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JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como testar se uma string começa com uma determinada substring em JavaScript usando a função startsWith()Quantidade de visualizações: 2195 vezes |
O método startsWith() da linguagem JavaScript foi adicionado ao objeto String na revisão ECMAScript 2015, ou ES6, também chamado de ECMAScript 6. Este método é chamado diretamente em uma variável do tipo string e retorna true se a palavra, frase ou texto começar com uma substring específica e false em caso contrário. Veja um exemplo no qual verificamos se uma frase começa com a palavra "JavaScript": <script type="text/javascript"> var frase = "JavaScript é uma das melhores linguagens"; if(frase.startsWith("JavaScript")){ document.writeln("A frase começa com a palavra JavaScript"); } else{ document.writeln("A frase não começa com a palavra JavaScript"); } </script> Ao executarmos este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado: A frase começa com a palavra JavaScript É importante ter em mente que a função startsWith() diferente letras maiúsculas de letras minúsculas. |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Exercício Resolvido de Java - Como rotacionar os elementos de um vetor de inteiros n vezes para a direita - Solução usando vetor temporárioQuantidade de visualizações: 685 vezes |
Pergunta/Tarefa: Dado o vetor: // vamos criar um vetor de inteiros int valores[] = {1, 6, 9, 3, 7, 8, 5, 2}; Importante: a solução que apresentamos usa um array adicional para resolver o desafio. Fique à vontade para usar força-bruta ou outra abordagem que achar mais conveniente. Sua saída deverá ser parecida com: Array na ordem original: 1 6 9 3 7 8 5 2 Rotação do vetor no passo 1 do primeiro laço: 8 0 0 0 0 0 0 0 Rotação do vetor no passo 2 do primeiro laço: 8 5 0 0 0 0 0 0 Rotação do vetor no passo 3 do primeiro laço: 8 5 2 0 0 0 0 0 Rotação do vetor no passo 1 do segundo laço: 8 5 2 1 0 0 0 0 Rotação do vetor no passo 2 do segundo laço: 8 5 2 1 6 0 0 0 Rotação do vetor no passo 3 do segundo laço: 8 5 2 1 6 9 0 0 Rotação do vetor no passo 4 do segundo laço: 8 5 2 1 6 9 3 0 Rotação do vetor no passo 5 do segundo laço: 8 5 2 1 6 9 3 7 Array depois de rotacionar 3 vezes: 8 5 2 1 6 9 3 7 Veja a resolução comentada deste exercício em Java: package estudos; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // vamos criar um vetor de inteiros int valores[] = {1, 6, 9, 3, 7, 8, 5, 2}; // mostramos o array na ordem original System.out.println("Array na ordem original:"); exibirVetor(valores); // vamos rotacionar o array 3 casas para a direita valores = rotacionarArray(valores, 3); // e mostramos o resultado System.out.println("Array depois de rotacionar 3 vezes:"); exibirVetor(valores); } // método usado para exibir o array public static void exibirVetor(int []vetor){ // percorremos cada elemento do vetor for (int i = 0; i < vetor.length; i++) { System.out.print(vetor[i] + " "); } System.out.println("\n"); } // método que recebe um vetor de inteiros e o rotaciona um // determinado número de vezes public static int[] rotacionarArray(int[] vetor, int n) { // vamos obter a quantidade de elementos no vetor int quant = vetor.length; // o número de rotações é maior que a quantidade de // elementos no vetor? Se for nós ajustamos o número // de rotações usando o operador de módulo if(n > quant){ n = n % quant; } // criamos um vetor temporário int[] resultado = new int[quant]; // o primeiro laço movimenta os elementos a partir // do valor de n for(int i = 0; i < n; i++){ resultado[i] = vetor[quant - n + i]; // mostramos o progresso System.out.println("Rotação do vetor no passo " + (i + 1) + " do primeiro laço:"); exibirVetor(resultado); } // ajustamos o índice para o primeiro elemento do vetor int indice = 0; for(int i = n; i < quant; i++){ resultado[i] = vetor[indice]; // mostramos o progresso System.out.println("Rotação do vetor no passo " + (indice + 1) + " do segundo laço:"); exibirVetor(resultado); indice++; // incrementa o índice } // retorna o vetor rotacionado return resultado; } } A solução que apresentamos aqui usa um vetor temporário, isto é, um array adicional, para melhorar a perfomance. Em outras dicas do site nós apresentamos uma solução para este desafio usando força-bruta. A força-bruta não é a melhor abordagem, mas pode ser mais fácil de ser entendida por iniciantes em programação. |
C ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como acessar os caracteres de uma string individualmente usando índices na linguagem CQuantidade de visualizações: 9665 vezes |
Como em C uma string é vetor (array) de caracteres, tais caracteres podem ser acessados por meio de seu índice no vetor (um valor inteiro começando em 0). Este trecho de código mostra como esta tarefa pode ser realizada:#include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <string.h> int main(int argc, char *argv[]){ char palavra[] = "Arquivo"; // vamos acessar o primeiro caractere da string char letra = palavra[0]; printf("O primeiro caractere e %c\n", letra); // vamos acessar o quinto caractere da string letra = palavra[4]; printf("O quinto caractere e %c\n", letra); puts("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executarmos este códigos nós teremos o seguinte resultado: O primeiro caractere e A O quinto caractere e i |
Java ::: Dicas & Truques ::: Timers |
Java Swing Exemplo completo: Como usar um timer para atualizar a hora atual em uma JLabelQuantidade de visualizações: 17205 vezes |
Este exemplo mostra como criar uma janela JFrame contendo dois botões JButton, um label JLabel e um timer (java.awt.Timer). Quando o timer dispara, o texto da label é atualizado para refletir a hora atual. Veja o resultado na imagem abaixo: ![]() E aqui está o código Java Swing completo para o exemplo: package arquivodecodigos; import java.awt.*; import java.awt.event.*; import javax.swing.*; import java.util.Calendar; import java.text.DecimalFormat; public class Estudos extends JFrame{ JLabel hora; Timer timer; DecimalFormat formato; public Estudos() { super("Usando timers em Java"); Container c = getContentPane(); c.setLayout(new FlowLayout(FlowLayout.LEFT)); formato = new DecimalFormat("00"); // Cria o timer timer = new Timer(1000, new ActionListener(){ @Override public void actionPerformed(ActionEvent e){ atualizarHoras(); } }); // Cria um botão com o texto "Iniciar" JButton iniciar = new JButton("Iniciar"); iniciar.addActionListener( new ActionListener(){ @Override public void actionPerformed(ActionEvent e){ timer.start(); // inicia o timer } } ); // Cria um botão com o texto "Parar" JButton parar = new JButton("Parar"); parar.addActionListener( new ActionListener(){ @Override public void actionPerformed(ActionEvent e){ timer.stop(); // pára o timer } } ); // JLabel que exibirá a hora atual hora = new JLabel("00:00:00"); // Adiciona os botões à janela c.add(iniciar); c.add(parar); // adiciona o label à janela c.add(hora); setSize(350, 250); setVisible(true); } private void atualizarHoras(){ // Cria uma instância de Calendar Calendar agora = Calendar.getInstance(); // horas, minutos e segundos int horas = agora.get(Calendar.HOUR); int minutos = agora.get(Calendar.MINUTE); int segundos = agora.get(Calendar.SECOND); hora.setText(formato.format(horas) + ":" + formato.format(minutos) + ":" + formato.format(segundos)); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Formulários |
Formulários HTML - Como marcar ou desmarcar todas as checkboxes de um formulário HTML de uma só vez usando JavaScriptQuantidade de visualizações: 18622 vezes |
Nesta dica mostrarei como é possível clicar em um botão (pode ser um link também) e chamar uma função JavaScript que marca ou desmarca todos os elementos HTML checkbox de uma só vez. Para isso usaremos o método getElementsByName() para retornar todas as checkbox e em seguida manipular sua propriedade checked. Veja a imagem abaixo: ![]() E agora o código HTML e JavaScript completo: <html> <head> <title>Estudando JavaScript</title> </head> <body> <form name="teste"> <input type="checkbox" name="linguagem">Java <input type="checkbox" name="linguagem">Delphi <input type="checkbox" name="linguagem">C++ </form> <a href="javascript:marcar()">Marcar Todas</a> | <a href="javascript:desmarcar()">Desmarcar Todas</a> <script language="JavaScript"> function marcar(){ var boxes = document.getElementsByName("linguagem"); for(var i = 0; i < boxes.length; i++) boxes[i].checked = true; } function desmarcar(){ var boxes = document.getElementsByName("linguagem"); for(var i = 0; i < boxes.length; i++) boxes[i].checked = false; } </script> </body> </html> |
Delphi ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas |
Como calcular o seno de um número ou ângulo em Delphi usando a função Sin()Quantidade de visualizações: 12950 vezes |
Em geral, quando falamos de seno, estamos falando do triângulo retângulo de Pitágoras (Teorema de Pitágoras). A verdade é que podemos usar a função seno disponível nas linguagens de programação para calcular o seno de qualquer número, mesmo nossas aplicações não tendo nenhuma relação com trigonometria. No entanto, é sempre importante entender o que é a função seno. Veja a seguinte imagem: ![]() Veja que temos um triângulo retângulo com as medidas já calculadas para a hipotenusa e os dois catetos, assim como os ângulos entre eles. Assim, o seno é a razão entre o cateto oposto (oposto ao ângulo theta) e a hipotenusa, ou seja, o cateto oposto dividido pela hipotenusa. Veja a fórmula: \[\text{Seno} = \frac{\text{Cateto oposto}}{\text{Hipotenusa}} \] Então, se dividirmos 20 por 36.056 (na figura eu arredondei) nós teremos 0.5547, que é a razão entre o cateto oposto e a hipotenusa (em radianos). Agora, experimente calcular o arco-cosseno de 0.5547. O resultado será 0.9828 (em radianos). Convertendo 0.9828 radianos para graus, nós obtemos 56.31º, que é exatamente o ângulo em graus entre o cateto oposto e a hipotenusa na figura acima. Pronto! Agora que já sabemos o que é seno na trigonometria, vamos entender mais sobre a função Sin() da linguagem Delphi. Esta função, incorporada por padrão à linguagem, recebe um valor numérico (Extended) e retorna um valor Extended, ou seja, também numérico) entre -1 até 1 (ambos inclusos). Veja: procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); begin Memo1.Lines.Add('Seno de 0 = ' + FloatToStr(Sin(0))); Memo1.Lines.Add('Seno de 1 = ' + FloatToStr(Sin(1))); Memo1.Lines.Add('Seno de 2 = ' + FloatToStr(Sin(2))); end; Ao executar este código Delphi nós teremos o seguinte resultado: Seno de 0 = 0 Seno de 1 = 0,841470984807897 Seno de 2 = 0,909297426825682 Note que calculamos os senos dos valores 0, 1 e 2. Observe como os resultados conferem com a curva da função seno mostrada abaixo: ![]() |
MySQL ::: Dicas & Truques ::: Chaves, Índices e Restrições de Integridade Referencial |
Como excluir a chave primária de uma tabela MySQL usando o comando ALTER TABLE DROP PRIMARY KEYQuantidade de visualizações: 9584 vezes |
Em algumas situações, talvez com o propósito de realizar uma manutenção em um determinado banco de dados MySQL, nós precisamos remover a chave primária de uma tabela. Para isso podemos usar o comando DDL ALTER TABLE DROP PRIMARY KEY. Comece analisando a seguinte tabela "livros":Field Type Null Key Default Extra id int(10) unsigned NO PRI - auto_increment titulo varchar(45) NO - paginas int(10) unsigned NO - ALTER TABLE livros DROP PRIMARY KEY; Sei. O comando não funcionou como esperávamos. O MySQL nos mostrou a seguinte mensagem de erro: Error 1075: Incorrect table definition; there can be only one auto column and it must be defined as a key. Este erro nos informa de que uma tabela MySQL só pode ter uma coluna auto-incremento, e esta deve, obrigatoriamente, ser marcada como chave primária. Assim, precisamos remover o atributo auto-incrememento antes. Veja: ALTER TABLE livros MODIFY id INT NOT NULL; Pronto. Agora que já retiramos o auto-incremento do campo, o comando ALTER TABLE DROP PRIMARY KEY já pode ser disparado novamente. Você deverá ter um cuidado especial se o campo que você vai remover o auto-incremento e chave primária estiver sendo referenciado como chave estrangeira em outra(s) tabela(s). Analise estas situações antes. É próvável que o MySQL exiba um monte de mensagens de erro até você descobrir a causa da falha do comando ALTER TABLE DROP PRIMARY KEY. |
C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: C Básico |
Exercício Resolvido de C - Como calcular o restante de um salário após o pagamento de duas contas com jurosQuantidade de visualizações: 961 vezes |
Pergunta/Tarefa: Cintia acaba de receber seu salário mas precisa pagar duas contas atrasadas. Por causa do atraso, ela deverá pagar multa de 2% sobre cada conta. Faça um programa que leia o valor do salário e das duas contas e que calcule e mostre quanto restará do salário de Cintia. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o salário: 1350 Valor da primeira conta: 140 Valor da segunda conta: 300 Total das contas sem juros: 440.0 Total dos juros: 8.8 Total das contas com juros: 448.8 Sobra do salário: 901.2 Veja a resolução comentada deste exercício usando C: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <locale.h> int main(int argc, char *argv[]){ setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português double salario, conta1, conta2, total_contas; double total_juros, total_contas_com_juros; double total_contas_sem_juros, sobra_salario; // vamos pedir que o usuário informe o valor do salário e das duas contas printf("Informe o salário: "); scanf("%lf", &salario); printf("Valor da primeira conta: "); scanf("%lf", &conta1); printf("Valor da segunda conta: "); scanf("%lf", &conta2); // total a ser pago nas duas contas sem os juros total_contas = conta1 + conta2; // calcula os juros total_juros = total_contas * 0.02; // total a ser pago com juros total_contas_com_juros = total_contas + total_juros; // sobra do salário sobra_salario = salario - total_contas_com_juros; // mostra os resultados printf("\nTotal das contas sem juros: %lf", total_contas); printf("\nTotal dos juros: %lf", total_juros); printf("\nTotal das contas com juros: %lf", total_contas_com_juros); printf("\nSobra do salário: %lf", sobra_salario); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } |
Portugol ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Portugol Básico |
Exercícios Resolvidos de Portugol - Escreva um programa Portugol para calcular e imprimir o número de lâmpadas necessáriasQuantidade de visualizações: 581 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Portugol para calcular e imprimir o número de lâmpadas necessárias para iluminar um determinado cômodo de uma residência. Dados de entrada: a potência da lâmpada utilizada (em watts), as dimensões (largura e comprimento, em metros) do cômodo. Considere que a potência necessária é de 18 watts por metro quadrado. Sua saída deverá ser parecida com: Informe a potência da lâmpada (em watts): 100 Informe a largura do cômodo (em metros): 6 Informe o comprimento do cômodo (em metros): 4 Serão necessárias 4 lâmpadas. Veja a resolução completa para o exercício em Portugol, comentada linha a linha (na resolução eu usei o Portugol Webstudio): programa { // vamos incluir a biblioteca Tipos inclua biblioteca Tipos --> tp funcao inicio() { // variáveis usadas na resolução do problema real potencia_lampada, largura_comodo, comprimento_comodo real area_comodo, potencia_total inteiro quant_lampadas // vamos ler a potência da lâmpada escreva("Informe a potência da lâmpada (em watts): ") leia(potencia_lampada) // vamos ler a largura do cômodo escreva("Informe a largura do cômodo (em metros): ") leia(largura_comodo) // agora vamos ler o comprimento do cômodo escreva("Informe o comprimento do cômodo (em metros): ") leia(comprimento_comodo) // agora vamos calcular a área do cômodo area_comodo = largura_comodo * comprimento_comodo // calculamos a potência total necessária para iluminar // todo o cômodo potencia_total = area_comodo * 18 // e finalmente calculamos a quantidade de lâmpadas necessárias quant_lampadas = tp.real_para_inteiro(potencia_total / potencia_lampada) // será necessário no mínimo uma lâmpada se (quant_lampadas == 0) { quant_lampadas = quant_lampadas + 1 } // e mostramos o resultado escreva("Serão necessárias ", quant_lampadas, " lâmpadas.") } } |
C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como embaralhar os caracteres de uma string em C# usando um objeto da classe RandomQuantidade de visualizações: 11034 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos embaralhar os caracteres de uma palavra, frase ou texto na linguagem C#. Para isso nós faremos uso do método ToCharArray() da classe String para extrair os caracteres da string como um vetor de chars. Em seguida usaremos um objeto da classe Random para gerar números randômicos que serão usados para auxiliar na troca dos caracteres contidos no vetor. Veja o código completo para o exemplo: using System; namespace Estudos { class Principal { static void Main(string[] args) { string palavra = "ARQUIVO"; // converte em uma matriz de caracteres char[] letras = palavra.ToCharArray(); // mostramos a palavra original Console.WriteLine("Palavra original: " + palavra); // vamos embaralhar 5 vezes embaralhar(ref letras, 5); // junta as partes da string novamente string nova_palavra = new String(letras); // exibe o resultado Console.WriteLine("Palavra embaralhada: " + nova_palavra); Console.WriteLine("\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } static void embaralhar(ref char[] array, int vezes) { Random rand = new Random(DateTime.Now.Millisecond); for (int i = 1; i <= vezes; i++) { for (int x = 1; x <= array.Length; x++) { trocar(ref array[rand.Next(0, array.Length)], ref array[rand.Next(0, array.Length)]); } } } static void trocar(ref char arg1, ref char arg2) { char strTemp = arg1; arg1 = arg2; arg2 = strTemp; } } } Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: Palavra original: ARQUIVO Palavra embaralhada: UVIARQO |
Nossas 20 dicas & truques de programação mais populares |
JavaScript - Como somar dias a uma data em JavaScript usando uma função personalizada adicionar_dias() que retorna um objeto Date Python - Como obter o resto de uma divisão de inteiros em Python - O operador módulo % da linguagem Python |
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C# - Como remover um elemento em uma determinada posição de uma List<T> do C# usando a função RemoveAt() |
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Python - Como criar o jogo Pedra, Papel, Tesoura em Python - Jogo completo em Python com código comentado |
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