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PHP ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como criar vetores em PHP com a construção array() e usando inteiros como chavesQuantidade de visualizações: 8446 vezes |
A linguagem PHP nos permite criar vetores (arrays) e informar os valores inteiros que queremos como chaves, ou seja, não precisamos, obrigatoriamente, iniciar os índices dos elementos em 0. Veja o código a seguir: <html> <head> <title>Estudando PHP</title> </head> <body> <?php $linguagens = array(10 => 'Java', 11 => 'Python', 12 => 'C++'); echo "A linguagem escolhida foi: " . $linguagens[11]; ?> </body> </html> Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: A linguagem escolhida foi: Python |
C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como inverter o conteúdo de uma string C# usando as funções ToCharArray() e Reverse()Quantidade de visualizações: 16172 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos tirar proveito do método ToCharArray() da classe String e do método Reverse() da classe Array do C# para inverter a ordem dos caracteres de uma palavra, frase ou texto. Note que criei um método InverterString() que recebe uma string e a devolve invertida. Veja o código completo para o exemplo: using System; namespace Estudos { class Program { static void Main(string[] args) { string frase = "Gosto de C# e Java"; Console.WriteLine("String original: " + frase); // inverte o conteúdo frase = InverterString(frase); Console.WriteLine("String invertida: " + frase); Console.WriteLine("Pressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } static string InverterString(string str) { char[] arrChar = str.ToCharArray(); Array.Reverse(arrChar); string invertida = new String(arrChar); return invertida; } } } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: String original: Gosto de C# e Java String invertida: avaJ e #C ed otsoG |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle |
Exercícios Resolvidos de Java - Ler os lados de um triângulo e informar se ele é isósceles, escaleno ou equiláteroQuantidade de visualizações: 12932 vezes |
Pergunta/Tarefa: Um triângulo é uma forma geométrica (polígono) composta de três lados, sendo que cada lado é menor que a soma dos outros dois lados. Assim, para que um triângulo seja válido, é preciso que seus lados A, B e C obedeçam à seguinte regra: A < (B + C), B < (A + C) e C < (A + B). Escreva um programa Java que leia os três lados de um triângulo e verifique se tais valores realmente formam um triângulo. Se o teste for satisfatório, informe se o triângulo é isósceles (dois lados iguais e um diferente), escaleno (todos os lados diferentes) ou equilátero (todos os lados iguais). Sua saída deverá ser parecida com: Informe o primeiro lado do triângulo: 30 Informe o segundo lado do triângulo: 40 Informe o terceiro lado do triângulo: 60 O triângulo é escaleno Veja a resolução comentada deste exercício usando Java: package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // vamos fazer a leitura usando a classe Scanner Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos ler o primeiro lado do triângulo System.out.print("Informe o primeiro lado do triângulo: "); int ladoA = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // vamos ler o segundo lado do triângulo System.out.print("Informe o segundo lado do triângulo: "); int ladoB = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // vamos ler o terceiro lado do triângulo System.out.print("Informe o terceiro lado do triângulo: "); int ladoC = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // os lados informados formam um triângulo? if((ladoA < (ladoB + ladoC)) && (ladoB < (ladoA + ladoC)) && (ladoC < (ladoA + ladoB))){ // é um triângulo equilátero (todos os lados iguais)? if((ladoA == ladoB) && (ladoB == ladoC)){ System.out.println("O triângulo é equilátero"); } else{ // é isósceles (dois lados iguais e um diferente)? if((ladoA == ladoB) || (ladoA == ladoC) || (ladoC == ladoB)){ System.out.println("O triângulo é isósceles"); } else{ // é escaleno System.out.println("O triângulo é escaleno"); } } } else{ System.out.println("Os lados informados não formam um triângulo."); } } } |
C ::: Dicas & Truques ::: Ordenação e Pesquisa (Busca) |
Ordenação e pesquisa em C - Como ordenar um vetor de inteiros usando a ordenação Insertion Sort (Ordenação por Inserção)Quantidade de visualizações: 3109 vezes |
A ordenação Insertion Sort, ou Ordenação por Inserção, possui uma complexidade de tempo de execução igual à ordenação Bubble Sort (Ordenação da Bolha), ou seja, O(n2). Embora mais rápido que o Bubble Sort, e ser um algorítmo de ordenação quadrática, a ordenação Insertion Sort é bastante eficiente para problemas com pequenas entradas, sendo o mais eficiente entre os algoritmos desta ordem de classificação, porém, nunca recomendada para um grande conjunto de dados. A forma mais comum para o entendimento da ordenação Insertion Sort é compará-la com forma pela qual algumas pessoas organizam um baralho num jogo de cartas. Imagine que você está jogando as cartas. Você está com as cartas na mão e elas estão ordenadas. Você recebe uma nova carta e deve colocá-la na posição correta da sua mão de cartas, de forma que as cartas obedeçam à ordenação. A cada nova carta adicionada à sua mão de cartas, a nova carta pode ser menor que algumas das cartas que você já tem na mão ou maior, e assim, você começa a comparar a nova carta com todas as cartas na sua mão até encontrar sua posição correta. Você insere a nova carta na posição correta, e, novamente, a sua mão é composta de cartas totalmente ordenadas. Então, você recebe outra carta e repete o mesmo procedimento. Então outra carta, e outra, e assim em diante, até não receber mais cartas. Esta é a ideia por trás da ordenação por inserção. Percorra as posições do vetor (array), começando com o índice 1 (um). Cada nova posição é como a nova carta que você recebeu, e você precisa inseri-la no lugar correto no sub-vetor ordenado à esquerda daquela posição. Vamos ver a implementação na linguagem C agora? Observe o seguinte código, no qual temos um vetor de inteiros com os elementos {4, 6, 2, 8, 1, 9, 3, 0, 11}: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> // função que permite ordenar um vetor de inteiros // usando a ordenação Insertion Sort void insertionSort(int vetor[], int tam){ int i, temp, j; // este laço varre os elementos a partir do segundo // elemento, ou seja, o índice 1 for(i = 1; i < tam; i++){ // guardamos o elemento atual em temp temp = vetor[i]; for(j = i; ((j > 0) && (vetor[j - 1] > temp)); j--){ vetor[j] = vetor[j - 1]; // houve uma troca } vetor[j] = temp; // colocamos temp em seu devido lugar } } int main(int argc, char *argv[]){ int valores[] = {4, 6, 2, 8, 1, 9, 3, 0, 11}; int i, tamanho = 9; // imprime a matriz sem a ordenação puts("Sem ordenação:\n"); for(i = 0; i < 9; i++){ printf("%d ", valores[i]); } // vamos ordenar a matriz insertionSort(valores, tamanho); // imprime a matriz ordenada puts("\n\nOrdenada usando Insertion Sort:\n"); for(i = 0; i < 9; i++){ printf("%d ", valores[i]); } printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: Sem ordenação: 4 6 2 8 1 9 3 0 11 Ordenada usando Insertion Sort: 0 1 2 3 4 6 8 9 11 |
C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Matemática e Estatística |
Exercício Resolvido de C - Escreva um programa C que pede um número inteiro e informa se o número informado é um número de ArmstrongQuantidade de visualizações: 972 vezes |
Pergunta/Tarefa: Um número é chamado de número de Armstrong quando a soma de cada um dos seus dígitos, elevado à quantidade de dígitos do número, equivale ao próprio número. Por exemplo, 153 e 93084 são números de Armstrong, já que: 153 = 13 + 53 + 33 93084 = 95 + 35 + 05 + 85 + 45 Escreva um programa C que pede para o usuário informar um número inteiro e informa se o número informado é um número de Armstrong ou não. Seu código deve usar apenas os operadores matemáticos disponíveis na linguagem C. Sua saída deverá ser parecida com: Informe um número inteiro: 153 O número informado é um número de Armstrong Veja a resolução comentada deste exercício usando C: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <locale.h> #include <math.h> int main(int argc, char *argv[]){ // variáveis usadas na resolução do problema int numero, quant_digitos = 0, temp, resto, soma = 0; setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português // vamos pedir para o usuário informar um número printf("Informe um número inteiro: "); scanf("%d", &numero); // o primeiro passo é obter a quantidade de dígitos que o número informado // possui temp = numero; while(temp != 0) { quant_digitos = quant_digitos + 1; temp = temp / 10; } // agora efetuamos o cálculo que verifica se o número é um número // de Armstrong ou não temp = numero; while(temp > 0){ resto = temp % 10; soma = soma + (int)(pow(resto, quant_digitos)); temp = temp / 10; } if(soma == numero){ printf("O número informado é um número de Armstrong"); } else{ printf("O número informado não é um número de Armstrong"); } printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } |
Python ::: Matplotlib Python Library (Biblioteca Python Matplotlib) ::: Geração e Plotagem de Gráficos usando Matplotlib |
Como gerar o gráfico da função seno usando a biblioteca Matplotlib do PythonQuantidade de visualizações: 2744 vezes |
Sabemos, como lembrança das nossas aulas de Trigonometria no segundo grau, que a função seno é a razão entre o cateto oposto e a hipotenusa de um triângulo retângulo, ou seja, trata-se de uma razão trigonométrica que retorna valores na faixa de -1 até 1 (ambos inclusos). Nesta dica mostrarei como podemos usar as capacidades de geração de gráficos da biblioteca Matplotlib da linguagem Python, combinadas com as funções arange() e sin() da biblioteca NumPy para gerar o gráfico da função seno. Antes de vermos o código, observe o resultado gerado na imagem a seguir: ![]() Veja agora o código Python completo para a geração do gráfico: # importamos a biblioteca NumPy import numpy as np #importamos a biblioteca Matplotlib import matplotlib.pyplot as plt def main(): # definimos o título para a área de plotagem plt.title('Gráfico da Função Seno') # vamos exibir o grid da área de plotagem plt.grid(True) # vamos definir os valores da coordenada x # os valores gerados serão de 0 até 12 (não incluído) eixo_x = np.arange(0, 12, 0.1) # os valores da coordenada y serão o seno de # cada valor correspondente no eixo x eixo_y = np.sin(eixo_x) # vamos plotar a função seno agora plt.plot(eixo_x, eixo_y) # finalmente exibimos o resultado plt.show() if __name__== "__main__": main() |
Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como transformar um StringBuffer em uma String usando o método toString() da classe StringBufferQuantidade de visualizações: 250 vezes |
Como já vimos em dicas anteriores, um objeto da classe String é imutável, ou seja, quando modificamos o conteúdo de uma String, o interpretador cria um novo objeto, copiando o conteúdo da string anterior para o objeto recém-criado. Já a classe StringBuffer é mutável, ou seja, podemos modificar o seu conteúdo sem a necessidade da criação de um novo objeto. Você ficará surpreso ao saber que não podemos atribuir uma variável do tipo StringBuffer em uma variável do tipo String e vice-versa. Ao tentarmos fazer isso, os seguintes erros de compilação são exibidos: a) error: incompatible types: StringBuffer cannot be converted to String b) error: incompatible types: String cannot be converted to StringBuffer Assim, sempre que for necessário converter um StringBuffer em uma String, temos que usar o seu método toString(). Veja: package arquivodecodigos; // Este exemplo mostra como converter um // StringBuffer em uma String public class Estudos{ public static void main(String[] args){ StringBuffer frase = new StringBuffer("Programação Java"); String resultado = frase.toString(); System.out.println(resultado); System.exit(0); } } |
C# ::: Coleções (Collections) ::: List<T> |
Como retornar a quantidade de itens em uma List genérica do C# usando a propriedade CountQuantidade de visualizações: 10136 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos retornar o tamanho de uma List do C# usando a propriedade Count. Veja o código C# completo para o exemplo: using System; using System.Collections.Generic; namespace Estudos { class Principal { static void Main(string[] args) { // cria uma List genérica de inteiros List<int> valores = new List<int>(); // insere valores na lista valores.Add(4); valores.Add(2); valores.Add(87); valores.Add(23); // obtém a quantidade de itens na lista int quant = valores.Count; Console.WriteLine("A lista contém " + quant + " elementos."); Console.WriteLine("\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: A lista contém 4 elementos. |
Portugol ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Exercícios Resolvidos de Portugol - Faça um algoritmo em Portugol que leia 9 números inteiros, guarde-os em uma matriz 3x3 e mostre os números paresQuantidade de visualizações: 1152 vezes |
Pergunta/Tarefa: Faça um algoritmo em Portugol que leia 9 números inteiros e guarde-os em uma matriz 3x3. Imprima a matriz no formato tabular, usando a melhor formatação que você conseguir. Em seguida, percorra a matriz novamente e imprima somente os números que são pares, todos na mesma linha e separados por espaço. Sua saída deverá ser parecida com: Linha 1 e coluna 1: 8 Linha 1 e coluna 2: 1 Linha 1 e coluna 3: 5 Linha 2 e coluna 1: 3 Linha 2 e coluna 2: 9 Linha 2 e coluna 3: 30 Linha 3 e coluna 1: 7 Linha 3 e coluna 2: 23 Linha 3 e coluna 3: 10 Valores na matriz 8 1 5 3 9 30 7 23 10 Os valores pares são: 8 30 10 Veja a resolução completa para o exercício em Portugol, comentada linha a linha (fiz a resolução no Portugol Webstudio): // Um algoritmo que lê uma matriz 3x3 programa { funcao inicio() { // variáveis usadas na resolução do problema inteiro matriz[3][3] inteiro i, j // vamos pedir para o usuário informar os valores // dos elementos da matriz, uma linha de cada vez para (inteiro i = 0; i < 3; i++) { para (inteiro j = 0; j < 3; j++) { escreva("Linha ", (i + 1), " e coluna ", (j + 1), ": ") leia(matriz[i][j]) } } // vamos mostrar a matriz da forma que ela foi informada escreva("\nValores na matriz:\n\n") para (inteiro i = 0; i < 3; i++) { para (inteiro j = 0; j < 3; j++) { escreva(matriz[i][j], " ") } // passa para a próxima linha da matriz escreva("\n") } // agora vamos percorrer a matriz novamente e mostrar // apenas os valores pares escreva("\nOs valores pares são: ") para (inteiro i = 0; i < 3; i++) { para (inteiro j = 0; j < 3; j++) { // é um número par? se (matriz[i][j] % 2 == 0) { escreva(matriz[i][j], " ") } } } } } |
VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Como verificar quantas vezes um valor é encontrado em um vetor - Como usar vetores e matrizes em VisuAlgQuantidade de visualizações: 402 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa VisuAlg que declara, constrói e inicializa um vetor de 10 inteiros. Em seguida peça para que o usuário informe um valor a ser pesquisado. Faça uma varredura no vetor e informe quantas vezes o valor pesquisado é encontrado: // declara um vetor de 10 inteiros valores: vetor[1..10] de inteiro Informe um valor: 4 O valor foi encontrado: 3 vezes Informe um valor: 8 O valor foi encontrado: 1 vezes Informe um valor: 3 O valor foi encontrado: 0 vezes Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg: algoritmo "Contar quantas vezes um elemento repete em um vetor" var // variáveis usadas na resolução do problema valores: vetor[1..10] de inteiro pesquisa, repeticoes, i: inteiro inicio // inicializa um vetor de 10 inteiros valores[1] <- 4 valores[2] <- 21 valores[3] <- 9 valores[4] <- 8 valores[5] <- 12 valores[6] <- 21 valores[7] <- 4 valores[8] <- 4 valores[9] <- 1 valores[10] <- 10 // vamos ler um valor inteiro escreva("Informe um valor: ") leia(pesquisa) // vamos verificar quantas vezes o valor informado está // contido no vetor repeticoes <- 0 para i de 1 ate 10 faca se valores[i] = pesquisa entao // encontrou? vamos contar esta ocorrência repeticoes <- repeticoes + 1 fimse fimpara // vamos mostrar o resultado escreva("O valor foi encontrado: ", repeticoes, " vezes") fimalgoritmo |
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