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E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser. Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
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Ruby ::: Fundamentos da Linguagem ::: Passos Iniciais

Como retornar a versão do Ruby instalada na sua máquina usando ruby -v ou a constante RUBY_DESCRIPTION

Quantidade de visualizações: 9463 vezes
Se você quiser saber a versão do Ruby instalada em seu computador, ou a versão do interpretador sendo usado no momento, basta abrir uma janela de comando e disparar o comando:

ruby -v

Você terá um resultado parecido com o seguinte:

ruby 2.7.4p191 (2021-07-07 revision a21a3b7d23) [x64-mingw32]

Se você estiver na tela do Interactive Ruby, você pode simplesmente digitar RUBY_DESCRIPTION e pressionar Enter. O resultado será o mesmo exibido em uma janela de comando usando ruby -v.

Podemos também usar a constante RUBY_DESCRIPTION dentro de um script Ruby. Veja:

# Este exemplo mostra como obter a versão do Ruby
# usando a constante RUBY_DESCRIPTION
 
# guarda a versão em uma variável
versao = RUBY_DESCRIPTION

# mostra na tela
puts "A versão do Ruby é: #{versao}"

Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado:

A versão do Ruby é: ruby 2.7.4p191 (2021-07-07 revision a21a3b7d23) [x64-mingw32]


Java ::: Dicas & Truques ::: Recursão (Recursividade)

Java Avançado - Como listar o conteúdo de um diretório recursivamente

Quantidade de visualizações: 184 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos usar recursividade (recursão) para listar todo o conteúdo de um diretório. Este é um exercício para melhorar o seu entendimento de funções recursivas em Java.

Veja o código completo para o exemplo:

package arquivodecodigos;

import java.io.*;
import java.util.*;

public class Estudos {
  static int indentLevel = -1;

  public static void main(String[] args) {
    listPath(new File("c:\\estudos_c"));
  }

  static void listPath(File path) {
    File files[];
    indentLevel++;

    files = path.listFiles();

    Arrays.sort(files);

    for (int i = 0, n = files.length; i < n; i++) {
      for (int indent = 0; indent < indentLevel; indent++) {
        System.out.print("  ");
      }
      
      System.out.println(files[i].getName());
      
      if(files[i].isDirectory()) {
        listPath(files[i]);
      }
    }
    indentLevel--;
  }
}

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

DICA.txt
estudos
  .vs
    estudos
      v16
        .suo
        Browse.VC.db
        ipch
          AutoPCH
            1dcb307edee5acf8
              ORIGEM.ipch
  Debug
    estudos.exe
    estudos.exe.recipe
    estudos.ilk
    estudos.log
    estudos.pdb
    estudos.tlog
      CL.command.1.tlog
      CL.read.1.tlog
      CL.write.1.tlog
      estudos.lastbuildstate
      link.command.1.tlog
      link.read.1.tlog
      link.write.1.tlog
    estudos.vcxproj.FileListAbsolute.txt
    Origem.obj
    vc142.idb
    vc142.pdb
  estudos.sln
  estudos.vcxproj
  estudos.vcxproj.filters
  estudos.vcxproj.user
  Origem.cpp
Estudos_C.dev
Estudos_C.exe
Estudos_C.layout
main.c
main.o
Makefile.win



C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como embaralhar as palavras em uma frase ou texto usando C#

Quantidade de visualizações: 12363 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos usar a linguagem C# para embaralhar, ou seja, exibir as palavras de uma string em ordem aleatória.

Veja o código C# completo para o exemplo:

using System;

namespace Estudos {
  class Program {
    static void Main(string[] args) {
      string frase = "Gosto de VB.NET, Java e C#";
      // mostra a frase na ordem original
      Console.WriteLine("Ordem original: " + frase);

      // converte em um vetor de palavras
      string[] frase2 = frase.Split(' ');

      // vamos embaralhar 5 vezes
      Embaralhar(ref frase2, 5);

      // junta as partes da string novamente
      frase = String.Join(" ", frase2);

      // exibe o resultado
      Console.WriteLine("Embaralhada: " + frase);

      Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }

    static void Embaralhar(ref String[] array, int vezes) {
      Random rand = new Random(DateTime.Now.Millisecond);

      for (int i = 1; i <= vezes; i++) {
        for (int x = 1; x <= array.Length; x++) {
          Trocar(ref array[rand.Next(0, array.Length)],
            ref array[rand.Next(0, array.Length)]);
        }
      }
    }

    static void Trocar(ref String arg1, ref String arg2) {
      String strTemp = arg1;
      arg1 = arg2;
      arg2 = strTemp;
    }
  }
}

Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado:

Ordem original: Gosto de VB.NET, Java e C#
Embaralhada: VB.NET, C# Java de e Gosto


Java ::: Pacote java.awt ::: Graphics

Como desenhar linhas em determinados ângulos usando o método drawLine() da classe Graphics - Computação Gráfica em Java

Quantidade de visualizações: 13841 vezes
É possível usar o método drawLine() da classe Graphics para desenhar linhas em determinados ângulos. Observe atentamente a assinatura deste método:

public abstract void drawLine(int x1,
  int y1, int x2, int y2)


Aqui x1 e x2 representam as coordenadas iniciais da linha e x2 e y2 representam as coordenadas finais. Assim, vamos analisar a fórmula matemática que permite definir o ângulo de desenho.

Comece definindo os valores para as coordenadas iniciais x1 e y1, o ângulo desejado e o comprimento da linha:

int x1 = 30;
int y1 = 50;
int ang = 0;
int comp = 100;


Vamos começar obtendo a coordenada x final, que chamaremos de x2. Já sabemos que o ângulo é 0, então obteremos uma linha horizontal para a direita. Vamos ao cálculo:

int x2 = (int)(x1 + 
  Math.cos(ang / 180.0 * Math.PI) * comp);


Já sabemos que o valor de x2 é igual a 0 pois (pode testar na barra de endereços de seu browser):

javascript:alert(0 / 180.0 * Math.PI)


resulta em 0 e:

javascript:alert(Math.cos(0))


resulta em 1. Assim: x1 + (1 * 100) = 130. Para que nosso código esteja correto, o valor de y2 deverá ser igual a y1. Vejamos:

int y2 = (int)(y1 - 
  Math.sin(ang / 180.0 * Math.PI) * comp);


Já sabemos que (ang / 180.0 * Math.PI) resulta em 0 e que o seno de 0 é 0. Assim: y1 - (0 * 100) = 50. Veja o código completo:

import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
import javax.swing.*;

public class Estudos extends JFrame{
  JLabel label;  

  public Estudos() {
    super("Desenhando em um JLabel");
    
    Container c = getContentPane();
    c.setLayout(new BorderLayout());

    // Cria um JLabel
    label = new JLabel();
    c.add(label, BorderLayout.CENTER);

    // Cria um botão
    JButton btn = new 
      JButton("Desenhar uma linha (ângulo)");
    btn.addActionListener(
      new ActionListener(){
        public void actionPerformed(ActionEvent e){
          
          // Desenha uma string no JLabel
          int x1 = 30; // coordenada inicial x
          int y1 = 50; // coordenada inicial y
          int ang = 0; // ângulo
          int comp = 100; // comprimento
          // coordenada x final
          int x2 = (int)(x1 + 
            Math.cos(ang / 180.0 * Math.PI) * comp);
          // coordenada y final
          int y2 = (int)(y1 - 
            Math.sin(ang / 180.0 * Math.PI) * comp);

          Graphics graphics = label.getGraphics();
          
          graphics.drawLine(x1, y1, x2, y2);    

        }
      }
    );
    
    // Adiciona o botão à janela
    c.add(btn, BorderLayout.SOUTH);

    setSize(350, 250);
    setVisible(true);
  }
  
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}

Experimente agora fornecer ângulos diferentes, por exemplo, 45 (uma linha diagonal para a direita e para cima), 90 (uma linha vertical para cima), 135 (uma linha diagonal para a esquerda e para cima), 180 (uma linha horizontal para a esquerda), 225 (uma linha diagonal para a esquerda e para baixo), 270 (uma linha vertical para baixo), 315 (uma linha diagonal para a direita e para baixo) e 360 (uma linha horizontal para a direita).

Há algo de interessante neste código. Se você maximizar, minimizar ou redimensionar a janela verá que o desenho é apagado. Isso acontece porque todas as vezes que a janela sofre alguma alteração, ela é pintada novamente, juntamente com seus componentes filhos. Se você deseja que o desenho seja feito automaticamente novamente, é melhor fazer uma sub-classe do componente desejado e sobrescrever seu método paintComponent(). Nesta mesma seção você encontrará exemplos de como fazer isso.


Python ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como testar se uma substring está contida no final de uma string em Python usando a função endswith()

Quantidade de visualizações: 9232 vezes
Em várias situações nós precisamos verificar se uma palavra, frase ou texto termina com um determinado texto, ou seja, uma substring. A linguagem Python nos oferece a função endswith(), que possui a seguinte assinatura:

endswith(substring[, start[, end]])


Se o argumento start for especificado, a busca inicia a partir de tal índice. Se o argumento end for especificado, a busca terminará no índice definido.

Dessa forma, a função endswith retorna 1 se a substring estiver contida no final da string. Do contrário, o valor 0 será retornado.

Veja o código completo para o exemplo:

def main():
  frase = "Gosto de programar em Java"
 
  if frase.endswith("Java") == 1:
    print("A frase termina com \"Java\"")
  else:
    print("A frase NÃO termina com \"Java\"")   
 
if __name__== "__main__":
  main()

Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

A frase termina com "Java"


Java ::: Coleções (Collections) ::: Stack

Java Collections - Como remover o elemento no topo de uma Stack usando seu método pop()

Quantidade de visualizações: 9689 vezes
Uma estrutura do tipo pilha (representada aqui por um objeto da classe Stack) permite que seus elementos sejam removidos sempre na ordem contrária em que foram inseridos, ou seja, o último elemento inserido é sempre o primeiro a sair. Veja no trecho de código abaixo como usar o método pop() para remover e retornar o elemento no topo da pilha:

import java.util.*;

public class Estudos{ 
  public static void main(String args[]){ 
    // Cria uma Stack de String
    Stack<String> pilha = new Stack<String>();
    
    // adiciona três elementos na pilha
    pilha.push("Cuiabá");
    pilha.push("Goiânia");
    pilha.push("Belo Horizonte");

    // remove os elementos, sempre removendo o 
    // elemento do topo primeiro
    while(!pilha.empty()){
      String elem = pilha.pop();
      System.out.println("Elemento removido: " + elem);
    }    
  } 
}

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

Elemento removido foi: Belo Horizonte
Elemento removido foi: Cuiabá
Elemento removido foi: Goiânia


Java ::: Java para Engenharia ::: Unidades de Medida

Como converter Centímetros Cúbicos em Metros Cúbicos em Java - Java para Física e Engenharia

Quantidade de visualizações: 416 vezes
Em muitas situações nós temos uma medida de volume em cm3 e queremos transformá-la em m3, que é a medida de volume do Sistema Internacional (SI). Para isso só precisamos dividir os centímetros cúbicos por 1.000.000. Veja a fórmula:

\[\text{Metros Cúbicos} = \frac{\text{Centímetros Cúbidos}}{1.000.000} \]

Agora veja o código Java que pede para o usuário informar a medida de volume em centímetros cúbicos e a converte para metros cúbicos. Note que mostrei como exibir o resultado em notação científica e sem notação científica:

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // para ler a entrada do usuário
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos ler a medida em centímetros cúbicos
    System.out.print("Informe os centímetros cúbicos: ");
    double cent_cubicos = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    
    // agora calculamos os metros cúbicos
    double met_cubicos = cent_cubicos / 1000000.00;
    
    // e mostramos o resultado
    System.out.println("Você informou " + cent_cubicos +
      " centímetros cúbicos.");
    System.out.println("Isso equivale a " + met_cubicos +
      " metros cúbicos.");
    System.out.printf("Sem notação científica: %f\n",
      met_cubicos);
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Informe os centímetros cúbicos: 35
Você informou 35.0 centímetros cúbicos.
Isso equivale a 3.5E-5 metros cúbicos.
Sem notação científica: 0,000035


JavaScript ::: Elementos de Formulários HTML ::: input type file Element/Object

Como obter a quantidade de arquivos que o usuário selecionou em um input type file

Quantidade de visualizações: 4209 vezes
Em algumas situações nós precisamos saber quantos arquivos o usuário selecionou em um elemento input type file. Para isso podemos usar a propriedade length do FileList que representa a lista de arquivos no input file. Veja o exemplo a seguir:

<!DOCTYPE html>
<head>
<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1" />

<title>Estudos JavaScript</title>

</head>
<body>

<form>
  <input id="arquivo" onChange="contarArquivos()" name="arquivo" multiple type="file">
</form>

<script type="text/javascript">
  function contarArquivos(){
    // vamos obter uma referência ao elemento file
    var arquivo = document.getElementById("arquivo");
    // agora vamos obter a quantidade de arquivos que o usuário selecionou
    var quantArquivos = arquivo.files.length;
	 
    // mostramos o resultado
    window.alert("Você selecionou " + quantArquivos + " arquivos.");  
  }
</script>

</body>
</html>

Note que tiramos proveito do evento onChange() do input file para obter a informação desejada no exato momento que o usuário escolhe o(s) arquivos(s). Neste exemplo eu criei um input file multiple, ou seja, o usuário pode escolher mais de um arquivo por vez (em geral pressionando a tecla Ctrl para múltiplas seleções).


Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle

Exercício Resolvido de Python - Um comerciante comprou um produto e quer vendê-lo com um lucro de 45% se o valor da compra for menor

Quantidade de visualizações: 2648 vezes
Algoritmos Resolvidos de Python - Um comerciante comprou um produto e quer vendê-lo com um lucro de 45% se o valor da compra for menor

Pergunta/Tarefa:

Um comerciante comprou um produto e quer vendê-lo com um lucro de 45% se o valor da compra for menor que R$ 20,00; caso contrário, o lucro será de 30%. Elabore um algoritmo que leia o valor do produto e imprima o valor de venda para o produto.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o valor do produto: 85
O valor de venda é: 110.5
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Python:

Código para principal.py:

# método principal
def main():
  # valor ler o valor do produto
  valor = float(input("Informe o valor do produto: "))
  
  # vamos calcular o valor de venda
  if valor < 20:
    valor_venda = valor + (valor * (45.0 / 100)) 
  else:
    valor_venda = valor + (valor * (30.0 / 100))
  
  print("O valor de venda é: {0}".format(valor_venda))
  
if __name__== "__main__":
  main()



C# ::: Windows Forms ::: CheckBox

Como marcar ou desmarcar todas as CheckBox de um formulário C# Windows Forms de uma só vez via código

Quantidade de visualizações: 17393 vezes
Em algumas situações temos formulários com muitos controles CheckBox C# Windows Forms e gostaríamos de marcá-los ou desmarcá-los de uma só vez. Esta dica mostra como isso pode ser feito.

Para simular este exemplo, coloque vários controles CheckBox no formulário e coloque o código abaixo no evento Click de um botão:

private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
  // vamos percorrer todos os controles do formulário
  for(int i = 0; i < this.Controls.Count; i++){
    // vamos testar se o controle é do tipo CheckBox
    if(this.Controls[i] is System.Windows.Forms.CheckBox){
      // é do tipo CheckBox. Vamos marcar
      (this.Controls[i] as CheckBox).Checked = true;
    }
  }
}

Se quiser desmarcar todas as CheckBoxes, troque a linha:

(this.Controls[i] as CheckBox).Checked = true;

por

(this.Controls[i] as CheckBox).Checked = false;

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