![]() |
|||||
|
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como elevar uma base a um determinado expoente usando o método pow() do objeto Math do JavaScriptQuantidade de visualizações: 24805 vezes |
Em algumas situações nós precisamos efetuar cálculos de potenciação em JavaScript, ou seja, elevar um número (uma base) a um determinado expoente e obter sua potência. Veja a figura a seguir:![]() Veja que aqui o valor 5 foi elevado ao cubo, ou seja, ao expoente 3 e obtemos como resultado sua potência: 125. A linguagem JavaScript nos fornece o método pow(), como parte do objeto Math, que recebe como argumentos a base e o expoente e nos retorna a potência. Veja um exemplo de seu uso no código abaixo: <!doctype html> <html> <head> <title>Estudos JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> var base = 4; var expoente = 5; var potencia = Math.pow(4, 5); document.write("A base " + base + " elevada ao expoente " + expoente + " é igual à potência " + potencia); </script> </body> </html> Ao executarmos este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado: A base 4 elevada ao expoente 5 é igual a potencia 1024 |
Java ::: Fundamentos da Linguagem ::: Variáveis e Constantes |
Curso Completo de Java - Como usar constantes em JavaQuantidade de visualizações: 15562 vezes |
O valor de uma variável pode ser alterado durante a execução do programa. Mas, o valor de uma constante não é alterado jamais. Escritas sempre com letras maiúsculas, as constantes trazem algumas vantagens, entre elas o fato de que nomes descritivos para constantes podem tornar o programa mais fácil de ser lido. Além disso, o valor representado pela constante pode ser alterado em apenas um lugar do código fonte. Veja abaixo como declarar e usar uma constante em Java: // Este exemplo mostra como declarar e usar // uma constante em Java public class Estudos{ final static int IDENT_PROGRAMA = 47; public static void main(String args[]){ System.out.println("O valor da constante " + "é " + IDENT_PROGRAMA); System.exit(0); } } Observe que usamos o modificador final para marcar um identificador como constante. Veja agora o que acontece quando tentamos alterar o valor de uma constante em tempo de compilação: // vamos tentar alterar o valor da constante IDENT_PROGRAMA = 29; O compilador emitirá a seguinte mensagem de erro: Estudos.java:9: cannot assign a value to final variable IDENT_PROGRAMA IDENT_PROGRAMA = 29; ^ 1 error |
Delphi ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como obter o maior entre dois valores usando a função Max() do DelphiQuantidade de visualizações: 16095 vezes |
A função Max(), presente na unit Math é útil quando precisamos retornar o maior entre dois valores fornecidos. Veja um exemplo:procedure TForm2.Button1Click(Sender: TObject); var a, b, maior: Integer; begin // uses Math a := 34; b := 17; maior := Max(a, b); // exibe o resultado ShowMessage('O maior valor é: ' + IntToStr(maior)); end; Note que a função Max() é uma função sobrecarregada, ou seja, os valores fornecidos e o retorno da função podem ser do tipo Integer, Int64, Single, Double ou Extended. Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
Python ::: wxPython ::: Janelas, Diálogos, Formulários e Painéis do wxPython |
Python wxPython - Como criar janelas GUI em Python usando a classe wx.Frame do wxPythonQuantidade de visualizações: 11896 vezes |
Em wxPython, um frame é o nome dado ao que o usuário do programa geralmente chama de "janela". Um frame é um contâiner que o usuário pode mover livremente na tela, e que geralmente inclui artifícios tais como uma barra de títulos, uma barra de menus, e sinalizadores de redimensionamento nas bordas e cantos. A classe wx.Frame é a classe pai de todos os frames em wxPython.Há também algumas subclasses especializadas de wx.Frame que podemos usar em nossos programas. Quando fazemos subclasse de wx.Frame, o método __init__() de nossa classe deverá chamar o construtor da classe pai wx.Frame.__init__(). A assinatura deste construtor é assim: wx.Frame(parent, id=-1, title="", pos=wx.DefaultPosition, size=wx.DefaultSize, style=wx.DEFAULT_FRAME_STYLE, name="frame") Veja a seguir alguns parâmetros importantes do construtor __init__() da classe wx.Frame:
Veja a seguir um modo muito comum de se chamar o construtor __init__() da classe wx.Frame: import wx class MinhaJanela(wx.Frame): def __init__(self): super().__init__(parent=None, title="Minha Janela", size=(350, 250)) self.Show() if __name__ == '__main__': app = wx.App() minhaJanela = MinhaJanela() app.MainLoop() Este código vai gerar a janela mostrada na figura abaixo: ![]() |
Java ::: Pacote java.lang ::: Character |
Como usar a classe Character da linguagem Java para tratar caracteres individuais em seus programasQuantidade de visualizações: 7248 vezes |
A classe Character, uma classe pública e final (ou seja, não é possível fazer subclasse desta classe) e presente no pacote java.lang é uma classe encapsuladora (wrapper class) para o tipo primitivo char. Objetos desta classe contém apenas um campo, cujo tipo é char. Veja a posição desta classe na hierarquia de classes da plataforma Java: java.lang.Object java.lang.Character Esta classe implementa as interfaces Serializable e Comparable<Character>. Uma das vantagens de se usar objetos da classe Character é que podemos chamar seus métodos estáticos para obter informações sobre o tipo char encapsulado. Veja: public class Main { public static void main(String[] args) { // uma variável do tipo char char letra = 'A'; // vamos verificar se o caractere anterior é uma letra maiúscula if(Character.isUpperCase(letra)){ System.out.println("A letra é maiúscula"); } else{ System.out.println("A letra não é maiúscula"); } } } Ao executarmos este código teremos o seguinte resultado: A letra é maiúscula Veja que neste trecho de código nós usamos o método estático isUpperCase() da classe Character para verificar se um determinado caractere está em letras maiúsculas. |
C++ ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como testar se um número é primo em C++Quantidade de visualizações: 3208 vezes |
O Número Primo é o número maior que 1 e que só pode ser dividido por 1 e por ele mesmo, ou seja, números primos não podem ser divididos por outros números, a não ser por ele mesmo e pelo número 1. Dessa forma, 2, 3, 5, 7, 11, 13, 17, etc, são todos números primos. É importante observar que 0 e 1 não são números primos, e que o número 2 é o único número primo par. Veja agora um código C++ completo que pede para o usuário informar um número inteiro positivo e mostra uma mensagem indicando se o número informado é primo ou não: #include <iostream> #include <cstdlib> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ int numero; bool primo = true; // vamos solicitar um número inteiro positivo cout << "Informe um número inteiro positivo: "; cin >> numero; // o número é negativo? if(numero < 0){ cout << "Número inválido.\n\n"; } // é 0 ou 1? else if((numero == 0) || (numero == 1)){ cout << "Número válido, mas não é primo.\n\n"; } // passou até aqui. Vamos testar se o número é primo else{ for (int i = 2; i <= (numero / 2); i++){ // se passar no teste, não é primo if (numero % i == 0) { primo = false; break; } } if(primo){ cout << "O número informado é primo\n\n"; } else{ cout << "O número informado não é primo\n\n"; } } system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado: Informe um número inteiro positivo: 9 O número informado não é primo |
C++ ::: STL (Standard Template Library) ::: Vector C++ |
Como criar um vector de strings em C++, inserir alguns nomes usando a função push_back() e percorrê-los usando um iteradorQuantidade de visualizações: 11161 vezes |
Se você tem pouca experiência com a classe container vector da STL (Standard Template Library), este exemplo o ajudará um pouco. Aqui eu mostro como criar um vector de strings em C++, inserir alguns nomes nele usando a função push_back() e depois percorrê-los individualmente usando um iterador. Veja o código C++ completo para o exemplo: #include <iostream> #include <vector> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // um vector vazio que conterá strings vector<string> nomes; // vamos inserir três nomes nomes.push_back("Osmar J. Silva"); nomes.push_back("Carlos de Souza"); nomes.push_back("Maria Dias de Carvalho"); // vamos percorrer o vector e exibir os nomes vector<string>::iterator it; for(it = nomes.begin(); it < nomes.end(); it++){ cout << *it << endl; } cout << "\n" << endl; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado: Osmar J. Silva Carlos de Souza Maria Dias de Carvalho |
Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Java para iniciantes - Como substituir caracteres em uma string usando o método replace() da classe StringQuantidade de visualizações: 321 vezes |
Em algumas ocasiões nós precisamos substituir caracteres, ou seja, letras, números e símbolos em palavras, frases ou textos. Para isso nós podemos usar o método replace() da classe String da linguagem Java. Veja como isso pode ser feito no código completo a seguir: package arquivodecodigos; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ String frase = "Programar em Java é bom"; System.out.println("Original: " + frase); // substitui todas as ocorrências de "a" por "e" String frase2 = frase.replace('a', 'e'); System.out.println("Com substituições: " + frase2); System.exit(0); } } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: Original: Programar em Java é bom Com substituições: Progremer em Jeve é bom |
Java ::: Coleções (Collections) ::: HashSet |
Java Collections - Como usar a classe HashSet em seus programas JavaQuantidade de visualizações: 5268 vezes |
A classe HashSet, no pacote java.util, é uma classe concreta que implementa a interface Set. Na maioria das vezes nós usamos objetos desta classe para armazenar elementos não duplicados (ainda que o elemento null seja permitido). Veja sua posição na hierarquia de classes da plataforma Java:java.lang.Object java.util.AbstractCollection<E> java.util.AbstractSet<E> java.util.HashSet<E> Veja um trecho de código no qual inserimos cinco elementos do tipo String em um HashSet e os listamos em seguida: package estudos; import java.util.HashSet; import java.util.Iterator; import java.util.Set; public class Estudos{ public static void main(String[] args) { // vamos criar uma instância da classe HashSet Set<String> conjunto = new HashSet<>(); // vamos inserir cinco Strings neste conjunto conjunto.add(null); // o elemento null é permitido conjunto.add("Marcos"); conjunto.add("Osmar"); conjunto.add("Osmar"); // elemento duplicado aqui conjunto.add("Fernanda"); // vamos exibir os elementos Iterator iterator = conjunto.iterator(); while(iterator.hasNext()){ System.out.println(iterator.next()); } } } Ao executarmos este código teremos o seguinte resultado: null Fernanda Marcos Abel Osmar |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico |
Exercícios Resolvidos de Java - Um programa Java que recebe o ano de nascimento de uma pessoa e o ano atual e mostra a idade da pessoa em anos, meses, dias e semanasQuantidade de visualizações: 6692 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java que recebe o ano de nascimento de uma pessoa e o ano atual, calcule e mostre: a) A idade da pessoa em anos; b) A idade da pessoa em meses; c) A idade da pessoa em dias; d) A idade da pessoa em semanas. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o ano de seu nascimento: 1985 Informe o ano atual: 2023 A idade em anos é: 38 A idade em meses é: 456 A idade em dias é: 13680 A idade em semanas é: 1976 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java: package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // para ler a entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos ler o ano de nascimento System.out.print("Informe o ano de seu nascimento: "); int ano_nascimento = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); System.out.print("Informe o ano atual: "); int ano_atual = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // calcula a idade em anos int idade_anos = ano_atual - ano_nascimento; System.out.println("A idade em anos é: " + idade_anos); // calcula a idade em meses int idade_meses = idade_anos * 12; System.out.println("A idade em meses é: " + idade_meses); // calcula a idade em dias int idade_dias = idade_anos * 12 * 30; System.out.println("A idade em dias é: " + idade_dias); // calcula a idade em semanas int idade_semanas = idade_anos * 52; System.out.println("A idade em semanas é: " + idade_semanas); } } |
Nossas 20 dicas & truques de programação mais populares |
C++ - Como inicializar os valores dos elementos de um vetor C++ usando valores randômicos - Revisado Delphi - Como retornar a quantidade de itens em uma TListBox do Delphi usando a propriedade Items.Count |
Você também poderá gostar das dicas e truques de programação abaixo |
Java - Java Swing - Como colorir as células de uma JTable individualmente ao passar o mouse sobre elas Java - Como adicionar conteúdo a um arquivo texto existente em Java usando BufferedWriter e FileWriter |
Nossas 20 dicas & truques de programação mais recentes |
Últimos Projetos e Códigos Fonte Liberados Para Apoiadores do Site |
Python - Como criar o jogo Pedra, Papel, Tesoura em Python - Jogo completo em Python com código comentado |
Últimos Exercícios Resolvidos |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
1º lugar: Java |