Portugol ::: Dicas & Truques ::: Cadeias e Caracteres |
Como converter uma palavra, frase ou texto para letras maiúsculas usando a função caixa_alta() da biblioteca Texto do PortugolQuantidade de visualizações: 162 vezes |
Em algumas situações nós precisamos converter uma letra, palavra, frase ou texto em letras maiúsculas. Na linguagem Portugol isso pode ser feito usando-se a função caixa_alta() da biblioteca Texto. Veja um código Portugol completo no qual pedimos para o usuário informar o seu nome e mostramos o resultado convertido para letras maiúsculas: programa { // vamos incluir a biblioteca Texto inclua biblioteca Texto --> texto funcao inicio() { // vamos declarar uma variável para guardar o nome de uma pessoa cadeia nome, nome_maiusculo // vamos pedir para o usuário informar o seu nome escreva("Informe o seu nome: ") leia(nome) // vamos converter o nome para letras maiúsculas nome_maiusculo = texto.caixa_alta(nome) // vamos mostrar o resultado escreva("O seu nome em letras maiúsculas é: " + nome_maiusculo) } } Ao executar este código Portugol nós teremos o seguinte resultado: Informe o seu nome: Marcelo de Souza Gomes O seu nome em letras maiúsculas é: MARCELO DE SOUZA GOMES |
Java ::: Dicas & Truques ::: Ordenação e Pesquisa (Busca) |
Como implementar a ordenação Quicksort em Java - Apostila de Java para iniciantesQuantidade de visualizações: 424 vezes |
A ordenação Quicksort é um dos algorítmos de ordenação mais encontrados em aplicações reais de programação. No Delphi esta ordenação é encontrada no objeto TList. No Java podemos encontrá-lo no método Arrays.sort(). Na linguagem C a ordenação Quicksort é implementada na função qsort() da biblioteca padrão. O algoritmo de ordenação Quicksort é do tipo dividir para conquistar (divide-and-conquer principle). Neste tipo de algoritmo o problema é dividido em sub-problemas e a solução é concatenada quando as chamadas recursivas atingirem o caso base. O vetor (ou array) a ser ordenado é dividido em duas sub-listas por um elemento chamado pivô, resultando em uma lista com elementos menores que o pivô e outra lista com os elementos maiores que o pivô. Esse processo é repetido para cada chamada recursiva. Sim, a ordenação Quicksort faz uso extensivo de recursividade, razão pela qual devemos ter muito cuidado para não estourar a pilha do sistema. Existem muitos estudos sobre o pivô ideal para a ordenação Quicksort. Nessa dica adotarei o último elemento do array ou sub-array como pivô. Em vetores não ordenados essa estratégia, em geral, resulta em uma boa escolha. Vamos ao código Java então? Veja um programa Java completo demonstrando o uso da ordenação Quicksort para um array de 10 elementos inteiros: package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // vamos declarar um array de 10 elementos int valores[] = new int[10]; // para ler a entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos pedir ao usuário para informar os valores para o vetor for(int i = 0; i < valores.length; i++){ System.out.print("Informe o valor do elemento " + i + ": "); valores[i] = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); } // vamos mostrar o array informado System.out.println("\nO array informado foi:\n"); for(int i = 0; i < valores.length; i++){ System.out.print(valores[i] + " "); } // vamos ordenar o vetor usando a ordenação Quicksort quickSort(valores, 0, valores.length - 1); System.out.println("\n\nO array ordenado é:\n"); for(int i = 0; i < valores.length; i++){ System.out.print(valores[i] + " "); } System.out.println("\n\n"); } // função de implementação da ordenação Quicksort public static void quickSort(int vetor[], int inicio, int fim) { // o início é menor que o fim? if (inicio < fim) { // vamos obter o novo índice da partição int indiceParticao = particionar(vetor, inicio, fim); // efetuamos novas chamadas recursivas quickSort(vetor, inicio, indiceParticao - 1); quickSort(vetor, indiceParticao + 1, fim); } } // função que retorna o índice de partição private static int particionar(int vetor[], int inicio, int fim) { // para guardar o pivô int pivot = vetor[fim]; int i = (inicio - 1); for (int j = inicio; j < fim; j++) { if (vetor[j] <= pivot) { i++; // fazemos a troca int temp = vetor[i]; vetor[i] = vetor[j]; vetor[j] = temp; } } // efetua a troca int temp = vetor[i + 1]; vetor[i + 1] = vetor[fim]; vetor[fim] = temp; return i + 1; } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Informe o valor do elemento 0: 7 Informe o valor do elemento 1: 2 Informe o valor do elemento 2: 43 Informe o valor do elemento 3: 1 Informe o valor do elemento 4: 9 Informe o valor do elemento 5: 6 Informe o valor do elemento 6: 22 Informe o valor do elemento 7: 3 Informe o valor do elemento 8: 37 Informe o valor do elemento 9: 5 O array informado foi: 7 2 43 1 9 6 22 3 37 5 O array ordenado é: 1 2 3 5 6 7 9 22 37 43 |
Java ::: Coleções (Collections) ::: ArrayList |
Como percorrer os elementos de uma ArrayList do Java usando um IteratorQuantidade de visualizações: 22065 vezes |
Nesta dica mostrarei como é possível usar um iterador Iterator. Um Iterator, do pacote java.util, é um objeto que pode ser usado para percorrer os itens de uma coleção, tais como ArrayList e HashSet. Veja um exemplo no qual temos uma ArrayList genérica de strings. Depois de adicionar três nomes na ArrayList nós usamos um Iterator para percorrer a lista e mostrar os elementos de forma individual: package estudos_java; import java.util.*; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // cria uma ArrayList que conterá strings ArrayList<String> pessoas = new ArrayList<>(); // adiciona itens na lista pessoas.add("Alberto"); pessoas.add("Victor"); pessoas.add("João"); // exibe os itens da lista usando um Iterator for(Iterator<String> it = pessoas.iterator(); it.hasNext();){ System.out.println(it.next()); } System.exit(0); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Alberto Victor João |
Java ::: Classes e Componentes ::: JList |
Java Swing - Como obter o valor selecionado em um JList usando o método getSelectedValue()Quantidade de visualizações: 13206 vezes |
Nesta dica eu mostro como chamar o método getSelectedValue() de um controle JList para obter o valor do item selecionado na mesma. No exemplo nós exibimos o item selecionado em uma mensagem JOptionPane ao clicarmos em um botão JButton. Veja o código completo para o exemplo: package arquivodecodigos; import java.awt.*; import java.awt.event.*; import javax.swing.*; public class Estudos extends JFrame{ JList lista; public Estudos() { super("A classe JList"); Container c = getContentPane(); c.setLayout(new FlowLayout(FlowLayout.LEFT)); // Cria os itens da lista String nomes[] = {"Carlos", "Marcelo", "Fabiana", "Carolina", "Osmar"}; // Cria a JList lista = new JList(nomes); // Define a seleção única para a lista lista.setSelectionMode(ListSelectionModel.SINGLE_SELECTION); // Um botão que permite obter o valor do item selecionado JButton btn = new JButton("Obter valor selecionado"); btn.addActionListener( new ActionListener(){ public void actionPerformed(ActionEvent e){ String valor = (String)(lista.getSelectedValue()); JOptionPane.showMessageDialog(null, "O valor selecionado é: " + valor); } } ); // Adiciona a lista à janela c.add(new JScrollPane(lista)); // Adiciona o botão à janela c.add(btn); setSize(350, 250); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } Ao executar esta aplicação Java Swing nós teremos o seguinte resultado: ![]() |
C# ::: Namespace System.Drawing ::: Image |
Gráficos C# Windows Forms - Como usar a classe Image em suas aplicações C#Quantidade de visualizações: 6476 vezes |
A classe Image, do namespace System.Drawing (no assemply System.Drawing.dll) é uma classe abstrata de base que fornece funcionalidades para as classes derivadas Bitmap e Metafile (que são classes concretas e sealed, ou seja, não podem ter suas funcionalidades herdadas por outras classes). Por ser uma classe abstrata, não podemos criar novas instâncias de Image (usando new()). Em vez disso nós a usamos apenas para chamar seus métodos estáticos ou como referência para as classes derivadas. Veja um trecho de código no qual carregamos um bitmap e o exibimos em um PictureBox: private void button2_Click_1(object sender, EventArgs e){ try{ // vamos carregar o bitmap a partir de um diretório Image imagem = new Bitmap(@"C:\estudos_csharp_wf\logo.bmp", true); // vamos exibir a imagem no PictureBox pictureBox1.Image = imagem; } catch(ArgumentException ae){ MessageBox.Show("Houve um erro ao carregar a imagem: " + ae.Message.ToString()); } } Veja que declaramos uma Image e a usamos como referência a um Bitmap. É claro que podemos perfeitamente trocar a linha: Image imagem = new Bitmap(@"C:\estudos_csharp_wf\logo.bmp", true); por: Bitmap imagem = new Bitmap(@"C:\estudos_csharp_wf\logo.bmp", true); O código compila normalmente, mas aí perdemos todo o poder que o polimorfismo nos entrega. Sempre que possível, devemos programar em cima das interfaces, superclasses e classes abstratas. Além dos métodos estáticos, a classe Image fornece várias propriedades. Veja uma modificação do exemplo anterior no qual obtemos a largura e a altura da imagem que foi carregada: private void button2_Click_1(object sender, EventArgs e){ try{ // vamos carregar o bitmap a partir de um diretório Image imagem = new Bitmap(@"C:\estudos_csharp_wf\logo.bmp", true); // vamos exibir a imagem no PictureBox pictureBox1.Image = imagem; // vamos exibir a largura e altura da imagem MessageBox.Show("A imagem carregada possui a largura de " + imagem.Width + " pixels e altura de " + imagem.Height + " pixels."); } catch(ArgumentException ae){ MessageBox.Show("Houve um erro ao carregar a imagem: " + ae.Message.ToString()); } } Depois de carregada a imagem você verá uma mensagem parecida com: A imagem carregada possui a largura de 80 pixels e altura de 50 pixels. |
JavaScript ::: ECMAScript 5 - JavaScript 5 - ES5 - ECMAScript 2009 ::: Passos Iniciais |
Como usar a diretiva "use strict" do ECMAScript 5 em seus códigos JavaScriptQuantidade de visualizações: 1122 vezes |
À medida que a linguagem JavaScript foi ganhando popularidade, as pessoas responsáveis por sua manutenção perceberam a necessidade de torná-la um pouco mais restritiva em relação a erros de programação que até então não eram vistos pelos navegadores como erros. Vamos ver um exemplo? Considere o código JavaScript a seguir:<html> <head> <title>Estudos PHP</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> total_cliente = 100; document.writeln("Total: " + total_cliente); </script> </body> </html> Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: Total: 100 Note que, embora o código tenha funcionado como esperado, nós não usamos a palavra-chave "var" (ou "let" ou "const") na declaração da variável total_cliente. Quando não fazemos isso, o interpretador realiza esta tarefa por conta própria, declarando e colocando a variável como global. Até aqui nenhum problema. A questão surge quando queremos que esta variável seja usada localmente, ou ainda, quando queremos indicar, para quem estiver lendo o nosso código, o ponto exato onde uma determinada variável foi declarada. A partir do ECMAScript 5 (JavaScript 5 - ES5 - ECMAScript 2009) nós podemos usar o modo "use strict" para exibir erros sempre que uma variável não declarada (com "var", "let" ou "const" sofra atribuição ou leitura. Dessa forma nossos códigos serão mais seguros, pois o interpretador não mais colocará variáveis no escopo global sem nosso consentimento explícito. Veja agora o mesmo trecho de código anterior, dessa vez usando "use strict": <html> <head> <title>Estudos PHP</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> "use strict" total_cliente = 100; document.writeln("Total: " + total_cliente); </script> </body> </html> Agora o código não mais executa, e temos a seguinte mensagem de erro no console do Google Chrome ou Firefox: Uncaught ReferenceError: total_cliente is not defined at index.html:10 Neste exemplo eu usei "use strict" de forma a refletir em todos os códigos JavaScript a partir daquele ponto. No entanto, é possível colocar essa diretiva em locais expecíficos, tais como dentro do corpo de uma função. |
C# ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como retornar a quantidade de dimensões de uma matriz em C# usando a propriedade RankQuantidade de visualizações: 8186 vezes |
A propriedade Rank de um array do C# pode ser usada para obtermos a quantidade de dimensões de uma matriz (unidimensional, bidimensional, tridimensional, etc). Esta propriedade retorna um inteiro contendo a quantidade de dimensões. Veja o código para o exemplo: using System; namespace Estudos { class Program { static void Main(string[] args) { // cria uma matriz de duas dimensões: quatro linhas // e duas colunas int[,] matriz = new int[4, 2]; // obtém a quantidade de dimensões int dimen = matriz.Rank; Console.WriteLine("Este array possui " + dimen + " dimensões."); Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: Este array possui 2 dimensões. |
Python ::: Matplotlib Python Library (Biblioteca Python Matplotlib) ::: Passos Iniciais |
Plotagem e visualização de dados em Python - Como instalar a biblioteca Matplotlib e testar seu funcionamentoQuantidade de visualizações: 3208 vezes |
A biblioteca Matplotlib, escrita originalmente por John D. Hunter em 2003, é um dos pacotes Python mais populares para a plotagem e visualização de dados. O acesso às funcionalidades da Matplotlib é feito por meio da interface Pylab, que lembra muito o MATLAB, a linguagem de programação proprietária desenvolvida pela MathWorks. Os usuários acostumados com essa ferramenta chegam a afirmar que a biblioteca Matplotlib, combinada com a biblioteca NumPy, pode ser considerada o equivalente open source do MATLAB. Já tenho o Matplotlib disponível na minha instalação do Python? Antes de iniciar qualquer projeto que envolva a biblioteca Matplotlib, é importante verificar se a mesma está disponível em sua instalação do Python. Isso pode ser de várias formas. Mostrarei como obter a lista de módulos usando a opção "list" do pip. Basta abrir uma janela de terminal e disparar o seguinte comando: C:\Users\Osmar>pip list Você terá um resultado parecido com: C:\Users\Osmar>pip list Package Version ----------------- ------- astroid 2.4.2 colorama 0.4.4 isort 5.6.4 joblib 1.0.0 lazy-object-proxy 1.4.3 mccabe 0.6.1 numpy 1.19.4 pandas 1.1.5 Pillow 8.0.1 pip 20.3.3 pylint 2.6.0 python-dateutil 2.8.1 pytz 2020.4 scikit-learn 0.24.0 scipy 1.5.4 setuptools 49.2.1 six 1.15.0 threadpoolctl 2.1.0 toml 0.10.2 wrapt 1.12.1 wxPython 4.1.1 # importamos a bibliteca Matplotlib import matplotlib as mp def main(): # vamos mostrar a versão da biblioteca Matplotlib versao = mp.__version__ print("A versão do Matplotlib é:", versao) if __name__== "__main__": main() Se você tiver o Matplotlib instalado, o resultado desse código será algo como: A versão do Matplotlib é: 3.4.1 Se você não tiver a biblioteca Matplotlib instalada, a seguinte mensagem de erro será exibida: Exception has occurred: ModuleNotFoundError File "c:\estudos_python\estudos.py", line 3, in <module> import matplotlib as mp ModuleNotFoundError: No module named 'matplotlib' Não tenho o Matplotlib ainda. O que faço? Abra uma janela de terminal e dispare o comando abaixo: C:\Users\Osmar>pip install matplotlib Depois de alguns segundos você verá o seguinte resultado: Collecting matplotlib Downloading matplotlib-3.4.1-cp39-cp39-win_amd64.whl (7.1 MB) |-| 7.1 MB 3.3 MB/s Requirement already satisfied: pillow>=6.2.0 in c:\python_3_9_1\lib\site-packages (from matplotlib) (8.0.1) Requirement already satisfied: python-dateutil>=2.7 in c:\python_3_9_1\lib\site-packages (from matplotlib) (2.8.1) Requirement already satisfied: numpy>=1.16 in c:\python_3_9_1\lib\site-packages (from matplotlib) (1.19.4) Collecting cycler>=0.10 Downloading cycler-0.10.0-py2.py3-none-any.whl (6.5 kB) Requirement already satisfied: six in c:\users\osmar\appdata\roaming\python\python39\site-packages (from cycler>=0.10->matplotlib) (1.15.0) Collecting kiwisolver>=1.0.1 Downloading kiwisolver-1.3.1-cp39-cp39-win_amd64.whl (51 kB) |-| 51 kB 3.8 MB/s Collecting pyparsing>=2.2.1 Downloading pyparsing-2.4.7-py2.py3-none-any.whl (67 kB) |-| 67 kB 1.7 MB/s Installing collected packages: pyparsing, kiwisolver, cycler, matplotlib Successfully installed cycler-0.10.0 kiwisolver-1.3.1 matplotlib-3.4.1 pyparsing-2.4.7 Obteve resultado parecido? Pronto! Você já pode começar a usar a biblioteca Matplotlib em seus aplicações Python. |
Portugol ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como resolver uma equação do segundo grau em Portugol - Como calcular Bhaskara em PortugolQuantidade de visualizações: 2624 vezes |
Como resolver uma equação do 2º grau usando Portugol Nesta dica mostrarei como encontrar as raízes de uma equação quadrática, ou seja, uma equação do 2º usando um algoritmo escrito na ferramenta Portugol Studio, uma das preferidas para o aprendizado de algoritmos e lógica de programação. Definimos como equação do 2º grau ou equações quadráticas qualquer equação do tipo ax² + bx + c = 0 em que a, b e c são números reais e a ≠ 0. Ela recebe esse nome porque, no primeiro membro da igualdade, há um polinômio de grau dois com uma única incógnita. Note que, dos coeficientes a, b e c, somente o a é diferente de zero, pois, caso ele fosse igual a zero, o termo ax² seria igual a zero, logo a equação se tornaria uma equação do primeiro grau: bx + c = 0. Independentemente da ordem da equação, o coeficiente a sempre acompanha o termo x², o coeficiente b sempre acompanha o termo x, e o coeficiente c é sempre o termo independente. Como resolver uma equação do 2º grau Conhecemos como soluções ou raízes da equação ax² + bx + c = 0 os valores de x que fazem com que essa equação seja verdadeira. Uma equação do 2º grau pode ter no máximo dois números reais que sejam raízes dela. Para resolver equações do 2º grau completas, existem dois métodos mais comuns: a) Fórmula de Bhaskara; b) Soma e produto. O primeiro método é bastante mecânico, o que faz com que muitos o prefiram. Já para utilizar o segundo, é necessário o conhecimento de múltiplos e divisores. Além disso, quando as soluções da equação são números quebrados, soma e produto não é uma alternativa boa. Como resolver uma equação do 2º grau usando Bhaskara Como nosso algoritmo Portugol vai resolver a equação quadrática usando a Fórmula de Bhaskara, o primeiro passo é encontrar o determinante. Veja: \[\Delta =b^2-4ac\] Nem sempre a equação possui solução real. O valor do determinante é que nos indica isso, existindo três possibilidades: a) Se determinante > 0, então a equação possui duas soluções reais. b) Se determinante = 0, então a equação possui uma única solução real. c) Se determinante < 0, então a equação não possui solução real. Encontrado o determinante, só precisamos substituir os valores, incluindo o determinante, na Fórmula de Bhaskara: \[x = \dfrac{- b\pm\sqrt{b^2- 4ac}}{2a}\] Vamos agora ao código Portugol (escrevi e testei no Portugol Webstudio). Nossa aplicação vai pedir para o usuário informar os valores dos três coeficientes a, b e c e, em seguida, vai apresentar as raizes da equação: // "Como resolver uma equação do 2º grau usando Portugol programa { // inclui a biblioteca Matematica inclua biblioteca Matematica --> mat // função principal do programa funcao inicio() { // variáveis usadas na resolução do problema // os coeficientes real a, b, c // as duas raizes, a imaginaria e o discriminante real raiz1, raiz2, imaginaria, discriminante // vamos pedir para o usuário informar os valores dos coeficientes escreva("Valor do coeficiente a: ") leia(a) escreva("Valor do coeficiente b: ") leia(b) escreva("Valor do coeficiente c: ") leia(c) // vamos calcular o discriminante discriminante = (b * b) - (4 * a * c) // a equação possui duas soluções reais? se (discriminante > 0) { raiz1 = ((b * -1) + mat.raiz(discriminante, 2.0)) / (2 * a) raiz2 = ((b * -1) - mat.raiz(discriminante, 2.0)) / (2 * a) escreva("Duas raizes: x1 = ", raiz1, " e x2 = ", raiz2) } // a equação possui uma única solução real? senao se (discriminante == 0){ raiz1 = (b * -1) / (2 * a) raiz2 = (b * -1) / (2 * a) escreva("Duas raizes iguais: x1 = ", raiz1, " e x2 = ", raiz2) } // a equação não possui solução real? senao{ raiz1 = (b * -1) / (2 * a) raiz2 = (b * -1) / (2 * a) imaginaria = mat.raiz((discriminante * -1), 2.0) / (2 * a) escreva("Existem duas raízes complexas: ") escreva("x1 = ", raiz1, " + " ,imaginaria, " e x2 = ", raiz2, " - ", imaginaria) } } } Ao executar este código Portugol nós teremos o seguinte resultado: Valor do coeficiente a: 1 Valor do coeficiente b: 2 Valor do coeficiente c: -3 Existem duas raizes: x1 = 1.0 e x2 = -3.0 |
VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: VisuAlg Básico |
Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Uma loja está concedendo desconto de 20% para clientes do sexo feminino com idade entre 18 e 35 anos (ambas incluídas)Quantidade de visualizações: 443 vezes |
Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Uma loja está concedendo desconto de 20% para clientes do sexo feminino com idade entre 18 e 35 anos (ambas incluídas) Pergunta/Tarefa: Uma loja está concedendo desconto de 20% para clientes do sexo feminino com idade entre 18 e 35 anos (ambas incluídas). Para os demais clientes o desconto é 5% apenas. Leia o valor do produto, o nome, sexo e a idade do cliente e aplique o desconto correspondente. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o valor do produto: 520 Informe o nome do cliente: FABRICIA DE CASTRO Informe a idade: 23 Informe o sexo: F FABRICIA DE CASTRO, você ganhou o desconto de 20% Valor a pagar: 416.0 Informe o valor do produto: 830 Informe o nome do cliente: OSMAR SLVA Informe a idade: 38 Informe o sexo: M OSMAR SLVA, você ganhou apenas o desconto de 5% Valor a pagar: 788.5 Veja a resolução deste exercício em VisuAlg: algoritmo "Ler o valor do produto, o valor do produto, o sexo..." var valor: real nome, sexo: caractere idade: inteiro inicio // vamos ler o valor do produto escreva("Informe o valor do produto: ") leia(valor) // agora vamos ler o nome do cliente escreva("Informe o nome do cliente: ") leia(nome) // agora vamos ler a idade escreva("Informe a idade: ") leia(idade) // e finalmente vamos ler o sexo do cliente escreva("Informe o sexo: ") leia(sexo) // vamos verificar se o cliente faz jus ao desconto // de 20% se ((idade >= 18) e (idade <= 35) e (sexo = "F")) entao valor <- valor - (valor * (20 / 100)) escreval(nome, ", você ganhou o desconto de 20%") escreval("Valor a pagar: ", valor) senao valor <- valor - (valor * (5 / 100)) escreval(nome, ", você ganhou apenas o desconto de 5%") escreval("Valor a pagar: ", valor) fimse fimalgoritmo |
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