C++ ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle |
C++ para iniciantes - Como criar um laço while infinito na linguagem C++Quantidade de visualizações: 9556 vezes |
É possível criar um laço while infinito em C++ simplesmente fornecendo o valor true para o teste da condição. Veja:#include <string> #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // um laço while infinito int valor = 0; while(true){ cout << valor << "\n"; valor++; if(valor > 10) break; } cout << "\n\n"; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Veja que aqui nós usamos a instrução break para interromper a execução do laço. Tenha o cuidado de sempre monitorar os laços infinitos. Se não houver nenhum ponto de parada, seu programa executará indefinidamente até que sua máquina seja desligada ou o programa seja forçosamente terminado. |
Android Java ::: androidx.appcompat.app ::: AppCompatActivity |
Como usar o método startActivity() da classe Activity ou AppCompatActivity do Android para mudar de telasQuantidade de visualizações: 2042 vezes |
Por mais simples que nossas aplicações Android sejam, elas serão compostas de duas ou mais telas, ou seja, duas ou mais Activity ou AppCompatActivity. Nesta dica mostrarei como usar o método startActivity() dessas duas classes para levar o usuário da primeira tela para a segunda. Lembre-se de que AppCompatActivity herda de Activity e, nos dias atuais, é a classe preferida para representar as telas individuais das aplicações Android. Comece criando um novo projeto no Android Studio. Escolha Empty Activity e dê o nome "App Duas Telas" ao projeto. Observe que o Android Studio já criou uma Activity ou AppCompatActivity com o nome MainActivity.java. Vamos nos certificar de que esta Activity é de fato a tela principal da aplicação. Abra o arquivo AndroidManifest.xml e veja se seu elemento <activity> se parece com o que temos abaixo: <activity android:name=".MainActivity"> <intent-filter> <action android:name="android.intent.action.MAIN" /> <category android:name="android.intent.category.LAUNCHER" /> </intent-filter> </activity> Se tudo estiver Ok, vamos agora criar a segunda tela. Clique com o botão direito em cima do pacote "com.example.appduastelas" e escolha New -> Activity -> Empty Activity. Dê o nome "SegundaTela", desmarque a opção Launcher Activity e clique o botão Finish. Se você observar o arquivo AndroidManifest.xml novamente, você verá que a segunda tela já foi adicionada lá. Agora vamos examinar o arquivo XML de layout para a primeira tela (layout\activity_main.xml): <?xml version="1.0" encoding="utf-8"?> <LinearLayout xmlns:android="http://schemas.android.com/apk/res/android" xmlns:tools="http://schemas.android.com/tools" android:layout_width="match_parent" android:layout_height="match_parent" android:padding="16dp" android:orientation="vertical" tools:context="com.example.appduastelas.MainActivity"> <Button android:id="@+id/abrir_tela" android:layout_width="wrap_content" android:layout_height="wrap_content" android:layout_marginTop="20dp" android:onClick="abrirSegundaTela" android:text="@string/abrir_tela" /> </LinearLayout> Note que temos um elemento <LinearLayout> e, dentro dele, um elemento <Button>. No botão nós declaramos o método abrirSegundaTela para seu atributo onClick. Não esqueça de atualizar o arquivo strings.xml para refletir o texto do botão "@string/abrir_tela". Pronto. Agora vamos ver o arquivo XML de layout para a segunda tela (layout\activity_segunda_tela.xml): <?xml version="1.0" encoding="utf-8"?> <LinearLayout xmlns:android="http://schemas.android.com/apk/res/android" xmlns:tools="http://schemas.android.com/tools" android:layout_width="match_parent" android:layout_height="match_parent" android:padding="16dp" android:orientation="vertical" tools:context="com.example.appduastelas.SegundaTela"> <TextView android:layout_width="wrap_content" android:layout_height="wrap_content" android:text="Sou a segunda tela."/> </LinearLayout> Nesse layout nós temos um elemento <LinearLayout> e, dentro dele, um elemento <TextView>, que serve apenas para exibir um texto qualquer na segunda tela. Para finalizar, só precisamos escrever o método abrirSegundaTela() na MainActivity.java. Veja o código completo: package com.example.appduastelas; import androidx.appcompat.app.AppCompatActivity; import android.content.Intent; import android.os.Bundle; import android.view.View; public class MainActivity extends AppCompatActivity { @Override protected void onCreate(Bundle savedInstanceState) { super.onCreate(savedInstanceState); setContentView(R.layout.activity_main); } // método usado para abrir a segunda tela public void abrirSegundaTela(View view) { Intent intent = new Intent(this, SegundaTela.class); startActivity(intent); } } Veja que dentro do método abrirSegundaTela(), que recebe uma View com parâmetro, nós criamos um novo objeto da classe Intent e fornecemos o nome da segunda tela. Em seguida fazemos uma chamada ao método startActivity() passando o Intent recém-criado como argumento. Pronto! É só isso. Execute a aplicação, clique no botão e veja a segunda tela ser exibida. Pressione o botão Voltar e repita quantas vezes quiser. Agora é só criar mais telas e desenvolver vários e vários apps Android. |
Python ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas |
Como calcular o diâmetro, a circunferência e a área de um círculo dado o raio em Python - Python para GeometriaQuantidade de visualizações: 5086 vezes |
O círculo é uma figura geométrica plana e que possui quatro características: seu raio, seu diâmetro, sua circunferência e sua área. Aqui já podemos aproveitar e relembrar a diferença entre o círculo e a circunferência. O círculo é o conjunto de pontos resultantes da união entre uma circunferência e seus pontos internos, ou seja, o círculo é a área cuja delimitação é uma circunferência. É importante observar que alguns autores tratam o círculo como uma circunferência. Assim, para estes autores, calcular a circunferência de um círculo equivale a calcular o perímetro da circunferência. Veja a figura a seguir para relembrar o que é o raio de um círculo: ![]() Nesta dica mostrarei como podemos usar Python para calcular o diâmetro, a circunferência e a área de um círculo tendo apenas o raio como informação. Antes, porém, vamos às formulas. Sabendo que r é o raio, temos: \[\text{Diâmetro d} = 2 \times r \] \[\text{Circunferência C} = 2 \times \pi \times r \] \[\text{Área A} = \pi \times r^2 \] Agora vamos ver o código Python que solicita ao usuário que informe o raio do círculo e mostra o diâmetro, a circunferência e a área: import math as math def main(): # vamos ler o raio do círculo raio = float(input("Informe o raio do círculo: ")) # vamos achar o diâmetro do círculo diametro = 2 * raio # agora calculamos a circunferência circunferencia = 2 * math.pi * raio # finalmente calculamos a área do círculo area = math.pi * math.pow(raio, 2) # vamos mostrar os resultados print("O diâmetro do círculo é:", diametro) print("A circunferência do círculo é:", circunferencia) print("A área do círculo é:", area) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: Informe o raio do círculo: 10 O diâmetro do círculo é: 20.0 A circunferência do círculo é: 62.83185307179586 A área do círculo é: 314.1592653589793 Lembre-se de que a área é em centímetros quadrados, metros quadrados, etc. |
Delphi ::: Imagens, Gráficos e Cores ::: TBitmap (A classe TBitmap) |
Computação gráfica em Delphi - Como usar a classe TBitmap do DelphiQuantidade de visualizações: 16654 vezes |
A classe TBitmap encapsula um bitmap Windows (HBITMAP, um handle para um bitmap), incluindo sua paleta (HPALETTE, um handle para uma paleta de cores). Esta classe herda de TGraphic e é usada para criar, manipular (redimensionar, rolar, rotacionar, pintar, etc) e armazenar imagens na memória e como arquivos em disco. A classe TBitmap contém muitas propriedades e métodos úteis. Entre seus métodos podemos citar LoadFromFile(), usado para carregar uma imagem bitmap a partir do disco e guardá-la em memória como um objeto TBitmap. Veja o trecho de código abaixo: procedure TForm2.Button1Click(Sender: TObject); var bmp: TBitmap; begin // vamos criar o bitmap bmp := TBitmap.Create; // vamos carregar a imagem e guardá-la no bitmap bmp.LoadFromFile('foto.bmp'); // vamos desenhar o bitmap no formulário // começando nas coordenadas x = 0; y = 0 a partir // do canto superior esquerdo da área cliente do formulário Form2.Canvas.Draw(0, 0, bmp); // vamos liberar o bitmap bmp.Free; end; Aqui nós carregamos o bitmap foto.bmp e o desenhamos na superfície do formulário usando o método Draw() do Canvas do formulário. É possível também redimensionar o bitmap ao desenhá-lo no formulário. Veja este novo trecho de código: procedure TForm2.Button1Click(Sender: TObject); var bmp: TBitmap; retang: TRect; // um objeto TRect begin // vamos criar o bitmap bmp := TBitmap.Create; // vamos carregar a imagem e guardá-la no bitmap bmp.LoadFromFile('foto.bmp'); // vamos redimensionar o bitmap na memória de // acordo com o retângulo abaixo retang.Top := 0; retang.Left := 0; retang.Right := 200; retang.Bottom := 150; // vamos desenhar o bitmap usando o método // StretchDraw da classe TCanvas Form2.Canvas.StretchDraw(retang, bmp); // vamos liberar o bitmap bmp.Free; end; Aqui nós usamos um objeto do registro (record) TRect para criar um retângulo especificando o tamanho do bitmap e fornecemos tal retângulo, juntamente com o bitmap, para o método StretchDraw() da classe TCanvas. Este método redimensiona a imagem antes de desenhá-la na superfície do formulário. Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Exercícios Resolvidos de Python - Escreva um programa Python para mover todos os zeros para o final do vetor, sem alterar a ordem dos elementos já presentes no arrayQuantidade de visualizações: 1889 vezes |
Pergunta/Tarefa: Dado o seguinte vetor de inteiros: # vamos declarar e construir um vetor de 8 inteiros valores = [0, 3, 0, 5, 7, 4, 0, 9] Sua saída deverá ser parecida com: Vetor na ordem original: 0 3 0 5 7 4 0 9 Vetor com os zeros deslocados para o final: 3 5 7 4 9 0 0 0 Veja a resolução comentada deste exercício usando Python: # método principal def main(): # vamos declarar e construir um vetor de 8 inteiros valores = [0, 3, 0, 5, 7, 4, 0, 9] # vamos mostrar o vetor na ordem original print("Vetor na ordem original:\n") for i in range(len(valores)): print("%d " % valores[i], end="") # vamos inicializar j como 0 para que ele aponte para # o primeiro elemento do vetor j = 0 # agora o laço for percorre todos os elementos do vetor, # incrementanto a variável i e deixando o j em 0 for i in range(len(valores)): # encontramos um valor que não é 0 if(valores[i] != 0): # fazemos a troca entre os elementos nos índices # i e j temp = valores[i] valores[i] = valores[j] valores[j] = temp # e avançamos o j para o elemento seguinte j = j + 1 # agora mostramos o resultado print("\n\nVetor com os zeros deslocados para o final:\n") for i in range(len(valores)): print("%d " % valores[i], end="") if __name__== "__main__": main() Não se esqueça: A resolução do exercício deve ser feita sem a criação de um vetor, array ou lista adicional, e os elementos diferentes de zero devem permanecer na mesma ordem que eles estavam antes. |
C ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como passar um vetor para uma função CQuantidade de visualizações: 12285 vezes |
Muitas vezes precisamos passar um vetor, ou seja, um array unidimensional para uma função na linguagem C. O trecho de código abaixo mostra como isso é feito. Observe que a passagem de um vetor para uma função é feita por referência, ou seja, qualquer alteração nos valores do array dentro da função será refletida no vetor original: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <locale.h> // protótipo da função que recebe o array e exibe os seus elementos void exibir_vetor(int vetor[], int tamanho); // função principal do programa int main(int argc, char *argv[]){ // cria um vetor com 5 inteiros int valores[] = {54, 3, 89, 6, 1}; setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português // passa o vetor para a função exibir_vetor() // veja que temos que enviar também a quantidade // de elementos exibir_vetor(valores, 5); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } // função que recebe o array e exibe os seus elementos void exibir_vetor(int vetor[], int tamanho){ int i; printf("Os elementos do vetor são:\n\n"); for(i = 0; i < tamanho; i++){ printf("%d ", vetor[i]); } } Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: Os elementos do vetor são: 54 3 89 6 1 |
VB.NET ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como calcular juros simples e montante em VB.NETQuantidade de visualizações: 8676 vezes |
O regime de juros será simples quando o percentual de juros incidir apenas sobre o valor principal. Sobre os juros gerados a cada período não incidirão novos juros. Valor Principal ou simplesmente principal é o valor inicial emprestado ou aplicado, antes de somarmos os juros. Transformando em fórmula temos: J = P . i . n Onde: J = juros P = principal (capital) i = taxa de juros n = número de períodos Imaginemos uma dívida de R$ 2.000,00 que deverá ser paga com juros de 5% a.m. pelo regime de juros simples e o prazo para o pagamento é de 2 meses. O cálculo em VB.NET pode ser feito assim: Module Module1 Sub Main() Dim principal As Double = 2000.0 Dim taxa As Double = 0.08 '8% Dim meses As Integer = 2 Dim juros As Double = principal * taxa * meses Console.WriteLine("O total de juros a ser pago é: " _ & juros) Console.WriteLine() Console.WriteLine("Pressione uma tecla para sair...") Console.ReadKey() End Sub End Module O montante da dívida pode ser obtido das seguintes formas: a) Montante = Principal + Juros b) Montante = Principal + (Principal x Taxa de juros x Número de períodos) M = P . (1 + (i . n)) Veja o código: Module Module1 Sub Main() Dim principal As Double = 2000.0 Dim taxa As Double = 0.08 '8% Dim meses As Integer = 2 Dim juros As Double = principal * taxa * meses Dim montante As Double = principal * (1 + (taxa * meses)) Console.WriteLine("O total de juros a ser pago é: " _ & juros) Console.WriteLine("O montante a ser pago é: " & montante) Console.WriteLine() Console.WriteLine("Pressione uma tecla para sair...") Console.ReadKey() End Sub End Module |
Java ::: Coleções (Collections) ::: ArrayList |
Como escrever um método que retorna um objeto da classe ArrayList do JavaQuantidade de visualizações: 16430 vezes |
Em algumas situações precisamos escrever um método Java que retorna um objeto da classe ArrayList. Esta dica mostra como isso pode ser feito:import java.util.*; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // vamos obter o ArrayList do método abaixo ArrayList<String> lista = obterLista(); // vamos exibir os valores dos elementos for(int i = 0; i < lista.size(); i++){ System.out.println(lista.get(i)); } System.exit(0); } // um método que retorna um ArrayList public static ArrayList<String> obterLista(){ // vamos criar um ArrayList, adicionar alguns elementos // e devolvê-la ao chamador do método ArrayList<String> nomes = new ArrayList<String>(); nomes.add("Osmar J. Silva"); nomes.add("Fernanda de Castro"); nomes.add("Marcos de Oliveira"); return nomes; } } |
Java ::: Classes e Componentes ::: JList |
Java Swing - Como obter o valor selecionado em um JList usando o método getSelectedValue()Quantidade de visualizações: 13240 vezes |
Nesta dica eu mostro como chamar o método getSelectedValue() de um controle JList para obter o valor do item selecionado na mesma. No exemplo nós exibimos o item selecionado em uma mensagem JOptionPane ao clicarmos em um botão JButton. Veja o código completo para o exemplo: package arquivodecodigos; import java.awt.*; import java.awt.event.*; import javax.swing.*; public class Estudos extends JFrame{ JList lista; public Estudos() { super("A classe JList"); Container c = getContentPane(); c.setLayout(new FlowLayout(FlowLayout.LEFT)); // Cria os itens da lista String nomes[] = {"Carlos", "Marcelo", "Fabiana", "Carolina", "Osmar"}; // Cria a JList lista = new JList(nomes); // Define a seleção única para a lista lista.setSelectionMode(ListSelectionModel.SINGLE_SELECTION); // Um botão que permite obter o valor do item selecionado JButton btn = new JButton("Obter valor selecionado"); btn.addActionListener( new ActionListener(){ public void actionPerformed(ActionEvent e){ String valor = (String)(lista.getSelectedValue()); JOptionPane.showMessageDialog(null, "O valor selecionado é: " + valor); } } ); // Adiciona a lista à janela c.add(new JScrollPane(lista)); // Adiciona o botão à janela c.add(btn); setSize(350, 250); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } Ao executar esta aplicação Java Swing nós teremos o seguinte resultado: ![]() |
Python ::: Dicas & Truques ::: Lista (List) |
Curso de Python - Como ordenar uma lista de strings baseado no tamanho de cada umaQuantidade de visualizações: 8218 vezes |
Este exemplo mostra como ordenar os elementos de uma List de strings baseado no tamanho da palavra, frase ou texto. Note como o valor "key = len" como argumento para o método sort() da classe List. Veja o código completo para a dica: def main(): # cria uma lista de nomes nomes = ['Carlos', 'Igor', 'Osmar', 'Fernanda'] # exibe a lista na ordem original print(nomes) # ordena a lista nomes.sort(key = len) # exibe a lista ordenada print(nomes) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: ['Carlos', 'Igor', 'Osmar', 'Fernanda'] ['Igor', 'Osmar', 'Carlos', 'Fernanda'] |
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Python - Como tratar o evento wx.EVT_MOVE em suas aplicações wxPython - Interfaces gráficas no Python Java - Como testar se um ponto está dentro de um círculo em Java - Desenvolvimento de Games com Java Ruby - Como inserir uma substring em uma determinada posição de uma string em Ruby usando a função insert() |
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