C++ ::: Win32 API (Windows API) ::: Strings e Caracteres |
Como converter caracteres individuais para letras maiúsculas usando a função CharUpper() da API do Windows a partir de seus códigos C++Quantidade de visualizações: 9652 vezes |
Pode usar a função CharUpper() da API do Windows para converter um caractere para seu correspondente em letra maiúscula. Veja o protótipo da função:LPTSTR CharUpper( LPTSTR lpsz ); Veja um exemplo no qual usamos esta função para converter uma letra minúscula em maiúscula: #include <cstdlib> #include <iostream> #include <windows.h> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ CHAR letra = 'a'; // vamos converter para letra maiúscula CharUpper(&letra); // vamos exibir o resultado cout << letra << endl; system("PAUSE"); return EXIT_SUCCESS; } Note que aqui nós fornecemos um ponteiro para o caractere que queremos transformar. Isso resulta em uma conversão sendo efetuada diretamente no caractere para o qual o ponteiro está apontando no momento. Podemos também obter o resultado da conversão em um outro ponteiro e usá-lo posteriormente. Veja: #include <cstdlib> #include <iostream> #include <windows.h> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ CHAR letra = 'a'; // vamos converter para letra maiúscula CHAR *resultado = CharUpper(&letra); // vamos exibir o resultado cout << *resultado << endl; system("PAUSE"); return EXIT_SUCCESS; } |
Python ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como retornar o dia do mês em Python como um decimal no intervalo 01-31 usando strftime("%d")Quantidade de visualizações: 8166 vezes |
Como retornar o dia do mês em Python como um decimal no intervalo 01-31 usando strftime("%d") Este exemplo mostra como usar a função strftime() e o sinalizador ("%d") para retornar o dia do mês a partir de um datetime. Observe que o dia do mês será retornado como um decimal no intervalo 01-31. from datetime import datetime def main(): # Obtém um datetime da data e hora atual hoje = datetime.today() # Exibe o dia do mês como um decimal print(hoje.strftime("O dia do mês é: %d")) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: O dia do mês é: 26 |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Matemática e Estatística |
Exercício Resolvido de Java - Escreva um programa Java que pede um número inteiro e informa se o número informado é um número de ArmstrongQuantidade de visualizações: 951 vezes |
Pergunta/Tarefa: Um número é chamado de número de Armstrong quando a soma de cada um dos seus dígitos, elevado à quantidade de dígitos do número, equivale ao próprio número. Por exemplo, 153 e 93084 são números de Armstrong, já que: 153 = 13 + 53 + 33 93084 = 95 + 35 + 05 + 85 + 45 Escreva um programa Java que pede para o usuário informar um número inteiro e informa se o número informado é um número de Armstrong ou não. Seu código deve usar apenas os operadores matemáticos disponíveis na linguagem Java. Sua saída deverá ser parecida com: Informe um número inteiro: 153 O número informado é um número de Armstrong Veja a resolução comentada deste exercício usando Java: package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // para efetuar a leitura da entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos pedir para o usuário informar um número System.out.print("Informe um número inteiro: "); int numero = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // o primeiro passo é obter a quantidade de dígitos que o número informado // possui int quant_digitos = 0; int temp = numero; while(temp != 0) { quant_digitos = quant_digitos + 1; temp = temp / 10; } // agora efetuamos o cálculo que verifica se o número é um número // de Armstrong ou não int resto, soma = 0; temp = numero; while(temp > 0){ resto = temp % 10; soma = soma + (int)(Math.pow(resto, quant_digitos)); temp = temp / 10; } if(soma == numero){ System.out.println("O número informado é um número de Armstrong"); } else{ System.out.println("O número informado não é um número de Armstrong"); } } } |
C ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como verificar se uma string é igual, maior ou menor que outra em C usando a função strcmp()Quantidade de visualizações: 22644 vezes |
A função strcmp() da linguagem C pode ser usada para verificar se uma string é igual, maior ou menor que outra. Esta função, presente no header string.h aceita duas strings e retorna um valor inteiro: 0 se as strings forem iguais; maior que 0 se a primeira string for maior que a segunda e menor que 0 se a primeira string for menor que a segunda. Veja um exemplo de seu uso: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <string.h> int main(int argc, char *argv[]){ char palavra1[] = "Java"; char palavra2[] = "JavaScript"; if(strcmp(palavra1, palavra2) == 0){ printf("As palavras sao iguais"); } else if(strcmp(palavra1, palavra2) > 0){ printf("A primeira string e maior que a segunda"); } else if(strcmp(palavra1, palavra2) < 0){ printf("A segunda string e maior que a primeira"); } puts("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: A segunda string é maior que a primeira. |
C# ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas |
Como calcular o coeficiente angular de uma reta em C# dados dois pontos no plano cartesianoQuantidade de visualizações: 1558 vezes |
O Coeficiente Angular de uma reta é a variação, na vertical, ou seja, no eixo y, pela variação horizontal, no eixo x. Sim, isso mesmo. O coeficiente angular de uma reta tem tudo a ver com a derivada, que nada mais é que a taxa de variação de y em relação a x. Vamos começar analisando o seguinte gráfico, no qual temos dois pontos distintos no plano cartesiano: ![]() Veja que o segmento de reta AB passa pelos pontos A (x=3, y=6) e B (x=9, y=10). Dessa forma, a fórmula para obtenção do coeficiente angular m dessa reta é: \[\ \text{m} = \frac{y_2 - y_1}{x_2 - x_1} = \frac{\Delta y}{\Delta x} = tg \theta \] Note que __$\Delta y__$ e __$\Delta x__$ são as variações dos valores no eixo das abscissas e no eixo das ordenadas. No triângulo retângulo que desenhei acima, a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto oposto e a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto adjascente. Veja agora o trecho de código na linguagem C# que solicita as coordenadas x e y dos dois pontos, efetua o cálculo e mostra o coeficiente angular m da reta que passa pelos dois pontos: using System; using System.Collections; namespace Estudos { class Program { static void Main(string[] args) { // x e y do primeiro ponto Console.Write("Informe a coordenada x do primeiro ponto: "); double x1 = double.Parse(Console.ReadLine()); Console.Write("Informe a coordenada y do primeiro ponto: "); double y1 = double.Parse(Console.ReadLine()); // x e y do segundo ponto Console.Write("Informe a coordenada x do segundo ponto: "); double x2 = double.Parse(Console.ReadLine()); Console.Write("Informe a coordenada y do segundo ponto: "); double y2 = double.Parse(Console.ReadLine()); // agora vamos calcular o coeficiente angular double m = (y2 - y1) / (x2 - x1); // e mostramos o resultado Console.WriteLine("O coeficiente angular é: " + m); Console.WriteLine("\nPressione qualquer tecla para sair..."); // pausa o programa Console.ReadKey(); } } } Ao executar este código em linguagem C# nós teremos o seguinte resultado: O coeficiente angular é: 0,6666666666666666 Veja agora como podemos calcular o coeficiente angular da reta que passa pelos dois pontos usando o Teorema de Pitágoras. Note que agora nós estamos tirando proveito da tangente do ângulo Theta (__$\theta__$), também chamado de ângulo Alfa ou Alpha (__$\alpha__$): using System; using System.Collections; namespace Estudos { class Program { static void Main(string[] args) { // x e y do primeiro ponto Console.Write("Informe a coordenada x do primeiro ponto: "); double x1 = double.Parse(Console.ReadLine()); Console.Write("Informe a coordenada y do primeiro ponto: "); double y1 = double.Parse(Console.ReadLine()); // x e y do segundo ponto Console.Write("Informe a coordenada x do segundo ponto: "); double x2 = double.Parse(Console.ReadLine()); Console.Write("Informe a coordenada y do segundo ponto: "); double y2 = double.Parse(Console.ReadLine()); // vamos obter o comprimento do cateto oposto double cateto_oposto = y2 - y1; // e agora o cateto adjascente double cateto_adjascente = x2 - x1; // vamos obter o ângulo tetha, ou seja, a inclinação da hipetunesa // (em radianos, não se esqueça) double tetha = Math.Atan2(cateto_oposto, cateto_adjascente); // e finalmente usamos a tangente desse ângulo para calcular // o coeficiente angular double tangente = Math.Tan(tetha); // e mostramos o resultado Console.WriteLine("O coeficiente angular é: " + tangente); Console.WriteLine("\nPressione qualquer tecla para sair..."); // pausa o programa Console.ReadKey(); } } } Ao executar este código você verá que o resultado é o mesmo. No entanto, fique atento às propriedades do coeficiente angular da reta: 1) O coeficiente angular é positivo quando a reta for crescente, ou seja, m > 0; 2) O coeficiente angular é negativo quando a reta for decrescente, ou seja, m < 0; 3) Se a reta estiver na horizontal, ou seja, paralela ao eixo x, seu coeficiente angular é zero (0). 4) Se a reta estiver na vertical, ou seja, paralela ao eixo y, o coeficiente angular não existe. |
Java ::: Projetos Java Completos - Códigos Fonte Completos Java ::: Jogos (Games) |
Como criar o jogo Pedra, Papel, Tesoura em Java - Jogo completo em Java com código comentadoQuantidade de visualizações: 6718 vezes |
Faça o download do código-fonte Pedra, Papel, Tesoura em Java Nesta dica mostrarei como criar o famoso joguinho Pedra, Papel, Tesoura na linguagem Java. Trata-se de um código bem simples e que vou comentar linha a linha, para que você extraia todo o conteúdo necessário para deixar a sua lógica de programação ainda mais afiada. Nesta versão eu mostrarei como jogar Pedra, Papel, Tesoura contra o computador. Depois de entender todo o código você não terá dificuldade para implementar uma versão que lhe permitirá jogar contra seus amigos. Antes de vermos o código, eis uma imagem do jogo em execução: ![]() Quais técnicas de programação vou aprender com o código desse jogo? O joguinho Pedra, Papel, Tesoura é ótimo para estudantes de programação que está iniciando em Java e que gostariam de aprimorar sua lógica de programação, afinal, se você desenvolver uma boa lógica de programação, você conseguirá desenvolver soluções em qualquer linguagem. Além de entender como funciona o desenvolvimento de jogos em Java, você reforçará o seu conhecimento de laços, estrutura condicional if...else, entrada e saída e fluxo e desvio do algorítmo. Veja, por exemplo, um trecho de código no qual testamos se o jogador escolheu Pedra, Papel ou Tesoura, e também a escolha feita pelo computador: // o jogador escolheu Pedra? else if(jogador == 1){ // o computador escolheu Papel? if(computador == 2){ System.out.println("Você perdeu. Papel embrulha Pedra"); vitoriasComputador++; // aumenta as vitórias do computador } else{ // o computador escolheu Tesoura System.out.println("Você ganhou. Pedra amassa Tesoura"); vitoriasJogador++; // aumenta as vitórias do jogador } } // o jogador escolheu Papel? else if(jogador == 2){ // o computador escolheu Tesoura? if(computador == 3){ System.out.println("Você perdeu. Tesoura corta Papel"); vitoriasComputador++; // aumenta as vitórias do computador } else{ // o ocmputador escolheu Pedra System.out.println("Você ganhou. Papel embrulha Pedra"); vitoriasJogador++; // aumenta as vitórias do jogador } } Os links para você baixar todas as versões deste projeto estão abaixo: 1) PEDPAPTESJC - Jogo Pedra, Papel, Tesoura em Java Console - NetBeans IDE - Faça o download do código-fonte Pedra, Papel, Tesoura em Java. Não se esqueça: Uma boa forma de estudar o código é fazendo pequenas alterações e rodando para ver os resultados. Outra opção é começar um projeto Java do zero e ir adicionando trechos do código fonte para melhor entendimento de suas partes. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Formulários e Janelas |
Java Swing para iniciantes - Como criar seu primeiro aplicativo de interface gráfica em Java SwingQuantidade de visualizações: 80345 vezes |
Um aplicativo de interface gráfica em Java é criado usando-se a classe JFrame, do Java Swing. Objetos desta classe servem como containeres para outros componentes e são as janelas principais dos aplicativos, com título e botões para redimensionar, minimizar, maximizar e fechar. Veja um exemplo de um simples aplicativo de interface gráfica em Java Swing: package arquivodecodigos; import javax.swing.*; public class Estudos extends JFrame{ public Estudos() { super("Minha primeira aplicação GUI"); setSize(350, 250); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } Este código gera uma janela principal de um aplicativo com 350 pixels de largura e 250 pixels de altura. O título da janela é: "Minha primeira aplicação GUI". Veja o resultado na figura abaixo: ![]() |
Python ::: Fundamentos da Linguagem ::: Métodos, Procedimentos e Funções |
Como usar os argumentos padrões das funções e métodos em PythonQuantidade de visualizações: 7666 vezes |
Geralmente quando efetuamos chamadas às funções, nosso código fica responsável por fornecer os valores para os argumentos da função. Em Python é possível termos argumentos padrões, e tais argumentos já podem ter um valor pré-definido. Desta forma, a passagem dos parâmetros se torna opcional. Veja um exemplo:# função com argumento padrão def erro(msg = "Houve um erro."): print(msg) def main(): # chamada à função fornecendo o argumento erro("Erro desconhecido.") # chamada à função sem fornecer o argumento erro() if __name__== "__main__": main() Ao executarmos este exemplo nós teremos o seguinte resultado: Erro desconhecido. Houve um erro. Veja mais um exemplo: # função com argumentos padrões def volume(comprimento = 1, largura = 1, altura = 1): return (comprimento * largura * altura) def main(): # chamada à função fornecendo um argumento print(volume(3)) # chamada à função fornecendo dois argumentos print(volume(4, 5)) # chamada à função fornecendo três argumentos print(volume(4, 5, 7)) # chamada à função fornecendo nenhum argumento print(volume()) if __name__== "__main__": main() Ao executarmos este exemplo nós teremos o seguinte resultado: 3 20 140 1 É importante observar que os argumentos padrões devem estar sempre à direita dos demais argumentos. Falhar em cumprir esta exigência pode causar um erro do tipo: SyntaxError: non-default argument follows default argument |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Gráficos e Cores |
Como obter o tipo de uma imagem usando a função getimagesize() do PHPQuantidade de visualizações: 10245 vezes |
Muitas vezes precisamos saber o tipo de uma imagem antes de processá-la. Nestes casos podemos usar a função getimagesize() da linguagem PHP e obter o tipo da imagem no terceiro valor retornado. Este valor é um número inteiro correspondente a algumas das constantes IMAGETYPE_GIF, IMAGETYPE_JPEG, IMAGETYPE_PNG, etc. Veja um exemplo: <?php // nome e local da imagem $imagem = "/home/xxxx/xxxx/public_html/imagem.jpg"; // vamos obter o tipo da imagem...ele estará no terceiro // elemento da lista list($largura, $altura, $tipo) = getimagesize($imagem); // testamos o tipo de imagem if($tipo == IMAGETYPE_JPEG) echo "O tipo da imagem é JPG ou JPEG"; else if($tipo == IMAGETYPE_GIF) echo "O tipo da imagem é GIF"; else if($tipo == IMAGETYPE_PNG) echo "O tipo da imagem é PNG"; else echo "O tipo da imagem não está entre os tipos testados"; ?> Ao executar este código você terá um resultado parecido com: O tipo da imagem é JPG ou JPEG |
Ruby ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como testar se um diretório existe em Ruby usando a função File.exist()Quantidade de visualizações: 6664 vezes |
Em algumas situações nós precisamos testar a existência de um diretório na linguagem Ruby. Para isso nós podemos usar a função File.exist?(), que nos retorna um valor True se o diretório existir e False em caso contrário. Veja o código Ruby completo para o exemplo: # nome e caminho do diretório a ser testado diretorio = "C:\\estudos_ruby\\escola" if File.exist? diretorio puts "O diretório existe" else puts "O diretório não existe" end Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: O diretório existe |
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