Java ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas

Como converter radianos em graus na linguagem Java

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Todas os métodos e funções trigonométricas em Java recebem seus argumentos em radianos, em vez de graus. Um exemplo disso é a função sin() da classe Math. Esta função recebe o ângulo em radianos e retorna o seu seno.

No entanto, há momentos nos quais precisamos retornar alguns valores como graus. Para isso é importante sabermos fazer a conversão de radianos para graus. Veja a fórmula abaixo:

\[Graus = Radianos \times \frac{180}{\pi}\]

Agora veja como esta fórmula pode ser escrita em código Java:

package arquivodecodigos;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    double radianos = 1.5;
    double graus = radianos * (180 / Math.PI);
 
    System.out.println(radianos + " radianos convertidos para " +
      "graus é " + graus);

    System.exit(0);
  }
}

Ao executarmos este código Java nós teremos o seguinte resultado:

1.5 radianos convertidos para graus é 85.94366926962348

Para fins de memorização, 1 radiano equivale a 57,2957795 graus.


Java ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos

Como usar classes abstratas em Java - Programação Orientada a Objetos - Java POO

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Classes abstratas (abstract classes) não diferem muito das classes que normalmente criamos, ou seja, elas também podem possuir propriedades e métodos. Porém, não é possível criar instâncias de uma classe abstrata usando o operador new. Veja:

abstract class Pessoa{
  public String nome;
  public int idade;
}

public class Estudos{ 
  public static void main(String args[]){ 
    // cria um objeto da classe Pessoa
    Pessoa p = new Pessoa();
  } 
}

Ao tentarmos compilar este exemplo teremos a seguinte mensagem:

Estudos.java:9: Pessoa is abstract; cannot be 
instantiated
    Pessoa p = new Pessoa();
               ^
1 error


Classes abstratas geralmente contém métodos abstratos (ainda que métodos não abstratos sejam também permitidos). Um método abstrato é um método que possui apenas a assinatura. Não há implementação. Esta implementação deverá ser fornecida pela subclasse ou classe derivada. Uma classe que contém métodos abstratos deverá, obrigatoriamente, ser declarada abstrata. Veja um exemplo de um método abstrato:

public abstract class Pessoa{ 
  public abstract String getNome();
}

Se a classe não fosse declarada com o modificador abstract, teríamos a seguinte mensagem de erro de compilação:

Pessoa.java:1: Pessoa is not abstract and does 
not override abstract method getNome() in 
Pessoa
public class Pessoa{
       ^
1 error


Classes abstratas são um dos tópicos mais complicados da linguagem Java e uma dor de cabeça enorme para aqueles que estão estudando para a certificação Java. Mostramos abaixo algumas dicas resultantes de nossas pesquisas sobre o assunto.

1)Uma classe não abstrata não pode conter métodos abstratos. Se uma classe concreta (não abstrata) herda de uma classe abstrata e não implementa todos os métodos abstratos, a classe derivada deve ser declarada abstract. Além disso, métodos abstratos não podem ser marcados como static. Insistir nisso pode gerar a seguinte mensagem de erro de compilação:

Pessoa.java:2: illegal combination of 
modifiers: abstract and static
  public static abstract String getNome();
                                ^


2) Embora uma classe abstrata não possa ser instanciada usando o operador new, ela pode conter construtores. Tais construtores serão invocados nos construtores das classes derivadas.

3) Uma subclasse pode ser abstrata até mesmo se sua superclasse for concreta. E isso é fácil de notar, uma vez que todas as classes Java herdam de Object, que é concreta.

4) Uma classe derivada pode sobrescrever um método de sua superclasse e declará-lo abstract. Isso faz sentido quando a classe derivada for abstract e quiser tornar o método herdado inválido.

5) Embora uma classe abstrata não possa ser instanciada usando o operador new, ela pode ser usada como um tipo de dados. Esta técnica é útil quando parte do time de desenvolvedores precisa adiantar códigos que dependem de classes que ainda não foram implementadas (e, portanto, herdarão das classes abstratas usadas como tipos de dados) por outra parte do mesmo time.


C# ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle

Como usar if e if..else em C# - A estrutura condicional if do C#

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A instrução condicional if (se) é usada quando queremos testar uma condição e, baseado nesta, executar alguma ação. Veja:

static void Main(string[] args){
  int valor = 20;

  // testa se o valor é maior que 10
  if(valor > 10){
    Console.WriteLine("O valor é maior que 10");
  }

  Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
  Console.ReadKey();
}

Execute o código e veja que o texto "O valor é maior que 10" é exibido somente se o valor da variável valor for maior que 10. Note que neste teste temos somente uma instrução. Neste caso as chaves { e } podem ser omitidas:

if(valor > 10)
  Console.WriteLine("O valor é maior que 10");

No entanto, quando duas ou mais instrução forem executadas, as chaves { e } são obrigatórias. Note também que o resultado do teste de uma instrução condicional if deve ser sempre true ou false.

A instrução if..else (se..ou então) é útil quando queremos executar uma ação se uma condição for satisfeita e outra ação caso contrário. Veja:

static void Main(string[] args){
  int valor = 5;

  // testa se o valor é maior que 10
  if(valor > 10){
    Console.WriteLine("O valor é maior que 10");
  }
  else{
    Console.WriteLine("O valor é menor ou igual a 10");
  }

  Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
  Console.ReadKey();
}

Há ainda os casos em que temos que testar várias condições. Observe:

static void Main(string[] args){
  int valor = 8;

  // testa se o valor é maior que 10
  if(valor > 10){
    Console.WriteLine("O valor é maior que 10");
  }
  // testa se o valor é menor que 10
  else if(valor < 10){
    Console.WriteLine("O valor é menor que 10");
  }
  // o valor é igual a 10
  else{
    Console.WriteLine("O valor é igual a 10");
  }

  Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
  Console.ReadKey();
}



Python ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas

Como converter graus em radianos em Python - Trigonometria em Python

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Quando estamos trabalhando com trigonometria na linguagem Python, é importante ficarmos atentos ao fato de que todos os métodos e funções trigonométricas em Python recebem seus argumentos em radianos, em vez de graus.

Nesta dica veremos como converter graus em radianos (sem a chatice de ficar relembrando regra de três). Veja a fórmula abaixo:

\[Radianos = Graus \times \frac{\pi}{180}\]

Agora veja como esta fórmula pode ser escrita em código Python:

import math

# função principal do programa
def main():
  # valor em graus
  graus = 30
  # obtém o valor em radianos
  radianos = graus * (math.pi / 180)
  # mostra o resultado
  print(graus, "graus convertidos para",
    "radianos é", radianos)
 
if __name__== "__main__":
  main()

Ao executarmos este código Python nós teremos o seguinte resultado:

30 graus convertidos para radianos é 0.5235987755982988

Por fim, saiba que a linguagem Python nos oferece o método math.radians() que nos permite converter ângulos em graus para radianos. Meu propósito nesta dica foi mostrar a você como o cálculo de conversão pode ser escrito em Python. Em outras dicas dessa seção abordaremos o método math.radians().


C++ ::: Win32 API (Windows API) ::: Arquivos e Diretórios

Como obter o diretório atual usando a função GetCurrentDirectory() da API do Windows - C++ e WinAPI

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Nesta dica mostrarei como chamar, a partir de um programa C++, a função GetCurrentDirectory() da API do Windows com o propósito de obter o diretório atual, ou seja, o diretório de trabalho da nossa aplicação. Esta função é declarada no header winbase.h (que vem junto quando fazemos include do header windows.h).

Veja o exemplo completo:

#include <cstdlib>
#include <iostream>
#include <windows.h>
 
using namespace std;
 
int main(int argc, char *argv[])
{
  // buffer que receberá o nome do diretório
  TCHAR szDirAtual[MAX_PATH];
 
  // chama a função GetCurrentDirectory
  GetCurrentDirectory(MAX_PATH, szDirAtual);
 
  // Exibe o resultado
  cout << "O diretório atual é " << szDirAtual << "\n\n";
 
  system("PAUSE");
  return EXIT_SUCCESS;
}

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

O diretório atual é C:\estudos_c++


Delphi ::: VCL - Visual Component Library ::: TEdit

Como obter a quantidade de caracteres em um TEdit do Delphi usando a função GetTextLen()

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Em algumas ocasiões nós precisamos descobrir a quantidade de caracteres contidos em uma caixa de texto do tipo TEdit. Para isso podemos usar o método GetTextLen(), definido originalmente na classe TControl. Esta função retorna um valor inteiro contendo o tamanho do texto da caixa de texto.

Veja um exemplo do uso do método GetTextLen() no trecho de código a seguir:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  tamanho: Integer;
begin
  // vamos obter a quantidade de caracteres no TEdit
  tamanho := Edit1.GetTextLen();

  // vamos mostrar o resultado
  ShowMessage('O Edit contém ' + IntToStr(tamanho) + ' caracteres.');
end;

Ao executar este exemplo você terá um resultado parecido com:

O Edit contém 5 caracteres.


Java ::: Dicas & Truques ::: Formatação de datas, strings e números

Como usar o método format() da classe NumberFormat do Java para formatar um valor float ou double de acordo com as configurações regionais - Revisado

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Nesta dica mostrarei como usar o método format() da classe NumberFormat da linguagem Java. Esta classe está no pacote java.text e é usada para a formatação e análise de valores numéricos.

Note como usei o método getInstance() sem argumentos. Isso nos permite retornar uma instância de NumberFormat de acordo com as configurações regionais da máquina na qual o código está sendo executado.

Veja o código completo:

package arquivodecodigos;

import java.text.NumberFormat;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // vamos double a ser formatado
    double valor = 1234567.89;
    
    // vamos obter uma instância de acordo com as configurações
    // regionais
    NumberFormat nf = NumberFormat.getInstance();
    // e agora usamos o método format() para formatar
    String numFormatado = nf.format(valor);
    
    // exibimos o valor original
    System.out.println("Sem formatação: " + valor);
    // com formatação
    System.out.println("Com formatação: " + numFormatado); 
  }
}

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

Sem formatação: 1234567.89
Com formatação: 1.234.567,89

Esta dica foi revisada e testada no Java 8.


Delphi ::: Data Controls (Controles de Dados) ::: TDBGrid

Como aplicar cores alternadas às colunas de um TDBGrid do Delphi (efeito zebrinha)

Quantidade de visualizações: 9662 vezes
Em algumas situações gostaríamos de aplicar o efeito zebrinha, ou seja, aplicar cores alternadas às colunas de um controle TDBGrid. Esta técnica é muito útil quando temos grids com várias colunas e queremos facilitar a visualização dos dados por parte dos usuários.

A forma mais comum de se aplicar cores alternadas às colunas do DBGrid é por meio do evento OnDrawColumnCell. Veja o trecho de código abaixo:

procedure TForm3.DBGrid1DrawColumnCell(Sender: TObject; const Rect: TRect;
  DataCol: Integer; Column: TColumn; State: TGridDrawState);
var
  grid: TDBGrid;
begin
  // obtém um referência ao DBGrid
  grid := sender as TDBGrid;

  // o número da coluna é par?
  if Odd(DataCol) then
    grid.Canvas.Brush.Color := clWhite
  else
    grid.Canvas.Brush.Color := clYellow;

  // vamos terminar de colorir a célula
  grid.DefaultDrawColumnCell(Rect, DataCol, Column, State);
end;

Execute este código e verá que a primeira coluna é pintada de branco, a segunda de amarelo, a terceira de branco e assim por diante. Note que neste código eu não tratei a seleção de células, na qual a cor do texto se iguala ao branco do fundo da célula. Veja mais dicas nesta seção para saber como realizar esta tarefa você mesmo.

Fique atento ao fato de que este código aplica as cores alternadas às colunas mesmo se estas forem colunas persistentes com cores já definidas por meio do Object Inspector.

Esta dica foi escrita e testada no Delphi 2009.


Java ::: Pacote java.lang ::: Integer

Java Básico - Como usar a constante SIZE da classe Integer para obter a quantidade de bits necessária para armazenar um int

Quantidade de visualizações: 6818 vezes
Em algumas situações gostaríamos de obter a quantidade de bits necessária para armazenar um valor do tipo int (inteiro). Para isso podemos usar a constante SIZE da classe Integer (uma classe wrapper que encapsula o valor primitivo int). Veja como isso pode ser feito:

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // vamos obter a quantidade de bits necessária para representar um int
    int quantBits = Integer.SIZE;
    
    // o resultado
    System.out.println("Um int ocupa " + quantBits + " bits, ou seja, " +
       (quantBits / 8) + " bytes");    
  }
}

Ao executarmos este código o resultado será:

Um int ocupa 32 bits, ou seja, 4 bytes.


C ::: C para Engenharia ::: Física - Mecânica

Como calcular a altura da queda livre de um corpo dado o tempo de queda e a aceleração da gravidade usando a linguagem C

Quantidade de visualizações: 1842 vezes
A Queda livre é um movimento unidimensional e uniformemente acelerado. Tal movimento ocorre quando algum corpo é solto do repouso a partir de certa altura. Uma vez que a aceleração da gravidade é constante, se desconsiderarmos a ação de forças dissipativas, o tempo de descida nesse movimento será sempre igual.

Na prática, o movimento de queda livre ideal é bastante próximo daquele em que um objeto é solto a uma pequena altura em relação ao chão. No entanto, rigorosamente, esse movimento só acontece quando algum objeto é solto no vácuo. De acordo com as equações do movimento de queda livre, o tempo de queda não depende da massa dos objetos, mas da aceleração da gravidade e da altura em que esse objeto é solto.

A queda livre é um movimento vertical que ocorre com aceleração constante, de modo que a velocidade de queda do corpo aumenta a cada segundo em relação ao centro da Terra, de acordo com a aceleração da gravidade local.

Quando soltos no vácuo, corpos de massas diferentes chegarão no mesmo tempo ao chão. O fato de uma pena não chegar ao chão no mesmo tempo em que uma bola de boliche, quando soltas na superfície da Terra, está associado ao atrito com o ar, que é quase desprezível para objetos pesados e aerodinâmicos, como a bola de boliche.

A altura da queda livre de um objeto, quando temos apenas o tempo (duração da queda), pode ser obtida por meio da seguinte fórmula:

\[ \text{H} = \frac{\text{g} \cdot t^2}{2} \]

Onde:

H ? altura em metros na qual o corpo é abandonado.

g ? aceleração da gravidade (m/s2).

t ? tempo da queda (em segundos).

Em alguns livros de Física esta fórmula é encontrada também na forma:

\[ \text{h} = \frac{1}{2} \text{g} \cdot t^2 \]

Vamos ver um exemplo? Veja o seguinte enunciado:

1) Sabendo que um corpo leva 2s para chegar ao chão após ter sido abandonado a uma altura H em relação ao solo, calcule a altura em que esse corpo foi abandonado, em metros.

Note que o tempo de queda é de 2 segundos. Então, como sabemos que a aceleração da gravidade terrestre é 9.80665, só precisamos jogar na fórmula. Veja o código C completo para o exemplo:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <math.h> 
     
int main(int argc, char *argv[]){
  // gravidade terrestre em m/s2
  float gravidade = 9.80665;
  // tempo da queda
  float segundos = 2; // em segundos
  
  // vamos calcular a altura da queda
  float altura = (gravidade * pow(segundos, 2)) / 2;
  
  // mostramos o resultado
  printf("A altura da queda livre é: %f metros",
    altura);
			  
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado:

A altura da queda livre é: 19.613300 metros.

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