Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Matemática e Estatística

Exercício Resolvido de Java - Escreva um programa Java que pede um número inteiro e informa se o número informado é um número de Armstrong

Quantidade de visualizações: 962 vezes
Pergunta/Tarefa:

Um número é chamado de número de Armstrong quando a soma de cada um dos seus dígitos, elevado à quantidade de dígitos do número, equivale ao próprio número. Por exemplo, 153 e 93084 são números de Armstrong, já que:

153 = 13 + 53 + 33
93084 = 95 + 35 + 05 + 85 + 45

Escreva um programa Java que pede para o usuário informar um número inteiro e informa se o número informado é um número de Armstrong ou não. Seu código deve usar apenas os operadores matemáticos disponíveis na linguagem Java.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe um número inteiro: 153
O número informado é um número de Armstrong
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos{ 
  public static void main(String args[]){ 
    // para efetuar a leitura da entrada do usuário
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos pedir para o usuário informar um número
    System.out.print("Informe um número inteiro: ");
    int numero = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    
    // o primeiro passo é obter a quantidade de dígitos que o número informado
    // possui
    int quant_digitos = 0;
    int temp = numero;
    while(temp != 0) {
      quant_digitos = quant_digitos + 1;
      temp = temp / 10;
    }
    
    // agora efetuamos o cálculo que verifica se o número é um número
    // de Armstrong ou não
    int resto, soma = 0;
    temp = numero;
    while(temp > 0){
      resto = temp % 10;
      soma = soma + (int)(Math.pow(resto, quant_digitos));
      temp = temp / 10;
    }

    if(soma == numero){
      System.out.println("O número informado é um número de Armstrong");
    }
    else{
      System.out.println("O número informado não é um número de Armstrong");
    }
  } 
}



Java ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como testar se uma matriz é uma matriz identidade usando Java

Quantidade de visualizações: 1107 vezes
Seja M uma matriz quadrada de ordem n. A matriz M é chamada de Matriz Identidade de ordem n (indicada por In) quando os elementos da diagonal principal são todos iguais a 1 e os elementos restantes são iguais a zero.

Para melhor entendimento, veja a imagem de uma matriz identidade de ordem 3, ou seja, três linhas e três colunas:



Veja um código Java completo no qual nós declaramos uma matriz quadrada de ordem 3, pedimos para o usuário informar os valores de seus elementos e no final informamos se a matriz é uma matriz identidade ou não:

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    int n = 3; // ordem da matriz quadrada
    int matriz[][] = new int[n][n]; // matriz quadrada

    // para efetuar a leitura do usuário
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos pedir para o usuário informar os elementos da matriz
    for (int i = 0; i < n; i++){
      for (int j = 0; j < n; j++) {
        System.out.print("Elemento na linha " + (i + 1) +
          " e coluna " + (j + 1) + ": ");
        matriz[i][j] = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
      }
    }
    
    // agora verificamos se a matriz é uma matriz identidade
    boolean identidade = true;
    for(int linha = 0; linha < n; linha++){
      for(int coluna = 0; coluna < n; coluna++){
    	if(matriz[linha][coluna] != 1 && matriz[coluna][linha] != 0){
    	  identidade = false;
    	  break;
	}
      }
    }
    
    // agora mostramos a matriz lida
    System.out.printf("\n");
    for (int i = 0; i < n; i++) {
      for (int j = 0; j < n; j++) {
        System.out.printf("%d ", matriz[i][j]);
      }
      System.out.printf("\n");
    }

    if (identidade){
       System.out.printf("\nA matriz informada é uma matriz identidade.\n");
    }
    else{
      System.out.printf("\nA matriz informada não é uma matriz identidade.\n");
    }
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Elemento na linha 1 e coluna 1: 1
Elemento na linha 1 e coluna 2: 0
Elemento na linha 1 e coluna 3: 0
Elemento na linha 2 e coluna 1: 0
Elemento na linha 2 e coluna 2: 1
Elemento na linha 2 e coluna 3: 0
Elemento na linha 3 e coluna 1: 0
Elemento na linha 3 e coluna 2: 0
Elemento na linha 3 e coluna 3: 1

1 0 0 
0 1 0 
0 0 1 

A matriz informada é uma matriz identidade.



C ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas

Como converter radianos em graus na linguagem C

Quantidade de visualizações: 5715 vezes
Todos os métodos e funções trigonométricas em C recebem seus argumentos em radianos, em vez de graus. Um exemplo disso é a função sin() do header math.h. Esta função recebe o ângulo em radianos e retorna o seu seno.

No entanto, há momentos nos quais precisamos retornar alguns valores como graus. Para isso é importante sabermos fazer a conversão de radianos para graus. Veja a fórmula abaixo:

\[Graus = Radianos \times \frac{180}{\pi}\]

Agora veja como esta fórmula pode ser escrita em código C:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
 
// vamos definir o valor de PI
#define PI 3.14159265358979323846
 
int main(int argc, char *argv[]){
  // valor em radianos
  double radianos = 1.5;
  // obtém o valor em graus
  double graus = radianos * (180 / PI);
  // mostra o resultado
  printf("%f radianos convertidos para graus é %f\n\n",
    radianos, graus);
  
  system("PAUSE");  
  return 0;
}

Ao executarmos este código C nós teremos o seguinte resultado:

1.500000 radianos convertidos para graus é 85.943669

Para fins de memorização, 1 radiano equivale a 57,2957795 graus.


Java ::: Dicas & Truques ::: Timers

Java Swing Exemplo completo: Como usar um timer para atualizar a hora atual em uma JLabel

Quantidade de visualizações: 17185 vezes
Este exemplo mostra como criar uma janela JFrame contendo dois botões JButton, um label JLabel e um timer (java.awt.Timer). Quando o timer dispara, o texto da label é atualizado para refletir a hora atual.

Veja o resultado na imagem abaixo:



E aqui está o código Java Swing completo para o exemplo:

package arquivodecodigos;

import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
import javax.swing.*;
import java.util.Calendar;
import java.text.DecimalFormat;
 
public class Estudos extends JFrame{
  JLabel hora;  
  Timer timer; 
  DecimalFormat formato;
 
  public Estudos() {
    super("Usando timers em Java");
     
    Container c = getContentPane();
    c.setLayout(new FlowLayout(FlowLayout.LEFT));
 
    formato = new DecimalFormat("00"); 
 
    // Cria o timer
    timer = new Timer(1000, new ActionListener(){
      @Override
      public void actionPerformed(ActionEvent e){
        atualizarHoras();
      }
    });
 
    // Cria um botão com o texto "Iniciar"
    JButton iniciar = new JButton("Iniciar");
    iniciar.addActionListener(
      new ActionListener(){
        @Override
        public void actionPerformed(ActionEvent e){
          timer.start(); // inicia o timer
        }
      }
    );    
 
    // Cria um botão com o texto "Parar"
    JButton parar = new JButton("Parar");
    parar.addActionListener(
      new ActionListener(){
        @Override
        public void actionPerformed(ActionEvent e){
          timer.stop(); // pára o timer
        }
      }
    );
     
    // JLabel que exibirá a hora atual
    hora = new JLabel("00:00:00");
 
    // Adiciona os botões à janela
    c.add(iniciar);
    c.add(parar);
 
    // adiciona o label à janela
    c.add(hora);  
 
    setSize(350, 250);
    setVisible(true);
  }
   
  private void atualizarHoras(){
    // Cria uma instância de Calendar
    Calendar agora = Calendar.getInstance();    
 
    // horas, minutos e segundos
    int horas = agora.get(Calendar.HOUR);  
    int minutos = agora.get(Calendar.MINUTE);
    int segundos = agora.get(Calendar.SECOND);
    hora.setText(formato.format(horas) + ":" + 
      formato.format(minutos) + ":" + 
      formato.format(segundos));
  }
 
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}



Delphi ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Como escrever em um arquivo texto usando as funções Write() e WriteLn() do Delphi

Quantidade de visualizações: 28673 vezes
Não há como fugir. Cedo ou tarde precisaremos escrever em um arquivo texto usando Delphi. E esta dica foi escrita com o propósito de facilitar esta tarefa.

O primeiro passo para se escrever em um arquivo texto usando Delphi é declarar uma variável do tipo TextFile. Em seguida usamos a procedure AssignFile() para associar a variável TextFile ao arquivo em disco.

Como queremos escrever conteúdo novo no arquivo, a função Rewrite() pode ser usada. Esta função cria o arquivo em disco se este ainda não existir. Se o mesmo existir, ele é excluído e a função cria outro com o mesmo nome. E, para escrever conteúdo no arquivo texto, usamos as funções Write() e WriteLn(). A primeira escreve no arquivo enquanto a segunda escreve no arquivo e adiciona o marcador de quebra de linha.

Veja o exemplo para um melhor entendimento:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  arquivo: TextFile;
begin
  // vamos fazer uma ligação entre a variável arquivo e o
  // arquivo que queremos manipular
  AssignFile(arquivo, 'C:\arquivo de codigos\dados.txt');

  // vamos abrir o arquivo ou criar um novo
  Rewrite(arquivo);

  // vamos escrever no arquivo agora
  WriteLn(arquivo, 'Sou a primeira linha.');
  Write(arquivo, 'Sou a segunda linha.');
  WriteLn(arquivo, ' E lá vem...');
  WriteLn(arquivo, 'A terceira linha');

  // hora de fechar o arquivo
  CloseFile(arquivo);

  // fim
  ShowMessage('Operação realizada com sucesso.');
end;


Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


C++ ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como testar se um número é par ou ímpar em C++

Quantidade de visualizações: 842 vezes
Muitas vezes precisamos saber se um determinado número é par ou ímpar. Isso pode ser feito em C++ usando-se o operador de módulo "%", que retorna o resto de uma divisão por inteiros.

Veja o exemplo a seguir:

#include <string>
#include <iostream>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  // variáveis usadas para resolver o problema
  int num;
  
  // vamos ler um número inteiro
  cout << "Informe um valor inteiro: ";
  cin >> num;

  // vamos testar se o número é par
  if(num % 2 == 0){
    cout << "Você informou um número par" << endl;
  }
  // é ímpar
  else{
    cout << "Você informou um número ímpar" << endl;
  }
   
  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS; 
}

Ao executar este programa C++ nós teremos o seguinte resultado:

Informe um valor inteiro: 8
Você informou um numero par


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços de Repetição

Exercício Resolvido de Java - Usando o laço while para pedir ao usuário que tente acertar um número aleatório entre 0 e 10 (incluindo) e mostrar a quantidade de tentativas feitas

Quantidade de visualizações: 2716 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java que gera um número aleatório (randômico) entre 0 e 10 (incluindo estes dois valores) e peça ao usuário para adivinhá-lo. Use um laço while para registrar as tentativas feitas e, a cada tentativa, dê dicas informando se o número gerado é maior ou menor que a tentativa feita. Finalmente mostre a quantidade de tentativas feitas até que o número fosse acertado.

Sua saída deverá ser parecida com a mostrada abaixo:

Informe um número de 0 a 10: 5
Errou! Tente um número menor.
Informe um número de 0 a 10: 2
Parabéns! Você acertou em 2 tentativas.
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Exercicio {
  public static void main(String[] args) {
    // vamos fazer a leitura usando a classe Scanner
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
      
    // declaração das variáveis
    int tentativas = 0, numeroLido;
    boolean acertou = false;
    // vamos gerar um número aleatório entre 0 e 10
    int numero = (int)(Math.random() * 11);
    
    // um laço while que repetirá até que o número seja acertado
    while(!acertou){
      System.out.print("Informe um número de 0 a 10: ");
      numeroLido = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
      tentativas++;
      
      if(numeroLido == numero){ // acertou?
        System.out.println("Parabéns! Você acertou em " + tentativas + " tentativas.");
        acertou = true;
      }
      else if(numeroLido < numero){ // o número informado é menor que o número gerado
        System.out.println("Errou! Tente um número maior.");  
      }
      else{ // o número informado é maior que o número gerado
        System.out.println("Errou! Tente um número menor.");  
      }
    }
  
    System.out.println("\n");
  }
}



Node.js ::: Dicas de Estudo e Anotações ::: Passos Iniciais

Saiba o que é o Node.js e como baixar, instalar e testar seu funcionamento no Windows

Quantidade de visualizações: 1723 vezes
O que é o Node.js

Então todos os seus amigos estão comentando sobre Node.js e você não tem a mínima idéia do que se trata? Neste pequeno tutorial falaremos um pouco sobre essa ferramenta, faremos o download do instalador no Windows 10 (deve funcionar em outras versões também) e no final testaremos a instalação para termos certeza de que já estaremos prontos para desenvolver algumas idéias.

O Node.js é uma plataforma server-side, ou seja, que executa do lado do servidor web e escrito a partir do Google Chrome's JavaScript Engine (V8 Engine), o motor de interpretação e/ou compilação de códigos JavaScript do navegador Google Chrome. Esta ferramenta foi desenvolvida por Ryan Dahl e desde então tem sido adotada em vários projetos web e sofre melhorias a cada versão.

O objetivo principal do Node.js é facilitar o desenvolvimento de aplicações web que sejam mais rápidas e de fácil escalabilidade. Este web server (sim, o Node.js é um servidor web tal como o Apache Web Server, Tomcat, etc) usa um modelo direcionado a eventos (event-driven) e sem bloqueio de I/O, o que o torno leve e muito eficiente, perfeito para aplicações de tempo real e acesso intensivo a dados e que possam ser executadas em ambientes distribuidos.

O Node.js é uma plataforma open source e cross-platform, ou seja, permite que nossos códigos rodem em diferentes sistemas operacionais com poucas ou nenhuma alteração. Além disso, aplicações Node.js são escritas em JavaScript e são executadas dentro do runtime do próprio Node.js. Para completar, esta ferramenta nos fornece uma extensa biblioteca de módulos JavaScript, o que simplifica ainda mais o desenvolvimento de aplicações web.

Baixando e instalando o Node.js

Para fazer o download do Node.js, direcione o seu navegador para a URL https://nodejs.org/en/download. Você encontrará os binários e instaladores para Windows, MacOS e Linux. Para este tutorial eu baixei o instalador para o Windows 64-bit Windows Installer (.msi), node-v12.16.3-x64.msi, com o tamanho de 18,8Mb.

Execute o instalador e siga o passo-a-passo da instalação. Um detalhe importante é informar, para a instalação, um diretório que não contenha espaços. Veja:



Depois de escolhido o local de instalação, continue e logo você verá a seguinte tela:



Aqui o instalador nos informa que alguns módulos rpm precisam ser compilados com C/C++ antes de serem instalados. Se você quiser instalar tais módulos, algumas ferramentas tais como Python e o Visual Studio Build Tools deverão ser baixadas. Mas se você não quiser, não precisa se preocupar com isso agora. Apenas clique o botão Next e finalize a instalação.

Testando a sua instalação do Node.js

Finalizada a instalação, chegou a hora de fazermos o teste. Abra um janela de comando (cmd) e digite:

node -v

Opcionalmente você pode digitar --version em vez de -v. O resultado será a versão do Node.js que você acaba de instalar.

Para concluir, vamos testar a interface de linha de comando do Node. Abra de novo a janela de terminal do Windows e digite apenas:

node

Agora você verá o sinal ">" aguardando os seus comandos. Digite algo como:

console.log('Que beleza. O Node.js está pronto!');

Pressione a tecla Enter e o Node.js exibirá o conteúdo digitado. Para sair do comando de linha do Node e voltar para o terminal do Windows, basta pressionar Ctrl+D.

Pronto! Agora você já pode ver nossas dicas de Node.js e dar continuidade aos seus estudos.


Java ::: Dicas & Truques ::: Mouse e Teclado

Como ligar ou desligar a tecla Caps Lock do seu teclado usando Java

Quantidade de visualizações: 18114 vezes
Nesta dica mostrarei como ligar ou desligar a tecla Caps Lock (tudo maiúsculo) do seu teclado usando o método setLockingKeyState() da classe Toolkit, do pacote java.awt. Note que passei o valor true para ligar o Caps Lock e false para desligar.

Veja o código completo para o exemplo:

 
import java.awt.Toolkit;
import java.awt.event.*;
 
public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    Toolkit tk = Toolkit.getDefaultToolkit();    
     
    // Liga a tecla Caps Lock
    tk.setLockingKeyState(KeyEvent.VK_CAPS_LOCK, true);
     
    // Para desligar basta usar:
    // tk.setLockingKeyState(KeyEvent.VK_CAPS_LOCK, false);    
 
    System.exit(0);
  }
}

Esta dica foi testada no Java 8 e Windows 10.


Java ::: Coleções (Collections) ::: ArrayList

Como excluir um elemento de uma ArrayList do Java baseado em seu valor - Como usar o método remove() da ArrayList do Java

Quantidade de visualizações: 14230 vezes
Nesta dica mostrarei como remover a primeira ocorrência de um elemento na ArrayList. Para isso nós vamos usar o método remove(), que recebe o valor do elemento a ser excluído. Se o elemento estiver na ArrayList e for excluído com sucesso, o retorno será true. Se o elemento não for encontrado, o retorno será false.

Veja o exemplo Java a seguir:

package estudos_java;

import java.util.ArrayList;

public class Estudos {

  public static void main(String[] args) {
    // cria uma ArrayList que conterá strings
    ArrayList<String> nomes = new ArrayList<>();

    // adiciona itens na lista
    nomes.add("Carlos");
    nomes.add("Maria");
    nomes.add("Fernanda");
    nomes.add("Osmar");
    nomes.add("Maria");

    // Vamos remover o elemento "Osmar"
    if (nomes.remove("Osmar")) {
      System.out.println("O elemento foi removido com sucesso!");
    } 
    else {
      System.out.println("O elemento não foi encontrado!");
    }
    System.exit(0);
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

O elemento foi removido com sucesso!

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