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Java ::: Coleções (Collections) ::: ArrayList

Java para iniciantes - Como embaralhar os elementos de uma ArrayList usando o método shuffle() da classe Collections

Quantidade de visualizações: 13618 vezes
Nesta dica mostrarei como usar o método estático shuffle() da classe Collections da linguagem Java para misturar, ou seja, embaralhar os elementos de um objeto da classe ArrayList.

Veja o código completo:

package arquivodecodigos;

import java.util.ArrayList;
import java.util.Collections;
 
public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // cria uma ArrayList que conterá strings
    ArrayList<String> nomes = new ArrayList<String>();
     
    // adiciona itens na lista
    nomes.add("Carlos");
    nomes.add("Maria");
    nomes.add("Fernanda");
    nomes.add("Osmar");    
     
    // exibe os elementos da ArrayList
    System.out.println("Ordem original:\n");
    for(int i = 0; i < nomes.size(); i++){
      System.out.println(nomes.get(i));    
    }  
 
    // Vamos embaralhar os itens da ArrayList
    Collections.shuffle(nomes); 
 
    // exibe os elementos da ArrayList
    System.out.println("\nElementos embaralhados:\n");
    for(int i = 0; i < nomes.size(); i++){
      System.out.println(nomes.get(i));
    }
 
    System.exit(0);
  }
}

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

Ordem original:

Carlos
Maria
Fernanda
Osmar

Elementos embaralhados:

Carlos
Fernanda
Osmar
Maria


Delphi ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Delphi para iniciantes - Como escrever uma função que retorna uma matriz de Integer

Quantidade de visualizações: 13695 vezes
Em algumas situações precisamos retornar uma matriz a partir de uma função. Nesta dica eu mostro como isso pode ser feito. O primeiro passo é declarar um novo tipo. Veja:

type // vamos declarar um novo tipo
  TMatrizInteiros = array of Integer;

Aqui o tipo TMatrizInteiros representa uma matriz de inteiros. Veja a unit completa para o exemplo:

unit Unit1;

interface

uses
  Windows, Messages, SysUtils, Variants, Classes, Graphics, Controls, Forms,
  Dialogs, StdCtrls;

type
  TForm1 = class(TForm)
    Button1: TButton;
    Memo1: TMemo;
    procedure Button1Click(Sender: TObject);
  private
    { Private declarations }
  public
    { Public declarations }
  end;

type // vamos declarar um novo tipo
  TMatrizInteiros = array of Integer;

var
  Form1: TForm1;

implementation

{$R *.dfm}

// função usada para construir e retornar uma
// matriz de Integer
function obterValores: TMatrizInteiros;
var
  tempArray: TMatrizInteiros;
  i: integer;
begin
  // vamos definir o tamanho da matriz
  SetLength(tempArray, 10);

  // vamos inicializar a matriz com os números pares de 0 até 18
  // note que em matrizes abertas o índice inicial é sempre 0
  for i := Low(tempArray) to High(tempArray) do
    begin
      tempArray[i] := i * 2;
    end;

  Result := tempArray; // vamos retornar a matriz
end;

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  valores: TMatrizInteiros; // uma matriz do tipo TMatrizInteiros
  i: Integer;
begin
  valores := obterValores();

  // que já temos a matriz, vamos exibir os valores de
  // seus elementos
  for i := 0 to High(valores) do
    begin
      Memo1.Lines.Add(IntToStr(valores[i]));
    end;
end;

end.

Note que a função retornará uma matriz aberta (open array). Desta forma, seu índice inicial será sempre 0.


Fórmulas da Física ::: Mecânica ::: Fórmulas de Cinemática

Fórmula da Velocidade - Como calcular a velocidade quando temos a distância percorrida e o tempo gasto

Quantidade de visualizações: 1320 vezes
Nesta dica mostrarei a fórmula básica para o cálculo da velocidade dados a distância e o tempo. Esta situação é comum quando, em uma conversa, alguém diz que percorreu uma determinada distância em um determinado tempo e quer saber a velocidade com a qual este percurso foi feito.

Note que não estamos falando de velocidade média, que possui uma fórmula bem semelhante, mas adiciona alguns detalhes.

Assim, a fórmula simples para o cálculo da velocidade dados a distância e o tempo é:

\[v = \frac{d}{t} \]

Onde:

v é a velocidade em metros por segundo (m/s);
d é a distância percorrida em metros (m);
t é o tempo em segundos (s);

Embora metros e segundos sejam as medidas mais adequadas para a resolução deste tipo de problema (por serem as unidades padrões do SI - Sistema Internacional de Medidas), você pode usar quilômetros em vez de metros, desde que o tempo seja medido em horas, com a velocidade em Km/h (quilômetros por hora).

Vamos ver um exemplo?

1) Joana saiu de Goiânia com destino a uma fazenda de amigos, localizada a 180km de distância. Para este percurso ela gastou 3h. Qual foi a velocidade empregada do percurso?

Resolução:

Vamos começar anotando que a distância está em quilômetros e o tempo em horas. Como as informações são compatíveis, não há a necessidade de se converter para metros e segundos. Dessa forma, só precisamos jogar os valores na fórmula. Veja:

\[v = \frac{d}{t} \]
\[v = \frac{180}{3} \]
\[v = 60 \]

Ou seja, a velocidade (que pode ser vista como velocidade média neste problema) é de 60km/h.


PHP ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Curso de PHP - Como obter a quantidade de linhas em um arquivo

Quantidade de visualizações: 9926 vezes
Neste exemplo veremos como abrir um arquivo texto usando a função file() da linguagem PHP e em seguida vamos obter a quantidade de linhas neste arquivo.

Veja o código completo para o exemplo:

<html>
<head>
<title>Estudando PHP</title>
</head>
<body>
 
<?php
  // define o nome do arquivo a ser lido
  $arquivo = 'dados.txt';
 
  // obtém todas as linhas do arquivo
  $linhas = file($arquivo);
  
  // usa a função count() para obter a quantidade de
  // linhas
  $quant = count($linhas);
 
  echo "Este arquivo contém " . $quant . " linhas";
?>

</body>
</html>

Ao executar este código PHP nós teremos o seguinte resultado:

Este arquivo contém 4 linhas


MySQL ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Como retornar a hora atual no MySQL usando as funções CURTIME(), CURRENT_TIME e CURRENT_TIME()

Quantidade de visualizações: 10989 vezes
As funções CURTIME(), CURRENT_TIME e CURRENT_TIME() são usadas quando queremos obter a hora atual do servidor MySQL (no fuso horário atual, definido no banco de dados ou no sistema). O valor retornado pode estar no formato 'HH:MM:SS' ou HHMMSS.uuuuuu, dependendo se a função for chamada em um contexto string ou numérico. Veja:

SELECT CURTIME()

O valor retornado será algo como 23:06:33. Veja agora como usar CURTIME() em um contexto numérico:

SELECT CURTIME() + 0

O retorno será algo como 230633.000000.


PHP ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

PHP para iniciantes - Como substituir substrings sem considerar maiúsculas e minúsculas usando a função str_ireplace() do PHP

Quantidade de visualizações: 530 vezes
Nesta dica mostrarei como usar a função str_ireplace() da linguagem PHP para efetuar substituições de partes de palavras, frases e texto desconsiderando as letras maiúsculas e minúsculas. Os parâmetros fornecidos para esta função são os mesmos da função str_replace().

Veja o código completo para o exemplo:

<html>
<head>
<title>Estudando PHP</title>
</head>
<body>
 
<?php
  $frase = "Jsp? Gosto de programar em JSP";
  echo "Original: " . $frase;
  $frase = str_ireplace("JSP", "PHP", $frase);
  echo "<br>Depois da substituição: " . $frase;
?>
 
</body>
</html>

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

Original: Jsp? Gosto de programar em JSP
Depois da substituição: PHP? Gosto de programar em PHP


Rust ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como retornar o tamanho de um array em Rust usando a função len()

Quantidade de visualizações: 734 vezes
Em várias situações nós precisamos obter e retornar a quantidade de elementos em um vetor Rust, ou seja, um array. Para isso nós podemos usar a função len() do objeto Array.

Veja um exemplo Rust no qual nós criamos um array com cinco elementos do tipo inteiro e em seguida usando a função len() para retornar o seu tamanho:

// função principal do programa Rust
fn main() {
  // vamos criar um array com 5 elementos
  let valores = [7, 3, 4, 9, 1];
  
  // agora vamos obter o tamanho do array
  let tamanho = valores.len();
  
  // e mostramos o resultado
  println!("O array possui {} elementos", tamanho);
}

Ao executar este código Rust nós teremos o seguinte resultado:

O array possui 5 elementos


VB.NET ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle

Como usar o laço Do...Until...Loop do VB.NET

Quantidade de visualizações: 10311 vezes
O laço Do...While...Loop é usado quando queremos testar uma condição e, executar um bloco de código repetidamente ENQUANTO esta condição for verdadeira. O laço Do...Until...Loop, por sua vez, executa uma bloco de códigos repetidamente ATÉ que uma condição se torne verdadeira.

Veja um exemplo de laço Do...Until...Loop que nos permite exibir os números de 0 a 10:

Dim numero As Integer = 0

Do Until numero > 10
  Console.WriteLine(numero)
  numero += 1
Loop

Veja uma nova versão deste código, desta vez contando de 10 a 0:

Dim numero As Integer = 10

Do Until numero < 0
  Console.WriteLine(numero)
  numero -= 1
Loop

Aqui nós estamos novamente avaliando uma condição, ou seja, se o resultado da condição for True, a execução do laço pára. Se for False, o laço continua. Veja um exemplo no qual a condição booleana está bem explícita:

Dim pode As Boolean = True
Dim valor As Integer = 1

Do Until pode = False
  Console.WriteLine(valor)
  valor += 1

  If valor > 20 Then
    pode = False
  End If
Loop



Java ::: Projetos Java Completos - Códigos Fonte Completos Java ::: Projetos Java Programação Orientada a Objetos - Exemplos Java

Simulação de Sistema Bancário usando Programação Orientada a Objetos em Java - Projeto completo com código fonte - Versão console

Quantidade de visualizações: 17893 vezes
Sobre este projeto Java

Durante estes anos que tenho trabalhado como freelancer, mais da metade das requisições dos meus clientes foram ajuda para desenvolver idéias de programação orientada a objetos em Java para projeto de faculdades e universidades.

Com isso percebi que boa parte dos alunos e iniciantes em programação orientada a objetos já entendem toda a teoria. O que lhes falta é prática, ou seja, aplicar estes conhecimentos em aplicações do mundo real.

Pensando nisso, apresento a você um projeto muito interessante e que, se bem entendido e praticado, o ajudará a desenvolver qualquer tipo de aplicação, seja comercial ou para solucionar problemas cotidianos.

O projeto Java apresentado nesta dica é uma simulação completa de um Sistema Bancário, tudo com código fonte em Java, comentado, com variáveis em português, em um nível médio de programação, para facilitar o entendimento de todos.

Nesta simulação nós temos a criação de classes Java, construtores, encapsulamento de dados, agregação e composição, métodos com retorno e sem retorno, variáveis estáticas, variáveis públicas e privadas, e relacionamento entre objetos (um para um, um para muitos, muitos para um) usando ArrayList. Sim, o projeto faz uso extensivo de ArrayList, o que o torna muito rico para o aprendizado e fixação dos conhecimentos da linguagem Java e suas classes principais.

O Diagrama de Classes Java

Antes de falarmos mais sobre o projeto, dê uma boa olhada no seu diagrama de classes:



Como a aplicação está estruturada?

Como podemos ver no diagrama de classes, nós temos uma classe Sistema que contém zero ou vários objetos da classe Banco (relacionamento um para muitos). A classe Banco, por sua vez, possui uma ArrayList de objetos da classe Agência, ou seja, mais um relacionamento um para muitos, já que cada agência pertence a um único banco.

Cada agência pode possuir zero ou mais contas, e cada conta possui um ArrayList de objetos da classe Transação, o que nos permite registrar todas as operações nas contas e emitir o extrato bancário, com os débitos, créditos e transferências entre contas.

Tudo isso é feito por meio de vários menus de opções, como podemos ver na imagem a seguir:



Devo usar ArrayList do Java para desenvolver o sistema?

Sim, objetos da classe ArrayList são perfeitos quando precisamos representar relacionamentos um para muitos e muitos para um. É claro que poderíamos usar vetores de objetos (usando array), mas ficaríamos restritos a tamanhos fixos, enquanto o ArrayList nos permite cadastrar quantos bancos, pessoas, agências e contas quisermos.

Dessa forma, veja, por exemplo, o trecho de código que cria um novo banco:

switch(opcao){
  case 1: // vamos cadastrar um novo banco
    System.out.print("\nNúmero do Banco: ");
    String numeroBanco = entrada.nextLine();
    System.out.print("Nome do Banco: ");
    String nomeBanco = entrada.nextLine();
        
    // vamos incrementar o contador de bancos
    Banco.contadorBancos++;
        
    // agora vamos criar um novo objeto da classe Banco
    Banco b = new Banco(Banco.contadorBancos, nomeBanco,
      numeroBanco);
    // e o adicionamos no ArrayList de bancos
    bancos.add(b);
        
    // e finalmente mostramos uma mensagem de sucesso.
    System.out.println("\nO banco criado com sucesso");
        
    break;


Note que este trecho de código é parte do case da opção Novo Banco do menu Gerenciar Bancos. Veja como usamos uma variável estática contadorBancos da classe Banco para criarmos um valor inteiro auto-incremento que nos permite identificadores únicos para cada banco.

Veja agora mais um trecho de código muito interessante. Trata-se

case 3: // vamos pesquisar uma conta
  System.out.print("\nId, número ou nome cliente da conta: ");
  pesquisaConta = entrada.nextLine();
  // chamamos o método que pesquisa a conta
  temp = pesquisarConta(agenciaAtual, pesquisaConta);
  if(temp == null){ // conta não encotrada
    System.out.println("\nConta não encontrada na agência.");  
  }
  else{
    // mostra a conta encontrada
    System.out.println("\nId da conta bancária: " +
      temp.getId());
    System.out.println("Número da conta: " +
      temp.getNumero());
    System.out.println("Cliente: " + 
      temp.getCliente().getNome());
    System.out.println("Agência: " + agenciaAtual.getNumero() +
      " - " + agenciaAtual.getCidade());
    System.out.println("Banco: " + 
      bancoAtual.getNumero() + " - " + bancoAtual.getNome());
    System.out.println("Saldo atual: " + temp.getSaldo());
    System.out.println("Limite atual: " + temp.getLimite());
  }
        
  break;


Viu que código mais lindo? Note como a Programação Orientada a Objetos em Java nos permite desenvolver idéias de forma bem parecida mesmo ao mundo real.

O fechamento com chave de ouro

O produto final da aplicação Java deverá ser um extrato bancário mostrando os dados da conta escolhida, o histórico de transações com data, tipo da transação e valor, e o saldo atual da conta, com ou sem limite. Veja na imagem abaixo a formatação apresentada (mesmo em modo texto):



Como posso obter este código fonte?

Os links para você baixar todas as versões deste projeto estão abaixo:

1) SBJCNB-A - Sistema Bancário em Java com Código Fonte Versão Console - NetBeans IDE - Faça o Download.

2) SBJCNB-B - Sistema Bancário em Java com Código Fonte Versão Console - Lê e salva os dados em arquivo usando serialização (Serializable), ou seja, os métodos readObject() e writeObject() - NetBeans IDE - Faça o Download.

Não se esqueça: Uma boa forma de estudar o código é fazendo pequenas alterações e rodando para ver os resultados. Outra opção é começar um projeto Java do zero e ir adicionando trechos do código fonte para melhor entendimento de suas partes.


PHP ::: Sistemas Completos com Código Fonte ::: Projetos PHP com Código Fonte - Códigos Fonte PHP

Como criar um Cadastro de Usuários em PHP e MySQL - Cadastrar, Listar, Editar, Exluir e Pesquisar - Código fonte completo

Quantidade de visualizações: 7777 vezes
Sobre este projeto PHP e MySQL

Quando se está dando os primeiros passos em PHP e banco de dados, principalmente no MySQL, é sempre uma boa idéia desenvolver aplicações do mundo real para ver como as coisas realmente funcionam. É muito difícil aprender uma linguagem de programação ou um banco de dados sem visualizar situações nas quais esse conhecimento pode ser aplicado.

Veja na figura abaixo o projeto que desenvolvemos para você nesta dica:



O que vou aprender neste código fonte?

Escrevemos uma aplicação PHP e MySQL bem simples, sem muita formatação e sem firulas de programador exibido, apenas com o propósito de ensiná-lo(a) como gravar, listar, editar, excluir e pesquisar dados em uma tabela MySQL a partir de uma aplicação PHP.

Como você pode ver na imagem acima, o cadastro é muito simples: nome, e-mail, idade e sexo. Porém, não se deixe levar pela simplicidade, pois este é o conhecimento básico para se desenvolver programas PHP e MySQL mais avançados. Isso quer dizer que, uma vez dominado as técnicas ensinadas aqui, você será capaz de criar sistemas para folha de pagamento em PHP, gestão financeira, contas a pagar e a receber, gestão de documentos em PHP, muita coisa mesmo.

Por meio de um código simples e bem documentado, você verá como disparar os comandos SQL INSERT, DELETE, UPDATE e SELECT a partir de seus códigos PHP. Mostramos também como escrever uma função tratar_entrada() para que os dados vindos de formulários POST ou GET sejam devidamente tratados antes de entrar na sua aplicação. Isso garante maior segurança e também evita que usuários mal intencionados fiquem tentando injetar código nas suas aplicações usando SQL Injection.

Por fim, você também aprenderá como escrever páginas PHP separadas para representar o topo da aplicação, o menu do lado e o rodapé, de forma que você não precise atualizar todas estas partes sempre que decidir mudar a cor ou o layout da aplicação.

Como posso obter este código fonte?

Para adquirir este código fonte, me chama no WhatsApp ou no e-mail indicando na lateral do site. Se necessário podemos combinar e faço a instalação na sua máquina ou no seu domínio. Podemos também combinar as alterações ou a adição de novas funcionalidades.

Não se esqueça: Uma boa forma de estudar o código é fazendo pequenas alterações e rodando para ver os resultados. Outra opção é começar um projeto PHP do zero e ir adicionando trechos do código fonte para melhor entendimento de suas partes.

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