C# ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle |
Apostila C# para iniciantes - Como escrever um laço for infinito em C#Quantidade de visualizações: 10245 vezes |
A linguagem C# permite a criação de laços for infinitos. Para isso, só precisamos omitir as partes de inicialização, teste de condição de parada e incremento ou decremento da variável de controle. Veja um exemplo:using System; namespace Estudos{ class Program{ static void Main(string[] args) { for (; ; ) { Console.Write("Digite um número inteiro " + "(-1 para sair): "); int valor = int.Parse(Console.ReadLine()); // testa se o valor lido é -1. Se for pára // o laço if (valor == -1) break; // exibe o valor lido Console.WriteLine("Valor lido: {0}", valor); } Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: Digite um número inteiro (-1 para sair): 54 Valor lido: 54 Digite um número inteiro (-1 para sair): 23 Valor lido: 23 Digite um número inteiro (-1 para sair): 90 Valor lido: 90 Digite um número inteiro (-1 para sair): -1 Pressione uma tecla para sair... Veja como usamos a instrução break para sair do laço caso o valor lido seja -1. Observe ainda o uso do método Parse() da classe Int32 para converter a string digitada pelo usuário em um valor do tipo int. |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Recursão (Recursividade) |
Exercícios Resolvidos de Java - Um método recursivo que calcula o fatorial de um determinado número inteiroQuantidade de visualizações: 2510 vezes |
Pergunta/Tarefa: Na matemática, o fatorial de um número natural n, representado por n!, é o produto de todos os inteiros positivos menores ou iguais a n. O fatorial de um número n pode ser definido recursivamente da seguinte forma: 0! = 1; n! = n x (n - 1)!; sendo n > 0 public static long fatorial(int n){ // sua implementação aqui } Informe um número inteiro: 5 O fatorial do número informado é: 120 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console: package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // cria um novo objeto da classe Scanner Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos solicitar o número inteiro System.out.print("Informe um número inteiro: "); // lê o número int numero = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // calcula o fatorial corresponde ao número informado System.out.print("O fatorial do número informado é: " + fatorial(numero)); System.out.println("\n"); } // método recursivo que calcula o fatorial de um inteiro informado public static long fatorial(int n){ if(n == 0){ // caso base....retornar return 1; } else{ return n * fatorial(n - 1); // efetua mais uma chamada recursiva } } } |
C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como transformar em letra maiúscula apenas a primeira letra de uma string C#Quantidade de visualizações: 22763 vezes |
Nesta dica mostrarei como é possível combinar o método ToUpper() da classe Char e o método Substring() da classe String do C# para converter para letra maiúscula apenas a primeira letra de uma palavra, frase ou texto. Veja o código completo para o exemplo: using System; namespace Estudos { class Program { static void Main(string[] args) { string frase = "gosto de java e c#"; Console.WriteLine("Original: " + frase); // vamos obter a primeira letra da string char primeira = char.ToUpper(frase[0]); // agora combinamos a letra obtida com o restante da string frase = primeira + frase.Substring(1); Console.WriteLine("Resultado: " + frase); Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } Ao executarmos este código C# nós teremos o seguinte resultado: Original: gosto de java e c# Resultado: Gosto de java e c# |
VB.NET ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços de Repetição |
Exercícios Resolvidos de VB.NET - Um laço for que solicita ao usuário 10 números inteiros e mostra o menor e o maior valor informadoQuantidade de visualizações: 570 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa VB.NET que usa o laço for para solicitar ao usuário que informe 10 números inteiros. Em seguida mostre o maior e o menor valor lido. Não é permitido usar vetores ou matrizes (arrays). Sua saída deve ser parecida com: Informe o 1º valor: 5 Informe o 2º valor: 1 Informe o 3º valor: 20 Informe o 4º valor: 6 Informe o 5º valor: 3 Informe o 6º valor: 4 Informe o 7º valor: 7 Informe o 8º valor: 12 Informe o 9º valor: 9 Informe o 10º valor: 8 O maior valor lido foi: 20 O menor valor lido foi: 1 Veja a solução comentada deste exercício usando a linguagem VB.NET: Imports System Module Program Sub Main(args As String()) Dim valor As Integer ' guarda o valor lido Dim maior, menor As Integer ' variáveis que guardarão ' o maior e o menor valor lido ' vamos pedir ao usuário que informe 10 valores inteiros For i As Integer = 1 To 10 Step 1 Console.Write("Informe o " & i & "º valor: ") valor = Integer.Parse(Console.ReadLine()) ' esta é a primeira iteração do laço? se for vamos assumir que o ' maior e menor valor lido são o primeiro valor informado If i = 1 Then maior = valor menor = valor Else ' não é a primeira iteração ' vamos verificar se é maior que o valor atual da variável maior If valor > maior Then maior = valor End If ' vamos verificar se é menor que o valor atual da variável menor If valor < menor Then menor = valor End If End If Next ' vamos exibir o maior e o menor valor lido Console.WriteLine(vbCrLf & "O maior valor lido foi: " & maior) Console.WriteLine("O menor valor lido foi: " & menor) Console.WriteLine(vbCrLf & "Pressione qualquer tecla para sair...") ' pausa o programa Console.ReadKey() End Sub End Module |
Java ::: Coleções (Collections) ::: ArrayList |
Como excluir de uma ArrayList todos os elementos contidos em outra ArrayList ou coleção do Java usando o método removeAll()Quantidade de visualizações: 10246 vezes |
Em algumas situações pode ser útil sabermos como remover de uma ArrayList todos os elementos contidos em outra ArrayList ou coleção. Para isso podemos usar o método removeAll(), que a classe ArrayList herda da interface java.util.List. Veja sua assinatura: boolean removeAll(Collection<?> c) E agora veja um exemplo de seu uso: import java.util.ArrayList; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // cria uma ArrayList que conterá strings ArrayList<String> nomes = new ArrayList<String>(); // cria uma segunda ArrayList que conterá mais strings ArrayList<String> nomes2 = new ArrayList<String>(); // adiciona itens na primeira lista nomes.add("Carlos"); nomes.add("Maria"); nomes.add("Fernanda"); nomes.add("Osmar"); nomes.add("Zacarias"); // adiciona itens na segunda lista nomes2.add("Maria"); nomes2.add("Zacarias"); // vamos remover da primeira lista todos os elementos // contidos na segunda lista nomes.removeAll(nomes2); // vamos exibir o resultado for(int i = 0; i < nomes.size(); i++){ System.out.println(nomes.get(i)); } System.exit(0); } } |
C# ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
C# para iniciantes - Programação orientada a objetos em C#: Classes, objetos, métodos e variáveis de instânciaQuantidade de visualizações: 30709 vezes |
A melhor forma de entender a programação orientada a objetos é começar com uma analogia simples. Suponha que você queira dirigir um carro e fazê-lo ir mais rápido pressionado o acelerador. O que deve acontecer antes que você seja capaz de fazer isso? Bem, antes que você possa dirigir um carro, alguém tem que projetá-lo. Um carro geralmente começa com desenhos feitos pelos engenheiros responsáveis por tal tarefa, tal qual a planta de uma casa. Tais desenhos incluem o projeto de um acelerador que possibilita ao carro ir mais rápido. O pedal do acelerador "oculta" os mecanismos complexos responsáveis por fazer o carro ir mais rápido, da mesma forma que o pedal de freio "oculta" os mecanismos que fazem o carro ir mais devagar e o volante "oculta" os mecanismos que fazem com que o carro possa virar para a direita ou esquerda. Isso permite que pessoas com pequeno ou nenhum conhecimento de motores possam facilmente dirigir um carro. Infelizmente, não é possível dirigir o projeto de um carro. Antes que possamos dirigí-lo, o carro deve ser construído a partir do projeto que o descreve. Um carro já finalizado tem um pedal de aceleração de verdade, que faz com que o carro vá mais rápido. Ainda assim, é preciso que o motorista pressione o pedal. O carro não acelerará por conta própria. Agora vamos usar nosso exemplo do carro para introduzir alguns conceitos de programação importantes à programação orientada a objetos. A execução de uma determinada tarefa em um programa exige um método. O método descreve os mecanismos que, na verdade, executam a tarefa. O método oculta tais mecanismos do usuário, da mesma forma que o pedal de aceleração de um carro oculta do motorista os mecanismos complexos que fazem com que um carro vá mais rápido. Em C#, começamos criando uma unidade de programa chamada classe para abrigar um método, da mesma forma que o projeto de um carro abriga o design do pedal de acelerador. Em uma classe fornecemos um ou mais métodos que são projetados para executar as tarefas da classe. Por exemplo, a classe que representa uma conta bancária poderia conter muitos métodos, incluindo um método para depositar dinheiro na conta, outro para retirar dinheiro, um terceiro para verificar o saldo, e assim por diante. Da mesma forma que não podemos dirigir o projeto de um carro, nós não podemos "dirigir" uma classe. Da mesma forma que alguém teve que construir um carro a partir de seu projeto antes que pudessémos dirigí-lo, devemos construir um objeto de uma classe antes de conseguirmos executar as tarefas descritas nela. Quando dirigimos um carro, o pressionamento do acelerador envia uma mensagem ao carro informando-o da tarefa a ser executada (neste caso informando-o de que queremos ir mais rápido). Da mesma forma, enviamos mensagens aos objetos de uma classe. Cada mensagem é uma chamada de método e informa ao objeto qual ou quais tarefas devem ser executadas. Até aqui nós usamos a analogia do carro para introduzir classes, objetos e métodos. Já é hora de saber que um carro possui atributos (propriedades) tais como cor, o número de portas, a quantidade de gasolina em seu tanque, a velocidade atual, etc. Tais atributos são representados como parte do projeto do carro. Quando o estamos dirigindo, estes atributos estão sempre associados ao carro que estamos usando, e cada carro construído a partir do projeto sofrerá variações nos valores destes atributos em um determinado momento. Da mesma forma, um objeto tem atributos associados a ele quando o usamos em um programa. Estes atributos são definidos na classe a partir da qual o objeto é instanciado (criado) e são chamados de variáveis de instância da classe. Veremos agora como definir uma classe em C# e usar um objeto desta classe em um programa. Se estiver usando o Visual C# 2005 ou 2008, a forma mais comum de adicionar uma classe ao seu projeto é clicando com o botão direito no namespace do projeto (o primeiro filho do solution explorer) e escolhendo a opção Add -> Class. Em seguida dê o nome "Cliente.cs" para a classe e clique o botão Add. Imediatamente o código inicial para a classe será exibido, contendo o namespace e alguns using padrões. Agora faça sua classe Cliente parecida com o código abaixo (não altere nada em relação ao namespace): class Cliente{ private String nome; // Um método que permite definir um valor // para a variável privada nome public void setNome(String nome){ this.nome = nome; } // Um método que permite obter o valor // da variável privada nome public String getNome(){ return this.nome; } } Agora vamos aprender a usar esta classe a partir da classe principal do programa (aquela que contém o método Main). Veja: static void Main(string[] args){ // Cria uma instância da classe Cliente Cliente c = new Cliente(); // Define um nome para o cliente c.setNome("Osmar J. Silva"); // Obtém o nome do cliente string nome = c.getNome(); Console.WriteLine(nome); Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } |
LISP ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle |
Como usar o laço loop for da linguagem LispQuantidade de visualizações: 696 vezes |
O laço for loop da linguagem Common Lisp é usado quando sabemos exatamente quantas vezes uma instrução ou um grupo de instruções deve ser repetido. Este laço é similar ao laço for encontrado na maioria das linguagens de programação. Vamos começar vendo um laço for loop que conta de 1 até 10: ; Um laço for loop que conta de 1 até 10 (loop for i from 1 to 10 do (print i) ) Ao executar este código Common Lisp nós teremos o seguinte resultado: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Agora veja o mesmo laço usado para contar de 10 até 1, ou seja, em ordem decrescente: ; Um laço for loop que conta de 10 até 1 (loop for i from 10 downto 1 do (print i) ) Note que, agora, eu troquei "to" por "downto" para que a variável de controle fosse decrementada, em vez de incrementada. Dessa forma, ao executarmos este código Common Lisp, o resultado será: 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 |
Firebird ::: Dicas & Truques ::: Tipos de Dados |
Como usar os tipos de dados DATE, TIME e TIMESTAMP do FirebirdQuantidade de visualizações: 30260 vezes |
No dialeto 3 (SQL DIALECT 3), o tipo de dados DATE do Firebird armazena apenas a data sozinha, ou seja, sem as horas. Esta forma de guardar apenas a data resulta em uma ocupação de 4 bytes (32 bits) na memória. A data armazenada pode variar de 01/01/0001 até 31/12/9999. No dialeto 1, (SQL DIALECT 1), o tipo DATE é o equivalente ao tipo TIMESTAMP do dialeto 3 (o tipo TIMESTAMP passou a existir somente a partir do dialeto 3). Veja um comando DDL CREATE TABLE que cria uma tabela do Firebird contendo um campo do tipo DATE: CREATE TABLE ALUNOS ( ID INTEGER NOT NULL, NOME VARCHAR(40) NOT NULL, NASCIMENTO DATE NOT NULL ); Aqui o campo ID é do tipo INTEGER, NOME é do tipo VARCHAR(40) e NASCIMENTO é do tipo DATE. Veja agora um comando DML INSERT INTO que insere um novo registro nesta tabela. Fique atento à forma como o valor da data é informado: INSERT INTO ALUNOS VALUES(1, 'OSMAR J. SILVA', '1981-11-28'); Veja que a data, assim como o valor para o campo NOME, foi informada entre aspas simples e seguindo o formato YYYY-MM-DD, ou seja, o ano, mês e dia separados por hifens. Para obter os dados inseridos pela query anterior, podemos usar o seguinte comando DML SELECT FROM: SELECT * FROM ALUNOS; Esta query resulta na exibição dos seguintes dados: ID NOME NASCIMENTO 1 OSMAR J. SILVA 28/11/1981 O tipo de dados TIME, disponível apenas a partir do dialeto 3 (SQL DIALECT 3) nos permite armazenar as horas, sem a data. Este tipo ocupa 4 bytes (32 bits) de memória e pode conter valores na faixa de 00:00 até 23:59:59.9999. Veja um comando DDL CREATE TABLE que cria uma tabela do Firebird contendo um campo do tipo TIME: CREATE TABLE COMPROMISSOS ( ID INTEGER NOT NULL, DESCRICAO VARCHAR(80) NOT NULL, DATA DATE NOT NULL, HORA TIME NOT NULL ); Veja que esta tabela possui 4 campos: ID do tipo INTEGER, DESCRICAO do tipo VARCHAR(80), DATA do tipo DATE e HORA do tipo TIME. Eis um comando DML INSERT INTO que mostra como inserir um registro nesta tabela: INSERT INTO COMPROMISSOS VALUES(10, 'ALMOÇO COM A ESPOSA', '2010-12-10', '19:00:00'); Note que, assim como fazemos com campos do tipo DATE, os valores para campos do tipo TIME também devem ser informados entre aspas simples. Veja um comando DML SELECT FROM que lista o registro inserido na query anterior: SELECT * FROM COMPROMISSOS; Esta query produz o seguinte resultado: ID DESCRICAO DATA HORA 10 ALMOÇO COM A ESPOSA 10/12/2010 19:00:00 O tipo TIMESTAMP, disponível apenas a partir do dialeto 3 (SQL DIALECT 3) nos permite armazenar a data e hora juntas. Este tipo ocupa 8 bytes (64 bits) de memória e é equivalente ao tipo DATE do dialeto 1. Veja um comando DDL CREATE TABLE que cria uma tabela do Firebird contendo um campo do tipo TIMESTAMP: CREATE TABLE COMPROMISSOS ( ID INTEGER NOT NULL, DESCRICAO VARCHAR(80) NOT NULL, DATA_HORA TIMESTAMP NOT NULL ); Veja que esta tabela possui três campos: ID é do tipo INTEGER, DESCRICAO é do tipo VARCHAR(80) e DATA_HORA é do tipo TIMESTAMP. Eis um comando DML INSERT INTO que mostra como inserir um registro nesta tabela: INSERT INTO COMPROMISSOS VALUES(20, 'ALMOÇO COM A ESPOSA', '2010-10-23 19:00:00'); Note que os valores para campos do tipo TIMESTAMP também devem ser informados entre aspas simples. Para finalizar, Veja um comando DML SELECT FROM que lista o registro inserido na query anterior: SELECT * FROM COMPROMISSOS; Esta query produz o seguinte resultado: ID DESCRICAO DATA_HORA 20 ALMOÇO COM A ESPOSA 23/10/2010 19:00:00 |
Portugol ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como resolver uma equação do segundo grau em Portugol - Como calcular Bhaskara em PortugolQuantidade de visualizações: 2615 vezes |
Como resolver uma equação do 2º grau usando Portugol Nesta dica mostrarei como encontrar as raízes de uma equação quadrática, ou seja, uma equação do 2º usando um algoritmo escrito na ferramenta Portugol Studio, uma das preferidas para o aprendizado de algoritmos e lógica de programação. Definimos como equação do 2º grau ou equações quadráticas qualquer equação do tipo ax² + bx + c = 0 em que a, b e c são números reais e a ≠ 0. Ela recebe esse nome porque, no primeiro membro da igualdade, há um polinômio de grau dois com uma única incógnita. Note que, dos coeficientes a, b e c, somente o a é diferente de zero, pois, caso ele fosse igual a zero, o termo ax² seria igual a zero, logo a equação se tornaria uma equação do primeiro grau: bx + c = 0. Independentemente da ordem da equação, o coeficiente a sempre acompanha o termo x², o coeficiente b sempre acompanha o termo x, e o coeficiente c é sempre o termo independente. Como resolver uma equação do 2º grau Conhecemos como soluções ou raízes da equação ax² + bx + c = 0 os valores de x que fazem com que essa equação seja verdadeira. Uma equação do 2º grau pode ter no máximo dois números reais que sejam raízes dela. Para resolver equações do 2º grau completas, existem dois métodos mais comuns: a) Fórmula de Bhaskara; b) Soma e produto. O primeiro método é bastante mecânico, o que faz com que muitos o prefiram. Já para utilizar o segundo, é necessário o conhecimento de múltiplos e divisores. Além disso, quando as soluções da equação são números quebrados, soma e produto não é uma alternativa boa. Como resolver uma equação do 2º grau usando Bhaskara Como nosso algoritmo Portugol vai resolver a equação quadrática usando a Fórmula de Bhaskara, o primeiro passo é encontrar o determinante. Veja: \[\Delta =b^2-4ac\] Nem sempre a equação possui solução real. O valor do determinante é que nos indica isso, existindo três possibilidades: a) Se determinante > 0, então a equação possui duas soluções reais. b) Se determinante = 0, então a equação possui uma única solução real. c) Se determinante < 0, então a equação não possui solução real. Encontrado o determinante, só precisamos substituir os valores, incluindo o determinante, na Fórmula de Bhaskara: \[x = \dfrac{- b\pm\sqrt{b^2- 4ac}}{2a}\] Vamos agora ao código Portugol (escrevi e testei no Portugol Webstudio). Nossa aplicação vai pedir para o usuário informar os valores dos três coeficientes a, b e c e, em seguida, vai apresentar as raizes da equação: // "Como resolver uma equação do 2º grau usando Portugol programa { // inclui a biblioteca Matematica inclua biblioteca Matematica --> mat // função principal do programa funcao inicio() { // variáveis usadas na resolução do problema // os coeficientes real a, b, c // as duas raizes, a imaginaria e o discriminante real raiz1, raiz2, imaginaria, discriminante // vamos pedir para o usuário informar os valores dos coeficientes escreva("Valor do coeficiente a: ") leia(a) escreva("Valor do coeficiente b: ") leia(b) escreva("Valor do coeficiente c: ") leia(c) // vamos calcular o discriminante discriminante = (b * b) - (4 * a * c) // a equação possui duas soluções reais? se (discriminante > 0) { raiz1 = ((b * -1) + mat.raiz(discriminante, 2.0)) / (2 * a) raiz2 = ((b * -1) - mat.raiz(discriminante, 2.0)) / (2 * a) escreva("Duas raizes: x1 = ", raiz1, " e x2 = ", raiz2) } // a equação possui uma única solução real? senao se (discriminante == 0){ raiz1 = (b * -1) / (2 * a) raiz2 = (b * -1) / (2 * a) escreva("Duas raizes iguais: x1 = ", raiz1, " e x2 = ", raiz2) } // a equação não possui solução real? senao{ raiz1 = (b * -1) / (2 * a) raiz2 = (b * -1) / (2 * a) imaginaria = mat.raiz((discriminante * -1), 2.0) / (2 * a) escreva("Existem duas raízes complexas: ") escreva("x1 = ", raiz1, " + " ,imaginaria, " e x2 = ", raiz2, " - ", imaginaria) } } } Ao executar este código Portugol nós teremos o seguinte resultado: Valor do coeficiente a: 1 Valor do coeficiente b: 2 Valor do coeficiente c: -3 Existem duas raizes: x1 = 1.0 e x2 = -3.0 |
C# ::: Dicas & Truques ::: Tipos de Dados |
Como usar o tipo bool da linguagem C# - Apostila C# para iniciantesQuantidade de visualizações: 17728 vezes |
O tipo bool do C# é um apelido para o tipo System.Boolean do .NET e pode representar apenas dois valores: True ou False. Este tipo é usado em expressões condicionais e, quando os valores True e False estiverem sendo usados como literais, estes deverão ser escritos como "true" e "false". Veja:bool pode = true; bool vencido = false; Se escrevermos "True" e "False", teremos erros de compilação: The name 'True' does not exist in the current context The name 'False' does not exist in the current context No entanto, se imprimirmos o valor de uma variável do tipo boolean usando Console.WriteLine(), teremos os valores "True" e "False". Experimente: bool pode = true; Console.WriteLine(pode); Para saber a quantidade de bytes que um tipo bool ocupa, podemos usar o método sizeof(). Veja: Console.WriteLine("Um boolean ocupa " + sizeof(bool) + " bytes no C# 2.0"); Este código exibirá: Um boolean ocupa 1 bytes no C# 2.0 Em C++, um valor de tipo bool pode ser convertido para um valor do tipo int, ou seja, false é equivalente à zero e true é equivalente à um valor diferente de zero. Em C# isso não é possível. Veja o que acontece quando tentamos converter um tipo int para um tipo boolean: int pode = 1; if(pode) Console.WriteLine("OK"); A mensagem de erro de compilação é: Cannot implicitly convert type 'int' to 'bool' |
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