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QGIS ::: PyQGIS API ::: Shapefiles, Camadas Vetoriais, Dados Vetoriais |
Como saber o sistema de coordenadas de um shapefile no QGIS usando a função crs() do objeto QgsVectorLayer da PyQGIS APIQuantidade de visualizações: 486 vezes |
Em algumas situações nós gostaríamos de saber o sistema de coordenadas usado em um shapefile que carregamos ou pretendemos carregar para os nossos projetos no QGIS. Para isso podemos usar a função crs() do objeto QgsVectorLayer da PyQGIS API. Esta função retorna um objeto da classe QgsCoordinateReferenceSystem, que possui uma função chamada description(), que retorna a descrição do sistema de coordenadas usado no shapefile. Veja o código PyQGIS completo para o exemplo: # vamos criar um novo objeto QgsVectorLayer com o local do nosso shapefile camada = QgsVectorLayer("C:\\GO_Municipios_2022\\GO_Municipios_2022.shp", "Municípios Estado de Goiás", "ogr") # vamos testar se a camada é válida if not camada.isValid(): print("Não foi possível carregar a camada %s" % camada.name()) else: # vamos adicionar a camada à relação de camadas QgsProject.instance().addMapLayer(camada) # vamos exibir o sistema de coordenadas da camada sistema_coordenadas = camada.crs() print(sistema_coordenadas.description()) Ao rodar esse código PyQGIS no QGIS nós teremos o seguinte resultado: EPSG 4674 / SIRGAS 2000 |
GoLang ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas |
Exercícios Resolvidos de Golang - Como calcular a área de um losango em GoQuantidade de visualizações: 1208 vezes |
Pergunta/Tarefa: Um losango é um quadrilátero equilátero, ou seja, é um polígono formado por quatro lados de igual comprimento. Um losango é também um paralelogramo. Alguns autores exigem ainda que nenhum dos ângulos do quadrilátero seja reto para que ele seja considerado um losango. A área (em metros quadrados) de um losango pode ser calculada usando-se a seguinte fórmula: ![]() Onde D1 é a diagonal maior e D2 é a diagonal menor. Escreva um programa Golang que leia a diagonal maior e a diagonal menor e calcule a área do losango. Sua saída deverá ser parecida com: Informe a medida da diagonal maior: 5 Informe a medida da diagonal menor: 10 A área (em metros quadrados) do losango é: 25 Veja a resolução comentada deste exercício usando Go: // pacote principal package main // vamos importar o módulo de formatação de // entrada e saída import "fmt" // esta é a função principal do programa func main() { // variáveis que vamos usar na resolução do problema var diagonal_maior, diagonal_menor int var area float32 // vamos ler os valores das diagonais maior e menor fmt.Print("Informe a medida da diagonal maior: ") fmt.Scanln(&diagonal_maior) fmt.Print("Informe a medida da diagonal menor: ") fmt.Scanln(&diagonal_menor) // calcula a area do losango area = float32((diagonal_maior * diagonal_menor)) / 2 // mostra o resultado fmt.Printf("A área (em metros quadrados) é: %.2f", area) } |
C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como remover todos os espaços de uma string em C# usando o método Replace() da classe String - Apostila C# para iniciantesQuantidade de visualizações: 14058 vezes |
Nesta dica mostrarei como tirar proveito do método Replace() da classe String do C# para remover todos os espaços de uma frase ou texto. Note que, usando esta técnica, todos os espaços serão removidos, tanto no início, quanto no meio ou fim da string. Veja o código completo para o exemplo: using System; namespace Estudos{ class Program{ static void Main(string[] args) { string frase = "Gosto muito de C#"; Console.WriteLine("Com espaços: " + frase); // remove todos os espaços frase = frase.Replace(" ", ""); Console.WriteLine("Sem espaços: " + frase); Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: Com espaços: Gosto muito de C# Sem espaços: GostomuitodeC# |
Java ::: Pacote java.awt ::: Graphics |
Como definir a cor para o contexto de desenho usando o método setColor() da classe Graphics do JavaQuantidade de visualizações: 8785 vezes |
Computação Gráfica em Java - Como desenhar gráficos em Java. Muitas vezes queremos definir com qual cor um determinado desenho será realizado. Isso é feito por meio do uso do método setColor() da classe Graphics. Este método aceita um objeto da classe Color. Veja um exemplo no qual definimos a cor que será usada para desenhar na superfície de um JLabel: import java.awt.*; import java.awt.event.*; import javax.swing.*; public class Estudos extends JFrame{ JLabel label; public Estudos() { super("Desenhando"); Container c = getContentPane(); c.setLayout(new BorderLayout()); // Cria um JLabel label = new JLabel(); c.add(label, BorderLayout.CENTER); // Cria um botão JButton btn = new JButton("Desenhar Linhas Coloridas"); btn.addActionListener( new ActionListener(){ public void actionPerformed(ActionEvent e){ Graphics graphics = label.getGraphics(); // obtém a cor atual Color corAnt = graphics.getColor(); // desenha linhas coloridas no JLabel graphics.setColor(Color.RED); // vermelho graphics.drawLine(10, 15, 100, 10); graphics.setColor(Color.BLUE); // azul graphics.drawLine(20, 30, 80, 150); graphics.setColor(Color.YELLOW); // amarelo graphics.drawLine(50, 50, 120, 30); graphics.setColor(Color.GREEN); // verde graphics.drawLine(100, 100, 310, 100); // retorna a cor original graphics.setColor(corAnt); } } ); // Adiciona o botão à janela c.add(btn, BorderLayout.SOUTH); setSize(350, 250); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } Ao executar este programa Java Swing você verá quatro linhas desenhadas, cada uma de uma cor diferente. |
Delphi ::: Data Controls (Controles de Dados) ::: TDBGrid |
Como retornar a quantidade de colunas do TDBGrid do Delphi em tempo de execuçãoQuantidade de visualizações: 9502 vezes |
Em algumas situações precisamos obter a quantidade de colunas em um controle TDBGrid em tempo de execução. Isso pode ser feito por meio da propriedade Count da classe TDBGridColumns. Um controle TDBGrid possui uma referência a um objeto desta classe por meio de sua propriedade Columns. Veja um trecho de código no qual clicamos em um botão e exibimos a quantidade de colunas em um DBGrid chamado "DBGrid1": procedure TForm3.Button3Click(Sender: TObject); var colunas: Integer; begin // vamos obter a quantidade de colunas no DBGrid colunas := DBGrid1.Columns.Count; ShowMessage('O DBGrid possui ' + IntToStr(colunas) + ' colunas'); end; Ao executar o código e clicar no botão você verá uma mensagem parecida com: "O DBGrid possui 10 colunas". Esta dica foi escrita e testada no Delphi 2009. |
C++ ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle |
C++ para iniciantes - Como criar um laço while infinito na linguagem C++Quantidade de visualizações: 9601 vezes |
É possível criar um laço while infinito em C++ simplesmente fornecendo o valor true para o teste da condição. Veja:#include <string> #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // um laço while infinito int valor = 0; while(true){ cout << valor << "\n"; valor++; if(valor > 10) break; } cout << "\n\n"; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Veja que aqui nós usamos a instrução break para interromper a execução do laço. Tenha o cuidado de sempre monitorar os laços infinitos. Se não houver nenhum ponto de parada, seu programa executará indefinidamente até que sua máquina seja desligada ou o programa seja forçosamente terminado. |
Python ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como testar se o primeiro caractere de cada palavra em uma string Python é o único em letra maiúscula usando a função istitle()Quantidade de visualizações: 8879 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar a função istitle() da linguagem Python para verificar se o primeiro caractere de cada palavra em uma frase ou texto é o único caractere em letra maiúscula. Se o teste for verdadeiro o retorno é true, caso contrário o retorno é false. Veja o exemplo completo: def main(): frase = "Gosto De Programar Em Python" if frase.istitle(): print("O primeiro caractere de cada palavra é maiusculo") else: print("O teste não resultou verdadeiro") if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: O primeiro caractere de cada palavra é maiusculo. |
C ::: C para Engenharia ::: Física - Mecânica |
Como usar a Equação de Torricelli para calcular a velocidade da queda livre dada a altura (e a aceleração da gravidade) usando a linguagem CQuantidade de visualizações: 2479 vezes |
A Equação de Torricelli pode ser usada quando temos a altura na qual um corpo (objeto) foi abandonado e gostaríamos de calcular sua velocidade de queda livre em m/s ou km/h imediatamente antes de tal corpo tocar o chão. Para isso usaremos a seguinte fórmula: \[ v^2 = \text{2} \cdot \text{g} \cdot \text{H} \] Onde: g ? aceleração da gravidade (m/s2) H ? altura em metros na qual o corpo é abandonado. Vamos ver um exemplo? Veja o seguinte enunciado: 1) Uma bola de basquete é abandonada a uma altura de 5 metros em relação ao chão. Se essa bola estiver movendo-se em queda livre, qual será a velocidade da bola, em km/h, imediatamente antes de tocar o chão? Note que o exercício pede a velocidade em km/h, e não m/s. Assim, veja o código C completo para o cálculo: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <math.h> int main(int argc, char *argv[]){ // gravidade terrestre em m/s2 float gravidade = 9.80665; // altura da queda (em metros) int altura = 5; // em metros // velocidade da queda em metros por segundo float velocidade_m_s = sqrt(2 * gravidade * altura); // velocidade da queda em km/h float velocidade_km_h = velocidade_m_s * 3.6; // mostramos o resultado printf("A velocidade da queda livre em m/s é: %fm/s", velocidade_m_s); printf("\nA velocidade da queda livre em km/h é: %fkm/h", velocidade_km_h); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: A velocidade da queda livre em m/s é: 9.902853m/s A velocidade da queda livre em km/h é: 35.650272km/h Note que definimos, no código, a aceleração da gravidade terreste como 9.80665m/s2. |
Revit C# ::: Dicas & Truques ::: Selection, Seleção |
Como pedir para o usuário selecionar somente um elemento no Revit usando a função PickObject() do objeto Selection da Revit C# APIQuantidade de visualizações: 579 vezes |
Durante o desenvolvimento de plug-ins e macros para o Revit usando C# e a API do Revit, nós precisamos pedir para o usuário selecionar um elemento e efetuar alguma operação com ele. Para isso nós podemos usar a função PickObject() do objeto Selection. O objeto Selection é obtido a partir de um UIDocument, que, por sua vez, é obtido usando this.ActiveUIDocument. Após a aquisição do objeto Selection, nós chamamos a função PickObject() e retornamos um objeto Reference, para representar o elemento selecionado pelo usuário na área de desenho do Revit. Se o objeto Reference retornado for diferente de null, então sabemos que o usuário selecionou o elemento e podemos proseguir com a execução do código do Plug-in ou macro. Veja o código Revit C# completo para o exemplo: using System; using Autodesk.Revit.UI; using Autodesk.Revit.DB; using Autodesk.Revit.UI.Selection; using System.Collections.Generic; using System.Linq; namespace Estudos { [Autodesk.Revit.Attributes.Transaction(Autodesk.Revit.Attributes. TransactionMode.Manual)] [Autodesk.Revit.DB.Macros.AddInId("ED8EC6C4-9489-48F7-B04E-B45B5D1BEB12")] public partial class ThisApplication { private void Module_Startup(object sender, EventArgs e) { // vamos obter uma referência ao UIDocument ativo UIDocument uidoc = this.ActiveUIDocument; // agora mostramos uma mensagem para o usuário selecionar um // elemento TaskDialog.Show("Aviso", "Selecione um elemento"); // obtemos uma referência ao objeto Selection do // UIDocument ativo Selection selecao = uidoc.Selection; // e finalmente esperamos que o usuário selecione o elemento Reference selecionado = selecao.PickObject(ObjectType.Element); // agora testamos se o usuário realmente selecionou um // elemento if (selecionado != null) { TaskDialog.Show("Aviso", "Você selecionou um elemento."); } } private void Module_Shutdown(object sender, EventArgs e) { // para fazer alguma limpeza de memória ou algo assim } #region Revit Macros generated code private void InternalStartup() { this.Startup += new System.EventHandler(Module_Startup); this.Shutdown += new System.EventHandler(Module_Shutdown); } #endregion } } |
Revit C# ::: Dicas & Truques ::: Selection, Seleção |
Como pedir para o usuário selecionar um ou mais elementos no Revit usando a função PickElementsByRectangle() do objeto Selection da Revit C# APIQuantidade de visualizações: 487 vezes |
A Seleção por Retângulo (ou Retângulo de Seleção) do Revit funciona da seguinte forma: a) Desenhe uma caixa de seleção ao colocar o cursor em um dos lados do elemento a ser selecionado e arraste-o na diagonal para formar um limite retangular. b) Para selecionar somente os elementos que estejam completamente dentro do limite da caixa de seleção, arraste o cursor da esquerda para a direita. c) Para selecionar quaisquer elementos que estejam completamente ou parcialmente dentro do limite da caixa de seleção, arraste o cursor da direita para a esquerda. Via código C# usando a API do Revit, nós podemos pedir para o usuário selecionar elementos usando o retângulo de seleção por meio da função PickElementsByRectangle() do objeto Selection e retornar os elementos selecionados em uma IList. O primeiro passo é obter uma referência ao documento atual UIDocument a partir de uma chamada a this.ActiveUIDocument. Em seguida nós obtemos o objeto Selection a partir do UIDocument e chamamos a sua função PickElementsByRectangle(). Finalmente, de posse da lista IList de elementos selecionados nós só precisamos acessar sua propriedade Count para verificar a quantidade de elementos que o usuário selecionou. Veja o código Revit C# completo para o exemplo: using System; using Autodesk.Revit.UI; using Autodesk.Revit.DB; using Autodesk.Revit.UI.Selection; using System.Collections.Generic; using System.Linq; namespace Estudos { [Autodesk.Revit.Attributes.Transaction(Autodesk.Revit.Attributes. TransactionMode.Manual)] [Autodesk.Revit.DB.Macros.AddInId("ED8EC6C4-9489-48F7-B04E-B45B5D1BEB12")] public partial class ThisApplication { private void Module_Startup(object sender, EventArgs e) { // vamos obter uma referência ao UIDocument ativo UIDocument uidoc = this.ActiveUIDocument; // agora mostramos uma mensagem para o usuário selecionar um // elemento TaskDialog.Show("Aviso", "Selecione um ou mais elementos"); // obtemos uma referência ao objeto Selection do // UIDocument ativo Selection selecao = uidoc.Selection; // e finalmente esperamos que o usuário selecione um ou // mais elementos usando a seleção de retângulo e os // guardamos em uma lista IList<Element> selecionados = selecao.PickElementsByRectangle( "Selecione os elementos"); // agora mostramos a quantidade de elementos selecionados TaskDialog.Show("Aviso", "Você selecionou " + selecionados.Count + " elementos."); } private void Module_Shutdown(object sender, EventArgs e) { // para fazer alguma limpeza de memória ou algo assim } #region Revit Macros generated code private void InternalStartup() { this.Startup += new System.EventHandler(Module_Startup); this.Shutdown += new System.EventHandler(Module_Shutdown); } #endregion } } Ao executar esta macro você verá uma mensagem TaskDialog com o seguinte aviso: Você selecionou 4 elementos. |
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Delphi - Como usar a propriedade Eof para verificar se estamos no último registro do TClientDataSet do Delphi Android Java - Como detectar um clique em um botão do Android usando o evento onClick no XML de layout Android Java - Como detectar um clique em um botão do Android usando setOnClickListener() e exibir uma mensagem AlertDialog |
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Python - Como criar o jogo Pedra, Papel, Tesoura em Python - Jogo completo em Python com código comentado |
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1º lugar: Java |