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C# ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como exibir a data atual completa e as horas no formato curto em C# usando o sinalizador {0:f} da função Format() da classe StringQuantidade de visualizações: 23 vezes |
Nesta dica mostrarei como usar o sinalizador {0:f} da função Format() da classe String para exibir a data completa e as horas no formato curto, algo como "quarta-feira, 16 de março de 2022 11:19". Veja o código C# completo: using System; namespace Estudos { class Program { static void Main(string[] args) { // vamos obter a data e hora atual DateTime dataHora = DateTime.Now; // vamos exibir a data completa e as hora no formato curto System.Console.WriteLine("Hoje é: {0:f}", dataHora); Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: Hoje é: quarta-feira, 16 de março de 2022 11:19 Veja que aqui eu mostrei a data e as horas diretamente na saída do programa. Podemos usar uma variável intermediária também. Veja: using System; namespace Estudos { class Program { static void Main(string[] args) { // vamos obter a data e hora atual DateTime dataHora = DateTime.Now; // vamos guardar a data completa e as hora no formato curto string dataHoraStr = String.Format("{0:f}", dataHora); System.Console.WriteLine("Hoje é: " + dataHoraStr); Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } |
Java ::: Pacote java.lang ::: Integer |
Java para iniciantes - Como usar o método parseInt() da classe Integer para converter uma String em um valor do tipo intQuantidade de visualizações: 95713 vezes |
Em algumas situações, principalmente quando estamos lidando com valores informados pelo usuário, nós precisamos converter uma String em um valor inteiro. Para isso podemos usar o método parseInt() da classe Integer. Veja sua assinatura: public static int parseInt(String s) throws NumberFormatException A String fornecida como argumento deve conter apenas digitos decimais, exceto que o primeiro caractere pode ser o caractere ASCII sinal de menos "-" ('\u002D') para indicar um valor negativo ou o caractere ASCII sinal de mais "+" ('\u002B') para indicar um valor positivo. Veja um exemplo no qual usamos o método parseInt() para converter uma String informada pelo usuário em um valor do tipo int: import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // vamos usar um objeto da classe Scanner para ler a idade do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // solicita a idade System.out.print("Informe sua idade: "); int idade = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // mostra o valor lido System.out.println("A idade informada foi: " + idade); } } Ao executarmos este código teremos o seguinte resultado: Informe sua idade: 28 A idade informada foi: 28 Há, porém, situações nas quais o usuário pode não seguir as recomendações de não inserir caracteres inválidos, o que inviabiliza a conversão para inteiro. Veja: Informe sua idade: osmar Exception in thread "main" java.lang.NumberFormatException: For input string: "osmar" at java.lang.NumberFormatException.forInputString(NumberFormatException. java:48) at java.lang.Integer.parseInt(Integer.java:447) at java.lang.Integer.parseInt(Integer.java:497) at Estudos.main(Estudos.java:10) Para contornar esta situação nós precisamos fornecer um bloco try...catch para tratar a exceção NumberFormatException. Veja: import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // vamos usar um objeto da classe Scanner para ler a idade do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // solicita a idade System.out.print("Informe sua idade: "); try{ int idade = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // mostra o valor lido System.out.println("A idade informada foi: " + idade); } catch(NumberFormatException nfe){ System.out.println("Valor inválido: " + nfe.getMessage()); } } } Agora o programa exibirá uma mensagem de erro caso o usuário forneça uma String que não pode ser convertida para inteiro. |
C# ::: Windows Forms ::: TextBox |
C# Windows Forms Avançado - Como rolar as linhas de um TextBox para baixo uma de cada vez usando a API do WindowsQuantidade de visualizações: 7288 vezes |
Em algumas situações gostaríamos de rolar para baixo o conteúdo de um TextBox de múltiplas linhas uma linha de cada vez. Para isso podemos usar a API do Windows, mais especificamente a mensagem WM_VSCROLL com o valor SB_LINEDOWN para seu parâmetro wParam. O valor do parâmetro lParam é zero. Veja um trecho de código que rola para baixo o conteúdo de um TextBox uma linha de cada vez. Antes de executar este exemplo, tenha a certeza de ter um TextBox de múltiplas, com barras de rolagem e conteúdo que force o aparecimento das barras de rolagem. Comece adicionando a linha: using System.Runtime.InteropServices; na seção de usings do seu formulário ou classe. Em seguida adicione o trecho de código abaixo no corpo da classe, como um método: [DllImport("user32.dll", EntryPoint = "SendMessage", CharSet = CharSet.Auto, SetLastError = true)] private static extern IntPtr SendMessage(IntPtr hWnd, uint Msg, IntPtr wParam, IntPtr lParam); Finalmente coloque o código abaixo no evento Click de um botão: private void button2_Click(object sender, EventArgs e){ // antes de executar este exemplo certifique-se de que // a propriedade Multiline do TextBox esteja definida // como true e a propriedade ScrollBars contenha o valor // Vertical ou Both textBox1.Multiline = true; textBox1.ScrollBars = ScrollBars.Vertical; // constante para a mensagem WM_VSCROLL const uint WM_VSCROLL = 0x115; // constante para o parâmetro wParam const int SB_LINEDOWN = 1; // handle para a caixa de texto IntPtr handle = textBox1.Handle; IntPtr wParam = (IntPtr)SB_LINEDOWN; IntPtr lParam = IntPtr.Zero; // vamos fazer com que o TextBox role uma linha para baixo SendMessage(textBox1.Handle, WM_VSCROLL, wParam, lParam); } |
C# ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como adicionar ou subtrair meses de uma data em C# usando a função AddMonths() da classe DateTimeQuantidade de visualizações: 12274 vezes |
Em algumas situações nossos códigos precisam adicionar ou subtrair meses de uma data. Isso pode ser feito com o auxílio do método AddMonths() da estrutura DateTime. Este método recebe o número de meses a serem acrescidos ou substraídos da data representada pelo DateTime atual e retorna um novo DateTime com as devidas modificações. Veja um trecho de código no qual adicionamos 3 meses à data atual: static void Main(string[] args){ // vamos obter a data de hoje DateTime hoje = DateTime.Now; // exibe a data de hoje System.Console.WriteLine("Hoje é {0:d}", hoje); // vamos adicionar 3 meses à data de hoje DateTime data_futura = hoje.AddMonths(3); // exibe a data daqui a três meses System.Console.WriteLine("Daqui a 3 meses será {0:d}", data_futura); // pausa o programa System.Console.Write("\nPressione qualquer tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } É possível também subtrair meses. Para isso só precisamos fornecer um valor negativo para o método AddMonths(). Veja: static void Main(string[] args){ // vamos obter a data de hoje DateTime hoje = DateTime.Now; // exibe a data de hoje System.Console.WriteLine("Hoje é {0:d}", hoje); // vamos subtrair 5 meses da data de hoje DateTime data_passado = hoje.AddMonths(-5); // exibe a data 5 meses atrás System.Console.WriteLine("Há 5 meses era {0:d}", data_passado); // pausa o programa System.Console.Write("\nPressione qualquer tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } Lembre-se, contudo, que o método AddMonths() pode disparar uma exceção do tipo ArgumentOutOfRangeException se o DateTime resultante for menor que MinValue ou maior que MaxValue. MinValue e MaxValue são os menor e maior valores que um DateTime pode representar. Esta exceção também será disparada se o valor fornecido para o mês for menor que -120.000 ou maior que 120.000. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como retornar a diferença de meses entre duas datas em Java - Datas e horas em JavaQuantidade de visualizações: 9399 vezes |
O trecho de código abaixo mostra como obter a diferença de meses entre dois objetos Date. Estude-o atentamente. Esta é uma técnica muito útil para programadores que lidam com cálculos de datas em suas aplicações:package arquivodecodigos; import java.util.*; import java.text.*; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ try{ // constrói a primeira data DateFormat fm = new SimpleDateFormat( "dd/MM/yyyy"); Date data1 = (Date)fm.parse("20/10/2008"); // constrói a segunda data fm = new SimpleDateFormat("dd/MM/yyyy"); Date data2 = (Date)fm.parse("30/12/2008"); // vamos obter a diferença de meses long segundos = (data2.getTime() - data1.getTime()) / 1000; int meses = (int)Math.floor(segundos / 2592000); segundos -= meses * 2592000; int dias = (int)Math.floor(segundos / 86400); // exibe o resultado System.out.println("As duas datas tem " + meses + " meses e " + dias + " dias de diferença"); } catch(ParseException e){ e.printStackTrace(); } } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: As duas datas tem 2 meses e 11 dias de diferença |
Dart ::: Dicas de Estudo e Anotações ::: Estruturas de Controle |
Como usar if...else em Dart - Como usar a estrutura condicional if... else if... else da linguagem DartQuantidade de visualizações: 3267 vezes |
Na maioria das linguagens de programação, a estrutura condicional if... else if... else é usada para testar condições e, baseado no resultado dos testes, desviar o fluxo de execução do algorítmo. Veja um exemplo no qual pedimos para o usuário digitar um valor inteiro e efetuamos um teste para saber se o valor é maior que 10: // Vamos importar a biblioteca dart:io import 'dart:io'; void main() { // vamos pedir para o usuário digitar um valor inteiro stdout.write("Digite um número inteiro: "); // vamos converter a entrada do usuário para um inteiro e // e guardar na variavel valor int valor = int.parse(stdin.readLineSync()); // vamos verificar se o valor lido é maior que 10 if (valor > 10) { print("O valor é maior que 10."); } else { // não é maior que 10 print("O valor não é maior que 10."); } } Este código produz as seguintes saídas: c:\estudos_dart>dart condicional_if_else.dart Digite um número inteiro: 4 O valor não é maior que 10. c:\estudos_dart>dart condicional_if_else.dart Digite um número inteiro: 10 O valor não é maior que 10. c:\estudos_dart>dart condicional_if_else.dart Digite um número inteiro: 15 O valor é maior que 10. Note que testamos apenas um condição e já desviamos para o else caso ela não seja satisfeita. A linguagem Dart nos permite usar if...else aninhados. Veja: // Vamos importar a biblioteca dart:io import 'dart:io'; void main() { // vamos pedir para o usuário digitar um valor inteiro stdout.write("Digite um número inteiro: "); // vamos converter a entrada do usuário para um inteiro e // e guardar na variavel valor int valor = int.parse(stdin.readLineSync()); // vamos verificar se o valor lido é maior que 10 if (valor > 10) { print("O valor é maior que 10."); } else if (valor == 10) { // é igual a 10 print("O valor é igual a 10."); } else { // é menor que 10 print("O valor é menor que 10."); } } Execute este código, digite um valor inteiro e observe seu comportamento. |
Java ::: Pacote java.awt.event ::: KeyEvent |
Java Swing - Como detectar as teclas Insert ou Delete usando o método getKeyCode() da classe KeyEvent do JavaQuantidade de visualizações: 3279 vezes |
Em algumas situações nós precisamos detectar o pressionamento das teclas Insert ou Delete. Para isso podemos usar o método getKeyCode() da classe KeyEvent e testar se o código equivale a uma das constantes KeyEvent.VK_INSERT (Ins) ou KeyEvent.VK_DELETE (Del). Veja um trecho de código no qual testamos se alguma destas duas teclas foi pressionada: package estudos; import java.awt.Container; import java.awt.FlowLayout; import java.awt.event.KeyEvent; import java.awt.event.KeyListener; import javax.swing.JFrame; import javax.swing.JOptionPane; public class Janela extends JFrame implements KeyListener{ public Janela(){ super("Eventos do Teclado"); Container c = getContentPane(); FlowLayout layout = new FlowLayout(FlowLayout.LEFT); c.setLayout(layout); // vamos adicionar o objeto listener addKeyListener(this); setSize(350, 250); setVisible(true); } @Override public void keyPressed(KeyEvent e){ // a tecla Insert foi pressionada? if(e.getKeyCode() == KeyEvent.VK_INSERT){ JOptionPane.showMessageDialog(null, "A tecla Insert foi pressionada"); } // a tecla Enter Delete pressionada? else if(e.getKeyCode() == KeyEvent.VK_DELETE){ JOptionPane.showMessageDialog(null, "A tecla Delete foi pressionada"); } else{ JOptionPane.showMessageDialog(null, "Outra tecla foi pressionada"); } } @Override public void keyReleased(KeyEvent e){ // sem implementação } @Override public void keyTyped(KeyEvent e){ // sem implementação } public static void main(String args[]){ Janela j = new Janela(); j.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } É importante observar que as teclas Insert e Delete podem ser detectadas somente nos eventos keyPressed e keyReleased. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
Como usar encapsulamento em Java - Programação Orientada a Objetos em JavaQuantidade de visualizações: 38013 vezes |
Encapsulamento é a técnica de transformar os objetos que compõem uma aplicação em verdadeiras caixas-pretas. De fato, se pensarmos em termos de informática, é possível para um usuário comum usar todas as funcionalidades de uma impressora sem nem mesmo entender seu funcionamento interno. Imagine o desastre que seria se todos os usuários resolvessem abrir suas impressoras para investigar o que há dentro delas. Da mesma forma, ao construir uma classe, devemos fazê-lo de forma que o usuário desta classe tenha acesso apenas aos métodos que permitem ler informações da classe ou fornecer os dados necessários para sua correta operação. Dados relativos ao funcionamento interno da classe devem permanecer ocultos e acessíveis somente aos métodos da própria classe. O encapsulamento deve ser aplicado de forma a permitir que alterações na estrutura interna de uma classe não prejudique o funcionamento do código externo que a usa. Veja um exemplo: class Pedido{ public List obterProdutos(){ // monta uma lista de produtos // pertecentes a este pedido return lista; } } A classe Pedido contém um método chamado obterProdutos() que retorna uma lista de produtos pertencentes a um determinado pedido. É aqui que o encapsulamento se torna importante. O código que usa esta classe desconhece completamente como esta lista de produtos é montada. Tudo que nos interessa é a lista de produtos que o método retorna. O programador da classe pode decidir a qualquer momento, talvez para melhorar o desempenho da classe, alterar a forma de montagem da lista. Uma vez que o nome e retorno do método (incluindo a estrutura da lista retornada) continuem sendo os mesmos, o código que usa a classe continuará funcionando como anteriormente. |
C ::: Dicas & Truques ::: Ponteiros, Referências e Memória |
Como alocar memória dinâmica usando a função calloc() da linguagem CQuantidade de visualizações: 18854 vezes |
A função calloc() é bem parecida com a função malloc() e também é usada em C para alocarmos um bloco de memória. A diferença é que calloc() recebe a quantidade de elementos e o número de bytes do elemento e retorna um ponteiro do tipo void (genérico) para o início do bloco de memória obtido. Veja sua assinatura:void *calloc(size_t n, size_t size); Se a memória não puder se alocada, um ponteiro nulo (NULL) será retornado. É importante se lembrar de alguns conceitos antes de usar esta função. Suponhamos que você queira alocar memória para um único inteiro. Você poderia ter algo assim: // aloca memória para um int ponteiro = calloc(1, 4); Embora este código esteja correto, não é um boa idéia assumir que um inteiro terá sempre 4 bytes. Desta forma, é melhor usar o operador sizeof() para obter a quantidade de bytes em um inteiro em uma determinada arquitetura. Veja: // aloca memória para um int ponteiro = calloc(1, sizeof(int)); Eis o código completo para um aplicativo C que mostra como alocar memória para um inteiro e depois atribuir e obter o valor armazenado no bloco de memória alocado: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { // ponteiro para uma variável do tipo inteiro int *ponteiro; // aloca memória para um int ponteiro = calloc(1, sizeof(int)); // testa se a memória foi alocada com sucesso if(ponteiro) printf("Memoria alocada com sucesso.\n"); else printf("Nao foi possivel alocar a memoria.\n"); // atribui valor à memória alocada *ponteiro = 45; // obtém o valor atribuído printf("Valor: %d\n\n", *ponteiro); // libera a memória free(ponteiro); system("PAUSE"); return 0; } Uma aplicação interessante da função calloc() é quando precisamos construir uma matriz dinâmica. Veja como isso é feito no código abaixo: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { int i; // quantidade de elementos na matriz int quant = 10; // ponteiro para o bloco de memória int *ponteiro; // aloca memória para uma matriz de inteiros ponteiro = calloc(quant, sizeof(int)); // testa se a memória foi alocada com sucesso if(ponteiro) printf("Memoria alocada com sucesso.\n"); else{ printf("Nao foi possivel alocar a memoria.\n"); exit(1); } // atribui valores aos elementos do array for(i = 0; i < quant; i++){ ponteiro[i] = i * 2; } // exibe os valores for(i = 0; i < quant; i++){ printf("%d ", ponteiro[i]); } // libera a memória free(ponteiro); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como retornar a quantidade de dias para um determinado mês e ano em JavaScriptQuantidade de visualizações: 8839 vezes |
Sempre que estamos desenvolvendo aplicações de calendário ou outras tarefas envolvendo datas e horas em JavaScript nós precisamos saber quantos dias um determinado mês possui. Nesta dica que mostro como escrever uma função JavaScript chamada diasNoMes() que recebe um mês e um ano e retorna a quantidade de dias que tal mês possui. Veja a página HTML completa para o exemplo: <!doctype html> <html> <head> <title>Data e hora em JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> // função que recebe um mês e ano e retorna // a quantidade de dias no mês informado function diasNoMes(mes, ano){ return 32 - new Date(ano, mes, 32).getDate(); } // o mês começa com 0 (Fevereiro = 1) document.write("O mês informado possui " + diasNoMes(1, 2023) + " dias"); </script> </body> </html> Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado: O mês informado possui 28 dias |
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