C# ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos

Programação Orientada a Objetos em C# - Como criar uma classe C# e usar new para criar novas instâncias da mesma

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Esta dica mostra a você, rapidamente, como criar uma classe C# e usar a palavra-chave new para instanciar objetos a partir desta classe. Comece analisando o código para a classe Pessoa (Pessoa.cs):

public class Pessoa{ 
  public String nome;
  public int idade;
}

Salve o código como Pessoa.cs. Esta classe possui apenas duas propriedades: nome e idade. Lembre-se que uma classe é composta de propriedades e métodos (funções). Veja agora como criamos um objeto desta classe e acessamos sua propriedade nome:

 
static void Main(string[] args){ 
  // cria um objeto da classe Pessoa
  Pessoa p = new Pessoa();
  p.nome = "Osmar J. Silva";
  Console.WriteLine(p.nome);
} 

Observe o uso da palavra-chave new para reservar memória para o objeto da classe sendo criado na instrução:

 
Pessoa p = new Pessoa();

Observe também o uso do operador "." (ponto). Este operador é usado para acessarmos as propriedades e métodos presentes nos objetos das classes em C#.


JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Tratamento de Erros

Como retornar o rastreio da pilha de um erro de tempo de execução em JavaScript usando a propriedade stack do objeto Error

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A propriedade stack do objeto Error da linguagem JavaScript pode ser usada quando queremos obter mais informações sobre as causas do aparecimento de um erro em tempo de execução. Dessa forma nós conseguimos rastrear o erro até a sua origem.

Veja um trecho de código JavaScript completo demonstrando o seu uso:

<!doctype html>
<html>
<head>
  <title>Estudos JavaScript</title>
</head>
<body>

<script language="javascript">
  // o trecho de código a seguir vai provocar
  // um erro de tempo de execução em JavaScript
  try{
    // y não foi definido
    var x = y;
  }
  catch(e){
    // mostra a pilha de rastreio do erro
    document.write("Rastreio da pilha: " + e.stack);
  } 
</script>
  
</body>
</html>

Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado:

Rastreio da pilha: ReferenceError: y is not defined at http://localhost/estudos/estudos_js.html:13:13


Delphi ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Apostila Delphi para iniciantes - Como acessar os caracteres de uma string individualmente

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Em algumas situações pode ser necessário acessar os caracteres de uma palavra, frase ou texto individualmente. Em Delphi isso pode ser feito usando-se a indexação de matrizes. Tenha em mente, porém, que o índice em Delphi começa em 1 e não 0, como na maioria das linguagens.

Veja um trecho de código no qual acessamos o primeiro caractere de uma string:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  nome: string;
  letra: Char;
begin
  nome := 'Osmar J. Silva';

  // vamos obter a primeira letra
  letra := nome[1];

  // vamos exibir o resultado
  ShowMessage('A primeira letra é: ' + letra);
end;

Veja outro exemplo, no qual usamos um laço for para visitar cada um dos caracteres e exibí-lo:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  nome: string;
  letra: Char;
  i: integer;
begin
  nome := 'Osmar';

  for i := 1 to Length(nome) do
    begin
      letra := nome[i];
      ShowMessage('O ' + IntToStr(i) + 'º caractere é: '
        + letra);
    end;
end;

Assim como acessamos os caracteres individuais de uma string para leitura, podemos fazê-lo também para alterações. Veja um trecho de código no qual trocamos o terceiro caractere de uma string:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  nome: string;
begin
  nome := 'Osmar';

  // vamos alterar o terceiro caractere
  nome[3] := 'K';
  
  ShowMessage(nome);
end;

Para questões de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


Python ::: Dicas & Truques ::: Lista (List)

Curso completo de Python - Como obter a quantidade de itens em uma lista Python

Quantidade de visualizações: 8803 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos usar a função len() da linguagem Python para obtermos a quantidade de itens em um objeto List. Não deixe de ver outros exemplos de List nesta mesma seção.

Veja o código Python completo para o exemplo:

def main():
  # cria uma lista de nomes
  nomes = ['Carlos', 'Ricardo', 'Osmar']
 
  # obtém a quantidade de elementos na lista
  print("A lista contém %d itens" % len(nomes))

if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado:

A lista contém 3 itens


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços de Repetição

Exercício Resolvido de Java - Usando o laço while para pedir ao usuário que tente acertar um número aleatório entre 0 e 10 (incluindo) e mostrar a quantidade de tentativas feitas

Quantidade de visualizações: 2677 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java que gera um número aleatório (randômico) entre 0 e 10 (incluindo estes dois valores) e peça ao usuário para adivinhá-lo. Use um laço while para registrar as tentativas feitas e, a cada tentativa, dê dicas informando se o número gerado é maior ou menor que a tentativa feita. Finalmente mostre a quantidade de tentativas feitas até que o número fosse acertado.

Sua saída deverá ser parecida com a mostrada abaixo:

Informe um número de 0 a 10: 5
Errou! Tente um número menor.
Informe um número de 0 a 10: 2
Parabéns! Você acertou em 2 tentativas.
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Exercicio {
  public static void main(String[] args) {
    // vamos fazer a leitura usando a classe Scanner
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
      
    // declaração das variáveis
    int tentativas = 0, numeroLido;
    boolean acertou = false;
    // vamos gerar um número aleatório entre 0 e 10
    int numero = (int)(Math.random() * 11);
    
    // um laço while que repetirá até que o número seja acertado
    while(!acertou){
      System.out.print("Informe um número de 0 a 10: ");
      numeroLido = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
      tentativas++;
      
      if(numeroLido == numero){ // acertou?
        System.out.println("Parabéns! Você acertou em " + tentativas + " tentativas.");
        acertou = true;
      }
      else if(numeroLido < numero){ // o número informado é menor que o número gerado
        System.out.println("Errou! Tente um número maior.");  
      }
      else{ // o número informado é maior que o número gerado
        System.out.println("Errou! Tente um número menor.");  
      }
    }
  
    System.out.println("\n");
  }
}



C ::: C para Engenharia ::: Física - Mecânica

Como calcular a energia cinética de um corpo dado sua massa e sua velocidade usando a linguagem C

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Energia Cinética é a forma de energia relacionada aos corpos em movimento e é diretamente proporcional ao quadrado da velocidade do corpo. Sendo uma grandeza física escalar, a energia cinética possui como unidade de medida, de acordo com as unidades do SI (Sistema Internacional de Medidas), o joule.

A energia cinética é a capacidade de algum corpo em movimento realizar trabalho, modificando o estado de movimento dos corpos ao seu redor ou deformando-os. Quanto maior é a velocidade e a massa do corpo, maior é a sua capacidade de realizar trabalho quando estiver em movimento. De forma análoga, podemos pensar que um corpo que apresenta uma grande energia cinética necessita de uma grande quantidade de energia para cessar o seu movimento.

A fórmula para obtenção da Energia Cinética de um corpo, quando temos a sua massa e a sua velocidade é:

\[ E_c = \frac{\text{m} \cdot v^2}{\text{2}} \]

Onde:

Ec ? energia cinética (em joule, J).

m ? massa do corpo (em kg).

v ? velocidade do corpo (em m/s).

É comum, também, encontrarmos essa fórmula escrita da seguinte forma:

\[ E_c = \frac{1}{2} \text{m} \cdot v^2 \]

É importante observarmos que, caso um corpo se encontre em repouso, a energia cinética a ele associada é nula, ou seja, zero. Além disso, a energia cinética depende da velocidade desse corpo ao quadrado. Sendo assim, ao duplicarmos a velocidade de um corpo, sua energia cinética aumenta quatro vezes e, ao triplicá-la, a energia cinética desse corpo fica nove vezes maior.

Vamos ver um exemplo agora? Observe o seguinte enunciado:

1) Um ciclista e sua bicicleta possuem uma massa total de 100kg, e uma velocidade de 54km/h. Calcule sua energia cinética.

O exercício já nos dá a massa total em kg, mas precisamos converter km/h em m/s antes de realizar o cálculo da energia cinética. Fique atento(a). Veja o código C completo que efetua este cálculo e exibe a energia cinética resultante:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <math.h> 
     
int main(int argc, char *argv[]){
  // a massa total
  float massa = 100; // em kg
  // velocidade (em m/s)
  float velocidade = 54 / 3.6; // converti de km/h para m/s
  
  // agora calculamos a energia cinética
  float energia_cinetica = (massa * pow(velocidade, 2)) / 2;
  
  // mostramos o resultado
  printf("A energia cinética é: %fJ",
    energia_cinetica);
			  
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado:

A energia cinética é: 11250.000000J


JavaScript ::: DOM (Document Object Model) ::: document Object

Como usar o método getElementById() do objeto document para localizar um elemento HTML baseado em seu id usando JavaScript

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O método getElementById() do objeto document é usado quando queremos localizar e retornar um elemento HTML baseado no valor de sua propriedade id. Veja um exemplo:

<html>
<head>
<title>Estudos JavaScript</title>

<script type="text/javascript">
  function localizarElemento(){
    // vamos localizar o elemento com o id "aviso"
    var elem = document.getElementById("aviso");

    // o elemento foi localizado
    if(elem != null){
      // vamos definir o conteúdo do elemento encontrado    
      elem.innerHTML = "Vejam este texto.";
    }
    else{
      window.alert("O elemento HTML pesquisado não foi encontrado."); 
    }
  }
</script>

</head>
<body>

<button onclick="localizarElemento()">Localizar DIV</button>

<div id="aviso"></div>

</body>
</html>

Execute o exemplo e clique no botão. Você verá que o texto do elemento div com o id "aviso" é definido para "Vejam este texto.". Note que, se o elemento não for encontrado, o retorno do método getElementById() é null na maioria dos browsers.

Há algumas observações interessantes em relação ao método getElementById() do objeto document:

a) Se o valor da propriedade id pertencer a uma coleção, ou seja, se houver mais de um elemento HTML com o mesmo id, o método retornará o primeiro elemento na coleção.

b) No Firefox, Opera, Google Chrome, Safari e Internet Explorer (IE) a partir da versão 8, o método getElementById() é case-sensitive (sensível a maiúsculas e minúsculas) em relação ao valor da propriedade id. Nas versões anteriores do IE isso não acontecia.


Portugol ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Exercícios Resolvidos de Portugol - Faça um algoritmo em Portugol que leia 9 números inteiros, guarde-os em uma matriz 3x3 e mostre os números pares

Quantidade de visualizações: 1079 vezes
Pergunta/Tarefa:

Faça um algoritmo em Portugol que leia 9 números inteiros e guarde-os em uma matriz 3x3. Imprima a matriz no formato tabular, usando a melhor formatação que você conseguir. Em seguida, percorra a matriz novamente e imprima somente os números que são pares, todos na mesma linha e separados por espaço.

Sua saída deverá ser parecida com:

Linha 1 e coluna 1: 8
Linha 1 e coluna 2: 1
Linha 1 e coluna 3: 5
Linha 2 e coluna 1: 3
Linha 2 e coluna 2: 9
Linha 2 e coluna 3: 30
Linha 3 e coluna 1: 7
Linha 3 e coluna 2: 23
Linha 3 e coluna 3: 10

Valores na matriz

    8     1     5 
    3     9    30 
    7    23    10 

Os valores pares são: 8 30 10
Resposta/Solução:

Veja a resolução completa para o exercício em Portugol, comentada linha a linha (fiz a resolução no Portugol Webstudio):

// Um algoritmo que lê uma matriz 3x3
programa {
  funcao inicio() {
    // variáveis usadas na resolução do problema
    inteiro matriz[3][3]
    inteiro i, j

    // vamos pedir para o usuário informar os valores
    // dos elementos da matriz, uma linha de cada vez
    para (inteiro i = 0; i < 3; i++) { 
      para (inteiro j = 0; j < 3; j++) {
        escreva("Linha ", (i + 1), " e coluna ", (j + 1), ": ")
        leia(matriz[i][j])
      }
    }

    // vamos mostrar a matriz da forma que ela foi informada
    escreva("\nValores na matriz:\n\n")
    para (inteiro i = 0; i < 3; i++) {
      para (inteiro j = 0; j < 3; j++) {
        escreva(matriz[i][j], "   ")
      }
      // passa para a próxima linha da matriz
      escreva("\n")
    }

    // agora vamos percorrer a matriz novamente e mostrar
    // apenas os valores pares
    escreva("\nOs valores pares são: ")

    para (inteiro i = 0; i < 3; i++) {
      para (inteiro j = 0; j < 3; j++) {
        // é um número par?
        se (matriz[i][j] % 2 == 0) {
          escreva(matriz[i][j], "  ")
        }
      }
    }
  }
}



Dart ::: Dicas de Estudo e Anotações ::: Estruturas de Controle

Como usar o laço for da linguagem Dart

Quantidade de visualizações: 4232 vezes
Em algumas situações os nossos códigos precisam executar repetidas vezes uma ou mais instruções. Para isso a linguagem Dart, assim como C, C++, Java, Python, JavaScript, Delphi, etc, nos oferece o laço for, ou loop for.

Este laço é usado quando sabemos exatamente a quantidade de vezes que a instrução (ou grupo de instruções) deverá ser repetida.

Veja um exemplo no qual usamos este laço para contar de 1 até 10:

void main() {
  for (int i = 1; i <= 10; i++) {
    print('${i}');
  }
}

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Veja que o laço for em Dart é composto de três partes:

a) Inicialização da variável de controle;
b) O teste de continuidade;
c) O incremento ou decremento da variável de controle.

Como a execução do laço se inicia no teste de continuidade, é possível termos um laço for que nunca será executado. Veja:

void main() {
  for (int i = 1; i > 5; i++) {
    print('${i}');
  }
}

Execute este código e perceberá que nenhum valor é impresso. Isso aconteceu porque o teste condicional retornou um valor falso, impedindo até mesmo a primeira execução do laço.

Veja agora um laço for que conta de 10 até 1:

void main() {
  for (int i = 10; i >= 1; i--) {
    print('${i}');
  }
}

Para finalizar em grande estilo, veja um laço for que pede para o usuário digitar 5 idades e, em seguida, mostra a média das idades lidas:

// Vamos importar a biblioteca dart:io
import 'dart:io';

void main() {
  int soma = 0;
  // vamos solicitar 5 idades
  for (int i = 0; i < 5; i++) {
    stdout.write("Digite uma idade: ");
    int idade = int.parse(stdin.readLineSync());
    soma = soma + idade;
  }

  // Vamos mostrar a média das idades
  double media = soma / 5;
  print("A média das idades é $media.");
}

A execução deste código mostrará o seguinte resultado:

c:\estudos_dart>dart laco_for.dart
Digite uma idade: 18
Digite uma idade: 21
Digite uma idade: 34
Digite uma idade: 50
Digite uma idade: 9
A média das idades é 26.4.



Rust ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como retornar o tamanho de um array em Rust usando a função len()

Quantidade de visualizações: 697 vezes
Em várias situações nós precisamos obter e retornar a quantidade de elementos em um vetor Rust, ou seja, um array. Para isso nós podemos usar a função len() do objeto Array.

Veja um exemplo Rust no qual nós criamos um array com cinco elementos do tipo inteiro e em seguida usando a função len() para retornar o seu tamanho:

// função principal do programa Rust
fn main() {
  // vamos criar um array com 5 elementos
  let valores = [7, 3, 4, 9, 1];
  
  // agora vamos obter o tamanho do array
  let tamanho = valores.len();
  
  // e mostramos o resultado
  println!("O array possui {} elementos", tamanho);
}

Ao executar este código Rust nós teremos o seguinte resultado:

O array possui 5 elementos

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