C++ ::: Dicas & Truques ::: Ponteiros, Referências e Memória |
Como usar ponteiros em C++ - Apostila de C++ para iniciantesQuantidade de visualizações: 8108 vezes |
Antes de pensarmos em ponteiros, é importante nos lembrarmos de alguns aspectos referentes à variáveis. Dependendo do seu conhecimento de programação, você deve saber que variáveis possuem nomes que as identificam durante a execução do programa. Você deve saber também que uma variável armazena um valor (que pode ser fixo, no caso de uma constante, ou pode mudar durante a execução de seus códigos). O que poucos programadores se lembram é que uma variável possui um endereço, e que o nome da variável não é nada mais que um apelido para a localização deste endereço. Desta forma, um ponteiro não é nada mais que um tipo especial de variável que armazena o endereço de outra. Veja um exemplo: #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // variável do tipo int int valor = 10; // ponteiro para uma variável do tipo int int *p = &valor; // exibe o valor da variável "valor", apontada // pelo ponteiro p cout << *p << endl; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Neste código nós temos a declaração e definição de duas variáveis: int valor = 10; int *p = &valor; A primeira variável é uma variável do tipo int e a segunda é um ponteiro para uma variável do tipo int. Veja que devemos sempre usar "*" antes do nome de um ponteiro em sua declaração. O símbolo "&" serve para indicar que estamos acessando o endereço de uma variável e não o seu conteúdo. O resultado destas duas linhas é que agora temos um ponteiro que nos permite acessar e manipular a variável valor. Observe a linha: cout << *p << endl; Aqui nós estamos acessando o valor da variável apontada por p. Veja o uso do símbolo "*" para acessar o valor da variável. Isso é chamado de desreferenciamento de ponteiros. Pareceu complicado? Veja uma linha de código que altera indiretamente o valor da variável valor para 30: *p = 30; Ponteiros são ferramentas muito importantes na programação em C++. No entanto, é preciso ter muito cuidado ao lidar com eles. A primeira coisa a ter em mente é que um ponteiro não está apontando para nenhum lugar até que atribuimos a ele o endereço de uma outra variável. E é aí que mora o perigo. Um programa entra em colapso absoluto se tentarmos acessar um ponteiro que aponta para um local de memória que já foi liberado novamente ao sistema. No caso menos grave, estaremos tentando acessar locais de memória inválidos ou reservados a outros programas ou tarefas do sistema operacional. Isso me lembra os velhos tempos da tela azul de morte. |
C# ::: Windows Forms ::: CheckBox |
Como detectar a mudança de estado da CheckBox do C# Windows Forms usando o evento CheckedChangedQuantidade de visualizações: 9835 vezes |
Em algumas situações gostaríamos de efetuar algumas tarefas quando uma CheckBox é marcada ou desmarcada. O melhor lugar para isso é no evento CheckedChanged da própria CheckBox. Este evento é disparado todas as vezes que a CheckBox é marcada ou desmarcada. Coloque uma CheckBox no formulário e dê duplo-clique no controle. Automaticamente o marcador do evento CheckedChanged será criado. Modifique-o para o código abaixo: private void checkBox1_CheckedChanged(object sender, EventArgs e){ // vamos verificar se a CheckBox foi marcada ou desmarcada if((sender as CheckBox).Checked) MessageBox.Show("A CheckBox foi marcada"); else MessageBox.Show("A CheckBox foi desmarcada"); } Note que aqui eu usei o operador as para tratar o controle que gerou o evento (sender) como um objeto da classe CheckBox. |
Java ::: Tratamento de Erros ::: Passos Iniciais |
Quais as diferenças entre checked exceptions, runtime exceptions e errors na linguagem Java?Quantidade de visualizações: 15640 vezes |
Checked exceptions (exceções verificadas), runtime exceptions (exceções de tempo de execução) e errors (erros) possuem diferenças importantes e devem ser entendidas perfeitamente para tirarmos maior proveito da plataforma Java. Entre as checked exceptions podemos citar FileNotFoundException, ClassNotFoundException e IOException. Agora veja: problemas tais como um arquivo não encontrado, uma classe não encontrada ou problemas com entrada e saída (talvez a impressora parou de responder ou a rede caiu) fogem completamente do domínio da aplicação. Tais exceções não são provocadas por código mal escrito ou mal testado. Desta forma, o Java força que todas as checked exceptions estejam em um bloco try...catch. Vamos ver se isso é verdade? Observe o trecho de código abaixo: import java.io.*; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ DataInputStream in = new DataInputStream( new BufferedInputStream( new FileInputStream("conteudo.txt"))); while(in.available() != 0) System.out.print((char) in.readByte()); System.exit(0); } } Se tentarmos compilar este código teremos o seguinte resultado: Estudos.java:7: unreported exception java.io.FileNotFoundException; must be caught or declared to be thrown new FileInputStream("conteudo.txt"))); ^ Estudos.java:9: unreported exception java.io.IOException; must be caught or declared to be thrown while(in.available() != 0) ^ Estudos.java:10: unreported exception java.io.IOException; must be caught or declared to be thrown System.out.print((char) in.readByte()); ^ 3 errors Aqui nós temos uma exceção FileNotFoundException e duas exceções IOException. Vamos nos concentrar na exceção gerada pelo construtor da classe FileInputStream. Folheando a documentação do Java nós encontramos: public FileInputStream(String name) throws FileNotFoundException É aqui que as coisas começam a ficar interessantes. Todos os métodos Java que podem atirar exceções verificadas são marcados com throws e o tipo de exceção lançada. A palavra throws é usada para transferir a responsabilidade do tratamento do erro para o chamador de tais métodos. Outro exemplo é o método readByte() da classe DataInputStream: public final byte readByte() throws IOException Para corrigir as exceções acima, só precisamos usar um bloco try...catch. Veja: import java.io.*; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ try{ DataInputStream in = new DataInputStream( new BufferedInputStream( new FileInputStream("conteudo.txt"))); while(in.available() != 0) System.out.print((char) in.readByte()); } catch(IOException e){ System.out.print(e.getMessage()); } System.exit(0); } } Exceções verificadas são todas aquelas que descendem de Exception mas não descendem de RuntimeException. As exceções de tempo de execução (runtime exceptions) são provocadas por código mal escrito ou mal testado, ou seja, são causadas por nós programadores. Entre estas exceções podemos citar ArithmeticException, IndexOutOfBoundsException e NoSuchElementException. De fato, um erro aritmético é responsabilidade do programador, pois cabe a este verificar se os valores estão dentro da faixa permitida por cada tipo de dados. Ao contrário das exceções verificadas, o compilador não força o uso do bloco try...catch para as runtime exceptions. De fato, isso é fácil de compreender, uma vez que tais exceções não deveriam jamais aparecer. Contudo, pode ser desejável usar o bloco try...catch em casos em que os valores de uma operação são definidos pelo usuário. Veja um exemplo: import java.util.*; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ Scanner in = new Scanner(System.in); System.out.print("Informe um inteiro: "); int valor = in.nextInt(); System.out.print("Informe outro inteiro: "); int valor2 = in.nextInt(); System.out.println("O resultado é " + valor / valor2); } } Se executarmos este código e informarmos o valor 0 para o segundo inteiro, teremos a seguinte exceção: Informe um inteiro: 4 Informe outro inteiro: 0 Exception in thread "main" java.lang.ArithmeticException: / by zero at Estudos.main(Estudos.java:13) Uma forma de corrigir isso é testando os valores informados para verificar suas faixas ou lançar uma exceção. Veja como usamos esta última alternativa: import java.util.*; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ Scanner in = new Scanner(System.in); System.out.print("Informe um inteiro: "); int valor = in.nextInt(); System.out.print("Informe outro inteiro: "); int valor2 = in.nextInt(); try{ System.out.println("O resultado é " + valor / valor2); } catch(ArithmeticException e){ System.out.println("Uma exceção " + "ArithmeticException ocorreu, " + "possivelmente uma tentativa de " + "divisão por zero."); } } } Agora se informarmos zero para o segundo inteiro, teremos: Informe um inteiro: 5 Informe outro inteiro: 0 Uma exceção ArithmeticException ocorreu, possivelmente uma tentativa de divisão por zero. As runtime exceptions (causadas por falha nossa, os programadores) descedem de java.lang.RuntimeException. Além das runtime exceptions e das checked exceptions, temos também os errors, que descedem de java.lang.Error e não devem jamais ser atirados ou tratados em blocos try...catch. Este tipo de erro é reservado para indicar problema na JVM. Entre tais erros temos OutOfMemoryError, que é lançado quando a Java Virtual Machine não consegue alocar um objeto porque sua fatia de memória esgotou e o Garbage Collector ainda não liberou mais memória. Não há razão para tratarmos isso em um bloco try...catch uma vez que, ao contrário de C++, a liberação de memória só é feita pelo GC. O melhor a fazer é deixar mesmo o programa ser encerrado e encontrar alternativas para a correção do problema. |
C++ Builder ::: VCL - Visual Component Library ::: TEdit |
Como obter o tamanho do texto de um TEdit usando a função SendMessage() da API do Windows e a mensagem WM_GETTEXTLENGTH usando C++ BuilderQuantidade de visualizações: 6087 vezes |
Embora o C++ Builder já nos forneça as ferramentas necessárias para obter a quantidade de caracteres contidos em um TEdit em tempo de execução, é importante saber como realizar esta tarefa usando a API do Windows. Para isso, podemos usar a função SendMessage() em combinação com a mensagem WM_GETTEXTLENGTH. A função SendMessage() da API do Windows possui a seguinte assinatura: LRESULT SendMessage( HWND hWnd, UINT Msg, WPARAM wParam, LPARAM lParam ); Note que precisamos informar o HWND (parâmetro hWnd) para a caixa de texto e a mensagem que será enviada ao controle. Os valores para os parâmetros wParam e lParam devem ser 0 (zero). Veja: void __fastcall TForm3::Button2Click(TObject *Sender) { // vamos obter o tamanho do texto de um TEdit usando a função // SendMessage() e a mensagem WM_GETTEXTLENGTH int tam = SendMessage(Edit1->Handle, WM_GETTEXTLENGTH, 0, 0); // vamos mostrar o resultado ShowMessage("O Edit contém " + IntToStr(tam) + " caracteres."); } Ao executar este exemplo você terá um mensagem com um texto parecido com: O Edit contém 10 caracteres. |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Recursão (Recursividade) |
Exercícios Resolvidos de Java - Um método recursivo que recebe uma String e retorna a quantidade de letras maiúsculas encontradasQuantidade de visualizações: 5966 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um método recursivo que recebe uma palavra ou frase e retorna a quantidade de caracteres (letras) maiúsculos. Seu método deverá possuir a seguinte assinatura: public static int contarMaiusculas(String frase){ // sua implementação aqui } Sua saída deverá ser parecida com: Digite uma palavra ou frase: Arquivo de Códigos A palavra ou frase contém 2 letras maiúsculas Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console: Observação importante: Este código criará uma cadeia de chamadas recursivas. Cada chamada ao método contarMaiusculas() receberá uma cópia menor da palavra ou frase fornecida. Quando a última chamada recursiva do método receber uma string vazia, a cadeia começa a retornar. Note que os valores acumulados nas várias chamadas ao método vão sendo acumulados na variável quantidade. package exercicio; import java.util.Scanner; public class Exercicio { public static void main(String[] args) { // cria um novo objeto da classe Scanner Scanner entrada = new Scanner(System.in); // solicita uma palavra ou frase ao usuário System.out.print("Digite uma palavra ou frase: "); // lê a palavra ou frase String frase = entrada.nextLine(); int quantMaiusculas = contarMaiusculas(frase); System.out.println("A palavra ou frase contém " + quantMaiusculas + " letras maiúsculas"); } // método recursivo que recebe uma palavra ou frase e retorna // a quantidade de letras maiúsculas public static int contarMaiusculas(String frase){ /* Este código criará uma cadeia de chamadas recursivas. Cada * chamada ao método contarMaiusculas() receberá uma cópia menor * da palavra ou frase fornecida. Quando a última chamada recursiva do * método receber uma string vazia, a cadeia começa a retornar. Note * que os valores acumulados nas várias chamadas ao método vão sendo * acumulados na variável quantidade */ int quantidade = 0; // o tamanho da string é maior que 0? if(frase.length() > 0){ if(Character.isUpperCase(frase.charAt(0))){ quantidade = 1 + contarMaiusculas(frase.substring(1)); } else{ quantidade = contarMaiusculas(frase.substring(1)); } } return quantidade; } } |
Java ::: Coleções (Collections) ::: Set (Conjunto) |
Como usar objetos da interface Set do Java para representar a interseção (ou intersecção) de dois ou mais conjuntosQuantidade de visualizações: 4699 vezes |
Na teoria dos conjuntos, a interseção (português brasileiro) ou intersecção (português europeu) de dois ou mais conjuntos é o conjunto dos elementos que, simultaneamente, pertencem a dois ou mais destes conjuntos. Assim, seja A = {2, 5, 8, 19, 30} e B = {2, 3, 1, 30}. A interseção desses dois conjuntos é C = {2, 30}. Na programação Java podemos representar a interseção de dois conjuntos usando objetos da interface Set e qualquer uma de suas implementações. Para este exemplo vou usar a classe TreeSet, que permite a ordenação dos elementos. Veja o código: package estudos; import java.util.Iterator; import java.util.Set; import java.util.TreeSet; public class Estudos{ public static void main(String[] args) { // primeiro conjunto Set<Integer> conjuntoA = new TreeSet<>(); conjuntoA.add(2); conjuntoA.add(5); conjuntoA.add(8); conjuntoA.add(19); conjuntoA.add(30); // segundo conjunto Set<Integer> conjuntoB = new TreeSet<>(); conjuntoB.add(2); conjuntoB.add(3); conjuntoB.add(1); conjuntoB.add(30); // vamos obter a interseção dos dois conjuntos Set<Integer> conjuntoC = intersecao(conjuntoA, conjuntoB); // vamos exibir os elementos no conjunto C Iterator iterator = conjuntoC.iterator(); while(iterator.hasNext()){ System.out.println(iterator.next()); } } // método genérico que permite obter a interseção de dois conjuntos public static <T> Set<T> intersecao(Set<T> conjA, Set<T> conjB){ Set<T> conjC = new TreeSet<>(); // percorremos todos os elementos do conjunto A for(T elemento: conjA){ // e verificamos se o elemento está contido no conjunto B if(conjB.contains(elemento)){ conjC.add(elemento); // se estiver contido nós o adicionamos no conjunto C } } return conjC; // e retornamos o conjunto C } } Ao executarmos este código teremos o seguinte resultado: 2 30 |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Tratamento de Erros |
Como retornar o nome ou tipo de exceção de um erro em JavaScript usando a propriedade name do objeto ErrorQuantidade de visualizações: 7139 vezes |
Em várias situações nós precisamos saber o nome do tipo de erro de tempo de execução em JavaScript. Para isso nós podemos usar a propriedade name do objeto Error. Veja um código JavaScript completo demonstrando o seu uso: <!doctype html> <html> <head> <title>Estudos JavaScript</title> </head> <body> <script language="javascript"> // o trecho de código a seguir vai provocar // um erro de tempo de execução em JavaScript try{ // y não foi definido var x = y; } catch(e){ document.write("Tipo do erro: " + e.name); } </script> </body> </html> Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado: Tipo do erro: ReferenceError A propriedade name do objeto Error pode retornar os seguintes valores: EvalError - Um erro provocado pela função eval. RangeError - Um erro provocado por um número fora da faixa permitida. ReferenceError - Uma referência ilegal provocou o erro. SyntaxError - Um erro de sintáxe. TypeError - Um erro provocado por uma conversão de tipos. URIError - Provocado por um erro na função encodeURI(). |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Dados - Listas Ligadas |
Exercícios Resolvidos de Java - Como inserir no final de uma lista ligada em Java - Escreva um programa Java que pede para o usuário informar váriosQuantidade de visualizações: 966 vezes |
Pergunta/Tarefa: Este exercício Java demonstra como inserir um nó no final de uma lista ligada. Escreva um programa Java que cria uma lista ligada, ou seja, uma lista dinamicamente encadeada, e pede para o usuário informar vários valores inteiros, colocando os valores sempre no final da lista. Seu código deverá interromper a leitura dos valores quando o usuário informar o valor -1. Quando isso acontecer, mostre todos os valores contidos na lista ligada, na mesma ordem que foram inseridos (o último valor lido será o último da lista). Sua saída deve ser parecida com: Inserindo valores no final da lista Informe o valor (-1 para sair): 3 Informe o valor (-1 para sair): 9 Informe o valor (-1 para sair): 1 Informe o valor (-1 para sair): 5 Informe o valor (-1 para sair): 2 Informe o valor (-1 para sair): -1 Valores na lista: 3 -> 9 -> 1 -> 5 -> 2 -> null Veja a resolução comentada deste exercício usando Java: package estudos; import java.util.Scanner; // classe interna usada para representar um // nó na lista ligada class No { int valor; // valor do nó No proximo; // aponta para o novo nó // construtor da classe No No(int valor, No proximo) { this.valor = valor; this.proximo = proximo; } } public class Estudos { public static void main(String args[]){ // para ler a entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos criar uma referência para o início da lista No inicio = null; // agora vamos pedir para o usuário informar // valores inteiros. O valor -1 sai do laço int valor; System.out.println("Inserindo valores no final da lista\n"); do { System.out.print("Informe o valor (-1 para sair): "); valor = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); if (valor != -1) { inicio = inserirFinal(inicio, valor); } } while(valor != -1); // vamos exibir os valores na lista ligada System.out.print("\nValores na lista: "); exibirLista(inicio); } // função que permite adicionar um nó no final da // lista ligada public static No inserirFinal(No inicio, int valor) { // vamos apontar para o nó inicial No atual = inicio; // criamos um novo nó No novo = criarNo(valor); // a lista ligada ainda está vazia? if (atual == null){ // inicio recebe o novo nó inicio = novo; } else { // temos um ou mais nós na lista ligada // vamos localizar o último nó while (atual.proximo != null) { atual = atual.proximo; } // encontramos o último nó. Agora vamos inserir // o novo nó depois dele atual.proximo = novo; } // e retornamos o início da lista return inicio; } // função usada para construir e retornar um novo nó public static No criarNo(int valor) { // cria o novo nó No no = new No(valor, null); // retorna o nó criado return no; } // função usada para percorrer a lista ligada e // exibir os valores contidos em seus nós public static void exibirLista(No inicio) { // vamos apontar para o início da lista No temp = inicio; // a lista está vazia? if (temp == null) { System.out.println("A lista está vazia."); } else { // esse laço se repete enquanto tempo for // diferente de null while (temp != null) { // vamos mostrar o valor desse nó System.out.print(temp.valor + " -> "); // avança para o próximo nó temp = temp.proximo; } // mostra o final da lista System.out.println("null"); } } } |
C++ ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como testar se uma string C++ começa com uma determinada substring usando a função compare()Quantidade de visualizações: 8028 vezes |
Este exemplo usa a função compare() da classe string para verificar se uma string começa com uma determinada substring em C++. Se o resultado for positivo, o valor 0 é retornado. Do contrário obteremos um valor diferente de 0. Veja a forma da função que usaremos: int compare(size_t pos1, size_t n1, const string& str) const; int compare(size_t pos1, size_t n1, const char* s) const; a) Fornecendo uma variável como parâmetro; b) Fornecendo uma string entre aspas. O truque aqui é fornecer a posição inicial e a quantidade de caracteres que queremos testar. #include <iostream> #include <string> using namespace std; // função principal do programa int main(int argc, char *argv[]){ // vamos criar duas strings string str1("Gosto de programar em Java"); string str2("Gosto"); // agora vamos testar se a primeira string começa com a segunda if(str1.compare(0, str2.size(), str2) == 0){ cout << "A string começa com \"Gosto\""; } else{ cout << "A string não começa com \"Gosto\""; } cout << "\n" << endl; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado: A string começa com "Gosto" |
Ruby ::: Fundamentos da Linguagem ::: Passos Iniciais |
Como ler a entrada do usuário em Ruby usando a função getsQuantidade de visualizações: 12121 vezes |
Em várias ocasições nossos programas Ruby precisam interagir com o usuário, ou seja, precisamos ler informações do usuário com o propósito de efetuar algum cálculo ou tomar decisões sobre as tarefas a serem realizadas. A entrada do usuário em um programa Ruby pode ser obtida por meio do método gets. Esta função recebe a entrada do usuário a partir do teclado em formato texto (string) e a armazena em uma variável do tipo string. Veja um exemplo no qual usamos a função gets para solicitar que o usuário informe o seu nome. Em seguida imprimimos o nome informado na tela: # Este exemplo mostra como ler entrada do usuário # a partir do teclado print "Informe seu nome: " # Lê a entrada nome = gets # Remove o caractere de fim de linha nome = nome.chomp # Exibe o resultado puts "Seu nome é: #{nome}" Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: Informe seu nome: Osmar J. Silva Seu nome é: Osmar J. Silva Note o uso da função chomp para remover o caractere de fim de linha adicionando automaticamente pelo interpretador Ruby quando pressionamos a tecla Enter. |
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Delphi - Como obter a quantidade de dias para um determinado ano usando a função DaysInAYear() do Delphi |
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