E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser. Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
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JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como testar se uma string começa com uma determinada substring em JavaScript usando a função startsWith()

Quantidade de visualizações: 2195 vezes
O método startsWith() da linguagem JavaScript foi adicionado ao objeto String na revisão ECMAScript 2015, ou ES6, também chamado de ECMAScript 6.

Este método é chamado diretamente em uma variável do tipo string e retorna true se a palavra, frase ou texto começar com uma substring específica e false em caso contrário.

Veja um exemplo no qual verificamos se uma frase começa com a palavra "JavaScript":

<script type="text/javascript">
  var frase = "JavaScript é uma das melhores linguagens";
  
  if(frase.startsWith("JavaScript")){
    document.writeln("A frase começa com a palavra JavaScript");  
  }
  else{
    document.writeln("A frase não começa com a palavra JavaScript");  
  }
</script>

Ao executarmos este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado:

A frase começa com a palavra JavaScript

É importante ter em mente que a função startsWith() diferente letras maiúsculas de letras minúsculas.


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Exercício Resolvido de Java - Como rotacionar os elementos de um vetor de inteiros n vezes para a direita - Solução usando vetor temporário

Quantidade de visualizações: 685 vezes
Pergunta/Tarefa:

Dado o vetor:

// vamos criar um vetor de inteiros
int valores[] = {1, 6, 9, 3, 7, 8, 5, 2};
Escreva um método Java que rotaciona este vetor para a direita um determinado número de casas. A função deverá receber o array e um inteiro indicando o número de rotações, ou seja, o número de vezes que os elementos do vetor serão movimentados para a direita.

Importante: a solução que apresentamos usa um array adicional para resolver o desafio. Fique à vontade para usar força-bruta ou outra abordagem que achar mais conveniente.

Sua saída deverá ser parecida com:

Array na ordem original:
1 6 9 3 7 8 5 2 

Rotação do vetor no passo 1 do primeiro laço:
8 0 0 0 0 0 0 0 

Rotação do vetor no passo 2 do primeiro laço:
8 5 0 0 0 0 0 0 

Rotação do vetor no passo 3 do primeiro laço:
8 5 2 0 0 0 0 0 

Rotação do vetor no passo 1 do segundo laço:
8 5 2 1 0 0 0 0 

Rotação do vetor no passo 2 do segundo laço:
8 5 2 1 6 0 0 0 

Rotação do vetor no passo 3 do segundo laço:
8 5 2 1 6 9 0 0 

Rotação do vetor no passo 4 do segundo laço:
8 5 2 1 6 9 3 0 

Rotação do vetor no passo 5 do segundo laço:
8 5 2 1 6 9 3 7 

Array depois de rotacionar 3 vezes:
8 5 2 1 6 9 3 7
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício em Java:

package estudos;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // vamos criar um vetor de inteiros
    int valores[] = {1, 6, 9, 3, 7, 8, 5, 2};
    
    // mostramos o array na ordem original
    System.out.println("Array na ordem original:");
    exibirVetor(valores);
    
    // vamos rotacionar o array 3 casas para a direita
    valores = rotacionarArray(valores, 3);
    
    // e mostramos o resultado
    System.out.println("Array depois de rotacionar 3 vezes:");
    exibirVetor(valores);
  }
  
  // método usado para exibir o array
  public static void exibirVetor(int []vetor){
    // percorremos cada elemento do vetor
    for (int i = 0; i < vetor.length; i++) {
      System.out.print(vetor[i] + " ");
    }
    System.out.println("\n");
  }
  
  // método que recebe um vetor de inteiros e o rotaciona um
  // determinado número de vezes
  public static int[] rotacionarArray(int[] vetor, int n) {
    // vamos obter a quantidade de elementos no vetor    
    int quant = vetor.length;
    
    // o número de rotações é maior que a quantidade de
    // elementos no vetor? Se for nós ajustamos o número
    // de rotações usando o operador de módulo
    if(n > quant){
      n = n % quant;
    }
    
    // criamos um vetor temporário
    int[] resultado = new int[quant];
 
    // o primeiro laço movimenta os elementos a partir
    // do valor de n
    for(int i = 0; i < n; i++){
      resultado[i] = vetor[quant - n + i];
      // mostramos o progresso
      System.out.println("Rotação do vetor no passo " + (i + 1) + 
        " do primeiro laço:");
      exibirVetor(resultado);
    }
 
    // ajustamos o índice para o primeiro elemento do vetor
    int indice = 0;
    for(int i = n; i < quant; i++){
      resultado[i] = vetor[indice];
      // mostramos o progresso
      System.out.println("Rotação do vetor no passo " + (indice + 1) + 
        " do segundo laço:");
      exibirVetor(resultado);
      indice++; // incrementa o índice
    }
    
    // retorna o vetor rotacionado
    return resultado;
  }
}

A solução que apresentamos aqui usa um vetor temporário, isto é, um array adicional, para melhorar a perfomance. Em outras dicas do site nós apresentamos uma solução para este desafio usando força-bruta. A força-bruta não é a melhor abordagem, mas pode ser mais fácil de ser entendida por iniciantes em programação.


C ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como acessar os caracteres de uma string individualmente usando índices na linguagem C

Quantidade de visualizações: 9665 vezes
Como em C uma string é vetor (array) de caracteres, tais caracteres podem ser acessados por meio de seu índice no vetor (um valor inteiro começando em 0). Este trecho de código mostra como esta tarefa pode ser realizada:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <string.h>
 
int main(int argc, char *argv[]){
  char palavra[] = "Arquivo";
 
  // vamos acessar o primeiro caractere da string
  char letra = palavra[0];
  printf("O primeiro caractere e %c\n", letra);
 
  // vamos acessar o quinto caractere da string
  letra = palavra[4];
  printf("O quinto caractere e %c\n", letra);
 
  puts("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Ao executarmos este códigos nós teremos o seguinte resultado:

O primeiro caractere e A
O quinto caractere e i


Java ::: Dicas & Truques ::: Timers

Java Swing Exemplo completo: Como usar um timer para atualizar a hora atual em uma JLabel

Quantidade de visualizações: 17205 vezes
Este exemplo mostra como criar uma janela JFrame contendo dois botões JButton, um label JLabel e um timer (java.awt.Timer). Quando o timer dispara, o texto da label é atualizado para refletir a hora atual.

Veja o resultado na imagem abaixo:



E aqui está o código Java Swing completo para o exemplo:

package arquivodecodigos;

import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
import javax.swing.*;
import java.util.Calendar;
import java.text.DecimalFormat;
 
public class Estudos extends JFrame{
  JLabel hora;  
  Timer timer; 
  DecimalFormat formato;
 
  public Estudos() {
    super("Usando timers em Java");
     
    Container c = getContentPane();
    c.setLayout(new FlowLayout(FlowLayout.LEFT));
 
    formato = new DecimalFormat("00"); 
 
    // Cria o timer
    timer = new Timer(1000, new ActionListener(){
      @Override
      public void actionPerformed(ActionEvent e){
        atualizarHoras();
      }
    });
 
    // Cria um botão com o texto "Iniciar"
    JButton iniciar = new JButton("Iniciar");
    iniciar.addActionListener(
      new ActionListener(){
        @Override
        public void actionPerformed(ActionEvent e){
          timer.start(); // inicia o timer
        }
      }
    );    
 
    // Cria um botão com o texto "Parar"
    JButton parar = new JButton("Parar");
    parar.addActionListener(
      new ActionListener(){
        @Override
        public void actionPerformed(ActionEvent e){
          timer.stop(); // pára o timer
        }
      }
    );
     
    // JLabel que exibirá a hora atual
    hora = new JLabel("00:00:00");
 
    // Adiciona os botões à janela
    c.add(iniciar);
    c.add(parar);
 
    // adiciona o label à janela
    c.add(hora);  
 
    setSize(350, 250);
    setVisible(true);
  }
   
  private void atualizarHoras(){
    // Cria uma instância de Calendar
    Calendar agora = Calendar.getInstance();    
 
    // horas, minutos e segundos
    int horas = agora.get(Calendar.HOUR);  
    int minutos = agora.get(Calendar.MINUTE);
    int segundos = agora.get(Calendar.SECOND);
    hora.setText(formato.format(horas) + ":" + 
      formato.format(minutos) + ":" + 
      formato.format(segundos));
  }
 
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}



JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Formulários

Formulários HTML - Como marcar ou desmarcar todas as checkboxes de um formulário HTML de uma só vez usando JavaScript

Quantidade de visualizações: 18622 vezes
Nesta dica mostrarei como é possível clicar em um botão (pode ser um link também) e chamar uma função JavaScript que marca ou desmarca todos os elementos HTML checkbox de uma só vez. Para isso usaremos o método getElementsByName() para retornar todas as checkbox e em seguida manipular sua propriedade checked.

Veja a imagem abaixo:



E agora o código HTML e JavaScript completo:

<html>
<head>
<title>Estudando JavaScript</title>
</head>
<body>
 
<form name="teste">
  <input type="checkbox" name="linguagem">Java
  <input type="checkbox" name="linguagem">Delphi
  <input type="checkbox" name="linguagem">C++
</form>
 
<a href="javascript:marcar()">Marcar Todas</a> | 
<a href="javascript:desmarcar()">Desmarcar Todas</a>
 
<script language="JavaScript">
  function marcar(){
    var boxes = document.getElementsByName("linguagem");
    for(var i = 0; i < boxes.length; i++)
      boxes[i].checked = true;
  }
   
  function desmarcar(){
    var boxes = document.getElementsByName("linguagem");
    for(var i = 0; i < boxes.length; i++)
      boxes[i].checked = false;
  }
</script>
 
</body>
</html>



Delphi ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas

Como calcular o seno de um número ou ângulo em Delphi usando a função Sin()

Quantidade de visualizações: 12950 vezes
Em geral, quando falamos de seno, estamos falando do triângulo retângulo de Pitágoras (Teorema de Pitágoras). A verdade é que podemos usar a função seno disponível nas linguagens de programação para calcular o seno de qualquer número, mesmo nossas aplicações não tendo nenhuma relação com trigonometria.

No entanto, é sempre importante entender o que é a função seno. Veja a seguinte imagem:



Veja que temos um triângulo retângulo com as medidas já calculadas para a hipotenusa e os dois catetos, assim como os ângulos entre eles.

Assim, o seno é a razão entre o cateto oposto (oposto ao ângulo theta) e a hipotenusa, ou seja, o cateto oposto dividido pela hipotenusa. Veja a fórmula:

\[\text{Seno} = \frac{\text{Cateto oposto}}{\text{Hipotenusa}} \]

Então, se dividirmos 20 por 36.056 (na figura eu arredondei) nós teremos 0.5547, que é a razão entre o cateto oposto e a hipotenusa (em radianos).

Agora, experimente calcular o arco-cosseno de 0.5547. O resultado será 0.9828 (em radianos). Convertendo 0.9828 radianos para graus, nós obtemos 56.31º, que é exatamente o ângulo em graus entre o cateto oposto e a hipotenusa na figura acima.

Pronto! Agora que já sabemos o que é seno na trigonometria, vamos entender mais sobre a função Sin() da linguagem Delphi. Esta função, incorporada por padrão à linguagem, recebe um valor numérico (Extended) e retorna um valor Extended, ou seja, também numérico) entre -1 até 1 (ambos inclusos). Veja:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
begin
  Memo1.Lines.Add('Seno de 0 = ' + FloatToStr(Sin(0)));
  Memo1.Lines.Add('Seno de 1 = ' + FloatToStr(Sin(1)));
  Memo1.Lines.Add('Seno de 2 = ' + FloatToStr(Sin(2)));
end;

Ao executar este código Delphi nós teremos o seguinte resultado:

Seno de 0 = 0
Seno de 1 = 0,841470984807897
Seno de 2 = 0,909297426825682

Note que calculamos os senos dos valores 0, 1 e 2. Observe como os resultados conferem com a curva da função seno mostrada abaixo:




MySQL ::: Dicas & Truques ::: Chaves, Índices e Restrições de Integridade Referencial

Como excluir a chave primária de uma tabela MySQL usando o comando ALTER TABLE DROP PRIMARY KEY

Quantidade de visualizações: 9584 vezes
Em algumas situações, talvez com o propósito de realizar uma manutenção em um determinado banco de dados MySQL, nós precisamos remover a chave primária de uma tabela. Para isso podemos usar o comando DDL ALTER TABLE DROP PRIMARY KEY. Comece analisando a seguinte tabela "livros":

Field     Type                Null     Key    Default    Extra       
id        int(10) unsigned    NO       PRI    -          auto_increment       
titulo    varchar(45)         NO              -                   
paginas   int(10) unsigned    NO              -
Veja que o campo id é do tipo int, auto-incremento e foi marcado como chave primária da tabela. Assim, se por alguma razão quisermos remover esta chave primária, basta dispararmos o comando ALTER TABLE DROP PRIMARY KEY nesta tabela. Veja:

ALTER TABLE livros DROP PRIMARY KEY;

Sei. O comando não funcionou como esperávamos. O MySQL nos mostrou a seguinte mensagem de erro:

Error 1075: Incorrect table definition; there can be only one auto column and it must be defined as a key.

Este erro nos informa de que uma tabela MySQL só pode ter uma coluna auto-incremento, e esta deve, obrigatoriamente, ser marcada como chave primária. Assim, precisamos remover o atributo auto-incrememento antes. Veja:

ALTER TABLE livros MODIFY id INT NOT NULL;

Pronto. Agora que já retiramos o auto-incremento do campo, o comando ALTER TABLE DROP PRIMARY KEY já pode ser disparado novamente.

Você deverá ter um cuidado especial se o campo que você vai remover o auto-incremento e chave primária estiver sendo referenciado como chave estrangeira em outra(s) tabela(s). Analise estas situações antes. É próvável que o MySQL exiba um monte de mensagens de erro até você descobrir a causa da falha do comando ALTER TABLE DROP PRIMARY KEY.


C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: C Básico

Exercício Resolvido de C - Como calcular o restante de um salário após o pagamento de duas contas com juros

Quantidade de visualizações: 961 vezes
Pergunta/Tarefa:

Cintia acaba de receber seu salário mas precisa pagar duas contas atrasadas. Por causa do atraso, ela deverá pagar multa de 2% sobre cada conta. Faça um programa que leia o valor do salário e das duas contas e que calcule e mostre quanto restará do salário de Cintia.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o salário: 1350
Valor da primeira conta: 140
Valor da segunda conta: 300

Total das contas sem juros: 440.0
Total dos juros: 8.8
Total das contas com juros: 448.8
Sobra do salário: 901.2
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando C:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <locale.h>

int main(int argc, char *argv[]){
  setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português

  double salario, conta1, conta2, total_contas;
  double total_juros, total_contas_com_juros;
  double total_contas_sem_juros, sobra_salario;

  // vamos pedir que o usuário informe o valor do salário e das duas contas
  printf("Informe o salário: ");
  scanf("%lf", &salario);
  printf("Valor da primeira conta: ");
  scanf("%lf", &conta1);
  printf("Valor da segunda conta: ");
  scanf("%lf", &conta2);
    
  // total a ser pago nas duas contas sem os juros
  total_contas = conta1 + conta2;
  // calcula os juros
  total_juros = total_contas * 0.02;
  // total a ser pago com juros
  total_contas_com_juros = total_contas + total_juros;
  // sobra do salário
  sobra_salario = salario - total_contas_com_juros;
    
  // mostra os resultados
  printf("\nTotal das contas sem juros: %lf", total_contas);
  printf("\nTotal dos juros: %lf", total_juros);
  printf("\nTotal das contas com juros: %lf", total_contas_com_juros);
  printf("\nSobra do salário: %lf", sobra_salario);
  
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");	
  return 0;
}



Portugol ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Portugol Básico

Exercícios Resolvidos de Portugol - Escreva um programa Portugol para calcular e imprimir o número de lâmpadas necessárias

Quantidade de visualizações: 581 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Portugol para calcular e imprimir o número de lâmpadas necessárias para iluminar um determinado cômodo de uma residência. Dados de entrada: a potência da lâmpada utilizada (em watts), as dimensões (largura e comprimento, em metros) do cômodo. Considere que a potência necessária é de 18 watts por metro quadrado.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe a potência da lâmpada (em watts): 100
Informe a largura do cômodo (em metros): 6
Informe o comprimento do cômodo (em metros): 4
Serão necessárias 4 lâmpadas.
Resposta/Solução:

Veja a resolução completa para o exercício em Portugol, comentada linha a linha (na resolução eu usei o Portugol Webstudio):

programa {
  // vamos incluir a biblioteca Tipos
  inclua biblioteca Tipos --> tp
  
  funcao inicio() {
    // variáveis usadas na resolução do problema
    real potencia_lampada, largura_comodo, comprimento_comodo
    real area_comodo, potencia_total
    inteiro quant_lampadas
 
    // vamos ler a potência da lâmpada   
    escreva("Informe a potência da lâmpada (em watts): ")
    leia(potencia_lampada)
    
    // vamos ler a largura do cômodo
    escreva("Informe a largura do cômodo (em metros): ")
    leia(largura_comodo)
 
    // agora vamos ler o comprimento do cômodo
    escreva("Informe o comprimento do cômodo (em metros): ")
    leia(comprimento_comodo)

    // agora vamos calcular a área do cômodo
    area_comodo = largura_comodo * comprimento_comodo

    // calculamos a potência total necessária para iluminar
    // todo o cômodo
    potencia_total = area_comodo * 18

    // e finalmente calculamos a quantidade de lâmpadas necessárias
    quant_lampadas = tp.real_para_inteiro(potencia_total / potencia_lampada)

    // será necessário no mínimo uma lâmpada
    se (quant_lampadas == 0) {
      quant_lampadas = quant_lampadas + 1
    }

    // e mostramos o resultado
    escreva("Serão necessárias ", quant_lampadas, " lâmpadas.")
  }
}



C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como embaralhar os caracteres de uma string em C# usando um objeto da classe Random

Quantidade de visualizações: 11034 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos embaralhar os caracteres de uma palavra, frase ou texto na linguagem C#. Para isso nós faremos uso do método ToCharArray() da classe String para extrair os caracteres da string como um vetor de chars.

Em seguida usaremos um objeto da classe Random para gerar números randômicos que serão usados para auxiliar na troca dos caracteres contidos no vetor.

Veja o código completo para o exemplo:

using System;

namespace Estudos {
  class Principal {
    static void Main(string[] args) {
      string palavra = "ARQUIVO";

      // converte em uma matriz de caracteres
      char[] letras = palavra.ToCharArray();

      // mostramos a palavra original
      Console.WriteLine("Palavra original: " + palavra);

      // vamos embaralhar 5 vezes
      embaralhar(ref letras, 5);

      // junta as partes da string novamente
      string nova_palavra = new String(letras);

      // exibe o resultado
      Console.WriteLine("Palavra embaralhada: " + nova_palavra);

      Console.WriteLine("\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }

    static void embaralhar(ref char[] array, int vezes) {
      Random rand = new Random(DateTime.Now.Millisecond);

      for (int i = 1; i <= vezes; i++) {
        for (int x = 1; x <= array.Length; x++) {
          trocar(ref array[rand.Next(0, array.Length)],
            ref array[rand.Next(0, array.Length)]);
        }
      }
    }

    static void trocar(ref char arg1, ref char arg2) {
      char strTemp = arg1;
      arg1 = arg2;
      arg2 = strTemp;
    }
  }
}

Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado:

Palavra original: ARQUIVO
Palavra embaralhada: UVIARQO

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