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Delphi ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como calcular juros simples e montante usando DelphiQuantidade de visualizações: 13517 vezes |
O regime de juros será simples quando o percentual de juros incidir apenas sobre o valor principal. Sobre os juros gerados a cada período não incidirão novos juros. Valor Principal ou simplesmente principal é o valor inicial emprestado ou aplicado, antes de somarmos os juros. Transformando em fórmula temos: J = P . i . n Onde: J = juros P = principal (capital) i = taxa de juros n = número de períodos Imaginemos uma dívida de R$ 2.000,00 que deverá ser paga com juros de 5% a.m. pelo regime de juros simples e o prazo para o pagamento é de 2 meses. O cálculo em Delphi pode ser feito assim: procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var principal, taxa, juros: double; meses: integer; begin principal := 2000.00; taxa := 0.08; meses := 2; juros := principal * taxa * meses; ShowMessage('O total de juros a ser pago é: ' + FloatToStr(juros)); end; O montante da dívida pode ser obtido das seguintes formas: a) Montante = Principal + Juros b) Montante = Principal + (Principal x Taxa de juros x Número de períodos) M = P . (1 + (i . n)) Veja o código: procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var principal, taxa, juros, montante: double; meses: integer; begin principal := 2000.00; taxa := 0.08; meses := 2; juros := principal * taxa * meses; montante := principal * (1 + (taxa * meses)); ShowMessage('O total de juros a ser pago é: ' + FloatToStr(juros)); ShowMessage('O montante a ser pago é: ' + FloatToStr(montante)); end; Para questões de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
Elixir ::: Dicas de Estudo e Anotações ::: Passos Iniciais |
Como instalar a linguagem de programação Elixir no WindowsQuantidade de visualizações: 824 vezes |
Está curioso(a) para aprender um pouco mais sobre a linguagem de programação Elixir? Nesta dica mostrarei como instalar, configurar e testar o ambiente de programação desta linguagem. O primeiro passo para instalar a Elixir no Windows é verificar se você já tem uma instalação do ambiente de programação Erlang. Se ainda não tiver, veja a nossa dica correspondente. Como baixar e instalar a Elixir Para baixar a Elixir e as ferramentas necessárias, acesse a URL https://elixir-lang.org/install.html#windows e baixe o instalador elixir-websetup.exe. Em seguida dê duplo-clique neste instalador e siga as instruções apresentadas. Não se preocupe. Basta aceitar as opções padrões que o instalador fará a instalação completa, inclusive incluindo o diretório bin na variável de ambiente PATH. Como testar a instalação da Elixir Para testar se sua instalação da linguagem de programação Elixir ocorreu sem problemas, abra uma nova janela de terminal e dispare o seguinte comando: C:\Users\Osmar>elixirc --version Se tudo correu bem você verá o seguinte resultado: Erlang/OTP 25 [erts-13.2] [source] [64-bit] [smp:4:4] [ds:4:4:10] [async-threads:1] [jit:ns] Elixir 1.14.3 (compiled with Erlang/OTP 25) Pronto! Agora é só seguir as nossas dicas e truques de Elixir e ficar fluente em mais essa linguagem de programação. Bons estudos! |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Upload de Arquivos |
Como fazer upload de arquivos em PHP - Escreva do zero seu código de upload de arquivos e imagens em PHPQuantidade de visualizações: 10795 vezes |
Nesta dica mostrarei como escrever seu primeiro código para upload de arquivos em PHP. Trata-se de um código realmente básico e, depois de aprendê-lo, recomendo que leia as demais dicas desta seção e implemente outras funcionalidades, tais como restringir os tipos e tamanhos dos arquivos a serem enviados ao servidor. O primeiro passo é definir em qual diretório de sua hospedagem os arquivos enviados serão salvos. Feito isso, verifique se você possui permissão de escrita neste diretório. Se estiver usando Linux, um CHMOD 666 ou 777 deve resolver. Vamos começar então. Crie uma página contendo o seguinte formulário: <html> <head> <title>Upload de arquivos usando PHP</title> </head> <body> <form action="testes.php" method="post" enctype="multipart/form-data"> Arquivo: <input type="file" name="arquivo"><br> <input type="submit" name="submit" value="Enviar"> </form> </body> </html> Veja que este formulário aponta para um arquivo testes.php e contém um campo <input type="file"> chamado "arquivo". Tenha este nome em mente para o perfeito entendimento do código. Veja agora o conteúdo do arquivo testes.php: <?php // diretório no qual o arquivo será gravado. este diretório // deverá ter permissão de escrita $diretorio = "/home/xxx/xxx/xxx/imagens/"; // vamos verificar o código do erro if($_FILES['arquivo']['error'] == UPLOAD_ERR_OK){ // o arquivo foi transferido com sucesso. vamos usar a // função move_uploaded_file() para copiá-lo para // seu local definitivo move_uploaded_file($_FILES["arquivo"]["tmp_name"], $diretorio . $_FILES["arquivo"]["name"]); echo "Upload feito com sucesso"; } else echo "Ocorreu um erro no upload"; ?> Salve os dois arquivos na sua área de hospedagem, acesse a primeira página e envie um arquivo. Se você seguiu as instruções corretamente, o upload será feito com sucesso. A parte mais importante deste código é o uso da função move_uploaded_file(). Esta função recebe o o local e nome temporário do arquivo e o diretório e nome para o qual o arquivo será enviado em definitivo. Note que usamos o nome original do arquivo na máquina do usuário para salvá-lo com o mesmo nome. É neste procedimento que aproveitamos para remover espaços e caracteres especiais do nome do arquivo. Se você faz parte do mundo Linux entenderá perfeitamente o que estou dizendo. |
C# ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Exercícios Resolvidos de C# - Como verificar quantas vezes um valor é encontrado em um vetor - Como usar vetores e matrizes em C#Quantidade de visualizações: 414 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa C# que declara, constrói e inicializa um vetor de 10 inteiros. Em seguida peça para que o usuário informe um valor a ser pesquisado. Faça uma varredura no vetor e informe quantas vezes o valor pesquisado é encontrado: // declara, constrói e inicializa um vetor de 10 inteiros int[] valores = {4, 21, 9, 8, 12, 21, 4, 4, 1, 10}; Informe um valor: 4 O valor foi encontrado: 3 vezes Informe um valor: 8 O valor foi encontrado: 1 vezes Informe um valor: 3 O valor foi encontrado: 0 vezes Veja a resolução comentada deste exercício usando C#: using System; namespace Estudos { class Principal { // função principal do programa C# static void Main(string[] args) { // declara, constrói e inicializa um vetor de 10 inteiros int[] valores = { 4, 21, 9, 8, 12, 21, 4, 4, 1, 10 }; // vamos ler um valor inteiro Console.Write("Informe um valor: "); int pesquisa = Int32.Parse(Console.ReadLine()); // vamos verificar quantas vezes o valor informado está // contido no vetor int repeticoes = 0; for (int i = 0; i < valores.Length; i++) { if (valores[i] == pesquisa) { repeticoes++; // encontrou? vamos contar esta ocorrência } } // vamos mostrar o resultado Console.WriteLine("O valor foi encontrado: " + repeticoes + " vezes"); Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } |
Delphi ::: VCL - Visual Component Library ::: TEdit |
Como obter o conteúdo de um TEdit do Delphi em tempo de execução usando a função SendMessage() da API do Windows e a mensagem WM_GETTEXTQuantidade de visualizações: 11965 vezes |
Embora o Delphi já nos forneça as ferramentas necessárias para obter o conteúdo de um TEdit em tempo de execução, é importante saber como realizar esta tarefa usando a API do Windows. Para isso, podemos usar a função SendMessage() em combinação com a mensagem WM_GETTEXT. A função SendMessage() da API do Windows possui a seguinte assinatura em C/C++: LRESULT SendMessage( HWND hWnd, UINT Msg, WPARAM wParam, LPARAM lParam ); No arquivo Windows.pas podemos encontrar o protótipo e corpo desta função convertidos para Object Pascal: // Protótipo {$EXTERNALSYM SendMessage} function SendMessage(hWnd: HWND; Msg: UINT; wParam: WPARAM; lParam: LPARAM): LRESULT; stdcall; // Implementação function SendMessage; external user32 name 'SendMessageW'; Note que precisamos de um HWND (parâmetro hWnd) para a caixa de texto. Temos que fornecer também a quantidade de caracteres que serão lidos (parâmetro wParam) e um buffer no qual os caracteres lidos a partir da caixa de texto serão colocados (parâmetro lParam). Veja: procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var buffer: String; tamanho: Integer; begin // vamos obter a quantidade de caracteres na caixa de texto tamanho := SendMessage(Edit1.Handle, WM_GETTEXTLENGTH, 0, 0); // vamos ajustar o tamanho do buffer SetLength(buffer, tamanho); // vamos usar a mensagem WM_GETTEXT para obter o conteúdo // da caixa de texto SendMessage(Edit1.Handle, WM_GETTEXT, tamanho + 1, lParam(@buffer[1])); // vamos exibir o resultado ShowMessage('O conteúdo do edit é: ' + buffer); end; Veja que usei também a mensagem WM_GETTEXTLENGTH para obter a quantidade de caracteres na caixa de texto. Isso foi necessário para redimensionarmos o buffer de caracteres para um tamanho capaz de acomododar todo o conteúdo do edit. |
C# ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como renomear ou mover arquivos em C# usando a função Move() da classe FileQuantidade de visualizações: 16551 vezes |
O método Move() da classe File é útil quando precisamos renomear ou mover arquivos. Este método recebe os caminhos e nomes antigo e novo do arquivo a ser renomeado ou movido de diretório. Veja um trecho de código no qual mostramos como renomear um arquivo texto (sem movê-lo para um diretório diferente): static void Main(string[] args){ // não esqueça // using System.IO; // caminho e nome atual do arquivo string antigo = "C:\\estudos_csharp\\arquivo.txt"; // caminho e novo nome do arquivo string novo = "C:\\estudos_csharp\\arquivo2.txt"; // vamos renomear o arquivo File.Move(antigo, novo); Console.WriteLine("Arquivo renomeado com sucesso."); Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
Programação Orientada a Objetos em PHP - Aprenda a criar e usar métodos e classes abstratas em PHPQuantidade de visualizações: 10871 vezes |
À medida que começamos a usar programação orientada a objetos em PHP algumas situações interessantes podem surgir, tais como o uso de métodos e classes abstratas. As classes e métodos abstratos podem ser usados por uma série de razões. Eis as que considero mais importantes: a) - Um classe abstrata não permite que criemos novas instâncias da mesma. Veja: <? // Uma classe Boleto abstrata abstract class Boleto{ } // vamos criar um novo objeto desta classe $b = new Boleto(); ?> Ao executarmos este código teremos a seguinte mensagem de erro: Fatal error: Cannot instantiate abstract class Boleto in ... A vantagem de termos uma classe que não pode ser instanciada é que podemos usá-la como classe base em um código envolvendo poliformismo (no momento que escrevo este artigo não vejo como implementar polimorfismo em PHP. Me pergunto se isso é possível em linguagens de tipos dinâmicos). b) - Qualquer classe que contenha um ou mais métodos abstratos também precisa se declarar abstrata. Como um método abstrato não pode conter implementação, ao forçar a classe a ser abstrata também, as classes derivadas terão a obrigação de implementar tal método. Veja um trecho de código no qual criamos uma classe normal contendo um método abstrato: <? // Uma classe Boleto não-abstrata class Boleto{ // um método abstrato public abstract function imprimir($dados); } ?> Ao executarmos este código teremos a seguinte mensagem de erro: Fatal error: Class Boleto contains 1 abstract method and must therefore be declared abstract or implement the remaining methods (Boleto::imprimir) in ... Ao marcarmos a classe como abstract esta mensagem de erro desaparecerá. c) - Uma classe que herda de uma classe derivada deve, obrigatoriamente, fornecer implementação para todos os métodos abstratos herdados. Veja o trecho de código no qual temos uma classe Boleto e uma classe BoletoBradesco: <? // Uma classe Boleto abstrata abstract class Boleto{ // um método abstrato public abstract function imprimir($dados); } // vamos herdar da classe Boleto class BoletoBradesco extends Boleto{ } ?> A mensagem de erro aqui é a mesma quando temos métodos abstratos em uma classe mas não a declaramos como abstrata. Basta fornecer a implementação para o método imprimir e a mensagem de erro desaparece: <? // Uma classe Boleto abstrata abstract class Boleto{ // um método abstrato public abstract function imprimir($dados); } // vamos herdar da classe Boleto class BoletoBradesco extends Boleto{ public function imprimir($dados){ echo "Imprimindo o boleto: " . $dados; } } // vamos criar um objeto da classe BoletoBradesco $b = new BoletoBradesco(); // vamos imprimir o boleto $b->imprimir("Dados do boleto"); ?> d) - Um método marcado como abstract não pode conter implementação, ou seja, a implementação será feita pelas classes derivadas. Veja: <? // Uma classe Boleto abstrata abstract class Boleto{ // um método abstrato que não deveria conter implementação public abstract function imprimir($dados){ echo "Isso vai dar um erro daqueles!"; } } ?> Ao tentarmos executar este trecho de código teremos a seguinte mensagem de erro: Fatal error: Abstract function Boleto::imprimir() cannot contain body in ... Bastará remover a implementação do método que a mensagem de erro desaparecerá. |
C++ ::: Dicas & Truques ::: Recursão (Recursividade) |
Como calcular potência em C++ usando uma função recursivaQuantidade de visualizações: 19478 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos efetuar cálculo de potência em C++ usando recursividade, ou seja, uma função que chama a si mesma repetidamente, até que o caso base (condição de parada) seja alcançado. Veja que informaremos a base e o expoente e a função nos retornará a potência da base informada. Veja o código C++ completo para o exemplo: #include <iostream> using namespace std; // função recursiva que calcula a potência de // um inteiro int potencia(int base, int expoente){ // caso base if(expoente == 0){ return 1; } // efetua mais uma chamada recursiva else{ return base * potencia(base, expoente - 1); } } // função principal do programa int main(int argc, char *argv[]){ int base = 3; int expoente = 4; cout << base << " elevado a " << expoente << " = " << potencia(base, expoente) << endl; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado: 3 elevado a 4 = 81 |
Java ::: Fundamentos da Linguagem ::: Tipos de Dados |
Apostila de Java para iniciantes - Como usar o tipo de dados int da linguagem JavaQuantidade de visualizações: 12523 vezes |
O tipo de dados int pode ser usado quando queremos armazenar valores inteiros na faixa ?2.147.483.648 até 2.147.483.647 (acima de dois milhões). Veja um exemplo:public class Estudos{ static int valor = 1500; public static void main(String args[]){ System.out.println("O valor da variável é: " + valor); System.exit(0); } } O tipo de dados int pode ser convertido (sem a necessidade de cast) para os seguintes tipos: int -> long -> float -> double Se precisarmos converter o tipo int para os tipos char, byte ou short, teremos que lançar mão de uma coerção (cast). Veja: short valor2 = (short)(valor); |
Java ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Manipulação de arquivos em Java - Como ler o conteúdo de um arquivo um byte de cada vezQuantidade de visualizações: 11175 vezes |
Nesta dica mostrarei como ler texto de um arquivo um byte de cada vez. Para isso vamos usar o método readByte() da classe DataInputStream, do pacote java.io. Note que este método retorna um inteiro com sinal na faixa de -128 até 127. Neste exemplo faremos um cast do byte lido para um char, já que estaremos lendo um arquivo de texto. Sim, é isso mesmo que você pensou. Se houver caracteres acentuados no arquivo texto, os mesmo não serão exibidos corretamente. A idéia do exemplo é mostrar o funcionamento do método readByte(). Veja o código Java completo: package arquivodecodigos; import java.io.*; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ try { DataInputStream in = new DataInputStream(new BufferedInputStream( new FileInputStream("C:\\java\\conteudo.txt"))); while (in.available() != 0){ System.out.print((char) in.readByte()); } } catch (IOException e){ System.out.println("Erro: " + e.getMessage()); } System.exit(0); } } Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: Primeira linha do arquivo Segunda linha do arquivo Terceira linha do arquivo |
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