Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Apostila Java para iniciantes - Como substituir um caractere em uma string usando o método setCharAt() da classe StringBuffer do JavaQuantidade de visualizações: 169 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar o método setCharAt() da classe StringBuffer da linguagem Java para substituir caracteres individuais em uma palavra, frase ou texto. Veja um código completo, no qual trocamos a letra "j" por "J": package arquivodecodigos; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ StringBuffer frase = new StringBuffer("Programar em java."); System.out.println(frase); frase.setCharAt(13, 'J'); // troca 'j' por 'J' System.out.println(frase); System.exit(0); } } Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: Programar em java. Programar em Java. |
C# ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como exibir horas no formato curto em C# usando o sinalizador {0:t} da função Format() da classe StringQuantidade de visualizações: 6 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar o sinalizador {0:t} da função Format() da classe String da linguagem C# para mostrar a hora atual no formato curto, ou seja, horas e minutos. Veja o exemplo: using System; namespace Estudos { class Program { static void Main(string[] args) { // hora atual no formato curto DateTime agora = DateTime.Now; // mostramos o resultado System.Console.WriteLine("Agora são: {0:t}", agora); Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: Agora são: 09:37 Veja que aqui eu formatei as horas diretamente na saída do programa. Se quisermos, por exemplo, guardar a formatação em uma variável, podemos fazê-lo da seguinte forma: using System; namespace Estudos { class Program { static void Main(string[] args) { // hora atual no formato curto DateTime agora = DateTime.Now; // guardamos o resultado em uma variável string horasStr = String.Format("{0:t}", agora); // mostramos o resultado System.Console.WriteLine("Agora são: " + horasStr); Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } |
Python ::: Python para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear |
Como calcular a transposta de uma matriz em Python - Python para Geometria Analítica e Álgebra LinearQuantidade de visualizações: 6938 vezes |
A matriz transposta de uma matriz A é a matriz AT. Tal matriz é obtida quando copiamos os elementos da matriz A para uma outra matriz (ou para ela mesma) e trocamos de posição as linhas e colunas. Dessa forma, a primeira linha da matriz A se transforma na primeira coluna da matriz transposta, a segunda linha da matriz A se transforma na segunda coluna da matriz transposta e assim por diante. Em termos de notação, podemos dizer, de forma algébrica, que: ATji = Aij Onde i representa as linhas e j representa as colunas, tanto na matriz original quanto na matriz transposta. É importante estar atento à quantidade de linhas e colunas na matriz original e na matriz transposta equivalente. Assim, se a matriz original for 3x2, a matriz transposta será 2x3. Antes de vermos o código Python, dê uma olhada na seguinte matriz de duas linhas e três colunas: \[A = \left[\begin{matrix} 3 & 5 & 7 \\ 1 & 2 & 9 \end{matrix}\right] \] Sua matriz transposta correspondente é: \[A^T = \left[\begin{matrix} 3 & 1 \\ 5 & 2 \\ 7 & 9 \end{matrix}\right] \] E agora veja o código Python que declara uma matriz 2x3 e gera a matriz transposta 3x2: # importamos a bibliteca NumPy import numpy as np def main(): # vamos declarar e construir uma matrix # 2x3 (duas linhas e três colunas matriz = np.array([(3, 5, 7), (1, 2, 9)]) # vamos exibir os valores da matriz print("Elementos da matriz:") for i in range(np.shape(matriz)[0]): for j in range(np.shape(matriz)[1]): print("%7.2f" % matriz[i][j], end="") print() # como temos uma matriz 2x3, a transposta deverá ser # 3x2, ou seja, três linhas e duas colunas linhas = np.shape(matriz)[0] # linhas da matriz original colunas = np.shape(matriz)[1] # colunas da matriz original transposta = np.empty((colunas, linhas)) # e agora vamos preencher a matriz transposta for i in range(np.shape(matriz)[0]): for j in range(np.shape(matriz)[1]): transposta[j][i] = matriz[i][j] # vamos exibir os valores da matriz transposta print("\nElementos da matriz transposta:") for i in range(np.shape(transposta)[0]): for j in range(np.shape(transposta)[1]): print("%7.2f" % transposta[i][j], end="") print() if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: Elementos da matriz: 3 5 7 1 2 9 Elementos da matriz transposta: 3 1 5 2 7 9 É possível também obter a matriz transposta de um outra matriz usando o método transpose() da biblioteca NumPy da linguagem Python. Veja: # importamos a bibliteca NumPy import numpy as np def main(): # vamos declarar e construir uma matrix # 2x3 (duas linhas e três colunas matriz = np.array([(3, 5, 7), (1, 2, 9)]) # vamos exibir os valores da matriz print("Elementos da matriz:") for i in range(np.shape(matriz)[0]): for j in range(np.shape(matriz)[1]): print("%7.2f" % matriz[i][j], end="") print() # vamos transpor a matriz usando o método transpose() transposta = matriz.transpose() # vamos exibir os valores da matriz transposta print("\nElementos da matriz transposta:") for i in range(np.shape(transposta)[0]): for j in range(np.shape(transposta)[1]): print("%7.2f" % transposta[i][j], end="") print() if __name__== "__main__": main() Ao executar este novo código Python veremos que o resultado é o mesmo. |
Delphi ::: Dicas & Truques ::: Imagens e Processamento de Imagens |
Como carregar uma imagem JPG, convertê-la em Bitmap e desenhá-la no formulário usando DelphiQuantidade de visualizações: 18636 vezes |
Em algumas situações nós precisamos carregar uma imagem JPG, convertê-la em Bitmap e desenhá-la em nosso formulário. Nesta dica eu mostro como isso pode ser feito. Vamos começar lendo a imagem JPG a partir do diretório da aplicação:procedure TForm3.Button1Click(Sender: TObject); var bmp: TBitmap; jpg: TJPEGImage; begin // uses Jpeg; // não esqueça // vamos criar o bitmap bmp := TBitmap.Create; // vamos criar o JPG jpg := TJPEGImage.Create; try // vamos carregar a imagem JPG jpg.LoadFromFile('foto.jpg'); // vamos convertê-la para Bitmap bmp.Assign(jpg); // vamos desenhar o bitmap no formulário // começando nas coordenadas x = 0; y = 0 a partir // do canto superior esquerdo da área cliente do formulário Form3.Canvas.Draw(0, 0, bmp); finally Jpg.Free; Bmp.Free; end; end; Veja que a técnica consiste em carregar a imagem JPG e convertê-la em Bitmap usando o método Assign() da classe TBitmap. Em seguida só precisamos usar o método Draw() do Canvas do formulário para desenhar a imagem já convertida. Caso você precise carregar a imagem JPG em tempo de execução, basta colocar um TOpenPictureDialog no formulário e alterar o código do evento Click do botão para: procedure TForm3.Button1Click(Sender: TObject); var bmp: TBitmap; jpg: TJPEGImage; begin // uses Jpeg; // não esqueça if OpenPictureDialog1.Execute then begin // vamos criar o bitmap bmp := TBitmap.Create; // vamos criar o JPG jpg := TJPEGImage.Create; try // vamos carregar a imagem JPG jpg.LoadFromFile(OpenPictureDialog1.FileName); // vamos convertê-la para Bitmap bmp.Assign(jpg); // vamos desenhar o bitmap no formulário // começando nas coordenadas x = 0; y = 0 a partir // do canto superior esquerdo da área cliente do formulário Form3.Canvas.Draw(0, 0, bmp); finally Jpg.Free; Bmp.Free; end; end; end; Vamos complicar um pouco mais? Que tal uma função que carrega a imagem JPG, faz a conversão para Bitmap e retorna o Bitmap para o chamador? Veja: function jpg2bitmap(const imagem: String): TBitmap; var bmp: TBitmap; jpg: TJPEGImage; begin // uses Jpeg; // não esqueça // vamos criar o bitmap bmp := TBitmap.Create; // vamos criar o JPG jpg := TJPEGImage.Create; try // vamos carregar a imagem JPG jpg.LoadFromFile(imagem); // vamos convertê-la para Bitmap bmp.Assign(jpg); except bmp := nil; end; // vamos retornar o bitmap resultante Jpg.Free; Result := bmp; end; procedure TForm3.Button1Click(Sender: TObject); var bmp: TBitmap; begin // vamos obter o Bitmap a partir da função personalizada bmp := jpg2bitmap('foto2.jpg'); // a imagem Bitmap foi obtida com sucesso? if bmp <> nil then begin // vamos desenhar o bitmap no formulário // começando nas coordenadas x = 0; y = 0 a partir // do canto superior esquerdo da área cliente do formulário Form3.Canvas.Draw(0, 0, bmp); bmp.Free; end else ShowMessage('Não foi possível obter o Bitmap'); end; Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
Python ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como formatar a data e hora atual em Python usando a função strftime() da classe datetimeQuantidade de visualizações: 10250 vezes |
Nesta dica eu vou mostrar como é possível usar o método strftime() da classe datetime para formatar e mostrar a data e hora atual no Python. Veja o código completo para o exemplo: from datetime import datetime import locale def main(): # Configurações do usuário locale.setlocale(locale.LC_ALL, '') # Obtém um datetime da data e hora atual hoje = datetime.today() # Exibe a data atual formatada data = hoje.strftime("Hoje é %A, %d de %B de %Y") print(data) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: Hoje é segunda-feira, 08 de março de 2019 |
Java ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
Como criar herança em Java usando extends - Programação orientada a objetos em JavaQuantidade de visualizações: 29295 vezes |
Quando estamos projetando as classes que farão parte de um sistema, é aconselhável ter em mente um conceito muito importante da programação orientada a objetos: a herança. O que um aluno, um professor e um funcionário possuem em comum? Todos eles são pessoas e, portanto, compartilham alguns dados comuns. Todos têm nome, idade, endereço, etc. E, o que diferencia um aluno de uma outra pessoa qualquer? Um aluno possui uma matrícula; Um funcionário possui um código de funcionário, data de admissão, salário, etc; Um professor possui um código de professor e informações relacionadas à sua formação. É aqui que a herança se torna uma ferramenta de grande utilidade. Podemos criar uma classe Pessoa, que possui todos os atributos e métodos comuns a todas as pessoas e herdar estes atributos e métodos em classes mais específicas, ou seja, a herança parte do geral para o mais específico. Comece criando uma classe Pessoa (Pessoa.java) como mostrado no código a seguir: public class Pessoa{ public String nome; public int idade; } Esta classe possui os atributos nome e idade. Estes atributos são comuns a todas as pessoas. Veja agora como podemos criar uma classe Aluno que herda estes atributos da classe Pessoa e inclui seu próprio atributo, a saber, seu número de matrícula. Eis o código: public class Aluno extends Pessoa{ public String matricula; } Observe que, em Java, a palavra-chave usada para indicar herança é extends. A classe Aluno agora possui três atributos: nome, idade e matricula. Veja um aplicativo demonstrando este relacionamento: public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // cria um objeto da classe Aluno Aluno aluno = new Aluno(); aluno.nome = "Osmar J. Silva"; aluno.idade = 36; aluno.matricula = "AC33-65"; // Exibe o resultado System.out.println("Nome: " + aluno.nome + "\n" + "Idade: " + aluno.idade + "\n" + "Matrícula: " + aluno.matricula); } } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: Nome: Osmar J. Silva Idade: 36 Matrícula: AC33-65 A herança nos fornece um grande benefício. Ao concentrarmos características comuns em uma classe e derivar as classes mais específicas a partir desta, nós estamos preparados para a adição de novas funcionalidades ao sistema. Se mais adiante uma nova propriedade comum tiver que ser adicionada, não precisaremos efetuar alterações em todas as classes. Basta alterar a superclasse e pronto. As classes derivadas serão automaticamente atualizadas. Esta dica foi testada no Java 8. |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico |
Exercícios Resolvidos de Java - Como somar o primeiro e o último dígito de um número inteiro informado pelo usuário em JavaQuantidade de visualizações: 911 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java que pede para o usuário informar um número inteiro e mostre a soma do primeiro dígito com o último dígito. Atenção: você deve usar apenas os operadores matemáticos e a função log10(). Sua saída deverá ser parecida com: Informe um número inteiro: 48763 A soma do primeiro e do último dígito é: 7 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java: package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // vamos usar a classe Scanner para a leitura dos dados Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos pedir para o usuário informar um número inteiro System.out.print("Informe um número inteiro: "); int numero = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // vamos obter a quantidade (-1) de dígitos no número informado int quant = (int)Math.log10(numero); int primeiro_digito = (int)(numero / Math.pow(10, quant)); int ultimo_digito = numero % 10; // soma o primeiro e o último dígito int soma = primeiro_digito + ultimo_digito; // mostra o resultado System.out.println("A soma do primeiro e do último dígito é: " + soma); } } |
C# ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle |
Exercício Resolvido de C# - Como testar se um ano é bissexto em C# - Um programa que lê um ano com quatro dígitos e informa se ele é bissexto ou nãoQuantidade de visualizações: 472 vezes |
Pergunta/Tarefa: Chama-se ano bissexto o ano ao qual é acrescentado um dia extra, ficando ele com 366 dias, um dia a mais do que os anos normais de 365 dias, ocorrendo a cada quatro anos (exceto anos múltiplos de 100 que não são múltiplos de 400). Isto é feito com o objetivo de manter o calendário anual ajustado com a translação da Terra e com os eventos sazonais relacionados às estações do ano. O último ano bissexto foi 2012 e o próximo será 2016. Um ano é bissexto se ele for divisível por 4 mas não por 100, ou se for divisível por 400. Escreva um programa C# que pede ao usuário um ano com quatro dígitos e informa se ele é bissexto ou não. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o ano: 2024 O ano informado é bissexto. Veja a resolução comentada deste exercício usando C# console: using System; namespace Estudos { class Principal { // função principal do programa C# static void Main(string[] args) { // vamos solicitar que o usuário informe um ano Console.Write("Informe o ano: "); int ano = Int32.Parse(Console.ReadLine()); // vamos verificar se o ano informado é bissexto if (((ano % 4 == 0) && (ano % 100 != 0)) || (ano % 400 == 0)){ Console.WriteLine("O ano informado é bissexto."); } else { Console.WriteLine("O ano informado não é bissexto."); } Console.WriteLine("\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico |
Exercícios Resolvidos de Java - Escreva um programa em Java que usa a função log10() para informar a quantidade de dígitos em um número inteiroQuantidade de visualizações: 775 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um algorítmo em Java que peça para o usuário informar um número inteiro de qualquer tamanho, ou seja, qualquer quantidade de dígitos. Em seguida seu código deverá informar a quantidade de dígitos contida no número inteiro digitado pelo usuário. Seu programa deverá, obrigatoriamente, usar a função log10() da classe Math. Sua saída deverá ser parecida com: Informe um número inteiro de qualquer tamanho: 847 O número informado possui 3 dígitos Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console: package exercicio; import java.util.Scanner; public class Exercicio { public static void main(String[] args) { // vamos fazer a leitura usando a classe Scanner Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos pedir para o usuário informar um número inteiro System.out.print("Informe um número inteiro de qualquer tamanho: "); int numero = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // agora vamos obter a quantidade de dígitos no // número informado int tamanho = ((int) Math.log10(numero)) + 1; // mostramos o resultado System.out.println("O número informado possui " + tamanho + " dígitos"); } } |
C ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como usar o tipo time_t do header <time.h> da linguagem CQuantidade de visualizações: 5225 vezes |
O tipo time_t, presente no header <time.h> é usado quando precisamos representar datas e horas e, quando necessário, efetuar operações aritméticas envolvendo as mesmas. Este tipo é obtido por meio de uma chamada à função time(). Veja:#include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <time.h> int main(int argc, char *argv[]){ // declara uma variável do tipo time_t e atribui a ela // o resultado de uma chamada à função time() time_t hora_atual = time(NULL); printf("Segundos desde 01/01/1970: %d\n\n", hora_atual); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este trecho de código teremos algo parecido com: Segundos desde 01/01/1970: 1334017044 Como podemos ver, o tipo time_t é apenas um apelido para um long, como declarado no header time.h: typedef long time_t; Desta forma, time_t guarda a quantidade de segundos decorridos desde a meia-noite do dia 01/01/1970 UTC. |
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Python - Como exibir os valores de 0 a 10 em ordem decrescente usando o laço for da linguagem Python GoLang - Como retornar o tamanho de uma string em Golang usando os métodos len() e RuneCountInString() Java - Programação Orientada a Objetos em Java - Como usar o modificador static em suas aplicações Java |
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