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C ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como usar a função isdigit() do header ctype.h da linguagem C para verificar se um caractere é um dígito de 0 a 9Quantidade de visualizações: 14664 vezes |
Em algumas situações podemos precisar verificar se um dado caractere é um dígito (número) de 0 a 9. Isso pode ser feito com o auxílio da função isdigit() no header ctype.h. Esta função recebe um caractere e retorna um valor diferente de 0 se o caractere testado for um dígito de 0 a 9. Caso contrário o retorno é 0. Veja um exemplo completo de seu uso:#include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <string.h> #include <ctype.h> int main(int argc, char *argv[]){ char caractere; // vamos ler o caractere informado pelo usuário printf("Informe um caractere e tecle ENTER: "); scanf("%c", &caractere); // vamos verificar se o usuário informou um dígito // de 0 a 9 if(isdigit(caractere)) printf("Voce informou um digito de 0 a 9"); else printf("Voce NAO informou um digito de 0 a 9"); puts("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } |
C++ ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços de Repetição |
Exercícios Resolvidos de C++ - Como calcular e exibir os 50 primeiros números primos em C++Quantidade de visualizações: 9857 vezes |
Pergunta/Tarefa: Um inteiro é um número primo se ele for divisível somente por 1 e por ele mesmo. Assim, 2, 3, 5 e 7 são primos, enquanto 4, 6, 8 e 9 não são. Note que o número 1 não é primo. Escreva um programa C++ que usa um laço for, while ou do...while para calcular e exibir os 50 primeiros números primos. A saída do programa deverá ser parecida com: 50 primeiros números primos: 2 3 5 7 11 13 17 19 23 29 31 37 41 43 47 53 59 61 67 71 73 79 83 89 97 101 103 107 109 113 127 131 137 139 149 151 157 163 167 173 179 181 191 193 197 199 211 223 227 229 Veja a resolução comentada deste exercício em C++: #include <cstdlib> #include <iostream> #include <iomanip> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ int quantidade = 50; // quantidade de números primos int contador = 0; // quantidade de números primos encontrados int numero = 0; // inteiro inicial // Lembre-se! O número 1 não é primo cout << quantidade << " primeiros numeros primos:\n" << endl; // laço while será executado até encontrar os 50 primeiros números primos while(contador < quantidade){ bool primo = true; // se o valor de i for 7, a variável j do laço contará // de 2 até 7 / 2 (divisão inteira), ou seja, 3. Se o // módulo de 7 por qualquer um dos valores neste intervalo // for igual a 0, então o número não é primo for(int j = 2; j <= (numero / 2); j++){ if(numero % j == 0){ primo = false; // não é primo break; } } if((primo) && (numero > 1)){ cout << setw(6) << numero; contador++; // encontramos um número primo if(contador % 10 == 0){ cout << "\n"; } } numero++; } cout << "\n\n"; system("PAUSE"); return EXIT_SUCCESS; } |
GNU Octave ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas |
Como calcular o seno de um número ou ângulo em GNU Octave usando a função sin()Quantidade de visualizações: 2252 vezes |
Em geral, quando falamos de seno, estamos falando do triângulo retângulo de Pitágoras (Teorema de Pitágoras). A verdade é que podemos usar a função seno disponível nas linguagens de programação para calcular o seno de qualquer número, mesmo nossas aplicações não tendo nenhuma relação com trigonometria. No entanto, é sempre importante entender o que é a função seno. Veja a seguinte imagem: ![]() Veja que temos um triângulo retângulo com as medidas já calculadas para a hipotenusa e os dois catetos, assim como os ângulos entre eles. Assim, o seno é a razão entre o cateto oposto (oposto ao ângulo theta) e a hipotenusa, ou seja, o cateto oposto dividido pela hipotenusa. Veja a fórmula: \[\text{Seno} = \frac{\text{Cateto oposto}}{\text{Hipotenusa}} \] Então, se dividirmos 20 por 36.056 (na figura eu arredondei) nós teremos 0.5547, que é a razão entre o cateto oposto e a hipotenusa (em radianos). Agora, experimente calcular o arco-cosseno de 0.5547. O resultado será 0.9828 (em radianos). Convertendo 0.9828 radianos para graus, nós obtemos 56.31º, que é exatamente o ângulo em graus entre o cateto oposto e a hipotenusa na figura acima. Pronto! Agora que já sabemos o que é seno na trigonometria, vamos entender mais sobre a função sin() da linguagem GNU Octave. Esta função, que já vem embutido na ferramenta, recebe um valor numérico e retorna um valor, também numérico) entre -1 até 1 (ambos inclusos). Veja: >> sin(0) [ENTER] ans = 0 >> sin(1) [ENTER] ans = 0.8415 >> sin(2) [ENTER] ans = 0.9093 >> Note que calculamos os senos dos valores 0, 1 e 2. Observe como os resultados conferem com a curva da função seno mostrada abaixo: ![]() |
C# ::: Windows Forms ::: TextBox |
C# Windows Forms para iniciantes - Como limpar todo o conteúdo de um controle TextBox via códigoQuantidade de visualizações: 19142 vezes |
Em algumas situações nós precisamos limpar uma caixa de texto TextBox via código, ou seja, enquanto a aplicação C# Windows Forms já estiver executando. Para isso só precisamos efetuar uma chamada ao método Clear() da classe TextBoxBase, superclasse da classe TextBox. Veja um trecho de código no qual limpamos todo o conteúdo de um controle TextBox com o nome textBox1: private void button1_Click(object sender, EventArgs e) { textBox1.Clear(); } |
Python ::: Dicas & Truques ::: Lista (List) |
Como adicionar itens no início de uma lista Python usando a função insert()Quantidade de visualizações: 9394 vezes |
Podemos usar o método insert() do objeto List da linguagem Python para inserir itens em qualquer posição, ou seja, em qualquer índice de uma lista. Para isso só precisamos informar o índice desejado e o valor a ser inserido. Nesta dica mostrarei como adicionar itens no início de uma List Python. Tudo que precisamos é informar o valor 0 para o índice. Veja o exemplo completo: """ Este exemplo mostra como adicionar itens ao início de uma lista de inteiros. """ def main(): # cria uma lista vazia valores = [] # início do laço for for i in range(1, 6): valor = int(input("Informe um inteiro: ")) # insere o valor no início da lista valores.insert(0, valor) # fim do laço for # exibe os valores da lista print("Valores na lista:", valores, "\n") if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: Informe um inteiro: 5 Informe um inteiro: 8 Informe um inteiro: 3 Informe um inteiro: 2 Informe um inteiro: 9 Valores na lista: [9, 2, 3, 8, 5] |
Dart ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Exercício Resolvido de Dart - Escreva um programa Dart para mover todos os zeros para o final do vetor, sem alterar a ordem dos elementos já presentes no arrayQuantidade de visualizações: 690 vezes |
Pergunta/Tarefa: Dado o seguinte vetor de inteiros: // vamos declarar e construir um vetor (List) de 8 inteiros List<int> valores = [0, 3, 0, 5, 7, 4, 0, 9]; Sua saída deverá ser parecida com: Vetor na ordem original: 0 3 0 5 7 4 0 9 Vetor com os zeros deslocados para o final: 3 5 7 4 9 0 0 0 Veja a resolução comentada deste exercício usando Dart: // Vamos importar a biblioteca dart:io import "dart:io"; void main(){ // vamos declarar e construir um vetor (List) de 8 inteiros List<int> valores = [0, 3, 0, 5, 7, 4, 0, 9]; // vamos mostrar o vetor na ordem original print("Vetor na ordem original:\n"); for(int i = 0; i < valores.length; i++){ stdout.write("${valores[i]} "); } // vamos inicializar j como 0 para que ele aponte para // o primeiro elemento do vetor int j = 0; // agora o laço for percorre todos os elementos do vetor, // incrementanto a variável i e deixando o j em 0 for(int i = 0; i < valores.length; i++){ // encontramos um valor que não é 0 if(valores[i] != 0){ // fazemos a troca entre os elementos nos índices // i e j int temp = valores[i]; valores[i] = valores[j]; valores[j] = temp; // e avançamos o j para o elemento seguinte j++; } } // agora mostramos o resultado print("\n\nVetor com os zeros deslocados para o final:\n"); for(int i = 0; i < valores.length; i++){ stdout.write("${valores[i]} "); } } Não se esqueça: A resolução do exercício deve ser feita sem a criação de um vetor, array ou lista adicional, e os elementos diferentes de zero devem permanecer na mesma ordem que eles estavam antes. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Formulários e Janelas |
Java Swing para iniciantes - Como adicionar componentes à janela do aplicativo Java SwingQuantidade de visualizações: 16125 vezes |
Embora já exista ferramentas de programação que facilitem bastante a construção de interfaces gráficas, principalmente o editor GUI visual do NetBeans, é importante saber como componentes visuais são adicionados à janela da aplicação Java Swing. Veja, por exemplo, a imagem a seguir: ![]() E aqui está o código Java Swing completo a sua criação: package arquivodecodigos; import java.awt.*; import javax.swing.*; public class Estudos extends JFrame{ public Estudos() { super("Minha primeira aplicação GUI"); // obtém o painel de conteúdo e adiciona // um botão à janela JButton btn = new JButton("Clique Aqui"); getContentPane().add(btn, BorderLayout.NORTH); setSize(350, 250); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Dados - Árvores Binárias e Árvores Binárias de Busca |
Exercícios Resolvidos de Java - Travessia de uma árvore binária de busca usando o percurso em-ordem (in-order, In-ordem ou ordem simétrica)Quantidade de visualizações: 2534 vezes |
Pergunta/Tarefa: O percurso em ordem (em-ordem, in-order, In-ordem ou ordem simétrica) é usado quando queremos exibir os valores dos nós da árvore binária de busca em ordem ascendente. Neste tipo de percurso nós visitamos primeiramente a sub-árvore da esquerda, então o nó atual e finalmente a sub-árvore à direita do nó atual. É importante notar que esta travessia é feita por meio de uma função recursiva. Escreva um programa Java que contenha uma árvore binária de busca cujos nós guardarão, além das referências para o filho esquerdo e o filho direito, apenas um valor inteiro. Forneça uma função inserir() que permitirá inserir os valores na árvore. Em seguida forneça uma função recursiva que permitirá fazer a travessia in-order da árvore. Sua saída deverá ser parecida com: Informe um valor inteiro: 7 Informe um valor inteiro: 3 Informe um valor inteiro: 18 Informe um valor inteiro: 4 Informe um valor inteiro: 9 Percurso em ordem: 3 4 7 9 18 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java: Código para NoArvore.java: package estudos; public class NoArvore { int valor; // valor armazenado no nó NoArvore esquerdo; // filho esquerdo NoArvore direito; // filho direito // construtor do nó public NoArvore(int valor){ this.valor = valor; } } Código para ArvoreBinariaBusca.java: package estudos; public class ArvoreBinariaBusca { private NoArvore raiz; // referência para a raiz da árvore // método usado para inserir um novo nó na árvore // retorna true se o nó for inserido com sucesso e false // se o elemento não puder ser inserido (no caso de já // existir um elemento igual) public boolean inserir(int valor){ // a árvore ainda está vazia? if(raiz == null){ // vamos criar o primeiro nó e definí-lo como a raiz da árvore raiz = new NoArvore(valor); // cria um novo nó } else{ // localiza o nó pai NoArvore pai = null; NoArvore noAtual = raiz; // começa a busca pela raiz // enquanto o nó atual for diferente de null while(noAtual != null){ if(valor < noAtual.valor) { pai = noAtual; noAtual = noAtual.esquerdo; } else if(valor > noAtual.valor){ pai = noAtual; noAtual = noAtual.direito; } else{ return false; // um nó com este valor foi encontrado } } // cria o novo nó e o adiciona ao nó pai if(valor < pai.valor){ pai.esquerdo = new NoArvore(valor); } else{ pai.direito = new NoArvore(valor); } } return true; // retorna true para indicar que o novo nó // foi inserido } // método que permite disparar a travessia em-ordem public void emOrdem(){ emOrdem(raiz); } // sobrecarga do método emOrdem com uma parâmetro (esta é a // versão recursiva do método) private void emOrdem(NoArvore raiz){ if(raiz == null){ // condição de parada return; } // visita a sub-árvore da esquerda emOrdem(raiz.esquerdo); // visita o nó atual System.out.print(raiz.valor + " "); // visita a sub-árvore da direita emOrdem(raiz.direito); } } E aqui está o código para a classe que permite testar a árvore: package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos criar um novo objeto da classe ArvoreBinariaBusca ArvoreBinariaBusca arvore = new ArvoreBinariaBusca(); // vamos inserir 5 valores na árvore for(int i = 0; i < 5; i++){ System.out.print("Informe um valor inteiro: "); int valor = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // vamos inserir o nó e verificar o sucesso da operação if(!arvore.inserir(valor)){ System.out.println("Erro. Um elemento já contém este valor."); } } // vamos exibir os nós da árvore usando o percurso em ordem System.out.println("\nPercurso em ordem:"); arvore.emOrdem(); System.out.println("\n"); } } |
Java ::: Dicas & Truques ::: Gráficos |
Como desenhar em um JComponent (JLabel, JButton, JPanel, etc) usando o método getGraphics() para obter o contexto de desenhoQuantidade de visualizações: 14068 vezes |
A classe JComponent possui um método chamado getGraphics() que retorna um objeto da classe Graphics que pode ser usado para desenhar na superfície do componente. Desta forma, qualquer componente que herda de JComponent pode ser usado para esta finalidade. Antes de demonstrarmos como isso funciona, tenha em mente que o contexto de desenho de um componente só está disponível após ele ser pintado pela primeira vez. Se tentarmos obter o Graphics antes que o componente tenha sido pintado, corremos o risco de lançar uma exceção NullPointerException. O trecho de código abaixo mostra como desenhar uma linha em um JLabel ao clicar em um botão. Fique atento a este código. Boa parte das dicas vistas nesta seção usam esta abordagem: import java.awt.*; import java.awt.event.*; import javax.swing.*; public class Estudos extends JFrame{ JLabel label; public Estudos() { super("Desenhando em um JLabel"); Container c = getContentPane(); c.setLayout(new BorderLayout()); // Cria um JLabel label = new JLabel(); c.add(label, BorderLayout.CENTER); // Cria um botão JButton btn = new JButton("Desenhar uma linha"); btn.addActionListener( new ActionListener(){ public void actionPerformed(ActionEvent e){ // Desenha uma linha no JLabel Graphics graphics = label.getGraphics(); graphics.drawLine(0, 0, 150, 100); } } ); // Adiciona o botão à janela c.add(btn, BorderLayout.SOUTH); setSize(350, 250); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } Há algo de interessante neste código. Se você maximizar, minimizar ou redimensionar a janela verá que o desenho é apagado. Isso acontece porque todas as vezes que a janela sofre alguma alteração, ela é pintada novamente, juntamente com seus componentes filhos. Se você deseja que o desenho seja feito automaticamente novamente, é melhor fazer uma sub-classe do componente desejado e sobrescrever seu método paintComponent(). Nesta mesma seção você encontrará exemplos de como fazer isso. |
VB.NET ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Recursão (Recursividade) |
Exercícios Resolvidos de VB.NET - Uma função recursiva que conta quantas vezes um valor inteiro k ocorre em um vetor de inteirosQuantidade de visualizações: 527 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva uma função recursiva em VB.NET que conta quantas vezes um valor inteiro k ocorre em um vetor de 10 inteiros. Sua função deverá ter a seguinte assinatura: // função recursiva que recebe um valor e um vetor e retorna quantas // vezes o valor é encontrado no vetor public static int QuantRepeticoes(int indice, int valor, int[] vetor) { // sua implementação aqui } Informe o 1 valor: 2 Informe o 2 valor: 7 Informe o 3 valor: 4 Informe o 4 valor: 7 Informe o 5 valor: 1 Informe o valor a ser pesquisado no vetor: 7 O valor informado se repete 2 vezes. Veja a resolução comentada deste exercício usando VB.NET: Imports System Module Program ' função principal do programa VB.NET Sub Main(args As String()) ' vamos declarar um vetor de 10 inteiros Dim valores(4) As Integer ' vamos pedir ao usuário que informe os valores do vetor For i As Integer = 0 To valores.Length - 1 Console.Write("Informe o " & (i + 1) & " valor: ") ' efetua a leitura do valor informado para a posição atual do vetor valores(i) = Int32.Parse(Console.ReadLine()) Next ' agora vamos pedir para informar o valor a ser pesquisado Console.Write(vbCrLf & "Informe o valor a ser pesquisado no vetor: ") Dim valor As Integer = Int32.Parse(Console.ReadLine()) ' e vamos ver a quantidade de repetições Dim repeticoes As Integer = QuantRepeticoes(0, valor, valores) Console.WriteLine("O valor informado se repete " & repeticoes & " vezes.") Console.WriteLine(vbCrLf & vbCrLf & "Pressione qualquer tecla para sair...") ' pausa o programa Console.ReadKey() End Sub ' função recursiva que recebe um valor e um vetor e retorna quantas ' vezes o valor é encontrado no vetor Function QuantRepeticoes(indice As Integer, valor As Integer, vetor() As Integer) As Integer If indice = vetor.Length - 1 Then ' caso base...hora de parar a recursividade If vetor(indice) = valor Then Return 1 ' mais um repetição foi encontrada End If Else ' dispara mais uma chamada recursiva If vetor(indice) = valor Then ' houve mais uma repetição Return 1 + QuantRepeticoes(indice + 1, valor, vetor) Else Return 0 + QuantRepeticoes(indice + 1, valor, vetor) ' não repetiu End If End If Return 0 ' só para deixar o compilador satisfeito...esta linha nunca é ' executada End Function End Module |
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