanho de um array em Ruby usando o método length da classe ArrayQuantidade de visualizações: 7363 vezes |
Em algumas situações nós precisamos saber a quantidade de elementos em um array da linguagem Ruby. Para isso nós podemos usar a função length da classe Array. Este método retorna um valor inteiro representando a quantidade de elementos no vetor. O trecho de código abaixo mostra como obter a quantidade de elementos em um array em Ruby: # vamos declarar um vetor contendo 5 inteiros valores = [3, 6, 8, 2, 3] # Obtém a quantidade de elementos quant = valores.length puts "O array contém #{quant} elementos" Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: O array contém 5 elementos |
C++ ::: STL (Standard Template Library) ::: Vector C++ |
Como criar um vector de strings em C++, inserir alguns nomes usando a função push_back() e percorrê-los usando um iteradorQuantidade de visualizações: 11178 vezes |
Se você tem pouca experiência com a classe container vector da STL (Standard Template Library), este exemplo o ajudará um pouco. Aqui eu mostro como criar um vector de strings em C++, inserir alguns nomes nele usando a função push_back() e depois percorrê-los individualmente usando um iterador. Veja o código C++ completo para o exemplo: #include <iostream> #include <vector> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // um vector vazio que conterá strings vector<string> nomes; // vamos inserir três nomes nomes.push_back("Osmar J. Silva"); nomes.push_back("Carlos de Souza"); nomes.push_back("Maria Dias de Carvalho"); // vamos percorrer o vector e exibir os nomes vector<string>::iterator it; for(it = nomes.begin(); it < nomes.end(); it++){ cout << *it << endl; } cout << "\n" << endl; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado: Osmar J. Silva Carlos de Souza Maria Dias de Carvalho |
Delphi ::: Dicas & Truques ::: MIDI Musical Instrument Digital Interface, Mapeamento e sequenciamento MIDI, Entrada e saída MIDI |
Como abrir e fechar um dispositivo de saída MIDI usando DelphiQuantidade de visualizações: 11473 vezes |
Quando queremos executar sons MIDI no Windows, a primeira tarefa a ser realizada é abrir o dispositivo de saída MIDI. Isso é feito com uma chamada à função midiOutOpen() da API do Windows. Veja sua assinatura (em C):MMRESULT midiOutOpen( LPHMIDIOUT lphmo, UINT_PTR uDeviceID, DWORD_PTR dwCallback, DWORD_PTR dwCallbackInstance, DWORD dwFlags ); Esta função está traduzida na unit MMSystem.pas do Delphi da seguinte forma: function midiOutOpen(lphMidiOut: PHMIDIOUT; uDeviceID: UINT; dwCallback, dwInstance, dwFlags: DWORD): MMRESULT; stdcall; Antes de continuarmos, vamos entender os parâmetros desta função: lphmo - Este é um ponteiro para um HMIDIOUT (que é simplemente um Integer). Este ponteiro é preenchido com um handle identificando o dispositivo de saída MIDI aberto. Este handle é usado para identificar o dispositivo nas demais chamadas de saída MIDI. uDeviceID - Identificador do dispositivo de saída MIDI a ser aberto. O valor 0 aqui é seguro, visto que este identifica o primeiro dispositivo na lista de dispositivos de saída. Veja minha dica "Como obter uma lista dos dispositivos de saída MIDI no sistema" para mais informações. dwCallback - Um ponteiro para uma função de callback, um handle de evento, um identificador de thread ou um handle para uma janela ou thread chamada durante o playback do MIDI para processar mensagens relacionadas ao processo de playback. Se não houver nada a ser processado, podemos definir o valor 0 para este parâmetro. Dê uma olhada na minha dica relacionada à função MidiOutProc(). dwCallbackInstance - Dados de instância do usuário passados para a função de callback. Este parâmetro não é usado em callbacks de janela e thread. É seguro manter seu valor como 0. dwFlags - Flag de callback para abrir o dispositivo. Por enquanto vamos manter seu valor como CALLBACK_NULL. Veja minhas outras dicas sobre o assunto para aprofundar mais neste parâmetro. Agora que aprendemos mais sobre os parâmetros da função midiOutOpen(), vamos ver como usá-la para abrir um dispositivo de saída MIDI e tocar a nota DÓ média (aquela no meio da escala de notas possíveis). Veja o código completo para a unit: unit Unit2; interface uses Windows, Messages, SysUtils, Variants, Classes, Graphics, Controls, Forms, Dialogs, StdCtrls, MMSystem; type TForm2 = class(TForm) Button1: TButton; procedure Button1Click(Sender: TObject); private { Private declarations } dispositivo: HMIDIOUT; // dispositivo de saída MIDI public { Public declarations } end; var Form2: TForm2; implementation {$R *.dfm} procedure TForm2.Button1Click(Sender: TObject); var erro: Word; begin erro := midiOutOpen(@dispositivo, 0, 0, 0, CALLBACK_NULL); // houve erro na abertura do dispositivo de saída MIDI? if (erro <> 0) then begin ShowMessage('Não foi possível abrir o dispositivo MIDI. Erro: ' + IntToStr(erro)); end else begin ShowMessage('Dispositivo MIDI aberto com sucesso.'); // vamos tocar uma nota para nos certificarmos de que o dispositivo // realmente foi aberto e está funcionando // vamos tocar a nota DÓ média e com velocidade máxima midiOutShortMsg(dispositivo, rgb($90, 60, 127)); // vamos deixar a nota soar um pouco sleep(1000); // vamos silenciar a nota midiOutShortMsg(dispositivo, rgb($80, 60, 0)); // finalmente vamos fechar o dispositivo MIDI midiOutClose(dispositivo); end; end; end. O primeiro passo foi declarar uma variável do tipo HMIDIOUT: dispositivo: HMIDIOUT; Este é o dispositivo de saída que será usado nas demais chamadas MIDI, incluindo a função midiOutClose(), usada para fechar o dispositivo: midiOutClose(dispositivo); Na API do Windows está função está declarada da seguinte forma: MMRESULT midiOutClose( HMIDIOUT hmo ); Na unit MMSystem.pas do Delphi está função está traduzida da seguinte forma: function midiOutClose(hMidiOut: HMIDIOUT): MMRESULT; stdcall; Veja que só precisamos fornecer o nome da variável representando o dispositivo de saída MIDI aberto no momento para que a função se encarregue de fechá-lo. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Apostila Java para iniciantes - Como concatenar strings em Java usando o operador "+"Quantidade de visualizações: 10 vezes |
Strings, ou seja, palavras, frases e textos, são concatenadas em Java usando-se o operador de adição "+". Lembre-se: concatenar significa juntar, agrupar, mesclar, etc. Veja um exemplo completo no trecho de código a seguir: public class Estudos{ public static void main(String[] args){ String s1 = "Bom dia, "; String s2 = "meu caro amigo!"; String s3 = s1 + s2; System.out.println(s3); System.exit(0); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Bom dia, meu caro amigo! |
Ruby ::: Dicas & Truques ::: Hashes (Arrays Associativas) |
Como criar um hash em Ruby - Criação e uso de arrays associativos na linguagem RubyQuantidade de visualizações: 9372 vezes |
Os hashes (também chamados de arrays associativas, mapas ou dicionários) são parecidos com arrays no sentido em que são coleções indexadas de referências a objetos. Contudo, enquanto podemos indexar arrays usando inteiros, hashes podem ser indexados usando-se qualquer tipo de dados: strings, expressões regulares, inteiros, e assim por diante. Quando guardamos um valor em um hash, estamos na verdade guardando dois objetos: o índice (geralmente chamado de chave) e o valor. Os valores em um hash Ruby podem ser de qualquer tipo. Hashes em Ruby podem ser criados de duas formas: usando a notação literal ou criando-se um objeto da classe Hash. Veja como criamos um hash usando notação literal: # cria um hash de estados e capitais capitais = {'Goiás' => 'Goiânia', 'Mato Grosso' => 'Cuiabá', 'Paraná' => 'Curitiba'} # exibe a capital correspondente ao estado de Mato Grosso puts capitais['Mato Grosso'] Veja como usamos os nomes dos estados como chaves e os nomes das capitais como valores para cada um dos elementos do hash. Veja agora como criar este mesmo hash por meio da criação de um objeto da classe Hash: # cria um hash de estados e capitais capitais = Hash.new capitais['Goiás'] = 'Goiânia' capitais['Mato Grosso'] = 'Cuiabá' capitais['Paraná'] = 'Curitiba' # exibe a capital correspondente ao estado de Mato Grosso puts capitais['Mato Grosso'] |
Java ::: Reflection (introspecção) e RTI (Runtime Type Information) ::: Passos Iniciais |
Como retornar o nome de uma classe Java usando os métodos getClass() e getName()Quantidade de visualizações: 13628 vezes |
Entre os métodos que uma classe herda da classe Object, está o método getClass(). Este método retorna um objeto da classe Class e podemos tirar proveito disso para fazer em encadeamento e chamar também o método getName() para obter o nome de uma determinada classe. Veja o exemplo no qual obtemos uma String contendo o nome de uma classe (juntamente com o nome do pacote ao qual ela pertence): import javax.swing.*; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ JButton btn = new JButton(); String nomeClasse = btn.getClass().getName(); System.out.println(nomeClasse); // exibirá: "javax.swing.JButton" System.exit(0); } } Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: javax.swing.JButton |
Nossas 20 dicas & truques de programação mais populares |
JavaScript - Como adicionar zeros (ou outro caractere) no início de uma string usando o método padStart() da linguagem JavaScript Java - Programação Orientada a Objetos em Java - Como usar o modificador de acesso public da linguagem Java |
Você também poderá gostar das dicas e truques de programação abaixo |
Java - Como retornar a hora atual em Java usando um objeto da classe Calendar - Datas e Horas em Java JavaScript - Como testar se todos os elementos de um array satisfazem uma condição em JavaScript usando a função every() PHP - PHP para iniciantes - Como obter a diferença em horas entre duas datas (e suas respectivas horas) |
Nossas 20 dicas & truques de programação mais recentes |
Últimos Projetos e Códigos Fonte Liberados Para Apoiadores do Site |
Python - Como criar o jogo Pedra, Papel, Tesoura em Python - Jogo completo em Python com código comentado |
Últimos Exercícios Resolvidos |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
1º lugar: Java |