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![]() Planilha Web - Planilhas e Calculadoras online para estudantes e profissionais de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica. |
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Python ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas |
Como converter radianos em graus na linguagem PythonQuantidade de visualizações: 5515 vezes |
Todos os métodos e funções trigonométricas em Python recebem seus argumentos em radianos, em vez de graus. Um exemplo disso é a função sin() do objeto math, no módulo math. Esta função recebe o ângulo em radianos e retorna o seu seno. No entanto, há momentos nos quais precisamos retornar alguns valores como graus. Para isso é importante sabermos fazer a conversão de radianos para graus. Veja a fórmula abaixo: \[Graus = Radianos \times \frac{180}{\pi}\] Agora veja como esta fórmula pode ser escrita em código Python: import math # função principal do programa def main(): # valor em radianos radianos = 1.5 # obtém o valor em graus graus = radianos * (180 / math.pi) # mostra o resultado print(radianos, "radianos convertidos para", "graus é", graus) if __name__== "__main__": main() Ao executarmos este código Python nós teremos o seguinte resultado: 1.5 radianos convertidos para graus é 85.94366926962348 Para fins de memorização, 1 radiano equivale a 57,2957795 graus. Por fim, saiba que a linguagem Python nos oferece o método math.degrees() que nos permite converter ângulos radianos em graus. Meu propósito nesta dica foi mostrar a você como o cálculo de conversão pode ser escrito em Python. Em outras dicas dessa seção abordaremos o método math.degrees(). |
GoLang ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como retornar o tamanho de uma string em Golang usando os métodos len() e RuneCountInString()Quantidade de visualizações: 997 vezes |
Em algumas situações nós precisamos obter e retornar o tamanho de uma string, ou seja, a quantidade de caracteres em uma palavra, frase ou texto. Para isso nós podemos duas funções na linguagem Go: len() e RuneCountInString(). O método len() retorna a quantidade de bytes contidos em uma string. Note, porém, que esta função não é recomendada quando estamos lidando com caracteres do conjunto utf8, que requerem dois bytes. Dessa forma, se estivermos certos de que a string não possui acentos ou caracteres especiais, então o método len() é o mais adequado. Veja um trecho de código Golang no qual pedimos para o usuário informar uma palavra ou frase e em seguida nós informamos a quantidade de caracteres contidos nela: // pacote principal package main // vamos importar os módulos necessários import ( "bufio" "fmt" "os" "strings" ) // esta é a função principal do programa func main() { // variáveis que vamos usar na resolução do problema var frase string var tamanho int // vamos pedir para o usuário informar uma // palavra ou frase fmt.Print("Informe uma palavra ou frase: ") var entrada = bufio.NewReader(os.Stdin) frase, _ = entrada.ReadString('\n') frase = strings.TrimSpace(frase) // vamos obter o tamanho da string tamanho = len(frase) // e mostramos o resultado fmt.Printf("A palavra ou frase contém %d caracteres", tamanho) } Ao executarmos este código Go nós teremos o seguinte resultado: Informe uma palavra ou frase: Gosto de Python A palavra ou frase contém 15 caracteres Se contarmos a quantidade de caracteres na string informada, realmente veremos que o código retornou o resultado esperado. O problema acontece quando informamos uma palavra ou frase com acentos ou caracteres especiais. Experimente e veja que a função len() começa a retornar uma contagem estranha. Quando nossas strings possuem caracteres especiais ou com acentos, a função a ser usada é RuneCountInString(). Veja: // pacote principal package main // vamos importar os módulos necessários import ( "bufio" "fmt" "os" "unicode/utf8" "strings" ) // esta é a função principal do programa func main() { // variáveis que vamos usar na resolução do problema var frase string var tamanho int // vamos pedir para o usuário informar uma // palavra ou frase fmt.Print("Informe uma palavra ou frase: ") var entrada = bufio.NewReader(os.Stdin) frase, _ = entrada.ReadString('\n') frase = strings.TrimSpace(frase) // vamos obter o tamanho da string tamanho = utf8.RuneCountInString(frase) // e mostramos o resultado fmt.Printf("A palavra ou frase contém %d caracteres", tamanho) } Ao executarmos este novo código nós teremos o resultado: Informe uma palavra ou frase: Código A palavra ou frase contém 6 caracteres |
C# ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Datas e horas em C# - Como obter o valor numérico do dia da semana para uma determinada data usando C#Quantidade de visualizações: 84 vezes |
A propriedade DayOfWeek da classe DateTime da linguagem C# retorna um valor numérico que corresponde ao dia da semana. Assim, se o dia for domingo, o retorno será 0. Se for segunda-feira, o resultado será 1, e assim por diante. Veja o código completo para o exemplo: using System; namespace Estudos{ class Program{ static void Main(string[] args) { // domingo = 0, segunda = 1, etc DateTime agora = DateTime.Now; int dia_semana = (int)agora.DayOfWeek; Console.WriteLine("O valor numérico do dia da semana é: {0:D}", dia_semana); Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: O valor numérico do dia da semana é: 2 |
Java ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como testar se uma matriz é simétrica em JavaQuantidade de visualizações: 1133 vezes |
Uma matriz simétrica é uma matriz que é igual à sua transposta. Para que esta definição faça sentido, apenas podemos considerar matrizes que são quadradas, ou seja, mesma quantidade de linhas e colunas. De forma mais precisa, se A=[aij] é uma matriz de ordem n x n, nós dizemos que A é simétrica quando A=At. Veja um código Java completo no qual nós declaramos uma matriz quadrada de ordem 3, pedimos para o usuário informar os valores de seus elementos e no final informamos se a matriz é uma matriz simétrica: package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ int n = 3; // ordem da matriz quadrada int matriz[][] = new int[n][n]; // matriz quadrada // para efetuar a leitura do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos pedir para o usuário informar os elementos da matriz for (int i = 0; i < n; i++){ for (int j = 0; j < n; j++) { System.out.print("Elemento na linha " + (i + 1) + " e coluna " + (j + 1) + ": "); matriz[i][j] = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); } } // agora verificamos se a matriz é simétrica boolean simetrica = true; for (int i = 0; (i < n) && (simetrica); i++) { for (int j = 0; (j < i) && (simetrica); j++) { // os elementos em posicoes simetricas sao iguais? if (matriz[i][j] != matriz[j][i]){ simetrica = false; } } } // agora mostramos a matriz lida System.out.printf("\n"); for (int i = 0; i < n; i++) { for (int j = 0; j < n; j++) { System.out.printf("%d ", matriz[i][j]); } System.out.printf("\n"); } if (simetrica){ System.out.printf("\nA matriz informada é uma matriz simétrica.\n"); } else{ System.out.printf("\nA matriz informada não é uma matriz simétrica.\n"); } } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Elemento na linha 1 e coluna 1: 5 Elemento na linha 1 e coluna 2: 1 Elemento na linha 1 e coluna 3: 2 Elemento na linha 2 e coluna 1: 1 Elemento na linha 2 e coluna 2: 6 Elemento na linha 2 e coluna 3: 3 Elemento na linha 3 e coluna 1: 2 Elemento na linha 3 e coluna 2: 3 Elemento na linha 3 e coluna 3: 8 5 1 2 1 6 3 2 3 8 A matriz informada é uma matriz simétrica. |
C++ ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: STL Vector C++ |
Exercícios Resolvidos de C++ - Escreva um programa C++ que retorna os elementos em um vector que são estritamente menores que seus vizinhos adjacentes da esquerda e da direitaQuantidade de visualizações: 229 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa C++ que retorna os elementos em um vector que são estritamente menores que seus vizinhos adjacentes da esquerda e da direita. Seu código deverá pedir para o usuário informar 10 valores inteiros, guardá-los em um vector e então calcular e exibir o resultado. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o 1.o valor: 8 Informe o 2.o valor: 4 Informe o 3.o valor: 9 Informe o 4.o valor: 3 Informe o 5.o valor: 1 Informe o 6.o valor: 6 Informe o 7.o valor: 2 Informe o 8.o valor: 7 Informe o 9.o valor: 3 Informe o 10.o valor: 8 Conteúdo do vector: 8 4 9 3 1 6 2 7 3 8 Os elementos menores que seus vizinhos adjascentes são: 4 1 2 3 Veja a resolução comentada deste exercício usando C++: // vamos fazer os includes ncessários #include <algorithm> #include <iostream> #include <vector> using namespace std; // função para encontrar os elementos no vector que são menores // que seus vizinhos adjacentes vector<int> verificar(vector<int> valores) { // vamos inicializar um vector vazio para guardar os elementos // que passarem na condição vector<int> temp; // vamos percorrer o vector recebido como argumento for(int i = 1; i < valores.size() - 1; i++) { // o elemento atual é menor que o elemento anterior e posterior a ele? if(valores[i] < valores[i - 1] && valores[i] < valores[i + 1]) { // vamos adicionar no vector temporário temp.push_back(valores[i]); } } // retornamos o vector temporário return temp; } // função principal do programa int main(int argc, char *argv[]) { // vamos criar o vector que guardará os valores informados // pelo usuário vector<int> numeros; int valor; // vamos ler 10 números inteiros for (int i = 0; i < 10; i++) { cout << "Informe o " << (i + 1) << ".o valor: "; cin >> valor; numeros.push_back(valor); } // vamos mostrar o conteúdo do vector original cout << "\nConteúdo do vector: "; for (int n: numeros) { cout << n << " "; } // agora vamos testar os números que são menores que seus // vizinhos adjascentes vector<int> resultado = verificar(numeros); cout << "\n\nOs elementos menores que seus vizinhos adjascentes são:\n\n"; for (int n: resultado) { cout << n << " "; } cout << "\n\n"; return EXIT_SUCCESS; } |
JavaScript ::: DOM (Document Object Model) ::: Navegação e Pesquisa de Nós (Nodes) |
Como obter o tipo de um nó no DOM (Document Object Model) usando a propriedade nodeType a partir de seus códigos JavaScriptQuantidade de visualizações: 8416 vezes |
Como obter o tipo de um nó no DOM (Document Object Model) usando a propriedade nodeType a partir de seus códigos JavaScript A propriedade nodeType, definida no World Wide Web Consortium (W3C) Document Object Model (DOM) Level 1, pode ser usada quando precisamos obter o tipo de um determinado nó (node) na hierarquia de elementos HTML no DOM (Document Object Model). Esta propriedade retorna um valor inteiro indicando o tipo de nó sendo testado. Os valores mais comuns são 1 (nó elemento) e 3 (nó texto). Veja uma página HTML na qual temos um parágrafo e um elemento span. Na primeira vez nós vamos obter uma referência ao parágrafo e testar o tipo do nó. Na segunda vez nós obtemos uma referência ao primeiro nó filho do elemento span, o que resultará em seu conteúdo sendo testado. Veja: <html> <head> <title>Estudos JavaScript</title> <script type="text/javascript"> function obterNodeType(){ // vamos obter uma referência ao parágrafo com o id "paragrafo" var elem = document.getElementById("paragrafo"); // vamos obter o tipo de nó deste elemento var tipo = elem.nodeType; // vamos mostrar o resultado window.alert("O tipo deste elemento é: " + tipo); // vamos obter uma referência ao span com o id "frase" elem = document.getElementById("frase"); // vamos obter o tipo de nó do primeiro filho deste elemento tipo = elem.firstChild.nodeType; // vamos mostrar o resultado window.alert("O tipo deste elemento é: " + tipo); } </script> </head> <body> <p id="paragrafo">Sou um parágrafo</p> <span id="frase">Veja esta frase</span> <br><button onclick="obterNodeType()">Obter tipo do nó (nodeType)</button> </body> </html> Note que esta propriedade é somente-leitura, ou seja, não podemos modificar seu valor em tempo de execução. A propriedade nodeType pode ser obtida a partir dos seguintes elementos: a, abbr, acronym, address, applet, area, b, base, basefont, bdo, bgsound, big, blink, blockquote, body, br, button, caption, center, cite, code, col, colgroup, comment, dd, del, dfn, dir, div, dl, dt, em, embed, fieldset, font, form, frame, frameset, h1, h2, h3, h4, h5, h6, head, hr, html, i, iframe, img, input:button, input:checkbox, input:file, input:hidden, input:image, input:password, input:radio, input:range, input:reset, input:search, input:submit, input:text, ins, isindex, kbd, keygen, label, legend, li, link, listing, map, marquee, menu, meta, nobr, noframes, noscript, object, ol, optgroup, option, p, param, plaintext, pre, q, rt, ruby, s, samp, script, select, small, span, strike, strong, style, sub, sup, table, tbody, td, textarea, tfoot, th, thead, title, tr, tt, u, ul, var, wbr, xml e xmp. Esta dica foi escrita e testada no Internet Explorer 8 e Firefox 3.6. |
Python ::: Python para Engenharia ::: Engenharia Civil - Cálculo Estrutural |
Como calcular a Força Normal Adimensional ou Força Normal Reduzida de um pilar em Python - Python para Estruturas de Concreto ArmadoQuantidade de visualizações: 512 vezes |
![]() A Força Normal Adimensional de um pilar, também chamada de Força Normal Reduzida, é representada pela letra grega ν (ni) e nos dá uma idéia da magnitude da força normal que está sendo aplicada na seção transversal de um pilar. A fórmula para o cálculo da Força Normal Adimensional pode ser representada da seguinte forma: \[\nu = \frac{N_\text{sd}}{A_\text{c} \cdot \frac{f_\text{ck}}{\gamma _\text{c}}} \] Onde: ν é a Força Normal Adimensional sem unidade; Nd é a força normal de projeto, em kN. fck é a resistência característica do concreto em kN/cm2. Para converter de Mpa para kN/cm2 nós só precisamos dividir por 10. γc é o fator de ponderação do concreto e, em geral, possui o valor 1,4. Ao dividirmos o fck pelo γc nós chegamos ao fcd, que é resistência de cálculo do concreto. Note que o valor encontrado para a força normal adimensional ν (ni) é o valor que, junto com o μ (mi), forma a dupla de fatores para o ábaco de VENTURINI que nos retornará o valor de ω (ômega) que nos ajudará a calcular a área de aço (As) do pilar. Há duas considerações importantes em relação à Força Normal Adimensional ν de um pilar: a) Se ν < 0,30 -> pode ser adequado reduzir a seção transversal do pilar. b) Se ν > 1,30 -> pode ser conveniente aumentar a seção transversal do pilar. Agora vamos ver o código Python? Note que pediremos para o usuário informar as dimensões do pilar nas direções x e y em centímetros, a carga total no pilar em kN e o fck do concreto em Mpa e retornaremos o valor da força normal adimensional: # método principal def main(): # vamos pedir as dimensões do pilar hx = float(input("Informe a dimensão do pilar na direção x (em cm): ")) hy = float(input("Informe a dimensão do pilar na direção y (em cm): ")) # vamos pedir a carga total no pilar em kN Nk = float(input("Informe a carga total no pilar (em kN): ")) # agora vamos obter o FCK do concreto em MPa fck = float(input("Informe o FCK do concreto (em MPa): ")) # vamos converter MPa para kN/cm2 fck = fck / 10 # vamos obter o menor lado do pilar (menor dimensão da seção transversal) if (hx < hy): b = hx else: b = hy # agora vamos calcular a área do pilar em centímetros quadrados area = hx * hy # a área está de acordo com a norma NBR 6118 (ABNT, 2014) if (area < 360): print("A área do pilar não pode ser inferior a 360cm2") return # vamos calcular a força normal de projeto Nd yn = 1.95 - (0.05 * b) # de acordo com a norma NBR 6118 (ABNT, 2014) Tabela 13.1 yf = 1.4 # regra geral para concreto armado Nd = yn * yf * Nk # vamos fixar o fator de ponderação do concreto em 1.4 yc = 1.4 # e agora calculamos a força normal adimensional do pilar fna = Nd / (area * (fck / yc)) # e mostramos o resultado print("\nA Força Normal Adimensional do pilar é: {0}".format(round(fna, 2))) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: Informe a dimensão do pilar na direção x (em cm): 40 Informe a dimensão do pilar na direção y (em cm): 19 Informe a carga total no pilar (em kN): 841.35 Informe o FCK do concreto (em MPa): 30 A Força Normal Adimensional do pilar é: 0.72 |
Delphi ::: Data Controls (Controles de Dados) ::: TDBGrid |
Como retornar o índice da coluna da célula atual em um TDBGrid do DelphiQuantidade de visualizações: 10304 vezes |
Em algumas situações precisamos obter o índice da coluna da célula atual, ou seja, a célula que detém o foco no momento em um TDBGrid. Isso pode ser feito por meio da propriedade Col da classe TCustomGrid (e publicada na classe TStringGrid). Como esta propriedade não está publicada na classe TDBGrid (Delphi 2009), o que fazemos é um casting para a classe TStringGrid. Veja um trecho de código no qual usamos o evento Click de um botão para informar o índice da coluna da célula atual: procedure TForm3.Button3Click(Sender: TObject); var indice: Integer; begin // vamos obter o índice da coluna da célula atual indice := TStringGrid(DBGrid1).Col; ShowMessage('O índice da coluna da célula atual é: ' + IntToStr(indice)); end; Execute o código e clique no botão. Você verá uma mensagem parecida com: "O índice da coluna da célula atual é: 3". Lembre-se de que o índice da coluna fixa do DBGrid é 0. Esta dica foi escrita e testada no Delphi 2009. |
Python ::: Dicas & Truques ::: Lista (List) |
Python para iniciantes - Como classificar uma lista de strings usando ordem alfabéticaQuantidade de visualizações: 9396 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar o método sort() da classe List da linguagem Python para ordenar uma lista de palavras, frases ou texto em ordem alfabética. Veja o código completo para o exemplo: def main(): # cria uma lista de nomes nomes = ['Carlos', 'Amanda', 'Osmar', 'Fernanda'] # exibe a lista na ordem original print(nomes) # ordena a lista nomes.sort() # exibe a lista ordenada print(nomes) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: ['Carlos', 'Amanda', 'Osmar', 'Fernanda'] ['Amanda', 'Carlos', 'Fernanda', 'Osmar'] |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas |
Como calcular a equação reduzida da reta em PHP dados dois pontos pertencentes à retaQuantidade de visualizações: 1022 vezes |
Nesta dica de PHP veremos como calcular a equação reduzida da reta quando temos dois pontos pertencentes à esta reta. Não, nessa dica não vamos calcular a equação geral da reta, apenas a equação reduzida. Em outras dicas do site você encontra como como isso pode ser feito. Para relembrar: a equação reduzida da reta é y = mx + n, em que x e y são, respectivamente, a variável independente e a variável dependente; m é o coeficiente angular, e n é o coeficiente linear. Além disso, m e n são números reais. Com a equação reduzida da reta, é possível calcular quais são os pontos que pertencem a essa reta e quais não pertencem. Vamos começar então analisando a seguinte figura, na qual temos dois pontos que pertencem à uma reta: ![]() Note que a reta da figura passa pelos pontos A(5, 5) e B(9, 2). Então, uma vez que já temos os dois pontos, já podemos calcular a equação reduzida da reta. Veja o código PHP completo para esta tarefa: <?php // para executar abra uma janela de comando // cmd e dispare o comando abaixo: // C:\xampp\php>php c:\estudos_php\estudos.php // para ler a entrada do usuário $entrada = fopen("php://stdin","r"); // vamos ler as coordenadas do primeiro ponto echo "Coordenada x do primeiro ponto: "; $x1 = fgets($entrada); echo "Coordenada y do primeiro ponto: "; $y1 = fgets($entrada); // vamos ler as coordenadas do segundo ponto echo "Coordenada x do segundo ponto: "; $x2 = fgets($entrada); echo "Coordenada y do segundo ponto: "; $y2 = fgets($entrada); $sinal = "+"; // vamos calcular o coeficiente angular da reta $m = ($y2 - $y1) / ($x2 - $x1); // vamos calcular o coeficiente linear $n = $y1 - ($m * $x1); // coeficiente linear menor que zero? O sinal será negativo if ($n < 0){ $sinal = "-"; $n = $n * -1; } // mostra a equação reduzida da reta echo "Equação reduzida: y = " . $m . "x" . " " . $sinal . " " . $n; ?> Ao executar este código PHP nós teremos o seguinte resultado: Coordenada x do primeiro ponto: 5 Coordenada y do primeiro ponto: 5 Coordenada x do segundo ponto: 9 Coordenada y do segundo ponto: 2 Equação reduzida: y = -0,75x + 8,75 Para testarmos se nossa equação reduzida da reta está realmente correta, considere o valor 3 para o eixo x da imagem acima. Ao efetuarmos o cálculo: >> y = (-0.75 * 3) + 8.75 y = 6.5000 temos o valor 6.5 para o eixo y, o que faz com que o novo ponto caia exatamente em cima da reta considerada na imagem. |
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