Java ::: Projetos Java Completos - Códigos Fonte Completos Java ::: Jogos (Games)

Como criar o jogo Pedra, Papel, Tesoura em Java - Jogo completo em Java com código comentado

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Faça o download do código-fonte Pedra, Papel, Tesoura em Java

Nesta dica mostrarei como criar o famoso joguinho Pedra, Papel, Tesoura na linguagem Java. Trata-se de um código bem simples e que vou comentar linha a linha, para que você extraia todo o conteúdo necessário para deixar a sua lógica de programação ainda mais afiada.

Nesta versão eu mostrarei como jogar Pedra, Papel, Tesoura contra o computador. Depois de entender todo o código você não terá dificuldade para implementar uma versão que lhe permitirá jogar contra seus amigos.

Antes de vermos o código, eis uma imagem do jogo em execução:



Quais técnicas de programação vou aprender com o código desse jogo?

O joguinho Pedra, Papel, Tesoura é ótimo para estudantes de programação que está iniciando em Java e que gostariam de aprimorar sua lógica de programação, afinal, se você desenvolver uma boa lógica de programação, você conseguirá desenvolver soluções em qualquer linguagem.

Além de entender como funciona o desenvolvimento de jogos em Java, você reforçará o seu conhecimento de laços, estrutura condicional if...else, entrada e saída e fluxo e desvio do algorítmo.

Veja, por exemplo, um trecho de código no qual testamos se o jogador escolheu Pedra, Papel ou Tesoura, e também a escolha feita pelo computador:

// o jogador escolheu Pedra?
else if(jogador == 1){
  // o computador escolheu Papel?
  if(computador == 2){
    System.out.println("Você perdeu. Papel embrulha Pedra");
    vitoriasComputador++; // aumenta as vitórias do computador
  }
  else{ // o computador escolheu Tesoura
    System.out.println("Você ganhou. Pedra amassa Tesoura");
    vitoriasJogador++; // aumenta as vitórias do jogador
  }
}
// o jogador escolheu Papel?
else if(jogador == 2){
  // o computador escolheu Tesoura?
  if(computador == 3){
    System.out.println("Você perdeu. Tesoura corta Papel");
    vitoriasComputador++; // aumenta as vitórias do computador
  }
  else{ // o ocmputador escolheu Pedra
    System.out.println("Você ganhou. Papel embrulha Pedra");
    vitoriasJogador++; // aumenta as vitórias do jogador
  }
}
Como posso obter este código fonte?

Os links para você baixar todas as versões deste projeto estão abaixo:

1) PEDPAPTESJC - Jogo Pedra, Papel, Tesoura em Java Console - NetBeans IDE - Faça o download do código-fonte Pedra, Papel, Tesoura em Java.

Não se esqueça: Uma boa forma de estudar o código é fazendo pequenas alterações e rodando para ver os resultados. Outra opção é começar um projeto Java do zero e ir adicionando trechos do código fonte para melhor entendimento de suas partes.


Java ::: Coleções (Collections) ::: HashMap

Como retornar a quantidade de mapeamentos (chave-valor) em um HashMap do Java usando o método size()

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Em algumas situações precisamos saber a quantidade de mapeamentos (chave-valor) contidos em um HashMap. Para isso nós podemos usar o método size(). Veja o exemplo:

import java.util.*;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    
    // vamos criar uma instância de HashMap
    HashMap<Integer, String> clientes = new HashMap<Integer, String>();

    // vamos adicionar três chaves e seus valores
    clientes.put(new Integer(1), "Osmar J. Silva");
    clientes.put(new Integer(2), "Salvador Miranda de Andrade");
    clientes.put(new Integer(3), "Marcos da Costa Santos");
      
    // vamos obter a quantidade de mapeamentos neste HashMap
    int quant = clientes.size();

    // vamos exibir o resultado
    System.out.println("Este HashMap contém " + quant +
      " mapeamentos.");    

    System.exit(0);
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Este HashMap contém 3 mapeamentos.


C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como substituir todas as ocorrências de caracteres ou substrings em uma string C# usando o método Replace() da classe String

Quantidade de visualizações: 10757 vezes
Em várias situações nós precisamos substituir as ocorrências de uma letra ou parte de palavras ou frases. Para isso nós podemos usar o método Replace() da classe String da linguagem C#. Este método recebe o caractere ou substring a ser substituído e o novo caractere ou substring, e retorna uma nova String.

Veja um trecho de código C# que mostra como substituir todas
as ocorrências de caracteres ou substrings em uma string:

using System;

namespace Estudos {
  class Program {
    static void Main(string[] args) {
      // uma frase
      string frase = "Gosto muito de C# pois C# é bom demais";

      // substitui "C#" por "VB.NET"
      string frase2 = frase.Replace("C#", "VB.NET");

      // mostra o resultado
      Console.WriteLine("Frase original: " + frase);
      Console.WriteLine("Com substituições: " + frase2);

      Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}

Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado:

Frase original: Gosto muito de C# pois C# é bom demais
Com substituições: Gosto muito de VB.NET pois VB.NET é bom demais


Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle

Exercício Resolvido de Python - Como testar se um ano é bissexto em Python - Um programa que lê um ano com quatro dígitos e informa se ele é bissexto ou não

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Pergunta/Tarefa:

Chama-se ano bissexto o ano ao qual é acrescentado um dia extra, ficando ele com 366 dias, um dia a mais do que os anos normais de 365 dias, ocorrendo a cada quatro anos (exceto anos múltiplos de 100 que não são múltiplos de 400). Isto é feito com o objetivo de manter o calendário anual ajustado com a translação da Terra e com os eventos sazonais relacionados às estações do ano. O último ano bissexto foi 2012 e o próximo será 2016.

Um ano é bissexto se ele for divisível por 4 mas não por 100, ou se for divisível por 400.

Escreva um programa Python que pede ao usuário um ano com quatro dígitos e informa se ele é bissexto ou não.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o ano: 2024
O ano informado é bissexto.
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Python:

# método principal
def main():
  # vamos solicitar que o usuário informe um ano
  ano = int(input("Informe o ano: "))
	
  # vamos verificar se o ano informado é bissexto
  if(((ano % 4 == 0) and (ano % 100 != 0)) or (ano % 400 == 0)):
    print("\nO ano informado é bissexto.\n")
  else:
    print("\nO ano informado não é bissexto.\n");

if __name__== "__main__":
  main()



C ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como escrever uma função C que verifica se duas strings são iguais ou diferentes (sem considerar maiúsculas e minúsculas)

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Esta dica mostra como escrever uma função em linguagem C que verifica se duas strings são iguais ou diferentes (sem considerar maiúsculas e minúsculas, ou seja, case insensitive). O nome da função é str_equal(). Esta função aceita duas strings como argumentos e retorna 1 se estas forem iguais e 0 em caso contrário. Experimente, faça as devidas alterações e adicione mais esta função ao seu repertório de códigos C:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <string.h>
#include <ctype.h>

// função personalizada que permite verificar
// se duas strings são iguais ou diferentes sem
// considerar maiúsculas e minúsculas
int str_equal(const char *str1, const char *str2){
  while((toupper(*str1) == toupper(*str2)) && (*str1)){
    str1++;
    str2++;
  }

  return((*str1 == 0) && (*str2 == 0));
}

int main(int argc, char *argv[]){
  char palavra1[] = "Java";
  char palavra2[] = "Java";

  if(str_equal(palavra1, palavra2) == 1)
    printf("As palavras sao iguais");
  else
    printf("As palavras sao diferentes");

  puts("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}



Ruby ::: Fundamentos da Linguagem ::: Variáveis e Constantes

Como testar o tipo de uma variável em Ruby usando a função class

Quantidade de visualizações: 9318 vezes
Em algumas ocasiões precisamos retornar o tipo de uma variável (String, FixNum, Float, etc) em Ruby, Isso pode ser feito por meio do uso do método class Object. Veja:

# vamos definir uma variável do tipo inteiro
valor = 265

# obtemos o tipo da variável valor
tipo = valor.class

# exibimos o resultado
puts "A variável é do tipo " + tipo.to_s

Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado:

A variável é do tipo Integer


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços de Repetição

Exercícios Resolvidos de Java - Escreva um programa (algorítmo) Java que usa o laço do...while para ler um número indeterminado de idades. A condição de parada do laço é o valor da idade igual a 0

Quantidade de visualizações: 9270 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa (algorítmo) Java que usa o laço do...while para ler um número indeterminado de idades de algumas pessoas. A condição de parada do laço é o valor da idade igual a 0. Calcule a escreva a idade média deste grupo de pessoas.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe a idade: 19
Informe a idade: 30
Informe a idade: 21
Informe a idade: 45
Informe a idade: 0
A idade média é: 28.75
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

package exercicios;

import java.util.Scanner;

public class Exercicios {
  public static void main(String[] args) {
    // vamos efetuar a leitura usando a classe Scanner
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
      
    int idade; // guarda a idade lida de cada indivíduo
    double idade_media; // a idade média calculada
    int soma = 0; // a soma das idades de cada indivíduo
    int contador = 0; // conta as idades lidas
    
    // laço do...while que repetirá até que o valor da idade seja 0
    do{
      System.out.print("Informe a idade: ");
      idade = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
      
      // a idade lida é diferente de 0?
      if(idade != 0){
        soma = soma + idade; // soma mais esta idade
        contador++; // aumenta a quantidade de idades lidas
      }
    }while(idade != 0);
    
    // calcula a idade média
    // note que forcei contador para o tipo double antes da divisão
    // isso faz com que o resultado seja do tipo double
    idade_media = soma / (contador * 1.0);
    
    // finalmente mostramos o resultado
    System.out.println("A idade média é: " + idade_media);
  }
}



Delphi ::: Data Access Controls (Controles de Acesso a Dados) ::: TField e Classes Derivadas

Como usar a classe TField em seus programas Delphi

Quantidade de visualizações: 12574 vezes
A classe TField (na unit DB) é um ancestral comum de todos os componentes que representam os campos de uma tabela no banco de dados (ou um dataset cujos dados foram carregados de um arquivo do tipo texto, binário ou XML). Esta classe encapsula o comportamento comum a todos os demais componentes to tipo field (campo).

Veja sua posição na hierarquia de classes do Delphi:

System.TObject
  Classes.TPersistent
    Classes.TComponent
      DB.TField
Esta classe ainda implementa as interfaces Classes.IInterfaceComponentReference e System.IInterface.

A classe TField apresenta propriedades, eventos e métodos que são usados para as seguintes tarefas:

1) Alterar o valor de um campo em um dataset;

2) Converter o valor de um campo de um tipo para outro tipo;

3) Efetuar validações nos dados informados pelos usuários para determinados campos;

4) Definir como as informações dos campos são mostradas em tempo de exibição ou para edição;

5) Calcular o valor de um campo a partir de código escrito no evento OnCalcFields do dataset;

6) Pesquisar o valor do campo a partir de outro dataset.

Em geral não criamos instâncias da classe TField diretamente. Componentes que descendem de TField são criados automaticamente a cada vez que o dataset é ativado. Estes descendentes podem ser dinâmicos (o padrão) ou persistentes. Componentes campos dinâmicos refletem as colunas dos metadados da tabela a qual pertencem no momento que o dataset é aberto. Componentes campos persistentes são criados em tempo de design usando o editor Fields, que especifica os campos no dataset, suas propriedades e a ordem em que deverão estar.

A criação de componentes de campos persistentes garante que todas as vezes que uma aplicação for executada, ela usará e exibirá as mesmas colunas, na mesma ordem, até mesmo se a estrutura física da base de dados mudar. Se uma coluna em uma tabela na qual um componente de campo persistente é baseado for excluída ou alterada, o IDE gera uma exceção em vez de permitir a abertura do dataset usando um coluna não existente ou incompatível. Se isso acontecer, devemos remover o camponente field para o campo não existente usando o editor Fields.

Um campo (field) em um dataset é sempre tratado como uma das classes descendentes de TField abaixo:

        
TADTField          TDateField         TReferenceField   
TAggregateField    TDateTimeField     TSmallIntField   
TArrayField        TFloatField        TSQLTimeStampField   
TAutoIncField      TFMTBCDField       TStringField   
TBCDField          TGraphicField      TTimeField   
TBinaryField       TGuidField         TVarBytesField   
TBlobField         TIDispatchField    TVariantField   
TBooleanField      TIntegerField      TWideStringField   
TBytesField        TInterfaceField    TWordField   
TCurrencyField     TLargeintField     TDataSetField   
TMemoField     
Veja um trecho de código no qual usamos o método FieldByName() da classe TDataSet para obter uma referência a um determinado campo (field) de um ClientDataSet e usamos sua propriedade AsString para obter o valor do campo:

procedure TForm3.Button3Click(Sender: TObject);
var
  campo: TField;
begin
  // vamos obter o campo com o nome "titulo" do registro atual
  campo := ClientDataSet1.FieldByName('titulo');

  // vamos mostrar o valor do campo
  ShowMessage('O valor do campo é: ' + campo.AsString);
end;

Ao executarmos este código teremos um resultado parecido com:

"O valor do campo é: Programando em Java".

Esta dica foi escrita e testada no Delphi 2009.


C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Engenharia Civil - Cálculo Estrutural

Exercícios Resolvidos de C - Como calcular as reações de apoio, momento de flexão máxima e forças cortantes em uma viga bi-apoiada com carga distribuída retangular usando C

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Pergunta/Tarefa:

Veja a seguinte figura:



Nesta imagem temos uma viga bi apoiada com uma carga q distribuída de forma retangular a uma distância l. Para fins didáticos, vamos considerar que a carga q será em kN/m e a distância l será em metros. O apoio A é de segundo gênero e o apoio B é de primeiro gênero.

Escreva um programa C que solicita ao usuário que informe o valor da carga q e a distância l entre os apoios A e B. Em seguida mostre os valores das reações nos apoios A e B, o momento de flexão máxima da viga e o momento de flexão para uma determinada distância (que o usuário informará) a partir do apoio A.

Mostre também as forças cortantes nos apoios A e B. Lembre-se de que, para uma carga distribuída de forma retangular, o diagrama de momento fletor é uma parábola, enquanto o diagrama de cortante é uma reta (com o valor zero para a força cortante no meio da viga).

Sua saída deve ser parecida com:

Valor da carga em kN/m: 10
Distância em metros: 13

A reação no apoio A é: 65.000000 kN
A reação no apoio B é: 65.000000 kN
O momento fletor máximo é: 211.250000 kN

Informe uma distância a partir do apoio A: 4
O momento fletor na distância informada é: 180.000000 kN

A força cortante no apoio A é: 65.000000 kN
A força cortante no apoio B é: -65.000000 kN
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando C:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <math.h>

int main(int argc, char *argv[]) {
  // variáveis usadas na resolução do problema
  float carga, distancia, reacao_a, reacao_b;
  float flexao_maxima, distancia_temp, flexao_distancia;
  float cortante_a, cortante_b;
  
  // vamos pedir para o usuário informar o valor da carga
  printf("Valor da carga em kN/m: ");
  scanf("%f", &carga);
  
  // vamos pedir para o usuário informar a distância entre os apoios
  printf("Distancia em metros: ");
  scanf("%f", &distancia);
  
  // vamos calcular a reação no apoio A
  reacao_a = (1.0 / 2.0) * carga * distancia;
  
  // vamos calcular a reação no apoio B
  reacao_b = reacao_a;
  
  // vamos calcular o momento fletor máximo
  flexao_maxima = (1.0 / 8.0) * carga * pow(distancia, 2.0);
  
  // e mostramos o resultado
  printf("\nA reacao no apoio A e: %f kN", reacao_a);
  printf("\nA reacao no apoio B e: %f kN", reacao_b);
  printf("\nO momento fletor maximo e: %f kN", flexao_maxima);
  
  // vamos pedir para o usuário informar uma distância a
  // partir do apoio A
  printf("\n\nInforme uma distancia a partir do apoio A: ");
  scanf("%f", &distancia_temp);
  // vamos mostrar o momento fletor na distância informada
  if (distancia_temp > distancia) {
    printf("\nDistancia invalida.\n");
  }
  else {
    flexao_distancia = (1.0 / 2.0) * carga * distancia_temp * 
      (distancia - distancia_temp);
    printf("O momento fletor na distancia informada e: %f kN", 
      flexao_distancia);  
  }
  
  // vamos mostrar a força cortante no apoio A
  cortante_a = (1.0 / 2.0) * carga * distancia;
  printf("\n\nA forca cortante no apoio A e: %f kN", cortante_a);
  
  // vamos mostrar a força cortante no apoio B
  cortante_b = cortante_a * -1;
  printf("\nA forca cortante no apoio B e: %f kN\n\n", cortante_b);
  
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}



C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Exercícios Resolvidos de C - Declarar um vetor de 10 elementos e usar o laço for para solicitar ao usuário que informe os valores dos elementos do vetor

Quantidade de visualizações: 14336 vezes
Exercício Resolvido de C - Declarar um vetor de 10 elementos e usar o laço for para solicitar ao usuário que informe os valores dos elementos do vetor

Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa C que declara um vetor (array) de 10 elementos do tipo int. Em seguida use um laço for para solicitar ao usuário que informe 10 valores inteiros e armazene tais valores nos elementos do vetor:

Dica: Use a função scanf() para obter a entrada do usuário.

Resposta/Solução:

Veja abaixo a resolução completa para esta tarefa:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[])
{
  // vamos declarar um vetor de 10 inteiros
  int valores[10];
  int i;

  // agora vamos solicitar ao usuário que informe os 10 valores para
  // os elementos do vetor. O mais recomendável neste caso é usar um
  // laço for que repetirá 10 vezes e, a cada repetição, solicitaremos
  // um valor
  for(i = 0; i < 10; i++){
    printf("Informe o valor %d: ", (i + 1));
    scanf("%d", &valores[i]);
  }

  // para finalizar vamos exibir os valores informados pelo usuário e
  // presentes nos elementos do vetor
  printf("\nOs valores informados foram:\n");

  for(i = 0; i < 10; i++){
    printf("O valor %d foi: %d\n", (i + 1), valores[i]);
  }
  
  system("PAUSE");	
  return 0;
}


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