E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser. Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
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C ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como usar a função modf() da linguagem C para separar um valor de ponto flutuante em suas partes inteira e fracionária

Quantidade de visualizações: 10156 vezes
Em algumas situações precisamos obter as partes inteira e fracionária de um valor de ponto flutuante. Para isso podemos usar a função modf(). Veja sua assinatura:

double modf(double x, double * intpart);

O parâmetro x é o valor de ponto flutuante cujas partes queremos separar e intpart é uma variável do tipo double que receberá a parte inteira do valor. O retorno da função é o valor fracionário.

Vamos ver um exemplo? Veja como podemos quebrar o valor 34,27 em suas partes inteira e fracionária:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[])
{
  double valor = 34.27;
  
  // vamos separar o valor em suas partes inteira e fracionária
  double inteira = 0.0, fracionaria = 0.0;
  fracionaria = modf(valor, &inteira);
  
  // vamos exibir o resultado
  printf("Parte inteira: %f\n", inteira);
  printf("Parte fracionaria: %f\n", fracionaria);
  
  printf("\n\n");
  system("pause");
  return 0;
}

Ao executarmos este código teremos o seguinte resultado:

Parte inteira: 34.000000
Parte fracionária: 0.270000


Java ::: Fundamentos da Linguagem ::: Tipos de Dados

Apostila de Java para iniciantes - Como usar o tipo de dados int da linguagem Java

Quantidade de visualizações: 12547 vezes
O tipo de dados int pode ser usado quando queremos armazenar valores inteiros na faixa ?2.147.483.648 até 2.147.483.647 (acima de dois milhões). Veja um exemplo:

public class Estudos{
  static int valor = 1500; 
  
  public static void main(String args[]){
    System.out.println("O valor da variável é: "
      + valor);
    System.exit(0);
  }
}

O tipo de dados int pode ser convertido (sem a necessidade de cast) para os seguintes tipos:

int -> long -> float -> double

Se precisarmos converter o tipo int para os tipos char, byte ou short, teremos que lançar mão de uma coerção (cast). Veja:

short valor2 = (short)(valor);



C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como testar se uma substring está contida no final de uma string C# usando o método EndsWith() da classe String

Quantidade de visualizações: 222 vezes
Em algumas situações nós precisamos verificar se uma palavra, frase ou texto termina com um caractere ou uma determinada substring. Para isso nós podemos usar o método EndsWith() da classe String da linguagem C#.

Veja o exemplo a seguir:

using System;

namespace Estudos {
  class Program {
    static void Main(string[] args) {
      string texto = "Gosto de programar em C#";

      if (texto.EndsWith("C#")) {
        Console.WriteLine("O texto termina com C#");
      }
      else {
        Console.WriteLine("O texto não termina com C#");
      }

      Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}

Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado:

O texto termina com C#


PHP ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos

Programação Orientada a Objetos em PHP - Como criar e usar métodos estáticos em PHP

Quantidade de visualizações: 9300 vezes
Como já vimos em outras dicas desta seção, uma classe possui propriedades (variáveis) e métodos. Veja a seguinte declaração de uma classe Produto:

<?php
  // classe Produto com duas variáveis privadas e seus
  // correspondentes métodos mutatórios e acessórios
  class Produto{
    private $nome;
    private $preco;

    public function setNome($nome){
      $this->nome = $nome;
    }

    public function getNome(){
      return $this->nome;
    }

    public function setPreco($preco){
      $this->preco = $preco;
    }

    public function getPreco(){
      return $this->preco;
    }
  }
?>

Aqui cada instância da classe Produto terá suas próprias variáveis $nome e $preco e os métodos que permitem acesso e alteração destas variáveis também estão disponíveis a cada instância.

Há, porém, situações nas quais gostaríamos que um determinado método estivesse atrelado à classe e não à cada instância individual. Desta forma, é possível chamar um método de uma classe sem a necessidade da criação de instâncias da mesma.

Métodos estáticos em PHP podem ser criados por meio do uso da palavra-chave static. É comum tais métodos serem declarados com o modificador public, o que os torna acessíveis fora da classe na qual estes foram declarados. Veja um exemplo:

<?php
  // classe Pessoa com duas variáveis privadas e um método
  // estático
  class Pessoa{
    private $nome;
    private $idade;
    
    // um método estático que permite verificar a validade
    // de um número de CPF
    public static function isCPFValido($cpf){
      // alguma rotina aqui
      return true;
    }
  }

  // vamos efetuar uma chamada ao método isCPFValido() sem
  // criar uma instância da classe Pessoa
  if(Pessoa::isCPFValido("12345")){
    echo "CPF Válido";
  }
  else{
    echo "CPF inVálido";
  }
?>

Observe como acessamos o método isCPFValido() sem a necessidade da criação de uma instância da classe Pessoa. Note que, se quisermos chamar um método estático a partir de uma instância na qual ele está declarado, devemos usar self em vez de $this (ainda que esta última forma não provoque nenhum efeito colateral) para deixar bem claro que o método chamado pertence à classe e não às suas instâncias.

Finalmente note que um método estático não possui acesso à uma instância específica de uma classe por meio da referência $this (o que é compreensível, visto que uma chamada a um método estático não depende da existência de instâncias da classe que o declara). Ao tentarmos acessá-lo, teremos a seguinte mensagem de erro:

Fatal error: Using $this when not in object context in ...


LISP ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como calcular raiz quadrada em Lisp usando a função sqrt

Quantidade de visualizações: 1431 vezes
A raiz quadrada de um algarismo é dada por um número positivo n, que ao ser elevado ao quadrado (multiplicado por ele mesmo), se iguala a x. Na área da matemática, a raiz quadrada auxilia na resolução de vários problemas, entre eles as equações de segundo grau e o Teorema de Pitágoras.

Relembrando que a raiz quadrada é o inverso da potenciação com expoente dois, temos que:

\[\sqrt{9} = 3\]

então, pela potenciação:

\[3^2 = 9\]

Agora veremos como calcular a raiz quadrada usando a função sqrt da linguagem Common Lisp. Veja o código completo:

; Vamos definir as variáveis que vamos
; usar no programa
(defvar numero)
(defvar raiz)

; Este o programa principal
(defun RaizQuadrada()
  ; Vamos ler o número
  (princ "Informe um número: ")
  ; talvez o seu compilador não precise disso
  (force-output)
  ; atribui o valor lido à variável numero
  (setq numero (read))
  
  ; calcula a raiz quadrada do número informado
  (setq raiz (sqrt numero))
  
  ; E mostramos o resultado
  (format t "A raiz quadrada de ~F é ~F" numero
    raiz)
)

; Auto-executa a função RaizQuadrada()
(RaizQuadrada)

Ao executar este código Common Lisp teremos o seguinte resultado:

Informe um número: 9
A raiz quadrada é: 3

É importante observar que, se fornecermos um valor negativo para a função sqrt da Common List não teremos um erro, como em muitas outras linguagens de programação. Em vez disso, o valor retornado será em forma de um número complexo. Veja:

Informe um número: -9
A raiz quadrada de -9.0 é #C(0.0 3.0)


Delphi ::: Dicas & Truques ::: Recursão (Recursividade)

Como escrever uma função recursiva para calcular a potência de um número em Delphi

Quantidade de visualizações: 13812 vezes
O código abaixo mostra como você pode escrever uma função recursiva em Delphi que permite calcular a potência de um número inteiro:

// uma função recursiva para elevar uma determinada
// base ao seu expoente
function potencia(base, expoente: Integer): Integer;
begin
  if expoente = 0 then
    Result := 1
  else
    Result := base * potencia(base, expoente - 1);
end;

// vamos chamar a função recursiva
// a partir do Click de um botão
procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
begin
  // vamos obter o resultado de 4 elevado a 3
  ShowMessage('4 ao cubo é igual a: ' +
    IntToStr(potencia(4, 3)));
end;

Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


Python ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle

Como usar o laço for do Python - Apostila Python para iniciantes - O laço for

Quantidade de visualizações: 12944 vezes
O laço for (laço para) em Python é um pouco diferente daquele encontrado em Java, C ou C++. Na verdade, o laço for da Python está mais para o laço foreach do C# e o novo laço for do Java 1.5.

Em Python, o laço for funciona com sequencias (range), ou seja, a cada iteração do laço, um elemento da sequencia é retornado. Vamos ver isso mais de perto. Veja o exemplo a seguir:

def main():
  for i in range(1, 11):
    print(i)   
 
if __name__== "__main__":
  main()

Este trecho de código exibirá os números de 1 até 10. Veja que o último limite não é incluído na contagem. Este exemplo pode também ser escrito assim:

def main():
  for i in [1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10]:
    print(i)   
 
if __name__== "__main__":
  main()



C# ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos

Como usar herança em C# - Programação Orientada a Objetos em C#

Quantidade de visualizações: 26979 vezes
Herança é uma dos três princípios fundamentais da programação orientada a objetos porque ela permite a criação de hierarquia nos objetos que compõem o sistema. Em C#, uma classe que tem seus dados e métodos herdados por outra é chamada de classe base ou super classe e a classe que herda tais dados é chamada de classe derivada ou sub-classe.

O que um aluno, um professor e um funcionário possuem em comum? Todos eles são pessoas e, portanto, compartilham alguns dados comuns. Todos têm nome, idade, endereço, etc. E, o que diferencia um aluno de uma outra pessoa qualquer? Um aluno possui uma matrícula; Um funcionário possui um código de funcionário, data de admissão, salário, etc; Um professor possui um código de professor e informações relacionadas à sua formação.

É aqui que a herança se torna uma ferramenta de grande utilidade. Podemos criar uma classe Pessoa, que possui todos os atributos e métodos comuns a todas as pessoas e herdar estes atributos e métodos em classes mais específicas, ou seja, a herança parte do geral para o mais específico. Comece criando uma classe Pessoa como mostrado no código a seguir:

class Pessoa{
  public string nome;
  public int idade;
}

Esta classe possui os atributos nome e idade. Estes atributos são comuns a todas as pessoas. Veja agora como podemos criar uma classe Aluno que herda estes atributos da classe Pessoa e inclui seu próprio atributo, a saber, seu número de matrícula. Eis o código:

 
class Aluno: Pessoa{
  public string matricula;
}

Observe que, em C#, os dois-pontos são usados para indicar a herança. A classe Aluno agora possui três atributos: nome, idade e matricula. Veja uma aplicação demonstrando este relacionamento:

static void Main(string[] args){
  // cria um objeto da classe Aluno
  Aluno aluno = new Aluno();

  aluno.nome = "Osmar J. Silva";
  aluno.idade = 36;
  aluno.matricula = "AC33-65";

  // Exibe o resultado
  Console.WriteLine("Nome: " + aluno.nome + "\n" +
    "Idade: " + aluno.idade + "\n" +
    "Matrícula: " + aluno.matricula);

  Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
  Console.ReadKey();
}

A herança nos fornece um grande benefício. Ao concentrarmos características comuns em uma classe e derivar as classes mais específicas a partir desta, nós estamos preparados para a adição de novas funcionalidades ao sistema. Se mais adiante uma nova propriedade comum tiver que ser adicionada, não precisaremos efetuar alterações em todas as classes. Basta alterar a superclasse e pronto. As classes derivadas serão automaticamente atualizadas.


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Programação Orientada a Objetos

Exercícios Resolvidos de Java - Programação Orientada a Objetos - Uma classe Temperatura que converte graus Celsius em Fahrenheit e vice-versa

Quantidade de visualizações: 8176 vezes
Exercício Resolvido de Java - POO - Programação Orientada a Objetos - Uma classe Temperatura que converte graus Celsius em Fahrenheit e vice-versa

Pergunta/Tarefa:

Escreva uma classe Java chamada Temperatura que converterá graus Celsius em Fahrenheit e vice-versa. Esta classe não possuirá nenhuma variável, nem de instância nem de classe, somente dois métodos, que deverão ter as seguintes assinaturas:

double celsiusParaFahrenheit(double)
double fahrenheitParaCelsius(double)
Note que os dois métodos recebem um argumento do tipo double e retorna um valor double.

Para facilitar a resolução, seguem abaixo as regras de conversão:

Celsius para Fahrenheit: F = (1,8 x C) + 32
Fahrenheit para Celsius: C = (F - 32) / 1,8

Depois de escrever a classe Temperatura, use o método main() da classe principal da aplicação Java para testar suas funcionalides.

Sua saída deverá ser parecida com:



Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

Código para a classe Temperatura.java:

package arquivodecodigos;

public class Temperatura {
  // converte de Celsius para Fahrenheit
  public double celsiusParaFahrenheit(double c){
    double f = (1.8 * c) + 32;
    return f;  
  }
  
  // converte de Fahrenheit para Celsius
  public double fahrenheitParaCelsius(double f){
    double c = (f - 32) / 1.8;  
    return c;  
  }    
}

Código para a classe Principal.java:

package arquivodecodigos;

import java.util.Scanner;

public class Principal{ 
  public static void main(String args[]){ 
    // vamos criar um objeto da classe Temperatura
    Temperatura t = new Temperatura();
    
    // vamos fazer a leitura do usuário
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // primeiro de Celsius para Fahrenheit
    System.out.print("Informe o grau em Celsius: ");
    double celsius = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    System.out.println(celsius + " graus Celsius equivale a " +
      t.celsiusParaFahrenheit(celsius) + " graus Fahrenheit.");
    
    // agora de Fahrenheit para Celsius
    System.out.print("Informe o grau em Fahrenheit: ");
    double fahrenheit = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    System.out.println(celsius + " graus Fahrenheit equivale a " +
      t.fahrenheitParaCelsius(fahrenheit) + " graus Celsius.");
  } 
}



Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Recursão (Recursividade)

Exercício Resolvido de Java - Um método recursivo que calcula o número de Fibonacci para um dado índice

Quantidade de visualizações: 7049 vezes
Pergunta/Tarefa:

Observe a série de números Fibonacci abaixo:

Série:  0  1  1  2  3  5  8  13  21  34  55  89 
Índice: 0  1  2  3  4  5  6   7   8   9  10  11 
Cada número da série é a soma dos dois números anteriores. A linha de baixo reflete o índice do número. Assim, quando falamos "O quinto número de Fibonacci", nós estamos nos referindo ao índice 4, ou seja, o valor 3.

Este algorítmos consiste em, dado um determinado índice, retornar o número de Fibonacci correspondente. Recursivamente, o cálculo pode ser feito da seguinte forma:

fib(0) = 0;
fib(1) = 1;
fib(indice) = fib(indice - 2) + fib(indice - 1); sendo o indice >= 2

Os casos nos quais os índices são 0 ou 1 são os casos bases (aqueles que indicam que a recursividade deve parar). Seu método deverá possuir a seguinte assinatura:

public static int fibonacci(int indice){
  // sua implementação aqui
}
Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o índice: 6
O número de Fibonacci no índice informado é: 8
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // cria um novo objeto da classe Scanner
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos solicitar o índice do número de Fibonacci
    System.out.print("Informe o índice: ");
    // lê o índice
    int indice = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    
    // calcula o número de Fibonacci no índice informado
    System.out.print("O número de Fibonacci no índice informado é: " +
      fibonacci(indice));
    System.out.println("\n");
  }
  
  // método recursivo que o número de Fibonacci em um determinado índice
  public static int fibonacci(int indice){
    if(indice == 0){ // caso base; interrompe a recursividade
      return 0;
    }
    else if(indice == 1){ // caso base; interrompe a recursividade
      return 1;
    }
    else{ // efetua uma nova chamada recursiva
      return fibonacci(indice - 1) + fibonacci(indice - 2);
    }
  }
}


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