C# ::: Namespace System.Drawing ::: Graphics |
Computação gráfica C# Windows Forms - Como desenhar em C# - A classe GraphicsQuantidade de visualizações: 7880 vezes |
Qualquer um que queira iniciar os estudos e desenhos de gráficos em C# usando Windows Forms deve obrigatoriamente entender um pouco de GDI e GDI+. GDI é o acrônimo de Graphics Device Interface e GDI+ é o seu sucessor em versões mais recentes do Microsoft Windows. Com a indepedência do GDI+ podemos desenhar em um formulário, na tela ou impressora sem qualquer modificação no código. O próprio GDI+ se encarrega dos detalhes da implementação de cada um destes diferentes dispositivos. O GDI+ é uma interface de programação de aplicações (API) que forma o sub-sistema do sistema operacional Microsoft Windows XP. Esta API é a responsável pela exibição de informações na tela e impressoras. O GDI+ é uma DLL Win32 chamada de gdiplus.dll que é distribuída com o Windows XP e versões mais recentes do Windows. Esta DLL está também disponível para uso em versões do Windows anteriores ao XP. A plataforma .NET encapsula as funcionalidades do GDI+ nos seguintes namespaces: System.Drawing, System.Drawing.Drawing2D, System.Drawing.Imaging, System.Drawing.Text e System.Drawing.Printing. Antes de iniciar seus desenhos em C# e Windows Forms, é importante entender o sistema de coordenadas do GDI+. Este sistema usa a medida de pixels ("picture elements"), que é a menor unidade de resolução no display de um monitor. Assim, o canto superior esquerdo de um controle GUI (um formulário, um painel, botão, etc) tem as coordenadas (0, 0), ou seja, x = 0 e y = 0. Lembre-se de que x é o eixo horizontal e y é o eixo vertical. A classe Graphics, do pacote System.Drawing, é quem fornece boa parte dos métodos que usamos para desenhar em C# e Windows Forms. Veja sua posição na hierarquia de classes da plataforma .NET: System.Object System.MarshalByRefObject System.Drawing.Graphics Veja um trecho de código no qual desenhamos uma linha horizontal no formulário a partir do clique de um botão: private void button1_Click(object sender, EventArgs e){ // vamos obter o Graphics do formulário Graphics g = this.CreateGraphics(); // vamos desenhar uma linha horizontal de 300 pixels na // cor preta e espessura de 1 pixel g.DrawLine(new Pen(Color.Black, 1), new Point(20, 80), new Point(320, 80)); // vamos liberar o objeto Graphics g.Dispose(); } |
Firebird ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como converter o valor de um campo do tipo CHAR ou VARCHAR em letras minúsculas usando a função LOWER() do FirebirdQuantidade de visualizações: 8578 vezes |
A função LOWER() do Firebird é usada quando precisamos converter o valor de um campo do tipo CHAR ou VARCHAR em letras minúsculas. A partir do Firebird 2 esta função consegue transformar em minúsculas até mesmo os caracteres não pertencentes ao conjunto ASCII (non-ASCII), mesmo se o collation padrão (binary) estiver sendo usado. Veja um exemplo de como usar esta função em uma query SQL DML SELECT FROM: SELECT NOME NORMAL, LOWER(NOME) MINUSCULAS FROM CLIENTES WHERE ID = 1; Ao executarmos esta query teremos o seguinte resultado: NORMAL MINUSCULAS OSMAR J. SILVA osmar j. silva A função LOWER() pode ser usada em DSQL (Dynamic SQL), ESQL (Embedded SQL) e PSQL (Stored procedure and trigger language). |
PHP ::: Fundamentos da Linguagem ::: Tipos de Dados |
Como usar o tipo de dados object da linguagem PHPQuantidade de visualizações: 7856 vezes |
O PHP, especialmente a partir da versão 5.0, suporta a programação orientada a objetos (OOP). A programação OOP promove um design modular limpo, simplifica a depuração e manutenção e facilita a reutilização de códigos. As classes são os pontos cruciais de um design orientado a objetos. Uma classe é uma definição de uma estrutura que contém propriedades (variáveis) e métodos (funções). Classes são definidas com a palavra-chave class: class Pessoa{ public $nome = ''; function nome($novo_nome = NULL){ if(!is_null($novo_nome)){ $this->nome = $novo_nome; } return $this->nome; } } Uma vez que uma classe é definida, qualquer número de objetos podem ser construídos a partir dela por meio do uso da palavra-chave new, e as propriedades e métodos do objeto podem ser acessadas com a construção ->. Veja: $pessoa = new Pessoa; $pessoa->nome('Osmar J. Silva'); printf("Olá, %s<br>", $pessoa->nome); Se quisermos saber se uma variável é do tipo object, podemos usar a função is_object(). Veja: <? class Pessoa{ public $nome = ''; function nome($novo_nome = NULL){ if(!is_null($novo_nome)){ $this->nome = $novo_nome; } return $this->nome; } } $pessoa = new Pessoa; if(is_object($pessoa)){ echo 'A variável $pessoa é do tipo object.'; } ?> Ao executarmos este código PHP nós teremos o seguinte resultado: A variável $pessoa é do tipo object. |
Java ::: Pacote java.lang ::: String |
Como verificar se uma string Java contém uma determinada sequencia de caracteres (ou substring) usando o método contains()Quantidade de visualizações: 11777 vezes |
Em algumas situações precisamos verificar se uma sequencia de caracteres ou substring está contida em uma string. Para isso podemos usar o método contains() da classe String. Veja sua assinatura:public boolean contains(CharSequence s) Note que o método recebe um argumento do tipo CharSequence, que é uma interface implementada pelas classes CharBuffer, Segment, String, StringBuffer e StringBuilder. O método retorna true se a sequencia de caracteres for encontrada e false em caso contrário. Veja um trecho de código no qual usamos este método para verificar se uma palavra está contida em uma frase: public class Main { public static void main(String[] args) { // vamos declarar uma string String frase = "Gosto muito de Java e PHP"; // vamos verificar se a string contém a palavra "Java" if(frase.contains("Java")){ System.out.println("A frase contém a substring informada"); } else{ System.out.println("A frase não contém a substring informada"); } } } Este método pode atirar uma exceção do tipo NullPointerException se o argumento fornecido for null. |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como gerar um calendário mensal completo para um determinado mês e ano usando PHPQuantidade de visualizações: 511 vezes |
Nesta dica eu mostro como podemos usar as principais funções de data e hora da linguagem PHP para montar um calendário PHP completo (com comentários e fácil de modificar). Basta passar um mês e ano e a função se encarrega do restante. Este código é muito útil em aplicações PHP para escolas, faculdades, sistemas financeiros, etc. Veja o resultado na imagem abaixo: ![]() E agora o código completo: <html> <head> <title>Estudando PHP</title> </head> <body> <?php // função que permite montar o calendário function montar_calendario($mes, $ano){ // um vetor para guardar os meses $meses = array(1 => 'Janeiro', 2 => 'Fevereiro', 3 => 'Março', 4 => 'Abril', 5 => 'Maio', 6 => 'Junho', 7 => 'Julho', 8 => 'Agosto', 9 => 'Setembro', 10 => 'Outubro', 11 => 'Novembro', 12 => 'Dezembro'); // um vetor com os dias da semana $dias_semana = array('Dom', 'Seg', 'Ter', 'Qua', 'Qui', 'Sex', 'Sáb'); // vamos obter o primeiro dia do calendário $primeiro_dia = mktime(0, 0, 0, $mes, 1, $ano); // obtém a quantidade de dias no mês $dias_mes = date('t', $primeiro_dia); // dia da semana que o calendário inicia (começa em 0) $dia_inicio = date('w', $primeiro_dia); // cria a tabela HTML para o calendário echo '<table border="1" cellspacing="0" cellpadding="4"> <tr><th colspan="7">'. $meses[$mes] . ' - ' . $ano . '</th> </tr> <tr><td align="center">'; echo implode('</td><td align="center">', $dias_semana); echo '</td></tr>'; // precisamos de células vazias até encontrarmos // o dia inicial da semana if($dia_inicio > 0){ for($i = 0; $i < $dia_inicio; $i++){ echo '<td> </td>'; } } // agora já podemos começar a preencher o // calendário for($dia = 1; $dia <= $dias_mes; $dia++ ){ if($dia_inicio == 0){ // vamos colorir o domingo de vermelho $estilo = ' style="color: red"'; } else{ $estilo = ''; } // vamos colocar a data de hoje sublinhada if(($dia == date("j")) && ($mes == date("n")) && ($ano == date("Y"))){ echo '<td ' . $estilo . ' align="center"><u>' . $dia . '</u></td>'; } else{ echo '<td ' . $estilo . ' align="center">' . $dia . '</td>'; } // vamos incrementar o dia de referência $dia_inicio++; // já precisamos adicionar uma nova linha na tabela? if($dia_inicio == 7){ $dia_inicio = 0; echo "</tr>"; if($dia < $dias_mes){ echo '<tr>'; } } } // fim do laço for // agora preenchemos as células restantes if($dia_inicio > 0){ for($i = $dia_inicio; $i < 7; $i++){ echo '<td> </td>'; } echo '</tr>'; } echo '</table>'; } // vamos montar o mês de março de 2021 montar_calendario(3, 2021); ?> </body> </html> |
C++ ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como retornar o tamanho de um array em C++ - Curso de C++ - Vetores e matrizes em C++Quantidade de visualizações: 11174 vezes |
Muitas vezes precisamos saber a quantidade de elementos em vetor (array). Em C++, isso pode ser feito com o uso da função sizeof(). O que fazemos é obter a quantidade de bytes contidos em todo o vetor e depois dividimos pela quantidade de bytes no primeiro elemento. Veja o código:#include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]) { // declara e inicializa um array de 5 inteiros int valores[5] = {43, 12, 8, 4, 102}; // obtém a quantidade de elementos na matriz int quant = sizeof(valores) / sizeof(valores[0]); // exibe o resultado cout << "Quant. elementos : " << quant << endl; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: Quant. elementos : 5 |
Java ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas |
Como calcular a equação reduzida da reta em Java dados dois pontos pertencentes à retaQuantidade de visualizações: 1373 vezes |
Nesta dica de Java veremos como calcular a equação reduzida da reta quando temos dois pontos pertencentes à esta reta. Não, nessa dica não vamos calcular a equação geral da reta, apenas a equação reduzida. Em outras dicas do site você encontra como como isso pode ser feito. Para relembrar: a equação reduzida da reta é y = mx + n, em que x e y são, respectivamente, a variável independente e a variável dependente; m é o coeficiente angular, e n é o coeficiente linear. Além disso, m e n são números reais. Com a equação reduzida da reta, é possível calcular quais são os pontos que pertencem a essa reta e quais não pertencem. Vamos começar então analisando a seguinte figura, na qual temos dois pontos que pertencem à uma reta: ![]() Note que a reta da figura passa pelos pontos A(5, 5) e B(9, 2). Então, uma vez que já temos os dois pontos, já podemos calcular a equação reduzida da reta. Veja o código Java completo para esta tarefa: package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // vamos usar a classe Scanner para ler os dados Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos ler as coordenadas do primeiro ponto System.out.print("Coordenada x do primeiro ponto: "); double x1 = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); System.out.print("Coordenada y do primeiro ponto: "); double y1 = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); // vamos ler as coordenadas do segundo ponto System.out.print("Coordenada x do segundo ponto: "); double x2 = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); System.out.print("Coordenada y do segundo ponto: "); double y2 = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); String sinal = "+"; // vamos calcular o coeficiente angular da reta double m = (y2 - y1) / (x2 - x1); // vamos calcular o coeficiente linear double n = y1 - (m * x1); // coeficiente linear menor que zero? O sinal será negativo if (n < 0){ sinal = "-"; n = n * -1; } // mostra a equação reduzida da reta System.out.println("Equação reduzida: y = " + m + "x" + " " + sinal + " " + n); System.exit(0); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Coordenada x do primeiro ponto: 5 Coordenada y do primeiro ponto: 5 Coordenada x do segundo ponto: 9 Coordenada y do segundo ponto: 2 Equação reduzida: y = -0,75x + 8,75 Para testarmos se nossa equação reduzida da reta está realmente correta, considere o valor 3 para o eixo x da imagem acima. Ao efetuarmos o cálculo: >> y = (-0.75 * 3) + 8.75 y = 6.5000 temos o valor 6.5 para o eixo y, o que faz com que o novo ponto caia exatamente em cima da reta considerada na imagem. |
Portugol ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços de Repetição |
Exercício Resolvido de Portugol - Calculando e exibindo os números primos entre 2 e 100Quantidade de visualizações: 179 vezes |
Pergunta/Tarefa: Um inteiro é um número primo se ele for divisível somente por 1 e por ele mesmo. Assim, 2, 3, 5 e 7 são primos, enquanto 4, 6, 8 e 9 não são. Note que o número 1 não é primo. Escreva um programa (algorítmo) Portugol Web Studio que usa um laço PARA, ENQUANTO ou FACA...ENQUANTO para calcular e exibir os números primos entre 2 (incluindo) e 100 (incluindo). Sua saída deverá ser parecida com: Numeros primos entre 2 e 100: 2 3 5 7 11 13 17 19 23 29 31 37 41 43 47 53 59 61 67 71 73 79 83 89 97 Veja a resolução comentada deste exercício usando Portugol Web Studio: programa { funcao inicio() { // limite dos números primos (incluindo) inteiro limite = 100 logico primo // Lembre-se! O número 1 não é primo escreva("Numeros primos entre 2 e " + limite + ":\n") // laço que percorre os valores de 2 até o limite desejado para (inteiro i = 2; i <= limite; i++) { primo = verdadeiro // se o valor de i for 7, a variável j do laço contará // de 2 até 7 / 2 (divisão inteira), ou seja, 3. Se o // módulo de 7 por qualquer um dos valores neste intervalo // for igual a 0, então o número não é primo para (inteiro j = 2; j <= (i / 2); j++) { se (i % j == 0) { primo = falso // não é primo pare } } se (primo == verdadeiro) { escreva(i, " ") } } } } |
Portugol ::: Dicas & Truques ::: Cadeias e Caracteres |
Como converter uma palavra, frase ou texto para letras minúsculas usando a função caixa_baixa() da biblioteca Texto do PortugolQuantidade de visualizações: 168 vezes |
Em algumas situações nós precisamos converter uma letra, palavra, frase ou texto em letras minúsculas. Na linguagem Portugol isso pode ser feito usando-se a função caixa_baixa() da biblioteca Texto. Veja um código Portugol completo no qual pedimos para o usuário informar o seu nome e mostramos o resultado convertido para letras minúsculas: programa { // vamos incluir a biblioteca Texto inclua biblioteca Texto --> texto funcao inicio() { // vamos declarar uma variável para guardar o nome de uma pessoa cadeia nome, nome_minusculo // vamos pedir para o usuário informar o seu nome escreva("Informe o seu nome: ") leia(nome) // vamos converter o nome para letras minúsculas nome_minusculo = texto.caixa_baixa(nome) // vamos mostrar o resultado escreva("O seu nome em letras minúsculas é: " + nome_minusculo) } } Ao executar este código Portugol nós teremos o seguinte resultado: Informe o seu nome: Fabiana de Carvalho Gomes O seu nome em letras minúsculas é: fabiana de carvalho gomes |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Métodos, Procedimentos e Funções |
Exercício Resolvido de Java - Um método Java chamado calcular(int a, int b) que recebe duas variáveis do tipo int e multiplica um valor pelo outro. Em seguidaQuantidade de visualizações: 817 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um método Java chamado calcular(int a, int b) que recebe duas variáveis do tipo int e multiplica um valor pelo outro. Em seguida o método deverá dividir o resultado, ou seja, o produto, por 2, e, finalmente, retornar o resto de uma divisão inteira desse resultado pelo número 7. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o primeiro valor inteiro: 18 Informe o segundo valor inteiro: 19 O resultado é: 3 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java: package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // vamos usar a classe Scanner para ler a entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos pedir para o usuário informar dois números inteiros System.out.print("Informe o primeiro valor inteiro: "); int a = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); System.out.print("Informe o segundo valor inteiro: "); int b = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // vamos obter o resultado de uma chamada à função calcular() int resultado = calcular(a, b); System.out.println("O resultado é: " + resultado); } public static int calcular(int a, int b){ // primeiro multiplicamos as duas variáveis int produto = a * b; // agora dividimos o produto por 2 int temp = produto / 2; // agora obtemos o módulo do resultado por 7 int resultado = temp % 7; // e retornamos o valor calculado return resultado; } } |
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Python - Como gerar números aleatórios em Python usando o método random.randint() da biblioteca NumPy C - Como comparar os primeiros n caracteres de duas strings usando a função strncmp() da linguagem C |
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