![]() |
|||||
![]() Planilha Web - Planilhas e Calculadoras online para estudantes e profissionais de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica. |
|||||
|
C++ ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como acessar os caracteres de uma string individualmente em C++ usando o operador []Quantidade de visualizações: 24773 vezes |
Em várias situações nós precisamos retornar os caracteres de uma string individualmente, um de cada vez. Para isso nós podemos acessá-los using o operador [] e o índice desejado. Lembre-se de que, em C++, os índices começam sempre em 0. Veja o código C++ completo para o exemplo: #include <iostream> #include <string> using namespace std; // função principal do programa int main(int argc, char *argv[]){ // vamos criar uma nova string string palavra("FACULDADE"); // agora vamos percorrer os caracteres individualmente for(int i = 0; i < palavra.size(); i++){ cout << palavra[i] << "\n"; } cout << "\n" << endl; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado: F A C U L D A D E |
Java ::: Coleções (Collections) ::: Vector |
Java Collections - Como remover um determinado elemento de um Vector baseado em seu valorQuantidade de visualizações: 11898 vezes |
Muitas vezes precisamos excluir um determinado elemento de um Vector baseado em seu valor. Isso pode ser feito com o método remove(). Veja sua assinatura:public boolean remove(Object o) import java.util.*; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // Cria o Vector Vector<String> nomes = new Vector<String>(); // adiciona itens ao Vector nomes.addElement("Osmar"); nomes.addElement("Marcos"); nomes.addElement("Ingrid"); // vamos exibir os elementos for(String nome : nomes) System.out.println(nome); // vamos excluir o elemento "Ingrid" boolean sucesso = nomes.remove("Ingrid"); if(sucesso) System.out.println("\nO elemento foi removido " + "com sucesso.\n"); else System.out.println("\nO elemento NAO foi removido " + "com sucesso.\n"); // vamos exibir os elementos novamente for(String nome : nomes) System.out.println(nome); } } Ao executar este exemplo nós teremos o seguinte resultado: Osmar Marcos Ingrid O elemento foi removido com sucesso. Osmar Marcos |
JavaScript ::: Web APIs (APIs Web) ::: MediaDevices Interface (Interface MediaDevices) |
HTML5 + JavaScript - Como usar a interface MediaDevices em seus códigos JavaScriptQuantidade de visualizações: 1735 vezes |
A interface MediaDevices é um daqueles objetos que vemos com frequencia em códigos JavaScript e não entendemos muito bem o seu funcionamento. Nesta dica vou decifrá-la. O objetivo da interface MediaDevices é fornecer acesso aos dispositivos de entrada de mídia conectadas e às quais o navegador tem acesso, a saber, câmeras, microfone e compartilhamento de tela. É por meio dessa interface que acessamos tais dispositivos. A interface MediaDevices está disponível como um objeto do objeto navigator. Veja como testar sua existência e suporte no seu navegador web: <!DOCTYPE html> <head> <meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1" /> <title>A interface MediaDevices</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> // o browser suporta o MediaDevices? if(navigator.mediaDevices){ window.alert("O navegador suporta o MediaDevices"); } else{ window.alert("O navegador não suporta o MediaDevices"); } </script> </body> </html> Note que mediaDevices é um objeto Singleton do objeto navigator, ou seja, só há uma instância desse objeto disponível no contexto de execução de códigos no navegador. Há também a preocupação em relação à segurança. Alguns navegador podem restringir o acesso a este objeto se você não estiver em um ambiente HTTPS ou localhost. |
Java ::: Classes e Componentes ::: JTextArea |
Java Swing - Como adicionar mais texto a um JTextArea usando o método append()Quantidade de visualizações: 119 vezes |
Nesta dica mostrarei como é possível usar o método append() da classe JTextArea para adicionar mais conteúdo a esse controle. Esta é uma técnica muito importante no desenvolvimento de aplicações Java Swing. Segue um exemplo completo (note que fiz toda a aplicação Java Swing na mão mesmo, ou seja, não usei o editor visual do NetBeans ou semelhantes): package arquivodecodigos; import javax.swing.*; import java.awt.*; import java.awt.event.*; public class Estudos extends JFrame { JTextArea textArea; JTextField texto; JButton btn; public Estudos() { super("Como adicionar texto a um JTextArea"); Container c = getContentPane(); FlowLayout layout = new FlowLayout(FlowLayout.LEFT); c.setLayout(layout); textArea = new JTextArea(10, 20); texto = new JTextField(10); btn = new JButton("Adicionar Texto"); btn.addActionListener( new ActionListener() { public void actionPerformed(ActionEvent e) { textArea.append(texto.getText()); } } ); c.add(textArea); c.add(texto); c.add(btn); setSize(350, 250); setVisible(true); } public static void main(String args[]) { Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } Veja que neste exemplo, mais conteúdo é adicionado ao controle JTextArea sem provocar uma quebra de linha. Em outras dicas e truques dessa seção você aprenderá como isso pode ser feito. |
C ::: Dicas & Truques ::: Ordenação e Pesquisa (Busca) |
C para iniciantes - Como ordenar os elementos de um vetor de inteiros usando a ordenação da bolha (Bubble Sort) na linguagem CQuantidade de visualizações: 9895 vezes |
O método ou algorítmo de ordenação da bolha é uma das técnicas mais simples de ordenação. No entanto, este método não é eficiente, visto que o tempo despendido para sua execução é muito elevado se comparado à outros métodos existentes. Geralmente usamos este método quando queremos ordenar 50 elementos ou menos. O entendimento deste método é fácil. Se estivermos ordenandos os valores do menor para o maior, o método da bolha percorre os elementos do vetor (array), comparando e movendo o menor valor para a primeira posição do vetor, tal qual bolhas indo para a superfície. Veja um exemplo completo: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> void bubble_sort(int matriz[], int tam){ int temp, i, j; for(i = 0; i < tam; i++){ for(j = 0; j < tam; j++){ if(matriz[i] < matriz[j]){ temp = matriz[i]; matriz[i] = matriz[j]; matriz[j] = temp; } } } } int main(int argc, char *argv[]) { int valores[] = {4, 6, 2, 8, 1, 9, 3, 0, 11}; int i, tamanho = 9; // imprime a matriz sem a ordenação for(i = 0; i < 9; i++){ printf("%d ", valores[i]); } // vamos ordenar a matriz bubble_sort(valores, tamanho); // imprime a matriz ordenada puts("\n"); for(i = 0; i < 9; i++){ printf("%d ", valores[i]); } puts("\n"); system("pause"); return 0; } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: Sem ordenação: 4, 6, 2, 8, 1, 9, 3, 0, 11 Ordenados: 0, 1, 2, 3, 4, 6, 8, 9, 11 |
Java ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como passar vetores e matrizes (arrays) para seus métodos JavaQuantidade de visualizações: 16354 vezes |
Nesta dica mostrarei como você pode passar um array (vetor ou matriz) para seus métodos Java. Observe que um array é um objeto Java, e objetos são sempre passados por referência. Assim, as alterações feitas no vetor ou matriz dentro do método afetarão o array original. Veja o código completo para o exemplo: package arquivodecodigos; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ int[] valores = {43, 6, 17, 23, 8}; // Exibe os valores antes de passar o // array para o método multiplicar for(int i = 0; i < valores.length; i++){ System.out.print(valores[i] + ", "); } System.out.println(); // fornece o array para o método multiplicar multiplicar(valores, 2); // Exibe os valores depois de passar o // array para o método multiplicar for(int i = 0; i < valores.length; i++){ System.out.print(valores[i] + ", "); } System.exit(0); } public static void multiplicar(int a[], int num){ for(int i = 0; i < a.length; i++){ a[i] = a[i] * num; } } } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: 43, 6, 17, 23, 8, 86, 12, 34, 46, 16, |
Delphi ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Apostila Delphi para iniciantes - Como acessar os caracteres de uma string individualmenteQuantidade de visualizações: 17936 vezes |
Em algumas situações pode ser necessário acessar os caracteres de uma palavra, frase ou texto individualmente. Em Delphi isso pode ser feito usando-se a indexação de matrizes. Tenha em mente, porém, que o índice em Delphi começa em 1 e não 0, como na maioria das linguagens. Veja um trecho de código no qual acessamos o primeiro caractere de uma string: procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var nome: string; letra: Char; begin nome := 'Osmar J. Silva'; // vamos obter a primeira letra letra := nome[1]; // vamos exibir o resultado ShowMessage('A primeira letra é: ' + letra); end; Veja outro exemplo, no qual usamos um laço for para visitar cada um dos caracteres e exibí-lo: procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var nome: string; letra: Char; i: integer; begin nome := 'Osmar'; for i := 1 to Length(nome) do begin letra := nome[i]; ShowMessage('O ' + IntToStr(i) + 'º caractere é: ' + letra); end; end; Assim como acessamos os caracteres individuais de uma string para leitura, podemos fazê-lo também para alterações. Veja um trecho de código no qual trocamos o terceiro caractere de uma string: procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var nome: string; begin nome := 'Osmar'; // vamos alterar o terceiro caractere nome[3] := 'K'; ShowMessage(nome); end; Para questões de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
C# ::: Namespace System.Drawing ::: Image |
Gráficos C# Windows Forms - Como usar a classe Image em suas aplicações C#Quantidade de visualizações: 6541 vezes |
A classe Image, do namespace System.Drawing (no assemply System.Drawing.dll) é uma classe abstrata de base que fornece funcionalidades para as classes derivadas Bitmap e Metafile (que são classes concretas e sealed, ou seja, não podem ter suas funcionalidades herdadas por outras classes). Por ser uma classe abstrata, não podemos criar novas instâncias de Image (usando new()). Em vez disso nós a usamos apenas para chamar seus métodos estáticos ou como referência para as classes derivadas. Veja um trecho de código no qual carregamos um bitmap e o exibimos em um PictureBox: private void button2_Click_1(object sender, EventArgs e){ try{ // vamos carregar o bitmap a partir de um diretório Image imagem = new Bitmap(@"C:\estudos_csharp_wf\logo.bmp", true); // vamos exibir a imagem no PictureBox pictureBox1.Image = imagem; } catch(ArgumentException ae){ MessageBox.Show("Houve um erro ao carregar a imagem: " + ae.Message.ToString()); } } Veja que declaramos uma Image e a usamos como referência a um Bitmap. É claro que podemos perfeitamente trocar a linha: Image imagem = new Bitmap(@"C:\estudos_csharp_wf\logo.bmp", true); por: Bitmap imagem = new Bitmap(@"C:\estudos_csharp_wf\logo.bmp", true); O código compila normalmente, mas aí perdemos todo o poder que o polimorfismo nos entrega. Sempre que possível, devemos programar em cima das interfaces, superclasses e classes abstratas. Além dos métodos estáticos, a classe Image fornece várias propriedades. Veja uma modificação do exemplo anterior no qual obtemos a largura e a altura da imagem que foi carregada: private void button2_Click_1(object sender, EventArgs e){ try{ // vamos carregar o bitmap a partir de um diretório Image imagem = new Bitmap(@"C:\estudos_csharp_wf\logo.bmp", true); // vamos exibir a imagem no PictureBox pictureBox1.Image = imagem; // vamos exibir a largura e altura da imagem MessageBox.Show("A imagem carregada possui a largura de " + imagem.Width + " pixels e altura de " + imagem.Height + " pixels."); } catch(ArgumentException ae){ MessageBox.Show("Houve um erro ao carregar a imagem: " + ae.Message.ToString()); } } Depois de carregada a imagem você verá uma mensagem parecida com: A imagem carregada possui a largura de 80 pixels e altura de 50 pixels. |
Python ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como verificar se uma string contém apenas caracteres alfanuméricos (letras e números) usando a função isalnum() do módulo str da linguagem PythonQuantidade de visualizações: 18399 vezes |
Nesta dica mostrarei como é possível usar a função isalnum() do módulo str do Python para verificar se uma palavra, frase ou texto contém apenas caracteres alfanuméricos (letras e números). Veja o código completo para o exemplo: # função principal do programa def main(): texto = "34kwjii5992" if texto.isalnum(): print("A string contém apenas caracteres" \ " alfanumericos") else: print("A string não contem somente caracteres" \ " alfanumericos") if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: A string contém apenas caracteres alfanuméricos |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
Programação Orientada a Objetos em PHP - Aprenda a criar e usar métodos e classes abstratas em PHPQuantidade de visualizações: 10893 vezes |
À medida que começamos a usar programação orientada a objetos em PHP algumas situações interessantes podem surgir, tais como o uso de métodos e classes abstratas. As classes e métodos abstratos podem ser usados por uma série de razões. Eis as que considero mais importantes: a) - Um classe abstrata não permite que criemos novas instâncias da mesma. Veja: <? // Uma classe Boleto abstrata abstract class Boleto{ } // vamos criar um novo objeto desta classe $b = new Boleto(); ?> Ao executarmos este código teremos a seguinte mensagem de erro: Fatal error: Cannot instantiate abstract class Boleto in ... A vantagem de termos uma classe que não pode ser instanciada é que podemos usá-la como classe base em um código envolvendo poliformismo (no momento que escrevo este artigo não vejo como implementar polimorfismo em PHP. Me pergunto se isso é possível em linguagens de tipos dinâmicos). b) - Qualquer classe que contenha um ou mais métodos abstratos também precisa se declarar abstrata. Como um método abstrato não pode conter implementação, ao forçar a classe a ser abstrata também, as classes derivadas terão a obrigação de implementar tal método. Veja um trecho de código no qual criamos uma classe normal contendo um método abstrato: <? // Uma classe Boleto não-abstrata class Boleto{ // um método abstrato public abstract function imprimir($dados); } ?> Ao executarmos este código teremos a seguinte mensagem de erro: Fatal error: Class Boleto contains 1 abstract method and must therefore be declared abstract or implement the remaining methods (Boleto::imprimir) in ... Ao marcarmos a classe como abstract esta mensagem de erro desaparecerá. c) - Uma classe que herda de uma classe derivada deve, obrigatoriamente, fornecer implementação para todos os métodos abstratos herdados. Veja o trecho de código no qual temos uma classe Boleto e uma classe BoletoBradesco: <? // Uma classe Boleto abstrata abstract class Boleto{ // um método abstrato public abstract function imprimir($dados); } // vamos herdar da classe Boleto class BoletoBradesco extends Boleto{ } ?> A mensagem de erro aqui é a mesma quando temos métodos abstratos em uma classe mas não a declaramos como abstrata. Basta fornecer a implementação para o método imprimir e a mensagem de erro desaparece: <? // Uma classe Boleto abstrata abstract class Boleto{ // um método abstrato public abstract function imprimir($dados); } // vamos herdar da classe Boleto class BoletoBradesco extends Boleto{ public function imprimir($dados){ echo "Imprimindo o boleto: " . $dados; } } // vamos criar um objeto da classe BoletoBradesco $b = new BoletoBradesco(); // vamos imprimir o boleto $b->imprimir("Dados do boleto"); ?> d) - Um método marcado como abstract não pode conter implementação, ou seja, a implementação será feita pelas classes derivadas. Veja: <? // Uma classe Boleto abstrata abstract class Boleto{ // um método abstrato que não deveria conter implementação public abstract function imprimir($dados){ echo "Isso vai dar um erro daqueles!"; } } ?> Ao tentarmos executar este trecho de código teremos a seguinte mensagem de erro: Fatal error: Abstract function Boleto::imprimir() cannot contain body in ... Bastará remover a implementação do método que a mensagem de erro desaparecerá. |
Nossas 20 dicas & truques de programação mais populares |
JavaScript - Como calcular o comprimento da hipotenusa em JavaScript dadas as medidas do cateto oposto e do cateto adjascente Delphi - Como obter a quantidade de caracteres em uma palavra ou texto usando a função Length() do Delphi |
Você também poderá gostar das dicas e truques de programação abaixo |
JavaScript - JavaScript Avançado - Como remover todas as ocorrências de uma substring em uma string usando uma função recursiva |
Nossas 20 dicas & truques de programação mais recentes |
Últimos Projetos e Códigos Fonte Liberados Para Apoiadores do Site |
Python - Como criar o jogo Pedra, Papel, Tesoura em Python - Jogo completo em Python com código comentado |
Últimos Exercícios Resolvidos |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
1º lugar: Java |