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E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser. Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
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C++ ::: Dicas & Truques ::: MIDI Musical Instrument Digital Interface, Mapeamento e sequenciamento MIDI, Entrada e saída MIDI

Programação MIDI usando C++ - Como usar um vetor de chars para construir uma mensagem MIDI e passá-lo para a função midiOutShortMsg() da API do Windows

Quantidade de visualizações: 2413 vezes
Nas dicas dessa seção nós vimos como é possível enviar uma mensagem MIDI para o dispositivo de saída por meio da função midiOutShortMsg() da API do Windows. Essa função recebe um handle para o dispositivo de saída MIDI e um valor DWORD contendo a mensagem MIDI.

Se você revisitar essas dicas, verá que na maioria delas nós informamos a mensagem MIDI diretamente no parâmetro da função (como um valor hexadecimal). Nesta dica mostrarei como é possível construir as mensagens MIDI usando seus valores individuais e, o que é melhor, usando valores decimais.

Para isso nós vamos construir um vetor de char e informar os valores que compõem a mensagem. É importante observar que a função midiOutShortMsg() exige que a mensagem MIDI seja informada na ordem de bytes "little endian" ou seja, o status MIDI é informado no byte de ordem mais baixa. Isso é conseguido com um cast do vetor para um unsigned long.

Veja o trecho de código:

// vamos criar um vetor contendo os valores que compõem a mensagem MIDI
unsigned char vetor[4];
vetor[0] = 144; // Note-on no Canal 1
vetor[1] = 40; // Nota Mi na 4ª oitava
vetor[2] = 100; // Velocidade/volume da nota
vetor[3] = 0; // Não é usado
// e aqui é que acontece a mágica. Quando fazemos o cast do
// vetor para o tipo long sem sinal, os valores são colocados em
// little endian, justamente a ordem de bytes esperada pela
// função midiOutShortMsg()
unsigned long mensagem = *(unsigned long*)vetor;
// envia a mensagem MIDI
midiOutShortMsg(saida, mensagem);

Note que não coloquei o código todo. Para completá-lo, veja outras dicas dessa seção.


Java ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos

Como usar construtores em suas classes Java - Programação orientada a objetos em Java - Métodos construtores - Revisado

Quantidade de visualizações: 20007 vezes
Muitas vezes precisamos inicializar propriedades de um objeto de uma classe Java no momento em que este é criado. Para isso podemos usar um método construtor. Um método construtor, que em Java é definido por um método com o mesmo nome da classe, é chamado no exato momento em que efetuamos uma chamada a new.

Veja um exemplo no qual exibimos uma mensagem alertando que um objeto de uma classe acaba de ser criado:

class Pessoa{ 
  public Pessoa(){
    System.out.println("Fui criado.");
  }
}
 
public class Estudos{ 
  public static void main(String args[]){ 
    // cria um objeto da classe Pessoa
    Pessoa p = new Pessoa();
  } 
}

Execute este código e veja o resultado. Note que um construtor deve, exceto em raríssimas ocasiões, ser marcado com o modificador public. Além disso, um construtor não possui retorno e só se torna realmente útil quando o usamos para inicializar as propriedades do objeto recém-criado. Veja:

class Pessoa{ 
  public String nome;
 
  public Pessoa(String nome){
    this.nome = nome;
  }
}
 
public class Estudos{ 
  public static void main(String args[]){ 
    // cria um objeto da classe Pessoa
    Pessoa p = new Pessoa("Osmar J. Silva");
    System.out.println(p.nome);
  } 
}

Aqui nós fornecemos o valor para a propriedade nome na mesma instrução que cria a instância da classe.

Quando não definimos um método construtor, o compilador Java o faz nos bastidores. Mas isso só ocorre quando não definimos o nosso próprio método construtor, seja ele com ou sem parâmetros.


AutoCAD .NET API C# ::: Dicas & Truques ::: Polyline - Polilinha

Como selecionar uma polilinha no AutoCAD e mostrar as coordenadas de suas vértices usando a AutoCAD .NET C# API

Quantidade de visualizações: 496 vezes
Em várias situações nós precisamos efetuar cálculos usando os vértices de uma polilinha. Nesta dica eu mostro como podemos pedir para o usuário selecionar uma polilinha na área de desenho do AutoCAD e mostrar as coordenadas x e y de cada um dos vértices.

No código abaixo eu trato duas formas de polilinhas no AutoCAD: a polilinha 2D Polyline e a polilinha 3D, representada pelo objeto Polyline3d. Note que as formas de se extrair os vértices desses dois objetos são completamente diferentes.

Se a polilinha for 2D, seus vértices são extraído usando-se a função GetPoint2dAt(), que retorna um objeto Point2d. Se a polilinha for 3D, ela será representada por um objeto da classe Polyline3d, e seus vértices são retornados como objetos PolylineVertex3d a partir de uma chamada à função GetObject() da classe Transaction.

Veja o código AutoCAD .NET C# API completo para o exemplo:

using System;
using Autodesk.AutoCAD.Runtime;
using Autodesk.AutoCAD.ApplicationServices;
using Autodesk.AutoCAD.DatabaseServices;
using Autodesk.AutoCAD.Geometry;
using Autodesk.AutoCAD.EditorInput;

[assembly: CommandClass(typeof(PluginEstudos.Class1))]
namespace PluginEstudos {
  public class Class1 {
    [CommandMethod("estudos")]
    public void Estudos() {
      // vamos obter o documento atual
      Document doc = Application.DocumentManager.MdiActiveDocument;
      // vamos obter a base de dados
      Database db = doc.Database;

      // vamos pedir para o usuário selecionar uma polilinha
      PromptEntityResult resultado = doc.Editor.GetEntity(
        "Selecione uma polilinha: ");

      // a seleção foi feita com sucesso
      if (resultado.Status != PromptStatus.OK) {
        Application.ShowAlertDialog("Nenhum elemento selecionado.");
        return;
      }

      // iniciamos uma transação
      using (Transaction trans = db.TransactionManager.StartTransaction()) {
        // obtemos a polilinha selecionada
        DBObject objeto = trans.GetObject(resultado.ObjectId, OpenMode.ForRead);

        // vamos testar se a polilinha é do tipo leve ou otimizada
        Polyline polilinha2d = objeto as Polyline;
        if (polilinha2d != null) {
          // vamos percorrer todos os vértices, um de cada vez
          int numero_vertices = polilinha2d.NumberOfVertices;
          for (int i = 0; i < numero_vertices; i++) {
            // vamos obter um objeto Point2d ou Point3d
            Point2d ponto = polilinha2d.GetPoint2dAt(i);
            // e escrevemos na janela de comandos
            doc.Editor.WriteMessage("\nX = " + ponto.X.ToString("0.00") +
              "; Y = " + ponto.Y.ToString("0.00"));
          }
        }
        // é uma polilinha do tipo pesada, ou heavy
        else {
          Polyline3d polilinha3d = objeto as Polyline3d;
          if (polilinha3d != null) {
            // percorremos cada um dos vértices
            foreach (ObjectId id_vertice in polilinha3d) {
              PolylineVertex3d vertice3d = (PolylineVertex3d)trans.GetObject(
                id_vertice, OpenMode.ForRead);
              // e escrevemos na janela de comandos
              doc.Editor.WriteMessage("\nX = " + vertice3d.Position.X.ToString("0.00") +
                "; Y = " + vertice3d.Position.Y.ToString("0.00"));
            }
          }
        }

        // fechamos a transação
        trans.Commit();
      }
    }
  }
}

Ao executar este código AutoCAD .NET C# API nós teremos o seguinte resultado:

Command: Selecione uma polilinha:
X = 168.91; Y = 159.91
X = 415.17; Y = 126.24
X = 317.08; Y = 24.18
X = 80.53; Y = 104.29


Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Apostila Java para iniciantes - Como concatenar strings em Java usando o operador "+"

Quantidade de visualizações: 52 vezes
Strings, ou seja, palavras, frases e textos, são concatenadas em Java usando-se o operador de adição "+". Lembre-se: concatenar significa juntar, agrupar, mesclar, etc.

Veja um exemplo completo no trecho de código a seguir:

 
public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    String s1 = "Bom dia, ";
    String s2 = "meu caro amigo!";
    String s3 = s1 + s2;
     
    System.out.println(s3);
     
    System.exit(0);
  }
} 

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Bom dia, meu caro amigo!


jQuery ::: Dicas & Truques ::: Atributos ou Propriedades HTML

Como alternar a classe de um elemento HTML usando a função toggleClass() do jQuery

Quantidade de visualizações: 9030 vezes
O método toggleClass() do jQuery é um dos mais interessantes no framework. Este método permite aplicar um nome de classe a um elemento HTML se ele ainda não estiver definido e removê-lo se este já estiver definido para o elemento. Veja um trecho de código que altera a cor de fundo de um parágrafo a cada vez que ele é clicado.

Comece analisando o trecho de estilos CSS:

<style type="text/css">
  body, td {font: 70% Verdana}
  .destaque {background-color: yellow}
  .destaque2 {background-color: red}
</style>

Veja agora o elemento P que usaremos para ilustrar o efeito:

<p id="parag" class="destaque">Sou um parágrafo</p>

E finalmente o código JavaScript (na parte <head></head> da página):

<script type="text/javascript">
<!--
  $(document).ready(function(){
    $("#parag").click(function(){
      $(this).toggleClass("destaque2");
    });
  });
//-->
</script>

E aqui a página HTML completa para o exemplo:

<!doctype html>
<html>
<head>
  <title>Estudos jQuery</title>
  
<style type="text/css">
  body, td {font: 70% Verdana}
  .destaque {background-color: yellow}
  .destaque2 {background-color: red}
</style>  

<script
  src="https://code.jquery.com/jquery-3.6.0.js"
  integrity="sha256-H+K7U5CnXl1h5ywQfKtSj8PCmoN9aaq30gDh27Xc0jk="
  crossorigin="anonymous"></script>
  
</head>
<body>

<p id="parag" class="destaque">Sou um parágrafo</p>

<script type="text/javascript">
  $(document).ready(function(){
    $("#parag").click(function(){
      $(this).toggleClass("destaque2");
    });
  });
</script>
  
</body>
</html>

O método toggleClass() retorna um objeto jQuery para fins de encadeamento de chamadas de métodos.


Java ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Como converter um objeto Calendar em um objeto Date em Java

Quantidade de visualizações: 11268 vezes
Muitas vezes precisamos converter um objeto Calendar em um objeto Date em Java. Isso pode ser feito usando-se o método getTime() da classe Calendar.

Este método retorna um objeto da classe Date representando o estado atual do objeto Calendar em milisegundos desde o Epoch. Veja um exemplo dessa conversão e o uso da classe SimpleDateFormat para formatar o resultado:

package estudos;

import java.util.*;
import java.text.*;

public class Estudos{ 
  public static void main(String args[]){ 
    Calendar cal = Calendar.getInstance();
    Date data = cal.getTime();
    
    // formata e exibe a data e hora
    Format formato = new SimpleDateFormat(
      "dd/MM/yyyy - HH:mm:ss");
    System.out.println(formato.format(data));
  } 
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

09/09/2022 - 14:39:53


R ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas

Como calcular o cateto oposto dadas as medidas da hipotenusa e do cateto adjascente em R

Quantidade de visualizações: 12954 vezes
Todos estamos acostumados com o Teorema de Pitágoras, que diz que "o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos". Baseado nessa informação, fica fácil retornar a medida do cateto oposto quando temos as medidas da hipotenusa e do cateto adjascente. Isso, claro, via programação em linguagem R.

Comece observando a imagem a seguir:



Veja que, nessa imagem, eu já coloquei os comprimentos da hipotenusa, do cateto oposto e do cateto adjascente. Para facilitar a conferência dos cálculos, eu coloquei também os ângulos theta (que alguns livros chamam de alfa) e beta já devidamente calculados. A medida da hipotenusa é, sem arredondamentos, 36.056 metros.

Então, sabendo que o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos (Teorema de Pitógoras):

\[c^2 = a^2 + b^2\]

Tudo que temos que fazer é mudar a fórmula para:

\[a^2 = c^2 - b^2\]

Veja que agora o quadrado do cateto oposto é igual ao quadrado da hipotenusa menos o quadrado do cateto adjascente. Não se esqueça de que a hipotenusa é o maior lado do triângulo retângulo.

Veja agora como esse cálculo é feito em linguagem R (script R):

c <- 36.056 # medida da hipotenusa
b <- 30 # medida do cateto adjascente
  
# agora vamos calcular o comprimento da cateto oposto
a <- sqrt(c ^ 2 - b ^ 2)
 
# e mostramos o resultado
paste("A medida do cateto oposto é:", a)

Ao executar este código R nós teremos o seguinte resultado:

[1] "A medida do cateto oposto é: 20.0008783807112"

Como podemos ver, o resultado retornado com o código R confere com os valores da imagem apresentada.


VisuAlg ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como resolver uma equação do segundo grau em VisuAlg - Como calcular Bhaskara em VisuAlg

Quantidade de visualizações: 1839 vezes
Como resolver uma equação do 2º grau usando VisuAlg

Nesta dica mostrarei como encontrar as raízes de uma equação quadrática, ou seja, uma equação do 2º usando um algoritmo escrito na ferramenta VisuAlg, uma das preferidas para o aprendizado de algoritmos e lógica de programação.

Definimos como equação do 2º grau ou equações quadráticas qualquer equação do tipo ax² + bx + c = 0 em que a, b e c são números reais e a &#8800; 0. Ela recebe esse nome porque, no primeiro membro da igualdade, há um polinômio de grau dois com uma única incógnita.

Note que, dos coeficientes a, b e c, somente o a é diferente de zero, pois, caso ele fosse igual a zero, o termo ax² seria igual a zero, logo a equação se tornaria uma equação do primeiro grau: bx + c = 0.

Independentemente da ordem da equação, o coeficiente a sempre acompanha o termo x², o coeficiente b sempre acompanha o termo x, e o coeficiente c é sempre o termo independente.

Como resolver uma equação do 2º grau

Conhecemos como soluções ou raízes da equação ax² + bx + c = 0 os valores de x que fazem com que essa equação seja verdadeira. Uma equação do 2º grau pode ter no máximo dois números reais que sejam raízes dela. Para resolver equações do 2º grau completas, existem dois métodos mais comuns:

a) Fórmula de Bhaskara;
b) Soma e produto.

O primeiro método é bastante mecânico, o que faz com que muitos o prefiram. Já para utilizar o segundo, é necessário o conhecimento de múltiplos e divisores. Além disso, quando as soluções da equação são números quebrados, soma e produto não é uma alternativa boa.

Como resolver uma equação do 2º grau usando Bhaskara

Como nosso algoritmo VisuAlg vai resolver a equação quadrática usando a Fórmula de Bhaskara, o primeiro passo é encontrar o determinante. Veja:

\[\Delta =b^2-4ac\]

Nem sempre a equação possui solução real. O valor do determinante é que nos indica isso, existindo três possibilidades:

a) Se determinante > 0, então a equação possui duas soluções reais.
b) Se determinante = 0, então a equação possui uma única solução real.
c) Se determinante < 0, então a equação não possui solução real.

Encontrado o determinante, só precisamos substituir os valores, incluindo o determinante, na Fórmula de Bhaskara:

\[x = \dfrac{- b\pm\sqrt{b^2- 4ac}}{2a}\]

Vamos agora ao código VisuAlg. Nossa aplicação vai pedir para o usuário informar os valores dos três coeficientes a, b e c e, em seguida, vai apresentar as raizes da equação:

Algoritmo "Como resolver uma equação do 2º grau usando VisuAlg"

Var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  // os coeficientes
  a, b, c: real
  // as duas raizes, a imaginaria e o discriminante
  raiz1, raiz2, imaginaria, discriminante: real

Inicio
  // vamos pedir para o usuário informar os valores dos coeficientes
  escreva("Valor do coeficiente a: ")
  leia(a)
  escreva("Valor do coeficiente b: ")
  leia(b)
  escreva("Valor do coeficiente c: ")
  leia(c)

  // vamos calcular o discriminante
  discriminante <- (b * b) - (4 * a * c)

  // a equação possui duas soluções reais?
  se discriminante > 0 então
    raiz1 <- (-b + raizq(discriminante)) / (2 * a)
    raiz2 <- (-b - raizq(discriminante)) / (2 * a)
    escreva("Duas raizes: x1 = ", raiz1, " e x2 = ", raiz2)
  senão
    // a equação possui uma única solução real?
    se discriminante = 0 então
      raiz1 <- -b / (2 * a)
      raiz2 <- -b / (2 * a)
      escreva("Duas raizes iguais: x1 = ", raiz1, " e x2 = ", raiz2)
    // a equação não possui solução real?
    senão
      raiz1 <- -b / (2 * a)
      raiz2 <- -b / (2 * a)
      imaginaria <- raizq(-discriminante) / (2 * a)
      escreva("Existem duas raízes complexas: ")
      escreva("x1 = ", raiz1, " + " ,imaginaria, " e x2 = ", raiz2, " - ", imaginaria)
    fimse
  fimse

Fimalgoritmo

Ao executar este código VisuAlg nós teremos o seguinte resultado:

Valor do coeficiente a: 1
Valor do coeficiente b: 2
Valor do coeficiente c: -3
Existem duas raizes: x1 = 1.0 e x2 = -3.0


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Exercícios Resolvidos de Java - Verifique se as componentes de um vetor de 10 componentes inteiros lidos pelo teclado formam uma progressão aritmética

Quantidade de visualizações: 1725 vezes
Pergunta/Tarefa:

Verifique se as componentes de um vetor de 10 componentes inteiros lidos pelo teclado formam uma progressão aritmética, informando se sim ou se não. Caso forme, imprima o termo inicial e a razão.

Resposta/Solução:

Para a entrada do usuário, nós vamos usar um objeto da classe Scanner. Veja a resolução comentada:

package arquivodecodigos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // vamos usar a classe Scanner para leitura
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);

    // declara e constrói um vetor de 10 inteiros
    int valores[] = new int[10];
    
    // vamos ler os valores dos elementos do vetor
    for(int i = 0; i < valores.length; i++){
      System.out.print("Informe o valor: ");
      valores[i] = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    }
    
    // já temos o vetor. Agora vamos verificar se temos
    // uma progressão geométrica
    boolean progressao = true;
    // vamos obter a razão
    int razao = valores[1] / (valores[0]);
    
    // vamos varrer os elementos do vetor e verificar se todos
    // possuem a mesma razão
    for(int i = 1; i < valores.length; i++){
      if((valores[i] / (valores[i - 1])) != razao){
        progressao = false;
        break;
      }
    }
    
    if(progressao){
      System.out.println("Formam uma progressão geométrica.");
      System.out.println("A razão é: " + razao);
      System.out.println("O primeiro termo é: " + valores[0]);
    }
    else{
      System.out.println("Não formam uma progressão geométrica.");
    }
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Informe o valor: 1
Informe o valor: 2
Informe o valor: 4
Informe o valor: 8
Informe o valor: 16
Informe o valor: 32
Informe o valor: 64
Informe o valor: 128
Informe o valor: 256
Informe o valor: 512
Formam uma progressão geométrica.
A razão é: 2
O primeiro termo é: 1


Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como excluir uma substring de uma string usando o método delete() da classe StringBuffer do Java - Revisado

Quantidade de visualizações: 328 vezes
Em algumas situações nós gostaríamos de excluir parte de uma palavra ou texto, ou seja, remover uma substring de uma string. Para isso nós podemos usar o método delete() da classe StringBuffer da linguagem Java. Lembrando que a classe StringBuffer, do pacote java.lang, é usada em vez da classe String quando precisamos fazer muitas concatenações e adições ou remoções no conteúdo da string.

Veja um exemplo de código no qual removemos parte do conteúdo de um StringBuffer:

package arquivodecodigos;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    StringBuffer frase = new StringBuffer("Gosto muito de Java");
    
    // mostra o conteúdo original
    System.out.println("Frase original: " + frase);
    
    String remover = "muito ";
    // vamos obter o índice inicial do conteúdo a ser removido
    int pos = frase.indexOf(remover);
     
    // e agora vamos remover
    frase.delete(pos, pos + remover.length());
    
    // com a remoção
    System.out.println("Depois da remoção: " + frase);
     
    System.exit(0);
  }
}

Após a execução deste código nós teremos o seguinte resultado:

Frase original: Gosto muito de Java
Depois da remoção: Gosto de Java

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