E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser. Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
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JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Cookies

Cookies em JavaScript - Como escrever uma função para a criação de cookies em JavaScript

Quantidade de visualizações: 91 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos criar uma função JavaScript chamada gravarCookie() que recebe o nome, o valor e a duração de dias do cookie. Em outras dicas desse seção você encontra a função que faz a leitura dos cookies criados.

Veja o código JavaScript completo, incluindo o código HTML:

<html>
<head>
<title>Estudando JavaScript</title>

<script type="text/javascript">
  // função que permite gravar um cookie
  function gravarCookie(nome, valor, diasDuracao){
    var dataExpiracao = new Date();
    dataExpiracao.setTime(dataExpiracao.getTime() 
      + (diasDuracao * 24 * 3600 * 1000));
    document.cookie = nome + "=" + escape(valor) +
      ((diasDuracao == null) ? "" : "; expires=" + dataExpiracao);
  }
</script>

</head>
<body>

<script type="text/javascript">
  // cria um cookie que durará um dia
  gravarCookie("nome_visitante", "Osmar", 1);
  document.writeln("Cookie criado com sucesso.");
</script>
 
</body>
</html>

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

Cookie criado com sucesso.


JavaScript ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle

JavaScript para iniciantes - Como testar condições em JavaScript usando if e if..else

Quantidade de visualizações: 10374 vezes
As estruturas if (se) e if..else (se..senão) da linguagem JavaScript são muito usadas quando queremos testar condições em nossos códigos e, dependendo do resultado do teste, efetuar desvios na execução das instruções. Veja a sintáxe do if:

if(condição){
  // instrução ou conjunto de instruções
}

A condição é qualquer teste que resulte em um valor boolean (true ou false). Veja, por exemplo, como podemos verificar se um valor é maior que 10:

<html>
<head>
<title>Estudos JavaScript</title>
</head>
<body>

<script type="text/javascript">
  var valor = 15;

  // vamos testar se o valor é maior que 10
  if(valor > 10){
    document.write("O valor é maior que 10.");
  }  
</script>

</body>
</html>

Ao executarmos este código, o texto "O valor é maior que 10." será exibido na tela. Porém, também gostaríamos de exibir uma mensagem caso o valor não for maior que 10. Para isso podemos usar a cláusula else. Veja:

<script type="text/javascript">
  var valor = 5;

  // vamos testar se o valor é maior que 10
  if(valor > 10){
    document.write("O valor é maior que 10.");
  }
  else{
    document.write("O valor NÃO é maior que 10.");
  }  
</script>

Ao executarmos o exemplo novamente, o texto "O valor NÃO é maior que 10." será exibido. Isso aconteceu porque, ao não satisfazer a condição do if, o fluxo de código caiu na cláusula else.

Há algumas situações nas quais precisamos testar muitas condições ao mesmo tempo. Assim, além do if e else podemos empregar também a cláusula else if (senão se). Veja um exemplo no qual expandimos o exemplo anterior para testar se o valor é maior, menor ou igual a 10:

<html>
<head>
<title>Estudos JavaScript</title>
</head>
<body>

<script type="text/javascript">
  var valor = 5;

  // vamos testar se o valor é maior, menor ou igual a 10
  if(valor > 10){
    document.write("O valor é maior que 10.");
  }
  else if(valor < 10){
    document.write("O valor é menor que 10.");
  }
  else{
    document.write("O valor é igual a 10.");
  }  
</script>

</body>
</html>

Esta dica foi escrita e testada no Internet Explorer 8 e Firefox 3.6.


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Recursão (Recursividade)

Exercícios Resolvidos de Java - Um método recursivo que recebe um valor inteiro e o exibe na ordem inversa

Quantidade de visualizações: 4543 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um método recursivo que recebe um valor inteiro (com qualquer quantidade de dígitos) e o exibe na ordem inversa. Se o método receber o valor 467, o valor inverso será 764. Seu método deverá possuir a seguinte assinatura:

public static void exibirInverso(int valor){
  // sua implementação aqui
}
Observe que você poderá usar, na resolução, somente os operadores aritméticos. Não é permitido o uso de métodos adicionais ou presentes em classes da plataforma Java.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe um valor inteiro: 932
O valor invertido é: 239
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

package exercicio;

import java.util.Scanner;

public class Exercicio{
  public static void main(String[] args) {
    // cria um novo objeto da classe Scanner
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // solicita um valor inteiro ao usuário
    System.out.print("Informe um valor inteiro: ");
    // lê o valor informado
    int numero = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    // exibe o valor na ordem invertida
    System.out.print("O valor invertido é: ");
    exibirInverso(numero);
    System.out.println("\n");
  }
  
  // método recursivo que recebe um valor inteiro e o exibe na ordem
  // inversa
  public static void exibirInverso(int valor){
    // a parada da recursividade é o valor igual a 0
    if(valor != 0){
      System.out.print(valor % 10);
      valor = valor / 10;
      exibirInverso(valor); // efetua uma nova chamada recursiva
    }
  }
}



C# ::: Windows Forms ::: TextBox

C# Windows Forms para iniciantes - Como limpar todo o conteúdo de um controle TextBox via código

Quantidade de visualizações: 19142 vezes
Em algumas situações nós precisamos limpar uma caixa de texto TextBox via código, ou seja, enquanto a aplicação C# Windows Forms já estiver executando. Para isso só precisamos efetuar uma chamada ao método Clear() da classe TextBoxBase, superclasse da classe TextBox.

Veja um trecho de código no qual limpamos todo o conteúdo de um controle TextBox com o nome textBox1:

private void button1_Click(object sender, EventArgs e)
{
  textBox1.Clear();
}



C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como transformar em letras maiúsculas as iniciais de cada palavra em uma string C# usando o método ToTitleCase() da classe TextInfo

Quantidade de visualizações: 14056 vezes
O método ToTitleCase() da classe TextInfo da linguagem C# nos permite converter para letras maiúsculas as inicias de cada uma das palavras que compoem uma frase ou texto. Esta técnica é muito útil quando estamos trabalhando com o processamento de strings em C#.

Veja um exemplo completo do uso dessa função:

using System;
using System.Globalization;

namespace Estudos {
  class Program {
    static void Main(string[] args) {
      string frase = "gosto de java e c#";
      Console.WriteLine("Frase original: " + frase);

      // vamos converter cada letra inicial para maiúsculas
      frase = CultureInfo.CurrentCulture.TextInfo.ToTitleCase(frase);

      Console.WriteLine("Depois do método ToTitleCase(): " + frase);

      Console.WriteLine("\n\nPressione qualquer tecla para sair...");
      // pausa o programa
      Console.ReadKey();
    }
  }
}

Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado:

Frase original: gosto de java e c#
Depois do método ToTitleCase(): Gosto De Java E C#


C# ::: Windows Forms ::: CheckBox

Como detectar a mudança de estado da CheckBox do C# Windows Forms usando o evento CheckedChanged

Quantidade de visualizações: 9837 vezes
Em algumas situações gostaríamos de efetuar algumas tarefas quando uma CheckBox é marcada ou desmarcada. O melhor lugar para isso é no evento CheckedChanged da própria CheckBox. Este evento é disparado todas as vezes que a CheckBox é marcada ou desmarcada.

Coloque uma CheckBox no formulário e dê duplo-clique no controle. Automaticamente o marcador do evento CheckedChanged será criado. Modifique-o para o código abaixo:

private void checkBox1_CheckedChanged(object sender, EventArgs e){
  // vamos verificar se a CheckBox foi marcada ou desmarcada
  if((sender as CheckBox).Checked)
    MessageBox.Show("A CheckBox foi marcada");
  else
    MessageBox.Show("A CheckBox foi desmarcada");
}

Note que aqui eu usei o operador as para tratar o controle que gerou o evento (sender) como um objeto da classe CheckBox.


Delphi ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Como listar todos os arquivos de um diretório usando Delphi

Quantidade de visualizações: 1949 vezes
Como listar todos os arquivos de um diretório usando Delphi

Em algumas situações precisamos listar todos os arquivos contidos em um determinado diretório. Para isso podemos usar a função abaixo. Esta função recebe o caminho e nome de um diretório e uma coleção de strings TStrings. Como resultado de sua execução, a função insere em TStrings todos os nomes dos diretórios encontrados. Para facilitar o entendimento do exemplo eu incluí uma chamada à função a partir do evento Click de um botão. Tenha a certeza de colocar uma TListBox no formulário antes de executar o código:

procedure listarArquivosDir(diretorio: string; lista: TStrings);
var
  search_rec: TSearchRec;
begin
  if FindFirst(diretorio + '*.*', faAnyFile, search_rec) = 0 then
    begin
      repeat
        if search_rec.Attr <> faDirectory then
          lista.Add(search_rec.Name);
      until FindNext(search_rec) <> 0;

      FindClose(search_rec);
    end;
end;

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
begin
  listarArquivosDir('c:\', ListBox1.Items);
end;

Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


PHP ::: Fundamentos da Linguagem ::: Tipos de Dados

Apostila PHP - Como usar o tipo de dados string do PHP

Quantidade de visualizações: 10571 vezes
Strings são cadeias de caracteres, ou seja, palavras, frases e trechos de texto são considerados strings e usadas em praticamente todos os tipos de aplicações.

Em PHP, literais strings podem ser criados usandos aspas simples ou duplas. Veja:

$nome = 'Osmar J. Silva';  
$cidade = "Goiânia";

Variáveis são expandidas (avaliadas) dentro de aspas duplas. Dentro de aspas simples isso não acontece:

$nome = "Osmar J. Silva";
echo "Olá, $nome\n";
echo 'Olá, $nome';

O resultado da execução deste código será:

Olá, Osmar J. Silva
Olá, $nome

Aspas duplas suportam uma boa quantidade de strings de escape, como listado abaixo:

Símbolo        Significado         
------------------------------------------------------
  \"         Aspas duplas 
  \n         Nova linha (Newline) 
  \r         Retorno de linha (Carriege return)  
  \t         Tab (tabulação)
  \\         Barra invertida (Backslash)
  \$         Símbolo de Dollar
  \{         Chave esquerda
  \}         Chave direita 
  \[         Colchete esquerdo
  \]         Colchete direito  
\0 à \777    Caractere ASCII representado por um valor 
             octal
\x0 à \xFF   Caractere ASCII representado por um valor
             hexadecimal


Strings dentro de aspas simples reconhecem \\ para obter uma barra invertida e \' para obter uma aspas simples:

$caminho = 'C:\\WINDOWS\\SYSTEM';
$frase = 'Shes\'s here!';

Para testar se duas strings são iguais, o operador de comparação == pode ser usado:

if($a == $b){ 
  echo "As duas strings são iguais." 
}

Se quisermos saber se uma determinada variável é do tipo string, podemos usar a função is_string(). Veja:

<?
  $nome = 'Osmar J. Silva';  
  
  if(is_string($nome)){
    echo 'A variável $nome é do tipo string';
  }
?>



Java ::: Pacote java.awt ::: Graphics

Como retornar a cor atual do contexto de desenho usando o método getColor() da classe Graphics do Java - Computação gráfica em Java

Quantidade de visualizações: 7988 vezes
Antes de efetuar qualquer desenho na superfície de um componente, é importante saber qual cor está definida no momento, assim podemos alterá-la se necessário. Para isso podemos usar o método getColor() da classe Graphics. Este método retorna um objeto da classe Color.

Veja um exemplo no qual obtemos a cor usada atualmente para desenhar na superfície de um JLabel:

import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
import javax.swing.*;

public class Estudos extends JFrame{
  JLabel label;  

  public Estudos() {
    super("Desenhando");
    
    Container c = getContentPane();
    c.setLayout(new BorderLayout());

    // Cria um JLabel
    label = new JLabel();
    c.add(label, BorderLayout.CENTER);

    // Cria um botão
    JButton btn = new 
      JButton("Obter a cor do contexto");
    btn.addActionListener(
      new ActionListener(){
        public void actionPerformed(ActionEvent e){
          
          Graphics graphics = label.getGraphics();
          
          // obtém a cor usada para desenhar no
          // contexto de desenho
          Color cor = graphics.getColor();
          JOptionPane.showMessageDialog(null,
            "A cor usada atualmente é " +
            cor.toString());
        }
      }
    );
    
    // Adiciona o botão à janela
    c.add(btn, BorderLayout.SOUTH);

    setSize(350, 250);
    setVisible(true);
  }
  
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

A cor usada atualmente é java.awt.Color[r=0,g=0,b=0]


Python ::: Python para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear

Como calcular a norma ou módulo de vetores nos espaços R2 e R3 usando Python - Geometria Analítica e Álgebra Linear usando Python

Quantidade de visualizações: 4001 vezes
Em Geometria Analítica e Álgebra Linear, a magnitude, norma, comprimento, tamanho ou módulo (também chamado de intensidade na Física) de um vetor é o seu comprimento, que pode ser calculado por meio da distância de seu ponto final a partir da origem, no nosso caso (0,0).

Considere o seguinte vetor no plano, ou seja, no espaço bidimensional, ou R2:

\[\vec{v} = \left(7, 6\right)\]

Aqui este vetor se inicia na origem (0, 0) e vai até as coordenadas (x = 7) e (y = 6). Veja sua plotagem no plano 2D:



Note que na imagem já temos todas as informações que precisamos, ou seja, o tamanho desse vetor é 9 (arredondado) e ele faz um ângulo de 41º (graus) com o eixo x positivo. Em linguagem mais adequada da trigonometria, podemos dizer que a medida do cateto oposto é 6, a medida do cateto adjacente é 7 e a medida da hipotenusa (que já calculei para você) é 9.

Note que já mostrei também o ângulo theta (__$\theta__$) entre a hipotenusa e o cateto adjacente, o que nos dá a inclinação da reta representada pelos pontos (0, 0) e (7, 6).

Relembrando nossas aulas de trigonometria nos tempos do colegial, temos que o quadrado da hipotenusa é a soma dos quadrados dos catetos, ou seja, o Teorema de Pitágoras:

\[a^2 = b^2 + c^2\]

Como sabemos que a potenciação é o inverso da radiciação, podemos escrever essa fórmula da seguinte maneira:

\[a = \sqrt{b^2 + c^2}\]

Passando para os valores x e y que já temos:

\[a = \sqrt{7^2 + 6^2}\]

Podemos comprovar que o resultado é 9,21 (que arredondei para 9). Não se esqueça da notação de módulo ao apresentar o resultado final:

\[\left|\vec{v}\right| = \sqrt{7^2 + 6^2}\]

E aqui está o código Python que nos permite informar os valores x e y do vetor e obter o seu comprimento, tamanho ou módulo:

# função principal do programa
def main():
  # vamos ler os valores x e y
  x = float(input("Informe o valor de x: "))
  y = float(input("Informe o valor de y: "))
  
  # vamos calcular a norma do vetor
  norma = math.sqrt(math.pow(x, 2) + math.pow(y, 2))
    
  # mostra o resultado
  print("A norma do vetor é: %0.2f" % norma)
  
if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

Informe o valor de x: 7
Informe o valor de y: 6
A norma do vetor é: 9.22

Novamente note que arredondei o comprimento do vetor para melhor visualização no gráfico. Para calcular a norma de um vetor no espaço, ou seja, no R3, basta acrescentar o componente z no cálculo.

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