C ::: Dicas & Truques ::: Recursão (Recursividade)

Como somar os elementos de um vetor em C usando uma função recursiva - Linguagem C para iniciantes

Quantidade de visualizações: 5432 vezes
Em algumas ocasiões ficamos imaginando o que pode ser feito com os métodos e funções recursivas. A resposta é: praticamente tudo.

Veja abaixo um programa C completo no qual eu mostro como escrever uma função recursiva que recebe um array e mostra a soma de seus elementos (lembre-se de que um array é o mesmo que vetor, ou seja, uma matriz de uma linha e várias colunas):

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

// função recursiva para somar todos os elementos de um array
int somar(int indice, int tamanho, int vetor[]){
  // o caso base...hora de encerrar a recursividade
  if(indice == (tamanho - 1)){
    return vetor[indice];
  }
  else{
    // ainda não é o caso base? vamos fazer uma nova chamada à função somar()
    return vetor[indice] + somar(indice + 1, 10, vetor);
  }
}

// função principal do programa
int main(int argc, char *argv[]){
  // vamos declarar um array de 10 elementos
  int valores[10];
  int i, soma;

  // vamos pedir ao usuário para informar os valores para o vetor
  for(i = 0; i < 10; i++){
    printf("Informe o valor do elemento %d: ", i);
    scanf("%d", &valores[i]); 
  }

  // vamos efetuar uma chamada à função recursiva somar();
  // nota que estamos passando o índice inicial, o tamanho do
  // array e o array em si
  soma = somar(0, 10, valores);
  printf("\nA soma dos elementos è: %d", soma);
  
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Ao executarmos este código C nós teremos o seguinte resultado:

Informe o valor do elemento 0: 7
Informe o valor do elemento 1: 3
Informe o valor do elemento 2: 1
Informe o valor do elemento 3: 3
Informe o valor do elemento 4: 8
Informe o valor do elemento 5: 9
Informe o valor do elemento 6: 4
Informe o valor do elemento 7: 3
Informe o valor do elemento 8: 2
Informe o valor do elemento 9: 6

A soma dos elementos é: 46


Java ::: Classes e Componentes ::: JTextArea

Java Swing - Como adicionar mais texto a um JTextArea usando o método append()

Quantidade de visualizações: 70 vezes
Nesta dica mostrarei como é possível usar o método append() da classe JTextArea para adicionar mais conteúdo a esse controle. Esta é uma técnica muito importante no desenvolvimento de aplicações Java Swing.

Segue um exemplo completo (note que fiz toda a aplicação Java Swing na mão mesmo, ou seja, não usei o editor visual do NetBeans ou semelhantes):

package arquivodecodigos;

import javax.swing.*;
import java.awt.*;
import java.awt.event.*;

public class Estudos extends JFrame {
  JTextArea textArea;
  JTextField texto;
  JButton btn;

  public Estudos() {
    super("Como adicionar texto a um JTextArea");
    Container c = getContentPane();
    FlowLayout layout = new FlowLayout(FlowLayout.LEFT);
    c.setLayout(layout);

    textArea = new JTextArea(10, 20);

    texto = new JTextField(10);
    btn = new JButton("Adicionar Texto");
    btn.addActionListener(
      new ActionListener() {
        public void actionPerformed(ActionEvent e) {
          textArea.append(texto.getText());
        }
      }
    );

    c.add(textArea);
    c.add(texto);
    c.add(btn);

    setSize(350, 250);
    setVisible(true);
  }

  public static void main(String args[]) {
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}

Veja que neste exemplo, mais conteúdo é adicionado ao controle JTextArea sem provocar uma quebra de linha. Em outras dicas e truques dessa seção você aprenderá como isso pode ser feito.


Java ::: Classes e Componentes ::: JList

Java Swing para iniciantes - Como adicionar itens a uma JList em tempo de execução

Quantidade de visualizações: 22864 vezes
Este exemplo mostra como inserir itens em uma JList do Java Swing em tempo de execução. O valor a ser inserido é informado em um JTextField. Veja que estamos usando a classe DefaultListModel e seu método addElement() para adicionar os novos itens.

Veja a janela JFrame e os componentes usados para exemplificar esta funcionalidade:



E agora veja o código Java Swing completo para o exemplo:

package arquivodecodigos;

import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
import javax.swing.*;
 
public class Estudos extends JFrame{
  JList lista;
  JTextField campo;  
 
  public Estudos() {
    super("A classe JList");
     
    Container c = getContentPane();
    c.setLayout(new FlowLayout(FlowLayout.LEFT));
     
    // Cria um novo DefaultListModel
    DefaultListModel modelo = new DefaultListModel();
     
    // Cria a JList
    lista = new JList();
  
    // Atribui o DefaultListModel à JList
    lista.setModel(modelo);
  
    // Um botão que permite adicionar itens na JList
    JButton btn = new JButton("Adicionar na JList");
    btn.addActionListener(
      new ActionListener(){
        public void actionPerformed(ActionEvent e){
          String valor = campo.getText();
           
          if(valor.length() != 0){
            ((DefaultListModel)(lista.getModel()))
               .addElement(valor);
            campo.setText("");
            campo.requestFocus();
          }
        }
      }
    );
 
    // Adiciona a lista à janela
    c.add(new JScrollPane(lista));
 
    // Cria um JTextField e o adiciona à janela
    campo = new JTextField(10);
    c.add(campo);
 
    // Adiciona o botão à janela
    c.add(btn);  
 
    setSize(350, 250);
    setVisible(true);
  }
   
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}



Java ::: Estruturas de Dados ::: Árvore Binária e Árvore Binária de Busca

Estruturas de dados em Java - Como pesquisar um nó em uma árvore binária de busca usando um método recursivo usando Java

Quantidade de visualizações: 2499 vezes
Nesta dica mostraremos um exemplo completo de como pesquisar um valor em uma árvore binária de busca em Java. Note que o exemplo usa apenas inteiros, mas você não terá dificuldades para modificar a classe Nó para os dados que você precisar.

Código para No.java:

package arvore_binaria;

public class No {
  private int valor; // valor armazenado no nó
  private No esquerdo; // filho esquerdo
  private No direito; // filho direito
 
  // construtor do nó
  public No(int valor){
    this.valor = valor;
    this.esquerdo = null;
    this.direito = null;
  }

  public int getValor() {
    return valor;
  }

  public void setValor(int valor) {
    this.valor = valor;
  }

  public No getEsquerdo() {
    return esquerdo;
  }

  public void setEsquerdo(No esquerdo) {
    this.esquerdo = esquerdo;
  }

  public No getDireito() {
    return direito;
  }

  public void setDireito(No direito) {
    this.direito = direito;
  }
}

Código para ArvoreBinariaBusca.java:

package arvore_binaria;

public class ArvoreBinariaBusca {
  private No raiz; // referência para a raiz da árvore
   
  // método usado para inserir um novo nó na árvore
  // retorna true se o nó for inserido com sucesso e false
  // se o elemento
  // não puder ser inserido (no caso de já existir um 
  // elemento igual)
  public boolean inserir(int valor){
    // a árvore ainda está vazia?
    if(raiz == null){
      // vamos criar o primeiro nó e definí-lo como a raiz da árvore
      raiz = new No(valor); // cria um novo nó
    }
    else{
      // localiza o nó pai do novo nó
      No pai = null;
      No noAtual = raiz; // começa a busca pela raiz
  
      // enquanto o nó atual for diferente de null
      while(noAtual != null){
        // o valor sendo inserido é menor que o nó atual?
        if(valor < noAtual.getValor()) {
          pai = noAtual;
          // vamos inserir do lado esquerdo
          noAtual = noAtual.getEsquerdo();
        }
        // o valor sendo inserido é maior que o nó atual
        else if(valor > noAtual.getValor()){
          pai = noAtual;
          // vamos inserir do lado direito
          noAtual = noAtual.getDireito();
        }
        else{
          return false; // um nó com este valor foi encontrado
        }
      }
        
      // cria o novo nó e o adiciona como filho do nó pai
      if(valor < pai.getValor()){
         pai.setEsquerdo(new No(valor));
      }
      else{
        pai.setDireito(new No(valor));
      }
    }
 
    return true; // retorna true para indicar que o novo nó foi inserido
  }
   
  // método que permite pesquisar na árvore binária de busca
  public No pesquisar(int valor){
    return pesquisar(raiz, valor); // chama a versão recursiva do método
  }
 
  // sobrecarga do método pesquisar que recebe dois 
  // parâmetros (esta é a versão recursiva do método)
  private No pesquisar(No noAtual, int valor){
    // o valor pesquisado não foi encontrado....vamos retornar null
    if(noAtual == null){
      return null;
    }
  
    // o valor pesquisado foi encontrado?
    if(valor == noAtual.getValor()){
      return noAtual; // retorna o nó atual
    }  
    // ainda não encontramos...vamos disparar uma nova 
    // chamada para a sub-árvore da esquerda
    else if(valor < noAtual.getValor()){
      return pesquisar(noAtual.getEsquerdo(), valor);
    }
    // ainda não encontramos...vamos disparar uma nova 
    // chamada para a sub-árvore da direita
    else{
      return pesquisar(noAtual.getDireito(), valor);
    }
  }
}

E finalmente o código para a classe principal:

package arvore_binaria;

import java.util.Scanner;

public class ArvoreBinariaTeste {
  public static void main(String[] args) {
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);  
       
    // vamos criar um novo objeto da classe ArvoreBinariaBusca
    ArvoreBinariaBusca arvore = new ArvoreBinariaBusca();
    
    // vamos inserir 5 valores na árvore
    for(int i = 0; i < 5; i++){
      System.out.print("Informe um valor inteiro: ");
      int valor = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
       
      // vamos inserir o nó e verificar o sucesso da operação
      if(!arvore.inserir(valor)){
        System.out.println("Não foi possível inserir." +
          " Um elemento já contém este valor.");  
      }
    }
     
    // vamos pesquisar um valor na árvore
    System.out.print("\nInforme o valor a ser pesquisado: ");
    int valorPesquisa = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    // obtém um objeto da classe NoArvore a partir do 
    // método pesquisar() da classe ArvoreBinariaBusca
    No res = arvore.pesquisar(valorPesquisa);
    // o valor foi encontrado?
    if(res != null){
      System.out.println("O valor foi encontrado na árvore");
    }
    else{
      System.out.println("O valor não foi encontrado na árvore");  
    }
     
    System.out.println("\n");
  }
}



Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico

Exercícios Resolvidos de Java - Como calcular lucro mensal de uma empresa em Java - O lucro de uma empresa é dado por L(x) = 10x - 5000, onde x é a quantidade

Quantidade de visualizações: 751 vezes
Pergunta/Tarefa:

O lucro de uma empresa é dado por L(x) = 10x - 5000, onde x é a quantidade de produtos vendidos num determinado mês e 5000 são os custos de execução do trabalho da empresa. Escreva um programa Java que leia a quantidade de produtos vendidos como um número inteiro e calcule e mostre o lucro mensal dessa empresa.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe a quantidade de produtos vendidos: 950
O lucro da empresa foi: R$ 4500.0
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // variáveis usadas na resolução do problema
    int quant_produtos_vendidos;
    double lucro;
    
    // para ler a entrada do usuário
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos pedir a quantidade de produtos vendidos
    System.out.print("Informe a quantidade de produtos vendidos: ");
    quant_produtos_vendidos = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    
    // vamos calcular o lucro da empresa
    lucro = (10 * quant_produtos_vendidos) - 5000;
    
    // e mostramos o resultado
    System.out.println("O lucro da empresa foi: R$ " + lucro);
  }
}



C# ::: Windows Forms ::: DataGridView

Como ocultar ou exibir os títulos das colunas de um DataGridView do C# Windows Forms usando a propriedade ColumnHeadersVisible

Quantidade de visualizações: 8040 vezes
Os títulos das colunas de um DataGridView podem ser ocultados definindo-se o valor false para a propriedade ColumnHeadersVisible. Veja:

dataGridView1.ColumnHeadersVisible = false;

Para exibir os títulos das colunas novamente só precisamos fornecer o valor true. Veja:

dataGridView1.ColumnHeadersVisible = true;



JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como retornar o caractere associado a um código ASCII ou Unicode em JavaScript usando a função fromCharCode() do objeto String

Quantidade de visualizações: 237 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos retornar o caractere a partir de seu código ASCII ou Unicode em JavaScript. Para isso nós vamos usar a função fromCharCode() do objeto String.

Veja a página HTML completa para o exemplo:

<!doctype html>
<html>
<head>
  <title>Strings em JavaScript</title>
</head>
<body>

<script type="text/javascript">
  var codigo = 102;
  document.write("O caractere para o código " 
    + codigo + " é: " + String.fromCharCode(codigo));  
</script>
  
</body>
</html>

Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado:

O caractere para o código 102 é: f


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Exercício Resolvido de Java - Escreva um programa Java que leia os elementos de um vetor A de dez elementos inteiros e construa outro vetor B

Quantidade de visualizações: 415 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java que leia os elementos de um vetor A de dez elementos inteiros e construa outro vetor B com seus elementos distribuídos da seguinte forma:

Vetor A = [8, 5, 4, 1, 2, 3, 4, 6, 9, 7]
Vetor B = [24, 10, 12, 2, 6, 6, 12, 12, 27, 14]

Note que os elementos do vetor B seguem um padrão. Se o elemento do vetor A estiver em uma posição par, então o elemento do vetor B será o triplo do elemento do vetor A. Caso contrário o elemento do vetor B será o dobro do elemento do vetor A.

Neste exercício a primeira posição/índice dos vetores é assumida como sendo zero. Em algumas linguagens de programação o primeiro índice é um e não zero.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o valor do 1.o elemento: 8
Informe o valor do 2.o elemento: 5
Informe o valor do 3.o elemento: 4
Informe o valor do 4.o elemento: 1
Informe o valor do 5.o elemento: 2
Informe o valor do 6.o elemento: 3
Informe o valor do 7.o elemento: 4
Informe o valor do 8.o elemento: 6
Informe o valor do 9.o elemento: 9
Informe o valor do 10.o elemento: 7

Elementos do vetor A:

8,  5,  4,  1,  2,  3,  4,  6,  9,  7  

Elementos do vetor B:

24,  10,  12,  2,  6,  6,  12,  12,  27,  14
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício em Java:

package estudos;

import java.util.Scanner;
 
public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // vamos fazer a leitura usando a classe Scanner
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
       
    // vamos declarar e construir dois vetores de 10 inteiros
    int vetor_a[] = new int[10];
    int vetor_b[] = new int[10];
    
    // agora vamos pedir para o usuário informar os valores
    // dos elementos do vetor A
    for(int i = 0; i < vetor_a.length; i++){
      System.out.print("Informe o valor do " + (i + 1) +
        ".o elemento: ");
      vetor_a[i] = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    }
    
    // vamos construir o vetor B
    for(int i = 0; i < vetor_a.length; i++){
      // o índice atual é par?
      if(i % 2 == 0){
        vetor_b[i] = vetor_a[i] * 3;
      }
      else{
        vetor_b[i] = vetor_a[i] * 2;
      }
    }
      
    // vamos mostrar os elementos do vetor A
    System.out.println("\nElementos do vetor A:\n");
    for(int i = 0; i < vetor_a.length; i++){
      System.out.print(vetor_a[i] + ",  ");
    }
    
    // vamos mostrar os elementos do vetor B
    System.out.println("\n\nElementos do vetor B:\n");
    for(int i = 0; i < vetor_b.length; i++){
      System.out.print(vetor_b[i] + ",  ");
    }
    System.out.println();
  }
}



LISP ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como calcular MDC em Lisp usando a função GCD

Quantidade de visualizações: 854 vezes
Atualmente a definição de Máximo Divisor Comum (MDC) pode ser assim formalizada:

Sejam a, b e c números inteiros não nulos, dizemos que c é um divisor comum de a e b se c divide a (escrevemos c|a) e c divide b (c|b). Chamaremos D(a,b) o conjunto de todos os divisores comum de a e b.

Podemos calcular o Máximo Divisor Comum na linguagem Common Lisp usando a função GCD. Esta função aceita um número ilimitado de valores inteiros e retorna seu Máximo Divisor Comum.

Veja um trecho de código Common Lisp no qual pedimos para o usuário informar dois números inteiros e, em seguida, fazemos uso da função GCD para retornar o MDC:

; variáveis que vamos usar no programa
(let ((num1)(num2)(mdc))
  ; Vamos ler o primeiro número
  (princ "Informe o primeiro número: ")
  ; talvez o seu compilador não precise disso
  (force-output)
  ; atribui o valor lido à variável num1
  (setq num1 (read))
  
  ; Vamos ler o segundo número
  (princ "Informe o segundo número: ")
  ; talvez o seu compilador não precise disso
  (force-output)
  ; atribui o valor lido à variável num2
  (setq num2 (read))
  
  ; Vamos obter o MDC dos dois números informados
  (setq mdc (gcd num1 num2))
  
  ; E mostramos o resultado
  (format t "O Máximo Divisor Comum é: ~D" mdc)
)

Ao executarmos este código Common Lisp nós teremos o seguinte resultado:

Informe o primeiro número: 9
Informe o segundo número: 12
O Máximo Divisor Comum é: 3


Ruby ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como inverter uma string em Ruby usando as funções reverse e reverse!

Quantidade de visualizações: 10030 vezes
Esta dica mostra como podemos inverter uma string em Ruby, ou seja, reverter a ordem de seus caracteres. Para isso nós temos dois métodos: reverse e reverse!. O método reverse retorna uma nova string enquanto reverse! reverte o conteúdo da string original. Veja o trecho de código:

# declara e inicializa uma variável string
frase = "Osmar J. Silva"

# inverte a string sem afetar o original
invertida = frase.reverse

# exibe o resultado
puts "Original: " + frase
puts "Invertida: " + invertida

# inverte afetando o original
frase.reverse!

# exibe o resultado
puts "Original: " + frase

Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado:

Original: Osmar J. Silva
Invertida: avliS .J ramsO
Original: avliS .J ramsO

Carregar Publicações Anteriores


Nossas 20 dicas & truques de programação mais populares

Você também poderá gostar das dicas e truques de programação abaixo

Nossas 20 dicas & truques de programação mais recentes

Últimos Projetos e Códigos Fonte Liberados Para Apoiadores do Site

Últimos Exercícios Resolvidos

E-Books em PDF

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 22 usuários muito felizes estudando em nosso site.