![]() |
|||||
|
Java ::: Coleções (Collections) ::: HashSet |
Java HashSet - Como usar o método add() para adicionar novos elementos a um HashSet da linguagem JavaQuantidade de visualizações: 5391 vezes |
Novos elementos podem ser adicionados a um HashSet por meio do método add(), definido originalmente na interface Collection<E> e sobrescrevendo a versão herdada de AbstractCollection<E>. Este método possui a seguinte assinatura:public boolean add(E e) package estudos; import java.util.HashSet; import java.util.Iterator; import java.util.Set; public class Estudos{ public static void main(String[] args) { // vamos criar uma instância da classe HashSet Set<Integer> conjunto = new HashSet<>(); // vamos tentar inserir três inteiros neste conjunto if(conjunto.add(5)){ System.out.println("Elemento inserido com sucesso."); } else{ System.out.println("O elemento não foi inserido."); } if(conjunto.add(7)){ System.out.println("Elemento inserido com sucesso."); } else{ System.out.println("O elemento não foi inserido."); } if(conjunto.add(5)){ System.out.println("Elemento inserido com sucesso."); } else{ System.out.println("O elemento não foi inserido."); } // vamos exibir os elementos inseridos com sucesso Iterator iterator = conjunto.iterator(); while(iterator.hasNext()){ System.out.println(iterator.next()); } } } Ao executar este código teremos o seguinte resultado: Elemento inserido com sucesso. Elemento inserido com sucesso. O elemento não foi inserido. 5 7 |
Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle |
Exercícios Resolvidos de Python - Um programa que lê a altura e o sexo de uma pessoa e informa seu peso idealQuantidade de visualizações: 4142 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Python que recebe a altura (como float) e o sexo (como uma string) de uma pessoa e que calcule e mostre o seu peso ideal. A fórmula a ser utilizada é: Homens: (72.7 x altura) - 58; Mulheres: (62.1 x altura) - 44.7 Sua saída deverá ser parecida com: Informe sua altura (ex: 1.74): 1.65 Informe o sexo (M ou F): M Seu peso ideal é: 61.955 Veja a resolução comentada deste exercício usando Python console: # método principal def main(): # vamos solicitar a altura e o sexo da pessoa altura = float(input("Informe sua altura (ex: 1.74): ")) sexo = input("Informe o sexo (M ou F): ") # vamos testar o sexo da pessoa if(sexo == "M") or (sexo == "m"): # masculino peso_ideal = (72.7 * altura) - 58 else: # feminino peso_ideal = (62.1 * altura) - 44.7 # vamos mostrar o resultado print("Seu peso ideal é: {0}".format(peso_ideal)) if __name__== "__main__": main() |
Python ::: Dicas & Truques ::: Lista (List) |
Como pesquisar um item em uma list e removê-lo usando a função remove() do PythonQuantidade de visualizações: 8771 vezes |
Nesta dica mostrarei como é possível usar a função remove() do tipo de dados list para pesquisar um item em uma lista e removê-lo. Observe que, se o item a ser removido não for encontrado, um erro do tipo ValueError será exibido. Veja o código completo para o exemplo: # função principal do programa def main(): # cria uma lista de inteiros valores = [2, 5, 12, 2, 3, 32, 18] # exibe a lista print(valores) try: valor = int(input("Informe o valor a ser removido: ")) valores.remove(valor) except ValueError: print("O valor pesquisado nao foi encontrado") else: print("O valor foi removido com sucesso") # exibe a lista print(valores) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: [2, 5, 12, 2, 3, 32, 18] Informe o valor a ser removido: 2 O valor foi removido com sucesso [5, 12, 2, 3, 32, 18] Observe que a função remove() da list remove apenas o primeiro item encontrado, ou seja, se a lista possuir mais de um valor igual, apenas o primeiro será removido. |
Delphi ::: Dicas & Truques ::: Ponteiros, Referências e Memória |
Como usar ponteiros na linguagem Delphi - Aprenda a usar ponteiros em DelphiQuantidade de visualizações: 24052 vezes |
O Delphi, assim como C e C++ permite o uso de ponteiros, uma das ferramentas mais poderosas de programação e presente em códigos mais elaborados, tais como estruturas de dados. Para entender ponteiros, é preciso lembrarmos do conceito de variáveis. Uma variável, em determinados momentos, possui várias propriedades ou atributos, a saber, um nome, um valor e o tipo de dados que poderá ser armazenado na mesma. Uma variável possui também um endereço na memória do computador e o seu nome não é nada mais que um apelido para tal endereço. Ponteiros também possuem um nome, um valor e um tipo de dados. A diferença é que ponteiros, em vez de guardar valores tais como inteiros, strings, caracteres, etc, guardam o endereço de outras variáveis (ou o endereço de outros ponteiros, o que resulta em um ponteiro para um ponteiro). Assim, um ponteiro é uma forma indireta de se acessar o conteúdo de uma outra variável. Veja, por exemplo, as seguintes declarações de variáveis: var valor: integer; pvalor: ^integer; Aqui nós temos uma variável valor do tipo Integer e uma variável pvalor que é um ponteiro para um Integer. Veja agora como atribuir valores a estas variáveis: procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var valor: integer; pvalor: ^integer; begin // atribui um valor à variável valor valor := 20; // vamos atribuir à pvalor o endereço de valor pvalor := @valor; // vamos usar o ponteiro pvalor para alterar o // valor de valor pvalor^ := 30; // vamos obter o novo valor da variável valor ShowMessage('Valor de valor: ' + IntToStr(valor)); end; Veja que usamos o operador @ para obtermos o endereço da variável valor e guardá-lo no ponteiro pvalor. Em seguida usamos o símbolo ^ para acessar o valor da variável para a qual o ponteiro está apontando. Este processo é chamado de desreferenciamento (dereferencing). Em resumo, o símbolo ^ pode ser usado de duas formas: na frente de um tipo de dados, para indicar que a variável está sendo declarada como ponteiro e após o nome de uma variável do tipo ponteiro para indicar que queremos acessar o valor da variável para a qual o ponteiro está apontando atualmente e não o valor do ponteiro, que seria simplesmente um valor inteiro representando um endereço de memória. Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
Python ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como obter um datetime da data e hora atual usando o método today() da classe datetime da linguagem PythonQuantidade de visualizações: 10620 vezes |
Neste exemplo mostrarei como podemos usar o método today() da classe datetime do Python para retornar a data e hora local. Veja o código completo: from datetime import datetime def main(): # Obtém um datetime da data e hora atual hoje = datetime.today() # Exibe o conteúdo do datetime print("Hoje é: " + str(hoje)) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: Hoje é: 2018-03-03 15:54:01.477809 |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como calcular raiz quadrada usando o método sqrt() do objeto Math do JavaScriptQuantidade de visualizações: 15346 vezes |
Em várias situações, principalmente quando estamos desenvolvendo códigos para aplicações financeiras, nós precisamos calcular a raiz quadrada de um determinado valor numérico. Para isso nós podemos usar a função sqrt() do objeto Math da linguagem JavaScript. Esta função recebe um valor numérico (inteiro ou real) e desenvolve também um valor numérico. Veja um exemplo de seu uso: <!doctype html> <html> <head> <title>Estudando JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> var numero = 9; var raiz = Math.sqrt(numero); document.write("A raiz quadrada de " + numero + " é " + raiz); </script> </body> </html> Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado: A raiz quadrada de 9 é 3 |
Java ::: Dicas & Truques ::: Formulários e Janelas |
Java Swing - Como minimizar uma janela JFrame ao clicar em um botão JButtonQuantidade de visualizações: 11831 vezes |
Nesta dica mostrarei como usar o método setExtendedState() da classe JFrame do Java Swing para minimizar uma janela JFrame no evento click de um JButton. Veja o código completo para o exemplo: import java.awt.*; import java.awt.event.*; import javax.swing.*; public class Estudos extends JFrame{ public Estudos() { super("A classe JFrame"); Container c = getContentPane(); c.setLayout(new FlowLayout(FlowLayout.LEFT)); JButton btn = new JButton("Minimizar"); btn.addActionListener( new ActionListener(){ public void actionPerformed(ActionEvent e){ setExtendedState(ICONIFIED); } } ); // Adiciona o botão à janela c.add(btn); setSize(350, 250); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Miscelâneas |
Como adicionar um método isPar() ao objeto Number do JavaScript que indicará se um número é par ou imparQuantidade de visualizações: 7543 vezes |
Nesta dica mostrarei como é possível adicionar uma função isPar() ao objeto Number da linguagem JavaScript por meio do objeto prototype. Nossa função aceitará um valor numérico e retornará true se o valor for par, e false em caso contrário. Veja o código completo para o exemplo: <html> <head> <title>Estudos JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> // vamos adicionar uma nova função ao objeto Number Number.prototype.isPar = function(){ // retorna true se o número for par return (this % 2 == 0); } // agora vamos testar a nova função isPar() var numero = 13; // declara um valor numérico // vamos verificar se o número é par ou ímpar if(numero.isPar()){ document.write("O número informado é par."); } else{ document.write("O número informado NÃO é par."); } </script> </body> </html> Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado: O número informado NÃO é par. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como construir uma data em Java usando o método set() da classe Calendar - Apostila Java BásicoQuantidade de visualizações: 205 vezes |
Nesta dica mostrarei como é possível usar o método set() da classe Calendar, do pacote java.util, para construir uma data e hora em Java. Veja o exemplo completo (fique atento à ordem do ano, mês, dia, horas, minutos e segundos): package arquivodecodigos; import java.util.Calendar; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ Calendar agora = Calendar.getInstance(); // ano, mês, dia, hora, minuto, segundo // mês começa a partir de 0 agora.set(2005, 10, 23, 5, 29, 53); // mostra o resultado System.out.println(agora.getTime().toString()); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Wed Nov 23 05:29:53 BRST 2005 |
Delphi ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como gerar um número aleatório de 0 a 10 em Delphi usando a função Random()Quantidade de visualizações: 29262 vezes |
Em algumas situações precisamos gerar números randômicos. Em Delphi isso pode ser feito com o auxílio da função Random(). Esta função aceita um valor inteiro e retorna um número aleatório maior ou igual a 0 e menor que o valor fornecido. Assim, se quisermos obter um número randômico na faixa de 0 a 10, só precisamos fornecer o valor 11 para a função Random(). Note ainda a chamada à função Randomize(), usada para iniciar o gerador de números randômicos. Veja um exemplo no qual geramos um número aleatório na faixa de 0 a 10: procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var numero: integer; begin // vamos iniciar o gerador de números randômicos Randomize; // vamos gerar um número aleatório entre 0 e 10 numero := Random(11); // exibe o resultado ShowMessage('Número gerado: ' + IntToStr(numero)); end; Para questões de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
Nossas 20 dicas & truques de programação mais populares |
Java - Programação Orientada a Objetos em Java - Como usar o modificador de acesso public da linguagem Java |
Você também poderá gostar das dicas e truques de programação abaixo |
jQuery - Como remover uma classe (ou classes) de um elemento HTML usando a função removeClass() do jQuery Python - Como inserir uma determinada quantidade de espaços à esquerda de um valor numérico usando Python |
Nossas 20 dicas & truques de programação mais recentes |
Últimos Projetos e Códigos Fonte Liberados Para Apoiadores do Site |
Python - Como criar o jogo Pedra, Papel, Tesoura em Python - Jogo completo em Python com código comentado |
Últimos Exercícios Resolvidos |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
1º lugar: Java |